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No Rio, Metrô terá bilhete especial para os quatro dias de carnaval

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O embarque dos foliões cariocas nos trens do metrô promete ser mais rápido em 2013. A fim de desafogar o fluxo de passageiros durante os quatro dias de festa nas ruas, o Metrô Rio lançará o Cartão Especial de Carnaval, conforme adiantou a coluna do Ancelmo. Os bilhetes vão começar a ser vendidos no início de fevereiro em todas as 35 estações. O funcionamento do cartão, se será recarregável e quantas passagens terá, ainda será definido.

O Cartão Especial terá validade para os quatro dias de folia. Segundo a assessoria do Metrô, não haverá faixa de horário fixa para embarque, tal como ocorre nas operações de réveillon. Durante o período, os cartões Pré-Pago, Vale Transporte e Bilhete Único também serão aceitos normalmente.

Informações: O Globo

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Curitiba: Funcionários de empresa do transporte coletivo aprovam indicativo de greve

Funcionários da empresa CCD Transporte Coletivo S/A, responsável por cerca de 10% do sistema de transporte coletivo de Curitiba, decidiram, em assembleia realizada na noite desta terça-feira (8), pelo indicativo de greve em 72 horas. A empresa, a Prefeitura de Curitiba e a URBS devem ser notificadas do indicativo de greve na manhã desta quarta-feira (9).

Conforme a assessoria do Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), que representa a categoria, a paralisação é uma resposta ao atraso no pagamento dos salários do mês de dezembro, do residual do 13º salário e do vale-alimentação. Ainda segundo o Sindimoc, se o pagamento não for efetivado até a próxima sexta-feira (11), os cerca de 1,1 mil funcionários entrarão em greve.

De acordo com o representante legal da CCD, Carlos Alberto Farracha de Castro, a empresa pagou 40% do salário do mês de dezembro, no último dia 20, mas, os 60% restantes, com vencimento na última segunda-feira (7), não foram quitados. A CCD propôs, então, o pagamento do restante em parcelas em até, no máximo, dez dias, mas os empregados rejeitaram a proposta.

“Nunca atrasamos os salários dos funcionários até o ano passado. O problema é que esse novo modelo do transporte coletivo é deficitário. Para entrarmos na licitação foi preciso pagar outorga elevada e o governo exigiu investimentos na compra de frota e em outros aspectos. Alertamos que haveria esse problema. O fato é que o sistema entrou em colapso”, alega Castro.

Segundo o Sindimoc, a empresa atende principalmente as linhas da região Leste de Curitiba, nos bairros Cajuru, Capão da Imbuia e na Vila Oficinas, e também algumas linhas do Interbairros II, do ligeirinho Inter 2, e do biarticulado Centenário-Campo Comprido.

A reportagem tentou entrar em contato com representantes da CCD e com a URBS depois da decisão da assembleia, por volta das 21h, mas ninguém atendeu às ligações devido ao horário. No último contato com a entidade que representa as empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), a associação alegou que desconhece da negociação entre a CCD e o Sindicato.

Informações: Gazeta do Povo

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Passagem do Sistema Transcol, no ES, aumenta para R$ 2,55

A passagem do Sistema Transcol sofrerá reajuste a partir deste domingo (13), segundo Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. A tarifa foi firmada em R$ 2,55, de segunda a sábado, e R$ 2,25 aos domingos. O novo valor foi decidido em reunião do Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (CGTran/GV), na tarde desta sexta-feira (11). A Setop informou que o aumento ficou abaixo da inflação.

Segundo o secretário de estado de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, melhorias na frota estão contempladas com o aumento. "Um conjunto de fatores implicou nesse aumento, incluindo todas as melhorias do sistema, como aumento de frota, de linhas e de quilometragem. O combustível subiu quase 6% em 2012 e também teve o dissídio da categoria, que recebeu um aumento de 10%. Temos cerca de 1,3 mil colaboradores no sistema, entre motoristas e cobradores. Nesse ano, ainda conseguimos firmar um aumento de 4%, porcentagem abaixo da inflação", disse Damasceno.

A passagem dos ônibus seletivos também aumenta, segundo o órgão. Os valores variam de acordo com as distâncias percorridas: a tarifa das linhas de Vila Velha, Cariacica e Viana passará de R$ 3,70 para R$ 3,95; as linhas da Serra passarão de R$ 4,00 para R$ 4,35; e as linhas de Jacaraípe e Praia Grande, passarão de R$ 4,25 para R$ 4,60.

De acordo com o diretor-executivo do GVBus, Elias Baltazar, a tarifa foi calculada de acordo com os aumentos dos custos do Sistema Transcol. "A tarifa foi calculada pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória, que comanda as planilhas de custo do sistema. O principal aumento que impactou no reajuste foi na mão-de-obra", ressaltou Baltazar.

O Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (CGTran/GV) por representantes de centrais sindicais, movimento estudantil, Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviarios (Sindirodoviários), Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit).

Informações: G1 ES

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No Recife, Estações de bicicletas são inauguradas com grande procura, saiba como se cadastrar:

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dez estações de bicicletas do Recife foram inauguradas nesta terça-feira (8) em solenidade na Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife, área central da cidade. Os responsáveis pelo desenvolvimento e implantação do projeto se surpreenderam com o grande número de pessoas inscritas no primeiro dia. Eram esperados 100 cadastros, mas 700 usuários se inscreveram para usar o sistema.
Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
São 100 bicicletas disponíveis nas dez estações espalhadas pelos bairros de Santo Antônio, São José, Santo Amaro e Bairro do Recife. "O projeto PortoLeve já começou com grande procura e tem tudo para ser um sucesso", afirmou o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. A inscrição que pode ser feita no site do projeto e custa R$ 10 por mês.

Clique aqui e se cadastre:

As bicicletas podem ser utilizada por até 30 minutos. Após esse tempo, o usuário deve devolvê-la na estação mais próxima. Depois de 15 minutos, ele pode destravar outra bike e realizar um novo deslocamento nos próximos 30 minutos. Se estrapolar o horário de devolução, o usuário terá que pagar uma multa de R$5. As bicicletas ficarão disponíveis das 6h às 22h.

Onde estatão localizadas as estações:

1. Av. Cais do Apolo (ao lado da parada de ônibus próxima à Prefeitura do Recife);

2. Praça Tiradentes (próximo ao C.E.S.A.R);

3. Praça do Arsenal da Marinha (No prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico); 

4. Travessa do Bom Jesus (na esquina com Rua do Apolo); 

5. Cais do Porto (antigo Bandepe);

6. Livraria Cultura;

7. Terminal de Passageiros de Santa Rita;

8. Rua da Aurora (na frente da Contax);

9. Rua Capitão Lima;

10. Rua Bione.

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Sem investimento no metrô, Belo Horizonte aposta em ônibus e táxi

Belo Horizonte – O relógio na tradicional praça da Liberdade, em Belo Horizonte, marca 520 dias para a Copa do Mundo e a capital mineira corre contra o tempo para não fazer feio no maior evento do futebol mundial. Apesar de o Mineirão, arena que hospedará os jogos da Fifa, já estar pronto – com a reinauguração marcada para o próximo dia 21 –, a cidade ainda encontra desafios na mobilidade urbana e na estrutura para atender os milhares de torcedores esperados para o evento. 

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), somente na capital estão previstos investimentos que superam R$ 2,6 bilhões. Até agora, foram gastos pouco mais de R$ 700 milhões em obras de infraestrutura, mobilidade urbana e melhoria na prestação de serviços básicos para o turista, como ampliação da rede hoteleira e capacitação de funcionários. O planejamento pensa desde a chegada do turista até sua ida ao estádio.

No quesito hospedagem, segundo o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhorb), a cidade possui, hoje, 185 hotéis classificados e não classificados, com oferta de cerca de 18 mil leitos. Até 2014, este número deve passar de 25 mil, com a execução de 30 projetos de hospedagem. 

O atendimento a estes hóspedes, muitos vindos de fora do país, é mais uma preocupação. De acordo com pesquisa da EF English Proficiency Index, divulgada no ano passado, o Brasil está em 46º lugar no ranking de 54 países sobre a qualidade do nível de inglês de sua população, o que indicaria o grau “proficiência muito baixa” dos brasileiros. Apesar de Belo Horizonte se sair um pouco melhor e ser qualificada com “proficiência baixa”, no levantamento entre as cinco principais capitais do país, a cidade só ganha de Salvador na habilidade de seus habitantes em falar a língua inglesa.

Para o secretário Extraordinário para a Copa do Mundo de Minas Gerais (Secopa-MG), Tiago Lacerda, este não será um problema. “20 mil pessoas estão em processo de capacitação, aprendendo línguas e também treinando para trabalhar nos novos hotéis. Há cursos de camareira, cozinheira, recepcionista, entre outros, em andamento”, explica. As inscrições para as aulas começaram em 2012. 

A preparação no setor de serviços também inclui tradução de cardápios e de placas de sinalização, mas basta uma volta pela cidade para ver que ainda há muito a se fazer, principalmente quando se pensa que faltam cerca de seis meses para a Copa das Confederações.

O evento que antecede 2014 será um teste para os belo-horizontinos. Tiago Lacerda o vê como uma chance para se repensar as estratégias tomadas até aqui. “Será a oportunidade de aprimoramento. Não só para a cidade, mas para o comitê organizador local e para a Fifa, que também vai aprender a organizar uma Copa no Brasil”, afirma. Pelo cronograma dos organizadores, alguns pontos-chave dos preparativos não estarão prontos até junho.

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Quem não tem metrô vai de BRT
Se Belo Horizonte vai poder aprimorar suas estratégias para a Copa do Mundo um destes testes vai ser na área da mobilidade urbana. A ampliação do metrô – promessa da década de 1970 para a cidade – mais uma vez saiu de campo e a aposta da prefeitura é a construção de linhas de BRT (sigla em inglês para Bus Rapid Transit) para a locomoção rápida de pessoas. O projeto já é reconhecido em outros países, como Alemanha e Colômbia e, também, em cidades brasileiras como Curitiba e Uberlândia, no interior do estado. Trata-se de um sistema de transporte público baseado em corredores exclusivos para ônibus com maior capacidade de passageiros.

Segundo a BHTrans, empresa de economia mista que organiza o trânsito da capital e é uma das responsáveis pela implementação do BRT, são previstas três linhas: uma ligando as avenidas Antônio Carlos e Pedro I – principais vias de acesso ao Mineirão; outra na avenida Cristiano Machado, que liga o Centro à Linha Verde – de onde é possível chegar à Cidade Administrativa (sede do Governo) e ao aeroporto de Confins; e, por fim, uma integrando ruas da área central. Com outras obras de intervenção viária na capital, como a ampliação do Boulevard Arrudas e a criação dos corredores de trânsito 210 e 710, são previstos investimentos que superam R$ 1,7 bilhão. Somente com o BRT, a prefeitura deve gastar por volta de R$ 600 milhões. 

O cronograma de obras sofreu uma série de atrasos e a BHTrans informou que o BRT só deve ser concluído no segundo semestre de 2013, após a Copa das Confederações. Procurada pela RBA, a empresa informou que vem planejando operações especiais para o evento. Uma delas será a criação de linhas complementares de ônibus para acesso exclusivo ao Mineirão. O órgão também deve impor restrições de tráfego nas vias que ligam ao estádio e em seu entorno, além da conclusão de uma licitação pública que concederá 605 novas permissões de táxis na cidade.

Mesmo com a finalização do BRT em 2013, alguns especialistas não o veem como a melhor solução para os problemas do trânsito na capital. É o caso do engenheiro Ronaldo Guimarães Gouvêa, coordenador do Núcleo de Transportes (Nucletrans), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Para ele, a prefeitura não está se preparando corretamente para a Copa. “As obras que estão sendo feitas são insuficientes. Não investimos no metrô ou em obras fundamentais, como o Rodoanel”, argumenta. Ronaldo explica que os corredores de ônibus não atendem às demandas da população de Belo Horizonte. “Infelizmente, estamos enfrentando problemas estratégicos com obras limitadas. O BRT é um sistema eficiente, mas não para BH. Nossa demanda é por um metrô de qualidade, pois o nosso já nasceu obsoleto”, lamenta o engenheiro.

O advogado Joviano Meyer, membro do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa de Belo Horizonte, movimento que acompanha e fiscaliza os preparativos para o evento da Fifa, é ,da mesma opinião. Para ele, o projeto não atende a real necessidade de investimentos em transporte público. “As obras reproduzem um modelo rodoviário de mobilidade que privilegia os carros em detrimento das pessoas. O metrô, que era uma promessa de anos, da década de 70, ainda não foi concluído. O que estamos vendo é uma dilapidação dos recursos públicos”, acusa. 

Assim como Joviano Meyer, o professor Ronaldo Guimarães Gouvêa acredita que os belo-horizontinos perderam a oportunidade de deixar um legado maior com a Copa do Mundo. Para ele, o BRT será uma herança positiva, mas a cidade desperdiçou a chance de conquistar melhorias significativas na área da mobilidade urbana. “Nossa estrutura de transporte público é muito deficiente. Eu prefiro não estar em BH na Copa. Vai ser constrangedor”, enfatiza. 

Atrasos no aeroporto
Entre os empecilhos para o sucesso da Copa em BH, o aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana, é uma das principais preocupações da organização. Seu projeto de ampliação tem enfrentado atrasos e paralisações desde 2010, colocando em xeque os planos para 2014. Com previsão inicial de entrega da obra para dezembro de 2013, a Infraero informou que, atualmente, apenas 15% do cronograma foi concluído.

Em dezembro, o governo federal anunciou que Confins e o aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, serão concedidos à iniciativa privada. A estimativa de investimentos nos dois terminais é de R$ 11,4 bilhões, sendo R$ 4,8 bilhões no aeroporto mineiro. O edital de licitação deve ser publicado até agosto, e a expectativa é de que o leilão seja realizado no mês seguinte. 

O projeto inicial para Confins previa a reforma dos terminais existentes e a ampliação da pista de pousos e decolagens e do sistema de pátio, além da construção do Terminal 3. A expectativa é que a capacidade de passageiros suba de 10,3 milhões para 17,5 milhões de pessoas por ano.

Procurada pela RBA, a Infraero informou que o prazo de entrega das obras continua sendo dezembro de 2013 e que a cidade não corre riscos de não conseguir atender os turistas durante os jogos de 2014 e nem na Copa das Confederações. Em nota, a empresa explica que parte do que foi planejado para o aeroporto já estará concluído no evento deste ano e não haverá necessidade de operações especiais nem a utilização do aeroporto da Pampulha como alternativa para atender o fluxo de passageiros.

Informações: Rede Brasil Atual

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Escada da Estação Osasco da CPTM se transformará em um "Piano Gigante"

Quem se lembra de uma escada fixa de uma estação de metrô em Estocolmo, na Suécia, transformada em enorme piano tocado pelos passos das pessoas, cujo vídeo "bombou" na internet recentemente? Vídeo

Inspirado nessa ação, o SESC, em parceria com a CPTM, adaptou uma de suas escadas, em que o movimento de subir e descer criará uma espécie de "sinfonia coletiva". Além da diversão, a escada musical estimulará a atividade física entre os usuários da estação.
Eduardo Knapp/Folhapress
A ação integra a programação de verão do SESC, que de 8 a 22 de fevereiro também levará basquete, tênis, ginástica multifuncional, minigolfe e dança de salão às estações Osasco, Palmeiras-Barra Funda e Brás da CPTM. Todos os usuários que passarem pelas estações poderão participara das atividades.

Na estação Palmeiras-Barra Funda, além das práticas esportivas, durante todo o projeto, também serão oferecidos, uma vez por semana, testes de saúde, com medição de IMC, avaliação postural e teste da pisada.

Na estação Osasco, além da "escada-piano¿, na sexta-feira, 11, o ex-tenista e campeão dos Jogos Panamericanos de 2007, Flávio Saretta, estará nesta estação [Osasco] para jogar e ensinar técnicas desse esporte.

Outra atração que promete agitar o público é o campo de mini golfe que será instalado nas estações Osasco e Palmeiras-Barra Funda a partir desta terça [8] e na estação Brás a partir do dia 21/01. O esporte britânico surgiu como alternativa para o golfe. Confira a programação: 

Serviço: 

ESTAÇÃO PALMEIRAS-BARRA FUNDA 
Período: de 8 de janeiro a 01 de fevereiro
Dias: de 3ª a 6ª feira 
Horário: das 8h às 17h
Local: área localizada próximo ao "Achados e Perdidos"
Programação [durante todo o período]:
-Circuito de Ginástica Multifuncional [com acessórios, tatames e spinning com orientação de professores e estudantes de educação física]. 
-Slackline [faixa elástica suspensa que possibilita durante a travessia o desenvolvimento da coordenação motora e o equilíbrio]. 
-Mesas de Tênis de Mesa e estação de Mini Golfe

ESTAÇÃO OSASCO 
Período: de 8 de janeiro a 22 de fevereiro
Dias: de 3ª a 6ª feira 
Horário: das 17h às 20h
Local: área livre
Programação:
8 a 11 de janeiro : tênis. No dia 11, a presença do ex-atleta Flávio Saretta
15 a 18 de janeiro: Estação do Mini Golfe
22 a 25 de janeiro: Panna K.O. [atividade baseada nas técnicas do futebol]
29 de janeiro a 1 de fevereiro: Vivência de Ginástica Multifuncional
5 a 8 de fevereiro: Aulas abertas de dança de salão 
14 e 15 de fevereiro: Basquetebol 
19 a 22 de fevereiro: Ginástica Multifuncional [demonstração de exercícios de ginástica orientados por professores do SESC Osasco]

ESTAÇÃO BRÁS 
Período: de 21 de janeiro a 1º de fevereiro
Horário: das 9h às 18h
Local: área livre 
Atividade: Estação de Mini Golfe 

Informações: CPTM

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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