Em Blumenau, Greve paralisa 100% da frota de ônibus

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Nenhum ônibus municipal circula, desde às 3h desta sexta-feira, em Blumenau, Santa Catarina, depois que o Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Gaspar (Sindetranscol) anunciou a paralisação total do transporte coletivo, afirmou o Serviço Municipal de Trânsito e Transportes da cidade (Seterb).
Foto: Jaime Batista da Silva/vc repórter

De acordo com o Seterb, a paralisação afetou 125 mil pessoas e complicou o trânsito nas principais vias da cidade, que apresentam trechos de grandes congestionamentos, sobretudo na região central de Blumenau.

Uma nova assembleia da categoria estava prevista para as 10h desta sexta-feira, quando os funcionários deveriam discutir se irão manter a paralisação total da frota, e os próximos passos da negociação. Procurados pelo Terra, os representantes do Sindestranscol não foram localizados.


Ainda segundo o Seterb, a paralisação total da frota é um descumprimento à decisão de liminar concedida na última terça-feira pela juíza do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, de que 50% da frota deveria circular nos horários de pico - entre às 5h e 8h30 e das 17h às 19h30 - e no mínimo 30% nos demais horários.

Com a decisão do Sindicato em não cumprir a liminar, o Seterb pedirá a aplicação da multa prevista, de R$ 50 mil por dia não cumprido, conforme determinado pela juíza.

No último dia 1° de novembro, em assembleia realizada pelo Sindetranscol, os funcionários da categoria rejeitaram, por unanimidade, as propostas apresentadas pelo Consórcio Siga, para a assinatura de um acordo coletivo. Entre as propostas, estavam o reajuste salarial de 7,40%, aumento de 13,33% no ticket alimentação e de auxílio creche em 36,36%.

Informações: Portal Terra

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960