Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Campinas: Prefeitura e empresas entregam mais 51 ônibus acessíveis

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Campinas recebeu nesta quinta, dia 28 de outubro, mais 51 ônibus novos e acessíveis. A nova frota, que conta com 10 ônibus articulados e 41 convencionais, foi apresentada pelo prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, pelo secretário de Transportes, Gerson Luis Bittencourt; e representantes da empresa VB1 e do Consórcio Urbcamp, no Parque Universitário de Viracopos.

Dos 51 veículos, 30 foram comprados pela VB-1, incluindo os 10 articulados; e 21 pelo Consórcio Urbcamp; sendo 20 pela empresa VB-3 e um pela Coletivos Pádova. Juntas, as empresas investiram cerca de R$ 14,5 milhões na renovação. A maioria dos veículos será para substituição da frota.

Os ônibus da VB-1 serão alocados em linhas da Vila União, Vida Nova, Ouro Verde, DIC e Campo Belo. Já os do Consórcio Urbcamp vão beneficiar os usuários das linhas do Parque Prado, Carlos Lourenço, Jardim Amazonas e Parque Cidade; e o único veículo da Coletivos Pádova será alocado na região de Sousas.

Os novos ônibus vão beneficiar, aproximadamente, 30,5 mil usuários em toda a cidade. Com a chegada desses veículos, a idade média da frota do sistema InterCamp caiu de 4,32 para 3,95 anos.

Atualmente, a frota do transporte público conta com 1260 ônibus e miniônibus. Desse total, 384 ônibus são acessíveis, o que representa 30% da frota.

“A acessibilidade no transporte coletivo de Campinas já está acima do que é preconizado pela legislação federal e vamos continuar investindo nisso. É com o estímulo para o transporte coletivo que garantimos o direito constitucional de ir e vir das pessoas e reduzimos o transporte individual nas ruas, contribuindo também para a melhoria do trânsito”, disse o prefeito Dr. Hélio.

Outro dado de destaque no processo de modernização da frota em Campinas é que, desde o início da implantação do InterCamp, a cidade já recebeu 990 veículos O Km.

“Faltam apenas dez ônibus para chegarmos à marca de 1000 veículos zero quilômetro entregues na gestão do prefeito Hélio. Proporcionalmente, é a maior renovação de frota feita do país”, disse o secretário Gerson Bittencourt.

A marca de 1000 veículos novos entregues no Sistema InterCamp, por sinal, será atingida ainda em 2010 porque novos veículos já foram adquiridos pelas concessionárias e estarão nas ruas até o final do ano.

Capacitação dos operadoresCom a crescente ampliação da frota acessível da cidade, a EMDEC tem investido na capacitação de motoristas e cobradores para que os operadores de todo o Sistema InterCamp estejam aptos a operar os veículos acessíveis e a atender de maneira adequada às pessoas com deficiência.

Desde janeiro de 2005, a EMDEC já capacitou 3.007 operadores das concessionárias e cooperativas do InterCamp pata atuarem com o transporte acessível e, em agosto deste ano, o treinamento atingiu todos os motoristas e cobradores que atuam em veículos acessíveis na cidade.

No momento, a EMDEC realiza os treinamentos para atender a profissionais recém-contratados pelas concessionárias e cooperativas; aqueles que passaram a operar veículos acessíveis recentemente; e também aqueles que hoje atuam com veículos comuns, mas já começam a ser preparados para a transição aos veículos acessíveis – a legislação federal determina que toda a frota deverá ser acessível até 2014.

No treinamento oferecido pela EMDEC, os operadores aprendem a utilizar os equipamentos do veículo acessível e também passam por uma “sensibilização” para entender as dificuldades enfrentadas pela pessoa com deficiência e quais os cuidados que deverão ser observados no atendimento.

O treinamento tem carga horária de oito horas e é realizado semanalmente, para turmas com cerca de 25 operadores.

Com o objetivo de ampliar o alcance do trabalho, a partir de novembro a EMDEC convocará, no Diário Oficial, todos os operadores que ainda não realizaram o treinamento. Desta forma, todos os operadores, independentemente de trabalharem ou não com veículos acessíveis, estarão capacitados para fazê-lo.

Fonte: EMDEC
READ MORE - Campinas: Prefeitura e empresas entregam mais 51 ônibus acessíveis

Rio de Janeiro: Quarta estação de metrô da Tijuca será 100% refrigerada

Três décadas depois da chegada do metrô à Tijuca, o bairro ganhará sua 4ª estação. Batizada de Uruguai, estará localizada sob a Rua Conde de Bonfim, entre as ruas José Higino e Itacuruçá/Dona Delfina. Orçada em R$ 220 milhões, será a primeira do Brasil totalmente refrigerada e contará com sistema de portas de plataforma, dispositivos que evitam quedas de passageiros nos trilhos energizados. O projeto, em fase final de licenciamento, tem cronograma de dois anos e meio de obras e inauguração prevista para, no máximo, dezembro de 2014.
“A ideia inicial era que a estação estivesse na Rua Uruguai, daí o nome. Porém, o impacto das obras para a comunidade seria grande. A solução encontrada para minimizar isso foi o aproveitamento da área do Rabicho da Tijuca, que permitirá a execução de todas as atividades no subterrâneo. A distância da localização original será de 170 metros”, explica Ricardo Colares, diretor de Infraestrutura da concessionária Metrô Rio.
A nova estação terá aproximadamente 7 mil metros quadrados de área construída. Serão cinco acessos para passageiros no entorno da Conde de Bonfim: três no cruzamento com as ruas Dona Delfina e Itacuruçá e outros dois na altura da José Higino. A expectativa é de 50 mil usuários por dia, sendo 30 mil nos horários de pico.


Plataforma com portas

Semelhante à estação Cinelândia, a Uruguai terá dois pavimentos. No inferior, estará a plataforma central para embarque e desembarque, a primeira do Rio dotada de portas. O mecanismo, comum em sistemas metroviários da Ásia e Europa, evita quedas de usuários nas vias energizadas em caso de lotação. “As portas da plataforma permanecem fechadas e só abrem após o metrô parar, simultaneamente à abertura das portas da composição. Esta é uma nova tecnologia, que estamos importando”, explica Ricardo Colares.

Outra novidade será a climatização da estação, primeira no País totalmente refrigerada. “A temperatura não vai passar dos 23 graus”, garante.

Os ônibus que fazem integração com o metrô terão seus pontos finais transferidos da Saens Peña para a Uruguai. A estação também terá estacionamento de 6 mil m² para 600 veículos com acessos para as duas estações.

READ MORE - Rio de Janeiro: Quarta estação de metrô da Tijuca será 100% refrigerada

SPTrans altera itinerários de ônibus na Zona Norte

A SPTrans informa que em função da liberação do viaduto que liga a Vila Anastácio à Rodovia Anhanguera, na Zona Norte da Capital, três linhas de ônibus que atendem à região terão os seus itinerários alterados a partir de sábado, 30 de outubro.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

8001/10 Vila Piauí – Terminal Lapa
8002/10 Terminal Pirituba – Terminal Lapa
8043/10 Vila Nova Esperança – Lapa
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a R. Gago Coutinho, Av. Raimundo Pereira de Magalhães, R. Bartolomeu Paes, R. Conselheiro Olegário, R. Botocudos, R. Fortunato Ferraz, Viaduto Ramo 500, Rua Inácio Luís da Costa, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans
READ MORE - SPTrans altera itinerários de ônibus na Zona Norte

Urbs garante que valor da passagem de ônibus não sobe

A partir do próximo dia 7, o transporte público de Curitiba passa a ser operado pelos consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro. Eles foram os vencedores da primeira licitação do transporte coletivo da cidade, homologada no último mês de agosto, pelo prefeito Luciano Ducci.
A mudança, de acordo com a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), não deve trazer alterações no valor da passagem, nem no funcionamento das linhas. O Consórcio Pontual é formado pelas empresas Transporte Coletivo Glória, Auto Viação Marechal, Auto Viação Mercês e Auto Viação Santo Antonio; o Consórcio Transbus é integrado pela Auto Viação Redentor, Araucária Transporte Coletivo e Expresso Azul; e o Consórcio Pioneiro pela Viação Cidade Sorriso, Viação Tamandaré, Auto Viação São José e CCD-Transporte Coletivo.

Algumas empresas que integram os consórcios já atuam no transporte coletivo da capital há vários anos. Outras empresas atuantes, que não participaram da licitação, estão mudando de mãos e devem continuar atuando sob controle de novos grupos.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, isto deve acontecer com a Viação Nossa Senhora da Luz, que foi adquirida pela Viação Marechal, e com a Viação Curitiba (a mais antiga da cidade), que passou para as mãos da Araucária.
Ainda conforme o sindicato, está em negociação a venda da Viação Água Verde. As empresas compradoras devem assumir os veículos e todos os funcionários das adquiridas.

O prazo de concessão do transporte coletivo de Curitiba é de quinze anos, podendo ser renovado por mais dez. A licitação é resultado de um processo que teve início em janeiro de 2005, com a criação da Comissão de Estudos Tarifários.

Foi licitada a operação de 302 linhas (250 do sistema principal e 52 complementares), que abrangem todas as categorias de transporte, como ônibus convencionais, ligeirinho, ligeirão, interbairros, interhospitais e linha turismo. O sistema de transporte conta com 21 terminais e 315 estações-tubo.

READ MORE - Urbs garante que valor da passagem de ônibus não sobe

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960