O secretário Luciano Paes Landim, disse que a iniciativa foi muito importante porque através do workshop vão ouvir os usuários (idosos e deficientes) e dessa forma apresentar para as empresas melhorar a qualidade do serviço prestado.
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A Câmara analisa o Projeto de Lei 4270/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que obriga as empresas de transporte interestadual de passageiros a ofertarem aos usuários, gratuitamente, cadeiras para acomodação segura de crianças de até 12 anos de idade incompletos. De acordo com a proposta, 5% do total de assentos do veículo deverão estar adaptados à medida. O projeto acrescenta dispositivo à Lei 10.048/00, que prioriza o atendimento de idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo.O parlamentar destaca que a lei já prevê a obrigatoriedade de as empresas de transporte coletivo reservarem assentos, devidamente identificados, para essas pessoas.Ele ressalta, no entanto, que essa medida ainda não é suficiente. "As crianças precisam, para garantia de sua segurança, de assentos apropriados, sob pena de sofrerem graves lesões em caso de acidentes de trânsito", afirma. Para o deputado, outro grande erro cometido é o transporte de crianças pequenas no colo dos adultos, pois em caso de colisão frontal, a criança corre o risco de ser esmagada sob o peso do corpo do adulto.
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Representantes de entidades estudantis e sindicais protestaram ontem, em frente à sede da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), contra o eminente reajuste da tarifa do transporte público em Cuiabá. “O que notamos é que acabaram as eleições e justamente no momento das férias escolares falam em aumentar o valor da passagem para que não haja oposição e se tenha menos possibilidade de manifestações nas ruas”, disse o professor de História, Robinson Ciréia.
Para Robinson Ciréia, o atual valor de R$ 2,05 já é alto. “É um absurdo. Vão aumentar mais uma vez e continuam os mesmos problemas”, criticou enumerando a situações como superlotação e descumprimento de horário. Para ele, uma das saídas apontadas para melhorar o serviço prestado é a estatização como vem sido defendido pelo Comitê de Luta Pelo Transporte Público (CLTP). Acredita-se que o valor da tarifa passe a R$ 2,40.
O realinhamento tarifário é cobrado pelos empresários do setor sob a alegação que está defasada, além de dois acordos coletivos com os trabalhadores e da majoração de insumos como óleo diesel. O último aumento da passagem de ônibus concedido pela atual gestão aconteceu em janeiro de 2007, quando subiu de R$ 1,85 para os atuais R$ 2,05.
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De acordo com a decisão, o Procon, além de fiscalizar, pode lavrar autos de infração e multar as empresas que não estiverem cumprindo a determinação do Decreto Municipal nº 17.376/07, que obriga as empresas de transporte coletivo de Salvador a equipar 100% de sua frota com câmeras de vídeo. O Procon, ao fiscalizar as empresas examina também se está sendo obedecida a Resolução Contran nº 558/80, que estabelece as condições de uso e conservação dos pneus dos ônibus.A Superintendente do Procon, Cristiana Santos, comemorou a decisão do TJBA que protege um público de menor poder aquisitivo ao reconhecer o órgão como agente legal para promover ações de fiscalização que objetivem a garantia e a defesa dos direitos do usuário do transporte coletivo. Segundo Cristiana Santos, o passageiro é consumidor e, portanto, tem todos os direitos de ser assistido pelos órgãos públicos que lidam com a defesa dos seus interesses.
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De acordo com a Secretaria de Transportes, vale destacar que além da adoção de uma taxa acumulada menor que a inflação nos últimos dois anos, Campinas garante aos usuários do transporte, com a integração proporcionada pelo Bilhete Único, uma tarifa média menor. Mesmo com este reajuste, a tarifa média será de R$ 2,05. Antes era de R$ 1,88. Hoje, aproximadamente, 17% dos usuários do transporte público fazem integração. Portanto, são 2,5 milhões de passageiros beneficiados com a integração proporcionada pelo Bilhete Único.
Esquema frauda carteiras de gratuidade em ônibus
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Uma funcionária da SBC Trans, que não quis se identificar, afirmou que a troca ocorreu devido a fraudes e em função do reajuste das tarifas de ônibus municipais, que subiram de R$ 2,30 para R$ 2,50. Ainda de acordo com a funcionária, há três dias foram afixados avisos sobre a troca dos bilhetes. Os cobradores também foram encarregados de orientar os passageiros. Nenhum representante da SBC Trans foi localizado até o fechamento da reportagem para comentar oficialmente o assunto.
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Marcadores: São Paulo
Entrou em operação nesta segunda-feira, em período de testes por 30 dias, um novo ônibus 100% elétrico, desenvolvido pela empresa chinesa An...