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No Rio, Tarifa de ônibus intermunicipais sobe para R$ 2,50

domingo, 2 de janeiro de 2011

As passagens das linhas de ônibus intermunicipais no Estado do Rio de Janeiro sofreram um reajuste de 5,63%. A tarifa passou de R$ 2,35 para R$ 2,50 neste domingo (2).

Para não sobrecarregar o orçamento do trabalhador fluminense, o governador Sérgio Cabral irá manter o valor de R$ 4,40 para o Bilhete Único Intermunicipal para 2011.

O reajuste da tarifa intermunicipal acontece uma vez por ano, seguindo uma determinação do MP (Ministério Público). Para o cálculo da modificação do preço, é usada a variação d o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Este foi o menor índice de reajuste dos preços, se comparado com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 6,08% e o IGP-M (Índice Geral de Preço do Mercado), de 10,27 deste mesmo período.

Fonte: R7.com
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Estudantes prometem parar Salvador segunda-feira, devido ao aumenta nas tarifas dos ônibus

Após o anúncio do aumento da tarifa das passagens de ônibus de R$2,30 para R$2,50, os estudantes de Salvador prometem parar o trânsito da cidade na próxima segunda-feira, 3. A manifestação estudantil está marcada para acontecer a partir das 15h, com concentração na Rótula do Abacaxi e saída em direção à estação de transbordo do Iguatemi.

No site de relacionamentos Orkut, centenas de pessoas organizam uma passeata. O novo valor é válido a partir de 1º de janeiro para as linhas convencionais.
O movimento, denominado de Exú Tranca-Ruas Salvador, comandado pelo estudante de direito da Universidade do Salvador (Unifacs), Marcos Vinícios Ribeiro, ganhou força na internet por meio das redes sociais, como Orkut e Twitter, e em menos de cinco horas de criação já alcançou mais de 550 simpatizantes. De acordo com Ribeiro, a expectativa é que pelo menos 300 estudantes participem do ato.

Integrantes de entidades estudantis como a União dos Estudantes da Bahia (UEB), Associação dos Grêmios Estudantis de Salvador (Ages), Praças Vermelhas (grupo independente criado por estudantes do antigo Cefet) e outros estudantes se reuniram na Biblioteca Pública dos Barris, nesta quarta-feira, 29, para definir detalhes do ato de segunda-feira. O grupo se reunirá também na quinta-feira, 30, às 16h, no mesmo local.
Segundo Marcos Vinícios, o objetivo do Movimento Exú Tranca-Ruas Salvador, que é uma reedição da Revolta do Buzu, manifestação estudantil que, entre agosto e setembro de 2003, parou as ruas da cidade, é provar para o poder público municipal que os estudantes podem se organizar e lutar pelos seus direitos, mesmo no período de férias. Segundo ele, com a realização do ato os estudantes buscam barrar o aumento anunciado nesta terça-feira, 28. Ele disse ainda que a manifestação de segunda-feira não será um ato isolado. Os estudantes prometem seguir mobilizados, paralisando vários pontos da cidade, com o intuito de que a sociedade entenda e possa aderir à causa que estão defendendo.
"Salvador não possui um transporte público de qualidade para justificar o aumento absurdo", diz trecho da descrição da comunidade "Movimento Exú Tranca Ruas-SSA", que foi criada nesta quarta-feira (29) para articular a manifestação estudantil e já possui cerca de 450 membros.
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Grandes avanços são esperados no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande

A vida para os 380 mil usuários do transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande não deve ser a mesma após a implantação do sistema BRT. Esta também é uma das grandes apostas para a melhoria do trânsito na Capital e uma das exigências da Fifa para Cuiabá sediar os jogos da Copa de 2014.

Isso porque, durante os jogos, 60% dos torcedores devem usar o transporte coletivo para chegar até a arena dos jogos, centros de treinamentos, aeroporto, fan park e hotéis. Eles vão embora, mas as obras ficam para atender a população cuiabana e de Várzea Grande. Segundo o presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, as melhorias vão ocorrer nos veículos e nos horários. "A frota oferecerá mais conforto, segurança, qualidade e poderá atuar com pontualidade."

O BRT terá duas rotas: CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro. Os ônibus vão operar com 3 diferentes tipos de linhas. O convencional, o expresso, sem paradas, e semiexpresso, com apenas 3 paradas. Com isso, a meta é reduzir pela metade o tempo gasto em cada viagem.

Sistema - O BRT CPA-Aeroporto sairá de um terminal no CPA 1 e seguirá pela avenida CPA-Prainha, FEB até aeroporto. Neste corredor, serão implantadas 21 estações de embarque e desembarque de passageiros. Uma delas no Morro da Luz, na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha).

Além da rota principal, que será percorrida por 2 sistemas, convencional e expresso, haverá outras linhas que saem do terminal e passarão por outros bairros. Uma pela rodoviária e outra pela avenida Dante de Oliveira.
A segunda rota do BRT sairá do Coxipó, onde será instalado um terminal, com destino ao centro de Cuiabá. Os veículos passarão pela Getúlio Vargas, Isaac Póvoas até a Prainha. Uma das principais mudanças será a construção de uma estação elevada no trevo da UFMT e do shopping. Neste corredor são outras 15 estações. A entrada e a saída dos passageiros serão controladas por catracas, nas estações, e não dentro dos ônibus.
Todos os veículos e estações serão adaptados para portadores de necessidades especiais. As estações terão informações sonoras e visuais para deficientes visuais e auditivos, e rampas de acesso.

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Ciclovias do Rio entram em reforma em janeiro

A reforma dos 144,30 quilômetros de ciclovias do Rio deve ter início na segunda metade de janeiro. Segundo a prefeitura, haverá recapeamento em alguns trechos e em outros as obras serão de manutenção e consertos localizados. Os investimento serão de R$ 2,5 milhões.
Os serviços serão de responsabilidade da  Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e têm prazo de conclusão previsto para 360 dias.
De acordo com o secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório, um levantamento apontou as ciclovias em piores condições estão nos bairros da Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Cidade de Deus,  Bangu e Campo Grande, todos na zona oeste da cidade.
Também haverá restauração do mobiliário urbano, incluindo 50 unidades de bicicletários, 80 frades e 30 guarda-corpos de aço, além da instalação de sinalização.

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Cidade de Garanhuns tem passagem mais cara que Recife

A partir do próximo dia 1º de janeiro de 2011, os valores das tarifas de ônibus, em Garanhuns, serão reajustadas. A tarifa das linhas urbanas de ônibus convencionais serão R$ 1,90, ao passo que a tarifa dos micro-ônibus, o popular “Garoinha”, será R$ 2,40 (dois reais e quarenta centavos).

Segundo informações da prefeitura de Garanhuns, o aumento tem legalidade nos princípios da Lei Municipal nº 3493/2007 e da decisão do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, composto por representantes das Empresas Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros em Garanhuns; Associações Comunitárias, Câmara de Vereadores e Poder Executivo Municipal.

A Tarifa na Região Metropolitana de Recife é hoje R$1,85, porém com grandes possibilidades de aumento agora em Janeiro.

Fonte: Agenda Garanhuns
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Uberaba pode ter aumento na tarifa de ônibus

Técnicos da Secretaria de Planejamento estão analisando as planilhas referentes ao reajuste da tarifa do transporte coletivo em Uberaba, atualmente de R$2,20. Solicitação foi encaminhada à PMU há pelo menos três semanas pelas concessionárias do serviço, Líder e Piracicabana.
O último aumento foi em janeiro do ano passado, da ordem de 15%. A previsão é de que a Seplan conclua a análise dos números na próxima semana. O anúncio do reajuste, contudo, ainda não tem data definida, já que o prefeito está viajando de recesso de fim de ano.
Ele adiantou ao Jornal da Manhã que sua intenção é manter o índice no mesmo patamar daquele que serviu de base para o aumento do salário mínimo.

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Licitação do transporte público em Natal só em junho

A licitação para regulamentação de transportes urbanos de Natal ficará para junho de 2011. Essa foi a informação publicada no Diário Oficial do Município do último dia 31 de dezembro de 2010, que prevê a prorrogação por mais seis meses dos termos de permissões sobre os serviços de transporte coletivo na cidade. De acordo com a edição do Diário de Natal do dia 14 de novembro de 2010, a Prefeitura havia se comprometido em realizar uma licitação dos transportes públicos que deveria ter sido publicado ontem, fato que não ocorreu.

A justificativa apresentada para a prorrogação do prazo foi a demora na finalização do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, além da necessidade em não interromper os serviços de transporte coletivo para a população de Natal. Todavia é necessário ressaltar que a distribuição de linhas de ônibus teve pouca alteração nas últimas décadas, sendo que há mais de 50 anos todas as sete empresas de transporte coletivo que operam na capital potiguar - Santa Maria, Nossa Senhora da Conceição, Guanabara, Reunidas, Riograndense, Transflor e Cidade do Natal - atuam sem concorrência.

O último contrato feito entre o município de Natal e os empresários de ônibus foi realizado em 1996, com duração máxima de dez anos. Terminado esse prazo em 2006, a então secretária municipal de Trânsito, Elequicina dos Santos tentou iniciar o processo licitatório. Entretanto, uma decisão judicial permitiu às empresas explorarem o mercado natalense até 31 de dezembro de 2010, sendo que essa deveria ser a data final para o lançamento da licitação.

Segundo o secretário adjunto de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Haroldo Maia, no final de 2008 um estudo de Mobilidade Urbana no valor de R$ 800 mil foi encomendado ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coope) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para traçar o planejamento de Natal nos próximos 20 anos, inclusive, a licitação. Com prazo de entrega para o final de 2009, um ano depois, o plano ainda não foi concluído. "Ele está praticamente feito. A cada volume concluído nós sentamos e discutimos com os técnicos da Semob. Em dezembro do ano passado, eles entregaram um relatório para a apreciação da secretaria", justificou Haroldo.
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