Marcopolo entrega 19 ônibus Viale BRT a Campinas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Nesta semana, a Marcopolo entregou ao sistema de transporte de Campinas (SP) o primeiro lote formado por 15 ônibus Viale BRT. Segundo a fabricante, os veículos oferecem internet sem fio e monitores de televisão. O motorista conta com uma tela ao lado do volante para acompanhar o embarque e desembarque de passageiros, câmeras de segurança e computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota. 

Desenvolvido para aplicação em grandes centros urbanos, o modelo tem 19 metros na versão articulada e capacidade para até 145 passageiros. É montado com chassi Volvo. A sigla BRT vem de Bus Rapid Transit, sistema de transporte metropolitano em que grandes coletivos trafegam por corredores exclusivos e equipados com boa estrutura para abrigar os passageiros nas paradas. 

“Em Campinas o sistema foi escolhido como padrão do transporte coletivo nos próximos anos. É um exemplo que deve ser replicado para outras cidades brasileiras pelos benefícios e vantagens que proporciona”, destaca o diretor de operações comerciais da Marcopolo, Paulo Corso. 

“Enquanto os corredores exclusivos não ficam prontos, os ônibus serão utilizados no sistema atual da cidade. A partir de 2013 deverão ser colocados novos veículos nos corredores Ouro Verde e Campo Grande. A estimativa é de que os dois corredores transportem juntos no horário de pico cerca de 30 mil passageiros por hora”, explica o executivo. 

Ideal para uso urbano, o Viale tem câmbio automático e sistema de segurança que impede o movimento com as portas abertas. O veículo atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque no País.

Fonte: automotivebusiness.com.br


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960