Em São José dos Campos, Implantação de novo corredor de ônibus é adiado para o dia 16 de agosto

domingo, 26 de julho de 2015

Antes previsto para segunda-feira (27), o início do funcionamento dos corredores de ônibus na Avenida dos Astronautas, na zona sudeste de São José dos Campos, foi adiado para o dia 16 de agosto.
Foto: Carlos Santos/G1

De acordo com a prefeitura, em um dos trechos da via, que dá acesso ao bairro Jardim Uirá, existem três postes de energia elétrica que precisam ser retirados antes das faixas entrarem em funcionamento. “Por se tratar de rede primária, essa remoção exige o agendamento prévio, o que impossibilitou a retirada no prazo”, justifica a prefeitura.

Além das faixas exclusivas e preferenciais, a avenida dos Astronautas receberá uma faixa extra para facilitar o fluxo de veículos no acesso ao Jardim Uirá, e o ponto de ônibus que dificultava o acesso ao Jardim Souto foi deslocado para uma baia na avenida.

A prefeitura acredita que as mudanças melhorem a fluidez no trânsito e o acesso ao transporte público dos moradores dos bairros do Jardim da Granja, Jardim Uirá, Jardim Souto e região. Também estão em projeto a readequação de linhas e horários de coletivos na área.

A via recebe um fluxo de 40 mil veículos diariamente e, de acordo com a prefeitura, grande parte desta demanda é formada pelo transporte coletivo, que atende a mais de 35 mil trabalhadores nas empresas e instituições instaladas na região, como Embraer, Aeroporto e o Inpe.

Faixa exclusiva e preferencial
O corredor na zona sudeste da cidade é o primeiro a ser planejado fora da região central e, diferente dos implantados anteriormente, funcionará somente em horários de pico. O sentido bairro da avenida dos Astronautas terá faixa exclusiva de segunda a sexta-feira das 6h às 8h e das 16h às 18h. Nestes dois períodos poderão circular no corredor somente os veículos do transporte público e ônibus fretados. Os demais veículos poderão utilizar a faixa apenas para realizar conversões ou acessar estacionamentos e garagens.

Já no sentido centro da avenida, inicialmente será implantado o corredor preferencial para que seja avaliado o desempenho dos ônibus na via. A faixa preferencial pode ser utilizada por todos, desde que respeitada a preferência ao transporte de passageiros. Na Avenida Brigadeiro Faria Lima, que se conecta com a Astronautas, também serão implantadas faixas preferenciais nos dois sentidos da via.

O governo municipal salientou que as avenidas serão sinalizadas e placas com os horários de funcionamento do corredor serão instaladas para orientar os motoristas. A faixa azul contínua será utilizada para sinalizar a faixa exclusiva e a linha azul seccionada para indicar as faixas preferenciais.

Informações: G1 Vale do Paraíba e Região

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960