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Novas estações de metrô em Salvador conectam a periferia

terça-feira, 19 de julho de 2022

As obras de extensão da linha do metrô de Salvador, operado pela CCR Metrô Bahia, estão a todo vapor, atingindo mais de 60% de sua execução. O novo trecho de mais de 5 km denominado de tramo III, contará com duas novas estações.

A Estação Campinas, localizada em Capinas de Pirajá, próxima a saída de Marechal Rondom e “Estação Águas Claras”, estarão acopladas ao terminal de ônibus referente a sua estação, sendo que o terminal de Águas Claras além de contar com o terminal urbano, terá também um terminal metropolitano, para atender a todas as cidades que estão ao lado da BR324, tornando a região de Águas Claras, uma das mais importantes da cidade, conforme diz a Superintendente de Mobilidade Urbana da Sedur, Grace Gomes.

“Essa região de Águas Claras vai ser uma região extremamente importante em termos de mobilidade, porque além da chegada do metrô e desse terminal, terá a nova rodoviária que vai sair da região do Iguatemi e vai passar por lá. E também, temos o corredor transversal da 29 de março com o BRT. Vai ser um grande distribuidor, um ponto de chegada em Salvador e de distribuição dos usuários com diversos tipos de modais de transporte”, explica a Superintendente.
A ida do Metrô até Águas Claras já fazia parte do projeto desde que foi assinado o contrato com a concessionária, em outubro de 2013, época em que o Governo Estadual se comprometeu com a população de Cajazeiras, ao informar que o metrô chegaria até lá, entretanto só poderia ser desenvolvido após conclusão de todo o projeto inicial.

Considerado o maior bairro da cidade, com uma população equiparada a de uma cidade de porte médio, as expectativas da população de Cajazeiras com a chegada do metrô até a região de Águas Claras são grandes.

Informações: Terra
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Prefeitura anuncia linha interbairros de transporte coletivo em Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, anunciou a implantação de uma linha interbairros no transporte coletivo da cidade. A nova opção para moradores vai começar a funcionar no dia 1º de agosto, conforme cronograma.

Conforme a administração municipal, a linha vai sair do Terminal Oficinas e passar por oito bairros. Ao todo, a operação percorrerá cerca de 40 quilômetros de forma circular.

Será possível fazer a integração em terminais e também em pontos de ligação rápida.

A previsão é que a linha vai operar com dois ônibus durante os horários de pico, nos dois sentidos.
O objetivo é facilitar deslocamento e aumentar a integração do serviço, segundo a prefeitura.

Veja os principais pontos
Terminal Oficinas
CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) – Colônia Dona Luiza
Gralha Azul
PLR Santa Paula
Terminal Nova Rússia
PLR Palmeirinha
Nossa Senhora das Graças
PLR UTFPR
Núcleo Pitangui
Valério Ronchi
UEPG Campus Uvaranas
Terminal Uvaranas
PLR Siqueira Campos
Lago de Olarias

Informações: Prefeitura Ponta Grossa e G1
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Transporte Coletivo de Blumenau tem inclusões e ajustes

segunda-feira, 18 de julho de 2022

A partir da próxima segunda-feira, dia 18, o Transporte Coletivo de Blumenau conta com 14 ajustes em suas linhas de serviço. As mudanças, solicitadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), contemplam 12 linhas da operação que atendem a população de segunda a sexta-feira e sábados com o objetivo de garantir o atendimento à comunidade conforme a demanda de passageiros aumenta.


Entenda os ajustes
Todas as mudanças feitas pela SMTT atendem as demandas que são repassadas pela comunidade através do telefone 156, opção 3, e aos estudos e necessidades apontados pelos fiscais do serviço. O objetivo de cada ajuste é melhorar o fluxo, o atendimento e as conexões entre as linhas do transporte coletivo e assim à população como um todo. 

Entre os vários pontos levantados para os ajustes, estão: a melhoria das conexões entre linhas alimentadoras e linhas troncais nos terminais, o atendimento de alunos e/ou funcionários em horários específicos e uma maior cobertura de horários em toda a cidade.

A população também pode conferir as mudanças no site da BluMob, no endereço www.blumob.com.br e/ou no aplicativo da BluMob. Bem como nas tabelas de horário disponíveis nos terminais de ônibus. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Além disso, desde o dia 8, estão em operação 147 novos horários para o atendimento do serviço aos sábados. Saiba mais em: Transporte Coletivo de Blumenau recebe 147 novos horários aos fins de semana


Confira abaixo os ajustes que serão feitos na operação na próxima segunda (18):
Dias úteis
Troncal 10
- Ajustar o horário das 12h32 para 12h35: no sentido Terminal Garcia / Terminal Fonte

Troncal 80
- Ajustar o horário das 17h45 para 17h50: no sentido Terminal Itoupava / Pedro Zimmermann / Terminal Aterro

Linha 120 - Jardim Germânico
- Ajustar o horário das 18h07 para 18h10: no sentido Terminal Aterro / Rua Botuverá / Jardim Germânico / Terminal Aterro

Linha 122 - Via Moinho (mudança após o dia 1º de agosto)
- Ajustar o horário das 11h30 para 11h25 e o trajeto para: Terminal Itoupava / Pedro Zimmermann / EBM Duque de Caxias / PRE / Colina do Condor / Via Moinho / Terminal Aterro

Linha 402 - Rui Barbosa
- Ajustar o horário das 13h05 para 13h10: no sentido Terminal Garcia / Rui Barbosa / Gustavo Maier / Terminal Garcia

Linha 403 - Progresso
- Ajustar o horário das 11h55 para 12h: no sentido Terminal Garcia / Progresso / Bruno Schreiber / Santa Maria / Terminal Garcia

Linha 509 - Zendron
- Ajustar o horário das 11h30 para 11h27: no sentido Terminal Fonte / Zendron / Oscar Bürger / Zendron / Terminal Fonte

Linha 607 - Nova Esperança
- Ajustar os horários das 17h20 para 17h30 e das 19h para 19h10: no sentido Terminal Fortaleza / Nova Esperança / Terminal Fonte
- Ajustar o horário das 18h05 para 18h15: no sentido Terminal Fonte / Nova Esperança / Terminal Fonte

Linha 617 - Circular
- Ajustar o horário das 18h42 para 18h55: no sentido Terminal Fortaleza / 25 de julho / Dois de Setembro / Via Expressa / Terminal Fortaleza

Linha 802 - Margem Esquerda
- Ajustar o horário das 16h55 para 17h02: no sentido Terminal Itoupava / Margem Esquerda / Terminal Itoupava

Linha 803 - Itoupava Rega
- Ajustar o horário das 5h40 para 5h28: no sentido Terminal Itoupava / Vila Itoupava / Itoupava Rega / Vila Itoupava / Max Link / Terminal Itoupava

Sábados
Linha 902 - Loteamento Primavera (mudança após o dia 16 de julho)
- Ajustar o horário das 7h40 para 7h45: no sentido Terminal Proeb / Loteamento Imigrantes / Loteamento Primavera / Terminal Proeb


Horários Escolares
Por conta do período de recesso escolar nas redes estadual e municipal, e em cursos profissionalizantes, a partir de segunda-feira, dia 18, até o dia 29 de julho, também serão suspensas algumas linhas pensadas e disponibilizadas especialmente para melhor atender os estudantes. Ao todo são 40 horários que ficam desativados até o retorno das aulas no segundo semestre, prevista para o dia 1º de agosto.
Confira abaixo as linhas que estarão suspensas até o dia 29 de julho:

Troncal 10
- Horários das 11h20 e 22h: com saída do Colégio Pedro II sentido Terminal Fonte
- Horários das 11h40, 17h20 e 22h: com saída do SENAI sentido Terminal Aterro

Troncal 11
- Horários das 6h50, 12h45 e 18h: com saída do Terminal Aterro até o Colégio João Widemann
- Horários das 11h35 e 17h05: com saída do Colégio João Widemann até o Terminal Aterro
- Horário das 18h12: com saída da Rua Dois de Setembro na altura do nº 2.624 até o Terminal Aterro

Troncal 12
- Horários das 11h35, 17h35 e 22h: com saída do Colégio Luiz Delfino até o Terminal Proeb
- Horários das 12h20, 17h05, 17h50 e 22h: com saída do CEDUP até o Terminal Aterro
- Horários das 12h20, 17h05 e 22h: com saída do CEDUP até o Terminal Proeb

Troncal 30
- Horário das 21h44: com saída do Terminal Fonte até o Terminal Velha

Troncal 32
- Horários das 6h20 e 12h20: com saída do Terminal Velha até o Terminal Proeb
- Horário das 6h30: com saída do Terminal Velha até o CEDUP
- Horários das 11h35 e 17h40: com saída do Terminal Proeb até o Terminal Velha
- Horário das 22h05: com saída do CEDUP até o Terminal da Velha

Linha 120
- Horário das 6h20: com saída do Terminal Aterro até o Colégio Felipe Schmidt
- Horário das 7h: com saída do Jardim Germânico até Terminal Aterro
- Horários das 11h35 e 17h05: com saída do Colégio Pedro I até o Terminal Aterro

Linha 122
- Horário das 17h05: com saída do Colégio Visconde Taunay até o Terminal Itoupava

Linha 124
- Horário das 22h: com saída do Colégio Evelásio Vieira até o Terminal Aterro

Linha 155
- Horário das 11h35: com saída do Colégio Lauro Muller até o Terminal Aterro
- Horário das 17h30: com saída do IFC até o Terminal Aterro

Linha 616
- Horários das 11h35 e 17h20: com saída do Colégio Machado de Assis até o Terminal Proeb

Linha 804
- Horário das 6h25: com saída do Terminal Itoupava / Henrique Conrad / Vila Itoupava / Erwin Manske / Pedro Zimmermann / Terminal Itoupava
- Horário das 11h35: com saída do Colégio Duque de Caxias até o Terminal Itoupava

Informações: Prefeitura de Blumenau
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Curitiba e RMC vão receber R$ 60 milhões para gratuidade da tarifa dos idosos

O transporte público de Curitiba e Região Metropolitana deve receber cerca de R$ 60 milhões da União referentes ao financiamento da gratuidade dos passageiros idosos em 2022. A medida está prevista na Emenda Constitucional 123, promulgada na quinta-feira (14/7) no Congresso Nacional e que prevê, dentre outras ações, a destinação de R$ 2,5 bilhões pelo governo federal para bancar a gratuidade da passagem de pessoas com mais de 65 anos no transporte público no País.

A medida vale até 31 de dezembro de 2022. Até agora, esse custo era bancado pelos Estados e municípios.

"Estamos vivendo um momento inédito. O custo da gratuidade dos idosos era imposto aos municípios por meio de lei federal. Esse recurso, principalmente se ampliado para três anos, representa o início da recuperação financeira do transporte coletivo nas cidades, duramente impactado na pandemia. E abre caminho para a construção de um marco regulatório para o setor”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

O prefeito trabalhou ativamente, no âmbito da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para que a União assumisse essa gratuidade dos idosos como forma de auxiliar o setor a superar a crise. A gratuidade está prevista no Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741/2003, que dispensa do pagamento da passagem maiores de 65 anos.
O cálculo da projeção dos repasses foi feito pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital. O número exato deve ser conhecido somente depois de o governo federal regulamentar os procedimentos para que os municípios acessem os recursos.

De acordo com a Urbs, a previsão é que 70% dos R$ 60 milhões sejam repassados para a capital e o restante para os municípios metropolitanos.

Em Curitiba, o transporte coletivo transportou 6.142.383 idosos de janeiro a junho de 2022, o que representou 8,83% dos passageiros transportados.

Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o recurso vem em boa hora e vai auxiliar na retomada do transporte público. “O financiamento da gratuidade dos idosos vai fazer com que a Prefeitura não tenha que acessar mais recursos do Tesouro para bancar o funcionamento do transporte na capital”, disse.

Em maio desse ano, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou o projeto encaminhado pela Prefeitura de Curitiba que prevê uma suplementação orçamentária de R$ 174 milhões para o transporte coletivo, Desses, R$ 132 milhões para subsidiar o sistema e garantir uma tarifa social de R$ 5,50 ao passageiro, abaixo da tarifa técnica (que representa o custo real do sistema, pago às empresas), de R$ 6,87.

“Com o repasse da gratuidade dos idosos, a tendência é que usemos uma parte menor dessa suplementação orçamentária para manter o transporte coletivo funcionando”, afirmou Maia Neto.
Considerado o transporte coletivo mais integrado do País, o sistema de Curitiba desloca 512 mil pessoas por dia, e liga a capital a 15 municípios metropolitanos.

Emenda
Oriunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2022, também chamada de PEC dos Auxílios, a Emenda Constitucional 123 possibilitará ao governo gastar por fora do teto de gastos mais R$ 41,25 bilhões até o fim do ano. Além do repasse da gratuidade dos idosos, estão previstos benefícios sociais, ajuda financeira a caminhoneiros, taxistas e para compra de alimentos para pessoas de baixa renda, dentre outros.

Informações: URBS
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Aracaju avança em mobilidade e investe mais de R$26 mi na renovação de ônibus

Ao longo das últimas semanas, entraram em circulação 30 novos ônibus que passam a integrar o sistema de transporte público de Aracaju, garantindo conforto e comodidade para a população que utiliza esse meio para se deslocar pela cidade. A previsão é de que, até o final de agosto, 50 novos ônibus façam parte da frota da cidade, num investimento de mais de R$26 milhões, dando continuidade ao processo de renovação iniciado pela Prefeitura de Aracaju em maio de 2019.

Somente naquele ano, no mês de maio, a gestão municipal entregou 30 novos ônibus, com a finalidade de proporcionar melhor qualidade à rede de transporte coletivo da cidade, contemplando diversas linhas da zona Norte à zona Sul da capital. No ano seguinte, em fevereiro de 2020, outros 26 veículos também foram entregues pela Prefeitura, além de mais 15 logo depois, no mês de junho.

Mesmo com a pandemia em curso, a administração municipal disponibilizará para a população entre 2019 e o final deste ano, 93 novos ônibus que integrarão a frota com 118 linhas que cobrem a região metropolitana.

“A renovação da frota dos ônibus que circulam em nossa cidade é mais um compromisso que firmamos com os aracajuanos e que estamos tendo a felicidade de honrar. Mesmo em meio a tantas dificuldades enfrentadas, especialmente nos últimos dois anos, em que travamos uma batalha com a pandemia do novo coronavírus, não deixamos de avançar e esta iniciativa demonstra isso”, destaca Edvaldo.

O prefeito reforça, ainda, que, “somente neste ano já entregamos 22 ônibus, nesta quinta-feira foram entregues mais oito e, até o final de agosto, totalizaremos 50 novos veículos para compor o sistema de transporte coletivo da nossa cidade, dando mais conforto e segurança aos cidadãos, trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade, que dependem do transporte urbano para se locomoverem, diariamente”, completa.

A entrega dos novos ônibus corresponderá, ao final de toda a entrega, a um investimento de R$ 26.250 milhões, com cada veículo custando R$ 525 mil. Os novos veículos da cidade contam com equipamentos para acessibilidade, balaústre com superfície tátil para facilitar o acesso de com baixa visão, banco maior para obesos, assento para deficientes visuais e local para cão guia, além de plataforma elevatória automática para o acesso de usuários de cadeira de rodas.

Para o setor de transporte, esses ônibus representam um passo importante para a operação de um serviço de qualidade na cidade, como destaca o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp), Alberto Almeida.

"Nosso investimento vem pensando, também, em maneiras de assegurar a mobilidade para todos. Hoje temos ônibus modernos, que chegam com mais conforto e tecnologia de ponta, a mesma utilizada nos grandes centros mundialmente, para melhorar o sistema de transporte. Ou seja, nosso investimento foi voltado para renovação e dar fluidez ao dia a dia do usuário do transporte público coletivo na Grande Aracaju", salienta Alberto.

Informações: Prefeitura de Aracaju
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Mercedes-Benz e Eletra vendem 96 ônibus elétricos para o BRT-ABC


A Mercedes-Benz em parceria com a Eletra vendeu 96 ônibus que serão utilizados no sistema BRT-ABC, que foi a alternativa do governo Doria/Garcia quando decidiram cancelar a linha 18-Bronze do monotrilho.

O BRT-ABC vai ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul ao Terminal Sacomã, na cidade de São Paulo.

Os veículos serão superarticulados, de 21,5 metros. Dos 96 veículos, dez chassis já estão prontos na planta da empresa em São Bernardo do Campo.

Os ônibus serão enviados para eletrificação e devem ficar prontos entre outubro e novembro, para serem entregues ainda este ano. Os demais veículos não serão fabricados neste ano.

O restante dos veículos serão fabricados em sincronismo com as obras públicas, que devem ser finalizadas até 2024.

Informações: MobilidadeSampa
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Prefeitura do Rio anuncia novos serviços de ônibus na segunda quinzena de julho

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, anunciou a retomada de mais serviços de ônibus na segunda quinzena de julho.

Com o retorno desses serviços, serão 39 linhas a mais operando na cidade desde o dia 1º de junho, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual. O plano operacional tem como objetivo regularizar, de forma gradual, o serviço de ônibus para atender todas as regiões da cidade.

Conforme foi estabelecido no acordo judicial, além da receita da tarifa paga pelos passageiros de R$ 4,05, os consórcios irão receber um valor adicional pelo serviço efetivamente prestado com base no quilômetro rodado. A Prefeitura vai atestar a quilometragem rodada por meio de GPS.

08 linhas na segunda quinzena de julho:

CONSÓRCIO SANTA CRUZ

388 (Cesarão x Candelária) – Segunda-feira (18/07)
893 (Jardim Palmares x Campo Grande) – (25/07)

CONSÓRCIO INTERNORTE

669 (Pavuna x Méier) – Segunda-feira (18/07)
951 (Vicente de Carvalho x Vista Alegre) – Segunda-feira (18/07)

CONSÓRCIO TRANSCARIOCA

831 (Colônia x Taquara) – Quarta-feira (20/07)
865 (Pau da Fome x Taquara) – Segunda-feira (25/07)

CONSÓRCIO INTERSUL

157 (Gávea-Castelo, via Fonte da Saudade) – Segunda-feira (25/07)
605 (Vila Isabel x Saens Peña, via Maracanã) – Segunda-feira (25/07)

31 linhas que já haviam retornado:

CONSÓRCIO SANTA CRUZ: 808 (Salim x Campo Grande); 741 (Sulacap x Bangu); 743 (Sulacap x Bangu); 870 (Sepetiba X Santa Cruz); 871 (Pingo d`Água x Estação Cesarão III – Via Sepetiba); 822 (Campo Grande X Corcundinha); 849 (Campo Grande X Base Aérea de Santa Cruz); 845 (Cantagalo X Campo Grande), 892 (São Benedito X Santa Cruz) e 851 (Campo Grande X Escola Amazonas).
CONSÓRCIO INTERNORTE: 311 (Engenheiro Leal x Candelária); 685 SVB (Irajá x Méier); 922 (Tubiacanga X Fundão – Via Portuguesa); 925 (Rio Galeão X Bancários), 778 (Pavuna X Cascadura – Via Estrada de Botafogo), 665 SVA (Pavuna X Saens Peña) e 349 (Rocha Miranda X Castelo)

CONSÓRCIO TRANSCARIOCA: 990 (Merck x Joatinga); 987 (Gardênia Azul x Pechincha); 881 (Alvorada X Taquara – Via Curicica e Camorim); 817 (Piabas X Terminal Recreio), 651 (Méier X Cascadura) e 652 (Méier X Cascadura).

CONSÓRCIO INTERSUL: 010 (Bairro de Fátima x Central); 435 (Grajaú x Gávea); 014 (Paula Matos X Castelo); 104 (São Conrado x Rodoviária), 201 (Santa Alexandrina X Castelo); 448 (Maracaí X São Conrado), 603 (Usina x Saens Peña) e 626 (Saens Peña x Muda).

Informações: Prefeitura do Rio
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Niterói vai receber novos ônibus Millennium da Caio


A Viação Pendotiba, que atua em Niterói, no Rio de Janeiro, adquiriu novos ônibus da quinta geração do Apache Vip, de motor dianteiro da Caio. A compra foi em 2021.

Agora a empresa comprou de 10 unidades do Millennium, ônibus urbano de motor traseiro. Os veículos entram em operação no corredor viário BHS (Bus of High Level of Service), que possui 9,3 quilômetros de extensão e circula por 12 bairros da Região Oceânica da cidade de Niterói.
A cidade recentemente anunciou um plano de reorganização das linhas de ônibus. O objetivo das mudanças é reduzir o tempo de espera para os usuários, diminuir a sobreposição de linhas e melhorar o fluxo de veículos pela cidade.


“Uma pesquisa feita com usuários de ônibus na Região Oceânica mostrou que 70% das pessoas que utilizam o transporte público têm como destino final a Praia de Icaraí, o Ingá e o ponto em frente ao Plaza Shopping. Essa mudança cria uma linha de desejo desse público, que terá uma opção no Corredor Transoceânico passando por Icaraí”, afirmou o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier.

Por Renato Lobo
Informações: ViaTrolebus
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Prefeitura de Porto Alegre amplia viagens nas linhas T10 e T11 a partir desta segunda-feira


A partir desta segunda-feira, 18, a Prefeitura de Porto Alegre amplia a oferta de horários nas linhas T10 Triângulo Antônio de Carvalho e T11 3º Perimetral. A décima etapa do programa de reestruturação Mais Transporte terá um incremento de quatro viagens. As mudanças estarão disponíveis no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC ). Em tempo real, a localização pode ser consultada na função GPS do aplicativo do TRI (Cittamobi).

Resumo das alterações 

Linha T10 Triângulo Antônio de Carvalho – Acréscimo de uma viagem por dia, no sentido Leste-Norte às 22h30, saindo do Campus da UFRGS.

Linha T11 Terceira Perimetral – Acréscimo de três viagens por dia, com novos horários nas faixas das 6h e 7h no sentido Norte-Sul.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Alstom anuncia novo contrato para expansão do VLT do RJ

quinta-feira, 14 de julho de 2022


A Alstom assinou contrato para ampliação do sistema VLT (sigla para Veículo Leve sobre Trilhos) do Rio de Janeiro (RJ), que terá conexão com um terminal integrado a um novo sistema de BRT (sigla em inglês para Bus Rapid Transit) e interligação com a rodoviária da capital carioca. O escopo do projeto da Alstom inclui a ampliação da linha do VLT em cerca de 700 metros em via dupla e a construção de uma nova estação (Terminal Gentileza), com quatro plataformas, o fornecimento do sistema APS para todo o trecho (1,4 km), uma subestação retificadora e adaptação de uma existente e fornecimento de toda a sinalização do trecho. A expansão deverá permitir um aumento de aproximadamente 40% no número de passageiros, além de abrir caminho para futuras ampliações do sistema na região de São Cristóvão, bairro da zona norte do Rio de Janeiro.
Com conceito de mobilidade inteligente, o VLT carioca é alimentado pelo APS, um sistema de propriedade da Alstom que faz a alimentação elétrica pelo solo. Trata-se de um sistema composto por duas sapatas localizadas na parte inferior do trem e, quando o veículo passa pelo local onde estão instalados equipamentos Power Box (cerca de 1.100) se dá a energização dos correspondentes segmentos de trilho APS e a consequente alimentação do veículo. 

Existe ainda um conjunto de supercapacitores que armazena e fornece energia ao veículo nos locais sem os trilhos energizáveis ou em caso de falha localizada, até o próximo ponto de energização, o que elimina a necessidade de fios externos e, consequentemente, valoriza a arquitetura e a paisagem da cidade. "O VLT permite que a cidade desenvolva a mobilidade sustentável, além de repensar e modernizar as áreas urbanas e a preservação de seu patrimônio arquitetônico", explica Pierre Bercaire, diretor geral da Alstom Brasil.

Além de reduzir o impacto ambiental do sistema, o VLT do Rio de Janeiro utiliza energia totalmente renovável, com zero emissão de CO2. Para Bercaire, o VLT trouxe mais opções de mobilidade para a população da cidade. "A Alstom comemora as contribuições do VLT para a capital carioca, sabendo que milhares de passageiros têm suas vidas melhoradas diariamente graças a esse sistema de transporte. Nesse período, assumimos um compromisso com a cidade do Rio de Janeiro e trabalhamos para manter essa operação inovadora, que gera benefícios para as pessoas, tanto moradores quanto turistas que circulam pela cidade", comenta.

O anúncio do novo contrato acontece na mesma época em que o VLT do Rio de Janeiro completa seis anos de operação. Fabricado pela Alstom em Taubaté (SP), o modelo Alstom Citadis para o VLT carioca já transportou mais de 88 milhões de pessoas em mais de 1 milhão de viagens, em um total de 5,5 milhões de quilômetros percorridos centro da cidade e a região do Porto Maravilha, integrando-se a à mobilidade da cidade com metrô, trens suburbanos, ônibus, navios, barcas e o aeroporto Santos Dumont.
Inaugurado para as Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016), o sistema é dividido entre três linhas (com 29 paradas) e possui uma frota de 32 trens com capacidade para 420 passageiros cada.

Presente no Brasil há 67 anos, a Alstom vem participando do desenvolvimento da infraestrutura do país, contribuindo para o progresso social com respeito ao meio ambiente.

Dedicada ao setor de transporte ferroviário, sua contribuição pode ser vista em produtos e serviços nas principais operações de transporte do país, como os Metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Brasília, além do VLT do Rio de Janeiro e as implementações de soluções tecnológicas para operadores de transporte de mercadorias.

Informações: Porto Gente
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Em Curitiba, Mais sete linhas de ônibus terão pagamento exclusivo com cartão

A partir de sábado da próxima semana (23/7) mais sete linhas de ônibus de Curitiba passarão a ter pagamento exclusivo com cartão. A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que as linhas circulam em bairros das regionais Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo, Portão, CIC, Santa Felicidade e Tatuquara.

São elas: 371-Higienópolis; 374-Hugo Lange; 532-Jd.Paranaense; 534-Parigot de Souza; 548-Osternack/S.Cercado; 658-C.Raso/Caiuá; 812-Montana. Essas linhas transportam 13,5 mil pessoas por dia e 78% das passagens já são pagas com cartão.

A tarifa poderá ser paga por cartão-transporte e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade, desde meados de abril. Leia mais aqui
Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. Com essa etapa de migração, vai para 202 o número das linhas que só aceitam cartão como pagamento. Curitiba tem 254 linhas de ônibus.

Agendamento
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs  e depois comparecer nas unidades na Rua da Cidadania ou na Rodoferroviária. O Urbs Móvel, ônibus itinerante que oferece alguns serviços da Urbs, como a confecção da primeira via do cartão, terá reforço de operações nas regionais em que circulam essas linhas.

Como fazer o cartão
Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações: URBS
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Em Natal, STTU prorroga validade do Cartão da Pessoa Idosa


Devido ao aumento dos índices de contaminação por vírus e a necessidade de proteger a pessoa maior de 65 anos, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, decidiu prorrogar a validade do Cartão da Pessoa Idosa no Sistema de Transporte Coletivo Urbano até o dia 31 de dezembro de 2022.

A portaria de número 91/2022, de 12 de julho de 2022, foi publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial do Município.    

Informações: Prefeitura de Natal
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Três linhas do transporte coletivo ganham novos ônibus em Porto Velho


As linhas Ulisses via Tancredo, Guajará e Cidade Nova, do transporte público de Porto Velho, ganharam três novos ônibus nesta terça-feira (13). De acordo com a prefeitura, a mudança busca atender o aumento no número de passageiros.

Além dessas linhas, a do 4 de Janeiro vai ter um reforço no quadro de horário para atender a população. Atualmente, a capital conta com 89 ônibus do transporte coletivo rodando em 28 linhas. Cerca de 40 pessoas usam o serviço diariamente.

Veja onde fazer e recarregar o Cartão ComCard em Porto Velho

Denúncias e sugestões podem ser feitas pela Ouvidoria no 0800-647-5100, ou pelo e-mail dtr.semtran@gmail.com

Informações: G1
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Licitação para nova Bilhetagem Digital do transporte público da cidade do Rio recebe quatro propostas

quarta-feira, 13 de julho de 2022

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), realizou, nesta terça-feira (12/7), no auditório da Procuradoria Geral do Município, no Centro, a sessão pública para abertura de envelopes da licitação do Sistema de Bilhetagem Digital. Duas empresas e dois consórcios se credenciaram e apresentaram propostas: Sonda Mobilty; Consórcio Tacom (formado por Tacom Projetos e Tacom Ltda); Consórcio Bilhete Digital (formado por RFC Rastreamento de Frotas Ltda e Auto Tijuca Participações Ltda); e Autopass. O maior lance foi do Consórcio Bilhete Digital, que ofereceu R$ 110 milhões pela outorga.

A partir de agora, a SMTR vai avaliar as qualificações do Consórcio Bilhete Digital. Se for aprovado, o Consórcio será habilitado para assumir a gestão da nova Bilhetagem Digital.

– O Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade do Brasil a conseguir realizar uma licitação de bilhetagem digital. Assim, vamos acabar de vez com a tão falada caixa preta dos transportes. É um avanço institucional inédito e histórico para a regulamentação do setor de transporte público no município e no país. Sabia que este seria um dos maiores desafios do meu novo governo. E foi. A partir de agora, poderemos implementar um sistema que vai dar à Prefeitura todo o acesso às informações cruciais sobre faturamento, número de passageiros e viabilidade das linhas – destaca o prefeito Eduardo Paes.
Inédito nas capitais brasileiras e já adotado em diversos países, este novo sistema dará ao município o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros em todas as linhas, e permitirá maior transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.

– A licitação da bilhetagem representa um novo marco para a cidade, dando à Prefeitura o controle sobre a receita do transporte e garantindo ao cidadão a total transparência sobre as contas do sistema – disse a secretária Maína Celidonio.

Cabe destacar que, conforme previsto no edital de licitação, só estão aptas a participar do certame empresas que tenham comprovada experiência técnica com gestão de sistema de bilhetagem e validadores, com sistemas de meios de pagamento ou gestão de sistemas de tecnologia da informação.

A operação da nova Bilhetagem Digital, que garantirá total transparência do sistema de transporte público, está prevista para começar até janeiro de 2023 no sistema de BRT. Nos outros meios de transporte municipais, como VLT, ônibus convencionais e vans, a previsão é que o sistema de Bilhetagem Digital comece a ser operado até o fim de outubro do próximo ano.

A concessão será pelo período de doze anos, podendo ser prorrogado por, no máximo, igual período.

Vantagens para os usuários

No sistema de bilhetagem digital serão aceitos diversos meios de pagamento, como cartão bancário, QR Code e celular. Há também a possibilidade de utilização de todos os cartões na integração com qualquer outro tipo de transporte, cuja integração será ampliada gradualmente, incluindo Bike Rio e Taxi.Rio. Haverá ainda facilidade na recarga e na troca de cartões e também na recuperação de créditos. O usuário poderá controlar a sua conta de forma 100% online e em tempo real, por meio de aplicativo e receberá o primeiro cartão gratuitamente.
Para facilitar o atendimento, a concessionária vai disponibilizar 12 pontos de atendimento presencial e triplicar a rede de venda e recarga hoje existente. Além de fazer a recarga em máquinas de autoatendimento (ATM), o usuário poderá utilizar a recarga online, por meio de site e aplicativo. O crédito irá entrar no momento da recarga.

Entre as receitas previstas para o município, está a da publicidade nos aplicativos e no cartão. A Prefeitura ficará responsável pelo pagamento aos operadores. Faz parte ainda do planejamento a redução gradativa do uso de dinheiro direto nos meios de transporte.

Contexto

O novo sistema de bilhetagem digital vai permitir a melhoria da prestação de serviço aos usuários de transporte público do Rio de Janeiro ao transformar o modelo de gestão. Atualmente, não há acesso ao banco de dados do sistema de bilhetagem. Esta falta de dados em tempo real dificulta o planejamento da rede e impossibilita a Prefeitura de dimensionar o eventual déficit do sistema. Também há falta de transparência sobre créditos remanescentes.

Informações: Prefeitura do Rio
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Novo Terminal Isidória será inaugurado no dia 22 de julho em Goiânia

O novo Terminal Isidória, localizado no Setor Pedro Ludovico, será reaberto pela Prefeitura de Goiânia no dia 22 de julho. A área construída passou de 2,1 mil para 7,9 mil metros quadrados, ou seja, ela é três vezes maior do que a antiga. As obras começaram em fevereiro de 2020 e o investimento total foi de R$ 19,5 milhões. Cerca de 1,5 milhão de passageiros devem passar pelo local todo mês.

“As obras de modernização e de adequação do Terminal Isidória são o resgate do nosso compromisso de investir em melhorias no transporte coletivo, e de cuidar das pessoas”, afirma o prefeito Rogério Cruz. “É um projeto de alta qualidade. A nova estrutura é inovadora, oferece conforto, acessibilidade e conectividade aos passageiros de ônibus”, destaca. 
 
São quatro plataformas comuns para embarque e desembarque de passageiros e uma específica para o BRT, além de banheiros, lanchonetes, área de apoio administrativo e elevador. A cobertura de 8 mil metros quadrados é metálica, o que propiciará temperaturas mais amenas no ambiente interno. São 35 pilares de 11 metros cada e 7,1 mil metros quadrados de pavimento de concreto. Em média, 80 operários trabalharam no dia a dia da obra. O projeto demandou 290 toneladas de aço. 
Os passageiros que utilizarem o Isidória terão acesso a rede de Wi-Fi (com limite de tempo). Cinco roteadores funcionarão para garantir a qualidade do sinal de internet. Eles usufruirão de uma rede diferente daquela a ser usada pela prefeitura na gestão do terminal. 
 
“É um terminal realmente diferenciado, sem igual em Goiânia. Ficou muito bonito, aconchegante, foi pensado em cada detalhe para entregar o que há de melhor ao usuário do transporte coletivo da nossa capital”, afirma o secretário de Infraestrutura, Everton Schmaltz. “O projeto foi elaborado dentro da mesma premissa do BRT, que é a de terminais inteligentes e tecnológicos”, diz Amanda Vieira, secretária interina da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec).
 
Tecnologia 
A Central de Controle e Operação (CCO) vai cuidar da segurança no local com auxílio de 32 câmeras de vigilância, das quais 30 são fixas (instaladas nas entradas e nas plataformas de embarque) e duas com capacidade para se movimentar em 360°, com resolução e poder de alcance ampliados (são as chamadas 'Speed Dome'). O acompanhamento das imagens será feito pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), 24 horas por dia.
 
O terminal conta ainda com duas câmeras de leitura, que foram instaladas para capturar placa e hora de cada ônibus que passar pelo local. Serão dados úteis principalmente para Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da planilha de horários. Além, é claro, dos monitores que informam aos passageiros a previsão de chegada e saída dos veículos (chamados de pontos de RMTV). 
 
Funcionamento do terminal
A partir do dia 23 de julho, os passageiros das linhas 2, 6, 7, 9, 14, 15, 20, 25, 183, 185, 198, 203, 565, 568, 612, 616, 650, 651, 660, 919, 920 e 934 já poderão embarcar e desembarcar no novo terminal, cujo horário de funcionamento será sempre das 5h às 23h30.
 
De acordo com a CMTC, cerca de 60 mil usuários por dia devem passar pelo Isidória de segunda a sexta, 21 mil aos sábados e 8 mil aos domingos. “É importante ressaltar que a parceria entre prefeitura e governo do Estado está sendo decisiva para que o transporte coletivo da região metropolitana melhore”, diz Tarcísio Abreu, presidente da CMTC.

Informações: A Redação
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Metrô SP só utilizou um terço dos recursos para expansão de suas linhas em 2022

A ousada meta estabelecida pelo Metrô de São Paulo para expansão e modernização de sua malha está se tornando difícil de ser atingida. No primeiro semestre, a companhia só conseguiu desembolsar R$ 1 bilhão dos quase R$ 3,5 bilhões disponíveis em 2022. Ou seja, menos de um terço do orçamento.

Apenas três projetos chegaram a junho com um avanço financeiro acima da meta, a expansão da Linha 15-Prata (59%), a modernização da Linha 3-Vermelha (52%) e da Linha 1-Azul (75%).

Em valores absolutos, a expansão da Linha 2-Verde até Penha segue como a que mais consumiu recursos, um total de R$ 540 milhões de R$ 1,267 bilhão disponíveis, ou 43%. Projetos menores e complementares após as obras, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás também estão abaixo da meta, mas seu impacto é menor do que o de empreendimentos como a Linha 17-Ouro, novamente a “vilã” do momento.

O ramal de monotrilho da Zona Sul de São Paulo continua aquém do esperado nos desembolsos de verbas. Mesmo com o segundo orçamento mais alto (R$ 1,072 bilhão), o projeto só fez uso de R$ 88 milhões, ou 8% do total.

Linha 2-Verde é de longe a obra que mais consome recursos
Como o Metrô não detalha onde os valores foram utilizados, não há como monitorar se os dois principais contratos, de sistemas e de obras civis, está mais atrasado. Enquanto o primeiro trem de monotrilho da BYD foi apresentado na China em março, pouco se viu nas vias em matéria de sistemas. Já o escopo sob responsabilidade do Consórcio Monotrilho Ouro está visivelmente atrasado.
Embora a empresa tenha até junho de 2023 para concluir as obras, havia a promessa do governo de concluir o trabalho até dezembro deste ano. Mas o consórcio, formado pelas empresas KPE e Coesa, do grupo OAS, mal tem conseguido lançar vigas-trilhos no trecho da Marginal Pinheiros. As sete estações e o pátio avançam lentamente, denunciando falta de fôlego da contratante já que outras obras semelhantes não têm apresentado problemas desse gênero.

Uma prova de que algo está errado na Linha 17 é o fato que a obra consumiu R$ 286 milhões em 2021, ou cerca de três vezes mais que neste ano, mesmo que o ritmo no ano passado tenha sido também ruim.

Informações: Metrô CPTM
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Trecho 4 do Corredor de Ônibus Norte-Sul em Ribeirão Preto já tem empresa definida

Foi publicado no Diário Oficial de Ribeirão Preto desta terça-feira, 12 de julho, o edital de aviso de julgamento da proposta de concorrência para contratar empresa especializada na implantação do Corredores de Ônibus Norte-Sul – trecho 4, na região Sul da cidade.

A empresa Autem Engenharia Ltda foi a vencedora do processo licitatório, com o valor global de R$ 19.862.721,16, uma economia de R$ 843.217,62, ou 4% sobre o valor inicial previsto de R$ 20.705.938,78. O prazo de execução da obra será de 12 meses, contado a partir da emissão da Ordem de Serviço.

De acordo com o prefeito Duarte Nogueira, a Prefeitura trabalha para garantir a ligação de um ponto ao outro da cidade com o objetivo de facilitar o deslocamento das pessoas, diminuindo o tempo no trânsito e, assim, garantir uma melhoria significativa na qualidade de vida.

“Vamos iniciar o último trecho do Corredor de Ônibus Norte-Sul para dar sequência ao programa Ribeirão Mobilidade. É mais emprego, investimento, desenvolvimento e uma cidade com mais qualidade de vida”, disse Duarte Nogueira.

Com a publicação no Diário Oficial e esgotados os prazos legais, o certame será homologado nos próximos dias.

Corredores de Ônibus Norte-Sul – trecho 4

Dividido em quatro trechos, o Corredor de Ônibus Norte-Sul será o maior em extensão de Ribeirão Preto, com cerca de 20 quilômetros, passando pelas principais avenidas da cidade.

O trecho 4 compreende as avenidas Independência, Ligia Latuf Salomão, Braz Olaia Acosta e Cel. Fernando Ferreira Leite. A avenida Independência, próximo à rua José Curvelo da Silva Júnior até o cruzamento com a avenida Ligia Latuf Salomão, receberá obras de duplicação, assim como é no restante da avenida.

As paradas de ônibus estarão localizadas nos canteiros centrais, a cada 500 metros, com faixa de rolamento exclusiva para os ônibus, seguindo o modelo das grandes avenidas das capitais.

Em toda a extensão do corredor de ônibus serão realizadas melhorias para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade, e sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito.

As esquinas contarão com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.

Programa Ribeirão Mobilidade

A Prefeitura conta com mais de 30 projetos de intervenção viária planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto, além de diversas frentes de recapeamento asfáltico. O investimento total se aproxima dos R$ 500 milhões.

Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.

Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.

Informações: Prefeitura do Ribeirão Preto
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SPTrans cria linha para atender aos passageiros que usam a estação Vila Natal

terça-feira, 12 de julho de 2022


A SPTrans informa que a partir deste sábado, (16), começa a funcionar a linha 6003/21 Terminal Varginha – CPTM Mendes/Vila Natal, que vai atender aos passageiros que utilizam a Estação CPTM Mendes/Vila Natal. 

O itinerário do 6003/21 Terminal Varginha – CPTM Mendes/Vl.Natal terá Sentido Único com início no Terminal Varginha, que fica na Rua Luiz Supertti, depois passa pela Avenida Senador Teotônio Vilela, Estrada dos Mendes, passagem sob a Linha Férrea, Plataforma lateral da Estação Mendes/Vila Natal, Marginal Leste, acesso à, Estrada dos Mendes, Rua Blasco Ibanez, retorno, Avenida Senador Teotônio Vilela, Rua Balneário São José, Acesso, Terminal Varginha. 

Horário de operação 

Dias úteis das 4h20 às 23h10 
Sábados das 4h40 às 23h30 
Domingos das 4h50 às 23h30 
 
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo 
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