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Vitória segue com a instalação dos novos abrigos de ônibus

sábado, 25 de fevereiro de 2023

A Prefeitura de Vitória segue com a instalação dos novos abrigos de ônibus que substituem os retirados no final do ano passado, após serem avaliados e constatada a necessidade da troca. Após o cumprimento das normas e dos prazos legais para contratação da empresa responsável pelas novas estruturas, a PMV iniciou a colocação dos novos equipamentos em janeiro.

Serão instalados 300 novos abrigos em diversos bairros de Vitória, até abril deste ano. Se houver necessidade e justificativa, outros 75 poderão ser fixados em locais onde as estruturas estiverem desgastadas.

Tudo está planejado para que o cronograma seja cumprido até abril, porém, a condução do trabalho dependerá das condições climáticas por se tratar de um trabalho delicado, que exige, primeiramente, a colocação d uma base e somente depois é fixado o restante da estrutura.

O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, destacou que o investimento da Prefeitura de Vitória com recursos próprios será de R$ 4.629.016,86.

"Os novos abrigos terão  uma estrutura de proteção e muito mais conforto ao passageiro enquanto ele espera o ônibus", detalhou Alex.

O secretário contou ainda que todos os abrigos em Vitória foram inspecionados pelas equipes do órgão. O objetivo principal foi observar se as estruturas ofereciam riscos ao usuário e aos pedestres.

Informações: Prefeitura de Vitória
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Estudo aponta que mapear o transporte coletivo aumenta a eficiência do serviço

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

O levantamento foi realizado em Curitiba por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e verificou que cerca de 90% dos passageiros têm um itinerário fixo. Portanto, fazer o mapeamento da oferta e da demanda pode melhorar a eficiência na prestação do serviço de transporte público, além de dar mais segurança e conforto aos usuários, com a diminuição da superlotação dos ônibus, principalmente nos horários de pico. Foi o que concluiu o pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUC Paraná, Luis André Fumagalli.

A quantidade de passageiros foi combinada em quatro padrões estatísticos que avaliaram dias úteis, sábados, domingos, feriados, períodos escolares, período de pagamento de salários, incidência de crimes e até condições climáticas. As informações foram coletadas entre 7 de janeiro de 2019 e 20 de fevereiro de 2020.

Luis André Fumagalli explicou que a rotina das passageiros permite fazer um cruzamento de dados. Além disso, fazer a gestão por meio de aplicativo pode aumentar a mobilidade nas grandes cidades.

O estudo foi desenvolvido em Curitiba, mas, segundo os pesquisadores, pode ser replicado em qualquer cidade. Durante o período analisado, em pouco mais de um ano, os estudiosos coletaram, em um primeiro momento, os dados diários de embarque de passageiros em cada uma das estações tubo da linha expressa Boqueirão-Centro, que representa, cerca de 6% do fluxo diário de usuários do transporte coletivo da capital paranaense. Em uma segunda análise foram estudadas todas as linhas da categoria expresso, como ressaltou o pesquisador.

Conforme a análise, seria possível evitar a superlotação no transporte coletivo com a sincronização, em tempo real, realizada por meio de aplicativo instalado nos smartphones dos passageiros, pegando, por exemplo, o horário e ponto de partida de cada usuário de acordo com o horário e ponto de desembarque.

Outra vantagem, segundo o estudo, seria em relação ao fato de frear a contaminação por doenças respiratórias em momentos críticos, como a pandemia da Covid-19. Ainda pode ser feito o gerenciamento da demanda que aumenta a eficiência do sistema de transporte público, reduzindo custos, tempo de viagem, consumo de combustível, níveis de poluição, além de aumentar o conforto e a segurança, para manter o preço da tarifa em valores aceitáveis.

Os pesquisadores também analisaram os principais motivos pelos quais as pessoas continuam andando de ônibus. Um deles seria pelo fato de ainda ser o meio de transporte mais barato em comparação com outras opções e também por ser o único meio de transporte disponível para um grupo específico da população.

Por: Scheila Pessoa
Informações: CBN Curitiba
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Transporte coletivo de Foz terá sistema de bilhetagem com pagamentos via PIX

Os usuários do transporte coletivo de Foz do Iguaçu passarão a contar com novas melhorias no serviço. Na sexta-feira (10), foi realizado o pregão eletrônico para a escolha da nova empresa responsável pelo sistema de bilhetagem dos veículos, que será um dos mais modernos do Brasil.

A empresa que apresentou a menor proposta foi a Transdata, que já está atuando na cidade. Com a manutenção, os moradores não correrão riscos de perder os créditos de passagem já adquiridos. O novo modelo entrará em vigor a partir de 14 de março, mesmo dia em que o novo contrato do transporte coletivo passará a vigorar.

Conforme explica o secretário extraordinário do Transporte Coletivo Urbano, Fernando Maraninchi, a empresa irá utilizar o mais atualizado sistema do mercado, que permitirá o pagamento via PIX e terá reconhecimento facial. 

“O certame foi um sucesso e conseguimos propostas muito positivas, de empresas que já atuam em grandes centros. Será um modelo ágil, benéfico para quem utiliza e integra o planejamento de transformar o transporte coletivo de Foz, aumentando o número de usuários e proporcionando qualidade”, disse Maraninchi.
A receita da venda de créditos de passagem será integralmente do município e cumprirá as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Tecnologia
Por meio de um novo aplicativo, os cidadãos poderão ter acesso a todos os dados do cartão, como a recarga e o sistema de recadastramento on-line para Estudantes, Idosos e Portadores de Necessidades Especiais, evitando filas nos atendimentos presenciais.

Também será possível conferir a localização em tempo real dos veículos, com filtro por linhas e opção de favoritar as linhas de uso frequente. Serviços já em vigor, como o período de integração de 90 minutos entre uma passagem e outra, seguirão mantidos.

Informações: Portal A Cidade
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Transporte coletivo de Goiânia ganha 20 novos veículos ainda este mês

A Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás (Cootego), uma das concessionárias do transporte público coletivo de Goiânia e região metropolitana, realizou a compra de 20 novos ônibus. A nova frota de veículos deve entrar em operação ainda neste mês de fevereiro. Esta medida faz parte do processo de renovação dos ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).

Segundo a Cootego, o investimento total até o momento é por volta de R$15 milhões. A cooperativa ainda declarou que os recursos são de financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além dos bancos Volvo e Moneo. Em nota, a Cootego informou que os novos veículos são das marcas Volvo e Volkswagen, com carroceria Marcopolo.

De acordo com eles, os novos modelos são mais tecnológicos, possuem 34 assentos e espaço para 48 pessoas em pé. Além disso, a nova frota conta com câmeras de segurança interna e atenderá 73 linhas. O diretor presidente da Cootego, Rilvadar Gongalves, declarou em nota que:

“Este investimento que realizamos neste momento na frota irá impactar, com toda a certeza, em uma melhor qualidade no serviço prestado e na vida do usuário, com mais conforto e rapidez” e finalizou dizendo que o plano é renovar por completo a frota da RMTC até o ano de 2025.

Informações: O Hoje
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Nova frota do BRT reduz em até 40% os intervalos das viagens na Transcarioca e Transoeste

domingo, 12 de fevereiro de 2023


Com a entrada em operação de 80 novos ônibus no Corredor Transolimpica e no trecho Jardim Oceânico – Alvorada, os articulados antigos que operavam nessas linhas foram deslocados para melhorar a frota dos outros serviços e os intervalos na Transcarioca e Transoeste diminuíram em até 40%. A linha 13 (Mato Alto x Alvorada- Expresso), que funciona apenas nos horários de pico, agora conta com mais carros para suprir a demanda de passageiros, que é maior nesses períodos. Já as linhas 25 (Mato Alto x Alvorada) e 35 (Madureira x Alvorada), que são paradoras, estão transportando mais passageiros. Agora, com o aumento no número de articulados, o tempo de espera é menor.

As outras linhas que apresentaram diminuição nos intervalos são: linha 12 (Pingo D’água x Alvorada- Expresso), 20 (Santa Cruz x Salvador Allende- Expresso), 25 ( Mato Alto x Alvorada- Parador), 18 (Recreio x Jardim Oceânico- Expresso), 35 (Madureira x Alvorada- Parador), 40 (Madureira x Alvorada- Expresso), 41 (Madureira x Recreio- Expresso) e 46 (Penha x Alvorada- Expresso).

A Prefeitura já comprou 561 novos ônibus e, até o fim de março, receberá mais 215 que entrarão gradativamente em operação. Os outros 270 veículos adquiridos têm previsão de chegar até dezembro de 2023.

Informações: Prefeitura do Rio
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Sorocaba inicia fase de teste de ônibus superarticulado elétrico e ambientalmente correto

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, começará a utilizar na cidade, nos próximos dias, em fase de teste, um ônibus do tipo superarticulado, 100% elétrico e ambientalmente correto. O modelo, com 23 metros de comprimento e capacidade para transportar até 170 passageiros, será operado pela empresa Consor, que atua no transporte público de passageiros no município.

O prefeito Rodrigo Manga, nesta sexta-feira (10), conheceu o novo veículo, acompanhado do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, e do gerente operacional da Consor, Manoel Ferreira. “A tecnologia deste ônibus é a mais moderna que existe no mundo, atualmente. Ou seja, estamos trazendo o que há de melhor em tecnologia de transporte para a população de Sorocaba. Trata-se de inovação e conforto. Essa fase de teste vai durar cerca de 30 dias”, destaca o prefeito.

O modelo adotado em Sorocaba é o primeiro 100% elétrico fabricado no Brasil e tem autonomia de 250 quilômetros. Em relação ao ônibus movido a diesel, ele deixa de emitir, por ano, o equivalente a 184 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera (CO2), o que equivale ao plantio de mais de 1.300 árvores, em termos de compensação ambiental.

O ônibus elétrico permite uma condução suave e silenciosa, pois não há barulho, nem emissão de fumaça. Está equipado com quatro motores elétricos, piso rebaixado em madeira, ar-condicionado, tomadas USB para carregamento de eletrônicos e outras modernidades. Por exemplo, no lugar dos retrovisores, há câmeras do tipo infravermelho, que permitem gerar imagens de qualidade, inclusive à noite, disponíveis em monitores ao motorista.
O novo ônibus vai operar, inicialmente, na Linha T31 – Éden/Cajuru, cumprindo um itinerário que atende a localidades e logradouros, como: Três Marias, Dálmatas, Cajuru do Sul, Jardim Ametista, Jd. Newton Torres, Jd. dos Reis, Campos do Conde, Éden, Miniterminal do Éden, Avenida Independência, Paço Municipal, Fatec, Av. São Paulo, Praça do Canhão e Terminal São Paulo.

“Na sexta-feira, rodamos, pela primeira vez, por algumas ruas da cidade e o resultado inicial foi muito positivo, tanto do ponto de vista operacional, como de agrado por parte dos usuários que embarcaram conosco durante o caminho. A previsão é que, até a próxima quinta-feira, o ônibus elétrico já esteja circulando em caráter de teste. Principalmente, será avaliada sua autonomia, além da eficiência em determinados trajetos”, adianta o diretor-presidente da Urbes.

Outra linha em que o ônibus elétrico será testado, na sequência, será a 307 – Interbairros VII, que abrange: Terminal São Bento, Alameda do Horto, Jd. São Guilherme, Jd. Santa Cecília, Área de Transferência Itavuvu (Shopping Cidade), Parque das Laranjeiras, Jd. Santo André, Ibiti do Paço, Jd. Dois Corações, Paço Municipal, Unip, e Unesp (Av. Três de Março).

As três operadoras do transporte público em Sorocaba, que são City, Consor e BRT, em 2021, iniciaram o processo de renovação das frotas e, desde então, continuam adquirindo novos ônibus para atender ao crescimento da demanda de passageiros e da cidade, além de proporcionar sempre mais conforto, segurança e eficiência.

“Tanto é, que a adoção do ônibus elétrico faz parte desse programa. Também estamos prevendo, até abril deste ano, iniciar a operação de 40 ônibus zero quilômetro, do tipo convencional, pela Consor e City Transportes. Esta última vai disponibilizar, além dos veículos convencionais, mais 10 elétricos, que terão a partir de 12,5 metros de comprimento”, finaliza o diretor-presidente da Urbes.

Sorocaba opera com 100% da frota de 371 ônibus do transporte coletivo, em 119 linhas. A frota atual tem capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda (mais de quatro vezes), que é de 180 mil passageiros/dia útil, em média. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. Por mês, são cerca de 4 milhões de passageiros transportados, rodando um total de 2.100 milhões de quilômetros. 

Informações: Jornal Cruzeiro do Sul
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BYD lança o primeiro ônibus elétrico rodoviário do Brasil

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Em maio passado, a BYD apresentou o D9F, primeiro ônibus elétrico rodoviário à venda no Brasil. O novo ônibus elétrico, destinado às operações de fretamento e rodoviária de curta e média distâncias, tem autonomia para rodar até 400 quilômetros entre as recargas da bateria.

O BYD D9F tem dois motores elétricos produzidos pela própria marca. Trata-se do BYD – 2912TZ -XY-A. A potência total combinada é de cerca de 402 cv, de acordo com informações da empresa. Esses motores são integrados às rodas do eixo traseiro.

O veículo utiliza carroceria Viaggio, na versão 1050, fabricada pela Marcopolo. O chassi, produzido na fábrica da BYD em Campinas, interior paulista, é tubular. Esse tipo de construção dispensa a necessidade de alongamento para carrocerias de até 13,2 metros.

Segundo o diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneide, uma das vantagens do novo ônibus elétrico é o nível zero de emissões de poluentes, como o CO2.

O executivo chama a atenção para os 400 quilômetros de autonomia entre as recargas das baterias. “As operadoras de curta e média distâncias passam a contar com uma ótima opção em termos de desempenho e economia.” A recarga completa das baterias é feita em cerca de quatro horas em recarregadores rápidos.

Outro destaque, segundo Schneider, é a maior disponibilidade. Isso porque o modelo tem bem menos peças que um similar com motor a combustão.

Custo menor

Ainda segundo o executivo, o custo operacional é cerca de 70% menor na comparação com um ônibus a diesel convencional. Isso faz com que o modelo passe a ser uma alternativa interessante, sobretudo no atual momento, em que a busca pela redução de custos é ainda maior.

Por ser silencioso, o BYD D9F também leva vantagem em operações que envolvam rodoviárias em centros urbanos. Outro destaque é o sistema de suspensão integral a ar. De série, o ônibus elétrico traz equipamentos como sistema de freios a disco com ABS e controle de tração.

44 passageiros

Na versão de entrada, o BYD D9F tem 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros. Há ainda ar-condicionado e poltrona móvel, que permite acessibilidade total à cabine. Sistemas de som e entretenimento, além de entradas USB em todos os assentos, também fazem parte do pacote.

Veículos podem ser financiados pela Finame

Esses ônibus elétricos agora podem ser financiados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que passou a oferecer linhas de crédito para a compra de veículos comerciais elétricos.

Com isso, os executivos da marca, que preveem comercializar, em 2020, entre 120 e 150 ônibus, acreditam que a nova modalidade de crédito ajudará a compensar a queda nas vendas causada pelo avanço do novo coronavírus. A empresa também aposta na renovação de frotas municipais.

Informações: Estadão
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Em SP, Oito linhas utilizam os dois novos corredores desde segunda-feira

Começaram a funcionar nesta segunda-feira (6) mais duas faixas exclusivas para ônibus em São Paulo, uma na rua Jardim Tamoio e outra na avenida Nagib Farah Maluf, no Conjunto Residencial José Bonifácio, ambas na região de Itaquera, zona leste de São Paulo. 

Com 1,1 km de extensão cada, as faixas atenderão oito linhas. Cerca de 6,7 mil passageiros serão beneficiados por dia, em média. A entrega faz parte do Programa de Metas 2021-2024, que prevê a implementação de 50 km de extensão de faixas de ônibus. Até agora, foram entregues 34,6 km.

As faixas funcionarão em horários diferentes. Na rua Jardim Tamoio, o serviço será de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, sentido bairro Conjunto Residencial José Bonifácio. Na avenida Nagib Farah Maluf, vai operar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, sentido centro.

Para o especialista em mobilidade urbana Ronaldo Balassiano, diretor da ONG Instituto Planet, a implementação de corredores também reduz a emissão de poluentes, devido à melhora de fluidez dos veículos.

Linhas de ônibus

3020/10 Cohab José Bonifácio  – Shopping Aricanduva
3027/10 CPTM Guaianazes – Shopping Aricanduva
3722/10 Cohab José Bonifácio – Metrô Penha
3732/10 CPTM José Bonifácio – Metrô Itaquera
3766/10 Cohab 2 – Metrô Itaquera 
4024/10 Cohab Fazenda Do Carmo – E.T. Itaquera
403A/10 CPTM José Bonifácio – Terminal Penha
4314/10 Inácio Monteiro – Terminal Parque D. Pedro 2º

Informações: Estadão
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Prefeitura de Goiânia lança Cartão Família, que poderá ser utilizado por até cinco pessoas no transporte coletivo, aos finais de semanas e feriados

O prefeito Rogério Cruz e o governador Ronaldo Caiado lançam, na próxima sexta-feira (10/02), o Cartão Família, benefício que permitirá que até cinco pessoas possam utilizar o transporte coletivo e pagar somente uma passagem, aos finais de semana e feriados, em Goiânia e na Região Metropolitana. Evento será no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Conforme as regras do programa, será permitido cadastro com um usuário denominado como principal ou responsável, e até cinco integrantes, com idade mínima de 05 anos, para os membros. Ao apresentar os cartões no validador, será cobrada a tarifa vigente, de R$ 4,30, somente do cartão principal e, para os demais membros do grupo, a viagem será gratuita.

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) esclarece que não haverá personalização do cartão principal, que poderá ser utilizado por qualquer membro do grupo familiar, inclusive, sem a presença dos demais integrantes da família.

Já os cartões dos demais integrantes serão personalizados e devem ser utilizados após o uso do cartão do principal ou responsável na mesma viagem. Os cartões não podem ser utilizados por terceiros.

Esse é o quarto lançamento do novo modelo de bilhetagem para o transporte público da Região Metropolitana de Goiânia. Os anteriores foram o Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e Meia Tarifa (Senador Canedo, Nerópolis, Trindade, Goianira e Aparecida). “Melhorias no transporte público são efetivas, pautadas no bem-estar da população”, afirma Rogério Cruz.

No lançamento do programa, será apresentado o cronograma para realização do cadastro do Cartão Família, que poderá ser feito pelo site www.sitpass.com.br. A entrega será realizada nos terminais ou na loja Sitpass, com a primeira via gratuita.

Veja como fazer adesão ao Cartão Família
O membro familiar principal ou responsável deve acessar o site www.sitpass.com.br e informar os seguintes dados: nome completo, nome da mãe, data de nascimento, CPF e endereço de todos os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal.

A fim de favorecer, facilitar e promover o acesso e uso do cartão família, haverá uma programação especial após o lançamento, na qual atendentes treinados, munidos de tablets eletrônicos e capacitados para prestarem informações, estarão disponíveis em pontos estratégicos da cidade como Parque Mutirama, Parque Zoológico de Goiânia, além de Terminais de Integração para cadastramento de famílias interessadas no uso do benefício.
Os cartões serão entregues em todos os terminais da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) ou na Loja Sitpass, localizada na Rua 4, no Parthenon Center, no Centro de Goiânia, de acordo com o local escolhido pelo responsável familiar no momento do cadastro. A primeira via dos cartões é gratuita.

Esclarecimentos
Preciso recarregar meu Cartão Família?
Somente o cartão principal ou responsável deve ser recarregado em quaisquer pontos de venda Sitpass, bilheterias dos terminais e máquinas de autoatendimento. A viagem é gratuita para os demais membros do grupo familiar.

Tem ordem para usar o Cartão Família?
É importante que o cartão principal ou responsável seja usado primeiro na viagem. Os cartões dos membros não precisam seguir uma ordem lógica sequencial de uso na viagem.

Posso emprestar ou vender o meu Cartão Família para quem eu desejar?
Os cartões dos membros do grupo familiar serão personalizados, não podendo ser utilizados por terceiros. Já o cartão principal ou responsável não será personalizado, podendo ser usado por qualquer membro do grupo familiar.

Posso utilizar o Cartão Família sem os demais membros?
O cartão principal ou responsável pode ser utilizado por qualquer membro do grupo familiar sem a presença dos demais cartões dos membros do grupo. Já os cartões dos integrantes do grupo familiar não poderão ser utilizados sem a presença do cartão principal ou responsável. Para que membros do grupo familiar possam utilizar o cartão, alguém da família deve utilizar o cartão principal ou responsável na mesma viagem.

Posso utilizar o Cartão Família quantas vezes por dia?
Cada cartão (principal e membros da família) pode ser utilizado até 4 vezes por dia aos sábados, domingos ou feriados nacionais e municipais de Goiânia.

Tem alguma fiscalização no uso do Cartão Família?
Sim. A fiscalização no uso do Cartão Família será feita pela biometria facial e também pela checagem no uso dos cartões dos membros da família com ou sem a presença do cartão principal/do responsável.

Se o Cartão Família for utilizado indevidamente tem alguma punição?
Sim. O uso indevido será penalizado com bloqueio do cartão durante um mês. No caso de reincidência, o bloqueio será feito pelo prazo de seis meses, sem prejuízo de outras cominações legais e normativas aplicáveis.

Informações: CMTC
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WEG fornecerá infraestrutura de recarga dos novos ônibus elétricos da Mercedes-Benz

A WEG foi homologada para ser a fornecedora oficial das estações de recarga do eO500U, novo ônibus elétrico da Mercedes-Benz. O modelo já tem 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023.

Com o acordo, a companhia passa a fazer parte do ecossistema da eletromobilidade da montadora fornecendo as estações da linha WEMOB – WEG Electric Mobility, modelo Station de 30 a 150kW.

Com capacidade de recarregar completamente as baterias de um ônibus elétrico em até três horas, as estações WEG possuem ainda controle de acesso seguro via RFID ou aplicativo, medidores de energia e todos os dispositivos de proteção incorporados para uma recarga segura.

Contando ainda com uma novidade, a versão Móvel de fácil transporte e instalação, modelos WEMOB Station de 30kW e 60kW, com raio de alcance de 15 metros de uma tomada industrial, sendo ideal para oficinas, garagens, demonstrações, atendimento emergencial por baterias descarregadas e recargas em locais onde não existe uma infraestrutura de recarga rápida.

“Essa parceria com a Mercedes-Benz reafirma nosso compromisso com a ampliação da infraestrutura necessária para a eletrificação do transporte urbano de passageiros no Brasil”, declarou o diretor superintendente da WEG Automação, Manfred Peter Johann.

Informações: Weg

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No DF, Saldo expirado de cartões de transporte evitará aumento da tarifa de ônibus

Os saldos dos cartões de transporte público do Distrito Federal com mais de 12 meses sem uso serão investidos pelo governo para evitar o aumento das passagens de ônibus. Os créditos já expirados do vale-transporte (VT) e do cartão mobilidade do período entre 2011 e 2022 já correspondem a quase R$ 75 milhões.

Deste valor, a maior parte refere-se ao vale-transporte repassado por empresas aos trabalhadores, e apenas 6% correspondem aos valores do cartão mobilidade. São R$ 22.585.144,06 em saldos expirados do VT e R$ 44.960.251,63 de créditos do VT que sequer foram transferidos para o cartão de usuários. No caso do cartão mobilidade, são R$ 2.658.992,96, e o restante – R$ 4.644.478,28 – vem de outros tipos de cartões, como cedidos pelo governo durante o período da Copa do Mundo no Brasil.

“Hoje já poderíamos reverter esse crédito para a complementação tarifária. Em vez de usar dinheiro do governo para poder fazer a compatibilização, eu usaria parte deste dinheiro para contribuir com uma tarifa menor para o usuário”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

Para acompanhar a inflação, a tarifa dos coletivos deveria ser aumentada anualmente. No entanto, o Governo do Distrito Federal (GDF) não reajusta os preços dos ônibus da capital federal desde 2020. “Essa é uma medida que estamos adotando para que a gente possa mudar a vida do usuário sem ter que penalizá-lo com o aumento de passagem”, complementa.

Validade dos cartões

Os saldos dos cartões perdem a validade apenas após 12 meses de inatividade, como determina a Portaria nº 35, de 23 de janeiro de 2023, que regulamenta o Decreto nº 43.899/2022, dispondo sobre o prazo de validade dos créditos armazenados na forma de valores monetários do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DF) do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF).
A norma apenas atualiza o Decreto nº 39.508/2018, que já previa o prazo de validade dos créditos em um ano após determinação do Ministério Público no mesmo ano para coibir fraudes no sistema de bilhetagem depois de denúncias envolvendo o extinto DFTrans.

“Estamos com foco na economia dos recursos públicos. Um cartão que fica 12 meses sem uso, com certeza, esse dinheiro poderia ser reaplicado pelo próprio transporte. O que está acontecendo é que as pessoas vendem esse crédito no mercado paralelo”, avalia a governadora em exercício Celina Leão.

“O Governo do Distrito Federal está aberto a dialogar, mas seremos firmes. O cartão não foi feito para câmbio negro. Não para que fique valendo como crédito financeiro”, classificou Celina Leão.

Desde 2019, o processamento do sistema de bilhetagem é de responsabilidade do Banco de Brasília (BRB). A transferência possibilitou a eliminação de fraudes e um ganho de eficiência operacional. Em quatro anos, o BRB Mobilidade reduziu os golpes em R$ 300 milhões.

Informações: Agência Brasília
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Brasil fica atrás de Colômbia em nº de ônibus elétricos

O que não é diferente no Brasil, porém o protagonismo ainda se restringe aos municípios, tais como São Paulo, que recentemente aprovou uma legislação que torna obrigatória a substituição de ônibus antigos, que já não podem circular, por ônibus zero emissão; São José dos Campos, também no estado de São Paulo, com planos de eletrificar toda a frota de ônibus até 2023; e Curitiba, com projetos para a eletrificação de parte expressiva da frota de ônibus - Linhas Inter 2, Interbairros II e BRT Leste/Oeste - até 2024. 

No último 31 de janeiro, foi lançado o "Guia de Investimento para Ônibus Zero Emissão no Brasil" que, com base em estimativa realizada para oito cidades brasileiras com maior potencial de eletrificação da frota de ônibus, estimou que o "mercado brasileiro de ônibus zero emissão ultrapassará US$ 3,6 bilhões e 11 mil ônibus até 2030". 

Dentre as cidades estão São Paulo, São José dos Campos/SP, Campinas/SP, Salvador/BA, Niterói/RJ, Rio de Janeiro, Curitiba/PR e Goiânia/GO

Considerando o contexto de produção de ônibus elétricos no Brasil e uma lacuna anual estimada de 1.105 veículos — pensando somente na provisão do mercado interno -, é importante reconhecer que, para manter a posição que o Brasil ocupa no fornecimento de ônibus para a América Latina, é preciso investir na produção de ônibus zero emissão. 

O que torna a capacidade de produção de ônibus elétricos não só um tema ligado ao meio ambiente e clima, mas também estratégico para o desenvolvimento econômico do país. Ao colocar em cheque a indústria nacional, que vem passando por maus bocados com o processo de desindustrialização do país e perda de empregos formais e qualificados. 

Os dados e informações citadas na coluna de hoje podem ser encontrados no site do Euromonitor, organização que desenvolveu o guia com apoio das equipes da Zero Emission Deployment Accelerator(ZEBRA), Emission Bus Rapid e da Iniciativa Transformadora de Mobilidade Urbana(TUMI) no Grupo C40, rede de prefeitos de aproximadamente 100 grandes cidades do mundo, e institutos de pesquisa como World Resources Institute (WRI) e no Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT). 

Informações: Uol
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Ônibus elétricos de transporte público nos EUA registraram aumento de 66% em 2022

Os ônibus elétricos têm ganhado popularidade nos Estados Unidos devido a preocupações com o meio ambiente e a necessidade de transporte mais limpo e eficiente. O aumento de 66% na quantidade de ônibus elétricos sem emissões de gás poluente na América em 2022, conforme dados recentes, mostra que a tendência está crescendo. 

A Califórnia lidera o país com a maior frota de ônibus elétricos e a célula de combustível, e também registrou o maior aumento de ônibus com emissão zero no ano passado. Além disso, a administração Biden incentivou o uso de ônibus elétricos ao conceder mais de US$ 1,66 bilhão em subvenções para a compra de ônibus limpos.

De acordo com o relatório “Zeroing in on ZEBs”, da ONG de defesa do transporte limpo Calstart, houve 5.480 ônibus de transporte público com emissão zero financiados, encomendados e/ou entregues nos EUA em 2022, o que se divide em 5.269 ônibus elétricos a bateria e 211 ônibus elétricos a célula de combustível.

Em 2021, haviam 3.168 ônibus elétricos e 129 ônibus elétricos com célula de combustível.

Portanto, embora os ônibus elétricos com células de combustível sejam amplamente superados pelos ônibus elétricos a bateria, o primeiro aumentou 64% em 2022.

A adoção de ônibus de emissão zero – ônibus de trânsito que são Classe 3 a 6 e com menos de 9 metros de comprimento – cresceu 42% nos EUA no mesmo período. Em setembro de 2022, 876 pequenos ônibus foram adotados nos EUA, em comparação com 615 em 2021.

O estado com a maior frota de ônibus elétricos e movidos a célula de combustível é a Califórnia, com 1.977. Na verdade, a Costa Oeste, incluindo Oregon e Washington, responde por 41% de todos os ônibus de emissão zero nos EUA. E isso não é surpreendente, já que a Califórnia está exigindo que as novas vendas de ônibus de transporte público tenham emissões zero até 2030.

Nova York (489) e Flórida (450) ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar em número total de ônibus com emissão zero. E a Califórnia também liderou o país com o maior aumento de ônibus com emissão zero em 2022, com 735, seguida por Nova York, com 285. A Infraestrutura Act da administração Biden atuou como catalisador no ano passado para o grande salto de ônibus com emissão zero em todo o EUA. A Federal Transit Administration concedeu mais de US$ 1,66 bilhão em 2022 através dos programas de subvenções Low or No Emission Vehicle e Grants for Bus and Bus Facilities. Esse dinheiro financiou 1.100 ônibus limpos.

Informações: Engenharia É
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O futuro da mobilidade urbana sustentável

Nas duas próximas décadas, a eletrificação dos veículos mudará de forma radical a vida nas médias e grandes cidades do Brasil — assim como vem provocando transformações na Europa, na China e em outras partes do mundo. O uso de matriz energética limpa, associado a um movimento de maior compartilhamento dos meios de transporte, será o caminho para uma mobilidade urbana verdadeiramente sustentável.

Especialistas afirmam que o Brasil terá, até 2035, cerca de 5,5 milhões de carros elétricos ou híbridos em circulação. Daqui a apenas 12 anos, dois terços dos veículos vendidos no país serão eletrificados. Em 2022, foram comercializados 49.245 veículos leves eletrificados no Brasil — 2,5% do total de emplacamentos; em 2021, havia sido 1,8%.

No fim do ano passado, o Brasil registrou 126.504 veículos eletrificados em circulação — 41% a mais em relação ao ano anterior. O crescimento dos veículos puramente elétricos foi ainda maior: cerca de 200% sobre os números de 2021.

A redução gradual da quantidade de veículos movidos a combustão fóssil é fundamental para alcançarmos as metas mundiais de diminuição da emissão de gases poluentes. As atividades de transporte são responsáveis por 46% das emissões de CO2 do setor de energia, e o transporte motorizado individual responde por 77% das emissões no transporte de passageiros.

O estado do Rio — que reúne condições de se tornar referência para o país na mobilidade urbana sustentável — é o terceiro com mais veículos eletrificados: 9.812 (dezembro de 2022), atrás de São Paulo e Minas. Entre as capitais, o Rio está em segundo. Para incentivar ações de preservação, o governador Cláudio Castro anunciou parceria para criar uma plataforma de compra e venda de créditos de carbono e ativos sustentáveis, como energia, clima e florestas.

Se o número de veículos leves eletrificados aumenta em ritmo acelerado, o de ônibus elétricos ainda é irrisório no Brasil: apenas 1,86% do total. No mundo, já há mais de 600 mil ônibus elétricos. O estado precisa ser o indutor da tendência, criando circunstâncias de mercado que apoiem o transporte limpo e coletivo do futuro.

Entretanto, somente a redução na emissão de CO2 não basta para resolver o problema de mobilidade que, num país com 60 milhões de automóveis, afeta a qualidade de vida. É preciso ter um sistema de transporte mais compartilhado e mais acessível à população. Associar a busca por energia mais limpa ao esforço por um transporte público de mais qualidade. Reforçar o modelo de compartilhamento e diminuir a quantidade de veículos nas ruas. E priorizar o transporte não motorizado sobre o motorizado, as ciclovias, os espaços para pedestres.

O futuro, portanto, são os veículos elétricos, o compartilhamento do transporte, a mudança de foco do transporte individual para o coletivo — mais eficiente, barato, rápido e solidário. Pode não parecer, mas esse futuro está próximo. E nunca esteve tão a nosso alcance como agora.

*Adolfo Konder é presidente do Detran.RJ

Informações: O Globo
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No Rio, Nova frota dá fôlego a todo o sistema BRT

Com a entrada em operação de 80 novos ônibus no Corredor Transolimpica e no trecho Jardim Oceânico - Alvorada, os articulados antigos que operavam nessas linhas foram deslocados para melhorar a frota dos outros serviços e os intervalos na Transcarioca e Transoeste diminuíram em até 40%.

A linha 13 (Mato Alto x Alvorada- Expresso), que funciona apenas nos horários de pico, agora conta com mais carros para suprir a demanda de passageiros, que é maior nesses períodos. Já as linhas 25 (Mato Alto x Alvorada) e 35 (Madureira x Alvorada), que são linhas paradoras, estão transportando mais passageiros. Agora, com o aumento no número de articulados, o tempo de espera é menor.

As outras linhas que apresentaram diminuição nos intervalos são: linha 12 (Pingo D'água x Alvorada- Expresso), 20 (Santa Cruz x Salvador Allende- Expresso), 25 ( Mato Alto x Alvorada- Parador), 18 (Recreio x Jardim Oceânico- Expresso), 35 (Madureira x Alvorada- Parador), 40 (Madureira x Alvorada- Expresso), 41 (Madureira x Recreio- Expresso) e 46 (Penha x Alvorada- Expresso).

A Prefeitura já comprou 561 novos ônibus e até o fim de março receberá mais 215 que entrarão gradativamente em operação. Os outros 270 veículos adquiridos pela prefeitura tem previsão de chegar até dezembro de 2023.

Informações: Mobi Rio
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VLT Santos completa sete anos de operação e segue em expansão para o litoral sul

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Marco na revitalização urbanística da Baixada Santista: o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), empreendimento do Governo do Estado de São Paulo implantado pela EMTU/SP, completa sete anos de operação nesta terça-feira, 31/01.

Alguns números demonstram a importância do modal para a região: transportou a média mensal de 530 mil passageiros nos últimos 12 meses, percorrendo mensalmente 45,3 mil quilômetros ao longo de 11,1km de extensão entre os terminais Porto, em Santos, e Barreiros, em São Vicente,

O VLT se tornou referência nacional não só como modal de transporte silencioso e não poluente, mas também como indutor de transformações urbanísticas. O projeto urbanístico foi pensado para integrar o sistema com menor impacto às características locais, minimizando conflitos com a arquitetura e o patrimônio histórico da região por onde passa.

O primeiro trecho do VLT revitalizou uma faixa ferroviária abandonada, fator que colaborou para reduzir os custos do empreendimento com desapropriações. Possui um sistema de travessias seguras, sinalização adequada, semaforização inteligente pronta e integração com ciclovia, trazendo uma nova via permanente com leito gramado e paisagismo, com maior segurança viária e impressionante valorização imobiliária ao longo do trajeto. Duas obras de arte foram ampliadas e modernizadas: o viaduto Emmerich, em São Vicente, e o túnel do José Menino, na divisa dos dois municípios.

Em sua segunda etapa, que se encontra em obras na região central de Santos, o VLT  percorrerá 8km de extensão, interligando a avenida Conselheiro Nébias ao Valongo. Serão 14 estações, com intervenções urbanizadoras e a união de vários pontos turísticos de serviços e do cotidiano como trabalho, entretenimento, entre outros, além de facilitar o acesso de estudantes a escolas e universidades, preservando e valorizando o patrimônio histórico.
A conexão com a Área Continental de São Vicente será viabilizada em breve por meio do terceiro trecho (Barreiros-Samaritá), que está com as obras em processo de licitação, incluindo a reforma e modernização da Ponte A Tribuna (antiga Ponte dos Barreiros). A partir de 2025, quando está prevista a entrega deste ramal, cerca de 150 mil pessoas serão beneficiadas na ligação com o município de Santos, principal polo econômico da região. Além disso, o trecho em operação, com 8k de extensão e quatro estações, permitirá a integração mais rápida com linhas de ônibus intermunicipais que circulam em Praia Grande, município que detém o maior índice de crescimento populacional da região.

O VLT é o eixo principal do Sistema Integrado Metropolitano – SIM que o Governo do Estado de São Paulo está implementando na Baixada Santista. O SIM contempla conceitos do urbanismo contemporâneo em busca de melhor qualidade de vida para os quase 2 milhões de cidadãos da Baixada Santista. É complementado pela reestruturação integradora do sistema de ônibus metropolitano, contribuindo para melhorar os deslocamentos da população com maior sustentabilidade ao reduzir o nível de ruído urbano e a poluição ambiental, proporcionando viagens confortáveis em um eixo de grande adensamento na região.

Fonte: EMTU SP


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Estudantes de Pernambuco já podem solicitar a Carteira de Estudante 2023

O documento estudantil de 2023 já está disponível para ser solicitado no site do Grande Recife Consórcio de Transporte (https://www.granderecife.pe.gov.br/). Ao acessar a página na Internet, deve-se clicar no ícone Carteira de Estudante, em destaque na cor amarela. Será aberta uma nova página, onde o estudante deve acessar o ícone Entendi! Quero Solicitar!. Para ter acesso ao sistema, será necessário criar um login e uma senha. Os dados criados no ano passado estão ativos e permitindo o novo acesso normalmente. O documento de 2022 tem validade até 31 de março de 2023. Já a versão 2023 pode ser solicitada até o mês de dezembro.

Na página com as informações do estudante, inseridas pela instituição de ensino, os dados devem ser validados pelo aluno. Somente após confirmar a veracidade dos dados constantes da página e anexar uma foto, o boleto poderá ser emitido. O valor da taxa é de R$ 16,55. O pagamento poderá ser feito na rede de atendimento da Caixa (lotéricas, App Caixa, autoatendimento, Caixa Aqui,). Após a confirmação do pagamento, o documento será confeccionado pelo Grande Recife Consórcio. O documento é confeccionado em até 30 dias corridos, após a compensação do pagamento. A retirada deve ser realizada pela escola, que entregará ao aluno nas unidades educacionais. 

Com a Carteira de Estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), na loja do seu celular, e ter também uma versão digital do documento. O app fará a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular.
Caso os dados cadastrais do aluno não sejam exibidos pelo sistema ou alguma informação esteja incorreta ou faltando, o aluno deve procurar a secretaria da escola para solicitar as alterações necessárias. O estudante ainda poderá trocar a foto, que deverá ser validada pela escola. Após a validação de todos os novos dados, o aluno deve acessar o sistema para emitir o boleto.

Têm direito ao documento, alunos de escolas públicas e privadas, de cursinhos pré-vestibulares e técnicos profissionalizantes da Região Metropolitana do Recife. Com o documento estudantil atualizado, o aluno terá acesso aos benefícios da meia-passagem e da meia-entrada em espaços culturais e esportivos. 

NOVIDADE – Quem solicitou o documento em 2022 e está com as informações cadastrais atualizadas, vai receber o boleto no e-mail cadastrado. Por isso, o estudante deve checar esse e-mail para conferir se já recebeu o boleto da Carteira de Estudante 2023. 

NOME SOCIAL – Desde 2017, as pessoas transgênero podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).


INSTITUIÇÕES DE ENSINO – Desde 10 de janeiro, as escolas têm acessado à plataforma e inserido as informações dos alunos. As escolas devem ficar atentas quanto à inserção dos dados dos estudantes, como nome, data de nascimento, série/curso, nome do pai ou representante e mãe, sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3×4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.


Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife, ligando para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), por meio da Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações, das 5h30 às 21h30, e disponível para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.  

PASSO A PASSO DA SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DE ESTUDANTE 2023:

ENTRAR NO SITE DO GRANDE RECIFE: www.granderecife.pe.gov.br ou estudante.ciepe.com.br.

PASSO A PASSO:

    • CARTEIRA DE ESTUDANTE (ÍCONE AMARELO)
    • ENTENDI! SOLICITE AGORA!
    • CRIAR MINHA CONTA (LOGIN E SENHA QUE DÃO ACESSO AO SISTEMA)
    • PREENCHER OS CAMPOS: CPF E SENHA
    • PREENCHER OS CAMPOS: NOME E DATA DE NASCIMENTO
    • PREENCHER OS DADOS SOLICITADOS
    • INSERIR UMA FOTO 3X4, COM FUNDO BRANCO, ESTILO DOCUMENTO DE IDENTIDADE.

OBS1: A FOTO DEVE SER SALVA EM FORMATO DE ARQUIVO JPEG, DE TAMANHO EM ATÉ 100KB.

AO ANEXAR A FOTO, VAI APARECER UMA MENSAGEM: "ESPERANDO A APROVAÇÃO DA FOTO PELA ESCOLA". Em seguida, o ALUNO DEVE LIGAR PARA A ESCOLA E SOLICITAR QUE APROVE SUA FOTO.
ESTANDO O BOLETO COM FOTO, É SÓ IMPRIMIR.

OBS2: QUANDO O ALUNO FOR INFORMAR O NOME DA ESCOLA, DEVE TER O CUIDADO DE VERIFICAR SE É MESMO A SUA ESCOLA ATUAL.
O ACOMPANHAMENTO PODE SER FEITO ATRAVÉS DO MESMO SITE QUE IMPRIMIU O BOLETO.
PRAZO PARA A CARTEIRA FICAR PRONTA: DE 20 A 30 DIAS CORRIDOS.

Em caso de dúvidas, ligar para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), para a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou entrar em contato via WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações, das 5h30 às 21h30, e disponível para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.

Imprensa Grande Recife 
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Linhas de transporte de passageiros sobre trilhos cresceram 27% no Ceará

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos fechou o ano de 2022 totalizando 15,7 milhões de embarques em suas cinco linhas de transporte de passageiros sobre trilhos. Esse número é 28% maior que o total registrado no ano anterior, em 2021. Foram 3,4 milhões de embarques a mais, de janeiro a dezembro, em relação ao desempenho de 2021.

O crescimento da demanda foi registrado em todas as cinco linhas do Metrofor, que operam nas três regiões metropolitanas do Ceará – de Fortaleza, de Sobral e do Cariri. Em números absolutos, a Linha Sul, em Fortaleza, concentra o maior crescimento, tendo recebido 2 milhões a mais de passageiros, fechando o ano com 8,9 milhões de embarques – aumento de 29,6%.
“A expressiva adesão ao transporte sobre trilhos reflete a retomada de diversas atividades econômicas após as restrições da pandemia de covid-19, que perduraram principalmente nos anos de 2020 e 2021, e também a crescente qualidade do serviço ofertado à população”, avalia o diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya.

Em percentual de aumento, se destacam as linhas que operam no Interior do Estado – VLT de Sobral e VLT do Cariri – com crescimento de 73,5% e 52,5%, respectivamente, sendo estes os maiores índices entre as cinco linhas do Metrofor.

Ano após ano, o Metrofor registra crescimento em sua demanda de passageiros. A única queda ocorreu em 2020, quando a pandemia de covid-19 afetou todos os setores da economia, de forma global, causando suspensão temporária da operação. Em 2021, a demanda voltou a crescer – o que se repete no ano seguinte

Demanda por dia da semana
Você sabia que as sextas-feiras são os dias mais movimentados nas linhas que circulam em Fortaleza e Região Metropolitana? A análise da movimentação nos últimos três meses do ano revelam algumas curiosidades sobre o sistema metroviário.

Outra curiosidade é o recorde diário de número de passageiros, que foi registrado no dia 8 de junho de 2022, data em que o conjunto das linhas registrou 60,5 mil embarques. Na estatística mensal, o mês com maior fluxo em 2022 foi agosto, com 1.435.345 embarques.

Informações: Governo do Estado do Ceará
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