Projeto Leitura para todos foca a natureza nos ônibus de BH

quarta-feira, 24 de março de 2010


Irão circular 4.644 lâminas em 258 ônibus de 28 linhas próximas às escolas participantes do Concurso O projeto Leitura para Todos, que divulga textos literários nos ônibus da capital, entra em uma nova fase. Desde o dia 19 de março, 123 textos feitos por alunos, pais, professores e funcionários de 33 escolas da rede municipal de ensino já estão disponíveis em algumas linhas de ônibus.

Os textos foram selecionados no concurso "Eu sou a Natureza", realizado pela BHTRANS, Secretaria Municipal de Educação e Associação Cultural Teia de Textos e nos levam a refletir sobre as relações entre os homens e os demais seres vivos, despertando uma consciência ecológica dos participantes e da população em geral. Foram publicados textos de gêneros diversos como crônica, poema, contos, dentre outros.

Essa fase do projeto foi dividida em três etapas, sendo cada uma com duração de dois meses. No total, vão circular 4.644 lâminas ilustradas e coloridas em 258 ônibus de 28 linhas próximas às escolas participantes do Concurso.

  • LINHAS QUE SERÃO CONTEMPLADAS NA 1ª ETAPA
    2207-SERRA VERDE, 14048-ESTRELA DO ORIENTE/JARDIM INCONFIDENCIA, 5507a-JARDIM GUANABARA , 341-ESTACAO BARREIRO/ESTACAO DIAMANTE VIA SAUDE, 314-SANTA HELENA/TEIXEIRA DIAS, 4403a-ZOOLOGICO VIA SERRANO, 3502-OURO PRETO/SAO GABRIEL, 9103-SANTA TERESA/SANTO ANTONIO, 808-ESTACAO SAO GABRIEL/PAULO VI, 809-ESTACAO SAO GABRIEL/BELMONTE, 706-ESTACAO SAO GABRIEL/ HELIOPOLIS, 4801a-JARDIM FILADELFIA/BOA VISTA.

O projeto Leitura para Todos, patrocinado pela BHTRANS e Associação Cultural Teia de Textos, teve início em 2/12/04 e tem como objetivo levar à população a literatura, de forma gratuita e descontraída, e incentivar o hábito da leitura. Com o concurso "Eu sou a Natureza", o projeto Leitura para Todos, visa também a estimular a produção de textos literários de um tema em destaque, como é o caso da natureza.

Os textos são afixados na parte traseira dos bancos dos ônibus com cordões de nylon, apresentados no formato A4 e plastificados permitindo que o usuário tenha acesso às obras literárias durante a sua viagem.Em 2007, o "Leitura para Todos" foi o vencedor do Prêmio "VivaLeitura" dos Ministérios da Cultura e da Educação na categoria "Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas e universidades", concorrendo com 1860 projetos de todo o Brasil. Esse é o mais importante prêmio de incentivo à leitura no país.

A idéia dos idealizadores do Leitura para Todos é expandi-lo para todas as linhas de ônibus deBelo Horizonte despertando a atenção e interesse pela leitura em pessoas de diferentes faixas etárias, tornando a viagem de ônibus mais divertida e atraente.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Antonieta Pereira, "o Leitura para Todos é o mais popular projeto de leitura da Grande BH e, por isso mesmo, contribui enormemente para elevar os níveis de leitura e escritura da população".

A BHTRANS e a Associação Cultural Teia de Textos estão empenhadas em buscar mais parceiros dispostos a apoiar a expansão do projeto. Esse projeto conta com o patrocínio do Hospital Semper, Agência Lapis Raro, AEC e Copasa, por meio das leis municipal e federal de incentivo à cultura.

Fonte: BHTrans

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960