Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de Palmas divulga novos horários para recarga nas estações de ônibus

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) atualizou a grade de horário do funcionamento dos pontos de recargas do sistema de bilhetagem eletrônica nas estações. A medida, que entra em vigor a partir desta quarta-feira, 13, foi estabelecida com o intuito de aprimorar a experiência dos usuários do transporte coletivo e, ao mesmo tempo, a garantia de um ambiente de trabalho mais seguro para os servidores que atuam nos pontos de recargas.

Com a nova relação do quadro de funcionamento, as recargas dos cartões passam a ser realizadas nos seguintes horários nos guichês das estações: segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30; no sábado, das 7 às 18 horas, e no domingo, das 7 às 13 horas.

Aos sábados, domingos e feriados as recargas funcionarão somente nas estações Apinajé (região central) e na estação Javaé, em Taquaralto (região sul). 

A ATCP ressalta que as modificações representam o compromisso constante da Agência em proporcionar um serviço de qualidade aos usuários.

Confira os pontos de recargas:

Estação Apinajé - Avenida Teotônio Segurado, ACSU - NO 10
Estação Xambioá - Avenida Teotônio Segurado, ACSU SO-60 (602 Sul)
Estação Krahô - Avenida Teotônio Segurado, ACSU SO-120 (1.201 Sul)
Estação Javaé - Avenida Tocantins Quadra 19, Taquaralto
Estação Xerente - Avenida I, APM 13, Jardim Aureny III
Estação Karajás - Jardim Aureny I, S/N, Qd. NW, Lote 10

A Superintendência de Bilhetagem Eletrônica (SUBE), antigo Seturb, continua com o funcionamento de 8 às 16 horas, de segunda a sexta.

Informações: T1Notícias
READ MORE - Prefeitura de Palmas divulga novos horários para recarga nas estações de ônibus

Investimentos da prefeitura em mobilidade urbana revolucionam transporte público de Manaus

Diariamente, uma média 400 mil pessoas utilizam o transporte público na capital amazonense. São 1.141 ônibus, distribuídos em 219 linhas que atendem todos os bairros de Manaus e a zona rural. Após anos de abandono e descaso, o transporte público está de cara nova nesses 1.000 dias da gestão atual, sobretudo, com os investimentos feitos na renovação da frota de ônibus, na segurança e em tecnologia, mudando a vida da população.

Assim, a Prefeitura de Manaus, por intermédio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), vem inovando com a instalação de câmeras de segurança e coletivos com ar-condicionado; novo sistema de bilhetagem; rastreamento da frota em tempo real; drones de monitoramento; serviço PassaFácil Delivery. Além da instalação de semáforos inteligentes, abertura de novas vias e construção de novos viadutos, para mudar a realidade da mobilidade urbana da capital.

Atuando há mais de 20 anos como motorista, Domingos Ferreira, confirma como os investimentos em tecnologia e em segurança influenciam na melhor comodidade, tanto para os passageiros quanto para os usuários do transporte coletivo.

“Hoje, nós nos sentimos bem ao conduzir esses veículos novos. É uma grande satisfação fazer parte dessa mudança do transporte público na cidade. Hoje, me sinto mais seguro com as câmeras, sem contar na qualidade dos ônibus adquiridos nesta gestão”.

O prefeito David Almeida declarou que o processo de renovação da frota e os investimentos em tecnologia são compromissos da sua gestão, para garantir mais segurança e conforto para a população. “Demos um salto de qualidade e de tecnologia no transporte. Uma verdadeira revolução. A população necessita e merece ter as melhores condições possíveis nesse serviço. E tudo começa quando buscamos acertar ao máximo nas ações. Vamos continuar dando o nosso melhor para os usuários do transporte público”.

Frota com mais qualidade

São mais de 200 veículos novos na frota do transporte, levando mais qualidade no serviço prestado à população. Os ônibus são 60 vezes menos poluentes que os fabricados há mais de 10 anos, beneficiando também o meio ambiente. 
Outra medida tomada para melhorar a eficiência e a vida da população que utiliza o transporte público foi a instalação de câmeras de monitoramento nos ônibus de Manaus, que têm contribuído para a redução no número de assaltos nos coletivos. Quase 70% da frota conta com sistema de segurança via monitoramento por câmeras, o que auxiliou para redução de 34% no número de assaltos, somente nos seis primeiros meses de 2023. 

“Estamos muito entusiasmados com estas mudanças na gestão do prefeito David Almeida. É uma verdadeira revolução no sistema de transporte público em nossa cidade. Nossa visão é garantir que cada manauara possa chegar ao seu destino de maneira rápida, segura e conveniente”, disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Transformação digital

O IMMU e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) estão conduzindo uma série de iniciativas tecnológicas no sistema de transporte.

Em junho de 2022, foi lançado o Sistema de Bilhetagem Prodata:  o bilhete de ônibus passou a ser pago por meio de QRCode. E para manter a segurança dos usuários, câmeras de alta resolução foram instaladas nas catracas com sistema de biometria facial, impedindo as fraudes no uso das carteirinhas estudantis e do Passe-Livre. 

Outra tecnologia disponível aos passageiros é o rastreamento da frota em tempo real, por meio de GPS, revolucionando a logística do transporte, desde julho do ano passado.

Lançado em dezembro de 2022, o “Cadê Meu Ônibus”, plataforma que permite aos usuários acompanhar em tempo real a localização dos veículos, também os permite recarregar os cartões Passa-Fácil e até pagar a passagem usando uma carteira digital no aplicativo. 

Além disso, os usuários têm a opção da emissão da 2ª via do PassaFácil, pelo serviço PassaFácil Delivery, com a emissão do cartão também pelo WhatsApp: (92) 98444-4412. E ainda tem o projeto itinerante “Vem com o Sinetram”, oferecendo a emissão gratuita do cartão Passa-Fácil diretamente onde a pessoa vive.

Segundo a auxiliar administrativo, Flávia Castro, a tecnologia no sistema de transporte veio para ficar, agregar e facilitar a vida dos usuários.

“É muito prático fazer uma recarga de onde eu estiver, sem me preocupar em ir até um posto para fazer a compra. Hoje em dia, nem para tirar o cartão é preciso sair. Perdi meu cartão de vale-transporte e pedi outro no WhatsApp, e no outro dia recebi em casa”, disse Flávia.
O diretor-presidente do IMMU finalizou: “Manaus está se transformando em uma cidade do futuro, uma cidade onde a tecnologia e o transporte público se unem para tornar a vida urbana mais simples, mais conveniente e mais conectada”.

Informações: Prefeitura de Manaus
READ MORE - Investimentos da prefeitura em mobilidade urbana revolucionam transporte público de Manaus

Macaé recebe 84 novos ônibus da Marcopolo

terça-feira, 12 de setembro de 2023

A Marcopolo, por meio de sua filial no Rio de Janeiro, fez a entrega de 84 novos ônibus urbanos Torino para a SIT Macaé Transportes S.A., operadora de transporte urbano pertencente ao Grupo JCA. Os veículos já entraram em operação na cidade fluminense e fazem parte de uma grande renovação de frota de mais de 400 unidades anunciada recentemente pelo Grupo JCA

“Essa aquisição amplia a nossa participação no segmento urbano e fortalece a liderança da marca. O negócio ganha maior relevância ao considerarmos que o mercado do Rio de Janeiro é relevante para a Marcopolo, o que justifica o nosso investimento em uma filial própria para atender o estado”, comenta Claimar Cerutti, gerente de vendas responsável pela Filial Marcopolo Rio de Janeiro.

Os 84 novos ônibus Marcopolo Torino são equipados com chassis Mercedes-Benz OF-1721 Euro 6 e têm 12.565mm de comprimento total, com capacidade para 70 passageiros. Possuem tomadas USB e poltronas com encosto alto 860 para maior conforto e conectividade, elevador, sistema de ar-condicionado Valeo CC356, vidros colados, piso taraflex, câmera de monitoramento da porta de desembarque pelo motorista.
A SIT Macaé é um operador de serviço de transporte público responsável pelas rotas de ônibus da cidade de Macaé e possui 62 rotas que cobrem todo o município.

Informações: Marcopolo
READ MORE - Macaé recebe 84 novos ônibus da Marcopolo

Em BH, Um a cada dez painéis eletrônicos com 'paradeiro' dos ônibus está desativado

Um a cada dez painéis utilizados para mostrar o tempo de espera dos ônibus no ponto estão desligados ou com defeito em Belo Horizonte. A situação acontece muito por conta do furto de fios de cobre, uma das principais fontes de alimentação desses aparelhos. A situação tem gerado prejuízos ao município e ao cidadão que paga os impostos, já que o preço de cada monitor desses pode chegar a R$ 800.

Não é difícil flagrar o problema. Em uma rápida volta pela região Centro-Sul e área Central da capital, a equipe do Hoje em Dia se deparou com ao menos oito pontos sem o funcionamento do painel.

Em Belo Horizonte, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra), existem cerca de 9 mil pontos de ônibus. Desses, 388 têm a presença do letreiro, sendo que 38 não estão funcionando, principalmente por motivos de vandalismo.

Somente no primeiro semestre deste ano, pelo menos 100 máquinas foram vandalizadas. As mais propensas ao ato são as que ficam em lugares mais afastados ou com pouco movimento, o que favorece a ação dos criminosos. O levantamento da BHTrans, porém, diverge no número. Segundo a empresa responsável pelo trânsito de BH, no ano foram trocados “cerca de 50 paineis”.

A situação tem gerado preocupação para as empresas responsáveis em administrar os equipamentos. Além do longo prazo de conserto de cada painel, cada reconstituição varia entre R$ 750 a R$ 800.
Para tentar evitar ou diminuir a depredação, uma equipe do Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil) monitora em tempo real esta comunicação e já faz a sinalização para que agentes averiguem se é algum problema sistêmico ou vandalismo.

Em nota, BHTrans informou que “monitora o funcionamento dos painéis constantemente e providencia o conserto quando necessário, mas a previsão de reparo depende muitas vezes do defeito apresentado, o que demanda um tempo maior para o restabelecimento do equipamento”.

Informações: Hoje em Dia
READ MORE - Em BH, Um a cada dez painéis eletrônicos com 'paradeiro' dos ônibus está desativado

Ônibus elétrico entra em operação nesta terça em Ponta Grossa


O transporte coletivo de Ponta Grossa passa a contar, a partir desta terça-feira (12), com mais um veículo. O ônibus modelo Attivi, da Marcopolo, entra em operação como parte de um programa de testes, realizado em parceria entre a concessionária, Viação Campos Gerais, Prefeitura e montadora.

A proposta é buscar alternativas com menos emissão de poluentes, como o caso do ônibus a gás, que esteve em operação durante o mês de agosto, e o ônibus 100% elétrico, que opera com zero emissão de CO2.

A intenção do período de testes é avaliar se o veículo, de tecnologia limpa e renovável, performa e desempenha de forma positiva na topografia das linhas que compõem o transporte coletivo municipal, como avaliar o seu consumo.

O início da operação será na linha UTFPR. A intenção é que ele percorra diversos trajetos, previamente estabelecidos pelo poder público. O período de testes terá a duração de 30 dias.

Informações: DPontaNews
READ MORE - Ônibus elétrico entra em operação nesta terça em Ponta Grossa

Curitiba vai investir R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus elétricos

O plano de eletromobilidade para o transporte coletivo de Curitiba foi apresentado na 70ª Reunião do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), que ocorreu no auditório da Urbanização de Curitiba (Urbs), no bairro Jardim Botânico.

Representantes da Urbs traçaram um panorama do programa de eletrificação da frota do município, que prevê que 30% dos ônibus de Curitiba sejam de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050. Os membros do Concitiba também puderam fazer questionamentos sobre o tema e após a reunião conheceram o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO), que faz o monitoramento do transporte coletivo na capital.

Eletromobilidade
“A migração da matriz energética é um processo complexo e desafiador, que será implantado de forma gradativa e muito responsável no município de Curitiba”, diz Aldemar Venâncio, diretor de operações da Urbs.

O projeto de descarbonização da frota do transporte público de Curitiba prevê testes técnicos, edital de compra dos veículos e ainda a infraestrutura de apoio e recarga dos veículos na cidade.
Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar em Curitiba a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.

A Prefeitura de Curitiba também vem testando veículos elétricos. Até outubro, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba.

“Curitiba é a primeira cidade do País a fazer um teste estruturado e técnico de ônibus elétricos. Estamos aprendendo com os testes e com as empresas e fornecedores. São muitos desafios, mas estamos trabalhando para oferecer uma solução de eletromobilidade sólida, confiável e benéfica para a população”, diz Thiago Marquardt, gestor da área de inovação da Urbs.

Segundo Celso Ferreira Lucio, gestor da área de especificação e inspeção da frota, a intenção é fazer o maior número de testes possíveis com as mais diversas marcas antes de introduzir os veículos em linha definitivamente.

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico funciona a bateria, que é carregada durante um período de duas a quatro horas, em média e tem autonomia de cerca de 250 quilômetros. “É muito importante uma apresentação como essa da Urbs. O cidadão comum muitas vezes não tem ideia da pesquisa e do estudo necessário para uma troca de tecnologia como essa para trazer a melhor alternativa para a nossa cidade”, diz Sheila Branco, secretária executiva do Concitiba.

Um dos principais instrumentos de participação popular de planejamento e gestão urbana, o Concitiba é formado por representantes da municipalidade, entidades de classe, associações de moradores, poder legislativo, universidades e sociedade civil organizada e delibera sobre prioridades do planejamento urbano, sob a ótica do cidadão curitibano.

Informações: URBS
READ MORE - Curitiba vai investir R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus elétricos

Emdec promove ajustes em sete linhas de ônibus

Com o objetivo de promover adequações na circulação dos ônibus do transporte público coletivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ajusta o itinerário de duas linhas; e a tabela horária de outras cinco. As linhas 316 – Parque Cidade e 319 – Parque Cidade / Terminal Barão Geraldo terão ajuste no itinerário. A 316 atenderá ao Residencial Campo Florido; e a 319 terá ajuste no ponto final.

Já as linhas 185 – Aeroporto de Viracopos; 187 – São Domingos / Viracopos; 188 – Jardim Fernanda / Viracopos; 429 – Swiss Park II; e 430 – Swiss Park terão ajustes nas tabelas horárias.
As alterações entram em vigor a partir da próxima quinta-feira, dia 14 de setembro. Os usuários poderão consultar as novas tabelas horárias, assim que entrarem em vigor, no site portal.emdec.com.br/consultalinha.

Consulta
Quem usa o transporte coletivo de Campinas pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; assim como a estimativa de chegada do ônibus no ponto, em tempo real.
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, a Emdec disponibiliza os canais do “Fale Conosco”: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”; chatbot, na página inicial (www.emdec.com.br); e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.

Informações: EMDEC
READ MORE - Emdec promove ajustes em sete linhas de ônibus

Transporte coletivo é o serviço mais criticado em Belo Horizonte

A primeira pesquisa DATATEMPO para a eleição municipal de Belo Horizonte em 2024 levantou a avaliação dos eleitores sobre os serviços públicos prestados na capital. Entre oito quesitos, o transporte coletivo foi o mais criticado: 66,6% dos entrevistados estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos. Apenas 11,9% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o trabalho prestado, enquanto 19,8% veem o serviço como regular.

Os números reforçam o peso do transporte coletivo para o futuro político da cidade. Nos últimos meses, o prefeito Fuad Noman (PSD) e a Câmara Municipal, sobretudo por meio de seu presidente, Gabriel Azevedo (sem partido), travaram uma batalha sobre o tema. Houve até mesmo ameaça de anulação do atual contrato com as empresas do setor por parte de Azevedo, justamente quando o Executivo defendia um novo subsídio para as concessionárias para impedir um reajuste da tarifa cobrada ao cidadão. 

O transporte coletivo tem sido tema de frequentes Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Câmara. Atualmente, o Legislativo tem aberta a CPI do Ônibus sem Qualidade, que investiga a má qualidade do transporte coletivo e a possível omissão da prefeitura de BH. O passado recente também mostra que a bandeira rende votos. Em 2016, o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) foi eleito com a promessa de “abrir a caixa-preta da BHTrans”. Com a caneta nas mãos, Kalil fez duas auditorias na empresa pública, mas não rompeu o atual contrato com as empresas de ônibus, assinado em 2008. O processo de desgaste fez com que a prefeitura colocasse em curso um processo de extinção da BHTrans, que passará a se chamar Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob), a partir de um cronograma que pode durar até 2036.

Para além do transporte público, a pesquisa DATATEMPO mostra que a saúde e a segurança também são alvo de críticas por parte dos belo-horizontinos. Do total de entrevistados, 44,4% avaliam esse primeiro serviço com insatisfação, enquanto 42,6% julgam o segundo como ruim. Vale lembrar que, neste mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as guardas municipais, vinculadas às prefeituras, são parte do sistema de segurança pública, enquanto as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros estão subordinados ao governo de Minas Gerais.

O maior problema
A pesquisa perguntou aos entrevistados qual o maior problema da capital. Nos primeiros lugares do ranking, estão trânsito e transporte (27,7%), saúde (23,9%) e segurança (18%). Área elogiada em termos de prestação pública, a educação é vista por 6,8% dos ouvidos como a maior limitação da capital mineira. Assistência social, empregos, obras de infraestrutura e serviços administrativos variam entre 1,1% e 2,1%. 

Oito áreas são bem avaliadas por 21,6%
De maneira geral, a maioria dos moradores de BH avalia os serviços públicos como regulares: 66,3% estão nessa condição, conforme o DATATEMPO. Aqueles que julgam o tema de forma positiva somam 21,6%, enquanto 12,1% acham que os serviços ofertados pelo Poder Público são negativos.

No recorte por regionais, há pouca variação entre os entrevistados. Ainda assim, moradores da Pampulha são os que mais elogiam os serviços: 28,1% avaliam como positivos, 65,6% como regulares e 6,2% como negativos. Por outro lado, a regional Centro-Sul é mais crítica: 16,7% se enquadram no positivo, 68,9% no regular e 14,4% no negativo. 
A pesquisa avaliou as seguintes áreas, de oito grupos: educação, escolas e creches; cultura, esporte e entretenimento; assistência social; segurança pública; serviços administrativos; saúde, postos de saúde e hospitais; infraestrutura (obras); transporte público e mobilidade urbana. 

Entre os serviços pesquisados pelo DATATEMPO, a educação é a mais bem avaliada em BH: 39,2% estão muito satisfeitos ou satisfeitos com escolas e creches. Depois, vem cultura, esporte e entretenimento, área na qual 37,6% dos entrevistados estão muito satisfeitos ou satisfeitos – percentual tecnicamente empatado com a educação, considerando a margem de erro de 2,83 pontos. 

A educação teve seu chefe trocado recentemente. A pedido, Charles Martins Diniz deixou a secretaria municipal em agosto, dando lugar à professora e pedagoga Roberta Rodrigues Martins Vieira. Também em agosto, o prefeito Fuad assinou termo de pactuação para receber R$ 987 mil do Programa Nacional de Segurança nas Escolas, vinculado ao governo federal. 

Informações: O Tempo
READ MORE - Transporte coletivo é o serviço mais criticado em Belo Horizonte

Urbs começa a reforma de 120 estações-tubo em Curitiba; veja quais são as primeiras

domingo, 10 de setembro de 2023

A Urbanização de Curitiba (Urbs) começa na próxima segunda-feira (11/9) a revitalização de 120 estações-tubo da capital. O projeto, com investimento de R$ 6,4 milhões, prevê a reforma dos pisos e a adequação das portas destinadas a pessoas com deficiência.

Na segunda-feira, entram em obras as seguintes estações-tubo: Alto Boqueirão (sentido Terminal Boqueirão); Terminal Campo Comprido (sentido CIC Norte); PUC (sentido Centro/Rodoferroviária); CIC Norte (sentido Terminal Pinhais); Xapinhal (sentido Terminal Pinheirinho); Parque Iguaçu (sentido Sitio Cercado); Terminal CIC (sentido Maracanã) e Terminal Santa Felicidade (sentido Terminal Bairro Alto).

“O objetivo é dar mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros do sistema de transporte de Curitiba”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Os R$ 6,4 milhões investidos em 2023 se somam aos R$ 6,5 milhões que foram aplicados na reforma de 85 estações-tubo e do Terminal Cabral no ano passado.

Com as novas obras, sobe para 205 o número de estações reformadas desde 2022, o que representa 60% das 338 estações-tubo da cidade. 

Como vai ser feito
Segundo previsão da Urbs, se o tempo ajudar, a reforma destas 120 estações-tubo deve ser concluída em janeiro de 2024. As obras foram divididas em quatro lotes e as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários serão avisados por informações em cartazes e Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas estações-tubo.
Cada revitalização deve durar de quatro a seis dias, em média. Mas alguns pontos poderão ficar desativados de dez a 22 dias, como é o caso da Estação Central (sentido Terminal Capão Raso), com obras previstas para dezembro.

Melhorias
As reformas complementam as melhorias que vêm sendo implantadas no transporte coletivo nos últimos anos, que incluem a inauguração do Terminal Tatuquara e a implantação do novo Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que estabeleceu uma ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde, a colocação de paineis fotovoltaicos em terminais, a programação de aquisição de 70 ônibus elétricos até junho de 2024 e ainda a extensão do Ligeirão Santa Cândda/Pça do Japão até o Pinheirinho, em fase final de obras.

Conserto
Nesta quarta-feira (6/9), a Urbs também conclui os reparos nas plataformas do Terminal Boa Vista que foram danificadas por em um acidente envolvendo um biarticulado no último dia 30 de agosto. Foram investidos R$ 14 mil no conserto das plataformas 3, 4 e 5.

Apesar do acidente, equipes da área de manutenção da Urbs trabalharam rapidamente para reorganizar o embarque e desembarque no terminal, que continuou a operar sem interrupções.

Informações: URBS
READ MORE - Urbs começa a reforma de 120 estações-tubo em Curitiba; veja quais são as primeiras

Transcol se moderniza e é opção para quem quer trocar carro por ônibus

Pesquisa realizada pela CNI nas grandes cidades do Brasil, revela as principais necessidades dos passageiros de transporte público e de que forma elas podem ser atendidas. Resultados ajudam a entender como a população pode priorizar o ônibus no lugar do carro, e ainda mostram: o Transcol está no caminho da modernização dos serviços

O que faria você trocar o carro pelo ônibus para se deslocar no dia a dia? Mais conforto e qualidade dos veículos? Maior rapidez nas viagens? Redução no tempo de espera dos coletivos? Para 2.019 brasileiros não usuários do transporte público, todos estes fatores são levados em conta para que eles possam migrar para o ônibus. É o que mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada no último dia 10 de agosto. O levantamento foi realizado entre os dias 1° e 5 de abril, nas principais cidades do país.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória, não é difícil encontrar pessoas que se encaixam nessa estimativa. Quem já utiliza o ônibus também se sente mais motivado a embarcar nos coletivos, diante da melhoria na prestação dos serviços, afirmam especialistas no setor.

“Não é à toa que o Sistema Transcol já conseguiu trazer de volta mais de 95% dos passageiros que utilizavam os ônibus metropolitanos no período pré-pandemia da Covid-19. Sendo um dos sistemas que mais trouxeram clientes de volta ao coletivo no Brasil”, comemora o membro do comitê executivo do GVBus, Anderson Lopes.
Transporte por ônibus precisa se modernizar
A realidade é que, para atrair passageiros, é preciso modernizar o transporte por ônibus. E a modernização passa pelo uso de tecnologias e projetos em mobilidade que simplifiquem a jornada do usuário. Assim já opera o Sistema Transcol!

Quer exemplos? Então confira essa relação que preparamos com as principais ações desenvolvidas pelas empresas operadoras para satisfazer as necessidades da população que utiliza o transporte público na Grande Vitória.

Novas faixas para ônibus na Terceira Ponte
Apesar de não ser uma medida implementada pelas empresas operadoras, as novas faixas exclusivas para ônibus, táxis, motos e veículos de emergência impactam diretamente na melhoria dos serviços de transporte público na Região Metropolitana. Isso porque, com as pistas, os ônibus passam a ter prioridade no trânsito na Terceira Ponte. Resultado: menos tempo dentro do coletivo e mais pessoas transportadas, já que um ônibus equivale a 40 carros a menos nas ruas.

Veja, por exemplo, nesta reportagem divulgada pela TV Vitória. Passageiros que usam diariamente a Terceira Ponte para trabalhar ou estudar relatam que o tempo de viagem reduziu pela metade, com as recém-inauguradas faixas destinadas aos ônibus.

Entregues no último dia 27 de agosto, as pistas foram construídas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). As obras, aliás, comprovam que a melhoria da qualidade do transporte coletivo não depende somente das empresas que operam o setor. É preciso que haja parceria com o poder público. Afinal, modernizar o transporte por ônibus é, antes de tudo, uma política de mobilidade urbana.

Bilhete Único Metropolitano
Em 2019, graças à mudança de tecnologia utilizada na Bilhetagem Eletrônica do Sistema Transcol, foi implantado o bilhete único metropolitano, o CartãoGV, que permitiu a integração dos cartões municipais e, também, das tarifas. Com isso, o passageiro pode circular por toda a Região Metropolitana da Grande Vitória, utilizando um único cartão e pagando apenas uma tarifa.

Além da praticidade, o bilhete único contribui para agilizar os embarques, reduzindo as filas, bastante comuns na época em que o pagamento da tarifa era feito em dinheiro. Da mesma forma, o tempo de viagem fica mais rápido. Sem contar que o CartãoGV é mais seguro, pois conta com tecnologia antifraude, o que inibe a utilização de forma indevida por terceiros. E em caso de roubos e extravios, é possível ao usuário recuperar o saldo assim que o cartão é bloqueado.

Ampliação 
Com a implantação do CartãoGV, o Sistema Transcol foi ampliado, e, em maio de 2021, incorporou o Sistema Municipal de Vitória. Começava a integração. As linhas alimentadoras passaram a operar nos bairros, em substituição aos Verdinhos, e os moradores da capital passaram a acessar algumas linhas troncais sem pagar uma nova tarifa e sem precisar ir a um terminal de integração.

Recentemente, o Novo Sistema Aquaviário também foi incorporado ao Transcol, dando mais opções aos passageiros, e permitindo que a viagem seja integrada a algumas linhas de ônibus.

Conexão temporal
A integração das linhas, por sua vez, permitiu a criação do sistema de conexões temporais nos municípios de Vitória, Serra, Viana, Cariacica e Fundão.

Tal inovação trouxe mais possibilidades de deslocamento para acessar diversos bairros da Região Metropolitana, permitindo ao passageiro passar na roleta sem pagar uma nova tarifa, desde que o embarque no ônibus seguinte ocorra dentro de um determinado período e em linhas específicas. O CartãoGV é indispensável para utilizar a conexão temporal.

Renovação de frota
Pensando no conforto dos passageiros, os consórcios operadores iniciaram, em 2019, a renovação e ampliação da frota do Sistema Transcol. Mais de 600 novos ônibus foram adquiridos desde então, todos com ar-condicionado. Até o final de 2023, a expectativa é chegar a 750 novos veículos. Os investimentos são realizados em parceria com o Governo do Estado.

ÔnibusGV
A fim de proporcionar uma melhor experiência ao passageiro, as empresas operadoras apostam também na tecnologia. O aplicativo ÔnibusGV oferece uma série de funcionalidades e passa por atualizações constantes.

Além da previsão de horário dos ônibus, o aplicativo permite que o usuário acesse a rede wi-fi durante a viagem, bem como o sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos coletivos. O app ainda conta com uma plataforma de entretenimento, a primeira do tipo em ônibus urbano no País.

Diversificação das formas de recarga e pagamento da tarifa
Seja com o CartãoGV em mãos ou diretamente pelo celular, o usuário pode escolher de que forma deseja pagar a tarifa. Para quem prefere utilizar o bilhete único físico, há opções de recarga online. Basta baixar no celular um dos aplicativos disponíveis (UUDI, Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim) e adquirir os créditos.

Já quem prefere pagar a tarifa pelo celular, sem precisar utilizar o CartãoGV físico, tem a opção do QR Code. É só baixar o app Kim, fazer um cadastro e, após o pagamento, gerar os códigos na tela do celular, para serem apresentados no validador do ônibus na hora do embarque. Prático, não é mesmo?

Ampliação da rede de parceiros para revenda do CartãoGV
O GVBus trabalha de forma constante para ampliar a rede de parceiros para venda e recarga do CartãoGV. São mais de 250 pontos espalhados pela Grande Vitória, incluindo estabelecimentos comerciais, máquinas de autoatendimento instaladas nos shoppings, estações do Novo Sistema Aquaviário e terminais de integração do Sistema Transcol, além dos agentes de vendas e das lojas do GVBus.

Os locais são uma opção para quem prefere adquirir os créditos do cartão de passagem de forma presencial. E é possível pagar a recarga tanto em dinheiro, quanto via cartões de crédito e débito, dependendo do ponto de venda.

Estar atento às necessidades do cliente, oferecendo meios para que ele tenha melhor controle do tempo dentro do ônibus, facilidades no pagamento da tarifa e conforto na prestação do serviço, são a base da modernização do transporte público coletivo. E isso tudo o Sistema Transcol faz questão de colocar em prática!

Fonte: NTU e Portal de Notícias Estadão
READ MORE - Transcol se moderniza e é opção para quem quer trocar carro por ônibus

Marcela Campos é a nova superintendente da CBTU Recife

A chefia da Superintendência de Trens Urbanos do Recife (STU-REC) tem um novo nome e é de uma mulher. Marcela Campos passou a ocupar o posto, a partir da última terça-feira (05). Ela tem quase 16 anos atuando em diversas áreas da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Recife.

Campos é formada em marketing e gestão de pessoas e já esteve à frente dos núcleos de gerência financeira, da comunicação e da chefia de gabinete de gestões anteriores da companhia. 

Com otimismo e boas expectativas, Marcela conta o que tem de disposição para galgar recursos para que o modal venha se sobrepor às inúmeras dificuldades que apresenta ao longo dos anos.
“É com muita determinação que assumo essa responsabilidade, sabendo de todos os problemas que o Metrô do Recife enfrenta. Estou disposta a buscar esses investimentos e resgatar, junto aos nossos usuários, a imagem e qualidade do nosso serviço. Conto com uma equipe técnica capacitada ao meu lado, que busca o reestruturar o serviço com qualidade que a população merece”, finaliza Marcela Campos.

O compromisso da líder é de buscar recursos para melhoria do sistema, em Brasília, e também mostrar a importância do metrorec na vida das pessoas que precisa usar o transporte público todos os dias, na capital e Região Metropolitana.

Informações: Folha PE
READ MORE - Marcela Campos é a nova superintendente da CBTU Recife

Usuários do transporte coletivo de Porto Alegre podem pagar passagem por QR Code

A partir desta sexta-feira, 8, os usuários do transporte coletivo passam a ter mais uma forma para o pagamento da passagem: o QR Code digital. A aquisição das passagens é feita mediante o uso do aplicativo do cartão TRI, disponível para IOS e Android. Mesmo que o usuário não tenha um TRI, ele poderá baixar o app, fazer um rápido cadastro e, assim, ter acesso à novidade.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destacou que essa é uma das ações do Mais Transporte, com o objetivo de qualificar o serviço para o usuário. “Solicitamos às empresas de ônibus o desenvolvimento de formas de pagamento que facilitem a vida dos usuários do transporte, e o QR Code chega nesse sentido”, destaca Castro Júnior. 

A ferramenta possibilita que sejam adquiridos até dez QR Codes com pagamento através de pix. Após a compra, ele fica disponível dentro do aplicativo para que o passageiro o utilize ao passar a roleta do ônibus. Bastará abrir o QR Code no celular e colocá-lo no leitor que fica abaixo do validador do coletivo (equipamento junto à roleta). A liberação aparece na tela do validador.

“A ideia é expandir o acesso ao transporte coletivo, facilitando a compra, inclusive por quem não mora aqui, e permitindo que a pessoa adquira uma única passagem de cada vez, se assim desejar. Além disso, é mais uma opção para evitar o uso de dinheiro. Estamos muito felizes de podermos oferecer essa novidade aos nossos clientes”, celebra a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Tula Vardaramatos. 

Para facilitar a utilização, foi colocada uma base de apoio a cerca de 15 centímetros do validador para que o passageiro encoste ali o celular e assim tenha uma referência da distância em que o equipamento faz a leitura. É importante estar atento à tela do celular. Se houver danos ou baixa luminosidade, pode dificultar a leitura do QR Code.
Além desta inovação, o aplicativo do sistema conta com outra novidade. Para as pessoas que nunca tiveram um TRI, o app disponiliza um botão que permite solicitar o cartão e retirá-lo em algum dos locais indicados.

Projetos de modernização já implantados:

- Pagamento por pix: em janeiro deste ano, foi lançado o pagamento por pix para recarga do cartão TRI. Ao fazer a compra no site ou app do sistema, o cliente tem mais essa opção, além das possibilidades de pagamento por cartão de crédito, débito e boleto.

- QR Code em papel: em maio de 2022, iniciou a implantação gradual do aparelho que fica junto ao motorista e emite um QR Code em papel. Este recurso é utilizado nos casos em que ocorre o pagamento da passagem em dinheiro. O passageiro faz o pagamento em espécie ao motorista e recebe um QR Code em papel para utilizar no validador do ônibus. Esta ferramenta facilita a operação pelo motorista e agiliza o acesso do usuário. A tecnologia está atualmente em cerca de 700 ônibus. Gradualmente, o equipamento será implantado em todos os coletivos.

- Recarga expressa: lançada em maio de 2020, essa tecnologia disponibiliza os créditos do cartão TRI em poucos minutos. Ao fazer a recarga pelo app ou site do sistema, com pagamento por pix ou cartão de crédito, os valores ficam liberados para uso em até 30 minutos. É só aproximar o cartão do validador do ônibus para receber a recarga.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
READ MORE - Usuários do transporte coletivo de Porto Alegre podem pagar passagem por QR Code

Metrô do Recife começa a receber via Pix

Onze estações do metrô do Recife passam a operar com mais uma opção de pagamento de passagens pelos usuários, através do Pix.

A novidade, inicialmente implantada na Estação Werneck, foi estendida para Recife, Joana Bezerra, Afogados, Jaboatão, Rodoviária, Camaragibe, Aeroporto, Antônio Falcão, Prazeres e Cajueiro Seco.

Para fazer uso do Pix na compra das passagens, basta que o usuário tenha cadastrado a chave em conta bancária ou em outros tipos de instituições financeiras para, a partir de então, efetuar o pagamento via QR Code disponível em máquinas localizadas nas estações de trem.

Atualmente, a passagem do metrô custa R$ 4,25.

Demais estações
O intuito é de que, nos próximos 30 dias, o serviço de pagamento esteja disponível também nas demais estações do metrô da cidade.
Para o gerente regional Financeiro da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos - CBTU Recife, Rafael Toscano, o avanço na forma de pagamento visa a contribuir com a redução do uso de dinheiro em espécie nas estações.

"Isso faz com que o custeio seja reduzido, sobretudo para que nossa empresa possa alocar orçamento em diversas necessidades latentes de operação e manutenção do sistema", complementa o gerente.

Informações: Folha PE
READ MORE - Metrô do Recife começa a receber via Pix

Em Aracaju, Iluminação em LED promove mais segurança nos abrigos dos corredores de ônibus

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Para garantir ainda mais segurança à população, a Prefeitura de Aracaju implantou iluminação em LED também nos abrigos de ônibus dos quatro corredores de transporte. A ação fez parte da modernização do parque de iluminação pública da capital, que contempla a substituição das lâmpadas de vapor pelas luminárias com tecnologia LED. Mais de 99% da iluminação pública da cidade já é composta por esse tipo de lâmpada.
Desde o dia 11 de agosto, as faixas exclusivas dos corredores Hermes Fontes, Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins estão em atividade, garantindo uma maior efetividade do transporte público da capital, que já desfruta de um tempo de deslocamento reduzido. Com isso, a iluminação em LED passa a ser um diferencial, favorecendo a segurança dos usuários de transporte público e prevenindo atos de vandalismos nesses locais. Além disso, é uma forma mais econômica de iluminação pública para toda a cidade.

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, destaca que além da iluminação em LED já estar finalizada em praticamente toda a cidade, "os abrigos de ônibus dos corredores também estão iluminados, levando mais segurança e tranquilidade para o usuário que vai pegar o transporte público”.


Secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari destaca que, para além da questão econômica, há também "um retorno muito grande no aspecto da iluminação, que é mais potente e tem uma luz mais clara".
"Isso permite uma melhor luminosidade, o que coíbe ações de vândalos e condutas criminosas. Toda a cidade já conta com a tecnologia em LED, a modernização está em fase final, e a nova iluminação nos corredores de transporte vai proporcionar mais segurança para os passageiros nos pontos de ônibus e também dentro do veículo, já que a visibilidade do motorista no período noturno também melhora”, ressalta Ferrari.

PPP da iluminação
A modernização do parque de iluminação pública da capital faz parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 da Prefeitura de Aracaju. O processo está sendo viabilizado por meio da Parceria Público-Privada (PPP) celebrada em 2021 entre o Município e o consórcio Concecta Aracaju. Com essa iniciativa, a capital tem economizado com a iluminação pública cerca de R$ 1 milhão por mês.

O contrato prevê ainda a implementação de iluminação especial em 16 pontos turísticos da capital, que está em fase de conclusão do marco II, e da telegestão, que é um sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e um software de gerenciamento, que possibilita a troca de informações de forma virtual.

Informações: Prefeitura de Aracaju
READ MORE - Em Aracaju, Iluminação em LED promove mais segurança nos abrigos dos corredores de ônibus

Adesivo sinalizando ponto cego é instalado na frota do transporte coletivo de Joinville

A partir desta segunda-feira (4), toda a frota de ônibus do transporte coletivo de Joinville conta com um adesivo, sinalizando onde é o ponto cego dos veículos. A ação é uma parceira entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), e as empresas Transtusa e Gidion, que operam o sistema na cidade. Os adesivos foram instalados em 333 ônibus (279 operantes e os demais reserva).

Segundo o coordenador da Unidade de Transportes da Seinfra, Erick Batista Koglin, o objetivo é prevenir acidentes com ônibus envolvendo pessoas em meios de locomoção mais vulneráveis, como ciclistas, motociclistas e até mesmo pedestres.

“Essa ação, que já foi realizada em outras cidades, permitirá que a pessoa identifique que está correndo risco de acidente, fazendo ela se colocar em posição de visão, evitando assim a colisão com os ônibus”, explica o coordenador.
Melissa Puertas Sampaio, gerente da Escola Pública de Trânsito (Eptran) da Prefeitura de Joinville, informa que o ponto cego é uma das causas geradoras de acidente de trânsito, pois limita a visão do motorista impedindo que ele enxergue outros veículos, em especial, motocicletas, ciclistas e pedestres, que são os usuários mais vulneráveis.

“Então, pedimos atenção redobrada. Especialmente nas ultrapassagens, mudanças de faixa e conversões. E não esqueça de regular os retrovisores”, alerta Melissa.

Informações: Prefeitura de Joinville
READ MORE - Adesivo sinalizando ponto cego é instalado na frota do transporte coletivo de Joinville

Metrô de Salvador tem funcionamento normal no feriado da Independência do Brasil


A CCR Metrô Bahia informa que o Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas irá operar em horário normal, das 5h à 0h, no feriado desta quinta-feira, 7 de setembro, quando se comemora o Dia da Independência do Brasil. 

Para garantir a segurança, o conforto e bem-estar de seus clientes, a concessionária reforça as orientações do Embarque Consciente: aguardar sempre o desembarque do trem antes de embarcar, deixar os assentos preferenciais para quem precisa, bem como os elevadores, e descer a escada sempre usando corrimão.

Informações: CCR
READ MORE - Metrô de Salvador tem funcionamento normal no feriado da Independência do Brasil

Ponta Grossa testa novo modelo de ônibus para o transporte coletivo

Através de parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, Viação Campos Gerais (VCG) e Marcopolo, os usuários do transporte coletivo poderão utilizar, nos próximos dias, um ônibus com tecnologia limpa e renovável que será colocado em operação para avaliação de performance e desempenho com a topografia das linhas do Município.

A Viação Campos Gerais, concessionária do transporte coletivo de Ponta Grossa, acaba de receber um novo modelo de ônibus, 100% elétrico. O modelo Attivi, da Marcopolo, passará por um período de testes na cidade durante o mês de aniversário dos 200 anos.

“A realização dos testes com esse veículo elétrico é de extrema importância para que a cidade alcance o objetivo de disponibilizar um sistema de transporte coletivo moderno, eficiente, sustentável, ambientalmente e financeiramente viável. “O futuro do transporte coletivo segue essa tônica e tenho certeza que, através dos esforços conjuntos da Prefeitura, VCG, Marcopolo e a população, poderemos implementar soluções cada vez melhores, garantindo o direito ao transporte, ao direito de ir e vir, com um serviço cada vez melhor e mais alinhado às demandas de Ponta Grossa”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
O diretor de Relações Institucionais da empresa, Rodrigo Venske, explica que as tratativas com a encarroçadora que agora também produz ônibus 100% elétrico começaram há alguns meses. “Após a interface que fizemos com a empresa, enviamos a proposta ao município que imediatamente acatou a oferta para a operação experimental”, conta. Segundo ele, essa iniciativa faz parte das ações da secretaria de Planejamento Urbano que tem testado opções de veículos com menor emissão de poluentes, como o veículo movido a GNV, que encerrou o período de testes no último dia 31 de agosto.

A expectativa é que o ônibus elétrico entre em operação no dia 11 de setembro, após treinamento dos colaboradores e procedimentos de documentação e seguro. O itinerário ainda será definido pela prefeitura nos próximos dias.

Sobre o ônibus
A carroceria modelo Attivi, da Marcopolo, que vem com o primeiro chassi elétrico produzido pela companhia, é desenvolvida com tecnologia nacional e importada. Segundo a fabricante, o projeto atende às diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis.

Informações: COMVCPortal
READ MORE - Ponta Grossa testa novo modelo de ônibus para o transporte coletivo

Manaus vai receber 14 ônibus elétricos e paradas com ar condicionado

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), realizou nesta segunda-feira (4) a entrega do primeiro ônibus 100% elétrico para o transporte coletivo da cidade. Segundo a prefeitura, o veículo irá funcionar na linha 125, que tem como objetivo atender a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Esse é o primeiro de 14 ônibus elétricos que vão transitar no transporte coletivo da cidade de Manaus até o final deste ano. Ainda temos a possibilidade de mais veículos para o ano que vem. Só com este veículo entregue hoje, são 105 toneladas de dióxido de carbono que deixam de ser jogados no ar. Estamos fazendo essa mudança e implementando esse novo conceito, que é mundial. Isso é Manaus avançando e dando exemplo de sustentabilidade para todo o Brasil”, disse David.
O veículo elétrico tem carroceria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O-500 U e ar-condicionado. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 km.

Estudo

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, explicou que a escolha pela linha 125 para o primeiro veículo tem a ver com a parceria firmada entre a Prefeitura de Manaus e a Ufam.

Durante os próximos meses, os alunos da unidade de ensino realizarão um estudo que indicará os benefícios da implementação do veículo elétrico no sistema de transporte coletivo da cidade.

“Esse ônibus é um ponta de linha, primeiro de uma série que irá chegar. Vale também destacar que fizemos uma parceria com a Ufam, para que sejam feitos os estudos que demonstrem os benefícios ao meio ambiente e esses resultados vão ajudar a nortear os investimentos que serão realizados no futuro pelas prefeituras, pelo Estado. Nós temos as nossas particularidades, um clima mais quente, um asfalto mais abrasivo, um relevo diferente, por isso é importante esse tipo de estudo”, explicou.

Fotos: Estado Politico
READ MORE - Manaus vai receber 14 ônibus elétricos e paradas com ar condicionado

Bilhetagem eletrônica dos coletivos de Maceió é uma das mais modernas do Brasil

Para facilitar o embarque de quem utiliza o transporte público, Maceió possui um dos mais modernos sistemas de bilhetagem eletrônica do Brasil para pagamento da tarifa. Na capital alagoana, são diversas possibilidades para embarcar e se deslocar nos coletivos, que operam no transporte de público de passageiros.

Além dos tradicionais cartões da bilhetagem, por funcionar de modo on-line, os validadores do Vamu Mobilidade possibilitam o pagamento com cartões de crédito ou débito por aproximação e smartwatches. Há ainda, como efetuar a recarga do bilhete em até 10 minutos e pagar a passagem com a Carteira Digital do aplicativo Vamu Maceió, disponível para usuários dos sistemas operacionais Android e iOS.
“O intuito da gestão é proporcionar maior segurança, comodidade e praticidade nos coletivos urbanos, durante as viagens. Por não aceitarmos o dinheiro físico como forma de pagamento, tornamos o embarque mais ágil e reduzimos o transporte de valores. Nosso objetivo é usar, cada vez mais, tecnologias para facilitar o dia a dia das pessoas”, pontuou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

Pontos de emissão do Vamu Cidadão

A primeira via do cartão Vamu Cidadão é gratuita e possibilita o acesso a benefícios como a Integração Temporal e o Domingo é Livre. É possível fazer a aquisição do bilhete eletrônico nos terminais de ônibus do Benedito Bentes, Salvador Lyra, Graciliano Ramos, Colina, Cruz das Almas e na Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, além da sede do Vamu Mobilidade, situado na Avenida Buarque de Macedo, no Centro.

Informações: Prefeitura de Maceió
READ MORE - Bilhetagem eletrônica dos coletivos de Maceió é uma das mais modernas do Brasil

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960