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Em Natal, Seturn quer tarifa de R$ 3,00

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Ao fim de quatro meses do primeiro reajuste tarifário ocorrido este ano, o Sindicato  das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) protocolou na Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) pedido para novo aumento da tarifa de transporte coletivo em Natal, valor que passaria de R$ 2,65 para R$ 3,00, um acréscimo de R$ 0,35 (+13,2%).

Até a tarde de ontem o documento,  datado da terça-feira (24) e assinado pelo gerente administrativo do Seturn, Sidney de Assis, não havia chegado ao gabinete da secretária Elequicina dos Santos. “O documento que solicita o reajuste ainda não chegou ao gabinete da secretaria, portanto não há previsão para discutirmos sobre isso. Mas não acredito que o reajuste se concretize neste momento", afirmou Clodoaldo Cabral, secretário adjunto da STTU.

Na carta de nº 0322/2015, o gerente Sidney de Assis  pede “providências urgentes” para o aumento da tarifa do serviço de transporte público de passageiros, “para cobrir os altos custos da operação”, sob pena das empresas associadas ao Seturn “elevarem o nível das suas dificuldades financeiras, a ponto de se tornarem inoperantes”.

O Seturn alega, inclusive, a impossibilidade de as empresas cumprirem com as suas obrigações patronais junto aos 3.500 operadores, “antevisto pela inexistência de caixa para pagar as parcelas do 13º salário” – a primeira na próxima segunda-feira (30) e a segunda em 20 de dezembro. 

Segundo o Seturn, o reajuste da tarifa que ocorreu em 27 de julho, quando a tarifa passou de R$ 2,35 para R$ 2,65 (+12,8%),  apenas atenuaram os déficits financeiros das empresas de transporte coletivo, mas não resolveram os passivos criados nos três anos e meio sem aumento, conforme cartas enviadas anteriormente à STTU. 

Embora só tenha passado quatro meses do reajuste anterior, o consultor técnico do Seturn, Nilson Queiroga, justificou que existe uma defasagem no valor da tarifa, que sofre impacto por conta da inflação, cujo índice passou um tempo sem ser repassado à tarifa, além do aumento considerável do preço do maior insumo, o óleo diesel, que entre 22 de janeiro de 2011 e 20 de novembro de 2015 cresceu 52,98%. O valor da passagem subiu 20,45% para uma inflação de 37,86 (IPCA). 

Em relação ao período de 27 de novembro de 2014 e  20 de novembro deste ano, o Seturn informa que o valor do combustível aumentou 21,49%, sendo que a tarifa foi reajustada em 12,76% e inflação chegou a 11,31%.

Entre a data do último reajuste e 20 de novembro deste ano, Queiroga disse que o índice inflacionário ficou em 2,22% e o preço do óleo diesel subiu 5,97%. “A economia brasileira está bastante inflacionada e tivemos essa disparada no preço do combustível, que é o segundo principal custo das empresas”, disse ele. 

Para Queiroga, a situação das empresas “está ficando insustentável”, porque o reajuste autorizado em julho “não corrigiu tudo, deu uma parte do que estava defasado”.
Com a crise econômica, Queiroga também disse que caiu o número de passageiros transportados - “evidentemente altera a tarifa ou reduz a frota”,  porque com o desemprego gerado as pessoas também deixam de circular na cidade.

Em função disso, Queiroga afirmou que fica comprometido o equilíbrio econômico e financeiro das empresas, que estão  descapitalizadas e não têm condições de contrair empréstimos no sistema financeiro do país.

“Essa questão do pagamento em dinheiro dos estudantes e da gratuidade dos idosos sem o controle que existia antes, também aumenta a fraude e mexe na tarifa”, sugeriu ele, referindo-se ao período em que os idosos começaram a passar pela catraca, mesmo com a gratuidde. Ele informou que 21% dos usuários não pagam passagem, que é repassado ao cálculo tarifário.

O consultor técnico do Seturn disse que a tarifa de transportes de Natal é uma das mais baixas do país, afora o fato de que até 2011 passou-se 42 meses sem nenhum reajuste tarifário. 

O Seturn justifica a necessidade do reajuste em comparação com o que está ocorrendo em Mossoró, onde o valor da passagem já vai custar R$ 3,00.

Valores 
Proposta de reajuste tarifário dos ônibus 

R$ 2,65 - Tarifa atual  
R$ 3,00 - Tarifa pretendida 
13,2% - Índice de reajuste 

Valor da passagem nas capitais brasileiras:
São Paulo (SP) - R$ 3,50 ISS zero
B. Horizonte (MG) - R$ 3,40 ISS zero
Rio de Janeiro (RJ) - R$ 3,40 ISS 5%
Curitiba (PR) - R$ 3,30 ISS 5%
Goiânia (GO) - R$ 3,30 ISS zero
Porto Alegre (RS) - R$ 3,25 ISS zero
Cuiabá (MT) - R$ 3,10 ISS 5%
Florianópolis (SC) - R$ 3,10 ISS 0,01%
Manaus (AM) - R$ 3,00 ISS 2%
Salvador (BA) - R$ 3,00 ISS 2%
Brasília (DF)   - R$ 3,00 ISS  zero
Palmas (TO)  -  R$ 2,95 ISS 3%
Boa Vista (RR) - R$ 2,80 ISS sem dados
Maceió (AL) - R$ 2,75% ISS 5%
Fortaleza (CE) - R$ 2,75 ISS zero
Macapá (AP)  - R$ 2,75 ISS 3%
João Pessoa (PB) - R$ 2,70 ISS 5%
Natal (RN)  - R$ 2,65 ISS 5%
São Luís (MA) - R$ 2,60 ISS 1%
Teresina (PI) - R$ 2,50 ISS 0,20%
Recife (PE) - R$ 2,45 ISS 2%

Informações: Tribuna do Norte
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Prefeitura de São Paulo lança edital voltado a tecnologias para mobilidade urbana

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Projetos de aplicativos, softwares e ferramentas digitais com foco em trânsito e transporte receberão, juntos, até R$ 4,3 milhões. Iniciativa do MobiLab é voltada a pequenas empresas, startups e pessoas físicas.

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta terça-feira (24) um edital de concurso público para seleção e contratação de novos projetos de tecnologia da informação e da comunicação, com foco em mobilidade urbana. Serão selecionados até 14 projetos, entre aplicativos para smartphones, softwares para computadores e ferramentas digitais. O edital completo está no portal e-negócios.

Podem participar apenas micro empreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte, além de projetos realizados por pessoas físicas,com no mínimo dois proponentes. As inscrições devem ser realizadas até 8 de janeiro de 2016, no gabinete da São Paulo Transportes (SPTrans), no centro. Os resultados serão publicados no dia 11 de janeiro. 

Os recursos que serão destinados aos projetos selecionados somam mais de R$ 4,3 milhões.O tema “Central de operação de semáforos de tempo fixo”, para permitir a comunicação com as redes de semáforos por meio de GPRS, receberá a maior quantia, no valor de R$ 835 mil. A solução deve incluira possibilidade de comandar planos, horários e receber alarmes de falhas, além da criar interface gráfica georreferenciadapara cadastramento e gestão das redes de semáforos de tempo fixo. Veja os outros 13 tipos de projetos pedidos no edital.

Os projetos serão desenvolvidos no MobiLab, Laboratório de Mobilidade da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), criado pela Prefeitura em 2014, pelo período de, no máximo, 12 meses, com início previsto para fevereiro do próximo ano. As criações devem priorizar o sistema open-source (código aberto) e a utilização pelo municípcio.

O edital já havia sido apresentado a jovens programadores e representantes de startups em setembro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), durante o evento “Mobicidade e Governo Aberto”, que integrou a programação da Semana da Mobilidade 2015.

MobiLAB
O Laboratório de Tecnologia e Protocolos Abertos para Mobilidade Urbana foi lançado em março do ano passado, para incentivar a criação de aplicativos para smartphones e tablets, desenvolver softwares e dispositivos para semáforos, radares, GPSs e para todos os demais aparelhos usados com o propósito de contribuir para a solução e modernização dos sistemas existentes. 

O laboratório tem grupos de pesquisa, cada qual com um foco diferente em mobilidade urbana, formados por estudantes do ensino médio até especialistas em Tecnologia da Informação (TI), que recebem bolsa de pesquisa, com apoio financeiro da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). As bolsas variam de R$ 351,90 a R$ 5.908,80, de acordo com currículo, experiência na área e horas de dedicação semanais ao projeto. 

A primeira atividade promovida pelo laboratório foi a Hackatona, realizada em março pela CET, em parceria com a FUSP. Participaram da maratona 51 hackers e 15 projetos relacionados à área. O vencedor foi o aplicativo 'Como estou dirigindo?', que avalia como motoristas estão dirigindo a partir da inclusão de dados como placa do e modelo do veículo. Pelo projeto, a equipe Mil Diálogos, responsável por sua execução, recebeu um prêmio no valor de R$ 10 mil.

Informações: SPTrans

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Grande Recife: Linha TI Camaragibe/TI Macaxeira ganha 15 novos ônibus

Os usuários da linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira ganharão mais conforto nos seus deslocamentos, a partir deste sábado (28). É que a linha ganhará 15 novos veículos. Esses ônibus são equipados com ar-condicionado, motor traseiro, suspensão pneumática, além de terem 20% a mais em capacidade de transporte.  

Os novos ônibus também irão realizar embarque e desembarque em três estações de BRT do Via Livre Leste/Oeste, localizadas na Rodovia PE-05, em Camaragibe, são elas: Areinha, Barreiras e Padre Cícero.

Os usuários desta linha devem ficar atentos, os ônibus não terão cobrador e só aceitarão pagamento através do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Quem ainda não possui o cartão, pode adquirir nas estações do Via Livre BRT, nos Terminais Integrados de Camaragibe e da Macaxeira ou nos Pontos Certos, espalhados pela Região Metropolitana. A aquisição do VEM custa R$3,00 e deve ter carga mínima de R$7,00. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

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Greve de ônibus descartada na Grande Vitória após acordo

O Sindicato dos Rodoviários da Grande Vitória entrou em acordo com os empregadores e descartou um movimento de greve para os próximos dias.

Com o acordo coletivo selado nesta quarta-feira (25), motoristas e cobradores vão receber um reajuste de 6% nos salários de novembro e dezembro, além de 4% acrescidos em janeiro de 2016. 

Os rodoviários também receberão aumento de R$ 1,50 no auxílio refeição de novembro e dezembro. A partir de janeiro serão acrescidos mais R$0,50.

Uma das reivindicações mais antigas dos trabalhadores, motivo de várias paralisações, também foi atendida. A operadora do plano de saúde foi alterada e os níveis do convênio foram ampliados.

Informações: Sim Notícias

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No Recife, Corredor Norte/Sul ganha nova estação

O Corredor Norte/Sul do BRT Via Livre passará a contar com mais uma estação em funcionamento, a partir desta quinta-feira (26). A estação Cruz de Rebouças, localizada na Rodovia PE-15, em Igarassu, logo após o Terminal Integrado de Igarassu, passará a atender aos usuários da linha 1946 – TI Igarassu (PCR). 

Com a inauguração, o corredor passa a ter 24 estações em funcionamento, das 28 previstas, são elas: Cruz de Rebouças, Abreu e Lima, José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Bultrins, Quartel, Sítio Histórico, Mathias de Albuquerque, Kennedy, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Araripina, IEP, Treze de Maio, Riachuelo, Praça da República, Nossa Senhora do Carmo, Maurício de Nassau, Istmo do Recife e Forte do Brum.

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Informações: GRCT

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BRT DF funciona aos trancos e barrancos

Criado com a promessa de encurtar distâncias e de fazer com que os usuários passassem mais tempo com as famílias, o BRT funciona aos trancos e barrancos no DF. Depois de vários testes e problemas, o veículo leve sobre pneus foi posto em circulação sem a licença  obrigatória para operação. E assim permanece, segundo o Governo do DF, porque não há dinheiro em caixa para os trâmites legais. 

Em nota conjunta com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o  Instituto Brasília Ambiental (Ibram) confirma que a licença de instalação expedida em 2011 para o BRT está vencida.   

Segundo o DER, a licença de operação foi solicitada ao Ibram  ainda durante a vigência da licença de testes, em 2014, mas nem todas as condicionantes foram cumpridas, pois faltou o Plano Básico Ambiental.

A licitação para elaboração deste documento já foi realizada pelo DER, diz o texto. “Porém, por indisponibilidade financeira, o contrato ainda não foi assinado”, confirma a nota encaminhada pela assessoria de imprensa do instituto.

Em janeiro deste ano, um aviso de requerimento de prorrogação de licença de instalação foi publicado no Diário Oficial do DF. O texto, datado do dia 22, é assinado pelo diretor-geral do órgão, Henrique Luduvice.  

Fiscalização

De acordo com o Ibram, o Serviço de Fiscalização do  órgão “ já está analisando o processo para fazer as autuações devidas”.  Nos bastidores, no entanto, a informação é de que não há servidores suficientes para fiscalizar e autuar.  

O DER informou que aguarda, agora, a disponibilidade de orçamento para assinar o contrato com a empresa vencedora  da licitação para  elaborar o Plano Básico Ambiental.

A licença de instalação, segundo o próprio Ibram, autoriza a instalação do empreendimento ou da atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, exigências ou restrições apresentadas pelo Ibram. Esta licença, informa o instituto, “autoriza o início da obra ou do serviço no local do empreendimento, porém, não autoriza seu funcionamento”.

A Licença de Operação, por sua vez, é o documento que autoriza o funcionamento da atividade ou do empreendimento, após a verificação  das exigências. “Contém as medidas de controle ambiental e condicionantes determinadas para a operação”.

Ampliação

Depois de um dia de caos e de protesto de passageiros, o DFTrans anunciou o aumento de circulação de ônibus do BRT para a W3 Sul.  A partir de hoje, mais 16 veículos ampliarão o sistema.   

No Gama, a linha 2205/W3 Sul operará das 5h30 às 8h15 — com mais duas viagens —, e a 2303/W3 Sul, em Santa Maria, das 5h10 às 8h15 — aumentando para três a quantidade de viagens. 

As novas linhas com destino à W3 Sul começaram a operar no sábado. O novo percurso, divulga o governo,  diminui o tempo de viagem em 17 minutos, saindo de Santa Maria, e em 18 minutos, do Gama. 

Com os novos horários, a linha do Park Way (2207/Park Way/W3 Sul), que antes circulava das 8h às 15h45, passará a rodar das 8h30 às 15h45.

Por Milena Lopes
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Região Metropolitana de Curitiba deverá ter até 3 mil novos abrigos de ônibus

Os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) discutiram nesta terça-feira (24) a compra conjunta de abrigos de ônibus por meio de programa da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano, Paranacidade, Fomento Paraná e Secretaria Estadual da Administração e Previdência. O assunto foi tratado durante a 2ª reunião conjunta dos Conselhos Deliberativo e Consultivo da RMC, realizada em Curitiba. 

“Em muitos pontos a população fica ao desabrigo. Por meio de um Registro de Preços, juntos, podemos colocar até 3.000 novos abrigos de ônibus na RMC”, disse o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. “Os serviços têm de ser melhorados e as soluções devem ser encontradas em conjunto, algumas são complexas e outras bem simples”, afirmou o secretário, que participou da reunião de prefeitos, junto com o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel. 

NOVAS PARCERIAS - Os prefeitos também avaliaram novos planos em parcerias, destinados à mobilidade e transporte, saneamento e meio ambiente, desenvolvimento econômico e social, habitação e desenvolvimento urbano. O encontro também discutiu o sistema do transporte coletivo metropolitano e o equilíbrio econômico-financeiro em função dos aumentos dos insumos e da tributação. 

“O Governo do Estado tem procurado fazer as readequações no sistema de transporte que tragam melhorias e, ainda, o menor prejuízo e ônus à população”, afirmou Omar Akel. A licitação do transporte coletivo, cuja modelagem está sendo realizada, e que deverá contar com a participação efetiva dos prefeitos, foi um dos temas da reunião. 

Os planos em parceria com os prefeitos devem resultar em uma readequação da rede de transporte urbano, com novos corredores de mobilidade urbana na RMC. 

DIÁLOGO - O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba e prefeito de Contenda, Carlos Stabach, falou sobre a importância desta reunião. “É uma abertura de diálogo, que encoraja a participação dos prefeitos em novas parcerias. A compra desses abrigos de ônibus será facilitada para os pequenos municípios”, afirmou ele. 

Da mesma forma pensa o prefeito de Rio Branco do Sul, Cezar Gibran Johnsson. “É uma boa solução, porque o custo deverá ser menor, já que será em grande quantidade, e a carência terá um prazo maior. É uma solução mais viável para todos, principalmente aos pequenos municípios, diante da crise que afeta o País”, disse. 

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Motoristas do BRT do Rio querem semáforos que privilegiam ônibus

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb) se encontram nesta segunda-feira (23) com a Secretaria Municipal de Transportes do Rio para discutir algumas reivindicações da categoria. A reunião discute, entre outras coisas, o elevado número de multas aplicadas aos profissionais que atuam no corredor expresso do BRT. Os trabalhadores alegam que não conseguem parar o veículo de imediato quando o semáforo passa de verde para amarelo e acabam sendo penalizados.

Sebastião José é vice-presidente do sindicato e afirmou ao G1 que as reivindicações são consideradas questão de segurança. Para ele, as multas aplicadas nos motoristas estão equivocadas. Ainda de acordo com Sebastião, a instalação de sinais inteligentes com temporizadores - que indicariam o tempo que falta para o sinal vermelho aparecer – iria evitar novas multas.

“O projeto inicial do BRT diz que quando os carros se aproximassem do sinal teriam que ter um sensor para ter preferência. Como a manutenção é cara, não temos esse sensor. Além disso, não tem temporizador no sinal de trânsito. Nós estamos falando de ônibus de 28 metros e que podem chegar a 80 toneladas se estiverem lotados. A frenagem depende da velocidade e do peso. Tem que ter temporizador porque vai nos avisar 20 segundos antes do sinal amarelar. Ai iremos ter noção de tempo para reduzir. É uma questão de segurança para nós e para os passageiros. O prefeito não quer admitir, mas o projeto apresenta falhas”, disse o vice-presidente do sindicato.

Após uma assembleia realizada na quarta-feira (18), os trabalhadores argumentam com a secretaria dois assuntos. Primeiramente, o cancelamento das multas aplicadas nos servidores e a devolução dos gastos. Além disso, pedem a instalação dos temporizadores nos semáfaros em áreas atendidas por ônibus do BRT.

Procurada, a Secretaria Municipal de Transportes afirmou que ainda não foi comunicada oficialmente pelo sindicato da categoria sobre as reivindicações. Apesar disso, a SMTR afirmou que está aberta ao diálogo e à avaliação de qualquer pleito que seja apresentado.

Peso do veículo interfere
Em entrevista ao G1, o engenheiro mecânico, Luiz Gustavo Medeiros, afirmou que o peso dos ônibus é um fator que influencia na frenagem do veículos. "A principal dificuldade para frear um veículo, como o BRT, está no peso que ele carrega. Além disso, fatores como a velocidade máxima, o aquecimento do sistema de freios, a condição da pista e o tempo de resposta do motorista também influenciam bastante", afirmou.

Além disso, Medeiros contou que a intalação dos temporizadores é uma das alternativas para auxiliar os motoristas. Segundo ele, uma mudança no projeto do sistema de freios dos BRTs também pode ser considerada.

"A instalação de sinais com temporizador pode trazer algum benefício, pois ajudaria o motorista a estimar melhor o tempo. No entanto, vale lembrar que o sinal amarelo já existe para alertar ao motorista que reduza a velocidade. Um outra solução seria contatar o fabricante dos BRTs e estudar uma possível mudança no projeto do sistema de freios, que reduza a distância de frenagem em condições de lotação máxima do ônibus", disse.

Informações: Matheus Rodrigues
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Em Manaus, Ônibus terão biometria facial após fraudes de R$ 230 mil por mês

A partir desta terça-feira (24) entrará em vigor o sistema de fiscalização por biometria facial no transporte coletivo urbano de Manaus. A medida é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus para tentar impedir fraudes com a utilização do cartão "Passa Fácil" meia passagem e dos direitos de gratuidade. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) calcula que o prejuízo mensal gerado ao sistema, com cerca de 120 mil irregularidades, alcance cerca de R$ 230 mil. A SMTU afirma que pessoas estariam utilizando o benefício de usuários que teriam morrido.

A resolução de nº 002/2015 da SMTU, que regulamenta a fiscalização da gratuidade e meia passagem no transporte coletivo por meio de biometria facial, será publicada na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial do Município (DOM).

Com a publicação, os equipamentos do sistema de fiscalização que foram instalados nos últimos três anos nos ônibus da frota convencional de transporte da capital começarão a ser usados para impedir fraudes e o uso indevido de cartões.

A fiscalização no sistema de bilhetagem eletrônica será efetuada por avaliação facial com coleta de imagem quando o usuário se aproximar da catraca do ônibus e passar o cartão no leitor do chip. Se o portador do cartão "Passa Fácil" não for o titular, o sistema emitirá sinal sonoro a partir da segunda vez em que o cartão passar pelo validador.

Após duas confirmações de uso indevido por terceiros, o titular do cartão terá o benefício suspenso até que o usuário se apresente no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) para tomar ciência da ocorrência  e solicite a reativação do cartão mediante assinatura de termo.

Um Boletim de Ocorrência Policial deverá ser apresentado, com data anterior à suspensão, em casos de perda, furto ou roubo do cartão. Em casos de reincidência da irregularidade, o benefício do cartão será suspenso por seis meses. "O titular terá que assinar um termo de responsabilidade se comprometendo não deixar o cartão ser usado indevidamente", enfatizou o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho.

Segundo o superintendente da SMTU, os equipamentos usados para o reconhecimento de identificação do usuário por biometria facial estão instalados em 1.410 ônibus que operam na frota convencional.

Ele explica que o sistema de reconhecimento estava sendo testado e aperfeiçoado nos últimos anos antes de entrar em operação.  A implantação do reconhecimento biométrico facial integra um pacote de novas tecnologias que são incorporadas ao sistema após um investimento de R$ 50 milhões.

Fraudes
Para Pedro Carvalho, a medida terá impacto positivo devido à quantidade de fraudes ocorridas no sistema de bilhetagem eletrônica de Manaus. De acordo com o SMTU, p volume de casos chega a 120 mil por mês, sendo mais de 88 mil somente com usuários de meia passagem. Além de 32 mil casos envolvendo Carteiras de Portadores de Necessidades Especiais (PNE). O prejuízo mensal estimado é de R$ 230 mil.

"Sabemos que tem pessoas usando cartão de usuários que morreram. Adulto usando cartão Passa Fácil de criança e até homem usando cartão de mulher. A nossa intenção é impedir o uso indevido porque temos a obrigação de corrigir essa irregularidade que provoca desequilíbrio e perdas ao sistema", ressaltou o superintendente da SMTU.

Inicialmente, o sistema de biometria facial terá como alvo os ônibus do transporte convencional, mas posteriormente a SMTU pretende expandir e utilizar no micro-ônibus do transporte alternativo.

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Companhia Carris abre concurso para motorista em Porto Alegre

A Carris recebe até o dia 4 de dezembro as inscrições para o concurso público de motorista de ônibus em Porto Alegre. A partir da seleção, a companhia realizará contratação sob regime celetista, para provimento e formação de cadastro reserva. O salário é de R$ 2.168,45. São 45 vagas, das quais cinco destinam-se a pessoas com deficiência e nove, a pessoas negras.

Para participar, é preciso ter ensino fundamental completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria "D" ou superior (em validade) e certificado ou registro na CNH do curso de capacitação de condutores de veículo de transporte coletivo de passageiros (em validade).

Serão realizadas provas objetiva e prática para a atividade, que tem exigência de prestação de serviços à noite, aos sábados, domingos e feriados, conforme escala. A prova objetiva está marcada para 3 de janeiro de 2016.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site da Carris, e estarão abertas a partir das 9h de sábado (28) até as 23h59 do dia 4 de dezembro.

A taxa a ser paga é de R$ 68. Um posto de inscrições estará à disposição dos candidatos no período, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, na sede da empresa (Rua Albion, 385, bairro São José).

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Em Salvador, Tarifa do sistema integrado continua sem definição

Negociações entre a prefeitura de Salvador, o governo estadual e a concessionária CCR Metrô Bahia para a definição da tarifa de integração entre os sistemas de ônibus e metroviário seguem sem definição, apesar das discussões que acontecem desde a semana passada.

Segundo o secretário de Mobilidade da capital baiana, Fábio Mota, a proposta feita pelo governo - que não foi revelada - foi rejeitada pelos empresários que operam as linhas de ônibus urbanos. Esse é o principal ponto de impasse nas negociações.

Para que a integração aconteça, um outro sistema de ônibus, exclusivamente voltado para a alimentação do metrô, precisa ser criado, o que geraria novos custos. "A integração não tem nada a ver com o sistema de ônibus que já opera na cidade", diz Mota.

"Confusão"
"As pessoas criam confusão em torno disso. Aqui em Salvador o sistema de integração é diferente do que existe em outras cidades, de acordo com o contrato firmado entre estado e município", diz o secretário. Na capital baiana, o novo sistema funcionaria num raio de 5 km da estação, informação confirmada  pelo governador Rui Costa, em coletiva de imprensa.

A meta do governo, segundo Costa, é dar início à operação comercial no dia 21 de dezembro, quando a Estação Pirajá do metrô será inaugurada, conforme previsão da concessionária.

Enquanto o imbróglio não é resolvido em Salvador, a integração com o transporte metropolitano já está acordada, diz o governador. Agora, os valores começam a ser definidos. "Por conta dos variados destinos, serão valores diferentes", afirmou.

A prefeitura diz que espera um acordo entre o governo estadual e os empresários dos ônibus soteropolitanos. "O prefeito sempre autorizou que o governo negociasse diretamente com os consórcios, porque a obrigação de fazer a integração, criando um novo sistema para alimentar o metrô, é do estado", afirmou Fábio Mota. "Tentaram negociar conosco a integração com o sistema existente, mas nada ainda foi definido", disse o secretário.

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