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Licitação para o transporte coletivo de Joinville chega ao TCE

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de Joinville enviou Ofício para o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Herneus João de Nadal, para informar o cronograma previsto para as próximas etapas da Licitação para concessão e gestão do transporte coletivo no município.

Técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana trabalham com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e de servidores de outras Secretarias para a elaboração dos documentos necessários para a concorrência do Sistema de Mobilidade de Joinville (SIMOB).

O SIMOB vai contemplar toda logística de transporte de passageiros por meio do sistema público na área urbana, incluindo a operacionalização das atividades e utilização dos terminais de integração.
O Ofício endereçado ao TCE/SC informa a previsão de abertura de uma consulta pública em 22 de agosto de 2023, no site da Prefeitura, com duração de 30 dias, para colher contribuições da sociedade para aprimorar o processo de concessão e gestão do serviço.

Nesta etapa, serão disponibilizados, também no site da Prefeitura, documentos como as minutas do Edital e do Contrato com seus anexos, bem como os estudos técnicos que embasaram a elaboração da proposta.

A Prefeitura de Joinville informou, também, a intenção de realizar Audiência Pública, em 15 de setembro de 2023, para ampliar a participação popular na etapa de finalização do Edital.

Esta é a primeira vez que Joinville irá realizar uma Licitação para a concessão da gestão do serviço de transporte público de passageiros na área urbana. O processo vai contemplar uma modelagem adequada à realidade do município, contemplando as melhores práticas de gestão para o segmento.

Informações: Prefeitura de Joinville
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No Rio, Corredores Transbrasil e Transoeste terão novos veículos a partir de novembro

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Os corredores Transbrasil e Transoeste do BRT, que ainda estão em obras, vão ganhar 270 novos ônibus articulados a partir de novembro. Segundo a prefeitura, a previsão é que todos os veículos estejam operando nestas linhas até março do ano que vem. Estes ônibus fazem parte dos 561 veículos que a prefeitura havia comprado para o BRT no ano passado. Deste total, 291 já foram entregues e já estão em operação.

No Twitter, o prefeito Eduardo Paes comemorou a entrega do primeiro ônibus destes 270 restantes, com um vídeo mostrando o veículo saindo da fábrica, em Caxias do Sul (RS). Paes agradeceu ao presidente Lula, que ajudou a viabilizar a frota nova. A União foi fiadora do município do Rio no empréstimo que possibilitou a renovação da frota do BRT.
"Aí, Lula. O primeiro ônibus para o BRT da Transoeste que você está dando aos cariocas já saindo da fábrica em Caxias do Sul e vindo para o Rio! Obrigado! Eu sabia que você seria mais uma vez um grande parceiro do Rio e sua gente!", escreveu Paes, prontamente respondido pelo presidente numa troca de afagos na rede social. "A parceria prefeitura e governo federal voltou", comentou o perfil oficial de Lula.

Outra novidade é que todos os novos ônibus que vão atender os corredores Transbrasil e Transoeste do BRT trabalham com motores adaptados ao padrão Euro 6, última norma internacional de redução de poluentes para veículos automotores. Os ônibus que operam de acordo com esse padrão emitem 75% menos gases poluentes do que os que circulavam de acordo com o Euro 5, o padrão anterior.

Em contrapartida, a nova tecnologia Euro 6, de acordo com sites especializados em transporte, pode deixar o custo do ônibus 30% mais caro. O Rio de Janeiro é a primeira cidade do Brasil a receber ônibus que atendem a este novo padrão, de acordo com o próprio prefeito Eduardo Paes. Os ônibus articulados do BRT do Rio são de chassi Mercedes-Benz, com 23 metros de comprimento, e comportam 210 pessoas passageiros (sentados e em pé).

Informações: O Globo

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Novo terminal de Piraquara, na Grande Curitiba, é inaugurado

O novo Terminal Metropolitano de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, já está em operação nesta segunda-feira (7), com 13 linhas de ônibus. A obra, muito aguardada pela população que utiliza o transporte público, deve beneficiar cerca de 23 mil pessoas diariamente.

A estrutura foi inaugurada no último sábado (5), com presença do governador Ratinho Júnior. O investimento do Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) foi de R$ 14,3 milhões.

“O novo espaço vai beneficiar principalmente os pais e mães de família que saem cedo de suas casas todos os dias para trabalhar e que contarão com um sistema mais eficiente e confortável”, disse o governador durante a cerimônia de inauguração.
Com uma área construída de 2.467 metros quadrados, sendo 2.305 metros quadrados cobertos, a estrutura é quase quatro vezes maior do que a do antigo terminal, que possuía 607 metros quadrados.

Além da parte interna, com espaço para lojas, cafés, banheiros e salas administrativas, o espaço contempla área de recreação, bicicletário, duas quadras poliesportivas e playground.

Mudanças nos horários de ônibus
Com o início da operação do novo terminal de Piraquara, linhas de ônibus que atendem a cidade e fazem conexões com Curitiba, São José dos Pinhais, Quatro Barras e Pinhais terão mudanças nos horários e trajetos.

Conforme a Amep, as linhas impactadas com o novo Terminal Metropolitano de Piraquara são:

D01-PIRAQUARA/SANTOS ANDRADE (via T. VILA MACEDO)
D02-T. VILA MACEDO/SANTOS ANDRADE
D11-PLANTA DEODORO, D12-SÃO CRISTÓVÃO
D13-SÃO TIAGO/T. VILA MACEDO (via NOVA TIROL)
D15-VILA FRANCA
D17-PENDULAR NORTE
D23-VILA MACEDO/SANTA MÔNICA
D31-BELA VISTA
D97-CIRCULAR BELA VISTA/NOVA TIROL
I14-PINHAIS/PIRAQUARA (via GUARITUBA)
I17-T. VILA MACEDO/T. PINHAIS
I40-QUATRO BARRAS/PIRAQUARA
I60-PIRAQUARA/SÃO JOSÉ
D18-PLANTA DEODORO/SÃO CRISTÓVÃO
I14-PINHAIS/PIRAQUARA (via GUARITUBA)
I17-T. VILA MACEDO/T. PINHAIS
I60-PIRAQUARA/SÃO JOSÉ


Informações: Uol

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Prefeitura de Maringá e TCCC entregam 35 novos ônibus para o transporte público

A Prefeitura de Maringá e a concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) realizaram nesta segunda-feira, 7, a entrega de 35 novos ônibus, todos 0 km, como parte da renovação da frota do transporte público. Até setembro, mais 16 veículos serão entregues à comunidade, o que totaliza 51 novos ônibus e uma renovação de 53% da frota. A cerimônia de entrega dos novos veículos ocorreu na Praça Renato Celidônio.

“Nossa gestão é focada em atender e melhorar o dia a dia da população. Esses novos ônibus vão trazer ainda mais comodidade para as pessoas que utilizam o transporte coletivo, além de tornar o serviço ainda mais sustentável”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. Ele destacou que, desde 2017, houve renovação de 75% da frota do transporte coletivo, o que totaliza 176 ônibus novos entregues à população. “Isso é resultado do nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços”, destacou. 
Os novos ônibus são equipados com a moderna tecnologia Euro 6, capaz de reduzir a emissão de poluentes em até 77%. Além disso, os veículos contribuem para a diminuição da poluição sonora, pois são mais silenciosos. Os novos ônibus contam com estrutura para oferecer 100% de acessibilidade, com a presença de elevadores, rede wi-fi gratuita e câmeras de segurança. 

“A melhoria na mobilidade urbana é uma marca da atual gestão. Essa nova frota de ônibus é mais um exemplo do nosso empenho em melhorar a vida da população maringaense. Além disso, consolida Maringá como uma cidade  tecnológica e digital”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.

Conectada às inovações tecnológicas, a Prefeitura de Maringá solicitou à TCCC a implantação de uma nova bilhetagem eletrônica. A tecnologia segue os avanços digitais da mobilidade urbana, com maior agilidade e comodidade. O sistema prevê que o usuário do transporte público possa pagar pelos créditos por meio de PIX, com liberação imediata pela catraca com o uso de um QR Code.

Informações: Prefeitura de Maringá

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Pelo terceiro ano, BRT Sorocaba mantém satisfação do passageiro acima de 80% sobre a rapidez nas viagens

Os resultados da terceira edição da Pesquisa Sensor confirmam que o sistema BRT Sorocaba mantém indicadores positivos sobre a qualidade dos serviços de transporte e a experiência do passageiro. O tempo de viagem, que é algo muito importante para quem usa o transporte coletivo, obteve avaliação de 82,32% como ótimo/bom. Hoje o BRT, opera em 11 linhas e realiza 1.468 viagens por dia.

Encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Cittamobi, a pesquisa mensurou a opinião dos sorocabanos em quesitos de segurança, rapidez, conforto, melhoria nos deslocamentos e visão geral da operação. 

Para participar da pesquisa, o passageiro foi convidado a dar sua opinião respondendo uma enquete eletrônica que podia ser acessada via aplicativo Cittamobi (plataforma que concentra a base de dados de passageiros da cidade) ou por QR Code disponível em cartazes nos terminais, estações, pontos de parada e nos ônibus do BRT.

Quando questionados sobre a segurança do sistema, 87,24% avaliaram como ótimo/bom. Esse número segue alinhado aos anos de 2022 e 2021 que também obtiveram valores acima de 86% e confirmam a importância da segurança para que o passageiro utilize cada vez mais o transporte coletivo.  

“Quem utiliza o ônibus deseja ter deslocamentos rápidos, seguros e com previsibilidade. Esses são critérios fundamentais de um sistema BRT e trabalhamos para que eles sejam cumpridos ao máximo possível. Ter o retorno do passageiro é como se fosse um termômetro para avaliarmos que os esforços realizados geram benefícios. O nosso objetivo é servir com qualidade e ter o passageiro sempre conosco”, destaca Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.

No item conforto, 76,93% consideraram ótimo/bom. A população tem acesso a veículos superarticulados e padron com ar-condicionado, tomadas USB e internet gratuita. Essa foi uma das maiores transformações que aconteceram na estrutura local, e hoje, essa é uma realidade já integrada à rotina do sorocabano.

De acordo com Cláudio Frederico, vice-presidente da ANTP, os números gerais do BRT são muito positivos e a experiência do passageiro é satisfatória. ”A opinião dos pesquisados revela o quanto o sistema tem conseguido executar um serviço de qualidade e que atende à demanda. Pela experiência que temos, notamos que a partir de agora, o BRT entra na fase de maturidade. Isso significa que muitas coisas que eram uma novidade se tornam normais para o passageiro. Um exemplo, é o percentual sobre o conforto. O passageiro já está acostumado com ônibus novos e tecnológicos. Isso já faz parte do dia-a-dia”, explica.

Para o tempo de espera, 65,46% avaliaram como ótimo/bom. E, sobre a melhoria dos deslocamentos, 67,27% afirmaram como ótimo/bom.  Ou seja, com a chegada do sistema BRT, a população consegue perceber ganhos quando precisa se movimentar pela cidade.

Na avaliação geral, 71,36% disseram que o sistema é ótimo/bom. Os impactos positivos da mobilidade quando um sistema funciona é confirmado pela opinião de quem usa.

Utilizando o aplicativo Cittamobi, os passageiros foram convidados para avaliar o sistema BRT Sorocaba respondendo perguntas de forma rápida e muito prática. Com apenas um clique, o passageiro acessava a Enquete Sensor e contribuía com a sua opinião.

A mostra final teve mais de 700 questionários que foram preenchidos durante o mês de maio. Do total de participantes, 51,02% eram mulheres e 48,57% homens. Sendo que, a maioria deles, estavam na faixa etária de 18 a 59 anos. Para se ter uma ideia, 54,99% tinham de 18 a 39 anos e 34,70% entre 40 e 59 anos.

Após a coleta de dados, a ANTP analisou os números e validou as respostas. Deste modo, chegando ao resultado final da edição 2023.

“A abordagem ao passageiro via aplicativo é uma ferramenta muito segura e que facilita para que a empresa consiga saber o que está agradando ou não. A partir dos dados coletados é possível estabelecer iniciativas de melhoria sempre pensando no passageiro”, finaliza Emanuele Cassimiro, diretora de produtos do Cittamobi.

A ANTP estima que a mostra coletada pode representar uma população total de 100 mil passageiros. O que permite dizer que o grau de confiança é de 95% e uma margem de erro menor que 4%.

Informações: SECOM
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Greve no Metrô do Recife é suspensa por 48h

Após a realização de uma segunda audiência de conciliação entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ficou decidido que a greve dos trabalhadores do Metrô do Recife será suspensa por 48 horas, a partir desta segunda (7).

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), que intermediou a reunião, o prazo começou na tarde de segunda e segue, ao menos, até as 14h da quarta (9), quando está prevista mais uma rodada de negociação.

A CBTU informou que os representantes do sindicato aceitaram a suspensão da greve e a operação deve ser retomada às 22h desta segunda, após a categoria se reunir em assembleia para discutir a decisão.

De acordo com o TRT-6, os metroviários, em greve há cinco dias, aguardam uma contraproposta da CBTU, que será discutida na próxima audiência.

Na manhã desta segunda, a CBTU e o sindicato já haviam fechado um acordo para que o Metrô do Recife operasse com 100% da capacidade nos horários de pico, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. No restante do dia, as estações estavam fechadas.
Desde a quinta (3), primeiro dia da greve, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) determinou que o Sindicato dos Metroviários garantisse a circulação de 60% da frota em horários de pico e 40% nos demais períodos. Em caso de descumprimento, é aplicada uma multa diária de R$ 60 mil.

Segundo o Sindimetro, os metroviários também buscam:

Reajuste no piso salarial, de R$ 1.954,04 para R$ 2.725,00;
Garantia de estabilidade no emprego;
Realocação dos funcionários, caso haja uma privatização do metrô;
Reestruturação do Metrô do Recife.
Ao todo, 1.547 funcionários trabalham no Metrô do Recife, que tem 71 quilômetros de extensão. Em julho, a categoria fez duas paralisações temporárias. A primeira, em 12 de julho, durou 24 horas.

Informações: G1 PE

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Ponta Grossa inicia teste com ônibus movido a GNV em projeto da Compagas e Scania

A Compagas, em conjunto com a fabricante Scania e em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, apresentou nesta segunda-feira (31) o ônibus 100% a gás natural que integrará o transporte coletivo no município-polo dos Campos Gerais, a partir desta terça-feira (01) e pelos próximos 30 dias.

A ação faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana sustentável, que vem sendo desenvolvido nas principais cidades do Paraná, e que tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo e a contribuição para as metas de sustentabilidade.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, acompanhou o lançamento e destacou a importância do projeto para a cidade. “A realização desses testes faz parte dos esforços da prefeitura para oferecermos um sistema de transporte cada vez melhor para população”, disse. "Essas empresas trouxeram esse ônibus, que pode transportar até 90 pessoas, tem ar-condicionado e utiliza um combustível sustentável, o que é ótimo para o meio ambiente. Tenho certeza que a população irá gostar muito da tecnologia e de todas as novidades que estão incluídas neste veículo”.

A ação em Ponta Grossa é a quarta realizada pelo projeto coordenado pela Compagas e Scania. As primeiras demonstrações foram na Região Metropolitana de Curitiba, com o Governo do Paraná, e na Capital, com a Prefeitura de Curitiba. Durante todo o mês de junho, o mesmo veículo rodou em Londrina, sendo abastecido com o biometano. Nos três locais foi demonstrada a viabilidade da utilização do ônibus a gás em linhas complexas e extensas, garantindo a autonomia e a menor emissão de poluição na atmosfera.

O CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr., destaca que com os primeiros testes foi possível comprovar os números apresentados pelo fabricante e demonstrar na prática a eficiência do veículo. “Em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%, já a emissão de poluentes foi 20% menor. Ou seja, mais economia e sustentabilidade para o transporte urbano”, disse.
Lamastra ainda destacou que esses resultados foram obtidos com apenas um ônibus em rota e que uma operação concentrada com mais veículos pode garantir ainda mais vantagens à economia local. “Os veículos de transporte coletivo a gás são uma realidade nas principais cidades do mundo, e nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, realizando a substituição de veículos a diesel por modelos a gás, capazes de contribuir com o meio ambiente, com a saúde da população e com a economia”, afirmou.

DIFERENTES LINHAS – O ônibus em demonstração percorrerá diferentes linhas a partir de 1º de agosto. O objetivo é que ele passe pelas principais vias de Ponta Grossa e atenda a um número maior de pessoas. O veículo 100% a gás se somará à frota da Viação Campos Gerais (VCG) e vai operar de segunda a sábado, entre os horários dos ônibus convencionais que passam pelos Terminais Nova Rússia, Uvaranas, Central e Oficinas.

“A VCG considera de fundamental importância essas iniciativas com combustíveis alternativos, como é o caso do veículo a gás. A partir deste teste teremos condições de avaliar a performance e o desempenho para analisar a viabilidade de implantação”, destacou o diretor de Relações Institucionais da VCG, Rodrigo Venske

MENOS POLUENTE – O gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente que os combustíveis líquidos em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa (GEE). Em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO2. Já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado (partículas muito finas de sólidos ou líquidos poluentes) chega a 85%.

Essa redução de poluentes impacta diretamente na saúde da população, com um menor índice de doenças cardiovasculares e respiratórias causada por esses gases.

“Estamos comprovando com nossas demonstrações a viabilidade do ônibus a gás como solução para uma mobilidade mais sustentável. Precisamos de outras fontes de energia para não termos mais a matriz 100% diesel. Seguimos cumprindo a missão de liderar a transição para um sistema de transporte de passageiros mais sustentável”, afirmou Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

“Temos certeza que em Ponta Grossa teremos sucesso em mostrar todos os benefícios do modelo a gás para esta cidade de tamanho potencial e visão de futuro e desenvolvimento inteligente”, disse.

ÔNIBUS – O modelo fabricado pela Scania é o Padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo K 280 4x2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos.

Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.

A segurança é total em caso de acidentes. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão.

“Já estamos na quarta demonstração do ônibus a gás no Paraná, sendo três delas na região de atendimento da Cotrasa, e mais uma vez colocar esse veículo nas ruas para provar na prática sua viabilidade e sustentabilidade é muito importante. Dessa vez em Ponta Grossa, cidade com o quarto maior PIB do Estado. Trazer uma solução como essa para a região dos Campos Gerais fortalece a mobilidade urbana e o compromisso com o meio ambiente", disse Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, a Casa Scania que atende a região.

COMPAGAS – A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%. Com uma rede de distribuição de mais de 870 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 15 municípios do Estado.

Os mais de 54 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural. Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado.

SCANIA – A Scania é líder mundial em soluções de transporte e uma das principais fabricantes de caminhões pesados, ônibus e de motores industriais, marítimos e para geração de energia. Junto com parceiros e clientes, está liderando a mudança para um sistema de transporte e logística mais sustentável. Com presença em mais de 100 países, fundada em 1891, conta com 54 mil colaboradores ao redor do mundo. Possui linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina, que permitem o intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2021, foram entregues globalmente 85,930 caminhões, 4.436 ônibus e 11.786 motores. A receita líquida da Scania alcançou mais de 146 bilhões de coroas suecas, sendo mais de 20% relacionados a serviços. A Scania faz parte do Grupo TRATON.

Informações: Governo do Paraná

Informações: AutoIndustria
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Projeto que propôe 'Tarifa Zero para todos' em Belo Horizonte chega à Câmara

Projeto de lei que prevê passagem gratuita para toda a população de Belo Horizonte será apresentado a vereadores, representantes da prefeitura de BH e pesquisadores nesta terça-feira (8). Mais de 40 organizações e entidades, dentre elas o “Tarifa Zero BH”, assinam o documento que propõe uma mudança no financiamento do transporte público coletivo da capital.

Um dos principais pontos do projeto é substituir o vale transporte e financiar o sistema de transporte de forma integral com uma tarifa paga por todas as empresas com dez ou mais funcionários. Pela proposta, todos os empregadores deverão contribuir com uma ‘taxa de disponibilização do transporte público’, estipulada em R$ 172,15 por mês, por funcionário empregado.

Além disso, as entidades afirmam que a arrecadação pelo executivo será de R$ 2 bilhões, o que vai permitir a ampliação das viagens em 30%.

Segundo os movimentos populares, o valor da taxa proposta é menor que o atual custo de vale-transporte para 90% das empresas de BH. Os grupos defendem que a proposta aproxima-se de modelos internacionais e propõe a criação de uma “fonte estável e robusta” de receita orçamentária para o financiamento integral do transporte coletivo, tornando o sistema “universalmente gratuito” para os passageiros. 

Veja os principais pontos do projeto de lei:

Vale-transporte zerado: A contribuição determinada pela legislação federal do vale-transporte é zerada, tanto para empregadores como para empregados, pois é vinculada à tarifa pública do sistema.

Financiamento empresarial: A medida prevê uma arrecadação total de R$2 bilhões, a partir da aplicação da taxa a todas as empresas com mais de 9 funcionários atuantes no município.

Isenção do pequeno e médio empresário: A proposta prevê isenção da taxa para até 9 funcionários por empregador. A medida torna totalmente isentos de contribuição cerca de 80 mil estabelecimentos.

Justiça e progressividade tributária: Grandes empregadores passariam a contribuir proporcionalmente mais ao sistema do que atualmente.

Todos funcionários contam no cálculo: A contribuição do empregador deixa de ser vinculada ao salário do funcionário. Hoje, salários acima de R$3.300,00 deixam de receber contribuição patronal do vale-transporte.

Tarifa Zero com mais ônibus e qualidade: O volume de arrecadação da taxa prevê a ampliação em 30% da oferta de transporte coletivo da cidade.

Informações: Hoje em Dia
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Em Campinas, Trajetos de mais sete linhas mudam para reduzir circulação pela Campos Sales

Outras sete linhas do transporte público coletivo terão os itinerários alterados no Centro, na próxima semana. A medida adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) busca reduzir a circulação de veículos e melhorar o desempenho dos ônibus pela avenida Dr. Campos Sales, que recebe obras de revitalização.  

A partir da próxima segunda-feira, 7 de agosto, haverá mudanças nos trajetos das linhas 173 (Jardim São Vicente / Parque Itália), 380 (Terminal Central / Cambuí) e 382 (Cambuí / Campinas Shopping). E a partir da próxima quinta-feira, 10 de agosto, terão os itinerários alterados as linhas 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro), 271 (Jardim Pacaembú), 362 (Parque Brasília I) e 386 (Rodoviária). Juntas, elas transportaram, no mês de junho, cerca de 18,3 mil passageiros diariamente.  

As linhas 173 (sentido Jardim São Vicente) e 382 (sentido Cambuí) seguem os trajetos atuais até a avenida João Jorge e Viaduto Miguel Vicente Cury. E o itinerário da linha 380 (sentido Cambuí) muda após o atendimento ao Terminal Central e passagem pelo Viaduto Miguel Vicente Cury. As três linhas passam a acessar a Moraes Salles (corredor interno), José Paulino e General Osório, retomando o itinerário normal a partir da Francisco Glicério.  
Vindo da Campos Sales, as linhas 240 (sentido Shopping Dom Pedro) e 362 (sentido Shopping Iguatemi) passam a acessar a Senador Saraiva, Dr. Moraes Salles, José Paulino e General Osório, retomando o trajeto atual pela Irmã Serafina.  

Já as linhas 271 (sentido Terminal Mercado) e 386 (sentido Cambuí) seguirão da Campos Sales para a Senador Saraiva, Moraes Sales, José Paulino, General Osório, retomando o trajeto normal a partir da Glicério e Conceição.  

Confira as mudanças nos pontos de parada: 
 
Linhas 173, 380 e 382 
 
- Passam a atender ao ponto da José Paulino, anterior à Campos Sales. 
- Deixam de atender ao ponto da Saldanha Marinho e dois na Campos Sales.   
 
Linhas 240 e 362 
 
- Passam a atender pontos na Senador Saraiva (anterior à Costa Aguiar), José Paulino (anterior à Campos Sales) e na General Osório (anterior à Irmã Serafina).  
 
- A 240 deixa de atender a dois pontos na Campos Sales, um na Glicério, Moraes Sales e Irmã Serafina. 
- A 362 deixa de atender a dois pontos na Campos Sales e um na Conceição.  

Linhas 271 e 386 
 
- Passam a atender pontos na Senador Saraiva (anterior à Costa Aguiar) e na José Paulino (anterior à Campos Sales).  
- Deixam de atender dois pontos na Campos Sales.  

Cartazes informativos foram distribuídos pela Emdec nas linhas impactadas. Assim que as mudanças começarem a valer, os usuários poderão consultar os novos trajetos no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.     

Onze linhas migram paradas na José Paulino 
 
Para escalonar o atendimento aos usuários na José Paulino, 11 linhas municipais terão mudanças nas paradas realizadas na via: 132 (Terminal Vida Nova), 136 (Terminal Vida Nova / Rodoviária), 171 (Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro), 212 (Terminal Itajaí), 220 (Terminal Campo Grande), 256 (Parque Fazendinha), 257 (Parque São Jorge), 311 (Jardim Santa Mônica), 312 (Vila Esperança), 361 (Jardim Chapadão) e 377 (Vila Marieta / Shopping Dom Pedro). Somadas, elas transportaram, no mês de junho, mais de 21 mil passageiros diariamente, em dias úteis.  

A partir de segunda (07/08), elas deixam de atender ao ponto da José Paulino, anterior à Campos Sales, e passam a realizar embarque e desembarque no ponto anterior à Ferreira Penteado (Corpo de Bombeiros) e posterior à Bernardino de Campos (próximo ao Hospital e Maternidade Santa Tereza). Os itinerários permanecem inalterados. 

Migração gradativa 
 
As alterações nos trajetos das linhas que atendem a Campos Sales são realizadas gradativamente. Antes de efetivar e anunciar as migrações, a Emdec realiza estudos que envolvem infraestrutura para paradas e análise do viário para definição dos novos itinerários.  

No mês de julho, outras 15 linhas tiveram os itinerários alterados, gradativamente, com a mesma finalidade:  241 (Vila Padre Manoel da Nóbrega), 242 (Jardim Miranda), 253 (Swift / Boa Vista), 273 (Jardim Eulina), 341 (Jardim São Gabriel), 342 (Jardim Aliança), 344 (Estação Parque Prado), 349 (Vila Formosa), 352 (Bairro Bananal), 355 (Vila Gênesis), 366 (Vila Orosimbo Maia), 368 (Jardim Itatiaia), 383 (Leroy Merlin via Planalto), 403 (Jardim Nova Europa) e 499 (Iporanga).  

Consulte sua linha 
 
Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto. 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial (www.emdec.com.br); e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD. 

Informações: Prefeitura Municipal de Campinas
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mobizapSP lança campanha de taxa zero para motoristas

O mobizapSP, aplicativo de mobilidade urbana, lança campanha de taxa zero para motoristas no mês de agosto. Ou seja, os trabalhadores ficarão com 100% dos valores das corridas. O objetivo do projeto é, além de atrair mais parceiros e valorizar os condutores, redefinir as perspectivas financeiras dos profissionais e abrir novas oportunidades de ganhos.  

Lançado em março desse ano, o mobizapSP conta com taxa fixa de administração de 10,95% para o motorista, sendo uma das menores do mercado. Apesar disso, a iniciativa da taxa zero é mais um dos reconhecimentos do app, que sabe da importância e esforços prestados pelos parceiros durante esses quatro meses de operação. Isso se traduz em uma maior motivação para oferecer um atendimento excepcional aos passageiros, tornando a experiência de viagem ainda mais positiva. 

“O mobizapSP tem trabalhado diariamente para fornecer aos passageiros e motoristas um serviço rápido e com qualidade. Por isso, investimos constantemente em tecnologia, segurança e inovação para aprimorar a experiência de todos. A decisão de implementar a taxa zero é mais uma prova desse compromisso em criar um ambiente mais justo e vantajoso para os motoristas, ao mesmo tempo em que oferece melhores condições aos usuários”, comenta Thiago Hidalgo, CEO do Consórcio 3C, empresa desenvolvedora do mobizapSP. 
Os motoristas interessados em fazer parte do time e desfrutar de todos os benefícios do mobizapSP precisam instalar a versão atualizada do “mobizapSP Motorista”, disponível para sistemas Android e IOS. Também é essencial enviar informações para a validação dos dados. O retorno sobre o cadastro pode levar até 10 dias. 

Sobre o mobizapSP 

O mobizapSP é um aplicativo de mobilidade urbana da Prefeitura de São Paulo, que oferece benefícios para a população. Tem com o objetivo garantir mais segurança e preços justos a motoristas e passageiros. O mobizapSP conta com taxa fixa de administração de 10,95% para o motorista e monitoramento de todos os veículos em tempo real, e em 80% das viagens o app é o mais barato do mercado. O mobizapSP pode ser acessado via aplicativo disponível para Android e iOS. 

Informações: mobizapSP
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João Pessoa recebe mais 20 ônibus zero-quilômetro e menos poluentes nesta segunda-feira

A Prefeitura de João Pessoa entrega, nesta segunda-feira (7), mais 20 ônibus zero-quilômetro que serão incluídos na operacionalidade do transporte público, melhorando a prestação do serviço aos passageiros. A iniciativa, que faz parte da comemoração dos 438 anos da cidade e beneficiará os cerca de 200 mil passageiros que se deslocam diariamente, manterá o mesmo padrão que a gestão municipal já vem implantando, de veículos mais modernos e menos poluentes.

Agora, com esta importante medida, apenas nos últimos quatro meses, subirá para 60 o número de ônibus zero-quilômetro à disposição da população, tendo em vista que no mês de maio foram entregues os primeiros 20 ônibus e, no mês de junho, outros 20 novos veículos também foram integrados ao sistema de transporte da Capital.
O evento ocorrerá às 7h30, no Ponto de Cem Réis, Centro, com presença do prefeito Cícero Lucena. “Em menos de quatro meses, já são 60 ônibus zero-quilômetro que estamos disponibilizando aos usuários do transporte público de João Pessoa, sem sombra de dúvidas, um investimento importante para promover a melhoria da qualidade nos deslocamentos das pessoas todos os dias”, afirmou o prefeito.

De acordo com o superintendente de mobilidade urbana da Capital, Expedito Leite Filho, os novos veículos também são mais modernos e menos poluentes, assim como, os demais já entregues pela gestão municipal neste ano. “Em diálogo com o SinturJP, vamos disponibilizar os ônibus no mesmo padrão Mercedes-Benz de motor a diesel com motor Euro 6 e com tecnologia BlueTec 6. Isso significa uma redução em 80% na emissão de óxido de nitrogênio e em 50% a emissão de material particulado”, ressaltou.

Informações: WSCOM
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Saiba como será o trajeto do BRT em Cuiabá e Várzea Grande

O novo modal de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, o BRT, vai contar com cinco serviços, sendo três de linhas expressas e dois de linhas com paradas em estações para atender a população. Para o trajeto, o modal vai utilizar um corredor expresso, no canteiro central, preservando o número de pistas que já existem nas vias das cidades.

O secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rafael Detoni, explica que não haverá redução no número de faixas em nenhum trecho do BRT em relação ao que existe hoje para o tráfego geral, tanto em Cuiabá como em Várzea Grande.

“Não haverá redução de capacidade. Nas vias onde tem duas faixas por sentido, continuará as duas faixas por sentido, só que agora vai ter uma terceira faixa no canteiro central para o transporte coletivo. E onde tem parada, onde tem estação, haverá a implantação de uma faixa de ultrapassagem entre os ônibus, mas essa faixa de ultrapassagem não vai entrar na faixa de tráfego geral”, ressaltou.

Em Várzea Grande o trajeto inicia na Avenida da FEB, entra na Avenida Couto Magalhães, seguindo pela Travessa Maracaju até o novo terminal André Maggi, retornando pela Avenida Filinto Muller até novamente a Avenida da FEB.

A linha 1, chamada de paradora, vai sair do terminal André Maggi e seguir até o Terminal do CPA, e vice e versa, parando em todas as estações no meio do caminho. Da mesma forma, a linha 4 irá parar em todas as estações entre o Terminal do Coxipó até o Centro de Cuiabá.


Já a linha expressa 2, vai sair do Terminal do CPA e fazer uma parada na Avenida Rubens de Mendonça, imediações do Centro Político, até chegar ao centro de Cuiabá. Já a Linha 3, também expressa, sai do Terminal André Maggi e vai parar apenas nas estações Dom Bosco e Bispo Dom José, antes de acessar a Avenida Getúlio Vargas. Por fim, a linha 5 sairá do Terminal do Coxipó e fará paradas apenas na UFMT e Morro da Luz, antes de chegar até a Avenida Getúlio Vargas.

O secretário adjunto de Obras Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Isaac Nascimento Filho, ressalta que as obras estão em ritmo acelerado na Avenida da FEB, em Várzea Grande, e têm previsão de conclusão ainda este ano.

“Conforme o cronograma das obras, a previsão de conclusão era para janeiro do ano que vem, mas estamos trabalhando para adiantar e entregar ainda este ano. Conforme as obras forem andando, a normalidade no trânsito irá voltando gradativamente”.

Audiência

No dia 22 de agosto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) realizará duas audiências públicas para apresentar o Estudo e o Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV) para a implantação dos corredores estruturais de Transporte Coletivo Metropolitano em Cuiabá e Várzea Grande.

As audiências serão realizadas de forma presencial e remota, podendo ser acompanhadas também pelo YouTube.

“Vamos apresentar o relatório final do estudo de impacto de vizinhança e também fazer mais uma apresentação do anteprojeto de implantação do BRT. É uma oportunidade para que toda a sociedade de Cuiabá e Várzea Grande participe, conheça e acompanhe tudo o que está sendo feito”, ressalta Detoni.
A primeira audiência será em Cuiabá, das 08h às 12h, no Auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, Quadra 01, Lote 05, Setor A, CPA. Para quem pretende participar de forma remota pode acessar o Google Meet aqui.

A audiência em Várzea Grande será das 14h às 18h, na Câmara de Vereadores, na Avenida Alzira Santana, nº 1741, Bairro Água Limpa. A participação também pode ser de forma remota pelo Google Meet aqui. 

Para quem quiser fazer perguntas e tirar dúvidas podem ser feitas pelo e-mail sagpm@sinfra.mt.gov.br ou whatsapp (65) 98167-6534.

Informações: Governo do Mato Grosso
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Trem Sorocaba-Votorantim tem projeto pronto

O projeto +Mobi+Tempo, de reativação da linha férrea entre Sorocaba e Votorantim, foi selecionado para uma rodada de financiamento em Brasília, no dia 10, durante o evento FinanCidades: rodada de negócios de projetos urbanos. Desenvolvido pela Agência Metropolitana de Sorocaba, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), o projeto é dividido em duas fases.

Na fase 1 seria a implantação, na sua forma mais simples, mas de grande impacto devido à revitalização de uma área de extrema degradação. Nesta fase, o projeto considera duas estações, uma em Sorocaba, com a restauração da Estação Paula Souza e outra em Votorantim, com a construção de um anexo ferroviário junto ao terminal de ônibus.

Todos os materiais históricos ou com potencial passarão a compor um museu dinâmico na fase 1. Segundo o anteprojeto, a operação permite transferir cerca de 5 mil automóveis e 10 mil passageiros que circulam entre as duas cidades. Essa primeira etapa consiste em 6,5 km de extensão e trem com velocidade mínima de 50 km/h. A tarifa estabelecida é de R$ 3,00. O projeto apresenta 5 viagens por hora, por sentido, e 90 viagens diárias por sentido. No projeto constam cinco carros, com capacidade para 80 passageiros em cada um, somando 500 passageiros por viagem, sendo 400 sentados e 100 em pé.

A demanda potencial foi avaliada em 150 mil passageiros. “Uma demanda mais que suficiente para justificar a iniciativa”, disse o engenheiro responsável pelo projeto, José Carlos Carneiro. O estudo considera fluxos de 150 mil, 20 mil e 5 mil passageiros por dia. “Essas demandas poderão se alterar ao longo do tempo conforme a aceitação do sistema até atingir o limite do potencial”.
Quanto ao formato da operação e principalmente a configuração do material rodante, o projeto considera duas hipóteses, são elas: Solução A, considerado um padrão internacional para projetos de Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e a via duplicada e a Solução B, com material rodante histórico de posse da Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, devidamente restaurado.

O engenheiro disse que o projeto se sustenta não só do ponto de vista do investidor, como do interesse público. Carneiro ressalta que a ligação ferroviária entre Sorocaba e Votorantim devolve às duas cidades qualidades urbanas surpreendentes e com investimento baixo, além de aumentar a mobilidade com menor custo e reduzir a emissão de dióxido de carbono na fase 1 e eliminação total na fase seguinte. Quanto a parte histórica, ele destaca que o projeto entrega uma via segura para o tráfego do trem turístico e patrocina a preservação do material histórico com ganhos para a história e turismo.

“Também há o aspecto da requalificação urbana da Estação Paula e seu entorno, com a restauração da estação e a criação de um mirante na área de cota mais alta para a praça Lions, que é um hub importante da cidade, pois ali passa a avenida Dom Aguirre e o rio Sorocaba”, disse Carneiro.

11 estações
Na segunda fase do projeto, o sistema assume o formato de uma linha VLT convencional, com mais estações e obras para integração com o sistema de transporte público de Sorocaba. No projeto constam 11 estações: Votocel, Velangieri, Vila Dominguinho, Tabajara, Ângelo Vial, Parada do Alto, Barcelona, Vila Assis, Terminal São Paulo, Paula Souza e Terminal Santo Antônio.

Para essa outra fase do projeto, serão necessárias obras como o prolongamento da via até o Votocel, acrescentado mais 4 quilômetros de via; duplicação da via e obras acessórias; implantação da eletrificação (apesar de originalmente elétrica, toda a fiação foi roubada, e mesmo assim haveria necessidade de reforço nas subestações); nova ponte sobre a avenida Afonso Vergueiro, na praça Lions; requalificação da plataforma de embarque da estação da Sorocabana para permitir a conexão com o Terminal Santo Antônio; implantação de oficina de manutenção; sistema de sinalização e comunicação e sistema de bilhetagem.

A proposta de operação do projeto consiste em uma viagem de 13,2 minutos, em uma velocidade de 50 km/h e 11 quilômetros de extensão.

“São duas fases. O primeiro ou fase 1 é bem simples e utiliza o material rodante já disponível da Associação de Preservação, e liga apenas as estações terminais da Paula Souza e Votorantim, em um custo estimado de R$ 20 milhões e retorno dentro do projeto. A fase 2 prevê um VLT padrão com extensão até Votocel e 11 paradas, com possibilidade também de conectar os terminais São Paulo e Santo Antônio. O custo é de R$ 560 milhões e depende de subsídios”, explica Carneiro. (Virginia Kleinhappel Valio)

Informações: Jornal Cruzeiro
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Seis linhas de ônibus voltam a rodar em Natal nesta segunda

Seis linhas de ônibus voltam a circular a partir desta segunda-feira (7), em Natal. A medida visa ampliar a cobertura do transporte público, que havia sido afetada devido à pandemia de Covid-19. A informação foi anunciada, na última sexta-feira (4), pelo prefeito Álvaro Dias.

As linhas que voltarão a operar são a N-61 (Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras), 581 (Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia), 585 (Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto), 587 (Guarapes/Vila do Prata, via Planalto), 589 (Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América) e 593 (Circular Residencial Redinha).

Com a retomada da linha N-61, a linha N-64 (Nova Natal/Ribeira, via Petrópolis) retornará ao itinerário anterior ao da pandemia, nos dias úteis e sábados.

Itinerários e Horários

N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras
Ida: Terminal de Integração do Soledade, Rua Palmeiras, Rua Jequiriçá, Av. Senhor do Bonfim, Av. Blumenau, Av. Padre Tiago Theisen (antiga Av. Florianópolis), Rua Paranduva, Rua Ilhéus, Av. Maranguape, Av. das Fronteiras, Rua Santa Luzia, Rua Pres. Médici, Av. Bel. Tomaz Landim, Ponte de Igapó, Av. Felizardo Firmino Moura, Rua Jandira, Rua Dr. Mário Negócio, Rua Pres. Leão Veloso (Av. 05), Av. Cel. Estevam (Av. 09), Rua Cel. José Bernardo, Av. Rio Branco e Rua Sachet.

Volta: Rua Sachet, Praça Augusto Severo, Av. Câmara Cascudo, Rua Padre João Manoel, Rua Padre Pinto, Rua Mermoz, Rua Cel. José Bernardo, Rua Fonseca e Silva, Rua Amaro Barreto, Rua Dr. Mário Negócio, Av. Felizardo Firmino Moura, Ponte de Igapó, Av. Bel. Tomaz Landim, Viaduto de Igapó, Av. Bel. Tomaz Landim, Rua Pastor Joaquim Batista de Macedo, Rua Santa Luzia, Av. das Fronteiras, Av. Maranguape, Rua Ilhéus, Rua Paranduva, Av. Padre Tiago Theisen (antiga Av. Florianópolis), Av. Blumenau, Av. Senhor do Bonfim, Rua Jequiriçá, Rua Palmeiras e Terminal de Integração do Soledade.
> N-64 – Nova Natal/Ribeira, via Petrópolis, com o seguinte itinerário:

Ida: Av. do Baião (Terminal), Av. das Cirandas, Rua do Pastoril, Rua do Fandango, Av. dos Caboclinhos, Rua da Lapinha, Rua dos Coroas, Rua da Araruna, Av. Cidade Praia, Rua Serra Negra, Rua Jequiriça, Av. Senhor do Bonfim, Rua Paranduva, Rua Ilhéus, Rua Guadalupe, Av. Doutor João Medeiros Filho, Túnel Ulisses de Góis, Av. Bacharel Tomaz Landim, Ponte de Igapó, Av. Felizardo Firmino Moura, Rua Jandira, Rua Doutor Mário Negócio, Rua Presidente Leão Veloso, Av. Coronel Estevam, Rua Coronel José Bernardo, Av. Rio Branco, Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Prudente de Morais, Av. Nilo Peçanha, Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, Av. Tavares de Lira e Av. Duque de Caxias.

Volta: Av. Duque de Caxias, Praça Augusto Severo, Av. Câmara Cascudo, Rua Padre João Manoel, Rua Padre Pinto, Rua Mermoz, Rua Coronel José Bernardo, Rua Fonseca e Silva, Rua Amaro Barreto, Rua Doutor Mário Negócio, Av. Felizardo Firmino Moura, Ponte de Igapó, Av. Bacharel Tomaz Landim, Av. Doutor João Medeiros Filho, Rua Guadalupe, Rua Ilhéus, Rua Paranduva, Av. Senhor do Bonfim, Rua Jequiriça, Rua Serra Negra, Av. Cidade Praia, Rua Los Angeles, Av. Centenário da Abolição, Rua da Araruna, Rua dos Coroas, Rua da Lapinha, Av. dos Caboclinhos, Rua do Fandango, Rua do Pastoril, Av. da Chegança, Av. das Cirandas, Rua dos Congos, Rua dos Sassafras e Av. do Baião (Terminal).

> 581 – Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia, com o seguinte itinerário:

Ida: Av. Mar do Norte (Terminal), Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, Rua dos Imigrantes, Rua Trindade, Rua Tenente Souza, Rua Auriverde, Rua Shalom, Rua Santo Elias, Rua Padre João Maria, Rua Dr. Amaro Ienaga, Rua San Marino, Rua Santa Catarina de Sena, Rua Norte Brasil, Av. Gov. Antônio de Melo e Souza (Av. Pompéia), Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Padre Tiago Theisen (antiga Av. Florianópolis) e Rua Paranduva.

Volta: Rua Paranduva, Av. Guadalupe, Av. Dr. João Medeiros Filho, Praça Pres. Juscelino Kubitschek, Rua do Catetinho, Av. Gov. Antônio de Melo e Souza (Av. Pompéia), Rua Norte Brasil, Rua Santa Catarina de Sena, Rua San Marino, Rua Dr. Amaro Ienaga, Rua Padre João Maria, Rua Santo Elias, Rua Shalom, Rua Auriverde, Rua Tenente Souza, Rua Trindade, Rua dos Imigrantes, Av. Moema Tinoco da Cunha Lima e Av. Mar do Norte (Terminal).

A linha 581 vai atender as comunidades do Santa Cecília, Além Potengi e Parque Floresta, que eram atendidas antes da Pandemia de COVID-19 pelas linhas 81 e 592 e, desde então, estavam sem atendimento. A linha vai passar na Av. Dr. João Medeiros Filho, onde circulam as linhas N-02, N-08, N-15, N-29, N-35, N-43, S-50, N-60, N-64, N-73, N-78 e N-79, permitindo deslocamento para as demais áreas da cidade.

> 585 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto, com o seguinte itinerário:
 
Ida: Rua Dr. Nelson Benício da Mata (Terminal), Rua Manoel Bandeira de Moura, Rua Antônio Etelvino da Costa, Rua Nezinho Alves, Rua São Patrick, Rua Monte Rei, Rua Mira Mangue, Rua Eng. João Hélio Alves da Rocha, Rua Araguaiana e Anel Viário do Village do Prata.

Volta: Anel Viário do Village do Prata, Rua Araguaiana, Rua Eng. João Hélio Alves da Rocha, Rua Mira Mangue, Rua Monte Rei, Rua São Patrick, Rua Nezinho Alves, Rua Antônio Etelvino da Costa, Rua Jéssica Débora Bezerra, Rua Paulo de Alves Oliveira, Rua Ronaldo Pereira Shalon e Rua Dr. Nelson Benício da Mata (Terminal).

A linha 585 vai atender o Encanto Verde e o Village do Prata, ligando as localidades ao Terminal do Planalto – de onde partem as linhas O-24, O-33, O-33A, O-38 e O-40 – e as áreas comerciais localizadas no bairro, facilitando o deslocamento da população dessas comunidades.

> 587 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto, com o seguinte itinerário:

Ida: Rua da Lagoa Nova (Terminal), Rua Novo Guarapes, Rua dos Cometas, Rua Eng. João Hélio Alves da Rocha, Rua Araguaiana e Anel Viário do Village do Prata.
 
Volta: Anel Viário do Village do Prata, Rua Araguaiana, Rua Eng. João Hélio Alves da Rocha, Rua dos Cometas, Rua Novo Guarapes, Rua da Lagoa Seca, Rua da Candelária e Rua da Lagoa Nova (Terminal).

A linha 587 vai atender o Village do Prata e o Guarapes, passando no Terminal do Planalto – de onde partem as linhas O-24, O-33, O-33A, O-38 e O-40 –, e permitindo o acesso aos serviços de educação e saúde da população do Village do Prata, os quais se localizam no Guarapes.

> 589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Jardim América/Rodoviária, com o seguinte itinerário:

Ida: Rua Maristela Alves (Terminal), Rua Prof. Antônio Trigueiro, Rua José Vicente, Rua Padre Cícero, Rua São Sebastião, Rua Todos os Santos, Rua São João, Av. Nossa Senhora do Livramento, Rua Santa Maria Madalena, Rua Pai Celestial, Rua Prof. Aureliano de Medeiros Filho, Rua Santa Clara, Rua Santa Maria Goretti, Rua São José, Travessa São José, Rua Córdoba, Av. Brasil, Rua Oeste, Rua Pelotas, Av. Rio Grande do Norte, Av. Cap.-Mor Gouveia, Av. Int. Mário Câmara, Rua Francisco Varela e Rua dos Potiguares.

Volta: Rua dos Potiguares, Rua Manoel de Castro, Av. Int. Mário Câmara, Rua Manoel de Castro, Rua Adolfo Gordo, Rua dos Caicós, Av. Cap.-Mor Gouveia, Av. Rio Grande do Norte, Rua Pelotas, Rua Oeste, Av. Brasil, Rua Córdoba, Travessa São José, Rua São José, Rua Santa Maria Goretti, Rua Santa Clara, Rua Prof. Aureliano de Medeiros Filho, Rua Pai Celestial, Rua Santa Maria Madalena, Rua Santa Cristina, Rua Sem Nome, Av. Nossa Senhora do Livramento, Rua São João, Rua Todos os Santos, Rua São Sebastião, Rua Padre Cícero, Rua José Vicente, Rua Prof. Antônio Trigueiro, Rua Maristela Alves, Rua Rainha do Mar, Rua Antônio Carolino, Rua Mirassol e Rua Maristela Alves (Terminal).

A linha 589 vai atender Jardim América, Nova Cidade e parte de Felipe Camarão, passando na Rodoviária de Cidade da Esperança – onde passam as linhas N-08, O-21, O-38, O-39, O-40, O-41A, O-63 e 599 – permitindo o deslocamento da população para as demais áreas da cidade.

> 593 – Circular Residencial Redinha, com o seguinte itinerário:

Ida: Rua Cristais de Gelo (Terminal), Rua Jaraguá, Rua dos Lírios, Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, Rua Jorge Tavares da Silva, Rua Wilian Marinho de Leiros, Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Paulistana e Av. das Fronteiras.

Volta: Av. das Fronteiras, Av. Maranguape, Rua Ilhéus, Av. Guadalupe, Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Gov. Antônio de Melo e Souza (Av. Pompéia), Rua das Prímulas, Rua Construtor Severino Bezerra, Rua Luiz Justino de Oliveira e Rua Cristais de Gelo (Terminal).

A linha 593 vai atender as localidades de Alto da Torre e Residencial Redinha, passando na Av. Dr. João Medeiros Filho, onde circulam as linhas N-02, N-08, N-15, N-29, N-35, N-43, S-50, N-60, N-64, N-73, N-78 e N-79, permitindo deslocamento para as demais áreas da cidade.

Informações: Tribuna do Norte
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