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Na Grande Porto Alegre, Governo amplia prazo para construção dos corredores de ônibus
quinta-feira, 16 de maio de 2013
O secretário estadual de Planejamento, João Motta, declarou nesta segunda-feira (13) que o Estado está totalmente flexível para negociar a contrapartida das cidades contempladas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana – Grandes Cidades. O anúncio foi feito em reunião com prefeitos da região, articulada pelo deputado federal Ronaldo Zülke. Motta disse que o governo trata o tema como participação e não contrapartida dos municípios no projeto que tem financiamento de R$ 299 milhões do Estado a fundo perdido para implantar melhorias na região metropolitana de Porto Alegre.
Os recursos serão investidos na infraestrutura do sistema de transporte público metropolitano em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Gravatai e Viamão que juntos atendem 600 mil usuários por dia, conforme dados da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) que tem a responsabilidade de executar os projetos em parceria com as prefeituras. “Vamos garantir a viabilidade dos projetos, estudando cada caso com as prefeituras e construindo alternativas em relação às contrapartidas. Para isso trabalharemos em parceria com os municípios”, afirmou Motta.
Lauermann aprova projeto
“Um dos nossos objetivos é que esse projeto tenha recurso do Estado na viabilização da obra. Sem a confirmação dessa contrapartida, o prazo que o governo oferece é muito importante, já que a maioria dos municípios que receberam esses recursos não têm o valor da contrapartida à sua disposição. Ele vai ajudar a viabilizar esses projetos”, diz o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann.
OS VALORES
NOVO HAMBURGO
total: R$ 34.413.542,72
contrapartida município: 4.930.306,98
SÃO LEOPOLDO
total: R$ 59.793.605,46
contrapartida município: 8.566.419,12
ESTEIO
total: R$ 9.402.715,77
contrapartida município: 1.347.093,95
SAPUCAIA DO SUL
total: R$ 23.938.585,52
contrapartida município: 3.429.596,78
O prazo previsto para licitar é no segundo semestre de 2013 e o prazo previsto para início das obras é de 90 dias após a licitação. Os prazos também estão sujeitos à revisão.
Informações: Jornal VS
Postado por Meu Transporte às 18:58 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio Grande do Sul
Em Salvador, Setps planeja apelar para justiça contra sindicato dos rodoviários
Depois de que rodoviários de dez, das 18 empresas, demoraram de sair das garagens na manhã desta quinta-feira (16), o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) planeja apelar para a justiça contra o Sindicato dos Rodoviários no Estado da Bahia. O assessor de relações sindicais do Setps, Jorge Castro informou que já entrou em contato com o departamento jurídico, mas o sindicato ainda não entrou na justiça.
Castro afirmou ao iBahia que os rodoviários não avisaram de nenhuma paralisação. "Eles não informaram nada [....] As pessoas não se prepararam. Isso é uma violência contra a sociedade. É uma coisa inconstitucional, ilegal, abusiva", disse o assessor. Segundo ele, o que resta ao Setps é apelar para o Ministério Público do Trabalho, para a justiça do trabalho, para que sejam tomadas providências. "Não podemos fazer muita coisa. Ficamos de mãos atadas", afirmou.
O assessor afirmou que nenhuma reunião com o Sindicato dos Rodoviários no Estado da Bahia está marcada. O vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários no Estado da Bahia, Fábio Primo, afirmou que não há nenhuma mobilização agendada com os trabalhadores e que somente foram marcadas duas assembleias na próxima quarta-feira (22), às 9h e 15h.
Primo negou que a categoria tenha feito uma paralisação nesta quinta-feira. Segundo ele, os representantes dos sindicatos estiveram nas principais garagens de ônibus para um bate-papo com os funcionários para repassar a proposta do patronato de aumento salarial e do ticket de alimentação.
"Não foi uma paralisação, só reunimos os trabalhadores. E não reunimos de todas as garagens porque sabíamos do prejuízo à cidade e à população", declarou Primo, que caracterizou os encontros como "breves assembleias".
Pontos de ônibus lotados
Apesar da declaração do vice-presidente de que não houve uma paralisação geral dos funcionários das empresas de ônibus, quem precisou contar com o transporte público hoje pela manhã encontrou veículos e pontos lotados.
Em entrevista à TV Itapoan, o assessor de relações sindicais do Sindicato das Empresas de Transporte de Salvador (Setps), Jorge Castro, criticou o movimento. Ele solicitou uma ação do Ministério Público para punir os responsáveis e caracterizou a mobilização como uma "atitude irresponsável, violenta e desagradável dos rodoviários. É uma situação abusiva e não temos que tolerar".
*Com informações do Correio 24h
Postado por Meu Transporte às 18:46 0 comentários
Marcadores: Bahia
Transbrasil será o maior BRT do mundo em capacidade
Nesta segunda-feira, dia 13 de maio de 2013, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a licitação para a construção do BRT Transbrasil.
Com 32 quilômetros de extensão, o Transbrasil será o maior BRT do mundo em relação à capacidade de transporte. Quando estiver inteiramente pronto, vai atender diariamente a 900 mil passageiros. Capacidade semelhante à de linha de metrô, mas com custo bem menor: R$ 1,5 bilhão. Deste total, R$ 1,097 bilhão terá como fonte de recursos o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – Mobilidade Urbana, do Governo Federal. O restante virá de recursos da Prefeitura do Rio de Janeiro.
A obra será dividida em duas etapas: Do Aeroporto Santos Dumont até a Ligação com o TransOeste (Galeão – Barra da Tijuca). O custo deste trecho será de R$ 785,5 milhões. A outra etapa vai ser da Ligação com o TransOeste até Marechal Deodoro.
O trajeto completo vai atender vias e conexões com alto fluxo de pessoas. O ponto de partida será na estação de trem Deodoro de onde vai percorrer pela a Avenida Brasil.
No centro da cidade, vai seguir pela Avenida Francisco Bicalho e Avenida Presidente Vargas, chegando ao Terminal da Candelária. Depois ele vai seguir para o Aeroporto Santos Dumont, passando por um túnel que começa na Avenida Presidente Antônio Carlos e segue sob o aterro do Flamengo.
Para a implantação do BRT, serão feitos 30 mil metros quadrados de pontes, túneis e viadutos e haverá o alargamento das pistas laterais da Avenida Brasil entre Irajá e Guadalupe, zona Norte da cidade.
O BRT Transbrasil terá 16 passarelas, 28 estações e quatro terminais que serão: Terminal Deodoro, Terminal Trevo das Margaridas, Terminal Trevo das Missões, Terminal Candelária. As estações serão do mesmo padrão do BRT TransOeste: climatizadas, com as plataformas na mesma altura do assoalho do ônibus, painéis com informações sobre horários e linhas, e com o sistema de pré-embarque, que é o pagamento da passagem antes da entrada no ônibus, o que diminui o tempo de parada nas estações.
As obras começam em setembro deste ano e devem ficar prontas em 30 meses. Apenas um trecho estará em serviço para a Copa do Mundo de 2014. Para as Olimpíadas de 2016, todo o sistema deverá estar em operação.
Serão 881 veículos para atender a todo o sistema, a maior parte formada por ônibus articulados e ônibus biarticulados.
A Avenida Brasil é a principal ligação de regiões da zona Oeste e Norte com o centro do Rio, dá acesso a Linha Amarela, Linha Amarela, ponte Rio-Niterói, rodovia Washington Luiz (BR 040), rodovia Presidente Dutra (BR 116), e Rodovia Rio-Santos (BR 101).
O sistema BRT TRansBrasil vai se interligar com outros corredores de ônibus que compõe os planos de mobilidade urbana do Rio de Janeiro: Transolímpica, em Deodoro, e Transcarioca,na Ilha do Governador. Esses dois sistemas serão conectados ao BRT TransOeste, que já está em operação.
Ao todo, serão 155 quilômetros de BRT no Rio de Janeiro.
Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Postado por Meu Transporte às 16:36 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Salvador tem paralisação surpresa de ônibus e milhares ficam nos pontos
O Sindicato dos Rodoviários de Salvador orquestrou, na manhã desta quinta-feira, um a paralisação surpresa no transporte público da cidade. Com a decisão, os veículos não saíram das garagens no início do dia, deixando pontos lotados em toda a cidade.
De acordo com o sindicato, a ação trata-se de um protesto contra os donos das empresas de transporte, que não desejam conceder reivindicações à categoria. Novas paralisações podem acontecer no decorrer do dia e, segundo os sindicatos, o início de uma greve é uma forte possibilidade.
A representação dos rodoviários informou que nove das 18 empresas de ônibus da capital mantiveram seus veículos nas garagens. Após as 8h, o fluxo passou a ser normalizado, mas os passageiros ainda enfrentavam dificuldades para entrar nos poucos ônibus disponíveis.
A Transalvador, órgão de trânsito da Prefeitura de Salvador, precisou intervir para regularizar a frota e remanejou linhas por toda a cidade, uma vez que os bairros mais populosos foram os mais prejudicados com a paralisação. Após o retorno das linhas, houve engarrafamentos nestas regiões. “Há mais demora também no embarque e desembarque de passageiros, já que os pontos de ônibus estão superlotados. Isso tudo agrava a lentidão do tráfego neste horário de fluxo conhecidamente intenso”, disse o superintendente do órgão, Fabrizzio Muller.
Segundo ele, o protesto dos rodoviários foi “absurdo e irresponsável”. Após o movimento, o sindicato se reunirá em assembleia para avaliar o impacto do ato e há possibilidade de haver continuidade do protesto no início da manhã de sexta com as empresas que ainda não tinham aderido.
De acordo com o presidente do sindicato, Hélio Ferreira, os rodoviários estão “abertos a negociações” e, caso não haja acordo, a greve pode acontecer em breve. Até o momento, já houve sete reuniões de negociação. Entre as reivindicações, os trabalhadores exigem redução da jornada de trabalho, 15% de aumento salarial e aumento no valor do vale-alimentação.
Informações: Portal Terra
Postado por Meu Transporte às 16:23 0 comentários
Marcadores: Bahia
Lei que proíbe som alto em ônibus entra em vigor na Paraíba
quarta-feira, 15 de maio de 2013
A lei que proíbe o uso de aparelhos sonoros com alto falantes em transportes públicos na Paraíba entra em vigor nesta quarta-feira (15). Aprovada na Assembleia Legislativa, a lei foi publicada no Diário Oficial do Estado.
O usuário de transporte público que infringir a lei e se negar a desligar o aparelho, quando chamado a atenção, ou a descer do veículo, quando solicitado, pode ser notificado a pagar multa no valor de R$ 1 mil. Em outros casos previstos na lei, a empresa que detém a concessão do serviço também pode ser responsabilizada e penalizada pelo descumprimento.
A lei prevê ainda que a multa será dobrada a cada reincidência. Com tal lei entrando em vigor, o usuário de transportes públicos que quiser ouvir músicas em ônibus, trens e outros transportes coletivos deverá fazer uso de fones de ouvido. A fiscalização do cumprimento da lei e aplicação das penalidades fica sob a responsabilidade do Procon estadual e aos Procons municipais.
Para ajudar a aplicação da lei, as empresas devem fixar avisos proibitivos nos locais abrangidos pela presente lei, "com indicação do número e data da mesma, em letras legíveis e de fácil visualização”. São considerados aparelhos sonoros telefone celulare, ipod, tablet, notbook, netbook, rádio, MP3, MP4, caixas de som portáteis, tocadores pessoais de música em formato digital, pen drive acoplado a caixas de som e similares.
Os transportes que devem obedecer a lei são os coletivos municipais e intermunicipais como um todo. Onde se encaixam os ônibus, micro-ônibus, vans, autolotações, ferry boats, catamarãs, lanchas, barcas, balsas e similares, trens, metrôs, veículos leves sobre trilhos (VLTs) ou quaisquer outros que transporte pessoas mediante concessão pública.
Por Mayra Medeiros
Informações: Paraíba.com.br
Postado por Meu Transporte às 21:17 0 comentários
Marcadores: Paraíba
Superlotação dificulta viagens em trens da CPTM
O trem é um dos meios de transporte mais usados por quem mora na Grande São Paulo e trabalha na capital. Por dia, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) transporta 2,7 milhões de passageiros, mas o deslocamento se torna cansativo devido a superlotação e problemas na infraestrutura, como mostrou reportagem da série Anda SP desta quarta-feira (15).
A analista de sistemas Maria de Fátima Paiva trabalha em Pinheiros, na Zona Oeste da capital, e percorre 44 km todos os dias para chegar em casa, em Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana.
O empurra-empurra começa quando trem chega na plataforma. A tática de Fátima para conseguir entrar no vagão é ficar perto do último vagão. “Eu consigo ir sentada pelo menos”, conta.
Muito passageiros ignoram a linha de segurança nas plataformas e torna perigosa a hora de entrar nos vagões. Outra dificuldade enfrentada por Fátima é o escadão de acesso na estação de Ferraz de Vasconcelos. O local não possui escada rolante nem elevador.
Apesar dos problemas enfrentados, Fátima diz que prefere andar de trem. “A Radial Leste não dá não, é muito trânsito também. Fora a gasolina, estacionamento. Prefiro o trem, eu acho que eu chego mais tranquila”.
Ao todo, Fátima leva, em média, 1 hora e 40 minutos para chegar em casa. Muitas vezes, a viagem é mais demorada por causa das panes elétricas nos trens. Em 2012, foram registradas 156 nas 6 linhas.
A analista de sistemas diz que gostaria de trabalhar mais perto de casa para ficar mais tempo com a filha. “Queria trabalhar mais perto, mas acabo morando aqui por causa da família. O lado ruim é deixar a minha filha o dia inteiro. Ela fica com meu marido, minha mãe, mas eu não fico com ela”.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que está investindo para melhorar a infraestrutura da CPTM. Entre os investimentos estão a modernização de 34 trens e a compra de 170 novos trens. Noventa já estão circulando.
Informações: G1 São Paulo
Postado por Meu Transporte às 21:13 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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