Termina fase experimental do BRT Belém neste domingo

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A fase experimental do BRT Belém terminou neste domingo (31). A população pôde andar gratuitamente no ônibus BRT durante 30 dias. Agora, a partir de segunda-feira, 1º de agosto, o serviço passa a ser oferecido como opção de meio de transporte público da capital e será cobrada a tarifa de R$ 2,70, mesmo valor cobrado nas linhas de ônibus tradicionais. A meia passagem para estudantes e todas as gratuidades previstas em lei também estarão disponíveis.

De acordo com Ana Paula Grossinho, diretora da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o horário de funcionamento do BRT nesta segunda-feira será de 9h às 16h, mas esse atendimento será ampliado para o horário de 8h às 17h ainda nesta primeira semana de agosto.

"Esses 30 dias de funcionamento em caráter experimental foram fundamentais para os usuários conhecerem essa nova modalidade de transporte e para que nós fizéssemos os ajustes físicos, técnicos e logísticos necessários para agora começar a ofertar o serviço pra valer ao usuário", comemora Ana Paula.

Ainda de acordo a diretora da Semob, nos próximos dias serão entregues outras duas estações do sistema do BRT, a Estação Marambaia, em frente ao conjunto Gleba, na Avenida Augusto Montenegro, e a Estação Júlio César. Segundo Ana Paula, agora linhas de ônibus serão integradas ao sistema até que ele esteja integralmente finalizado.

“A inserção de novas linhas expressas na integração está diretamente relacionada ao aumento de número de estações abertas, ou seja, a cada estação entregue vamos inserindo novas linhas na integração e ampliando o horário de atendimento, já que a capacidade de circulação de usuário também vai aumentar. Nesta fase inicial o BRT ainda vem se somar ao sistema que já existe, dando mais opções de desejo de viagem aos usuários”, ressalta a superintendente da Semob.

Com essa ampliação no número de estações a Prefeitura de Belém deve anunciar, até o final de agosto, as primeiras linhas de ônibus expresso com integração total ao BRT dentro do Terminal Mangueirão, o que já dará possibilidade de o passageiro fazer o transbordo entre BRT e expresso sem pagamento adicional de tarifa.

Informações: G1 PA
READ MORE - Termina fase experimental do BRT Belém neste domingo

Em Campinas, Avenida Campos Sales ganha faixas exclusivas para ônibus

Entra em operação nesta segunda-feira (1°), em Campinas (SP), as faixas exclusivas para ônibus na Avenida Campos Sales, no centro. Com a mudança, a via que tem quatro faixas de tráfego passa a ter duas faixas exclusivas para os coletivos. As faixas centrais ficam liberadas para os demais veículos. Motoristas devem ficar atentos para as mudanças.

Na faixa da esquerda, o trajeto exclusivo para ônibus será de 560 metros da Rua Onze de Agosto até a José Paulínio. Nela, vão circular 18 linhas de ônibus, que terão dois pontos de embarque na altura dos números 347 e 651 da Avenida Campos Sales. Já na faixa da direita, 47 linhas irão circular entre os nove pontos de embarque.

Ao todo, 65 linhas do transporte público circularão pela avenida nas duas faixas exclusivas. A proibição para circulação de outros veículos será constante.

Eixo Sudeste
Com a implantação do eixo sudoeste, composto pela Avenida da Saudade e Rua da Abolição, a faixa direita das vias será exclusiva para circulação dos ônibus no período das 6h às 8h e das 16h às 19h.

Na Avenida da Saudade, o trecho exclusivo tem 1,2 mil metros entre as Ruas Alváro Ribeiro a Luiz Cappa. Na Abolição, o trecho exclusivo tem 1,1 mil metros a partir do cruzamento da Luiz Cappa até a Alvaro Ribeiro.

De acordo com a Prefeitura, haverá uma operação de acompanhamento nas novas faixas durante 180 dias. A Prefeitura informa ainda que se houver a necessidade, mudanças poderão ser feitas no trajeto.

A Emdec estima que a velocidade média de circulação dos ônibus nas faixas exclusivas passará para 22km/h.

Confira a lista de linhas que antenderão a Avenida Campos Sales na faixa exclusiva da esquerda, entre as Ruas Onze de Agosto e José Paulínio:

Ponto de ônibus na altura do número 347 (12 linhas)
Linha     Sentido
230         Carrefour Dom Pedro
252         Terminal I - Mercado
252.1     Terminal I - Mercado (Semiexpressa)
254         Terminal I - Mercado
255         Terminal I - Mercado
260         Shopping Iguatemi
261         Terminal I - Mercado
263         Terminal I - Mercado
265         Terminal Mercado I
331         Terminal Barão Geraldo
332         Hospital de Cliinicas
332.1     Chácara Primavera

Ponto de ônibus na altura do número 651
Linha     Sentido
230         Carrefour Dom Pedro
252         Terminal I - Mercado
252.1     Terminal I - Mercado (Semiexpressa)
254         Terminal I - Mercado
255         Terminal I - Mercado
260         Shopping Iguatemi
261         Terminal I - Mercado
263         Terminal I - Mercado
265         Terminal Mercado I
311*      Jardim Santa Mônica
312        Vila Esperança
317        Jardim São Marcos
317.1   Jardim São Marcos
331         Terminal Barão Geraldo
332         Hospital de Clinicas
332.1     Chácara Primavera
348        Cidade Judiciária
371        Shopping Dom Pedro

Informações: G1 Campinas e Região
READ MORE - Em Campinas, Avenida Campos Sales ganha faixas exclusivas para ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960