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Vereadores proíbem música no transporte coletivo de Cascavel

domingo, 7 de agosto de 2011

A Câmara de Vereadores de Cascavel, no Oeste do estado, aprovou em primeira votação um projeto de lei que proíbe passageiros de ouvirem música sem fones de ouvido dentro dos ônibus do transporte coletivo. O projeto, de autoria do vereador Airton Camargo (PR), deverá passar por uma segunda votação antes de ser sancionado.

Aprovado por 13 votos a 1 na primeira votação, o projeto, que vale para aparelhos de som convencionais e telefones celulares ligados em rádio ou MP3, foi retirado de pauta por sugestões de alguns vereadores que pretendem apresentar emendas. Uma das propostas é estender a proibição aos ônibus do transporte escolar.

Camargo afirmou que tomou a decisão de apresentar o projeto após receber reclamações de pessoas que disseram ficar constrangidas com a execução de músicas com apologia a sexo, violência e entorpecentes. “Ao trabalhador que retorna cansado de sua jornada laboral é necessário poupar do dissabor de ter que ouvir música em volume alto e timbre estridente”, justificou o autor do projeto.

A lei prevê que a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans), responsável pelo transporte coletivo faça a fiscalização. Os responsáveis pelos ônibus – motoristas e cobradores – poderão ordenar o desligamento dos aparelhos de som e até retirar o infrator de dentro do veículo.

O projeto, no entanto, não proíbe a execução de músicas nos aparelhos dos próprios veículos.

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Em Jundiaí, Serviço online da SITU informar o horários dos ônibus

Pela internet em um computador ou no celular, os usuários do Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano) já conseguem  acessar o novo sistema de informações detalhadas sobre itinerários de ônibus, seus horários e o tempo de espera de todas as linhas. 

O serviço foi desenvolvido após a instalação de GPS nos mais de 300 ônibus de todas as linhas que atendem a cidade. Depois de seis meses de testes, a Central de Monitoramento do Transporte Coletivo gerencia toda a frota e aponta minuto a minuto onde está cada um dos ônibus da cidade.


E realmente funciona com a precisão de um relógio na hora de partir. Na última quinta-feira, o reportagem testou o serviço  e o ônibus da linha 941 B (Terminal Vila Arens-Terminal Eloy Chaves) e ele passou exatamente às 18h30 no ponto da rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro, como indicado pela internet 15 minutos antes.

O problema foi no desembarque. Em virtude do horário de trânsito pesado (escolhido propositalmente), um  atraso de 20 minutos sobre a hora indicada pelo sistema.

Pela internet, o reportagem monitorou as oscilações de horário, em virtude do trânsito, atualizadas constantemente.

O secretário Roberto Scaringella, dos Transportes, diz que em breve mais 15 ônibus serão adicionados ao sistema, nas linhas de maior demanda nos horários de pico durante a semana. “A ideia era dinamizar o transporte. Hoje, com esse sistema, foi possível ajustar o serviço e  conseguimos 98% de cumprimento de horários”, explica.


Os dados enviados pelo GPS permitem verificar atrasos, congestionamentos, pontos mais utilizados e linhas cheias. “Assim melhora o serviço injetando mais ônibus, melhorando tempos de semáforos, trocando ônibus pequeno por articulado em alguns horários ou aumentando  carros aos domingos para diminuir a espera.”

Consulta prévia / “Com o sistema  é possível calcular na hora quanto tempo vai levar determinado trajeto, em tempo real”, afirma Leslie Tealdi, diretor de Transportes.
O usuário também consegue até fazer consulta prévia de horários para outros dias. “Mas consultar instantes antes de pegar o ônibus dá uma precisão maior, porque neste horário já está sendo calculado com um possível congestionamento, acidente, ou imprevisto daquele momento”, avisa o secretário.

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Licitações de ônibus interestaduais saem até o fim do ano

Na próxima terça-feira (9), o governo vai divulgar os documentos sobre a primeira licitação de linhas de ônibus interestaduais, que tem como objetivo racionalizar o sistema para as empresas e melhorar os serviços para os usuários. Desde 2008, quando venceram as permissões das empresas, elas operam com autorizações especiais.

“O sistema nunca foi licitado, sempre operou à margem da regulação. Queremos garantir que os compromissos de serviços serão cumpridos e uma profissionalização dos operadores, para que o setor possa atrair
investidores”, disse o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, em entrevista à Agência Brasil.

O tema deve ser colocado em audiência pública e a licitação para linhas de longa distância deve acontecer no início do ano que vem. As linhas de curta distância devem ser leiloadas no segundo semestre de 2012. Segundo Figueiredo, os usuários vão começar a sentir as mudanças gradualmente a partir de 2013, pois haverá um prazo de adaptação para as
empresaa.

As 2 mil linhas de ônibus existentes atualmente foram organizadas em 18 grupos. Hoje existem 250 operadores, que devem ser reduzidos para menos de 60. A ANTT vai exigir que a idade média da frota, que hoje é de 14 anos, seja de 5 anos, sendo que os ônibus não podem ter mais de 10 anos.

Além de exigências de segurança e conforto, o passageiro será beneficiado com mais informações sobre os horários das linhas, já que os ônibus serão rastreados. Os terminais e pontos de parada deverão atender a condições de acessibilidade.

Segundo Figueiredo, no próximo mês, o governo deverá leiloar a BR-101 no Espírito Santo e, até o fim do ano, a BR-040 e a BR-116 em Minas Gerais. Para ele, a recente crise no setor de transportes, que resultou na demissão do ministro dos Transportes e de diversos diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pode valorizar as concessões de rodovias no país. “Pode ter uma percepção de que talvez o caminho da concessão ajude a agilizar a execução dos
investimentos e minimizar os impactos nas contas públicas”, avaliou.

Fonte:
DCI

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Terminal de ônibus em Fortaleza é adaptado para evitar atropelamentos

A prefeitura de Fortaleza começou a instalar, na segunda quinzena de julho, grades entre as pistas de tráfego de ônibus e nas plataformas do terminal de ônibus urbano do Bairro Papicu, em Fortaleza. O objetivo, segundo a prefeitura, é evitar acidentes com a travessia de passageiros fora da faixa de pedestres.
Em 2010 foram registrados dois acidentes fatais no terminal. O primeiro aconteceu em março, quando um homem de 33 anos foi imprensado entre dois ônibus quando atravessava fora da faixa de pedestre. O segundo foi em novembro, quando uma senhora de 66 anos também foi atropelada.
Ainda de acordo com a prefeitura, as obras, que também incluem adaptação da infraestrutura para pessoas com deficiência, devem beneficiar cerca de 270 mil pessoas que passam diariamente pelo terminal.


Com Informações do G1

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Em Curitiba, Ônibus Biarticulados podem sair de cena para o Metrô

Com a chegada do metrô, as linhas de biarticulado que hoje transitam nas canaletas vão deixar de existir. Sendo assim, o projeto prevê que a área, antes utilizada para o tráfego dos ônibus, seja inteiramente revitalizada. O novo espaço abrigará ciclovia, calçadão para pedestres, arborização e equipamentos de lazer, se transformando num verdadeiro parque em meio à cidade. "Com certeza, essas novas áreas vão mudar a cara da cidade", confirma o presidente do IPPUC.

Nas estações, além das bilheterias e demais estruturas necessárias para o funcionamento do metrô, serão implantadas áreas de convivência e quiosques comerciais para os usuários. Também está no projeto a construção de estacionamentos em algumas estações para que as pessoas possam deixar os seus carros e ir ao trabalho utilizando o metrô. "Nosso objetivo é realizar um projeto moderno e usual, sem ideias grandiosas. Queremos oferecer o necessário para o usuário sem extrapolar o bom senso para tornar o metrô curitibano um meio de transporte ágil e prático", conclui Almeida.
Profundidades variadas
Devido à topografia de Curitiba, a profundidade das estações do metrô vai variar conforme sua localidade. Segundo dados do IPPUC, as escavações serão feitas entre 12 e 23 metros na primeira fase. Já na segunda etapa, as profundidades aumentam, já que a parte norte da capital é mais alta e com o terreno mais acidentado.

A maioria das estações será subterrânea, sendo o acesso realizado por meio de escadas fixas e rolantes e, quando necessário, por meio de elevadores. Poderão ser com plataforma central (em ilha) ou com plataforma lateral, o que será definido pelo projeto operacional. As bilheterias e demais estruturas necessárias ao funcionamento das estações serão construídas no nível do Parque Linear, junto aos quiosques comerciais.
Primeira fase terá 13 estações
De acordo com o IPPUC, a primeira fase do metrô curitibano contará com 13 estações ao longo dos 14,2 km entre a CIC-Sul, próximo ao Ceasa, e a Rua das Flores, no centro da capital. Os primeiros 2,2 quilômetros da Linha Azul, partindo do Terminal CIC-Sul, serão percorridos em superfície - será o único trecho que passará por cima do solo.

Um viaduto será construído para que o metrô passe por cima da Linha Verde. O trajeto continua seguindo pela Rua Winston Churchill, onde passa pela Estação Terminal Pinherinho, Estação Santa Regina, Estação Terminal Capão Raso e Estação Hospital do Trabalhador. Já na Avenida República Argentina, o metrô terá mais quatro estações.Terminal Portão, Morretes, Santa Catarina e Água Verde. Em seguida, o trajeto segue na Avenida Sete de Setembro e percorrem as estações Bento Viana, Oswaldo Cruz, Eufrásio Correia e por fim a Estação Rua das Flores, onde termina a primeira fase do metrô.

O coração do metrô curitibano, onde será feito todo o controle e manutenção do sistema metroviário, ficará situado no Terminal CIC-Sul. La haverá um complexo administrativo e operacional onde os trens vão "dormir" para sofrer os reparos necessários. Há a possibilidade também de existir um dormitório na Estação Rua das Flores, para que as viagens iniciem a partir das duas estações.
Usuário vai ganhar tempo
Para atender todos os usuários da primeira fase do metrô curitibano, o projeto exige que seja adquirida uma frota com um total de 18 trens. Cada trem será composto por cinco carros e poderá transportar até 1.450 passageiros. De acordo com o IPPUC, o metrô vai passar a cada três minutos. Com isso, aumenta a capacidade, já que atualmente passa um biarticulado com capacidade para 230 pessoas cada 55 segundos.

O metrô tem a velocidade máxima de 80 km/h, mas vai trafegar a 35 km/h. Sendo assim, o trecho de 14,2 será cumprido em média em 25 minutos. Um biarticulado, que anda numa velocidade média de 15 km/h e ainda sofre interferências de semáforos e tráfego nos principais cruzamentos, faz o mesmo trecho em cerca de uma hora.

Cada vagão terá em seu interior um adequado conforto térmico e acústico para os passageiros e o condutor. Além disso será equipado com um sistema de ar condicionado para os salões de passageiros e cabines dos condutores, um sistema de iluminação eficiente e um projeto de comunicação visual e sonora que permita a perfeita orientação os passageiros.



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Em Porto Alegre, Usuários de transporte coletivo recebem guias de informação

sábado, 6 de agosto de 2011

A partir da próxima semana, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começa a distribuir cerca de 7.5 mil guias de informações aos usuários de transporte coletivo e seletivo da Capital. Ao todo, serão 5 mil mapas de bolso de linhas de ônibus, 1 mil mapas de bolso de linhas de ônibus voltado aos turistas, 1 mil guias das linhas de lotação e 500 guias das linhas de ônibus. Os materiais informativos são gratuitos e demonstram as principais linhas de transporte, indicando as principais vias e intervalos dos ônibus e lotações.

“Ficou muito bonito. Para quem está com pressa, fica fácil de consultar. Gostei porque dá para levar na bolsa”, disse a funcionária pública Roseli Fátima da Silva, usuária da linha Amapá. Moradora de Quaraí, a aposentada Eva Jordão pretende guardar o seu guia para quando retornar a Porto Alegre. “Geralmente uso a mesma linha quando venho para cá visitar os parentes, mas, agora, vou guardar esse mapa e consultar outras”. As duas usuárias receberam as publicações para avaliação inicial e testaram sua utilidade.

Os guias fazem parte de um projeto de qualificação da informação aos usuários de transporte, elaborado pela Gerência de Projetos e Estudos de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação. O desenvolvimento do mapa das linhas de ônibus voltado aos turistas, parceria com a Secretaria de Turismo, e outros materiais serão distribuído nos cinco Centros de Informação ao Turista, espalhados por diversos pontos da cidade.

Já o mapa das linhas de ônibus também poderá ser encontrado na Central de Passagem e Isenções (rua Uruguai, 45) ou no Atendimento ao Cidadão da EPTC (Av. Erico Verissimo, 100). No site da EPTC, você pode imprimir os mapas.

COMO SÃO OS GUIAS

Mapa das linhas de ônibus de Porto Alegre – material de bolso, com dobraduras, onde é possível visualizar o trajeto e principais vias das linhas de ônibus. Os eixos são dividos por cores, para facilitar o entendimento.

Mapa das linhas de ônibus de Porto Alegre voltado ao turista – material de bolso, com dobraduras, onde é possível visualizar o trajeto e principais vias das linhas de ônibus (incluindo Linha Turismo), além de indicação de pontos turísticos.

Guia de lotações de Porto Alegre – em formato livro, com 64 páginas, demonstrando os nomes, itinerários, mapa e intervalos de todas as linhas de lotação da cidade.

Guia de ônibus de Porto Alegre – em formato livro, com 136 páginas, demonstrando os nomes, itinerários, mapa e intervalos das principais linhas de ônibus da cidade.


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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