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Assembleia debate o transporte coletivo na Grande Goiânia

sexta-feira, 16 de abril de 2010


A necessidade de extensão do Eixo Anhanguera aos Setores Vera Cruz e Vila Mutirão, os problemas provenientes das alterações nas linhas e a prorrogação do contrato de concessão da Metrobus, foram os principais temas na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 15. Por iniciativa do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, deputado José Nelto (PMDB), o objetivo da audiência foi para tratar do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. O evento foi realizado no Auditório Costa Lima.

O deputado explicou que o debate buscou promover soluções para garantir uma prestação satisfatória do serviço de transporte coletivo aos seus usuários. O direito de ir e vir é uma garantia constitucional, sendo o direito ao transporte coletivo, na atualidade, tão necessário quanto o direito à alimentação e vestuário, disse.
Participaram do evento representantes da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), da Agência Municipal de Trânsito (AMT), do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp) e da empresa Metrobus.
As Associações de Moradores do Setor Vera Cruz, da Vila Mutirão e de outros setores da Capital, a Associação das Donas de Casa, a União dos Estudantes e outras associações de estudantes e entidades de classe também foram convidados para a audiência.

Benedito Silva, representante do Conselho Municipal de Goiânia, norteou sua participação, questionando sobre as alterações que foram feitas nas linhas de transporte coletivo sem a devida participação da sociedade. Dizem que foi feita uma pesquisa, porém sou usuário do sistema e chego a pegar nove ônibus por dia. Toda minha família, esposa, filhos e filhas também utilizam de ônibus no dia a dia e nunca, nenhum de nós, foi abordado por nenhuma pesquisa neste sentido, questionou.
Após as queixas às mudanças de linhas de ônibus e qualidade do transporte público, Jailton Paulo Naves, representante da Metrobus, aproveitou as críticas para levantar a importância da renovação da concessão do Eixo Anhanguera para a Companhia. Nossa concessão encerra em dezembro de 2010. Sem ela, todos os orçamentos e avanços direcionados ao transporte público ficam emperrados e não temos condições de estender os eixos da Setransp, informou.
Já o diretor do CMTC, Denício Trindade, informou que o problema do transporte público em Goiânia está além de questões superficiais. Não estou isentando nossas responsabilidades, mas a questão do transporte é um problema estrutural. Além disso, ele acredita que enquanto não houver reforma na plataforma de espera do terminal da Bíblia, não será possível aumentar a frota que alimenta o local.

Fonte: Assembléia Legislativa de Goiás

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Em Curitiba, 26 pessoas são detidas depois de furar catraca em ônibus


Vinte e seis pessoas foram detidas na tarde desta quarta-feira (14) em Curitiba depois de não pagarem a passagem em um ônibus do transporte coletivo da capital. Todos os detidos foram flagrados na linha Alferes Poli que faz a ligação entre o Centro e o bairro Parolin.
A operação de fiscalização foi organizada depois de um pedido da empresa Auto Viação Marechal, responsável pela linha. “Eles nos informaram sobre a reclamação de motoristas e usuários em relação a alguns passageiros que não pagam a passagem e causam transtornos no ônibus”, explica o tenente Lucas Guimarães, do Grupo Tático Velado da Polícia Militar (PM).

Além dos policiais, guardas municipais e fiscais da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) participaram da ação que flagrou os “fura-catracas”. Em duas horas, entre as 13h30 e as 15h30, 26 pessoas foram detidas. “Ficamos dentro do ônibus e fizemos filmagens para que se tivesse uma prova contra esses infratores”, conta Guimarães.
Os detidos foram encaminhados para o 2º Distrito Policial (DP), no bairro Rebouças. Por se tratar de um crime de baixo potencial ofensivo, todos assinaram um termo circunstanciado e foram liberados. Eles ainda podem ser chamados para depor e responder pelo calote e por perturbação ao sossego alheio.

Fonte: Gazeta do Povo
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Por decisão do TJ, tarifa de ônibus volta a R$ 2,10 em Londrina


O Tribunal de Justiça (TJ) anulou o decreto municipal 29/2010, editado em janeiro deste ano, que aumentava o preço da passagem de ônibus em Londrina de R$ 2,10 para R$ 2,25. Com a decisão do desembargador Marcos Moura, em caráter liminar, a passagem deve voltar para R$ 2,10. O despacho é do dia 7 de abril, mas a Prefeitura só foi notificada ontem.
Segundo o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Nelson Brandão, as empresas de ônibus foram notificadas para que cumpram a ordem do TJ e façam a adequação da tarifa ao valor estabelecido pela Justiça. Ele disse também, por meio de nota do Núcleo de Comunicação, que a CMTU já recorreu da decisão. “Estamos encaminhando os estudos técnicos e planilhas que demonstraram a necessidade do restabelecimento do equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros de Londrina.”
A Prefeitura de Londrina, que é parte do processo, também vai recorrer, adiantou o procurador do Município, Gabriel Bertin.

Questionamento
A liminar foi concedida num agravo de instrumento protocolado pelo Ministério Público contra o aumento da passagem. A Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor protocolou, no começo do ano, uma ação civil pública questionando o aumento. O MP pediu liminar na ação civil pública 2709/2010, que tramita na 9ª Vara Cível, mas a medida foi negada em primeira instância. O MP entrou com um agravo de instrumento no qual conseguiu a suspensão do decreto.
O promotor Miguel Sogaiar, responsável pela ação, convocou uma entrevista coletiva para hoje, às 9 horas, para falar sobre o assunto. Ontem ele estava buscando cópia do despacho do TJ para se manifestar sobre o assunto e por isso só falou genericamente sobre a decisão. “O Judiciário dessa vez percebeu o prejuízo que os consumidores, pessoas de baixa renda, sofrem aqui”, declarou. “Deixamos bem claro que em primeiro lugar, o decreto municipal não continha a fundamentação necessária para o reajuste.”
Sobre a possibilidade de não haver a redução imediata do valor da tarifa por conta de um recurso protocolado pelo Município, Sogaiar afirmou que “a partir do momento que está notificado tem que obedecer a liminar”.

Decreto não cita estudos técnicos
O argumento do desembargador Marcos Moura, para conceder liminar pedida no agravo de instrumento do Ministério Público, é de que a CMTU não justificou por meio de documentos os estudos feitos para elevar o preço da passagem do transporte coletivo. O decreto que aumentou a tarifa do transporte público, segundo o juiz, “não faz qualquer referência à existência de estudos técnicos e planilhas que demonstrem a efetiva necessidade do restabelecimento do equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros de Londrina”.
De acordo com Moura, apenas citar a existência de estudos não justifica a necessidade do aumento. “A simples afirmação de que a CMTU realizou estudos técnicos que justificam o reajuste havido, não pode ser considerada, haja vista que não trouxeram aos autos cópia desses estudos”, afirmou o desembargador.
O presidente da CMTU, Nelson Brandão, rebateu o argumento usado pelo desembargador de que faltaram os documentos comprovando o estudo técnico de aumento da tarifa. “Essa planilha foi amplamente discutida na imprensa, na Câmara. É só anexar nos autos”, sustentou o presidente da CMTU.

Fonte: Jornal de Londrina
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Idosos terão roleta livre nos ônibus de BH


Acordo formalizado quarta-feira promete reduzir o sufoco e o aperto para os idosos em Belo Horizonte, pelo menos no transporte coletivo. Em vez de enfrentar o desrespeito e, muitas vezes, a falta de lugares no pequeno espaço reservado na dianteira dos ônibus, os maiores de 65 anos agora poderão passar pela roleta como os demais passageiros e sentar-se em qualquer dos assentos, com garantia de destinação de pelo menos 10% dos lugares do veículo.

Para exercer o direito sem pagar passagem, essa parcela da população, que já equivale a nada menos do que 285 mil pessoas apenas na capital, deve se cadastrar em postos da BHTrans para receber gratuitamente o cartão magnético que dará acesso ao benefício. A boa notícia é resultado do termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado entre Ministério Público, Prefeitura de BH, BHTrans e consórcios responsáveis pelo transporte público da capital.

O cartão representa, segundo a BHTrans, controle sobre a passagem dos usuários idosos pela roleta. “Muitas vezes, aquele espaço reservado tem poucas vagas e esses passageiros acabam ficando em pé”, comenta a promotora de Justiça de Defesa do Idoso Ana Paula Mendes Rodrigues.

De acordo com o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor José Antônio Baêta de Melo Cançado, é importante ressaltar que uma pessoa de outra cidade que use o transporte na capital não precisa se preocupar em ter o cartão. “Basta um documento de identidade, que o direito ao transporte está garantido”, explica.

A BHTrans definiu que o tíquete magnético só é exigido para os idosos que quiserem passar pela roleta.Somente em 14 de maio, 30 dias depois da assinatura do TAC, a novidade entra em vigor, mas ainda há prazo de 180 dias para que as mudanças sejam regulamentadas. A distribuição dos cartões magnéticos deverá ser providenciada nesse período.

Desde o ano passado, a BHTrans tem cadastrado os idosos usuários do transporte que querem receber o documento magnético. Até quarta-feira, eram 38 mil inscritos. Para se cadastrar, basta ir a um dos postos (veja quadro). Nenhum valor será cobrado, nem mesmo a segunda via do cartão. “Ele serve como um controle para as empresas”, destaca a promotora Ana Paula.

A mudança foi comemorada pelos beneficiados, que há anos esperam por melhorias. “O grande problema dos ônibus é que naquele espaço da frente, perto do motorista, não há muitas vagas. Em um coletivo que circula em horário de pico, a gente acaba viajando em pé, sem nenhuma segurança.

Há tempos esperamos por essa mudança. Mas, mesmo com ela, a carteira de identidade continua sendo o nosso principal passaporte”, comemora a vice-presidente do Movimento de Luta Pró-Idoso, Marizete Ribeiro Viana Teles.Usuária diária do transporte público da capital, Luzia Inácio do Santos, de 85 anos, ficou satisfeita com a notícia e lembrou que, além de melhorias no coletivo, é preciso mais respeito aos idosos. “Tem gente que nem se levanta para nos dar lugar”, reclama.

José Oscar Aguiar, de 78, também cobra mais educação dos outros usuários e respeito ao mais velhos. “Às vezes, nem mesmo os motoristas nos respeitam. Infelizmente isso tem ocorrido”, lamenta.

Fonte: UAI Notícias
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Recife: Abril pro Rock terá esquema especial de ônibus


O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial de ônibus para atender a demanda do público que irá freqüentar o Abril Pro Rock neste final de semana no Centro de Convenções, em Olinda. Os shows estão marcados para iniciar às 20h desta sexta-feira (16) e às 17h do sábado.

Para a sexta-feira, os roqueiros terão à disposição nove ônibus extras a partir das 18h. No sábado, por sua vez, sete novas linhas começam a circular a partir das 17h. Além dessas ações, um veículo será estocado no Terminal Integrado de Joana bezerra para servir na ida ao evento.

A seguir os detalhes da programação
Linhas que serão reforçadas na sexta (16):

043-Aeroporto/Tacaruna (Derby) - 77 viagens
050-PE-15/Boa Viagem - 266 viagens
073-Candeias (Bacurau) - 6 viagens
515-Nova Descoberta (Bacurau) - 6 viagens
117-Circular (Prefeitura) - 101 viagens
825- Jardim Brasil/Joana Bezerra - 100 viagens
913- PE-15/Joana Bezerra - 137 viagens
915-PE-15 - 237 viagens
946-Igarassu (BR-101) - 76 viagens

Linhas que serão reforçadas no sábado (17):
928-Maranguape II (Bacurau) - 7 viagens
985-Rio Doce (Bacurau) - 7 viagens
995-Pau Amarelo (Bacurau) - 7 viagens
154-Jordão (Bacurau) - 7 viagens
515-Nova Descoberta (Bacurau) - 6 viagens
435-CDU-Várzea (Bacurau) - 7 viagens
043-Aeroporto/Tacaruna (Derby) - 69 viagens

Fonte: Pe360graus
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G1 testa indicações da Prefeitura e do Google para pegar ônibus em SP


Saber em qual ônibus, trem ou metrô embarcar para seguir de um ponto a outro da capital paulista pode significar economia de tempo – e de dinheiro. Por causa disso, o G1 testou, durante quatro dias, duas das principais ferramentas disponíveis para obter informações sobre caminhos na cidade: o telefone 156, da Prefeitura de São Paulo, e a função “Como chegar”, do Google Maps. Foram dez percursos propostos, em todas as regiões de São Paulo. O resultado é que, se o paulistano ou o turista não prestar atenção em alguns detalhes, pode ficar longe de seu destino.

Dados da São Paulo Transporte (SPTrans) mostram que há cerca de 15 mil veículos de transporte público distribuídos em mais de 1.300 linhas na cidade. Para montar o “quebra-cabeça” com as melhores opções de ônibus, metrô ou trem para chegar a determinado destino, a central 156 utiliza o sistema da SPTrans, também disponível no site do órgão. Em alguns casos, há diferenças nos resultados das consultas entre os sistemas de busca da Prefeitura por causa de variáveis como tempo e custo do trajeto.
No final de 2008, a SPTrans forneceu seu banco de dados para o Google, que utiliza as informações em seu serviço “Como chegar”. Apesar de usarem os mesmos dados, o resultado das pesquisas pode ser bem diferente. “O que o Google faz é pegar esses dados, colocar no sistema e fazer a referência cruzada com a nossa base de mapas”, afirma Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil. Ele diz que é levado em conta, por exemplo, se o terreno da região é íngreme, o que dificulta as caminhadas.
O G1 selecionou dez origens e destinos em todas as regiões da cidade. Pontos turísticos, como o Parque do Ibirapuera, shoppings, hospitais e fóruns espalhados na capital paulista serviram de referência. Em três dos casos, os itinerários indicados pela Prefeitura e pelo Google foram iguais, por isso a reportagem não os percorreu. Sete percursos acabaram realizados de ônibus e metrô e os tempos, cronometrados.

Vejam a reportagem completa no link abaixo:
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