Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Porto Alegre: Reforma no Túnel da Conceição não altera itinerário dos ônibus

sábado, 9 de outubro de 2010

Começaram na manhã deste sábado, as obras de recuperação do Túnel da Conceição. O prefeito em exercício Nelcir Tessaro, o secretário de Mobilidade Urbana Vanderlei Cappellari e o secretário-adjunto de Obras e Viação, Adriano Gularte acompanharam o bloqueio e a preparação para colocação dos primeiros tapumes no sentido bairro-Centro. As intervenções iniciais serão feitas bloqueando duas das quatro faixas pelo lado direito. A estrutura terá 2,40 metros de altura e 2,50 metros de extensão.
Transporte coletivo – As linhas de ônibus não sofrerão alterações nos dois sentidos do túnel. Os caminhões de carga também poderão continuar circulando normalmente naquele ponto, assim como os demais veículos. Mas a preferência, no caso de congestionamentos, ficará para os ônibus e caminhões. As linhas C2, C3, T5, TR61 / Cristóvão Colombo, 671 Carlos Gomes / Salso e a Lotação Santana já tiveram seus itinerários invertidos, seguindo a mudança de mão por onde passam. Em razão do feriadão, a EPTC projeta as maiores dificuldades na circulação na área do túnel apenas a partir de quarta-feira da próxima semana. Haverá reforço de fiscalização em toda a região, com orientações dos agentes aos motoristas. Folhetos explicativos sobre as mudanças continuam sendo distribuídos à população.

Fonte: Jornal VS

Share |
READ MORE - Porto Alegre: Reforma no Túnel da Conceição não altera itinerário dos ônibus

Greve dos ônibus em Sorocaba está supensa até 19 de novembro

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informa que está suspensa a greve dos trabalhadores do transporte urbano de Sorocaba e Votorantim até o dia 19 de novembro, quando uma nova audiência de conciliação está marcada para as 13h30min.
A proposta foi feita pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero, durante audiência de conciliação ocorrida nesta sexta-feira (08).
Sindicato e empresas (STU – Sorocaba Transportes Urbanos, Reunidas Paulista, Auto-Ônibus São João, Empresa de Ônibus Rosa e Jundiá Transportes) irão aguardar a decisão do Poder Público de Sorocaba sobre a continuidade ou não dos contratos emergenciais das empresas que operam no lugar da TCS. Os contratos terminam no dia 13 de novembro.
Durante esse período, Sindicato e empresas continuarão a se reunir para buscar uma solução para os problemas e para a definição dos critérios de promoção interna dos funcionários.
“O Sindicato não concorda com o argumento das empresas de que o contrato emergencial dificulta a definição dos critérios de promoção, mas, em respeito à população e aos usuários do transporte público que não podem ser prejudicados pela falta de entendimento dos empresários, aceita suspender a greve até o dia 19 de novembro e continuará a negociar com as empresas do sistema”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Francisco França.
Representaram o Sindicato na audiência de conciliação o vice-presidente, Francisco França, e o diretor financeiro, Adalberto de Souza Carvalho.
Assembleias nesta segunda-feira
O Sindicato estará reunido em assembleia com os trabalhadores do transporte urbano de Sorocaba e Votorantim na segunda-feira, 11 de outubro, às 10h e 18h, na sede do Sindicato, rua Cap. Augusto Franco, 159, Vl. Amélia, para discutir os rumos das negociações.
As informações são da assessoria de imprensa do Sindicato dos Condutores de Sorocaba e região




READ MORE - Greve dos ônibus em Sorocaba está supensa até 19 de novembro

São Bernardo amplia frota de ônibus com entrega de 20 veículos

A prefeitura de São Bernardo e a SBCTrans entregaram nesta sexta-feira (08/10) 20 novos ônibus, que serão incorporados à frota municipal. Agora a cidade passa a contar com 377 carros de transporte coletivo, divididos em 57 linhas. O investimento na aquisição dos veículos foi de R$ 5,5 milhões.

Cerca de 6,5 milhões de passageiros são transportados mensalmente no município. O secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, explica a ação integra o Plano Diretor de Transporte Urbano e tem como objetivo melhorar o serviço na cidade.

“Estamos tentando readequar o sistema. Os ônibus não estavam sendo encaminhados para as linhas que precisavam. Agora estamos possibilitando a troca de carros entre as linhas e arrumando o sistema de transporte, reforçando as linhas mais sobrecarregadas. Sabemos que ainda temos muito o que fazer”, admite.

Os carros entregues nesta sexta possuem capacidade para 75 passageiros cada e entrarão em operação a partir deste sábado. Eles atenderão os bairros Vila São Pedro, Esperança e Cooperativa, possibilitando ainda a readequação de atendimentos das regiões do Alvarenga e Riacho Grande.

O prefeito Luiz Marinho comemora a incorporação de 30 novos ônibus na frota desde que tomou posse no Paço Municipal e o fato dos carros estarem adaptados de acordo com as regras de acessibilidade. “Queremos melhorar o transporte público na cidade e fico feliz de termos 100% da nossa frota com acessibilidade”, finaliza.

A previsão é que outros 30 novos ônibus sejam entregues no início do próximo ano. Estes, entretanto, irão ser utilizados para a renovação da frota atual.

Share |
READ MORE - São Bernardo amplia frota de ônibus com entrega de 20 veículos

Linhas de ônibus de Maringá sofrem mudanças na próxima semana

A Secretaria dos Transportes (Setran) de Maringá vai modificar os horários em duas linhas do transporte coletivo. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, as mudanças nas linhas 242 (Jardim América) e 243 (Jardim Liberdade) passam a valer a partir da próxima segunda-feira (11) e atendem reivindicação dos próprios usuários.
A nova tabela de horários nos sentidos centro–bairro e bairro–centro estão disponíveis no portal da Setran na internet na seção tabela transporte coletivo e na sala 7 do terminal urbano. O portal da Setran deve ser acessado por meio do site da prefeitura.
Os usuários destas linhas devem estar atentos pois as mudanças de horários são válidas apenas para os dias úteis. As tabelas do final de semana e feriado continuam com os mesmos horários.

Novo sistema de passagens
A empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), que gerencia o transporte coletivo de Maringá, vai implantar neste domingo (10) um novo sistema de passagens para substituir os bilhetes de papel. A mudança se baseia em cartões eletrônicos de (um, dois, seis ou dez créditos) que são recolhidos após o fim da carga, recebem mais créditos e voltam a ser vendidos.
Os cartões estão à venda nos postos da TCCC e poderão ser utilizados a partir da próxima semana. Apesar disso, a empresa informou que os bilhetes de papel serão válidos até 31 de dezembro deste ano. Segundo o chefe de tráfego da TCCC, Luiz Carlos Alves Pinto, esses cartões são diferentes dos já utilizados pelos consumidores. “Os cartões serão recolhidos e recarregados, para que, então, voltem a ser vendidos nos postos da empresa”, afirmou.

Preço mantido
Pinto acrescentou que a troca dos bilhetes de papel pelos novos cartões não aumentará o preço da passagem, que continuará sendo vendida a R$ 2,20. “O motivo para a troca de sistema se deve ao fato de que não se fabricam mais máquinas leitoras para bilhetes de papel”, explicou. O novo sistema não valerá para os ônibus que levam passageiros de Maringá para as cidades da região e vice-versa.

Fonte: Gazeta do Povo

Share |
READ MORE - Linhas de ônibus de Maringá sofrem mudanças na próxima semana

Florianópolis: Edital do transporte coletivo da Capital deve estar pronto daqui a 30 dias

O edital de licitação para o transporte coletivo na Capital deve estar pronto em 30 dias. A informação é da Procuradoria-Geral de Florianópolis. A previsão é que todo o processo esteja concluído em seis meses.

Segundo o procurador Jaime de Souza, os técnicos da Secretaria Municipal de Transporte devem terminar em até dez dias o estudo das linhas que vão ser incluídas na licitação.

_ O processo é complexo e complicado. Tem que ser feito com segurança. Pode ser comparado, respeitando a devida proporção, à licitação do mercado público _ destaca.

O exemplo de outras cidades, como Curitiba, está sendo usado na elaboração do documento. De acordo com Souza, a maior dificuldade é em relação ao artigo 42 da Lei nº 8.666, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações. Conforme o procurador, esse item exige que o edital tenha clareza quanto a eventuais indenizações que as atuais empresas responsáveis pelo transporte coletivo possam ter ao perder a atual concessão.

O projeto de lei que prevê a criação de um edital de licitação para o transporte coletivo na cidade foi aprovada pelos vereadores no último dia 14. As empresas interessadas deverão concorrer por linhas e por região. Aquela que oferecer a proposta que contenha o menor custo e o melhor serviço deverá ser escolhida.


Share |
READ MORE - Florianópolis: Edital do transporte coletivo da Capital deve estar pronto daqui a 30 dias

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960