Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Para garantir o acesso gratuito de crianças de 2 a 7 anos incompletos ou com altura de até 1,10 m ao transporte coletivo, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) oferece o cartão Bilhetinho. Criado em 2013, já foram emitidos mais de 51 mil Bilhetinhos, sendo mais de 1.700 novas unidades só em 2024, até este mês de outubro.

O Bilhetinho proporciona mais conforto, segurança e dignidade para o público infantil, evitando que as crianças precisem pular ou passar por baixo da catraca. O cartão também conta com sistema de segurança por biometria facial, que previne o uso indevido por terceiros e outras fraudes. Assim, ao aproximar o Bilhetinho do validador, é necessário que o responsável apresente o rosto da criança ou levante a mãozinha dela para liberar a catraca.

“Antes, o operador do transporte tinha que checar o tamanho das crianças, pela fita que era colocada na catraca do transporte, ou pela idade, que era até sete anos de idade. Com o cartão, a gratuidade é assegurada sem questionamentos”, explica Ivanderly Carvalho, coordenadora de atendimento ao estudante.

Como solicitar

Para solicitar, é necessário agendar o atendimento no site da Etufor, escolhendo uma entre as sete Centrais de Atendimentos atualmente disponíveis: sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Central de Atendimento no RioMar Kennedy, Terminal Washington Soares, Central da Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza e Vapt-Vupt Antônio Bezerra, Messejana, RioMar Fortaleza.

Após agendamento, é necessário comparecer à central de atendimento selecionada com a documentação necessária (ver abaixo). A criança também deve comparecer para efetuar a biometria facial, que é a foto que será impressa no documento, e aguardar a entrega do documento na sede da Etufor.

Serviço
Cartão Bilhetinho
Agendamento no site da Etufor

Centrais de Atendimento
Funcionamento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 16h45

Documentação (original e cópia):
- RG e CPF da criança e responsável, certidão de nascimento e comprovante de endereço com CEP de Fortaleza. A criança deve comparecer para realizar o cadastro da biometria facial.

Para solicitar 2ª via, o responsável deve apresentar Boletim de Ocorrência feito na delegacia ou eletrônico impresso.

Em caso de bloqueio, se dirigir à sede da Etufor. O uso do cartão é pessoal, intransferível e não tem direito a acompanhante.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

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Em Joinville, Caio entrega dezesseis novos ônibus para a gidion

A Gidion Transporte e Turismo, que opera o transporte público em Joinville (SC), adquiriu dezesseis novos ônibus Caio para a renovação de sua frota, com carrocerias Apache Vip versão V, sobre chassis Volkswagen Euro VI, que reduzem cerca de 75% de poluentes na atmosfera.

Com as novas unidades, a Gidion mais uma vez demonstra seu objetivo de oferecer transporte público de qualidade, com o que há de mais moderno, seguro e confortável, para os moradores da Joinville.

Para o representante da Caio, Jardel Stadtlober, “a Gidion é um modelo para o transporte público de todo o Estado. Trabalha com os ônibus da Caio há muitos anos, e com mais esta aquisição demonstra o principal foco dos serviços prestados: qualidade e segurança para os passageiros”.

Sobre os ônibus

Apache Vip V chassi Volkswagen, 13,2 metros, 7 unidades

As unidades são do modelo Apache Vip Caio, da quinta geração. Sete das unidades possuem 13,2 metros de comprimento, lotação total para 85 passageiros e foram encarroçadas sobre chassis 17-230 ODS full air Volkswagen.

Cada unidade conta com três portas tipo fole do lado direito, sendo elas uma dianteira, uma central e uma traseira. É equipada com elevador semiautomático na porta central, do lado direito da carroceria; cinco assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; um assento para obesos, e uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia, com cinto de segurança de três pontos, proporcionando total acessibilidade no transporte.

Para o conforto dos passageiros, o Apache Vip Caio conta com ar-condicionado e catracas eletromecânicas e validadores, além de tomadas USB na lateral. As unidades ainda permitem a instalação de microcâmeras e sistema Wi-Fi.

Todos os ônibus possuem itinerários eletrônicos sendo um frontal, um na lateral esquerda e outro na lateral direita.

Apache Vip V chassi Volkswagen, 15 metros, 9 unidades

As unidades são do modelo Apache Vip Caio, da quinta geração. Nove das unidades possuem 15 metros de comprimento, lotação total para 109 passageiros e foram encarroçadas sobre chassis 22-260 ODS Volkswagen.

Cada unidade conta com três portas tipo fole do lado direito, sendo elas uma dianteira, uma central e uma traseira. É equipada com elevador semiautomático na porta central, do lado direito da carroceria; cinco assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; um assento para obesos, e uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia, com cinto de segurança de três pontos, proporcionando total acessibilidade no transporte.

Para o conforto dos passageiros, o Apache Vip Caio conta com ar-condicionado e catracas eletromecânicas e validadores, além de tomadas USB na lateral. As unidades permitem ainda a instalação de microcâmeras e sistema Wi-Fi.

Os ônibus possuem itinerários eletrônicos sendo um frontal, um na lateral esquerda, um na lateral direita e um traseiro fixado no vigia.

Informações: Caio

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No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro

Mais 171 linhas de ônibus do transporte público coletivo deixam de aceitar pagamento em dinheiro nesta segunda-feira (14), por determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). Desta vez, 54 linhas da Piracicabana, 30 da Pioneira, 46 da Urbi, 17 da Marechal e outras 24 da BsBus entraram no programa Dinheiro Não Vai Mais Andar de Ônibus.

Com isso, 433 linhas das 933 do sistema passam a aceitar o pagamento somente por cartões bancários (débito ou crédito) e de transporte (Mobilidade e Vale-Transporte) e por bilhete avulso (QR Code). Os cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) também continuam sendo aceitos.

“Com a adesão dessas 171 linhas ao programa, em 46% do sistema passa-se a ter acesso somente por meios eletrônicos. Atualmente, mais de 87% dos embarques já estão sendo feitos por esses meios, e a previsão é que, até o final do ano, todas as linhas sejam contempladas no programa”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

O sistema de pagamento de passagens totalmente eletrônico está sendo implantado de forma gradual desde 1º de julho, quando 52 linhas deixaram de aceitar pagamento em espécie; em 15 de agosto foram 99; e em 12 de setembro outras 111. A medida visa modernizar o sistema de transporte, além de garantir mais segurança e transparência tanto aos usuários quanto aos prestadores de serviços.

Para recarregar, bem como solicitar um cartão de bilhetagem, os usuários dispõem de mais de 140 postos de atendimento que aceitam o pagamento em dinheiro em espécie e cartões de débito. Todos os endereços podem ser vistos no site do BRB Mobilidade. Quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.

Os passageiros que não possuem cartão ou preferem pagar as passagens em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso, que é comercializado nas rodoviárias, estações do BRT, pontos de recarga do Cartão Mobilidade e em diversos pontos de parada de maior movimento.

Balanço

Atualmente, mais de 87% dos usuários do sistema de transporte público coletivo do DF utilizam meios eletrônicos para pagar suas passagens. O pagamento em espécie, que antes do início da implantação do programa correspondia a quase 30% do total, representa cerca de 11% dos acessos.

De acordo com dados do sistema de bilhetagem eletrônica, 46,6% dos acessos nos ônibus do DF são pagos com Cartão Mobilidade, 33,3% por meio de Vale-Transporte, e 8,2% com uso de cartões bancários. Além disso, o bilhete avulso corresponde a menos de 1% das passagens (QR Code). O Cartão Mobilidade, que é o meio preferido dos usuários, ultrapassou a casa de 600 mil unidades emitidas. E o bilhete avulso, lançado em 13 de agosto, conta com apenas 3.065 unidades emitidas.

Informações: Agência Brasília

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SPTrans altera pontos finais de linhas em Santo Amaro a partir de sábado, 19


A SPTrans informa que, a partir de sábado (19), quatro linhas terão seus pontos finais transferidos da Rua Amador Bueno e das praças Floriano Peixoto e Salim Farah Maluf para as ruas Amador Bueno e Cerqueira César, em Santo Amaro, na Zona Sul da cidade.

Confira a nova localização dos pontos finais:

6039/10 Valo Velho – Sto. Amaro
Ponto final:  Rua Amador Bueno, 61.

6041/10 Jd. Jangadeiro – Sto. Amaro
Ponto final: Rua Amador Bueno, 33
Ida: normal até a Rua Barão do Rio Branco, Rua Amador Bueno.
Volta: Rua Amador Bueno, Pça. Floriano Peixoto, prosseguindo normal.

6042/10 Jd. Três Estrelas – Sto. Amaro
Ponto final: Rua Cerqueira César, lado oposto ao nº 60
Ida: normal até a Pça. Salim Farah Maluf, Rua Cerqueira César.
Volta: Rua Cerqueira César, Rua Vera Cruz, Av. Mário Lopes Leão, Pça. Salim Farah Maluf, prosseguindo normal.

6045/10 Valo Velho – Sto. Amaro
Ponto final: Rua Cerqueira César, lado oposto ao nº 102
Ida: normal até a Rua Tte. Cel. Carlos Silva Araújo, Rua Cerqueira César.
Volta: Rua Cerqueira César, Rua Cel. Luiz Barroso, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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Região Metropolitana de Goiânia ganha 132 novos ônibus

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Mais 132 novos ônibus foram entregues para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia nesta segunda-feira (14/10). A apresentação dos veículos foi realizada no estacionamento do Estádio Serra Dourada, com a presença do governador Ronaldo Caiado.

A nova remessa finaliza o primeiro lote para renovação da frota de ônibus, totalizando 200 novos veículos dentro do projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). Em agosto, foram destinados outros 68 ônibus ao Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste.

“Veículos com esse padrão de qualidade e conforto voltam a dar dignidade para as pessoas que usam o transporte público. São frutos de um trabalho de longo prazo, estruturado desde o começo da gestão”, afirmou ele, lembrando que todos os veículos são equipados com ar-condicionado.

O investimento totalizou R$ 230 milhões, compartilhado entre Governo do Estado, municípios e concessionárias. Até o final de 2025, o número de novos veículos incorporados à Nova RMTC chegará a 400. Os ônibus devem atender quase 90 mil pessoas diariamente.
“É importante a nossa parceria com esses prefeitos que têm a mesma sensibilidade pelo transporte público. Do contrário, teríamos um colapso”, destacou Caiado, ao mencionar a decisão de manter o custo da passagem congelado em R$ 4,30 desde 2019.

“A frota toda tem ar-condicionado e vai trazer muito mais conforto para o cidadão. Cerca de 10% é elétrica e o restante no padrão Euro 6, com baixa emissão de carbono”, reforçou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima. “Vamos acrescentar 300 ônibus, serão 30% a mais de ônibus em circulação”, acrescentou ele, citando que a reformulação inclui linhas novas, integração entre terminais e uso de novas tecnologias na bilhetagem.


Parte do Novo Plano Operacional da RMTC, a ação é resultado de estudos de demanda, origens e destinos que viabilizaram melhorias na quantidade e tipologia da frota.

“É um projeto audacioso, que o Governo e as prefeituras da Região Metropolitana estão aplicando. Não só uma nova frota, mas novos abrigos de ônibus, novos terminais, novas estações”, destacou o presidente Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Murilo Ulhôa. A Rede abrange Goiânia e mais 18 municípios.

A nova frota foi pensada também para facilitar aos usuários a identificação das linhas. Os ônibus serão classificados por cores: verde, veículo do sistema BRT – Norte-Sul e Leste-Oeste (Eixo Anhanguera); azul, linha alimentadora (REC e RIS); e cinza, rede estrutural dos corredores (RLC e RRG). Os detalhes foram conferidos pelo governador Ronaldo Caiado, que vistoriou o interior dos veículos, ao lado do vice-governador Daniel Vilela e outras autoridades.

Informações: Governo de Goiás

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Vagões do VLT de Cuiabá começam a ser transferidos para a Bahia


Após ficarem guardados por uma década em um terreno próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começarão a ser transferidos para a Bahia a partir desta terça-feira, 15 de outubro. A transferência será realizada pelo Governo da Bahia e pelo Consórcio VLT, conforme estipulado no acordo de venda dos vagões, que foi intermediado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em julho deste ano.

Os 40 vagões foram negociados pelo valor de R$ 793,7 milhões, divididos em quatro parcelas anuais, corrigidas pela inflação. Os recursos vão ressarcir os cofres do Estado de Mato Grosso e devem ser usados para custear as obras de implantação do Sistema BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês), bem como a compra dos veículos.

Informações: Estado de Mato Grosso

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Ônibus elétrico da Ankai começa a ser testado em Recife

sábado, 12 de outubro de 2024

As mudanças climáticas têm impactos consideráveis na infraestrutura do sistema de transportes e mobilidade urbana. A queima promovida por combustíveis fósseis é responsável pela emissão de gases poluentes prejudiciais à saúde. Com objetivo de repensar o padrão de mobilidade no setor de transportes de passageiros, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, começaram a testar, em caráter experimental e temporário, um ônibus elétrico que fará itinerário Marco Zero/Praça do Derby, nos dias úteis, e no final de semana, Cais de Santa Rita a Olinda.

A iniciativa, que vai ficar em operação até o dia 03 de novembro, é uma parceria com a empresa Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte, que oferecem um serviço opcional com micro-ônibus totalmente elétrico que comporta 35 pessoas, 20 sentadas e cerca de 15 em pé. A tarifa é de R$5,15, equivalente ao serviço opcional mais barato em curso na Região Metropolitana do Recife – RMR. Estudantes e gratuidades poderão conhecer o serviço opcional pagando a tarifa cheia, porém, continuarão contando com os outros serviços disponíveis no centro do Recife.

Já o percurso Recife e Olinda, o micro-ônibus custará R$7,70 por passageiro, aceitando pagamento com Vem Comum. O teste está sendo viável pela parceria entre Grande Recife Consórcio, Ankai do Brasil e Consórcio Conorte.

A ação faz parte dos esforços do governo estadual em busca de alternativas sustentáveis aos veículos a Diesel. O CTM já testou ônibus movidos a GNV e está em fase avançada de homologação e também pretende testar outras alternativas em breve, sempre buscando o ganho ambiental de maneira sustentável.

Segundo Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, é uma fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis tradicionais, resultando em menores emissões de poluentes atmosféricos na cidade. “Nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores na mobilidade urbana da RMR, garantindo uma fonte de energia mais limpa, promovendo um ambiente urbano mais sustentável”.

O Secretário de Turismo do Governo de Pernambuco, Paulo Nery, afirmou que “a Secretaria está buscando impulsionar o turismo em todo o Estado, detectando as carências para pôr em prática uma verdadeira transformação na experiência do visitante e do cidadão pernambucano, no que se refere ao acesso a todo o nosso potencial turístico”.

ITINERÁRIO MARCO ZERO- DERBY
Dias úteis

Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador Pedro II, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campêlo, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista, Rua Don Bosco, Avenida Governador Agamenom Magalhães (Via Local), Rua Amauri de Medeiros, Rua Jener de Souza, Rua Henrique Dias, Avenida Governador Agamenon Magalhães (Via Local), Avenida Governado Carlos de Lima Cavalcanti, Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto, Avenida Martins de Barros, PE-09, Terminal Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Cais da Alfândega, Avenida Alfredo Lisboa.

ITINERÁRIO CAIS DE SANTA RITA NO BAIRRO DE SÃO JOSÉ A OLINDA
Fins de semana (sábados e domingos):

Sentido Recife- Olinda
Cais de Santa Rita, Av Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Cais do Apolo, Av Militar, Ponte do Limoeiro, Av Norte, Praça General Abreu e Lima, Av. Cruz Cabugá, Av. Olinda, Av Sigismundo Gonçalves, Praça do Carmo.

Sentido Olinda- Recife
Praça do Carmo, Av Sigismundo Gonçalves, Av Presidente Kennedy, Tv do Pisa, Av Olinda, Av Agamenon Magalhães, Av. Cruz Cabugá, Praça General Abreu e Lima, Av Norte, Ponte do Limoeiro, Av Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador, Rua Siqueira Campos, Av Dantas Barreto, Av Nossa Senhora do Carmo, Av Martins de Barros, Cais de Santa Rita.

Informações: GRCT

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Trensurb poderá ajustar novamente embarques de ônibus emergenciais na Estação Aeroporto

O primeiro dia da nova mudança do serviço emergencial da Trensurb, com desembarque na Estação Aeroporto tanto para usuários com destino ao Centro Histórico de Porto Alegre quanto às estações São Pedro e Rodoviária, causou grandes filas e confusão em relação ao local de embarque nos ônibus que prestam o serviço nesta quarta-feira. A estatal metroviária, por sua vez, afirma que já poderá proceder com ajustes pontuais, já que o terminal do Aeroporto divide espaço com ônibus do transporte coletivo da Capital, como as linhas T5 e T11 da Carris, também com filas.


Também desde a manhã desta quarta, os intervalos dos trens reduziram nos horários de pico, de 15 para 12 minutos, aliviando a superlotação visível nas composições. Em um teste, houve diminuição em cerca de dez minutos o trajeto de Novo Hamburgo a Porto Alegre no horário de maior fluxo. “Estamos oferecendo mais espaço e conforto para os usuários”, afirmou o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia. Ele admitiu que a Estação Farrapos, até então utilizada para o transbordo na ida e na volta, tinha problemas de fluxo de passageiros. “Ela não foi pensada para ser uma estação terminal”, salientou.
Havia, na Farrapos, pouco controle das filas propostas, conforme relatado pelos usuários. Na Aeroporto, os relatos são parecidos, embora elas finalizem de maneira relativamente rápida, já que há funcionários da Trensurb auxiliando nos embarques. Porém, o que sobra de espaço na Aeroporto falta de acessibilidade: ao descer na Aeroporto, o trajeto a pé do trem até o ônibus é maior, e pode requerer uma subida de escada, o que não há na Farrapos. Há também pouca demarcação de qual fila vai a qual destino.

“Isso aqui virou uma bagunça. Moro em São Leopoldo e venho a Porto Alegre trabalhar todos os dias. Os intervalos do trem em si estão bons, mas o problema é a demora. Estou saindo de casa umas 7h30min para chegar 9h30min no meu trabalho”, contou a diarista Daniela Barcelos. Também segundo o diretor-presidente, as alterações foram possíveis porque houve um acréscimo de cerca de 50 mil passageiros por dia, a partir da volta do serviço depois das enchentes, quando o trem ia de Novo Hamburgo à Estação Mathias Velho, em Canoas, para 71 mil a 72 mil agora, somado aos avanços técnicos na limpeza de equipamentos e componentes.

Outra mudança também entrou em vigor na quarta: agora, há duas linhas da Operação Trilhos Humanitários que saem da Estação Aeroporto, ambas operadas pela Transcal. Uma delas vai diretamente ao terminal da avenida Júlio de Castilhos, sem paradas, e outra circular com desembarques nas estações São Pedro e Rodoviária. Nos dois casos, as viagens são das 5h20min às 0h10min. Já no sentido contrário, os ônibus da Júlio de Castilhos à Estação Farrapos, ponto de partida até Novo Hamburgo, são das 5h10min às 22h20min, também sem paradas. Quem embarca na São Pedro ou Rodoviária com destino à Farrapos pode fazê-lo das 5h30min às 22h10min.  

Informações: Correio do Povo

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