Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Linhas serão desviadas temporariamente na região do Tremembé a partir de segunda-feira

quarta-feira, 12 de julho de 2023

A SPTrans informa que 19 linhas de ônibus terão seus itinerários desviados temporariamente a partir de segunda-feira, 17 de julho, em razão de interferência viária no cruzamento entre as ruas Ushikichi Kamiya e Alameda das Roseiras, na região do Tremembé, Zona Norte da cidade. As alterações prosseguem até o término dos trabalhos. 

Acompanhe os desvios: 

1703/10 Jardim Fontalis – Shop. Center Norte

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1726/10 Cemitério Parque dos Pinheiros – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1764/10 Jd. Corisco – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Tamon, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Rua Tamon, prosseguindo normal.
1771/10 Jd. Fontalis – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya,  Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becke, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, prosseguindo normal.
 
2029/10 Jd. Fontalis – Metrô Tucuruvi

Ida: normal até a Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya,  Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becke, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, prosseguindo normal.

1773/10 Cemitério Parque dos Pinheiros – Mandaqui

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1788/10 Jardim Fontalis – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1788/51 Jardim Campo Limpo – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

2028/10 Vila Ayrosa – Metrô Tucuruvi

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Estrada de Furnas, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Estrada dos Furnas, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

N238/11 Metrô Santana - Cemitério Parque dos Pinheiros

Sentido Único: Normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

N242/11 Metrô Santana - Jardim Campo Limpo

Sentido Único: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, prosseguindo normal até a Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1772/10 Jardim Filhos da Terra – Metrô Tucuruvi
2105/10 Jardim Filhos da Terra – Lgo. da Concórdia

Ida: normal até a Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

1709/10 Jardim Joana D’Arc. – Metrô Tucuruvi

Ponto inicial: Alameda das Roseiras, oposto ao nº 50

Ida: Alameda das Roseiras, oposto ao nº 50, Alameda das Cerejeiras, Rua Francesco Manfredini, prosseguindo normal até a Avenida Dr. António Maria de Laet.

Volta: Avenida Dr. António Maria de Laet, prosseguindo normal até a Rua Blas do Prado, Rua Ushikichi Kamia, Alameda das Roseiras, Alameda das Cerejeiras e Alameda das Roseiras, oposto ao nº 50.

179X/10 Jardim Fontalis – Metrô Barra Funda

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: prosseguindo normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal

172P/10 Vila Zilda – Metrô Belém

Ida: normal até Rua Ushikichi Kamiya, Rua Pres. Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Br. Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Av. Cel. Sezefredo Fagundes.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Av. Cel. Sezefredo Fagundes,  Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

172U/10 Cemitério Parque dos Pinheiros – Mooca

Ida: normal até Rua Ushikichi Kamiya, Rua Pres. Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Backer, Rua Br. Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Av. Cel. Sezefredo Fagundes.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Av. Cel. Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1705/10 Jardim São João – Metrô Tucuruvi

Ida: normal até Rua Ushikichi Kamiya, Rua Simão de Abreu, Rua Domenico Ferrabosco, Rua Francesco Manfredini, Alameda das Roseiras, Rua Ushikichi Kamia, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Rua Ushikichi Kamia, Alameda das Roseiras, Rua Francesco Manfredini, Rua Domenico Ferrabosco, Rua Torelo Bacci, Rua Ushikichi Kamia, prosseguindo normal.

1705/51 Cem. Pq. da Cantareira – Metrô Tucuruvi

Ida: normal até Rua Ushikichi Kamiya, Rua Simão de Abreu, Rua Domenico Ferrabosco, Rua Francesco Manfredini, Alameda das Roseiras, Rua Ushikichi Kamia, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Rua Ushikichi Kamia, Alameda das Roseiras, Rua Francesco Manfredini, Rua Domenico Ferrabosco, Rua Torelo Bacci, Rua Ushikichi Kamia, prosseguindo normal.

Atenção

Os usuários do trecho desatendido da R. Ushikichi Kamiya, nos pontos de nºs  1.074, 709, 317, 196 e 40, serão atendidos pelas linhas 1705/10 Jd. São João – Metrô Tucuruvi e 1709/10 Jd. Joana D’Arc – Metrô Tucuruvi devendo realizar a transferência na Avenida Cel. Sezefredo Fagundes, nos pontos de passagens de n°s 4775 ou 4199 no sentido Centro e 4198 e 4780 no sentido bairro.

Informações: SPTrans
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Metrô do Recife entra em greve a partir desta quinta-feira

Os metroviários decretaram, ontem à noite, a greve da categoria. Com isso, não haverá metrô no Recife nesta quinta-feira, 13 de julho, em uma paralisação de 24 horas. Os sindicalistas reclamam que os profissionais do sistema não foram ouvidos pelo governo federal. A queixa ao presidente é grande, tanto que se discutiu na assembleia que decidiu a paralisação o fato de esta ser a primeira greve federal do Governo Lula, que teve o apoio do Sindicato dos Metroviários em Pernambuco (Sindmetro-PE).

“Infelizmente, assim como no governo anterior (de Jair Bolsonaro), este novo governo continua com o desejo de privatizar o sistema. Não à privatização e sim a um metrô federal estatal e de qualidade”, disse.

O vice-presidente do Sindmetro-PE, Assis Filho, destacou a necessidade de união neste momento. “O Acordo é coletivo e não podemos tomar decisões individuais. É o momento de nos unirmos, de parar o sistema e juntos fecharmos as estações”, argumentou, durante a assembleia.
A categoria queria a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), controladora do modal, do Programa Nacional de Desestatização (PND), o que não ocorreu (enquanto vários outros setores foram atendidos). Os sindicalistas temem, sobretudo, que o sistema do recife seja privatizado, nos moldes do modelo adotado no início deste ano em Belo Horizonte, após meses de greve. 

Também exigem um Plano de Restruturação do Metrô do Recife e outras pautas trabalhistas. Grupos estarão em todas as estações do Metrorec a parir de hoje, para tentar garantir adesão ao movimento. Não houve ainda resposta da CBTU.

Informações: Diário de Pernambuco
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Prefeitura entrega a 120ª estação reformada: Pontões/Barra Sul no corredor Transoeste

terça-feira, 11 de julho de 2023


A Prefeitura do Rio, por meio da Mobi-Rio, entregou a 120ª estação reformada desde que assumiu a gestão do sistema BRT, em março de 2021. A estação Pontões/Barra Sul, na Barra da Tijuca, foi reaberta na noite desta segunda-feira (10/7) e está operando, temporariamente, apenas no sentido Santa Cruz, devido às obras de substituição do pavimento da pista exclusiva do corredor Transoeste.

Como as demais estações que passaram por obras, a Pontões/Barra Sul teve os painéis e portas de vidro substituídos por chapas de aço vazadas, fiação embutida e mecanismos das portas blindados. O novo modelo adotado no programa de reformas, aliado ao monitoramento e às ações do programa BRT Seguro, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, levou à redução de 90% do vandalismo nas estações, desde 2022.

Informações: Prefeitura do Rio
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Teresópolis recebe novos ônibus para reforçar a frota de transporte público e linha executiva Albuquerque-Soberbo

O Prefeito Vinicius Claussen e o diretor geral da Viação Dedo de Deus Marcelo Oliveira entregaram na última quinta-feira, 6, aniversário de 132 anos de Teresópolis, na Praça dos Expedicionários, em São Pedro, cinco novos ônibus que vão ampliar as linhas regulares urbanas, reforçando a frota de transporte coletivo público para atender à população. Além disso, foi lançada, no Soberbo, a linha executiva Albuquerque-Soberbo, que tem o objetivo de incentivar o uso do transporte público pelos moradores que habitualmente usam veículos particulares para fazer este percurso.

“Mais uma grande entrega para a nossa população neste aniversário de Teresópolis. Um compromisso do nosso governo que tem o objetivo de trazer melhorias para o transporte público do município. Agradeço e parabenizo a Viação Dedo de Deus pelo investimento em nossa cidade. Até o final do ano chegarão mais cinco ônibus, o que vai significar aumento de 20% nos horários de ônibus”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, que estava acompanhado de secretários e subsecretários. O vereador Paulinho Nogueira também participou da entrega dos coletivos.

Também na quinta-feira, 6, foram entregues dois novos micro-ônibus que farão a linha executiva Albuquerque-Soberbo. “Os novos micro-ônibus são equipados com Wi-Fi, poltronas reclináveis, um serviço executivo para melhorar ainda mais o transporte público coletivo em Teresópolis. A linha executiva começa a percorrer o trajeto Albuquerque-Soberbo nos próximos dias”, ressaltou o Prefeito.
O diretor geral da Viação Dedo de Deus também frisou o reforço no transporte. “Hoje é um dia especial, aniversário da nossa cidade, e a gente já vinha trabalhando um novo conceito de gestão e, para simbolizar essa nova fase, mudamos o layout dos ônibus da empresa. Estamos lançando uma pintura nova, com nova identidade visual, que será aplicada em toda a frota. Nosso principal objetivo é atender cada vez melhor a população”, enfatizou Marcelo Oliveira.

De acordo com a empresa, com os novos carros, vai ser possível aumentar o quadro de horários em algumas linhas, conforme a demanda dos bairros. “Em breve, será divulgado em quais linhas esses cinco primeiros carros começam a circular e, no segundo semestre, está prevista a chegada de mais cinco carros para reforçar outras linhas. Aproveito para parabenizar a cidade pelo aniversário de 132 anos. A empresa está há 63 anos prestando o serviço de transporte público no município e que, nos próximos anos, as perspectivas sejam ainda melhores”, concluiu Marcelo Oliveira.

Informações: Prefeitura de Teresópolis
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Grande Recife: TI Xambá ficou sem ônibus após motorista levar pedrada na boca

O Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, começou a terça-feira (11) sem ônibus após a garagem da empresa Caxangá ser fechada em protesto organizado pelo Sindicato dos Rodoviários.

O ato, que durou cerca de quatro horas, ocorreu após uma motorista da linha TI Xambá/Rio Doce ser agredida com uma pedrada no rosto por pessoas que subiram no ônibus, na segunda-feira (10). Os ônibus começaram a ser liberados por volta das 7h.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, a profissional trabalhava quando foi agredida com uma pedrada na boca. Ela foi ao Instituto Médico Legal (IML) do Recife para realizar exame de corpo de delito e registrou Boletim de Ocorrência, além de ter sido atendida por médico. A motorista teve sangramento no rosto, já que a pedra provocou um corte debaixo da gengiva. 
"Deixo meu pedido clamando as autoridades. Os trabalhadores do sistema rodoviário estão endo agredidos todos os dias. Temos informado à Justiça as agressões dos trabalhradores", afirmou a diretora do Sindicato dos Rodoviários Clarice Barbosa

Os rodoviários também reclamam de desconto feito pela Caxangá, que, segundo a categoria foi feito de forma indevida. 

Informações: Folha PE
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Governo do Rio vai abrir chamamento público para Linha 3 do Metrô

A longamente comentada Linha 3 do Metrô do Rio voltou ao escopo do governo estadual. Segundo declarações do secretário de transportes, Washington Reis, a administração pública lançará na semana que vem um chamamento público para estudos do projeto, que promete ligar São Gonçalo e Niterói ao centro da capital fluminense.

O chamamento deve ajudar o governo a fazer a modelagem do projeto, que deverá partir da Praça XV, no centro do Rio, atravessar a Baía de Guanabara, cruzar Niterói e São Gonçalo e terminar no município de Itaboraí.

A Linha 3 já é discutida há décadas, mas ganhou força nos anos 2000, quando alguns estudos e anúncios pretendiam tirá-la do papel, com a ajuda do governo federal.
Estudo da Linha 3 dos anos 2000 (GF)

Em 2008, por exemplo, esperava-se que ela tivesse 28,5 km de extensão, sendo 19 km em via elevada, 4 km em superfície e 5,5 km em subterrâneo, no trecho que atravessaria a Baía de Guanabara.

Na época, estimava-se que ela poderia transportar 470 mil passageiros por dia e beneficiaria os trabalhadores do Comperj, um enorme complexo petroquímico que havia começado a ser construído ao norte de Itaboraí.

A última expansão do sistema metroviário do Rio ocorreu em 2016, com a inauguração da Linha 4, parte das obras que envolveram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Informações: Metro CPTM

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Tarifa Zero em Curitiba? é possível

A proposta considera o transporte um direito social, buscando garantir a existência de um sistema de transporte público universal e sem cobrança ao usuário, assim como ocorre com outros direitos sociais, a exemplo de saúde e educação. A proposta entende o “direito social ao transporte” uma obrigação do Estado sem a cobrança de tarifa do usuário, propondo algumas formas de financiamento, entre elas a contribuição por uso do sistema viário, a ser paga por empregadores e por proprietários de veículos automotores, além de não desconsiderar a responsabilidade do Estado no financiamento do sistema de mobilidade, estabelecendo financiamento do sistema por parte da União Estados, Distrito Federal e Municípios, com recursos de seus orçamentos próprios.

No caso de Curitiba, a Rede Integrada de Transporte vem apresentando redução do número de passageiros pagantes desde os anos 90. Apenas em relação a dez/2015, constatou-se redução de praticamente 45% no número médio mensal de passageiros pagantes equivalentes, que caiu de 18,8 para 10,4 milhões. Um dos fatores que ocasionou esta queda foi o aumento expressivo da tarifa paga pelos usuários, que desde nov/2014 aumentou 110,53%, percentual 27,72% superior a inflação acumulada no período de nov/2014 a fev/2023 (INPC 64,84%).
Com base nos dados da URBS de janeiro de 2023, verificou-se que o custo por quilometro era de R$ 12,0835 e que a Quilometragem média mensal rodada no sistema era de 6.264.735,32, que caiu 27% desde dez/2015. Portanto, o custo médio mensal da Rede Integrada de Transporte de Curitiba era de R$ 75,7 milhões e o anual de R$ 908,4 milhões, o que equivale a 8,61% das Receitas Correntes do Município de Curitiba em 2022 (R$ 10,547 bilhões).

Atualmente, o pagamento às empresas é realizado por passageiros pagantes equivalentes, tendo como referência a Tarifa Técnica, calculada a partir da divisão do Custo por Km (R$ 12,0835) pelo IPK – Índice de Passageiro por Km (1,6565), resultante da divisão dos Passageiros Pagantes Equivalente (média mensal 10.377.446) pela Quilometragem rodada no sistema (média mensal 6.264.735,32), atualmente em R$ 7,2947. Como a Tarifa Social que é paga pelos usuários está em R$ 6,00, então 82,25% do financiamento do sistema é feito pelos usuários e 17,75% pela Prefeitura, através de subsídio, que atualmente é de R$ 1,2947 por passageiro pagante, e vem aumentando muito nos últimos anos.

Dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) apontam que, em Curitiba, existiam 905.840 trabalhadores formais, com remuneração média, em dezembro de 2021, de R$ 4.220,87. Isso quer dizer que o custo mensal da Rede Integrada de Transporte Curitiba equivale a apenas 1,98% da massa salarial dos trabalhadores curitibanos.

Atualmente os trabalhadores celetistas têm direito ao vale transporte, com desconto de até 6% do seu salário, que pode se tornar uma receita do município parafinanciar o transporte coletiva. Atualmente, um trabalhador que ganha 2 saláriosmínimos (R$ 2.640,00) e que utilize 2 vales transportes por dia, em 22 dias úteis, teria o custo total mensal de R$ 264,00. O trabalhador paga 60% deste valor (R$ 158,40) e a empresa 40% (R$ 105,60).

Outra informação importante para a discussão da implantação da Tarifa Zero em Curitiba é a frota de veículos, tendo em vista a possibilidade de criação de uma contribuição por uso do sistema viário, a ser paga pelos proprietários de veículos automotores, conforme proposta que consta na PEC 25/2023. Em maio de 2023 era de mais 1,5 milhão de veículos. Deste total, 65,8% são Automóveis, 9,5% Motocicletas, 7,4% caminhonetes e 6,1% Camioneta, concentrando 88,8% dos veículos do município. A frota de ônibus representava apenas 0,4% do total (6.618 unidades).

Em outras palavras, e considerando os dados mais recentes do Censo 2022, em Curitiba2 existe uma relação 1,7 automóvel por habitante, uma das maiores do país. Num momento em que é discutida transição energética e descarbonização, redução das emissões de CO2, sobretudo nos meios de transporte, seria importante encontrar maneiras de ampliar e incentivar o uso de transporte com caráter coletivo.
Assim, diante das informações apresentadas neste artigo, fica claro que existe a possibilidade de implementação da Tarifa Zero em Curitiba, podendo seu financiamento ser realizado de forma tripartite: governos (federal, estadual e municipal), empresários e proprietários de veículos, ocasionando aumento da renda disponível de parte da população, principalmente a mais pobre, impactado positivamente na economia, inclusive aumentando a arrecadação de impostos.

Lembrando, que os contratos de concessão para prestação e exploração dos serviços de transporte coletivo público urbano de passageiros, com ônibus, no Município de Curitiba vencem em setembro de 2025, havendo necessidade de mudar a forma de pagamento das empresas de tarifa técnica pôr quilometro, revisar a metodologia de cálculo e atualizar os coeficientes técnicos de consumos,
possivelmente reduzindo seu custo atual, sendo essencial o aumento da transparência e criação de um controle social efetivo.

*Sandro Silva é Economista e supervisor técnico do DIEESE-PR, participou da Comissão de Análise da Tarifa do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros do Município de Curitiba em 2013.

Informações: Bem Paraná
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São Paulo recebe cinco novas faixas exclusivas para ônibus


A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entregou neste sábado (8) cinco novas faixas exclusivas para ônibus em diferentes regiões da cidade.

Foram entregues faixas para ônibus nos seguintes eixos:

– Penha: Rua Henrique de Souza Queirós, entre as ruas Rodovalho Júnior e Capitão Avelino, com 200 metros de extensão e 29 linhas atendidas, beneficiando 28 mil passageiros;

– Penha: Rua Mário de Castro, entre a Av. Gabriela Mistral e a R. Carlos Meira, com 120 metros de extensão e as mesmas 29 linhas anteriores;

– Sapopemba: Rua Francisco Manuel Beranger, entre a R. Hamilton Prado e a Av. Sapopemba, com 280 metros de extensão e oito linhas atendidas, beneficiando 10 mil passageiros;

– Lapa: Rua Quirino dos Santos, entre a Av. Thomas Edison e a R. do Bosque, com 370 metros de extensão e 10 linhas atendidas beneficiando 24 mil passageiros; e

– Ipiranga: Av. Pe. Arlindo Vieira, sentido centro, no trecho entre as ruas Guaiana e Simão Lopes, com 1,04 km de extensão e 10 linhas atendidas, beneficiando 15 mil passageiros;

No sentido bairro, Av. Pe. Arlindo Vieira, no trecho entre as ruas Cristóforo Mantegazza e José Pereira Barreto, com 990 metros de extensão e as mesmas 10 linhas do sentido centro.
As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que cerca de 77 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem. Com um total de três quilômetros de extensão, as faixas serão utilizadas por 57 linhas de ônibus diferentes.

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 39 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 78% do total previsto.

Informações: Jornal SP Norte

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Em Goiânia, Cadastro do Passe Livre Estudantil começa nesta segunda

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) inicia nesta segunda-feira (10/07) o prazo para cadastro e recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE) da Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. Os interessados têm até o dia 30 de setembro para realizar o procedimento.

Caso a solicitação seja reprovada, decorrente de erros na documentação, o estudante poderá corrigir e reenviar os documentos até o dia 31 de outubro. O benefício dá direito a 48 passagens por mês no transporte coletivo urbano.

Os estudantes que se recadastraram neste ano não precisam fazer o procedimento novamente. Somente os que não fizeram em 2023 precisam realizar o recadastramento para, posteriormente, retirar os cartões.

Como fazer

Para alunos de Goiânia e região Metropolitana, o cadastro e o recadastramento são realizados pelo endereço eletrônico. O estudante pode acompanhar a sua solicitação no site.

Caso aprovado, o usuário também será informado por e-mail e o cartão estará à sua disposição em até 15 dias, contados a partir da data em que fez a adesão, na unidade do Vapt Vupt escolhida no ato da inscrição.

Em Anápolis, os recadastramentos serão efetivados de maneira automática, por meio de declarações enviadas pelas instituições de ensino cadastradas no PLE, conforme a demanda do estudante.
Os que ainda não têm o benefício deverão realizar o cadastro, presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Emprego e Renda, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Setor Central, em Anápolis (sala da Urban).

Passe Livre Estudantil

Sendo aprovado, o cartão deverá ser retirado na unidade de referência do terminal Urbano de Anápolis, situada na Rua Tonico de Pina, no centro da cidade.

Todos os contemplados com o PLE no município devem fazer a ativação do benefício junto ao Governo de Goiás na unidade de referência do Vapt Vupt.

Prazos

10/07: Início do período de cadastramento e recadastramento
30/09: Último dia para cadastramento e recadastramento
31/10: Último dia para sanar pendências de documentação

Mais informações: (62) 3201-9788 (Fixo) (62) 3201-9748 (Ligação, WhatsApp), (62) 98306-0294 (WhatsApp) e 0800.648.2222 (Redmob).

Informações: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds)- Governo de Goiás
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Capital Paulista ganha apenas um ônibus elétrico oito meses após proibir novos coletivos a diesel

A cidade de São Paulo ganhou apenas um ônibus elétrico desde outubro de 2022, quando foi proibida a inclusão de novos veículos a diesel na frota de coletivos da cidade.

Segundo dados da SPTrans, empresa da prefeitura que administra o transporte público da cidade, São Paulo tinha em outubro 219 veículos elétricos: 201 trólebus e 18 ônibus movidos a bateria. O cenário é quase o mesmo em junho deste ano, quando operavam na capital 220 desses circulares — apenas um ônibus movido à bateria foi incluído.

A proibição da compra e inclusão de novos veículos a diesel foi determinada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) na tentativa de fazer o município se adequar à Lei de Mudanças Climáticas e ao Programa de Metas da Prefeitura.

Ônibus mais velhos

O contrato de concessão com a Prefeitura de São Paulo determina que os ônibus devem ser trocados ao completarem dez anos da sua fabricação. No entanto, isso não está acontecendo, o que pode estar relacionado ao veto a novos ônibus a diesel. De acordo com a SPTrans, 396 ônibus acima da idade-limite estão sendo usados atualmente.
A empresa afirmou que "estes coletivos são aceitos no sistema, desde que sejam apresentados para inspeção, sejam aprovados e com indicação de que sejam utilizados, preferencialmente, como reserva técnica". Ainda segundo a SPTrans, toda a frota passa por uma vistoria periódica, sendo que aqueles com mais de dez anos são checados com uma frequência maior.

Financiamento para compra de ônibus

A SPTrans não detalhou os motivos da demora em incluir novos ônibus na frota. A Prefeitura de São Paulo negociou um empréstimo de R$ 2,5 bilhões com dois bancos internacionais para financiar a troca da frota, e a expectativa é de poder usar esse dinheiro em breve.

Em nota, a SPTrans informou que as empresas concessionárias já apresentaram, até o momento, pedidos para aquisição de 2.292 ônibus elétricos. Eles deverão ser entregues entre 2023 e 2024: 1.624 unidades com previsão para este ano e 668 para o próximo.

Concessionárias

A medida que obriga a troca de ônibus velhos por elétricos não agradou às concessionárias, que disseram que foram pegas de surpresa e que a nova exigência aumentará os custos do serviço, o que deverá refletir na tarifa e nos subsídios repassados pela administração municipal.

Por ora, a gestão Ricardo Nunes manteve a tarifa em R$ 4,40 para o ano de 2023 e espera que a troca por veículos elétricos possa ser impulsionada por meio do financiamento.

Inquérito do MP
Menos de um mês da divulgação da medida, o Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito para investigar Ricardo Nunes e o diretor-presidente da SPTrans, Levi dos Santos Oliveira. A ação visa apurar uma eventual lesão ao erário na decisão de proibir a inclusão e compra de veículos movidos a óleo diesel no sistema de ônibus da cidade.

O promotor responsável pelo caso, Paulo Destro, levou em consideração nove itens, entre eles os expressivos custos para o atendimento da regra e a falta de transparência, critério ou informações do modelo de financiamento desse alto custo de investimento.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou, na época, que "a substituição de ônibus a diesel por veículos com motores não poluentes segue a lei municipal nº 16.802/2018".

Segundo a administração municipal, trata-se de uma "medida importante para diminuir os níveis de poluição na cidade de São Paulo, reduzir mortes por doenças respiratórias e melhorar a qualidade de vida da população".

Informações: R7
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Licitação do transporte de Campinas atrasa e valor será alterado

A entrega do edital corrigido para a nova licitação do transporte público de Campinas atrasou e o valor previsto inicialmente em R$ 7,6 bilhões para o período de 15 anos será alterado. O prazo era 18 de junho, pois em 10 de maio, o Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) determinou correções de itens para retomada dos trabalhos, com prazo de um mês e uma semana para adequações.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração, o valor total da licitação será alterado em função de modificações de custo e elaboração de novas planilhas, mas ainda não existe estimativa sobre o novo preço.

Os estudos são realizados pela Emdec e secretarias de Transporte, Administração e Justiça, com apoio da Fipe.
Após ser publicado, o documento deve ficar disponível para consulta das empresas por 45 dias úteis. Caso não haja novos adiamentos, o edital deve ser concluído em meados de setembro.

Se alguma empresa ou interessado continuar a discordar de conteúdos do documento sobre a proposta para os serviços de transporte, é possível que haja nova representação junto ao TCE-SP para análise e o prazo seja estendido mais uma vez.

A mudança do valor da licitação vai acontecer porque, entre os 14 apontamentos do TCE-SP, estão a necessidade do edital usar bases salariais recentes, detalhar e expor com maior transparência a memória de cálculo da projeção de demanda, além de excluir os serviços de transporte seletivo, que segundo a Emdec, trata-se de um serviço que possui “tarifa e conforto diferenciados, de acordo com regulamentação específica a ser estabelecida em decreto”.

As ofertas para a prestação do serviço precisam prever a adoção de frota do sistema BRT, além de veículos modernos e confortáveis.

O contrato da licitação é válido por 15 anos, prorrogáveis por mais 5, com ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes, um serviço com menos tempo de espera nos pontos, todos os veículos com ar-condicionado, Wi-fi, tomadas com conexão USB, câmeras, GPS e computador de bordo.

Informações: CBN
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BRT Rio entra na campanha de conscientização sobre a vacinação infantil

“Criança vacinada, criança protegida! Leve seu filho ao posto”. Com essa mensagem nos ônibus do sistema BRT, a Prefeitura do Rio, por meio da Mobi-Rio e da Secretaria Municipal de Saúde, começa nesta segunda-feira (10/7) uma campanha de conscientização sobre a vacinação infantil. O objetivo é sensibilizar as famílias da importância de levar as crianças aos postos de saúde para tomar as vacinas obrigatórias e manter a caderneta de vacinação em dia.

A frota dos três corredores (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica) vai rodar com a mensagem por bairros das zonas Norte e Oeste. Pelo sistema, em dia útil, circulam 328 mil passageiros.

– Vamos aproveitar essa oportunidade de poder informar milhares de pessoas diariamente para conscientizar a população sobre esse tema tão importante que é a vacinação – afirma a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.
Dados do Observatório Epidemiológico da Cidade do Rio de Janeiro (EpiRio) apontam que a baixa adesão à vacinação tem se repetido em crianças e adolescentes cariocas ao longo dos últimos anos, o que pode provocar a volta de doenças prevenidas por vacinas, algumas até já consideradas erradicadas anteriormente.

– Vacinação é um tema multissetorial. É muito importante o envolvimento de toda a sociedade para o resgate das coberturas vacinais, principalmente as infantis. A cidade do Rio conta com 240 pontos de vacinação para atender os cariocas. Vacinas salvam vidas – esclarece o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Informações: Prefeitura do Rio
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Tarifa de ônibus volta a R$ 4,50 em BH a partir deste sábado

segunda-feira, 10 de julho de 2023

A tarifa de ônibus volta a custar R$ 4,50 em Belo Horizonte a partir deste sábado (8), após mais de dois meses a R$ 6.

A redução da passagem foi acordada entre a prefeitura e a Câmara Municipal, que, juntas, vão repassar R$ 512,7 milhões às empresas do transporte coletivo.

A remuneração complementar será calculada com base na produção quilométrica – quanto mais viagens a concessionária realizar dentro do horário e do itinerário previstos, mais dinheiro ela deve receber.

Apesar da queda na tarifa de referência, a das linhas circulares e alimentadoras não vai ficar mais barata. O valor tinha subido de R$ 3,15 para R$ 4,20 em abril e, mesmo com o pagamento do subsídio, continuará em R$ 4,20. Já os ônibus de vilas e favelas vão continuar gratuitos.

Novas tarifas de ônibus em BH


A tarifa de algumas linhas suplementares também muda a partir deste sábado. As que custavam R$ 4,80 passam para R$ 4,20; as de R$ 6 vão para R$ 4,50, e as de R$ 2,20 passam a custar R$ 2.

A lei que prevê o subsídio para as empresas de ônibus também estabelece gratuidades para públicos específicos (veja abaixo). No entanto, esses benefícios não começam a valer desde já. A prefeitura ainda vai publicar portarias com as regras para a aplicação da tarifa zero.
  • passe livre estudantil integral para os beneficiários;
  • gratuidade para pessoas em deslocamento para consultas e procedimentos médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prioritariamente pacientes oncológicos;
  • auxílio de transporte para famílias em situação de extrema pobreza;
  • auxílio de transporte para o deslocamento de mulheres em situação de violência até a rede de serviços de atendimento às vítimas.

A legislação ainda determina aumento de 10% nas viagens realizadas pelas concessionárias até o fim deste ano, de 21.700 para 23.870 por dia.

Segundo a prefeitura, já neste sábado, serão 155 novas viagens em 104 linhas. O novo quadro de horários pode ser acessado aqui.

Informações: G1 MG
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Porto Alegre terá 86 viagens a mais no transporte coletivo a partir desta segunda-feira

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa ampliação de 86 viagens nos consórcios Mais e Viva Sul para início da operação nesta segunda-feira, 10. A ação faz parte do pacote que o secretário municipal da Mobilidade Urbana, Adão Castro Júnior, divulgou no dia 29 de junho durante evento na Capital. Das 300 viagens anunciadas, 145 já foram disponibilizadas à população. 

Serão acrescidas 13 viagens nas linhas do Consórcio Mais e 73 nas do consórcio Viva Sul. “Essa é mais uma fase importante do Mais Transporte e o maior aumento é para as linhas da Restinga, pois houve um incremento de demanda e, após análise e conversas com a comunidade, nossas equipes prepararam um pacote para qualificar o atendimento dos passageiros que utilizam o transporte na região”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

No Consórcio Viva Sul, haverá ampliação em sete linhas: a linha 209 - Restinga terá incremento de 18 viagens, nove por sentido. A linha 210 - Restinga Nova terá aumento de 11 viagens por sentido, com ampliação total de 22 horários. A linha 211 - Restinga Velha passará a assumir as viagens da linha M10 - Restinga Nova Via Velha, com operação até a meia-noite, no sentido Centro/bairro.

A melhoria vai proporcionar que as três linhas em questão circulem até mais tarde no sentido Centro/bairro. A linha 209 circula até as 19h50 e passará a ir até as 22h05. A última viagem da 210 é às 19h e vai até as 23h35, e a linha 211 atende até as 22h05 e vai ampliar até a meia-noite. Devido à alteração, a M10 passa a atender a partir das 23h10 até as 3h59 no sentido Centro/bairro, com cinco viagens por sentido.
A linha 165 - Cohab aumentará seis viagens por sentido, contabilizando 12 a mais; a linha 216 - Restinga Glória vai dispor de mais cinco viagens por sentido. A linha 110 - Restinga Nova / Tristeza terá aumento de quatro no sentido Centro/bairro e cinco no sentido bairro/Centro. A linha 1102 - Restinga/Barra terá incremento de duas viagens em horário de pico no turno da tarde, no sentido Centro/bairro. Além da ampliação, a linha terá outra alteração. Atualmente, sai do sentido bairro/Centro, no horário das 7h08, mas deixará de fazer este horário e será substituída pela linha 110, que sairá no horário das 7h06 e seguirá até o Centro Histórico.

Serão incrementadas viagens em três linhas do Consórcio Mais: a linha 344 - Santa Maria vai ter acréscimo de quatro por sentido, passando a ter oito viagens a mais; a linha 3441- Santa Maria/Clemente Pereira terá aumento de duas por sentido, contabilizando quatro ao todo; a linha 3442 - Santa Maria/3ª Perimetral é uma linha circular e contará com ampliação de uma viagem.

Decreto Mais Transporte - Na quinta-feira, 6, foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) decreto que institui o Programa Municipal de Reestruturação e Qualificação do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) – Mais Transporte. 

O programa, lançado em abril de 2022, tem como objetivo qualificar o sistema de transporte, melhorando a acessibilidade, segurança, sustentabilidade, eficiência e eficácia na prestação dos serviços e transparência nos serviços prestados.

Informações: Infonet
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Com nova tecnologia, frota de Aracaju já tem biometria facial

No começo do mês de junho, foi anunciado que o Setor de Transporte Público Coletivo teria um aliado para dar mais celeridade ao serviço de mobilidade: a biometria facial. Essa nova tecnologia para quem utiliza as Gratuidades como Escolar, Idosos, Pessoas com Deficiência ou servidores públicos (Policiais, Correios e outros), retira a utilidade do finger (reconhecimento pelo dedo) e já faz a autenticação pelo rosto do passageiro na hora da validação.

Prático e rápido, a biometria facial também é uma aliada para garantir o direito daqueles que realmente têm direito, evitando as fraudes. A biometria lê e identifica o usuário titular do cartão. Os novos equipamentos passaram por testes durante o mês de maio e já conseguiram identificar, infelizmente, em 30 dias 200 casos de fraudes no uso do cartão de estudante.
A biometria facial é um avanço tecnológico para gerar mais praticidade e assegurar o direito à gratuidade. Não é necessário recadastramento, basta passar pela catraca que o sistema reconhece a partir da imagem capturada se é usuário daquela gratuidade. Para melhor adaptar os usuários a biometria facial, como foi informado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) em junho, a partir deste mês de julho, os usuários do cartão Mais Aracaju Escolar estarão recebendo mensagens de alerta nos casos de utilização irregular. Vamos entender os procedimentos da fase de adaptação:

1 – Se uma pessoa usar o cartão Mais Aracaju Escolar de outro usuário, a biometria facial identificará que a imagem captada difere da pessoa cuja foto foi registrada no momento do cadastro do benefício.

2 – Nessa fase de adaptação, o cartão NÃO é bloqueado de imediato, nem tampouco os créditos adquiridos no caso do cartão Escolar.

3 – Contudo, uma mensagem será enviada ao canal de contato do usuário informando sobre o prazo de sete dias para o comparecimento à Sede da Aracajucard, localizada no CEAC da Rua do Turista, onde o mesmo será advertido quanto a ocorrência, com a assinatura de um termo de responsabilidade para uso intransferível.

4 – Caso o usuário não atenda a solicitação comparecendo à Aracajucard, posteriormente aos sete dias, no caso dos estudantes, conforme mensagem de alerta enviada, a compra de créditos estará bloqueada, sendo inclusive informada por aviso nos canais de aquisição de recargas (aplicativo, CEAC).

5 – A fase de adaptação ainda não envolve procedimentos para as gratuidades totais.

Informações: Infonet
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Subúrbio de Salvador terá teleférico panorâmico como transporte

O Subúrbio Ferroviário de Salvador pode ter um teleférico panorâmico como meio de transporte. A novidade foi confirmada pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, nesta quinta-feira (06). Em entrevista ao portal iBahia, ela explicou que o estudo de viabilidade econômica financeira já está em andamento e só foi possível por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS).

Já na fase final, o estudo revela que é viável a construção das estruturas na capital baiana. Ainda segundo a representante da instituição, o que também está sendo analisado - no momento - é o custo da obra e os impactos ambientais. Por isso, somente com o projeto base pronto é que será avaliada a real execução da obra.

"A gente está concluindo o projeto básico, para a partir do projeto básico, a gente ter esse orçamento - que entra não só as obras civis, que são todas aquelas torres que sustentam o teleférico. Mas, as obras eletromecânicas", explicou Tânia.

A implantação deste meio de transporte integra o Plano de Mobilidade de Salvador (Planmob). O prefeito Bruno Reis foi ao México em 2021, a convite do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), para conhecer as soluções de transporte criadas no país e acabou trazendo a ideia do teleférico. Se concretizado, o modal soteropolitano terá 4 estações divididas em um trecho de 4,3 quilômetros.

Será preciso ainda a construção de 26 torres de sustentação e implantação de inúmeras cabides, que comportam 12 passageiros por bonde. A expectativa é realizar o transporte de 4 mil pessoas por dia. A tarifa também foi analisada e ela deve ser incluída no sistema de integração atual. Vale ainda pontuar que se a obra for iniciada em 2024, a previsão de conclusão é 15 a 18 meses.

"Ele é um meio de transporte para os moradores do Subúrbio Ferroviário... Vai ter uma estação na Suburbana, ali em Praia Grande; outra estação no alto ali no Alto da Terezinha e Rio Sena; outra estação no bairro de Pirajá, que é também outro bairro que se comunica com a cidade e a outra que fica em Campinas de Pirajá. Tudo em cerca de 8 minutos".

Execução do estudo

Para a execução da obra será necessário investimentos externos. Por isso, o estudo será minucioso. A parte principal, por exemplo, está sendo feita por um escritório da cidade de Recife, por ser o único - segundo a presidente da FMLF - com expertise no modal. Além disso, quatro pessoas da fundação acompanham de perto as análises.

Sobre o tempo de conclusão do projeto, Tânia Scofield deu o mês de agosto de 2023 como meta. Já que a entrega do documento ao prefeito Bruno Reis acontecerá em setembro.
O Teleférico do Subúrbio pretende retirar boa parte do fluxo de pessoas e veículos da BA-528. As cabines estão previstas para passar por cima do Parque Metropolitano de Pirajá, e, por isso, a previsão é de que além de transporte, o sistema seja também turístico.

"Além de ser um meio de transporte é muito agradável. Você vai ter uma altura considerável. Vai ser por cima de tudo. Por cima de Pirajá, do Parque Metropolitano, enfim. Do teleférico, você consegue ver a Baía de Todos-os-Santos. Então, além de tudo será uma viagem muito agradável"

Teleférico X VLT

Atualmente, os moradores da região do Subúrbio enfrentam dificuldades para acessar regiões mais afastadas da cidade, como o centro, e contam apenas com os ônibus para isso.

Até o momento, o Veículo Leve de Transporte (VLT) do tipo monotrilho foi apresentado pelo Governo da Bahia como solução, após a suspensão do funcionamento dos trens que atendiam a região para reformulação do transporte.

A obra que tem como objetivo, assim como o teleférico, de ampliação da estrutura de mobilidade segue em andamento, através da Concessionária Skyrail Bahia.

Esse projeto tem 25 estações e capacidade de transportar cerca de 172 mil passageiros por dia. Seriam 28 trens, que irão circular ao longo de 23,3 quilômetros para ligar a capital baiana à cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Sobre a presença de dois grandes modais, Tânia acredita que é uma boa complementação do sistema atual de transporte.

"O que tá no projeto, e que eu tenho conhecimento, é que VLT corre na mesma linha do trem. Então, ele sai do Subúrbio até a Calçada. E a gente traz a população até o metrô, até o outro lado. Mas, de alguma forma ele (VLT) permite a mobilidade dos moradores. Eu acho que nenhum modal de transporte substitui o outro. Acho que como a gente não tem ainda um sistema completo, eles se complementam", explicou a presidente da Fundação.

Informações: iBahia
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Grande Recife: TI Pelópidas terá mais três linhas com integração temporal

Mais três linhas passam a operar com integração temporal a partir deste sábado (8) no TI Pelópidas. Dessa forma, os usuários vão embarcar pela porta da frente e registrar o cartão VEM no validador para liberar a catraca das linhas 1945 - Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas, 1952 - Maranguape I/TI Pelópidas e 1953 - Maranguape II/TI Pelópidas. 

Também já operam com o sistema as linhas 1931 - Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas , 1932 - Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas, 1934 - Arthur Lundgren I/TI Pelópidas, 1935 - Paratibe/TI Pelópidas, 1941 - Arthur Lundgren II/TI Pelópidas e 1943 - Mirueira/TI Pelópidas. Para otimizar o embarque nos horários de pico, algumas linhas contam com um validador de pré-embarque, conforme a necessidade, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo.   

As demais linhas, das 24 que circulam no terminal, permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira sem a necessidade do uso do cartão VEM. Os TIs Barro, Joana Bezerra, Macaxeira,  PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal. 
A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração. 

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas que farão a integração temporal no TI Pelópidas. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum. 

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.    

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o trajeto das linhas de ônibus.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

COBRANÇA DUPLA – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: Grande Recife
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Governo do Pará entrega Avenida Ananin e novo viaduto na Rodovia BR-316

A população que mora na Região Metropolitana de Belém foi beneficiada pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), com a entrega da obra de duplicação da avenida Ananin, localizada no quilômetro 7 da Rodovia BR-316, em Ananindeua.

A via representa uma nova alternativa que traz mobilidade e integração, além de desafogar o fluxo de trânsito na rodovia. A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã deste domingo (09) com a presença do governador Helder Barbalho e de autoridades.

Na ocasião, também foi liberado o tráfego de veículos no viaduto de quatro pétalas, que faz parte da obra de implantação do BRT e dá acesso à avenida Ananin. Helder Barbalho percorreu de bicicleta os 1,8 km de extensão da via até o bairro Guajará.
A duplicação da avenida iniciou no segundo semestre de 2021 e foi estruturada com a instalação de ciclovia, calçada com acessibilidade, faixas de pedestres, abrigos para passageiros de ônibus e paisagismo com mais de 30 árvores das espécies mangueira, ipê, açaizeiro, além da árvore de Ananin, que nomeia a avenida.

“A partir de hoje passa a estar liberada uma nova alternativa para o tráfego na região metropolitana, tendo uma nova via de acesso, interligando a BR-316 com parte da cidade de Ananindeua, com destaque para os bairros da Cidade Nova, Guajará, Paar, Curuçambá, 40 Horas e Icuí. A maior densidade de moradores de Ananindeua passa a ter uma nova alternativa que descentralizará o fluxo da rodovia Mário Covas e, também, permitirá iniciar o processo de entrega dos benefícios do maior projeto de mobilidade da região metropolitana que é o BRT”, declara o chefe do Executivo.

Uma “bicicleata” liderada pelo governador Helder Barbalho, com a participação de outras autoridades, marcou a entrega da nova avenida, obra executada por pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Além de facilitar o acesso a diversos bairros de Ananindeua, a via é considerada estratégica pelo governo para a execução das próximas etapas do projeto do BRT Metropolitano, uma vez que possibilitará aos chamados “ônibus alimentadores”, que vão buscar os passageiros nos bairros, o acesso ao Terminal de Integração de Ananindeua, onde os ônibus expressos partirão para Belém, sem precisar trafegar pela rodovia BR-316.

Já o viaduto é interligado à avenida Ananin no sentido Marituba-Belém e ao Terminal de Integração de Ananindeua no sentido Belém-Marituba, sendo que neste último o acesso dos ônibus só será liberado com a finalização das obras do BRT Metropolitano. “Liberamos o fluxo do novo viaduto da BR e daremos prosseguimento ao longo dos próximos meses gradativamente avançando com as obras do BRT para que elas possam estar até maio de 2024 em pleno funcionamento, já com os ônibus elétricos que estarão servindo como novo modelo de redução de emissões no sistema integrado com terminais de integração”, destaca Helder Barbalho.

Ainda de acordo com o governador, com a conclusão das obras do BRT Metropolitano, a população da região metropolitana, que cresceu de forma expressiva nos últimos anos, terá uma estratégia de transporte coletivo organizada, integrada, sem explorar de forma tarifária o usuário e que permitirá a previsibilidade de horários durante as viagens nos coletivos.

Presente na cerimônia, o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, falou da importância da obra para o município. “Cada vez mais a gente vai melhorando a mobilidade, integrando vias. Queria agradecer a parceria do governo do estado. Essa via é fundamental para estar integrando todo o sistema viário da nossa cidade. E espero que o avançar das obras do BRT Metropolitana fortaleça ainda mais o nosso sistema viário”, pontua.

Informações: Diário do Pará
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