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Fortaleza: Reunião entre motoristas e empresários termina sem acordo e a greve de ônibus continua

sexta-feira, 11 de junho de 2010


A reunião entre Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Ceará (Sintro) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) terminou novamente sem acordo, na manhã desta sexta-feira, 11, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O Tribunal apresentou proposta de 6,1% para os trabalhadores, que recusaram. Já o Sindiônibus ficou de avaliar a proposta.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) também apresentou proposta de 10%, apenas para motoristas, cobradores e fiscais. As outras funções teriam reajuste de 6%. O sindicato patronal recusou a oferta e motoristas e cobradores devem apreciar o reajuste. Ainda nesta sexta-feira, 11, o Sintro deve realizar uma assembleia para avaliar as propostas e decidir se suspende a greve neste fim de semana.

Nesta segunda-feira, 14, o Sintro deve apresentar uma nova proposta de reajuste ao Sindiônibus, que deve emitir uma resposta na terça-feira, 15. Na quarta-feira, o MPT deve apresentar um parecer. Após isso, o presidente do TRT, Antônio Parente, deve convocar os sindicatos para nova audiência.

O procurador regional do Trabalho, Francisco Gérson Marques de Lima, comprometeu-se em dar prioridade ao caso e apresentar seu parecer em até 24 horas após o recebimento da documentação. Somente após esse prazo, o TRT decidirá sobre os percentuais de reajuste e as demais cláusulas sociais.

Na reunião desta manhã, o Sindiônibus pediu ao TRT que determinasse que 70% da frota de cada empresa seja garantida, e não a do sistema de transporte, para evitar a paralisação nas garagens. O sindicato patronal solicitou ainda que o Sintro seja multado em R$ 30 mil por dia - no primeiro e terceiro dia de greve - por ter descumprido a liminar expedida pelo TRT e feito paralisações nos terminais.

Cinco empresas de Fortaleza paralisadas

Em greve, motoristas e cobradores paralisaram cinco empresas de ônibus de Fortaleza na manhã desta sexta-feira, 11. Os veículos das empresas Aliança, Ceará Grande, Santa Maria, Fortaleza e Cidade Luz não saíram das garagens. A paralisação começou nas primeiras horas da manhã e deve permanecer durante todo o dia.

No terminal de Messejana e do Papicu, longas filas de usuários à espera dos coletivos, apesar do remanejamento de ônibus de outras empresas para suprir a demanda. Muitos ônibus estavam circulando sem os letreiros que informam o itinerário das linhas, confundindo os usuários.

Prefeitura não vai aumentar valor da passagem

“A prefeita Luizianne lins (PT) não vai dar reajuste de tarifa em função de greve ou por qualquer tipo de movimento de pressão”, avisou, nesta sexta-feira,11, em entrevista ao programa Paulo Oliveira (AM 810), o presidente da Etufor, Ademar Gondim. Ele lamenta que a greve dos motoristas e cobradores de ônibus persista e já considera essa ação um desrespeito que beira à baderna, pois o Sintro, sindicato dos profissionais, descumpre determinação da Justiça do Trabalho de manter 70% da frota rodando.

Ademar Gondim lembrou que o último aumento de passagem foi concedido pela Prefeitura em maio de 2009, quando a tarifa subiu de R$ 1,60 para R$ 1,80, registrando-se na época uma redução de passageiros. Ele reiterou que não virá aumento de passagem para resolver o impasse entre Sindiônibus, que ofereceu 5,5% de reajuste, e Sintro, que pede 45%.

O presidente da Etufor adiantou que, a partir das 8 horas desta sexta-feira, haverá nova reunião entre motoristas e empresários na sede do Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região em busca de uma solução que dê fim ao “quadro de dificuldades” em que está submetida a população usuária do transporte coletivo.

Fonte: O Povo online
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DF: Sindicato dos Rodoviários afirma que não haverá paralisação nesta sexta-feira


Nenhuma paralisação de ônibus deve ser realizada nesta sexta-feira (11), segundo o Sindicato dos Rodoviários. "Nós não temos nada programado, tudo vai funcionar normalmente", diz o presidente do Sindicato, João Osório da Silva.

No entanto, a ameaça de paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira (14) permanece.De acordo com João Osório, os rodoviários ainda não foram procurados para que houvesse uma negociação. "Nós não tivemos nenhum contato e estamos na expectativa", comenta.

Paralização

Os rodoviários paralisaram as atividades entre as 5h e 7h desta quarta-feira. Mas o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, na manhã desta quinta, que pelo menos 60% da frota de ônibus circulasse durante a greve.

A paralisação é uma forma de pressionar os empresários a atender às reivindicações dos rodoviários. Assim, cerca de 2,3 mil ônibus que compõem a frota do DF que ficaram parados nas garagens. Aproximadamente 300 mil pessoas foram prejudicadas com a ação, segundo o sindicato da categoria.

Já o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e das Empresas de Transporte Coletivo Urbano do DF (Setransp) afirma que a greve relâmpago afetou 600 mil passageiros.

Fonte: Correio Braziliense
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Fortaleza: Motoristas ameaçam parar 100% se greve for considerada ilegal


Em seu 3º dia, a greve continua transtornando a população com retenção de ônibus nas garagens e bloqueio de terminal"Se a Justiça declarar a greve ilegal, nós vamos parar 100%".

A ameaça é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), Domingo Neto, ao comentar o dissídio encaminhado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) à Justiça do Trabalho.

Os empresários, por sua vez, alegam que há abusos dos trabalhadores.De acordo com Domingo Neto, a greve está apenas no seu começo e somente as assembleias poderão deliberar pelo seu término. Ele afirmou ainda que tem funcionado a estratégia de reter ônibus nas garagens de algumas empresas a cada dia, obedecendo os percentuais de circulação de ônibus, como determinou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Enquanto isso, o diretor do Sindiônibus, Dimas Barreira, voltou a protestar contra o que ele classifica como "abuso". Ele foi enfático ao afirmar que a retenção nas garagens vem sendo feita por meio de promessas que não poderão ser cumpridas e resultam em atrativas para motoristas, cobradores e fiscais.

"Estão prometendo que não serão descontados os dias parados, nem que haverá demissão para quem faltar ao trabalho. Isso é tão irreal quanto a promessa de que a luta vai chegar à conquista de um reajuste de 45%´´, afirmou Barreira. Ele informou também que a paralisação de ontem nas empresas Viação Urbana, Maraponga e Vega implicou na ausência de cerca de 490 ônibus, que compõem a frota circulante em Fortaleza.

O diretor do Sindiônibus disse que ainda é prematuro mensurar os prejuízos financeiros, decorrentes dos três dias de paralisação parcial.No entanto, tornou a manifestar sua crença de que a Justiça acatará o dissídio, bem como levará em consideração as denúncias de abusos, praticadas pelas lideranças da entidade representativa dos trabalhadores.

Fonte: Diário do Nordeste
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Prefeitura de Sorocaba anuncia reajuste nas passagens de ônibus


A Prefeitura de Sorocaba anunciou nesta quinta-feira reajuste de 4,89% na tarifa do transporte coletivo. Novos preços começam a valer a partir do dia 19.
As variações são de R$ 2,59 para R$ 2,69 no vale transporte, de R$ 2,50 para R$ 2,65 no social e de R$ 1,40 para R$ 1,45 na tarifa de estudante.
Os usuários podem adquirir seus passes e créditos aos preços atuais até o dia 18 de junho, pois a nova tarifa passará a vigorar no dia 19. Os créditos adquiridos até o dia 18 terão validade por 180 dias.
A prefeitura justifica o aumento citando, entre outras coisas, o aumento salarial e de benefícios concedidos à respectiva categoria profissional.

Fonte: Rede Bom Dia
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Tarifa de ônibus de Bauru fica mais cara neste sábado


O aumento da tarifa do transporte coletivo em Bauru passa a valer a partir deste sábado. A tarifa básica, paga com cartão, passará de R$ 2,00 para R$ 2,10 e a tarifa integrada (só viabilizada com cartão) de R$ 2,46 para R$ 2,60. Para o usuário que preferir pagar em dinheiro dentro do coletivo, a passagem será de R$ 2,25 - tarifa atual é de R$ 2,15. No mesmo dia entram em vigor duas novidades: ampliação do passe estudante e desconto de 10% na tarifa para quem circular fora do horário de pico.

A tarifa escolar, para estudantes, passará a ser de R$ 1,58, e a escolar integrada de R$ 1,95 a partir deste sábado. Na mesma data também entra em vigor a ampliação do passe escolar, que poderá ser requerido por quem tem até 25 anos - atualmente o limite é 18 anos.

A Loja da Transurb, associação das empresas que operam o transporte coletivo em Bauru, estará excepcionalmente aberta sábado, das 8h30 às 18h, para atender estudantes com mais de 18 e menos de 25 anos que queiram adquirir o cartão escolar, que dá direito a desconto de 25% na tarifa do transporte coletivo. Tanto o aumento da tarifa quanto a ampliação da faixa etária de alunos beneficiados com o passe estudante foi determinada pelo prefeito Rodrigo Agostinho nos termos do Decreto 11.241, de 12 de maio de 2010.

Também como definido por decreto, no sábado passa a ser concedido bônus de 10% nas viagens realizadas das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, em dias úteis de segunda-feira a sábado, e pagas com cartões cadastrados de usuários comuns e vale-transporte.Nesses horários, as tarifas serão de R$ 1,89 (básica) e R$ 2,34 (integrada). O bônus não é aplicado aos cartões escolares, já beneficiados com desconto específico, e nem a cartões avulsos, pré-carregados com tarifas básicas.

Os cartões cadastrados também são a única forma de viabilizar integração de viagens, e podem ser obtidos em pontos de atendimento instalados no Poupatempo, nos supermercados Confiança, na Livraria Jalovi da Rodrigues Alves e na Empório Cultural do Bauru Shopping, além da loja da Transurb. Basta apresentar documento de identidade e CPF, fazendo um primeiro carregamento de cinco tarifas comuns.

Já para os estudantes, é necessário comparecer à loja da Transurb, onde é tirada foto para confecção do cartão personalizado. Os estudantes devem apresentar declaração da escola referente à matrícula em 2010, apresentar documento de identidade. No primeiro cartão é necessário ainda fazer um carregamento mínimo de 15 créditos (tarifa simples/estudante), que a partir de sábado corresponderão a R$ 23,70.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru
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Câmara de Diadema aprova a privatização da ETCD


O projeto de lei do Executivo que prevê a privatização da ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema) foi aprovado na tarde desta quinta-feira "a toque de caixa". A proposta foi analisada em 1ª e 2ª discussão e votação em poucas horas.
Com a Casa cheia, os vereadores fizeram uma "manobra" e suprimiram leituras de indicações e requerimentos para agilizar a análise do texto.
Em Diadema, o prefeito petista Mário Reali se elegeu em 2008 contra a desestatização e o discurso de manutenção da ETCD como "instituição pública, viável e com boa saúde financeira", conforme o programa de governo distribuído à população na época.
Agora, a justificativa usada pelos petistas para aprovar a privatização da empresa é o fato de que a ETCD possui hoje uma dívida de R$ 110 milhões.Prefeitura - A Prefeitura de Diadema divulgou no início da noite uma nota em que afirma que o objetivo da proposta, que autoriza a concessão das cinco linhas de ônibus operadas pela ETCD, "é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, modernizar e aumentar a eficiência do sistema de transporte municipal".
A gestão e fiscalização do sistema de transporte público continuará sob a responsabilidade da Secretaria de Transportes de Diadema. Em caso de descumprimento das ordens de serviço, atrasos de viagens e partidas não cumpridas, a entidade tem a competência de autuar as empresas responsáveis.
"O atual quadro econômico-financeiro da ETCD não permite novos investimentos para atingir os objetivos contidos no processo de modernização e qualificação do atendimento proposto no projeto para o transporte coletivo municipal que está sendo posto em prática", diz a Prefeitura.
Quanto aos trabalhadores da empresa, a administração municipal alega que tanto no edital como no contrato a ser assinado será exigido que a empresa vencedora empregue, preferencialmente, os funcionários da ETCD.

Fonte: Diário do Grande ABC
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Projetos para recuperar a mobilidade do trânsito na Região Metropolitana do Recife já estão prontos, só faltam sair do papel

Por enquanto uma cidade ainda no papel, mas com a promessa de um futuro real: corredores exclusivos de ônibus sobre viadutos, modernas plataformas de embarque e desembarque, tempo de chegada e partida dos coletivos e, de quebra, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para complementar a linha do metrô. Os desenhos, de um futuro que ainda não chegou, fazem parte de importantes projetos de mobilidade urbana previstos no Plano Diretor de Transporte Urbano até 2012, já projetando para o cenário da Copa do Mundo em 2014.

Esses projetos são essenciais para desafogar a situação caótica no trânsito do Recife, apresentada pelo Diario desde domingo, onde as velocidades, em horário de pico, estão abaixo dos 10 km/h nas principais avenidas da cidade. Obras que podem dar uma chance para a cidade voltar a andar.

Dos projetos previstos, três de corredores exclusivos de ônibus sequer foram licitados: Norte/Sul, Leste/Oeste e o da Avenida Norte. A última promessa é que a licitação ocorra ainda este mês. Também ainda no universo do papel, a segunda etapa da Via Mangue, projeto do município para desafogar o fluxo da Zona Sul. Só após a Via Mangue é que o Norte/Sul poderá ser totalmente implementado.

Com 43 quilômetros de extensão, o Norte/Sul, o maior entre os três corredores, ligará o terminal de integração de Igarassu, município da Região Metropolitana, até o terminal de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Mas a sua primeira etapa está prevista até o terminal Joana Bezerra, no Recife. A restrição se dá porque não há como dividir o atual espaço da Domingos Ferreira, já saturada com o fluxo médio de 50 mil carros por dia, e um corredor exclusivo de ônibus. "A maior parte do fluxo da Domingos Ferreira será deslocada para a Via Mangue. Enquanto isso não for feito não há como implantar um corredor exclusivo de ônibus nessa via", explicou o secretário das Cidades, Dilson Peixoto.

Encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), o projeto do Norte/Sul foi elaborado pelo urbanista JaimeLerner, pioneiro na implantação de corredores exclusivos de ônibus no Brasil. O modelo de Transporte Rápido por Ônibus (TRO) contempla vias e faixas exclusivas para o tráfego dos coletivos e implantação de estações de embarque e desembarque. Todas elas com o piso do ônibus no mesmo nível da plataforma, a exemplo do metrô, pagamento da tarifa antes do embarque e ainda painéis eletrônicos para informar em tempo real o horário das linhas.

Já o corredor Leste/Oeste, que liga a Avenida Conde da Boa Vista à Avenida Caxangá, implantado há dois anos, sofrerá alterações para se adequar à proposta do TRO. "Além de requalicação das estações haverá uma expansão do trecho até o município de São Lourenço da Mata, que vai sediar a Copa de 2014", explicou Dilson Peixoto.

O terceiro corredor exclusivo de ônibus, o da Avenida Norte, terá início na BR-101, a partir do terminal de integração da Macaxeira, Zona Norte do Recife, até a Avenida Cruz Cabugá, no centro. A proposta do projeto para evitar desapropriações é construir ocorredor sobre um elevado. O equipamento beneficiará, ao todo, 17 bairros daquela região e terá uma extensão de aproximadamente 8,1 km. O trecho elevado terá, segundo o projeto, cerca de 5 km, da entrada do Vasco da Gama até o viaduto da Agamenon Magalhães.


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Em Salvador, terminais da região do Iguatemi sofrem com insegurança


A tensão aumenta quando o dia chega ao fim. Com iluminação e segurança insuficientes, assaltos tornaram-se uma constante na estação de ônibus da Rodoviária e assustam os usuários diariamente. Não distante dali, outro equipamento urbano sofre com mais problemas. Na Estação Iguatemi, mais nova (construída em 1997), e com frota total de ônibus duas vezes maior (786 contra 324), as queixas ultrapassam os furtos.

O comércio desenfreado, feito por profissionais sem credenciamento, faz do local uma verdadeira feira livre. “Existem muitosambulantes. Aqui é pior, porque a maioria é clandestina”, afirma o supervisor da Estação Iguatemi, Antônio Bernardes da Matta. Isso pode ser comprovado com uma checagem no site oficial da Transalvador.

Enquanto a Estação Rodoviária tem 40 ambulantes credenciados, não há dados sobre a Estação Iguatemi. Para Matta, o comércio dificulta a manutenção da limpeza e a segurança do lugar, que recebe mais de 65 mil usuários por dia. Na Estação Rodoviária, o desabafo dos passageiros não esconde a insatisfação, unânime. “Os assaltos são constantes aqui. Basta escurecer”, revela o auxiliar de plataforma marítima, Alex dos Santos, que pega condução na estação todos os dias.

O supervisor de uma empresa de ônibus, Hugo Oliveira, confirma o perigo e garante que, além da escuridão à noite, buracos e assaltos, a estrutura também deixa a desejar. “Quando chove, é um fedor de esgoto insuportável. Toda vez que cai a chuva inunda tudo”. A falta de policiais e seguranças preocupa. “Isso aqui é foco de bandido. Não tem policiamento. Apartir das 17 horas, as mulheres são sempre alvo. Eles só procuram asmulheres”, diz o despachante Giovani Ferreira Chaves.

Fonte: A Tarde
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Rio de Janeiro: Detran diz que já multou quase 60 mil ônibus desde o início do ano

quinta-feira, 10 de junho de 2010


O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) informou nesta terça-feira (8) que já multou 57.491 motoristas de ônibus desde o início do ano no Rio. Segundo o Detran, a maior parte das infrações registradas de janeiro a abril foi por excesso de velocidade. O avanço de sinal vermelho ficou em segundo lugar.
De acordo com a Secretaria municipal de Transportes do Rio de Janeiro, a fiscalização é feita com base num ranking das reclamações dos usuários. Mas a Secretaria diz que ainda falta muito treinamento para os motoristas.“Ele é punido tanto nas infrações do código de trânsito brasileiro quanto no código disciplinar da modalidade. Além da empresa tomar ciência disso, ela deve trabalhar em cima disso, com o seu setor de recursos humanos, no treinamento desses motoristas”, disse o coronel Eduardo Frederico, subsecretário municipal de Transportes.Cerca de 19 mil ônibus circulam todos os dias pelas ruas da cidade. Os abusos praticados por motoristas não são apenas na forma de atender às pessoas que dependem desse tipo de transporte. O desrespeito às normas de trânsito também é facilmente flagrado.
Durante algumas horas, uma equipe do RJTV flagrou nesta terça-feira (8) motoristas de ônibus avançando o sinal vermelho e deixando passageiros a pé nos pontos. Para os pedestres, além de perigoso, invadir a pista para chamar a atenção dos motoristas não garante conseguir parar o veículo.
Nas imagens, um homem leva quase vinte minutos para conseguir parar um ônibus. Mesmo assim, ele precisou correr porque o motorista parou longe do ponto. Com o filho no colo, a dona de casa Iara Belmiro precisou esperar muito mais: "Se a gente espera ele aqui, ele passa pela outra faixa, então a gente é obrigado a ir mais para lá, dar sinal para ela parar. É mais arriscado, mas se não a gente nunca sai daqui”.
Bastam poucas horas de observação e as cenas de descaso com os passageiros se repetem. Num cruzamento perigoso, na Avenida das Américas, na Zona Oeste do Rio, apesar do sinal fechado, muitos ônibus passam direto. Um motorista foi flagrado dirigindo com apenas uma das mãos enquanto fuma, o que é proibido dentro de qualquer coletivo.



Carga horário influi na qualidade do serviço, diz sindicato

O Sindicato dos Rodoviários informou que a carga horária de trabalho influi na qualidade do serviço prestado pelos motoristas, e que já está negociando com os empresários reduzir a jornada de sete para seis horas diárias. Ainda de acordo com o Sindicato, cabe às empresas dar treinamento aos profissionais.

Já a Fetranspor, que representa as empresas de ônibus, afirma que desenvolve um programa de educação para os motoristas, e que dos 40 mil profissionais do estado, 14 mil já passaram pelo treinamento. Ainda de acordo com a Fetranspor, as reclamações podem ser feitas pelo telefone 0800 886 1000.

Fonte: RJTV
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Fortaleza: Greve dos motoristas continua por tempo indeterminado


O terceiro dia da greve dos motoristas começou e os usuários temem novas paralisações de linhas, a exemplo do que houve nesta quarta-feira (09), quando milhares de passageiros passaram por diversos constrangimentos e atrasos.
Todos esses transtornos que os fortalezenses que utilizam o transporte coletivo estão submetidos começam na garagens das empresas de ônibus, onde os grevistas fazem manifestações diariamente, reivindicando aumento de salário em torno de 45%.

De acordo com Domingos Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro), as paralisações vão continuar até que seja iniciada uma nova negociação e o empresariado consolide um reajuste salarial que esteja de acordo com os anseios da categoria.

Transtorno
Nos terminais de ônibus e nas principais avenidas da cidades, usuários se amontoam e chegam a aguardar horas por um ônibus que nem sempre abre as portas, por já estarem completamente lotados.
O tempo de duração entre a vinda de um coletivo para o outro chega a ser de duas horas, como informou alguns usuários no terminal do Papicu.

Fonte: Diário do Nordeste
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BH: Ponto de ônibus mais informado


Visando garantir aos usuários de ônibus acesso às informações sobre linhas e horários do transporte coletivo nos respectivos pontos de embarque e desembarque, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) criou o serviço Infoponto. Para isto estão sendo instalados nos abrigos de ônibus mapas esquemáticos afixados em suporte metálico, informando o trajeto principal e a freqüência horária das linhas que param em cada ponto. Acredita-se que mais de 1.300.000 usuários de ônibus serão beneficiados com a divulgação destas informações.

A primeira etapa do projeto consiste na instalação de painéis em 230 abrigos de ônibus dentro da área Central de Belo Horizonte, contemplando um mapa esquemático com os principais pontos de interesse a partir do ponto, um quadro de freqüência por faixa horária e o itinerário resumido. A segunda etapa abrange a instalação destas mesmas informações nos corredores de transporte e nos principais pontos de embarque e desembarque dos bairros.

A solução tecnológica escolhida para este serviço gera automaticamente os mapas esquemáticos, os quadros de freqüência e de itinerário em formato PDF a partir das bases de dados do sistema Ônibus (BH03), que utiliza desenho vetorial e de georreferenciamento. Os arquivos são impressos em placas de poliestireno (tamanho A3) para posterior fixação nos suportes metálicos instalados nos abrigos de ônibus.

Fonte: BHTrans
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Metrô do Cariri apresenta problemas


O Metrô do Cariri mal começou a operar comercialmente e já apresentou problema. Desde esta quarta-feira (9), apenas uma composição está funcionando. De acordo com o Metrofor, responsável pela operação, uma das máquinas foi retirada de circulação depois de apresentar defeito no alternador do motor de tração.

O equipamente foi encaminhado para a empresa fabricante, em Barbalha, e deve voltar a operar normalmente no próximo sábado, dia 12. Enquanto isso, o trajeto entre Crato e Juazeiro do Norte está sendo feito pela outra composição e o tempo entre uma viagem e outra, que era de 35 minutos, aumentou para uma 1h30.

A operação comercial do Metrô do Cariri foi iniciada no dia 31 de maio, com a cobrança de passagens, depois de 6 meses de operação assistida, que teve como objetivo o treinamento do pessoal, o ajuste das composições e a adaptação dos passageiros ao novo sistema de transporte.

Fonte: Verdesmares
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