Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Usuários e trabalhadores do transporte coletivo aprovam corredores de ônibus de Aracaju

domingo, 20 de agosto de 2023

Os novos corredores de ônibus de Aracaju, em funcionamento desde o último dia 11, propiciam diversos benefícios para a população que utiliza diariamente o transporte público. Usuários e trabalhadores do sistema já percebem uma maior agilidade e segurança no deslocamento. Isso porque, os ônibus do transporte coletivo devem transitar somente pelas faixas exclusivas dos corredores, assim como carros, motos e pedestres devem seguir as novas regras de tráfego e travessia nessas vias.

O montador de móveis Elineudo Araújo Dantas, de 49 anos, utiliza o transporte público diariamente e em pouco tempo ele já notou diferença, a partir da utilização dos corredores exclusivos. “Melhorou muito para mim, que pego ônibus todos os dias. O percurso que faço até o trabalho está muito mais rápido, não tenho mais atraso”, afirma.

Opinião semelhante à de Givanilde de Jesus Santana Santos, também usuária do sistema de transporte coletivo. “É bom, porque aqui nos corredores passam apenas os ônibus. Os corredores passaram a funcionar recentemente, mas já percebo que para nós, que usamos ônibus, está sendo muito bom. Vai nos ajudar bastante”, destaca.

Os trabalhadores do transporte público também já comemoram a novidade, como observa o motorista de ônibus César Rodrigues. “Para a gente ficou mais rápido, mais acessível e mais seguro para trabalhar. Além disso, o tempo de viagem melhorou muito, dá para a gente ir e voltar sossegado”, reconhece o profissional.

Para o motorista Raimundo Santos, com os corredores, o seu trabalho "ficou muito bom, porque a gente se livrou daquele trânsito que tinha nas laterais dessas avenidas". "Às vezes, a gente era obrigado a parar fora dos pontos por causa da movimentação nas vias. E agora nós temos a nossa própria fileira para ônibus. O corredor está sempre livre para nós, então nosso deslocamento fica mais rápido”, aponta.

Corredores

A Prefeitura de Aracaju investiu quase R$46 milhões para a construção desses quatro novos corredores, com o objetivo de garantir uma maior fluidez no trânsito, mobilidade, segurança e acessibilidade à população, sobretudo aos usuários do transporte público coletivo, já que as faixas exclusivas para ônibus devem reduzir o tempo das viagens em cerca de 20%.

Para orientar a população sobre as alterações, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realiza uma campanha educativa.

A partir de agora, pedestres, condutores, motociclistas e ciclistas devem redobrar a atenção para as novas regras de trânsito nos corredores Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins. O da Hermes Fontes é o único que funciona em tempo integral e onde a faixa exclusiva e os abrigos de ônibus se encontram localizados no canteiro central da via.

Já o corredor Beira Mar tem o seu funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h, nos seguintes locais: avenida Beira Mar, entre o Parque dos Cajueiros e a região do antigo Palácio de Veraneio; entre a  avenida Tancredo Neves e a rua Júlio Santana, na região da Praia Formosa; avenida Otoniel Dória, entre a travessa Hélio Ribeiro e a avenida Marechal Mascarenhas de Morais.
Esse mesmo horário de funcionamento serve para o corredor Centro/Jardins, período em que fica proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva na avenida Vereador Manoel Dória, entre a rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a ponte Gilberto Vila Nova de Carvalho; avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, entre o Hospital Primavera e a avenida Deputado Sílvio Teixeira; rua Cedro, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard; rua Itabaiana, entre as avenidas Augusto Maynard e Barão de Maruim; rua Capela, entre a rua Divina Pastora e avenida Barão de Maruim.

E o Corredor Augusto Franco, que vai da avenida Francisco José da Fonseca (a chamada Gasoduto) até a rua São Cristóvão, no início da avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), tem como horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite. Já entre a avenida Gonçalo Rollemberg Leite e a rua São Cristóvão, de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.

Informações: SMTT
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Em Jundiaí, Usuários de ônibus da região da Vila Nambi elogiam novos itinerários

Desde quinta-feira (17), os ônibus da linha 514 – Terminal Vila Arens/Vila Nambi iniciaram as operações nos novos itinerários, que vão atender as demandas em horários de pico, com percursos que deixam de transitar por vias que registram maior fluxo de veículos, oferecendo mais conforto e reduzindo o tempo das viagens.

Tendo como local de partida o Terminal Vila Arens, a linha circula a partir de agora com os letreiros 514A, 514B, 514C, 514D e 514E, o que proporciona o aumento da frota de veículos, com estimativa de ampliar em 30% a oferta de horários nos dias úteis e 20% aos sábados.

Marilda Almeida, cuidadora de idosos, utiliza o ônibus todos os dias para trabalhar e/ou para ir à consulta médica ou fazer compras, e elogia as mudanças. “Tem muita gente que está cansada do trabalho, e vai conseguir chegar em casa mais cedo. Tenho percebido as melhorias no serviço de ônibus. A gente fica com boas expectativas.”

Anne Moreira, que trabalha em departamento pessoal, também vai ao trabalho e volta para casa, na Vila Cidadania, todos os dias de ônibus. “Acredito que vai melhorar, porque, teremos mais ônibus, então, vai ser mais rápido, reduzindo o tempo de espera.”

As novas mudanças e análise de resultados serão monitoradas pelas equipes de fiscalização e planejamento do Departamento de Transporte, para que, em caso de necessidade, sejam realizadas alterações. “Todas essas adequações e novidades, com os ônibus e abrigos novos, são para atender com qualidade os usuários. Na maioria das vezes, são trabalhadores que precisam sair e chegar em suas casas, sendo nossa preocupação que façam isso com mais segurança e conforto. A gestão do transporte coletivo tem que ser feita com planejamento, buscando atender aos anseios da população, é uma preocupação da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
> 514A – Via Ponte São João e Vista Park – Mantém a atual operação, porém, com partida do Terminal Vila Arens pela Avenida União dos Ferroviários, seguirá passando pelo bairro Ponte São João, Avenida Ozanam (Fort), acessando o bairro pela Avenida Ângelo Corradini, e segue para a Vila Nambi;

> 514B – Via Ponte São João, Vista Park e Vulcabrás – Mantém a atual operação, porém, com partida do Terminal Vila Arens pela Avenida União dos Ferroviários, seguirá pelo bairro de Ponte São João, Avenida Ozanam (Fort), acessando a Vila Nambi pela Avenida Ângelo Corradini, Rua Marquês de Maricá(Vila Santana);

> 514C – Via Ponte São João, Rua Joaquim Nabuco e Vila Santana – Novo itinerário, irá operar nos horários de pico, com objetivo de evitar o trânsito mais intenso em frente ao Roldão. Com partida do Terminal Vila Arens pela avenida União dos Ferroviários e seguirá para a Vila Nambi, passando pelo bairro Ponte São João, Rua Joaquim Nabuco, Avenida dos Imigrantes, Avenida Antonio Zandona(Vila Santana) e atende normalmente os usuários da Vila Nambi;

> 514D – Direto Viaduto Sperandio Pelliciari e Vista Park – Novo itinerário, circula nos horários de pico, também não passará pelo trânsito mais intenso em frente ao Roldão. Com partida do Terminal Vila Arens, passará pela Rua Quinze de Novembro, Viaduto Sperandio Pelliciari, Avenida Ozanam (Fort), Avenida Ângelo Corradini, e seguirá com atendimento na Vila Nambi;

> 514E – Direto Viaduto Sperandio Pelliciari, Vista Park, Vila Santana e Vulcabrás – Novo itinerário, opera nos horários de pico, também não passará pelo trânsito mais intenso em frente ao Roldão. Com partida do Terminal Vila Arens, passará pela Rua Quinze de Novembro, Viaduto Sperandio Pelliciari, Avenida Ozanam (Fort), Avenida Ângelo Corradini, Rua Marquês de Maricá(Vila Santana) e atende normalmente a Vila Nambi.

>>> Centro sentido Terminal Vila Arens com integração para Vila Nambi – O usuário que estiver no Centro e desejar chegar ao Terminal Vila Arens pode utilizar as linhas 512, 702, 703, 704, 705, 907, 913, 917, 951 ou 961, e depois embarcar na linha 514.

Outras opções para quem tem o cartão Bilhete Único também são as linhas 917 e 953, desembarcando na Rua Osvaldo Cruz, no bairro Ponte São João, e fazendo a transferência para a linha 514, nesse mesmo local.

Informações: Prefeitura de Jundiaí
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Avenida de Hortolândia recebe implantação de pontos de ônibus

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, implantou, nesta sexta-feira (18/08), três pontos de ônibus na Av. Sabina Baptista de Camargo. Instalados pela equipe de implantação viária, os pontos de parada foram alocados no trecho da via que percorre o bairro Parque dos Pinheiros, nas proximidades do Jardim Anauá.

Implantados em ambos os sentidos da via, os pontos de ônibus favorecem o transporte coletivo no deslocamento do bairro Parque dos Pinheiros ao centro da cidade. Além da implantação das paradas do transporte público, a Mobilidade Urbana também realizou a pintura de pictogramas indicando o embarque de Pessoas com Deficiência, próxima à entrada do Jd. Anauá, no sentido Bairro-Centro.
Além da implantação dos pontos de ônibus, a equipe da Mobilidade Urbana de Hortolândia sinalizou linhas duplas amarelas e repintou lombadas de retenção de velocidade na Rua Nicarágua, no Jd. Santa Clara do Lago II. Entre sinalizações para canalizar o tráfego de veículos, garantir maior segurança no trânsito e favorecer a mobilidade dos pedestres, a Prefeitura contabiliza, desde o início do ano, a implantação de mais de 18 mil quilômetros quadrados de sinalização de solo em Hortolândia.

Informações: Prefeitura de Hortolândia
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Governo da Bahia rompe contrato com empresa responsável por VLT

O Governo do Estado notificou a empresa Skyrail, concessionária responsável pela implantação do VLT do Subúrbio, para romper contrato. Ainda ocorrem estudos de alternativas para dar continuidade ao projeto.

A decisão acontece após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da inviabilidade atual do Governo reconhecer reequilíbrio econômico sem estudos complexos ou garantia de que o contrato manteria a sua capacidade de execução.

Ao notificar a concessionária Skyrail, o governo estadual diz reconhecer os esforços empregados para manutenção do contrato em inúmeras tratativas desenvolvidas entre as partes nos últimos meses.

Entenda o caso

O trem, que funcionava há 160 anos ligando a Calçada a Paripe com dez estações, teve a operação interrompida há pouco mais de dois anos.

Em dezembro de 2019, o então governador da Bahia, Rui Costa (PT), assinou a autorização para o início das obras do VLT. A licitação tinha sido lançada em 2017. O modal deveria substituir o trem é considerado mais moderno, com 19,2 quilômetros de extensão e 21 estações ligando a capital à Ilha de São João, em Simões Filho.

O último prazo informado era entregar o VLT no segundo semestre de 2024, mas o projeto sofreu mudanças. Em março de 2022, o valor do contrato foi reajustado pelo Governo do Estado. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o documento assinado com a concessionária para a implantação e operação da Fase 1 do sistema foi de R$ 2,8 bilhões, quase o dobro do R$ 1,5 bilhão que havia sido divulgado por Rui Costa.

Na ocasião, a pasta informou que foi necessário um novo reajuste porque a empresa iria operar também a Fase 2. A conta ficou em R$ 5,2 bilhões. Além disso, o prazo de concessão foi ampliado e não foi divulgado o cronograma de execução das obras. Naquele mesmo mês, vereadores da Câmara Municipal de Salvador fizeram uma audiência pública para discutir o assunto e cobraram mais transparência.

Houve mudança também no modelo que será implantado, o veículo não será mais sobre trilhos, os vagões vão transitar por uma estrutura elevada por vigas de concreto ou aço, e usando pneus (monotrilho). Especialistas e usuários criticaram a medida, porque além de descaracterizar o Subúrbio, essa alteração terá reflexos na economia e no trânsito. Uma das observações é que a vida útil é menor que a dos veículos que trafegam sobre trilhos.
Irregularidades no contrato
Em julho, a discussão sobre o VLT ganhou um novo capítulo depois que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou ao Tribunal de Contas da Bahia (TCE) que o governo pretendia romper o contrato com o consórcio Metrogreen Skyrail, controlado pela gigante chinesa BYD, contratada para realizar a obra.

A Coluna Satélite do CORREIO mostrou que uma auditoria do TCE detectou 14 irregularidades no contrato, como sobrepreço nos valores de serviços acima da média praticada no mercado, falta de licença ou de diretriz para o licenciamento ambiental, inconsistências no cálculo para definir os investimentos na obra e preços de referência fixados na licitação, erros no anteprojeto de engenharia e uso de fundamentação jurídica frágil para autorizar a PPP.

Outro ponto levantado pelos auditores e pelo foi a decisão de trocar o modelo sobre trilho, como foi definido no primeiro edital de licitação lançado em maio de 2017, para monotrilho. A medida teria partido da empresa privada, quando a legislação determina que alterações dessa natureza devem ser feitas pelo poder público.

Em apenas cinco itens analisados do orçamento inicial do projeto, os auditores do tribunal identificaram uma diferença de R$ 19,2 milhões. Além disso, a decisão do governo de oferecer aporte de R$ 100 milhões para a consórcio ultrapassou a cota de 70% para concessões patrocinadas pelos cofres públicos e precisaria de autorização da Assembleia Legislativa. Até agora, foram investidos quase R$ 57 milhões na obra.

Informações: Correio 24 Horas
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No Recife, Mais duas linhas passam a operar com integração temporal

As linhas 060 e 2060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira vão começar a fazer integração temporal a partir deste sábado (19). As linhas têm o mesmo nome com numerações diferentes porque são operadas pelas empresas Borborema (060) e Mobibrasil (2060), mas são consideradas uma linha. Com esta mudança na operação, o embarque dessas linhas, no terminal, muda para a porta da frente dos ônibus com o registro do cartão VEM no validador para liberar a catraca. 

Outras sete linhas do TI Macaxeira também já operam com o novo sistema. São elas: 601 - Bola na Rede/Macaxeira, 604 - Alto Burity/Macaxeira, 901 - TI Abreu e Lima/TI Macaxeira, 902 - Mirueira/Macaxeira, 948 - Arthur Lundgren II/Macaxeira, 1906 - TI Pelópidas/TI Macaxeira, 1964 - TI Igarassu/TI Macaxeira. As demais linhas, do total de  14, permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira  sem a necessidade do uso do cartão VEM.

Para otimizar o embarque nos horários de pico, algumas linhas contam com um validador de pré-embarque instalado na plataforma, conforme a necessidade de cada uma, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e evitar transtornos. Os TIs Barro, Joana Bezerra, Macaxeira,  PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração. 

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas que fazem integração temporal no TI  PE-15. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum. 

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.    

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.
Outra vantagem do sistema temporal é a possibilidade que o usuário tem de embarcar em linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI), que fazem parte do Sistema de Integração Temporal, durante o deslocamento, ou seja, no caminho. Isso evita que seja necessário ir até um terminal integrado para pegar o ônibus que o levará até o destino final. É importante lembrar que essa possibilidade ainda não está acontecendo nas linhas do Sistema Complementar (SIC), que não passam em terminais integrados. “Com essa facilidade, evitamos o que chamamos de deslocamento negativo, que faz com que o usuário passe pelo mesmo percurso duas vezes porque iria para um terminal integrado para pegar a outra linha, quando já poderia ter se deslocado até o destino final pegando essa mesma linha no caminho. É uma economia de tempo para o usuário, que chegará mais rápido às localidades. E isso só é possível por meio da integração temporal”, esclarece o coordenador de Operação do Grande Recife Consórcio, Mário Sérgio Cornélio. 

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT
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Estação do Move na Avenida Pedro I é desativada para obras de revitalização

A estação do Move Planalto, localizada na Avenida Dom Pedro I, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, estará desativada a partir desta segunda-feira (21/8). A interdição acontece devido ao início de obras de recuperação da pista exclusiva de ônibus. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a previsão é que as intervenções durem cerca de três meses. Devido às obras, a faixa usada para o transporte coletivo na Avenida Pedro I, entre a Avenida Dr. Cristiano Guimarães e Rua Ely Murilo Cláudio, ficará fechada nos dois sentidos. 
Durante os trabalhos, o atendimento dos passageiros será realizado na estação São João Batista. Além disso, os ônibus e táxis serão desviados para a pista de trânsito misto, retornando à exclusiva após o trecho em obras. 

Agentes da BHTrans vão sinalizar e orientar os motoristas e os usuários do transporte coletivo na região.

Confira as linhas atendidas na estação Planalto:
Linhas municipais: 63, 64, 65, 66, 67, 68, 6350.
Linhas metropolitano: 411C, 415R, 418R, 501C, 505H, 511C, 518R,
521C.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Nova bilhetagem eletrônica começa a ser testada em ônibus de Juiz de Fora

Os ônibus do transporte público de Juiz de Fora vão começar a testar, na segunda-feira (21), o novo sistema de bilhetagem eletrônica.

A promessa é que a implantação do novo sistema digital, chamado Moov, garanta agilidade e segurança para os usuários e as empresas responsáveis pelo serviço na cidade. A tecnologia é desenvolvida pela empresa Transdata.

Conforme a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Astransp), que coordena o serviço, a transição será de forma gradual, com implantação dos novos validadores por grupos de linhas.

Nesta primeira fase, somente os pagamentos em dinheiro já serão acompanhados com o novo sistema, sem alterações para o usuário.

Com a implantação da nova bilhetagem, a expectativa é de que em breve todas as informações sobre o serviço sejam divulgadas, incluindo a distribuição dos novos cartões pela Anstransp, que serão roxo, para gratuidade, e verde, destinado a pagantes.

Em maio, quando o novo sistema foi anunciado, as novidades adiantadas foram:

Várias formas de pagamento
  • Cartão magnético;
  • Aplicativos;
  • QR Code;
  • PIX;
  • Dinheiro.
Atendimento
O que muda também é o atendimento através do “Chatbot”, um software de inteligência artificial capaz de manter uma conversa com o usuário por meio de aplicativo de mensagens da Astransp. O objetivo é tirar dúvidas sobre o novo sistema de bilhetagem.
Pontos de recarga
Haverá também uma modernização do sistema de bilhetagem do transporte coletivo da cidade com a expansão da rede de vendas. A expectativa é de 11 novos pontos de recarga, espalhados em espaços diferentes da cidade.

Informações: G1 MG
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Em Goiânia, Pessoa com deficiência poderá desembarcar entre as paradas de ônibus

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que são usuários do transporte coletivo municipal, terão o direito de desembarque entre as paradas obrigatórias dos pontos de ônibus. É que determina o projeto de lei (031/2022), de autoria do vereador William Veloso (PL) aprovado em segunda votação na sessão ordinária de hoje (15) da Câmara. 

O parágrafo único da matéria, porém, determina ainda que o direito de desembarque entre as paradas obrigatórias não se aplica aos corredores exclusivos de ônibus da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). Ou seja, o desembarque, nestas vias, será feito exclusivamente nas paradas obrigatórias e estações.

O vereador agradeceu aos colegas pela aprovação do projeto e salientou que se trata de uma "demanda justa, humana e que atenderá as pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Espero igualmente que o prefeito Rogério Cruz sancione nossa propositura, por se tratar de uma futura Lei de enorme alcance social".
William Velloso destacou ainda, ao justificar seu projeto, "as enormes dificuldades que a população com deficiência e mobilidade reduzida enfrenta diariamente no País. Coisas simples como atravessar uma rua, comprar um pão, pegar ônibus. São verdadeiras batalhas. Acredito, portanto, que nossa proposta vai dar um pouco de dignidade a essas pessoas. O bem-estar é essencial às pessoas que necessitam de uma atenção especial", concluiu.

Informações: Câmara Municipal de Goiânia
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Número de assaltos no transporte coletivo de Curitiba cai 89% com uso de pagamento em cartão

O aumento do uso de cartões para pagamento da tarifa de ônibus em Curitiba e a consequente redução da circulação de dinheiro ajudaram a reduzir em 89% os assaltos no transporte coletivo da capital entre 2019 e 2022 e os números continuam em queda. De janeiro a julho deste ano foram 23 assaltos, o que representou uma redução de 55% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 51 ocorrências.

Os números englobam ocorrências em linhas de ônibus, pontos, estações-tubo e terminais.

Segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs) com base nos boletins de ocorrência registrados pelas empresas de ônibus, foram 834 assaltos em 2019, ano anterior à pandemia da covid-19. Em 2022, pós-pandemia, esse número fechou em 106. O prejuízo com os assaltos passou de R$ 125,2 mil em 2019, para R$ 10,9 mil em 2022, uma queda de 91%.  
De janeiro a julho de 2023, o prejuízo foi de R$ 2.748, com 22 ocorrências em estações-tubo e uma em linha de ônibus. “No mesmo período do ano passado haviam sido 12 assaltos em linhas de ônibus”, diz Sergio Luis de Oliveira, gestor da área de operações do transporte coletivo da Urbs.

Pagamento com cartão
Atualmente 92% dos pagamentos das passagens no transporte coletivo são feitos por cartões (cartão-transporte, de débito e de crédito). “O cartão traz praticidade e maior segurança para o passageiro. O número de queda de assaltos é muito expressivo” diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Uso exclusivo
O processo de substituição do dinheiro pelo cartão ganhou fôlego a partir de março de 2020, quando a Urbs passou a adotar o pagamento exclusivo por cartões nos ônibus. Hoje, todas as 242 linhas da cidade, com exceção da Linha Turismo, aceitam o pagamento exclusivamente por cartão. O dinheiro ainda é aceito em terminais e estações-tubo.

Cartão de débito e crédito
Outro incentivo para reduzir a circulação de dinheiro veio a partir de março de 2022, quando os ônibus, estações-tubo e terminais da cidade passaram a aceitar pagamento, além do cartão transporte Urbs, com cartões de débito, crédito, celulares e relógios inteligentes. Somente em julho desse ano, 1,03 milhão de passagens foram pagas com cartões de débito e crédito.  

O cruzamento de dados mostra que o número de ocorrências de assaltos reduziu à medida em que o uso do cartão foi ampliado no transporte coletivo e a circulação de dinheiro foi reduzida.

Em 2019, o pagamento em espécie representava 36,8%; em 2020 diminuiu para 32,33% e em 2021, para 31,64%. No ano passado, esse percentual reduziu para 22% e atualmente apenas 8,23% das passagens são pagas com dinheiro.

Enquanto isso, os 834 assaltos registrados em 2019 passaram para 560 em 2020; 186 em 2021; 106 no ano passado; até chegar aos 23 registrados de janeiro a julho de 2023.

“Vale lembrar que 2020 foi o ano de pandemia, em que tivemos uma redução da circulação de pessoas. Mesmo com a volta à normalidade, o número de ocorrências diminuiu”, acrescenta Maia Neto.

Saiba como fazer seu cartão-transporte
Fazer o cartão-transporte da Urbs é rápido e fácil e a confecção da primeira via é gratuita.

Para fazer o cartão, o usuário deve agendar o seu atendimento pelo Agenda Online e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania. Também é possível agendar o atendimento nos totens instalados nas Ruas da Cidadania.

É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos.

Todas as unidades trabalham das 10h às 16h em dias úteis.

Informações: Bem Paraná
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Metroviários de São Paulo suspendem greve, mas mantêm ‘guerra’ contra privatizações

Os metroviários de São Paulo decidiram suspender a greve que estava prevista para amanhã (15). Com divergências, o sindicato da categoria avaliou que houve certo avanço na tentativa de barrar a terceirização na área de manutenção de trens – a empresa concordou em adiar o edital do chamado POT (Pátio Oratório), na Linha 15-Prata. Mas a mobilização contra a privatização vai prosseguir, não apenas no Metrô, mas na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e na Sabesp. Eles pretendem fazer paralisação conjunta em outubro.

O resultado da votação da assembleia foi divulgado pouco antes das 22h desta segunda-feira (14). Foram 1.943 votos (78,8%) pela suspensão da greve, 469 (19%) pela manutenção do movimento e 53 abstenções (2,1%).

Plebiscito sobre privatização
“O o governador tem anunciado sua intenção de privatizar todas as linhas de metrô, todas as linhas de trens da CPTM e também a Sabesp”, afirmou ao final da assembleia a presidenta do sindicato, Camila Lisboa. Ela citou a exagerada martelada de governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em leilão do Rodoanel em março. “Demonstração inútil de masculinidade frágil”, definiu. “Vamos comprar uma guerra contra a privatização.”
O pregão de terceirização no POT estava previsto para o próximo dia 28. Os metroviários, no entanto, chamam a atenção para a continuidade do “projeto privatista” do governo Tarcísio. “Privatização significa aumento de tarifa, piora dos serviços e exploração dos trabalhadores”, disse Camila. Segundo ela, em setembro será realizado um plebiscito sobre a privatização das empresas paulistas. “Desafiamos o governador a ouvir a população”, afirmou a presidenta do Sindicato dos Metroviários.

“Tarcísio quer entregar a manutenção da Linha 15 para empresários. Isso é uma aventura, uma irresponsabilidade! (…) Se isso se concretizar, a segurança dos passageiros e funcionários estará em risco!”, afirma o sindicato. “A privatização das Linhas 8 e 9 já mostrou que só os empresários ganharam. Os passageiros são prejudicados constantemente, com atrasos, falhas e graves acidentes.”

Informações: Rede Brasil Atual
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BRT em Várzea Grande entra na 5ª fase; veja as mudanças no trânsito e rotas alternativas

A implantação do Bus Rapid Transit (BRT) em Várzea Grande, um marco importante para o transporte público da região, está avançando e entrando em sua quinta fase. A partir desta quarta-feira (16), as obras do BRT avançarão da Avenida da FEB, ligando até o Aeroporto Marechal Rondon. Esse empreendimento é uma colaboração entre o Governo do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Várzea Grande, que também assume a responsabilidade pela sinalização e orientação dos motoristas.

O projeto, que visa melhorar significativamente o sistema de transporte público e a fluidez do trânsito na região, atingirá uma etapa crucial, resultando na interdição de meia pista em ambos os sentidos da Avenida João Ponce de Arruda, trecho que se inicia na trincheira do Zero KM e se estende até o Aeroporto Marechal Rondon. Essa interdição exigirá atenção redobrada tanto dos pedestres quanto dos motoristas que transitam por essa via de acesso vital.

Em uma reunião realizada recentemente, representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Várzea Grande discutiram e tomaram a decisão de avançar para esta próxima fase das obras do BRT. O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, comentou sobre a importância dessas melhorias para a cidade: "Estamos empenhados em modernizar nosso sistema de transporte e melhorar a mobilidade urbana para os cidadãos. Essa quinta fase representa um passo significativo nesse sentido".
O Secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, ressaltou a colaboração entre as instituições governamentais: "Essa é uma parceria que visa o bem-estar dos cidadãos. Estamos trabalhando juntos para minimizar os impactos no trânsito durante as obras e garantir que o resultado seja positivo para todos".

Cidomar de Arruda Velo, coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, reforçou a importância de um planejamento cuidadoso: "Nossa prioridade é a segurança dos cidadãos. Estamos investindo em rotas alternativas, sinalizações e orientações para minimizar os transtornos causados pelas interdições".

Como parte dessas obras, foram construídas baias para parada de ônibus, contribuindo para a criação da faixa exclusiva à direita, conhecida como "Direita Livre", em ambas as pistas da Avenida da FEB, e agora da Avenida João Ponce de Arruda. Isso visa garantir uma maior fluidez no tráfego.

Nesta quinta fase, que abrange o trecho do Zero KM até o aeroporto, houve ampliação das baias de ônibus e melhorias na pista da Avenida da FEB. Além disso, a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo de Várzea Grande realizou a revitalização das ruas de acesso que servirão como rotas alternativas, oferecendo opções adicionais aos motoristas.

É importante ressaltar que os semáforos da Avenida João Ponce de Arruda não serão desativados, visando garantir a passagem segura de pedestres. O Secretário Adjunto da Secretaria de Infraestrutura, Isaac Nascimento, mencionou a importância da colaboração entre as equipes técnicas e de fiscalização do município e do estado durante todas as fases da obra do BRT.

“Diante dessas mudanças, os motoristas são aconselhados a planejar suas rotas com antecedência, evitando os horários de pico sempre que possível e explorando as rotas alternativas’, pontua Cidomar, ressaltando que as obras apesar do transtorno estão sendo concebidas para garantir um trânsito melhor, mais eficiente e econômico para a cidade e para sua população.

Como rotas alternativas para esta quinta fase, sugere-se a utilização da Avenida Couto Magalhães como uma via mais rápida para chegar aos destinos desejados. Outra alternativa é pegar a Rua Santos Dumont e a Rua Cel. Gonçalo de Figueiredo para quem está vindo de Cuiabá em direção ao Aeroporto.

O avanço das obras do BRT representa um passo fundamental para a melhoria do sistema de transporte e da mobilidade urbana em Várzea Grande. O compromisso conjunto entre o Governo do Estado, a Prefeitura e as equipes técnicas envolvidas é evidência do esforço para criar uma infraestrutura de transporte mais eficiente e moderna para todos os cidadãos.

Informações: Gazeta Digital
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Governo volta atrás e EPTG retorna com faixa exclusiva para ônibus

terça-feira, 15 de agosto de 2023

O governo do Distrito Federal voltou atrás e revogou a decisão de liberar a faixa exclusiva da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) para todos os veículos. Com isso, a partir de 0h01 de terça-feira (15/8), a faixa volta a ser exclusiva para ônibus, vans escolares e táxis.

Em comunicado divulgado na noite desta segunda-feira (13/8), a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) informou que fez uma avaliação técnica na sexta-feira (11/8) e, na manhã desta segunda, notou que as viagens nas linhas que operam na via atrasaram 25 minutos. Em consequência, os veículos não conseguiam chegar a tempo nos respectivos terminais, causando atrasos nas viagens seguintes.

Ao mesmo tempo, o fluxo dos veículos que estavam liberados para trafegar na faixa não obteve melhoras significativas. Segundo a pasta, a velocidade média dos carros ficou em torno de 22 km/h. A operação autorizada pela Semob era de caráter experimental, sugerida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
A tentativa de desafogar o trânsito foi alvo de questionamentos de parlamentares da Câmara Legislativa (CLDF) e da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que apontaram que a medida adotada pelo governo local só prioriza o transporte individual, causando prejuízo a população que utiliza o transporte público.

“Resultados não foram expressivos”
À Agência Brasília, o secretário da Semob, Flávio Murilo, detalhou que a medida foi adotada para desafogar o trânsito na região, já que a capital federal está com obras nas principais vias de acesso à Brasília — Estrutural e Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). “Como os resultados não foram expressivos, decidimos voltar com a funcionalidade da faixa exclusiva, seguindo os princípios e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana de privilegiar o transporte público coletivo de passageiros com mais qualidade e menor tempo de viagem”, afirmou o secretário.

Informações: Correio Braziliense
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Grande Recife: Linha 050 – TI PE-15/Boa Viagem começa a operar com integração temporal neste sábado

O TI PE-15 tem mais uma linha com integração temporal  e com isso, o embarque da linha 050 – TI PE-15/Boa Viagem, no terminal, muda para a porta da frente dos ônibus com o registro do cartão VEM no validador para liberar a catraca. Outras nove linhas também já operam com o novo sistema. São elas: 883 – TI Xambá/TI PE-15, 1070 – TI Pelópidas/ TI PE-15, 1100 – TI PE-15 (PCR),  1913 – TI PE – 15 / TI Joana Bezerra, 1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15, 1933 – TI PE-15/TI Abreu e Lima, 1940 – TI PE – 15 (Circular),  1963 – TI PE-15/TI Igarassu (Sítio Histórico) e 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15. As demais linhas permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira  sem a necessidade do uso do cartão VEM.

Para otimizar o embarque nos horários de pico, algumas linhas contam com um validador de pré-embarque instalado na plataforma, conforme a necessidade de cada uma, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e evitar transtornos. Os TIs Barro, Joana Bezerra, Macaxeira,  PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração. 

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas que fazem integração temporal no TI  PE-15. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum. 

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.    

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.
Outra vantagem do sistema temporal é a possibilidade que o usuário tem de embarcar em linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI), que fazem parte do Sistema de Integração Temporal, durante o deslocamento, ou seja, no caminho. Isso evita que seja necessário ir até um terminal integrado para pegar o ônibus que o levará até o destino final. É importante lembrar que essa possibilidade ainda não está acontecendo nas linhas do Sistema Complementar (SIC), que não passam em terminais integrados. “Com essa facilidade, evitamos o que chamamos de deslocamento negativo, que faz com que o usuário passe pelo mesmo percurso duas vezes porque iria para um terminal integrado para pegar a outra linha, quando já poderia ter se deslocado até o destino final pegando essa mesma linha no caminho. É uma economia de tempo para o usuário, que chegará mais rápido às localidades. E isso só é possível por meio da integração temporal”, esclarece o coordenador de Operação do Grande Recife Consórcio, Mário Sérgio Cornélio. 

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT
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Urbs vai ampliar serviço de compra de créditos para todos os terminais de Curitiba

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

A Urbanização de Curitiba (Urbs) lançou edital para compra de 35 máquinas para ampliar o serviço de recarga de créditos do cartão transporte nos terminais de integração da capital. O serviço, já disponível em 13 deles, será ampliado para todos os 22 terminais da cidade até o final do ano.

A intenção é facilitar o acesso do usuário à recarga do cartão transporte. Atualmente, 91% das passagens são pagas com cartões (entre transporte, de débito e crédito e demais dispositivos por aproximação, como celulares e relógios inteligentes).

Os terminais são locais de grande circulação de passageiros e recebem boa parte dos quase 600 mil usuários do transporte coletivo da capital por dia. O serviço de compra de créditos já está disponível nos terminais Bairro Alto, Barreirinha, Cabral, Carmo, Capão da Imbuia, Capão Raso, Campo Comprido, CIC, Pinheirinho, Santa Cândida, Santa Felicidade, Sitio Cercado e Tatuquara. Devem ganhar pontos de venda os terminais Boa Vista, Portão, Centenário, Oficinas, Caiuá, Campina do Siqueira, Fazendinha, Boqueirão e Hauer.
Com a aquisição, todas as bilheterias dos terminais da cidade terão venda de crédito do cartão transporte. Dependendo do porte, fluxo de pessoas e quantidade de entradas, os terminais terão dois ou mais equipamentos, segundo Vilson Kimmel, gestor da área de Tecnologia da Informação da Urbs.

A recarga no terminal é gratuita e realizada com pagamento em dinheiro.“Até o fim do ano serão implantadas também as formas de pagamento de débito e crédito nestes locais”, adianta Kimmel.

Pregão eletrônico
As máquinas serão adquiridas, na segunda-feira (14/8), por meio de pregão eletrônico que terá a participação exclusiva de micro e pequenas empresas.

As propostas serão recebidas, exclusivamente, através da Internet no Portal de Compras da Prefeitura Municipal de Curitiba (www.e-compras.curitiba.pr.gov.br), no dia 14/08/2023 das 14h às 15h.

Os lances serão recebidos, pela mesma plataforma, das15h05 às 15h35. O valor máximo total será de R$ 42.796,50. A entrega das máquinas deve ser feita em até 60 dias após a assinatura do contrato. Confira mais detalhes do edital aqui

Outras formas
Além da recarga em terminais, o usuário possui várias formas de aquisição de créditos do cartão transporte, via whatsapp, aplicativos, lojas físicas e também pela internet. Confira aqui  onde carregar seu cartão transporte.   

Informações: URBS
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Metrô do Recife seguirá em greve e metroviários irão em caravana para Brasília


Em busca de uma solução definitiva para o Metrô do Recife, os trabalhadores do sistema de transporte público saem, nesta segunda-feira (14), em caravana rumo a Brasília. 

Os metroviários também decidiram, em assembleia na noite de hoje, pela manutenção da greve por tempo indeterminado.

A categoria, que retomou a paralisação na capital pernambucana no último final de semana, busca avançar na negociação com o governo federal. 

Entre as reivindicações, os metroviários pedem um reajuste salarial de 7%, com base em uma proposta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT-PE). A categoria também solicita um aumento do piso salarial para o nível 110, o que representa cerca de R$ 2.500. Atualmente, a base salarial dos trabalhadores está em R$ 1.900.
Para tratar do assunto, os trabalhadores se reúnem com representantes da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) na quarta-feira.  

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Luiz Soares, a expectativa é que a negociação prossiga de forma mais efetiva.

“Queremos avançar no nosso acordo coletivo. A Superintendência Regional do Trabalho aqui no Recife também está articulando uma reunião com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para quem sabe sairmos de lá com uma resposta positiva”, afirmou.

Outro pedido é pela retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTBU) do Plano Nacional de Desestatização (PND). Para chamar atenção para o assunto, os metroviários realizarão um ato em Brasília na quinta.

“Vamos nos encontrar com outros sindicatos em um ato contra à privatização. Também temos a perspectiva que o presidente Lula nos receba”, destacou Luiz.

Paralisação por tempo indeterminado
Antes da saída em caravana, os metroviários realizaram uma nova assembleia geral para definir os rumos da paralisação. O encontro, realizado na Praça da Greve, área central da capital pernambucana, resultou na aprovação da continuidade da paralisação total por tempo indeterminado. 

Dessa forma, as 36 estações do sistema que atende cerca de 180 mil passageiros por dia permanecem fechadas para a população. 

“Se tivermos uma resposta positiva em Brasília, podemos suspender a greve imediatamente. Caso contrário, vamos manter a greve por tempo indeterminado até que se resolva essa situação ou vamos para o Tribunal Superior do Trabalho para o dissídio”, completou Luiz.

Informações: Folha PE
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Ônibus da linha T5 começam a circular sem cobradores em Porto Alegre

Passageiros da linha T5 — que liga o bairro São João, na Zona Norte, ao Menino Deus, na Zona Sul — tiveram de lidar com uma mudança no funcionamento dos ônibus na manhã desta segunda-feira (14), em Porto Alegre: os coletivos circulam sem cobradores, conforme autorização publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA).

A medida vale para os dias úteis. São exceções os veículos que operam fazendo outras linhas no mesmo dia. Em um caso acompanhado pela reportagem de GZH, o funcionário que cobrava a linha T12 seguiu no veículo após a mudança para a rota do T5, no meio da manhã.

Com a implementação do funcionamento apenas com motorista na linha T5, a retirada dos cobradores no transporte coletivo da Capital totaliza 48,5% do quadro, com a previsão de chegar a 50% até o fim deste ano. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a mudança está sendo feita nas linhas que transportam menos passageiros por viagem.

A retirada de cobradores dos ônibus avança um pouco mais rápido na Carris — empresa de transporte coletivo ainda pública de Porto Alegre. No final de junho, GZH mostrou que, entre os consórcios privados, eram 355 cobradores a menos nos ônibus, em comparação aos 1.250 que atuavam em fevereiro de 2022, quando começou a extinção gradual da função  — uma redução de 28,4%. Na Carris, 176 profissionais deixaram o cargo no mesmo período, uma queda de 31,5% em relação aos 558 de fevereiro de 2022. A reportagem pediu um levantamento mais recente dos dados à EPTC, mas a empresa afirmou que se baseia apenas no percentual total de cobradores. 
Além da T5, outras sete linhas da Carris (C1, C2, C3, C5, T2A, T9, T10 e T13) operam sempre sem cobrador. Aos sábados, domingos e feriados, as linhas T8, 343 e 353 também rodam sem os profissionais. No total, são ao menos 198 linhas funcionando somente com motorista. O plano é que a retirada em todo sistema seja concluída até o fim de 2025.

Informações: Zero Hora
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Linha 6035/21 Vl. Gilda – Term. Guarapiranga terá alteração a partir de sábado, 19


A SPTrans informa que a partir de sábado, 19 de agosto, a linha 6035/21 Vl. Gilda – Term. Guarapiranga terá alteração no seu itinerário para ampliar o atendimento ao bairro Cidade Ipava. A mudança visa melhorar o desempenho da linha e proporcionar maior conforto e comodidade aos moradores da região. 

Confira a alteração:

6035-21 Vl. Gilda – Term. Guarapiranga

Ida: Rua Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, Estrada Cumbica, Rua Gil de Siloé, Rua República Centro Africana, Rua Fortunato Keller, Rua Catanguá, Rua Lótus Azul, Rua Vagalume, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Lótus Azul, Rua Catanguá, Rua Fortunato Keller e Rua Eng. Milton de Alvarenga Peixoto.

Os passageiros que utilizam a linha 6035/21 no trecho que ficará desatendido, Rua Peratuba, Av. Caporanga e Estrada da Cumbica, dispõe como opções as linhas 7001/10 Vl. Gilda – Jd. Ângela e 6035/10 Vl. Gilda – Sto. Amaro, que atende de passagem ao Term. Guarapiranga.

Acrescentamos que, além das linhas acima, os usuários que ainda desejarem utilizar a linha 6035/21 terão como opções para embarque os seguintes pontos:

Sentido Term. Guarapiranga:

DESATENDIDOS                            ALTERNATIVAS

Estrada da Cumbica n° 18              Rua Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, nº 22
Av. Caporanga, s/nº                      Rua Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, nº 22
Av. Caporanga, nº 88                    Rua Gil de Siloé, nº 21 B – oposto
Rua Peratuba, s/nº                        Rua Lótus Azul n° 150 lateral
Av. Caporanga, nº 328                   Rua Lótus Azul n° 150 lateral

Sentido Vila Gilda:

DESATENDIDOS                              ALTERNATIVAS

Av. Caporanga, nº 241                   Rua Lótus Azul n° 28 B
Rua Peratuba, nº 63                       Rua Lótus Azul n° 28 B
Av. Caporanga, nº 39                     Rua Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, nº 15
Av. Caporanga, nº 6                       Rua Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, nº 22
Estrada da Cumbica n° 26              Rua Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, nº 22

Informações: Prefeitura de Aracaju
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Abrigos de ônibus em Aracaju estão ganhando uma nova dimensão

Os abrigos de ônibus nos novos corredores de mobilidade urbana em Aracaju estão ganhando uma nova dimensão: além de sua modernidade, com totens de identificação de linhas de transporte coletivo e QR code, instalações elétricas e pisos táteis, agora também se tornaram verdadeiras galerias a céu aberto, apresentando obras de arte que valorizam a produção artística local.

O projeto "Colora", uma das realizações da Lei Aldir Blanc em Aracaju, chega aos abrigos do transporte coletivo a partir de uma colaboração entre a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Essa iniciativa não apenas embeleza os espaços urbanos, mas também contribui para a melhoria da qualidade de vida daqueles que dependem diariamente do transporte público, reconhecendo o impacto positivo da arte na saúde mental.

O projeto Colora destaca-se ao exibir 25 obras de 10 artistas sergipanos nos corredores de transporte da capital. Esses artistas foram selecionados por meio do edital "Janelas para as Artes", uma iniciativa da Funcaju para a aplicação da Lei Aldir Blanc na cidade. As obras abrangem uma variedade de expressões visuais e urbanas, incluindo grafites, fotografias, pinturas e colagens. Luciano Correia, presidente da Funcaju, enfatiza que o projeto transformou esses espaços em lugares privilegiados, ressaltando que os abrigos de ônibus agora desempenham o papel de galerias a céu aberto, permitindo a exposição do talento dos artistas sergipanos.
“O Colora se espalhou pela cidade e tem uma importância peculiar nos espaços públicos. São espaços em que a população frequenta diariamente e fazem parte do cotidiano. Os abrigos de ônibus funcionam como uma espécie de galerias abertas, que permitem a divulgação do trabalho dos artistas sergipanos. Com isso, levamos arte para esses espaços, mas também humanizamos da melhor forma possível com arte local”, destaca Luciano.

Ao promover a arte nos abrigos de ônibus, os artistas locais desfrutam de uma visibilidade muito maior do que teriam em galerias convencionais. Luciano enfatiza a importância das "galerias a céu aberto" ao permitir que segmentos da população que, por diversas razões, não têm acesso a espaços tradicionais, tenham a oportunidade de se conectar com obras de arte nesses locais. O presidente da Funcaju ressalta que essa iniciativa é uma via de mão dupla, trazendo benefícios tanto para os artistas quanto para a comunidade.

O projeto Colora transcende os abrigos de ônibus e alcança outros espaços da cidade. Luciano menciona que diversos projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc foram estendidos a diferentes pontos da cidade, gerando uma experiência artística envolvente para as comunidades e fornecendo oportunidades para uma variedade de artistas locais.

“A Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju, já fez outros aportes, em outros locais, com recursos próprios, como foi na Maternidade Lourdes Nogueiras e em Unidades de Saúde. Nós vamos ampliar até o próximo ano para outros espaços. Nós estamos criando mercado, remunerando trabalhadores da área da cultura e fazendo girar a economia, a partir da cultura, profissionalizando a relação”, destaca o presidente.

Informações: Prefeitura de Aracaju
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