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Cuiabá garante com R$ 15,7 milhões para corredores exclusivos de ônibus pelo PAC da Mobilidade Urbana

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Antes de encerrar seu mandato, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, celebra mais uma conquista marcante na área de mobilidade urbana da capital. Com o apoio de uma emenda parlamentar do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), a cidade garantiu R$ 15.709.500 (quinze milhões, setecentos e nove mil e quinhentos reais) para a implantação de corredores exclusivos de ônibus no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana.

“Com articulação em Brasília, conseguimos aprovar este recurso, que agora está à disposição da próxima gestão. Este é um legado que deixamos para Cuiabá, fruto de um trabalho comprometido com a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população,” destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O prefeito também destacou que o projeto reflete o compromisso de sua gestão com um planejamento urbano estruturante e com a execução de políticas públicas sólidas. “A parceria com o deputado federal Emanuelzinho e o trabalho técnico realizado pela equipe garantiram essa importante conquista para Cuiabá. Com a concretização desse convênio, a cidade avança rumo a uma mobilidade urbana mais moderna, sustentável e inclusiva,” concluiu.

O convênio, assinado com a Caixa Econômica Federal, será publicado no Diário Oficial da União. O recurso, integralmente federal e sem contrapartida financeira do município, permitirá que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) licite o projeto e o integre ao Plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá (PlanMob).

“A nova gestão receberá um projeto estruturado e com os recursos já assegurados, dando continuidade a um legado que prioriza a qualidade de vida e o desenvolvimento estratégico da capital mato-grossense”, acrescentou a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Avanços com o PlanMob Cuiabá

O PlanMob Cuiabá, oficializado na edição da Gazeta Municipal de 19 de dezembro, por meio do Decreto nº 10.776, não apenas cumpre uma exigência legal, mas também abre portas para a obtenção de recursos federais voltados à infraestrutura urbana, como viadutos e ciclovias. Este marco foi apresentado oficialmente em abril de 2024 ao presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000, durante as comemorações pelos 305 anos da capital.

O plano tem como finalidade orientar ações municipais relacionadas aos modos de transporte, serviços e infraestrutura viária, promovendo uma mobilidade mais eficiente, inclusiva e sustentável, capaz de atender às demandas atuais e futuras da população cuiabana.

“Estamos pensando no futuro da cidade, garantindo deslocamentos mais eficientes para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Queremos melhorar a qualidade de vida, reduzindo o tempo de deslocamento e modernizando a mobilidade urbana em Cuiabá,” concluiu Emanuel Pinheiro.

Informações: O Documento

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BRT Sorocaba transporta mais de 18 milhões de passageiros em 2024

Uma mobilidade urbana dinâmica e eficiente. É com essa realidade que a BRT Sorocaba define o ano de 2024 e fecha balanço com mais de 18 milhões de passageiros transportados em toda a operação. Em comparação ao ano anterior, o sistema teve um aumento de mais de 2 milhões de pessoas.

Do volume total, a maior concentração foi no Corredor Itavuvu com mais de 8 milhões de passageiros, seguida pelo Corredor Ipanema com quase 6 milhões e depois pelo Corredor Estrutural Oeste com mais de 4 milhões. Os números revelaram as regiões onde os sorocabanos mais utilizam os serviços de transporte na cidade.

Foi observado que os meses com fluxo mais intenso no Corredor Itavuvu ocorreram nos meses de março, abril e outubro. Já no Corredor Ipanema o ritmo foi mais forte de março a maio e, por último, o Corredor Estrutural Oeste teve picos de agosto a outubro. Vale lembrar que o trecho Oeste foi inaugurado em maio junto com o Terminal Ipiranga e a estação Tatiana.

De acordo com Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, 2024 marca o período mais importante de todo projeto BRT, pois foi o ano de conclusão da etapa de obras e a ativação da operação em sua totalidade. “Agora, conseguimos proporcionar ao passageiro os benefícios de uma mobilidade urbana completa e integrada que cruza a cidade em seus extremos. A tecnologia a serviço da mobilidade modificou a experiência do passageiro, permitindo que tenha previsibilidade e passe menos tempo nos deslocamentos”, destaca.

Além de todas as vantagens oferecidas, o sistema BRT incentiva a intermodalidade para que o passageiro utilize o ônibus juntamente com a bicicleta para dinamizar ainda mais os deslocamentos. O passageiro tem acesso a infraestrutura gratuita de bicicletários nos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga. O serviço está disponível das 4h da manhã à 1h da madrugada todos os dias da semana.

“Em 2025, celebraremos o aniversário de 5 anos do BRT Sorocaba e nosso foco será aperfeiçoar ainda mais o sistema com um serviço de qualidade e seguro, priorizando as necessidades dos passageiros para facilitar o dia-a-dia. Queremos consolidar o ônibus como o principal e mais eficiente meio de transporte para o município. Quando priorizamos o uso do ônibus estamos pensando no coletivo e ajudando a diminuir o número de carros nas ruas. Menos veículos, menos poluição teremos. Desse jeito, contribuímos para uma cidade mais limpa e sustentável”, finaliza Andere. 

A concessionária hoje opera em 24 linhas e conta com 123 novos ônibus que estão distribuídos em dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), oito corredores estruturais e três terminais próprios (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga).

Informações: BRT Sorocaba

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Passagem de trem no Rio subirá de R$ 7,10 para R$ 7,60 em fevereiro

A tarifa de trens urbanos no Rio de Janeiro passará de R$ 7,10 para R$ 7,60 a partir de 2 de fevereiro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2) pela SuperVia, concessionária que administra o transporte.

O reajuste não alcança os passageiros que têm direito ao Bilhete Único Intermunicipal (BUI), restrito a moradores do estado com renda mensal declarada inferior a R$ 3.205,20, que  pagam R$ 5 pela passagem.

Segundo a SuperVia, a tarifa que vigorará em fevereiro foi autorizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).

O reajuste anual, de 7,04%, foi calculado com base na inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), apurado pela Fundação Getulio Vargas, conforme previsto no contrato de concessão.

“O reajuste tarifário previsto em contrato considera custos fixos com a operação que foram fortemente impactados pela inflação, como energia, manutenção dos trens e da via férrea, aquisição de peças e equipamentos importados para reposição nos trens, entre outros”, afirmou a SuperVia em comunicado.

Concessão
O sistema de trens urbanos no estado do Rio transporta cerca de 300 mil passageiros por dia. A malha é formada por 270 quilômetros em cinco ramais, três extensões e 104 estações, que alcançam 12 municípios da região metropolitana: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim. São 201 trens em operação.

A SuperVia entrou em recuperação judicial em 2021, apontando prejuízos que chegam a R$ 1,2 bilhão. Na ocasião, a empresa alegou que a situação decorria dos impactos da pandemia de covid-19, do congelamento de tarifas e de questões à segurança pública, sobretudo o furto de cabos. 

O consórcio de empresas japonesas que atualmente controlam a SuperVia já ameaçou devolver a operação dos trens urbanos algumas vezes. O governo do estado e a empresa fizeram um acordo, homologado em dezembro pelo Tribunal de Justiça, objetivando a transição do serviço até a realização de nova licitação.

Dentro de um prazo que deve durar de seis e nove meses, estão previstos investimentos de R$ 450 milhões, sendo R$ 300 milhões do estado e R$ 150 milhões da concessionária.

Ônibus mais caro
O início de ano está sendo de reajuste nos transportes públicos no Rio de Janeiro. A prefeitura da capital publicou no Diário Oficial desta quinta-feira o decreto do prefeito Eduardo Paes que estabelece o aumento na passagem de ônibus, de R$ 4,30 para R$ 4,70 a partir do próximo domingo (5). 

O aumento de R$ 0,40 equivale à correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA – considerado a inflação oficial do país – referente aos dois anos em que a tarifa ficou sem reajuste. O último havia sido em janeiro de 2023.

Além dos ônibus municipais, o que inclui o BRT (sigla para bus rapid transit, sistema de ônibus expressos em vias exclusivas), o novo valor será válido também para os chamados “cabritinhos”, transportes em comunidades por meio de vans e kombis, e o veículo leve sobre trilho (VLT).

Informações: AgenciaBrasilEBC

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Tarifa do transporte coletivo em Caxias do Sul sobe para R$ 7,50

A tarifa do transporte coletivo em Caxias do Sul aumentou dos atuais R$ 6,70 para R$ 7,50 a partir deste 1° de janeiro de 2025. O valor e o acréscimo de R$ 0,80 centavos se referem a passagem paga em dinheiro.

Já a passagem paga com o cartão Caxias Urbano, com um aumento de 55 centavos, passa a custar R$ 5,45. De acordo com a prefeitura, a diferença de R$ 2,05 para a tarifa convencional será saldada pelo município por meio do subsídio no valor de R$ 10,3 milhões, aprovado pelo Legislativo em dezembro. A Secretaria Municipal de Trânsito (SMTTM) calcula que 94% dos usuários utilizam o cartão Caxias Urbano.

 A SMTTM justifica o reajuste devido à alta no preço de insumos como óleo diesel, pneus e carrocerias, além da obrigatoriedade da reoneração da folha salarial da concessionária Viação Santa Tereza (Visate).

O bilhete para estudantes custará R$ 3,75, enquanto o vale-transporte (VT) será de R$ 6,80. O serviço abrange ainda a chamada Tarifa Verde, válida nos horários de entre pico, das 9h às 11h e das 14h às 16h: o preço para pegar o ônibus — com uso do cartão Caxias Urbano — estará fixado em R$ 4,45.

Informações: leouve

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Tarifa de ônibus em Belo Horizonte passa a custar R$ 5,75

As tarifas do Serviço de Transporte Coletivo de Belo Horizonte foram reajustadas neste dia 01. O valor da passagem varia de R$ 2,75 (linhas curtas) a R$ 5,75 (linhas convencionais). As 12 linhas que circulam nas vilas e favelas continuarão gratuitas, beneficiando cerca de 200 mil pessoas que utilizam esses ônibus mensalmente. A Prefeitura de Belo Horizonte ressalta que o reajuste é necessário para a continuidade dos investimentos no transporte público e melhoria dos serviços.

Conforme determina a Lei 11.458/2023, a Superintendência de Mobilidade (Sumob) deve calcular o custeio do sistema para o ano seguinte, com base no método da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). Essa análise considera variáveis como combustível, lubrificante, pneus, peças e acessórios. Também são consideradas as despesas com pessoal, licenciamento, depreciação e remuneração da frota e tributos.

Cálculos realizados pela Sumob mostram que, levando-se em conta o custo operacional do sistema, a tarifa predominante deveria chegar a R$ 9,40. No entanto, para reduzir o impacto nos gastos do usuário do transporte público, o complemento do valor continuará sendo custeado pela PBH, seguindo o que estabelece a Lei 11.458/2023.

Dessa forma, a lei orçamentária aprovada na Câmara Municipal de Belo Horizonte prevê o repasse de R$ 518,2 milhões às operadoras de transportes – desde que seguidas as condicionantes previstas na legislação. Entre elas, o cumprimento do quadro de horários e viagens e a qualidade dos ônibus. O modelo de remuneração, adotado em 2023, prevê o pagamento por quilômetro rodado.  

O último reajuste ocorreu em 29 de dezembro do ano passado – depois de quatro anos com o valor congelado –, quando a tarifa predominante foi fixada em R$ 5,25.

Cartão BHBUS

Os créditos eletrônicos do Cartão BHBUS Vale-Transporte, adquiridos até 31 de dezembro deste ano, terão o valor de compra mantido até a utilização. Os portadores do Cartão BHBUS Usuário, com créditos adquiridos até 31 de dezembro de 2024, poderão utilizá-los até 45 dias após a data do reajuste, com cobrança da tarifa antiga, podendo ainda ser trocados por créditos eletrônicos de um novo lote, sem qualquer ônus para os usuários.

O usuário também pode revalidar os créditos nesse período para a nova tarifa, sem qualquer ônus. Atualmente, mais de 87% dos usuários utilizam crédito eletrônico como meio de pagamento da tarifa.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Em Palmas, Prefeito Eduardo decreta tarifa zero do transporte coletivo


O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, assinou no início da noite desta quarta-feira, 1º de janeiro, o Decreto nº 2.631 que institui a tarifa zero no transporte público coletivo de Palmas no mês de janeiro. Também determinou elaboração de estudos e projetos para grandes obras, como: prolongamento e duplicação da avenida Teotônio Segurado até a Vila Agrotins e a construção do Mercado Municipal. Os decretos encerraram a solenidade de transmissão da faixa de prefeito e posse dos secretários municipais, ocorrida no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Sobre a tarifa zero, a justificativa da Prefeitura de Palmas é que a medida poderá diminuir os prejuízos dos palmenses porque o transporte coletivo se encontra em situação de instabilidade e com comprometimento parcial da regularidade do serviço. E o prefeito Eduardo reforçou que haverá um período de transição e alterações no sistema de transporte. 

Informações: Prefeitura de Palmas

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Valor da tarifa de ônibus em Gravataí é reajustado para R$ 6,00


As tarifas do transporte coletivo urbano e suburbano do município de Gravataí foram reajustadas nesta quarta-feira (1). O valor da tarifa para o transporte coletivo de passageiros por ônibus nas linhas municipais urbanas e suburbanas foi estabelecido em R$ 6,00 Para o transporte seletivo, o valor será de R$ 10,00.

O valor representa um aumento de R$ 1,50 no valor atual da tarifa para os passageiros, que até o dia 31 de dezembro era de R$ 4,50. Segundo a prefeitura da cidade da Região Metropolitana, o reajuste faz parte de um conjunto de medidas para a modernização e qualificação do sistema de transporte público na cidade. A Prefeitura informa que os valores foram definidos após análise técnica e diálogo com o Conselho de Mobilidade Urbana, realizada no final de 2024

Informações: Jornal do Comercio

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Em Campinas, Tarifa de ônibus é reajustada para R$ 5,70

Os valores da tarifa do transporte público coletivo de Campinas já estão em vigor a partir desta quarta-feira (1), com reajuste médio de 4,88%. Segundo a Prefeitura, o índice é menor que a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 9,78%, relativo ao período de novembro de 2022 a novembro de 2024 – período em que não houve reajuste da tarifa em Campinas.

A recomposição ocorre dois anos após o último ajuste, realizado em janeiro de 2023. Em 2024, a Administração municipal adotou reajuste zero na tarifa dos ônibus que circulam na cidade, decisão que foi mantida até o fechamento do ano. Também foi adotado reajuste zero no primeiro ano da gestão do prefeito Dário Saadi, em 2021. Para manter o equilíbrio financeiro do sistema, a Administração municipal realizou readequações no valor de subsídio repassado aos operadores.

A necessidade de realizar a recomposição é justificada pela variação de insumos que impactam o custo operacional do sistema, tais como valor do combustível e mão de obra. O último acordo coletivo dos trabalhadores do transporte coletivo estabeleceu aumento de 9%, a partir de maio de 2023.

NOVAS TARIFAS

Bilhete Único Comum  R$ 5,70
Vale Transporte  R$ 6,20
Bilhete Único Escolar  R$ 2,28
Bilhete Único Universitário  R$ 2,85
2ª Integração  R$ 0,50

Informações: Hora Campinas

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