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Prefeitura do Rio quer licitar troca de BRT por VLTs até metade de 2025

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

A Prefeitura do Rio espera chegar na metade de 2025 com tudo pronto para licitar a substituição dos BRT's Transoeste e Transcarioca por VLTs. O BNDES concluiu neste mês os estudos para trocar os ônibus articulados da Transcarioca (Alvorada - Galeão) e Transoeste (Jardim Oceânico - Campo Grande/Santa Cruz) e calculou que R$ 12 bilhões serão necessários para trocar o sistema.

Com o estudo do BNDES em mãos, a prefeitura já dispõe também de uma análise aprofundada dos benefícios que a troca dos sistemas irá trazer. Segundo Gustavo Guerrante, presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), o BRT já tem uma demanda conhecida, e pesquisas mostram que há um grupo novo de passageiros: com o VLT, quem não usa o sistema de ônibus tende a aderir ao sistema. A viabilidade do projeto considera, por exemplo, que é possível instalar trilhos sobre a pista onde circulam os BRTs e lista as estações que precisarão ser adaptadas para o veículo sobre trilhos. 


Até meados do ano que vem a CCPAR pretende terminar estudos sobre a mudança no sistema e avançar para as fases de consulta e audiência pública, onde moradores das áreas atravessadas pelos dois BRTs irão contribuir com o projeto. 

A prefeitura também fará um "road show" para apresentar o projeto para investidores do exterior. Entre as alternativas para conseguir os R$ 12 bilhões para custear as obras, a prefeitura avalia buscar recursos junto ao PAC Mobilidade, programa do governo federal para obras de transporte, empresas estrangeiras, financiamentos com bancos transnacionais e investimentos próprios. 

A obra é a primeira grande mexida nos transportes e na engenharia viária do próximo mandato de Paes, que começa em janeiro, a sair do papel. A já muito comentada demolição do Elevado 31 de Março, cuja intenção foi anunciada no último domingo (08) pela prefeitura, ainda deve demorar de três a quatro anos para sair do papel.

Informações: CBN Globo

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Faixa exclusiva para ônibus vai ligar Terceira Ponte a terminal em Cariacica

O governo do Estado estuda interligar a faixa exclusiva de ônibus da Terceira Ponte com novas faixas destinada aos coletivos que devem ser implementadas entre Vila Velha e Cariacica.

A intervenção faz parte do Expresso GV, projeto anunciado pelo Governo do Estado. A ideia é que as faixas exclusivas para ônibus do Sistema Transcol interligue os terminais de Vila Velha, do Ibes e de Jardim América, em Cariacica.

Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o trecho do Terminal de Vila Velha até a Glória, passando pelo Canal Bigossi, será executado pela Prefeitura de Vila Velha, e da Glória passando pelo Terminal do Ibes até o Terminal de Jardim América, será feito pelo Estado.

Além disso, o projeto também prevê uma reestruturação da Avenida Carlos Lindenberg, com construção de ciclovia, além de novas alças de acesso e descida na Segunda Ponte. A expectativa é que as obras sejam licitada a partir de 2025.

"Haverá uma canaleta central para a passagem dos ônibus, fora do trânsito comum. Vamos reformar as calçadas, a iluminação, e as estações de ônibus. O Governo do Estado fará a construção de quase oito quilômetros de novas vias. Teremos um aporte financeiro de R$ 260 milhões, através de um financiamento feito pelo BNDES", afirmou.

O secretário afirmou ainda que a Prefeitura de Vila Velha vai realizar um aporte financeiro de R$ 140 milhões, e que durante as obras nenhuma via será interditada.

A apresentação do projeto foi realizada durante a 119ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, evento promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em pareceria com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), que aconteceu pela primeira vez no Estado, entre quarta-feira (4) e sábado (7).

Integração com outras cidades
Fábio Damasceno apontou ainda que há um estudo sendo feito, com todas as prefeituras que utilizam o Sistema Transcol, para integrar as bicicletas elétricas, recém inauguradas em Vila Velha, ao sistema de ônibus, e unificar a tarifa paga pelos serviços.

"Buscamos integrar o sistema de mobilidade do Transcol com uma tarifa única. Você vai poder fazer um trecho da sua viagem de bicicleta, entrar no ônibus e depois no aquaviário, e tudo isso pagando uma única passagem, porque a tarifa estará integrada", disse.

Ciclovia da vida irá até Setiba e aquaviário ganhará três novos terminais
O secretário também explicou que a Ciclovia da Vida, que atualmente cruza a Terceira Ponte, será interligada até Setiba, bairro de Guarapari. A Prefeitura de Vila Velha já anunciou a construção de uma orla ligando Itaparica até a Barra do Jucu.

Além disso, o aquaviário receberá três novas estações, uma no Centro de Vitória, na Praça Pio XII, uma no antigo terminal Dom Bosco, e uma na Rodoviária de Vitória.

A equipe do Folha Vitória também indagou o secretário de mobilidade e infraestrutura se as estruturas das antigas cabines do pedágio da Terceira Ponte serão demolidas ou permanecerão no local. 

Fábio Damasceno afirmou que as estruturas não serão destruídas, porque existem para proteger o pilar da cobertura, e conduzir o trânsito.

Informações: Folha Vitória

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Prefeitura de Caucaia estar com dificuldade em manter a Tarifa Zero

Em reunião conduzida pelo Ministério Público do Estado do Ceará, a Prefeitura de Caucaia e a Empresa Vitória se comprometeram, nesta terça-feira (10/12), a manter o Programa “Bora de Graça”, que estabelece tarifa zero no transporte público do município. No encontro, realizado na sede das Promotorias de Justiça de Caucaia, o Poder Executivo da cidade garantiu que pagará a dívida de forma parcelada ao longo deste mês.  

A Prefeitura já deverá repassar R$ 4.804.394,76 à empresa nesta terça-feira. No dia 13 de dezembro, mais 1.476.633,48 deverá ser repassado. Outra parcela de R$ 1.484.901,95 deverá ser depositada pelo Poder Executivo no dia 20 de dezembro e mais uma, no valor de R$ 1.084.907,83, no dia 30 de dezembro. Ao todo, os pagamentos totalizam R$ 8.850.838,02. 

Participaram da reunião a promotora de Justiça Margarida de Carvalho Barbosa, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Caucaia; o secretário de Gestão e Governo da cidade, Guthemberg Holanda; o procurador-geral do Município, Eric Dantas; além de representantes da empresa Vitória. 

Mais sobre as politicas de Tarifa Zero

O MP do Ceará vem acompanhando o caso desde a última quarta-feira (04/12), quando instaurou procedimento para apurar denúncia encaminhada pela empresa de ônibus Vitória alegando atrasos no pagamento feito pela Prefeitura de Caucaia.  

Transição 

Nesta quarta-feira (11/12), a 2ª Promotoria de Justiça de Caucaia também se reunirá com as equipes da atual gestão municipal e do prefeito eleito para discutir possíveis irregularidades no processo de transição. 

Secretaria de Comunicação
Ministério Público do Estado do Ceará

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Pesquisa aponta que 79,1% dos passageiros aprovam serviços do sistema BRT Sorocaba

A população aprova o transporte coletivo do BRT Sorocaba pelo quarto ano consecutivo. A “Pesquisa de Satisfação: a jornada do passageiro” revelou que 79,1% dos clientes avaliam os serviços prestados como ótimo/bom. O resultado se destaca em comparação às avaliações de anos anteriores e confirma o contentamento sobre a operação.

A mostra foi encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Prompt Consultoria em parceria com o Cittamobi. O levantamento mensurou a percepção do usuário sobre questões de limpeza, conforto, segurança, rapidez das viagens, tempo de espera e visão geral da operação.

A pesquisa contou com 851 entrevistados que circulam nos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga e nos corredores Itavuvu, Ipanema, Sul, Leste e Oeste. Do total de participantes, 55,1% eram mulheres e 44,5% homens. A faixa etária dos passageiros variou de 18 a 39 anos (43%), de 40 a 59 anos (40,1%), mais de 60 anos (10,7%) e menos de 17 anos (6,2%). De acordo com as respostas, 66,8% deste público utiliza o BRT diariamente, o que confirma uma frequência significativa e uma fidelidade ao sistema.

Para 83,5% dos passageiros, a limpeza do sistema foi avaliada como ótimo/bom. Este índice confirma a qualidade do serviço de zeladoria que é realizado diariamente nos seus três terminais, nas 23 estações e nos 123 ônibus.  

Quando questionados sobre o que achavam do conforto, 80,2% consideraram como ótimo/bom. Em comparação com a pesquisa anterior, esse item teve um aumento de satisfação que antes era de 76,9%. O saldo positivo é atribuído aos benefícios gerados por uma frota de veículos novos (superarticulados e padron) com ar-condicionado, tomadas USB e internet gratuita que ajudam a facilitar a vida de quem se desloca de ônibus.

 “Saber o que pensam os nossos clientes é importante para que possamos continuar aperfeiçoando o sistema. Temos uma operação robusta com 75 mil passageiros transportados em dias úteis circulando em 24 linhas que cruzam a cidade de ponta-a-ponta. Agora, estamos entrando numa curva de maturidade da operação, o que nos desafia a identificar os pontos mais sensíveis. Esse retorno do passageiro é o nosso termômetro e já temos iniciativas em andamento para que possamos elevar ainda mais a qualidade do serviço ofertado”, explica Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.

Sobre a segurança, 79,9% qualificaram como ótimo/bom. Este indicador foi especialmente destacado pelo público feminino, demonstrando o quanto a segurança é primordial para que as mulheres utilizem o transporte coletivo com mais tranquilidade e saibam que não estão sozinhas. Quem embarca no BRT desfruta de uma viagem assistida e monitorada por quase 1.500 câmeras ligadas 24 horas. A presença de um sistema de segurança inteligente ajuda a inibir possíveis ameaças. Tudo é observado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e, em caso de necessidade, medidas são tomadas imediatamente.  

Em relação a rapidez, 79,7% classificaram como ótimo/bom. Já sobre o tempo de espera, 66,7% apontaram como ótimo/bom. Em ambos os itens, o uso do aplicativo Cittamobi auxilia o passageiro disponibilizando informações de itinerário, horários e tempo de viagem. Dessa forma, o passageiro consegue ter previsibilidade e se programar da melhor maneira, o que facilita muito a se movimentar pela cidade. 


“As informações foram coletadas em duas etapas, sendo a primeira eletrônica e a segunda com entrevistas presenciais. Convidamos o passageiro a dividir conosco suas impressões e tivemos uma adesão plena. Saber a percepção traz uma visão da realidade e contribui para a manutenção do controle de qualidade da empresa que presta o serviço”, Tiago Araújo, Diretor da Prompt Consultoria.

Do total de participantes da pesquisa, a maioria está concentrada nos três corredores mais movimentados do sistema: 37,2% utilizam o Corredor Itavuvu, 27,7% trafegam no Corredor Estrutural Oeste e 23,6% usam o Corredor Ipanema.

Informações a Imprensa

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Usuários das estações de ônibus contam com Wi-Fi da Prefeitura de Belo Horizonte

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Os passageiros das seis estações de integração do transporte coletivo de Belo Horizonte - Barreiro, Diamante, Pampulha, São Gabriel, Venda Nova e Vilarinho - contam com acesso ao “Wi-Fi BH (Gratuito)”, a internet disponibilizada de graça pela Prefeitura de Belo Horizonte. Diariamente, mais de 200 mil usuários utilizam as estações para acessar os serviços de transporte público.

Além dessas, as 37 estações de transferência do Move das avenidas Antônio Carlos (14 estações), Cristiano Machado (9 estações), Pedro I (6 estações), Vilarinho (4 estações), Santos Dumont (2 estações) e Paraná (2 Estações) possuem o sinal de internet grátis para todos que acessam o ônibus nestes locais.

O benefício do “Wi-Fi BH (Gratuito)” alcança tanto quem não tem acesso à internet, quanto aqueles que têm e, em algum momento, queiram usar o serviço disponibilizado pela PBH. O gerente de Administração e Manutenção Predial da BHTrans, Odirley Santos, ressalta as vantagens do Wi-Fi nos ambientes frequentados diariamente pelos passageiros do transporte coletivo. “Enquanto aguarda a linha de ônibus chegar, a pessoa pode escutar música, ler, estudar, assistir vídeos, realizar a recarga do Cartão BHBUS e até utilizar os aplicativos de mobilidade para saber quanto tempo falta para a linha chegar até a estação”, disse.

Para utilizar, o cidadão precisa habilitar a função do Wi-Fi no aparelho e encontrar o sinal: “Wi-Fi BH (Gratuito)”. Ele será direcionado para tela de acesso. Basta informar o CPF e nome completo, aceitar os termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a internet grátis já estará funcionando no dispositivo (celular, tablet ou computador).

O “Wi-Fi BH (Gratuito)”está disponível em 4.931 pontos em todas regiões da capital (veja no mapa), e já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas. Entre os pontos de internet grátis, que democratizam o acesso às redes e ajudam na inclusão social, estão as estações de ônibus, que recebem milhares de pessoas diariamente, 24 horas por dia. 

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Novo ônibus elétrico em Londres carrega em apenas 6 minutos

Na tentativa de modernizar o transporte público e reduzir as emissões de carbono, Londres, na Inglaterra, apresentou uma frota de 20 novos ônibus elétricos que impressionam tanto pelo design quanto pela eficiência. Capazes de recarregar cerca de 20% de suas baterias em apenas seis minutos, esses veículos marcam um avanço significativo na mobilidade urbana sustentável. As novidades já operam em uma das rotas mais longas da cidade, a linha 358, que cobre 15 milhas (aproximadamente 24 quilômetros), segundo informações da FastCompany.

De longe, os novos ônibus lembram bondes modernos, com um formato aerodinâmico e rodas parcialmente ocultas. Segundo Andy Derz, gerente de desenvolvimento de negócios da Irizar e-mobility, empresa espanhola responsável pelo design, o veículo não passa despercebido nas ruas. "Muitas pessoas na calçada olham e dizem: ‘Uau, o que é isso?’", comenta. A aparência diferenciada atrai mais passageiros, contribuindo para a popularização desse modelo de transporte.

Além da estética, os ônibus foram projetados pensando no conforto e na segurança dos passageiros. Portas deslizantes, grandes janelas que iluminam o interior e assentos mais confortáveis ajudam a criar um ambiente espaçoso e agradável. "É muito mais claro e amplo, o que dá uma sensação de espaço, algo essencial em uma cidade onde os ônibus estão sempre cheios", explica Derz. Outras características incluem um sistema de iluminação ambiente que muda conforme as estações do ano, telas que exibem as próximas paradas e portas rebaixadas para facilitar o embarque.

Carregamento rápido e eficiência operacional
O principal destaque desses ônibus elétricos é o sistema de carregamento rápido, chamado de “oportunidade de carga”. No final de cada trajeto, os motoristas posicionam o veículo sob um carregador aéreo e ativam o sistema com um simples toque de botão. Em seis minutos, os ônibus recebem energia suficiente para continuar o percurso. Embora a carga completa ocorra à noite, o carregamento parcial durante o dia elimina a necessidade de retornos frequentes às garagens, otimizando a operação e reduzindo custos.

“Essa tecnologia permite que os motoristas mantenham os veículos em operação por mais tempo, reduzindo o número de ônibus necessários na rota e liberando recursos para outros investimentos no sistema de transporte público”, explica Lorna Murphy, diretora de ônibus da Transport for London (TfL). Além disso, as baterias menores reduzem o peso dos ônibus, o que pode contribuir para diminuir os custos de produção.

Segurança e sustentabilidade no transporte urbano
A segurança também foi uma prioridade no design dos novos veículos. A frente arredondada ajuda a minimizar o impacto em pedestres e ciclistas em caso de colisões, desviando-os para as laterais em vez de aprisioná-los sob o veículo. Outras inovações incluem câmeras no lugar de espelhos retrovisores, avisos sonoros externos e limitadores automáticos de velocidade.

Londres já possui mais de 1.700 ônibus elétricos em operação como parte de seu plano de transição para uma frota completamente zero emissões até 2034. A linha 358, que conecta Crystal Palace a Orpington, é a primeira a adotar os modelos da Irizar. Essa iniciativa faz parte de um esforço maior da cidade, que inclui a criação de novas faixas exclusivas para ônibus e a implantação da Superloop, uma rede de 10 rotas expressas lançada no ano passado.

Nos Estados Unidos e em outros países, onde o transporte coletivo muitas vezes enfrenta resistência, soluções como essa podem transformar a percepção pública. Embora os ônibus ainda sejam frequentemente vistos como inferiores aos trens, o design futurista e a experiência aprimorada podem ajudar a mudar essa narrativa. “Bons exemplos como o de Londres mostram que é possível tornar o transporte público não apenas eficiente, mas também atrativo e sustentável”, conclui Murphy.

Informações: EXAME

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Com R$ 380 mi do Fundo Clima, BNDES financia aquisição de 54 ônibus elétricos em Curitiba

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 380 milhões para o Município de Curitiba (PR) adquirir 54 ônibus elétricos a bateria e implantar dois eletropostos, com os respectivos equipamentos de recarga. O investimento na eletrificação da frota de ônibus, com recursos do Fundo Clima, integra o Novo PAC, no eixo de investimentos “Cidades Sustentáveis e Resilientes - Mobilidade Urbana Sustentável”.

No final de 2023, o Novo PAC abriu seleção para estados e municípios enviarem propostas para aquisição de ônibus no âmbito do Refrota. A proposta de Curitiba, que foi selecionada pelo Governo Federal, também está inserida no Programa de Mobilidade Sustentável do PlanClima do município.

Os novos ônibus elétricos, de fabricação nacional, serão utilizados na linha Inter 2, responsável pelo deslocamento de aproximadamente 91 mil passageiros por dia, e que atravessa 28 dos 75 bairros de Curitiba onde se concentram cerca de 600 mil habitantes. A linha conecta os Eixos de BRT da cidade e o trajeto engloba 19 paradas, que ocorrem em 13 estações tubo e em seis terminais de integração. Atualmente, o sistema de transporte coletivo de Curitiba movimenta cerca de 1,36 milhão de passageiros por dia.

“A eletrificação da frota de ônibus está contemplada no âmbito do Novo PAC do governo do presidente Lula justamente porque traz benefícios significativos para a economia das cidades e para o ambiente, trazendo inclusive avanços tecnológicos para o Brasil. Além de eliminar a emissão de CO2, o ônibus elétrico tem vida útil 50% maior que um veículo a diesel, o custo da energia elétrica por quilômetro é 71% menor do que o custo do diesel por quilômetro, e o custo de manutenção com peças e acessórios, por quilômetro, chega a ser 72% menor”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela coordenação do plano de investimentos do Novo PAC, considera que a incorporação de novas tecnologias no contexto das cidades responde à necessidade de incentivar a transição energética. “Nós aceitamos e incorporamos no PAC 100% das solicitações dos prefeitos e das prefeitas e dos governadores que solicitaram apoio para o financiamento de ônibus elétricos. Significa que queremos aumentar a produção de ônibus elétricos no Brasil, para retirar os ônibus a combustão das ruas, mas também que caminhamos para promover mais saúde e mais qualidade de vida para todas as pessoas”, afirma Rui Costa.

A frota de ônibus elétricos tem crescido significativamente nos últimos anos em todo o mundo, impulsionada pelo mercado chinês, responsável por 96% da frota global, de quase 580 mil ônibus. Na América Latina, há, atualmente cerca de 5 mil ônibus elétricos a bateria em operação, com destaque para Chile (2,5 mil) e Colômbia (1,6 mil). O Brasil tem 377 ônibus elétricos, numa frota total de ônibus urbanos de cerca de 107 mil unidades.

Fundo Clima – O Fundo Clima é um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima e se constitui em um fundo de natureza contábil, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com a finalidade de garantir recursos para apoio à implantação de empreendimentos, aquisição de máquinas e equipamentos e desenvolvimento tecnológico relacionados à redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e à adaptação às mudanças climáticas e seus efeitos.

O projeto de Curitiba se enquadra na modalidade Logística de Transporte, Transporte Coletivo e Mobilidade Verdes do Fundo, que prevê investimentos na eletrificação das frotas de ônibus para transporte público, inclusive para transporte escolar.

Informações: Agência de Notícias

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Prefeitura de Montes Claros renova frota com 13 novos ônibus

A Prefeitura de Montes Claros deu um importante passo para melhorar a mobilidade urbana da cidade. Com um investimento de R$ 9,75 milhões em recursos próprios, foram adquiridos 13 novos e modernos ônibus que serão incorporados à frota do Consórcio Mocbus, responsável pelo transporte coletivo local. 

A entrega oficial dos veículos será realizada no próximo dia 12, às 11h, em frente à Prefeitura Central, na avenida Cula Mangabeira. Após a solenidade, os ônibus serão integrados ao serviço, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários. 

Cada veículo custou R$ 750 mil e foi projetado para atender as necessidades da população, sendo uma iniciativa estratégica para aprimorar o transporte coletivo e evitar reajustes tarifários. Além disso, a renovação da frota permitirá a retomada do passe-livre para estudantes que anteriormente tinham direito ao meio-passe, ampliando o acesso à educação e à mobilidade urbana. 

Com esta ação, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a qualidade de vida da população de Montes Claros, oferecendo um transporte público mais eficiente e acessível. A iniciativa é uma resposta às demandas da comunidade e reforça o papel do município como promotor de melhorias significativas para a cidade. 

Informações: Rede Gazeta

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