Ônibus terão que obedecer novas medidas a partir de julho

terça-feira, 9 de junho de 2009


Conselho aprovou larguras mínimas de assentos e corredores.
Veículos terão ainda que colocar aberturas no teto.






Nos novos ônibus urbanos, os assentos não poderão ter menos de 43 centímetros de largura, e o espaço no corredor precisa ser igual ou maior do que 65 centímetros. Nos veículos para viagens mais longas, como ônibus rodoviários, a largura oficial do assento passa a ser de, no mínimo, 40 centímetros. Terão que ser respeitados ainda 30 centímetros de distância entre as poltronas. Além das saídas de emergência nas laterais, os ônibus terão que colocar aberturas também no teto. Hoje, há apenas janelas de ventilação.
As medidas terão que ser adotadas pelas fábricas a partir de 1º de julho. A partir desse prazo, ônibus novos que estiverem fora do padrão não receberão licença dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) para circular.
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Nova Iguaçu ganha linha de ônibus direta para Barra da Tijuca com tarifa reduzida


RIO - Foi inaugurada nesta segunda-feira a última das nove linhas licitadas pelo Estado do Rio para ligar a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca. A estimativa é que a nova linha - que liga o Terminal de Nova Iguaçu ao Terminal Alvorada, na Barra, vai transportar cerca de 6,5 mil passageiros por dia. A tarifa de R$ 5 significa redução mensal nos gastos de 37%, pois sem o transporte direto o passageiros gasta R$ 7,85 para fazer o mesmo itinerário.
Já estão em circulação linhas diretas de ônibus da Baixada Fluminense para a Barra da Tijuca nos municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé. Somados ao de Nova Iguaçu, estes trajetos beneficiam uma população de mais de 3,5 milhões de habitantes. São cerca de 45.987 passageiros/dia, ou seja, 1.173.480 usuários por mês.
Com a entrega da nova linha, fica encerrado o primeiro processo de concorrência pública da história do Estado do Rio para serviço de transporte rodoviário intermunicipal, por ônibus, com outorga remunerada. No caso do itinerário Nova Iguaçu-Barra da Tijuca, o valor pago pelas empresas que conquistaram a concessão - Viação Costeira e Viação Cidade do Aço - soma R$ 4.386.709,90


Fonte: O Globo
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Por que em vez de carros, governo não incentiva o transporte coletivo?


Foi comemorado ontem o Dia Mundial do Meio Ambiente. Criado pela ONU em 1972, a data ganha cada vez mais a adesão da sociedade. Afinal, o planeta já sofre as consequências do efeito estufa, do aquecimento global e das mudanças climáticas. Isso sem falar em outras questões ambientais que, por muitos anos, foram deixadas de lado, como o uso racional da água e os bolsões de lixo.É verdade que vem sendo estabelecida uma consciência internacional sobre o assunto. Mas as pesquisas indicam que muito pouco ainda se faz pela preservação da Terra. Você sabia, por exemplo, que apenas 2% de todo o lixo produzido no Brasil é reciclado? E que o País é o quatro maior emissor de CO2 do mundo?Sem dúvida, mudanças estruturais em favor do meio ambiente dependem de políticas públicas. Face à crise internacional, uma das primeiras medidas tomadas pelo governo brasileiro foi a redução do IPI dos carros particulares. Do ponto de vista econômico, uma decisão acertada. E do ponto de vista ecológico? Foi uma atitude consequente? Por que não diminuir também o IPI sobre os transportes públicos?Bem, façamos o que nos cabe. E, nesse sentido, podemos fazer muito. De um lado, exigir a formulação de políticas públicas coerentes. De outro, economizar água, evitar as sacolas plásticas, separar o lixo, guardar o carro na garagem e consumir menos.Está comprovado: o consumo exagerado é um dos principais inimigos do meio ambiente. Nos limites ecológicos do mundo de hoje, o consumo tem que ser repensado, tem que ser consciente, assim como o papel da propaganda.
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