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São Paulo: Sistema de integração do transporte público começa a funcionar em Pinda

domingo, 4 de janeiro de 2009


O ano de 2008 foi marcado por duas grandes paralisações no transporte público de Pindamonhangaba. A empresa responsável pelo serviço e o Sindicato dos Condutores tiveram uma serie de desentendimento que chegou a parar o sistema 100%, prejudicando a população.

No entanto, nem tudo foi negativo no transporte público da cidade neste ano. Neste semana passou a valer o novo sistema de integração do transporte.
Desde a última segunda-feira, quem pega o ônibus com destino ao centro e deseja ir até a Rodoviária Velha não precisa pagar outra passagem. Basta pegar um dos micro-ônibus de integração. O mesmo acontece na situação contrária, no caso de desembarque e a necessidade de seguir até o centro, mais precisamente a Praça Barão Homem.
Outra novidade foi a criação da linha Moreira César, distrito da cidade, e o bairro do Araretama, percorrendo praticamente todo percurso do município. O principal apelo para esta mudança está ligada ao novo prédio do Fórum e a Câmara Municipal, localizados agora na estrada velha Pinda x Taubaté, em frente ao Village.
A passagem do transporte em Pinda está na média das cidades da região, fixada em R$ 2,10.
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Piauí: Manifestação contra reajuste da Passagem para R$ 1,75


O reajuste da passagem de ônibus pegou muita gente de surpresa, o que marcou a insatisfação dos usuários que desde do dia 1 de Janeiro tem que desembolsar R$ 1,75 para usar o transporte público. Já está marcada para a próxima terça-feira (6) uma manifestação contra o reajuste. O protesto deve levar às ruas integrantes da Associação dos Usuários de Ônibus de Teresina, da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários – FAMCC, da Fundação de Associação de Moradores do Estado do Piauí – FAMEP e entidades estudantis. De acordo com o presidente da Associação dos Usuários de Ônibus, José Borges, esse aumento não foi anunciado na última reunião do Conselho Municipal de Trânsito, que ocorre bimestralmente. Segundo ele, o então superintendente de Trânsito e Transportes, Francisco Gerardo, repassou aos conselheiros apenas a planilha de fasto, mas não discutiu o reajuste das tarifas. “Nenhum conselheiro foi comunicado sobre o aumento”, afirmou. O fator que contribuiu para tornar a passagem de Teresina mais cara, é a grande quantidade de cortesia que são fornecidas, ultrapassando 100.000 pessoas. Por isso, a entidade solicitará uma audiência para discutir sobre as leis que asseguram a gratuidade do transporte coletivo.

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Recife: Ônibus mais caro em Fevereiro

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Empresas de ônibus querem começar 2009 aplicando reajuste de 29,27% nas tarifas cobradas ao 1,8 milhão de passageiros da Região Metropolitana do Recife. O anel A, pago por 78% dos usuários, passaria de R$ 1,75 para R$ 2,26 se o pleito fosse atendido integralmente pelo governo estadual. O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, antiga EMTU, Dilson Peixoto, negou que o aumento chegue a tanto, mas admitiu que os valores subirão em fevereiro. O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Setrans), Fernando Bandeira, espera convocação para discutir a questão este mês.Se prevalecesse a lógica dos empresários de transporte, o anel B subiria de R$ 2,60 para R$ 3,36. A categoria alega que o reajuste de janeiro de 2008, fixado em 8,59%, não supriu as perdas de dois anos sem alta na passagem. “Nos últimos meses, tivemos aumento de 15% no diesel e 7,10% no salário dos funcionários, além da renovação da frota”, argumentou o presidente do Setrans. Segundo a entidade, o sistema chegou ao fim do ano passado com prejuízo de R$ 36 milhões.
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BH: passagem de ônibus sobe para R$ 2,30

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

As passagens dos ônibus de Belo Horizonte estarão mais caras a partir da próxima segunda-feira. O anúncio foi feito nesta sexta pela BHTrans, empresa que gerencia o transporte público da capital mineira. Com o aumento, a tarifa de R$ 2,10 - cobrada nos ônibus das linhas de cores laranja, azul, vermelha e verde - passa para R$ 2,30.

O reajuste médio é de 9,52% e foi calculado de acordo com critérios estabelecidos no edital referente à Concessão de Transporte de Passageiros por Ônibus de Belo Horizonte.
A passagem dos ônibus circulares, de cor amarela, aumenta de R$ 1,50 para R$ 1,65. A tarifa de integração com o metrô vai de R$ 2,10 para R$ 2,30.
O preço do transporte nos microônibus de cor amarela que circulam em vilas e favelas também aumenta: de R$ 0,50 para R$ 0,55. Os ônibus do Sistema de Transporte Suplementar terão os seguintes valores: a tarifa de R$ 1,50 passa para R$ 1,65; a de R$ 1,70 passa para R$ 1,85; e a de R$ 2,10 para R$ 2,30.
O táxi-lotação, que cumpre dois itinerários distintos, um pela avenida Afonso Pena e outro pela avenida do Contorno, passa de R$ 2,20 para R$ 2,40.
De acordo com a prefeitura, o último reajuste das tarifas do transporte público aconteceu há um ano, em 30 de dezembro de 2007.


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Pesquisa: qualidade do transporte público piora na Grande SP


A qualidade do transporte público piorou, na avaliação dos passageiros, em oito de nove sistemas analisados na Grande São Paulo. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada ontem pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Segundo o levantamento, a satisfação com os ônibus que circulam na capital caiu de 42% no ano passado para 40% em 2008. Já a aprovação aos coletivos que circulam exclusivamente pelos corredores de ônibus registrou queda de 11 pontos, passando de 64% para 53%. A exceção é o corredor São Mateus-Jabaquara, na zona sul, que subiu de 66% para 79%. "A avaliação dos corredores de ônibus segregados, caso do São Mateus-Jabaquara, costuma ser melhor do que a dos outros modais, porque aqueles não competem com os carros", diz Rogério Belda, um dos diretores da ANTP.

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Salvador: Prefeitura defende aumento da tarifa de ônibus para R$2,20


Estudo realizado pela Superintendência de Transporte Público (STP) diz que a nova tarifa deve ser de R$2,30, mas o secretário municipal de Transporte e Infra-estrutura, Almir Melo Júnior, diz que o valor ainda está alto e quer fechar em R$2,20.


O assunto será discutido na próxima segunda-feira, quando Melo se reúne com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps). A proposta do sindicato é de um reajuste de 22,5%, o que elevaria a tarifa de R$2 para R$2,45.
Mesmo a proposta de aumento da prefeitura sendo de menos da metade do percentual pleiteado, o diretor do Setps, Horácio Brasil, diz que a decisão será na forma de decreto e que a categoria irá acatá-la. 'Não vamos polemizar', informou. Porém, pelo discurso de Melo, a categoria não amargará prejuízos.
O titular da Setin informou que já está agendando reuniões com as secretarias de governo das áreas contempladas com a gratuidade para que elas possam subsidiar as passagens dos funcionários. A frota que opera na capital baiana é formada por 2.400 veículos com idade média de 4,5 anos.
No ano passado, a média mensal de passageiros era de 38 milhões e 11% usufruíram da gratuidade, sendo os policiais militares maioria entre os beneficiados pela concessão do benefício.

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Belém: Passagem de ônibus fica em R$ 1,70

domingo, 21 de dezembro de 2008

O preço da passagem que os usuários terão que pagar a partir de amanhã nos ônibus de Belém será de R$ 1,70. O prefeito Duciomar Costa homologou o aumento de 13,33% na passagem na manhã de ontem, após uma reunião com empresários e a Companhia de Transportes de Belém (CTBel). Estudantes com direito à meia-passagem pagarão R$ 0,85.O aumento no preço da passagem, no entanto, foi condicionado pela Prefeitura Municipal de Belém à assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (SetransBel). Por meio da assinatura deste termo, os empresários assumiram alguns compromissos propostos pela prefeitura para a melhoria da qualidade do transporte público de Belém. A partir de primeiro de janeiro de 2009, os empresários têm que comprovar, em até 90 dias, a renovação de pelo menos 50% da frota de veículos para atender à população. Além disso, eles também se comprometem a garantir atendimento de transporte público em todos os bairros de Belém, inclusive nos distritos de Outeiro e Mosqueiro, cobrando o mesmo preço da passagem. Os empresários terão ainda que estender a toda a frota a pintura padronizada definida pela CTBel, os validadores eletrônicos das carteiras de meia-passagem, gratuidades e vale-transporte digital, e o monitoramento por câmeras de seguranças, que inibem a ação de assaltantes. A proposta da prefeitura de uma tarifa única de um real aos domingos foi recusada pela Setrans-Bel e ficou de fora do acordo. Os empresários também não aceitaram a proposta de arcar com os custos da adaptação dos ônibus para a acessibilidade de portadores de necessidades especiais.

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IBGE: Transporte público por ônibus é falho em 16,5% das cidades

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008


Os tipos de transportes coletivos mais freqüentes no país são o táxi, presente em 81,5% dos municípios, a van, observada em 59,9% das cidades, e o mototáxi, em 52,7%. Além disso, os barcos estão presentes em 10,5% dos municípios, e os ônibus, em 30%. As informações constam da pesquisa de Informações Básicas Municipais divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O estudo mostra que os ônibus estão disponíveis em todos os municípios com mais de 500 mil habitantes e em 94,9% daqueles com 100 mil a 500 mil habitantes. O levantamento constatou também que em 16,5% das cidades brasileiras não há registro de transporte coletivo por ônibus.De acordo com o estudo, que investigou a gestão pública e as condições do meio ambiente, do transporte e da habitação nos 5.564 brasileiros referentes a 2008, o serviço de van se destaca também em termos de crescimento. Desde 2005, elas saltaram de 52,3% para 59,9%, sendo mais comum nas cidades do Nordeste (86,6%), na condição de atividade informal.No lado oposto, aparecem os serviços de transporte mais raros nos municípios do país: os trens, que em 2005 estavam presentes em 1,9% das cidades e em 2008 recuaram para 1,5%, e o metrô, que passou de 0,2% para 0,3% nesse mesmo período.
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