Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

BH: BHTrans aposta em tecnologia para monitorar frota de ônibus

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


A BHTrans, responsável pelo sistema de transporte de Belo Horizonte, instalou um sistema de monitoramento da empresa mineira Maxtrack na linha de ônibus 104 (Estação Lagoinha/Avenida). Em fase de teste, a iniciativa tem o objetivo de prestar informações aos usuários do transporte coletivo da capital. A expectativa é que esse monitoramento seja adotado em 100% das linhas de ônibus da cidade.O sistema disponibiliza informações em tempo real para usuários e operadores. Foram instalados painéis de LED (Diodo Emissor de Luz) dentro dos ônibus. Esses equipamentos vão informar, visualmente e por áudio, a localização do próximo ponto. Em alguns pontos de embarque e desembarque ao longo do trajeto, também estão instalados painéis onde os usuários terão acesso a uma previsão de tempo para a chegada dos próximos ônibus. Atualmente, dezenove pontos já contam com esses painéis. Após a implantação total do sistema, cerca de 600 pontos de parada, na região mais central da cidade, contarão com o serviço. Além das informações dentro dos ônibus e nos pontos de embarque, os usuários também poderão acessar informações pela internet ou via celular quando o sistema estiver implantado."Trata-se de um sistema de informação ao usuário baseado no posicionamento dos veículos (GPS) e previsão de chegadas nos pontos (modelo estatístico)", explica o diretor executivo da Maxtrack, Etiene Guerra. "Além das informações aos usuários, ele fornece também dados para o planejamento operacional para o transporte coletivo e viário da cidade, o que garante melhorias também para as empresas concessionárias do transporte público e para a BHTrans", completa o executivo. Os valores dos contratos entre as partes não foi revelado.

READ MORE - BH: BHTrans aposta em tecnologia para monitorar frota de ônibus

Uberaba: Veículos do transporte coletivo circulam irregulares

Os internautas sugeriram durante a semana passada, no megaminas.com, assuntos referentes ao trânsito de Uberaba, segunda maior cidade do Triângulo Mineiro. Uma enquete pedia soluções para o trânsito na cidade e foi apontado que o transporte coletivo seria o principal problema nas ruas. Com um sistema de transporte público eficiente, de acordo com os internautas, poderíamos ter menos carros circulando.Um dos pontos seria ter uma frota nova que atendesse os usuários com agilidade e conforto. O transporte coletivo em Uberaba é alvo de reclamações que começam nos atrasos dos coletivos. Mas os usuários reclamam também da falta de qualidade e manutenção dos carros. “Muitas vezes os freios não funcionam e os ônibus param muito à frente do ponto”, revela o eletricista Reginaldo Luiz de Oliveira.De acordo com a prefeitura, a frota é composta por 114 veículos. Teriam sido comprados 55 nos últimos dois anos. O decreto assinado pela prefeitura e a empresa que presta o serviço na cidade não estipula a idade máxima para a frota, mas alguns carros estão circulando há mais de uma década. Alguns chegam a ter até 17 anos de vida.Com a placa de um veículo em mãos foi possível pesquisar a situação de alguns desses carros e muitos têm multas pendentes. Um deles tem 12 infrações que somam quase R$ 6 mil em multas. Com multa pendente não é emitido o Documento Único de Transporte (DUT), de porte obrigatório.No ano passado, 15 ônibus foram apreendidos e levados para o pátio do Detran, em Uberaba, porque estavam sem o documento do ano. A irregularidade só foi descoberta depois que esses carros se envolveram em acidentes.Para Carlos Valera, da Promotoria de Defesa do Cidadão de Uberaba, situações assim devem ser fiscalizadas. “Isso não pode continuar e deverá haver uma apuração dessa denúncia”, afirma.

READ MORE - Uberaba: Veículos do transporte coletivo circulam irregulares

Natal: STTU quer GPS nos ônibus de Natal

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


Disponibilizar na internet a localização dos ônibus por GPS é uma das propostas apresentadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn). A idéia foi apresentada ontem, na primeira as quatro reuniões semanais, planejadas com a intenção de oferecer melhorias aos usuários. Atualmente, parte da frota dos ônibus já é monitorada por GPS. O objetivo da secretaria é que todos os carros sejam acompanhados. A partir daí, as empresas forneceriam a localização dos ônibus à STTU e estas informações seriam divulgadas online, em um site específico, através do celular ou em painéis dispostos em pontos estratégicos da cidade. Augusto Maranhão, diretor de comunicação do Seturn, afirma que a tecnologia deve ser usada em benefício do usuário e que esse será um processo gradativo. Ele explica que as empresas estão num processo de organização das linhas através do uso de GPS, visto que os carros são monitorados num sistema interno da empresa. Outra sugestão da secretaria é otimizar a comercialização dos créditos nos pontos de vendas da Seturn, ou seja, o usuário passe menos tempo nas filas para recarregar o cartão da bilhetagem eletrônica. De acordo com Augusto Maranhão, o estudante gastava em média três minutos para comprar o passe de papel e agora com o cartão, a mesma operação levará em média 20 segundos.

READ MORE - Natal: STTU quer GPS nos ônibus de Natal

Porto Velho: Empresas querem o acréscimo de R$ 0,59

Até o final deste mês, o aumento do valor nas passagens de ônibus coletivos da Capital deve ser decidido e anunciado pela Prefeitura Municipal de Porto Velho. Segundo a secretária Municipal de Transporte, Fernanda Moreira, a proposta das duas empresas que retêm a concessão do transporte público na cidade é de um acréscimo de R$ 0,59 no valor atual da passagem, que atualmente custa R$ 2, o que representa um aumento de 29,5% no custo. As empresas alegam que desde 2006, quando o último aumento foi aprovado, houve aumento de combustível e dois reajustes de salários para os motoristas e cobradores, além de gastos com manutenção e peças dos coletivos. A secretária Municipal de Transporte afirma que Porto Velho tem um dos menores períodos de utilização determinado para a troca dos ônibus coletivos da região. “A idade média da nossa frota é de cinco anos de circulação. No Acre esse tempo é de 11 anos, e em Curitiba a idade é de 10 anos de vida em circulação”, justifica.

READ MORE - Porto Velho: Empresas querem o acréscimo de R$ 0,59

Macapá: Situação do transporte público segue sem solução

Hoje a frota de ônibus que serve a população de Macapá tem, aproximadamente, 140 veículos. Esse número é muito menor nos finais de semana, quando a frota é reduzida.
De acordo com os empresários, que antes reclamavam bastante e atribuíam o aumento no valor da passagem às más condições do asfaltamento da cidade, hoje colocam a culpa no transporte clandestino. Segundo eles, a evasão de usuários no transporte coletivo causou uma queda na arrecadação, que consequentemente não ofereceu muitas alternativas para que o empresariado pudesse investir ainda mais na qualidade dos serviços oferecidos.
Atualmente, a dívida do Setap (Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos) com a Prefeitura é de R$ 3,5 milhões.
Hoje, o usuário macapaense amarga a realidade de pagar uma das tarifas mais caras do Brasil.
O problema da clandestinidade não afeta somente as empresas de ônibus, mas também os outros setores do transporte coletivo. Diante da concorrência, os usuários sugerem a redução no preço da tarifa, o que iria estimular a utilização dos ônibus.

READ MORE - Macapá: Situação do transporte público segue sem solução

Natal: Alternativos temem fim do vale de papel


A partir de primeiro de fevereiro os ônibus de Natal passam a receber a tarifa apenas por meio de cartão eletrônico ou em dinheiro, extinguindo definitivamente o vale de papel, o que pode inviabilizar de vez o sistema opcional na cidade. A informação é da presidente do Sindicato dos Opcionais de Natal (Sitoparn), Edileuza Queiroz. “Desde que iniciou a bilhetagem tivemos uma queda no número de veículos, que passou de 177 para 150 permissionários. Em fevereiro deve diminuir ainda mais. O usuário tem o direito de escolher em qual transporte vai andar, mas sem integração fica difícil”. Questionado sobre as sucessivas derrotas da STTU na Justiça, que manteve a não integração das passagens do Seturn com as do Sitoparn, o secretário Adjunto de Transportes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano, Silvio Medeiros, explica que a situação é temporária, uma vez que a concessão das linhas de ônibus vence em 2010, quando será realizada a primeira licitação do transporte coletivo de Natal.

READ MORE - Natal: Alternativos temem fim do vale de papel

Recife: Passagem de ônibus sofre reajuste de 6,14%

terça-feira, 20 de janeiro de 2009


Entra em vigor nesta segunda-feira (26), a proposta de reajuste em 6,14% nas tarifas cobradas a cerca de 1,8 milhão de usuários de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. O aumento das passagens foi discutido na manhã de hoje, na primeira reunião ordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), formado por representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes e usuários do sistema.
Com a aprovação da proposta, o anel A, pago por 78% dos usuários, passará de R$ 1,75 para R$ 1,84; o anel B aumentará de R$ 2,65 para R$ 2,80. Pelo anel D, os passageiros, que desembolsavam R$ 2,10, pagarão R$ 2, 25 e pelo anel G, R$ 1,20. O último reajuste das passagens no Recife ocorreu há dois anos.
Segundo o diretor-presidente do Consórcio, Dílson Peixoto, o percentual de reajuste está bem abaixo do que os donos de empresas de ônibus solicitavam (quase 30% de aumento) e foi proposto com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indicador oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionárias – além da variação de preços dos insumos. "Fizemos algumas análises para serem apresentadas ao Governo do Estado, antes de chegar a esse reajuste. Na verdade estabelecemos um equilíbrio entre o que o sistema necessita e o que a população pode pagar", disse. Entra em vigor nesta segunda-feira (26), a proposta de reajuste em 6,14% nas tarifas cobr
adas a cerca de 1,8 milhão de usuários de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. O aumento das passagens foi discutido na manhã de hoje, na primeira reunião ordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), formado por representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes e usuários do sistema.
Com a aprovação da proposta, o anel A, pago por 78% dos usuários, passará de R$ 1,75 para R$ 1,84; o anel B aumentará de R$ 2,65 para R$ 2,80. Pelo anel D, os passageiros, que desembolsavam R$ 2,10, pagarão R$ 2, 25 e pelo anel G, R$ 1,20. O último reajuste das passagens no Recife ocorreu há dois anos.
Segundo o diretor-presidente do Consórcio, Dílson Peixoto, o percentual de reajuste está bem abaixo do que os donos de empresas de ônibus solicitavam (quase 30% de aumento) e foi proposto com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indicador oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionárias – além da variação de preços dos insumos. "Fizemos algumas análises para serem apresentadas ao Governo do Estado, antes de chegar a esse reajuste. Na verdade estabelecemos um equilíbrio entre o que o sistema necessita e o que a população pode pagar", disse.
Representando a Câmara Municipal do Recife, o vereador Carlos Alberto Gueiros sugeriu que a decisão de reajustar as tarifas fosse adiada, mas, por votação de todos os conselheiros, a idéia foi rechaçada, já que 11 integrantes optaram por aprovar imediatamente o reajuste, ao passo que apenas cinco se posicionaram contra. "Apesar de o reajuste ser relativamente pequeno, é um aumento significativo para a maioria da população. Acho que poderíamos discutir mais amplamente alguma solução no sentido de não onerar mais o trabalhador", comentou. Em uma lista de 27 capitais brasileiras, o Recife ocupa o 6º lugar no ranking da
s capitais brasileiras com menor tarifa.
Representando a Câmara Municipal do Recife, o vereador Carlos Alberto Gueiros sugeriu que a decisão de reajustar as tarifas fosse adiada, mas, por votação de todos os conselheiros, a idéia foi rechaçada, já que 11 integrantes optaram por aprovar imediatamente o reajuste, ao passo que apenas cinco se posicionaram contra. "Apesar de o reajuste ser relativamente pequeno, é um aumento significativo para a maioria da população. Acho que poderíamos discutir mais amplamente alguma solução no sentido de não onerar mais o trabalhador", comentou. Em uma lista de 27 capitais brasileiras, o Recife ocupa o 6º lugar no ranking das capitais brasileiras com menor tarifa
.
READ MORE - Recife: Passagem de ônibus sofre reajuste de 6,14%

Piauí: Idosos e deficientes reclamam do transporte público

Para tratar sobre transporte público para idosos e portadores de necessidades especiais, está sendo realizado na manhã de hoje(19), um workshop de Sensibilização do Sistema de Transportes da Grande Teresina. Participam do evento a Ouvidoria Geral do Estado, Secretaria de Transporte e Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc).
Cerca de dois mil portadores de deficiência possuem o Passe Livre intermunicipal, para transitar nos ônibus. Os idosos possuem somente o interestadual, mas um projeto de Lei para transformá-lo em intermunicipal tramita na Assembléia Legislativa.
O secretário Luciano Paes Landim, disse que a iniciativa foi muito importante porque através do workshop vão ouvir os usuários (idosos e deficientes) e dessa forma apresentar para as empresas melhorar a qualidade do serviço prestado.

Ana Célia de Sousa, Ouvidora Geral, afirma que o workshop foi idealizado por conta do grande número de reclamações que chegam a Ouvidoria. Eles querem principalmente, solicitar alteração na Lei que disponibiliza apenas duas nos ônibus para idosos e deficientes para aumentar o número de vagas.
READ MORE - Piauí: Idosos e deficientes reclamam do transporte público

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960