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Passageiro do Transcarioca pode ter BRS para linhas alimentadoras

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Passageiros do Transcarioca podem ganhar aliados para reduzir ainda mais o tempo de viagem. A ideia é implementar faixas exclusivas de ônibus (BRS) em algumas ruas por onde passam linhas de ônibus alimentadores do BRT, em bairros como Madureira.

O presidente da Fetranspor (Federação das Empresas de ônibus do Rio), Lélis Teixeira, contou que a instituição propôs à prefeitura estudar a medida. “Queremos potencializar o uso do Transcarioca, porém, precisamos, além de verificar a viabilidade do projeto, aguardar a implantação total das linhas alimentadoras”, explicou Lélis, durante o Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes (NTU), realizado em Brasília. 

Para a diretora do ITDP (sigla em inglês para Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) Clarisse Linke, que também esteve no evento, a integração do BRS ao sistema BRT trará benefícios à população. “Se os alimentadores tiverem pistas segregadas do automóvel particular proporcionará mais rapidez nas viagens.

As operações seguem uma lógica. Afinal, quem usa BRT quer reduzir o tempo de viagem e não perder parte dele ao utilizar o sistema alimentador ”, destacou. 

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a implantação do sistema alimentador do Transcarioca está sendo realizada, gradativamente, para que o usuário se adapte. Até o momento, o processo está na segunda fase, em que parte da frota de ônibus convencional da região do entorno do corredor BRT já foi substituída por novos ônibus.

Por Amanda Raipter
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Metrô de Salvador funciona em novo horário a partir desta segunda

A partir desta segunda-feria, 1º, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas terá novo horário de funcionamento. Segundo informações da CCR Metrô Bahia, o transporte passará a funcionar das 8h às 16h, uma hora a mais do que antes.

O novo horário é válido somente até o dia 14 de setembro e de segunda a sexta-feira. A previsão da CCR é que a operação comercial comece no dia 15 de setembro, quando o transporte irá funcionar de 5h às 24h todos os dias da semana. O sistema vem operando em fase experimental desde a sua inauguração, em 11 de julho.

O meio de transporte é gratuito e percorre as estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro.

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Em Curitiba, Obras melhoram segurança e conforto nos terminais do transporte coletivo

Os 21 terminais de transporte coletivo de Curitiba têm recebido pequenas reformas que garantem mais conforto e segurança aos mais de um milhão de pessoas que diariamente circulam nestes espaços. São desde pequenas intervenções, como a troca de luminárias e colocação de placas indicativas; a obras de maior porte - como troca de calhas, conserto de coberturas e implantação de rampas de acesso a estações -, além de algumas novidades, como tintas especiais que resistem a manchas e pichações.

No Terminal Boqueirão, uma rampa metálica melhorou o acesso à estação tubo dos ligeirinhos Sítio Cercado e Barreirinha/São José. No Campo Comprido, o túnel de ligação entre os dois lados do terminal foi pintado com tinta anti-pichação e o ambiente ficou mais claro e limpo; as escadas foram revestidas com porcelanato antiderrapante, o que foi feito também no túnel de ligação do Terminal Capão Raso. No Carmo, a bilheteria ganhou novo espaço, com cobertura em domos, deixando o ambiente mais claro. E o Terminal Vila Oficinas ganhou uma sala para a fiscalização.

As obras são feitas de acordo com a necessidade e a prioridade em cada espaço, mas algumas intervenções foram realizadas em todos os terminais. É o caso da instalação de fotocélulas, dispositivo que mantém as luzes apagadas durante o dia e acesas à noite ou quando, em dias mais escuros, há menor luminosidade natural. O controle automático, que antes era manual, garante que o usuário tenha iluminação necessária e evita desperdícios com lâmpadas acesas durante o dia.

Outra melhoria feita em todos os terminais foi a instalação de fraldário, equipamento que garante conforto às mães que precisam trocar seus bebês no meio do caminho. Feito em plástico, com bordas de segurança para o bebê, o fraldário suporta até 20 quilos e, quando não é utilizado fica fechado junto à parede, ocupando menos espaço. Os fraldários foram instalados nos sanitários para pessoas com deficiência, onde há mais espaço.

Algumas intervenções sequer são notadas pelos usuários, como é o caso das fotocélulas; troca de caixas de eletricidade e condutores por sistemas mais modernos e seguros; fechaduras elétricas, molas em portões que passam a abrir com mais facilidade; ou corrimão em escadas e rampas.

Outras alterações são percebidas de imediato, como é o caso da rampa metálica ao lado da escada de acesso da estação tubo no Terminal Boqueirão.

“Eu achei que ficou ótimo”, afirma o aposentado Euclides Campese, que passa todos os dias pelo terminal. “A gente sempre vem apressado, com alguma sacola, ficou mais rápido descer a rampa, fica mais seguro” diz Euclides, que afirma ter notado também outras melhorias. “Acho que ficou tudo muito bom, está iluminado, tem até faixa de pedestre”.

Estudantes do curso de Administração da Universidade Positivo, Bruna Barella e Fernanda Domingos passam todos os dias pelo terminal Campo Comprido, onde atravessam o túnel. “Ficou muito mais claro, está muito melhor, parece mais iluminado”, afirma Bruna. Ela admite que, na correria do dia a dia, demorou para notar a mudança. “Está mesmo diferente, mas não sabia que era por causa dessa tinta, ficou limpinho, está muito bacana”, completa Fernanda. O túnel foi pintado de branco com tinta que não absorve pichação. 

Algo parecido foi feito no Terminal Capão da Imbuia, onde foi usada tinta que não absorve manchas para pintar uma barra na parede próxima ao piso. Muitas pessoas costumam amparar o pé na parede, enquanto esperam o ônibus e, agora, esse hábito já não causa problema, porque a parede já não fica com manchas de calçados.

Cobertura

Além dessas pequenas intervenções, uma revisão na cobertura dos terminais, feita nos primeiros meses do ano passado mostrou a necessidade de consertos de telhas e domos, troca de calhas e reestruturação de coberturas. A maior destas obras foi feita no Terminal Pinheirinho, onde os vazamentos prejudicavam usuários e lojistas e complicavam a operação do transporte em dias de chuva.

Foram revitalizados 27 mil metros quadrados de cobertura com a recuperação ou troca de 2,2 mil metros lineares de calhas e readequação de 208 pontos de esgotamento de água. A obra, orçada em R$ 1,8 milhão, foi feita sem custos para o Município, o que foi possível com a inclusão do trabalho no contrato de manutenção dos terminais, feito em 2012.

A partir daí a empresa responsável pela manutenção dos terminais passou a responder também pela manutenção das coberturas, com obras de grande porte também em outros terminais como Hauer e Campina do Siqueira. A característica das coberturas, boa parte delas feitas em domos, exige manutenção permanente para evitar vazamentos. Há pouco tempo, por exemplo, foram necessários novos reparos na cobertura do Terminal Campina do Siqueira, onde estão sendo testados novos materiais, importados, mais resistentes à ação do tempo.

Informações: Urbs

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Linhas de ônibus sofrem alterações em Caxias do Sul; veja a lista

As alterações em sete linhas de transporte coletivo iniciaram neste sábado (7) em Caxias do Sul, na Região da Serra do Rio Grande do Sul. Esta é mais uma de uma série de mudanças que compõe a integração do SIM - Sistema Integrado de Mobilidade.

Os ônibus agora vão converter à esquerda da Rua Marechal Floriano para a Pinheiro Machado.  Antes, as linhas contornavam o quarteirão seguindo até a Bento Gonçalves e acessando a Pinheiro pela Garibaldi. O semáforo do cruzamento com a Pinheiro Machado passa a funcionar em três tempos.  Um sensor vai acionar o tempo exclusivo da faixa especial apenas quando tiver ônibus aguardando para a conversão.

Com a mudança, as paradas da Rua Bento Gonçalves esquina com a Rua Garibaldi e da Estação Pompéia na Pinheiro Machado foram extintas. O embarque e desembarque é feito agora apenas na Rua Marechal Floriano.

Ainda estão previstas mais mudanças, como a retirada de estacionamentos em duas ruas e também alteração nas linhas de ônibus que passarão a integrar estações de transbordo e acelerar o trajeto de bairros mais afastados ao Centro.

Na segunda quinzena de setembro devem começar as obras nos corredores de ônibus da Pinheiro Machado e a proibição das conversões na via nas esquinas da Marechal Floriano e Visconde de Pelotas.
Confira as linhas que mudam:

L.08 Medianeira/Libertá
L.14 Desvio Rizzo/Vila Romana
L.24 Forqueta/Tirol
L.44 Cidade Nova
L.48 Santa Tereza
L.55 Cidade Industrial
L.69 Parque das Rosas/Vila Amélia

Informações: G1 RS


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Em São Paulo, Ranking mostra os 10 terminais de ônibus mais movimentados da cidade

domingo, 31 de agosto de 2014

Além de pegar ônibus lotados, os passageiros de São Paulo enfrentam longas filas para conseguir embarcar nos coletivos nos terminais. A São Paulo Transportes (SPTrans) divulgou o ranking dos terminais de ônibus mais movimentados da capital. O Terminal do Parque Dom Pedro aparece na primeira posição.

Dos dez terminais mais movimentados da cidade, sete estão localizados na Zona Sul. Para solucionar o problema, a SPTrans estuda a alteração de itinerários.

No Terminal Capelinha, que recebe 180 mil passageiros por dia, as pessoas disputam espaço enquanto esperam pelo ônibus. São formadas duas filas, uma para quem vai sentado e a segunda, mais rápida, para quem deseja ir de pé. Assim é o ponto inicial da linha que vai até a Vila Mariana e transporta quase 40 mil pessoas por dia.

Alguns passageiros chegam a esperar, pela manhã, por duas horas na fila para conseguir ir sentado.
Do Terminal Capelinha sai a linha que transporta mais passageiros por ônibus. Em média, 146 pessoas são levadas por viagem.

A reportagem do Bom Dia São Paulo também esteve no Terminal João Dias, que ocupa o sexto lugar no ranking. Por lá, circulam 120 mil pessoas por dia.

Os terminais da cidade são administrados pela Socicam, empresa privada, supervisionada pela SPTrans. Os 15 mil ônibus que trafegam por São Paulo pertencem a 15 empresas de transportes e 9 coorperativas, que possuem contratos emergenciais com a Prefeitura. O faturamento das empresas chega a R$ 15 milhões diariamente.

As empresas de transporte também recebem um subsídio da Prefeitura equivalente a R$ 6 milhões por dia para a manutenção do valor da passagem a R$3. A administração municipal realiza uma auditoria nas empresas dos coletivos e o resultado deve sair em outubro.

De acordo com a diretora de Planejamento da SPTrans, Ana Odila de Paiva Souza, a ideia é mudar o itinerário de várias linhas da cidade. “É um projeto que a gente vem fazendo há 10 anos, é extremamente difícil de ser implantado por conta da rejeição dos próprios usuários”, afirmou. “Nós não conseguiremos melhorar a qualidade do transporte, a frequência, a qualidade sem alterar essa rede de linhas, porque ela é uma rede de linhas muito irracional.”

Ranking
Veja quais são os 10 terminais urbanos que recebem mais passageiros ao longo de todo o dia. A medição leva em consideração apenas os dias úteis, não contabilizando finais de semana e nem dias atípicos, como feriados.  As médias diárias abaixo referem-se, ainda, aos meses considerados típicos, ou seja, sem férias escolares ou feriados de final de ano na cidade. 

Terminal X Passageiros
Pq. D. Pedro II  240 mil
Santo Amaro 210 mil
Capelinha 180 mil
Varginha 180 mil
Bandeira 132 mil
João Dias 120 mil
Jardim Ângela 100 mil
V. N. Cachoeirinha 81mil
Campo Limpo 80 mil
Grajaú 80 mil

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Prefeitura apresenta projeto do BRT em João Pessoa

sábado, 30 de agosto de 2014

Conforto, comodidade e eficiência. Estas são algumas das vantagens do BRT (Bus Rapid Transit), que está sendo implantado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O sistema consiste em um “metrô sobre rodas” e está em fase de licitação. O projeto foi apresentado nesta sexta-feira (29), no Paço Municipal, pelo prefeito Luciano Cartaxo e pelo secretário de Planejamento, Rômulo Polari.

A obra, que conta com recursos do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, o PAC 2 – Grandes Cidades/Programa de Mobilidade, está orçada em cerca de R$ 188 milhões e, segundo Luciano Cartaxo, vai revolucionar o conceito de mobilidade em João Pessoa. “Haverá mais conforto, acessibilidade e eficiência nos transportes públicos. Isso vai estimular as pessoas a deixarem o carro em casa e irem trabalhar de ônibus”, disse.
Segundo o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, o projeto consiste na construção de cinco corredores por onde o BRT deve trafegar. São eles: Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Epitácio Pessoa, Pedro II e o Corredor Central da cidade. “Os BRTs terão tudo o que o usuário precisa: conforto, eficiência e comodidade”, destacou.​

O secretário adiantou também que o sistema de tráfego do BRT, quando concluído, ficará online para a população poder acessá-lo, desde que possua um aparelho celular com internet. Segundo Polari, os BRTs deverão, inclusive, gerar uma mudança cultural para os pessoenses no que diz respeito à mobilidade urbana. “Vamos oferecer eficiência no tráfego, através de corredores exclusivos para os BRTs, pois não haverá interferência de outros transportes, que reduzirá de 40% a 50% o tempo gasto no trajeto. Esperamos que este seja um fator determinante para reduzir o transporte individual na cidade, com a opção pelo transporte coletivo de qualidade”, ressaltou.

Rômulo Polari frisou, ainda, que esta é uma gestão com um objetivo de metas e ações que está sendo cumprido fielmente, em todas as suas proposições, a exemplo do BRT, da reurbanização do Bairro São José e da Lagoa, do Parque Casa da Pólvora e da reforma da Cidade Antiga.

O projeto dos corredores - O corredor da Área Central englobará os bairros do Centro, Tambiá, Varadouro e Trincheiras. Ele contará com um Terminal de Integração Intermodal para o sistema metropolitano. A proposta para integração dos sistemas consiste na construção de uma nova área ao lado do Terminal Rodoviário, para integrar não só as linhas urbanas, mas também as intermunicipais. No Varadouro, ao lado do Terminal Rodoviário, será construído um terminal metropolitano que abrigará todas as linhas de João Pessoa e linhas intermunicipais, interligado ao sistema ferroviário.

O corredor de Cruz das Armas terá seu terminal de integração nas proximidades do Viaduto de Oitizeiro. Será feita a duplicação da avenida no trecho pertencente ao bairro Oitizeiro, transformando-a em pista dupla com canteiro central. Será executada a construção de estações de parada de ônibus com faixa exclusiva junto ao canteiro central ao longo de toda a avenida e investimento em vias paralelas para a circulação mista de veículos, já que na avenida principal será apenas uma via em cada sentido.

No corredor Pedro II, o terminal de integração construído pela Prefeitura servirá de convergência das linhas quando saem dos bairros, nas proximidades da Cehap; contará com estações de parada de ônibus e de faixa exclusiva ao longo das Avenidas Rodrigues Alves, Sérgio Guerra e Walfredo M. Brandão. Serão efetuados investimentos em vias paralelas para a circulação mista de veículos.

No Corredor Epitácio Pessoa será feita a implantação de uma faixa exclusiva e prioritária para o transporte público junto ao canteiro central. Duas faixas serão destinadas para o tráfego misto. Serão feitas ainda a construção de estações de parada de ônibus junto ao canteiro central e implantação de bicicletários nas imediações das estações. A faixa junto ao canteiro central será exclusiva para ônibus e existirão também linhas expressas. Ou seja, uma linha sai do centro da cidade e irá até Mangabeira sem parar em nenhum semáforo. Haverá um sistema de comunicação que informará aos usuários a proximidade dos ônibus e quanto tempo levará para chegar o próximo, com isso, o usuário terá a informação precisa do horário de chegada de seu transporte.

E para o corredor 2 de Fevereiro, haverá a construção de um viaduto na interseção da BR-230 com a Rua Valdemar Naziazeno, interligando os bairros Cristo Redentor e Ernesto Geisel, além da construção de um terminal de integração nas imediações do Estádio Almeidão e investimentos nas vias que compõe o corredor para melhorar a velocidade do ônibus.


O BRT – Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por ônibus é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente, proporcionando excelência no serviço ao usuário.

O sistema BRT não propõe apenas uma mudança na frota ou na infraestrutura do transporte público coletivo. Mas sim um conjunto de mudanças que juntas formam um novo conceito de mobilidade urbana. A implementação de sistemas de trânsito de alto desempenho, eficientes e ecologicamente sustentáveis consta mundialmente da agenda política de planejadores urbanos e ambientais.

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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