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Em Fortaleza, Hora social vai equilibrar demanda por ônibus
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011Novidade no sistema de transporte de Fortaleza, a hora social pretende equilibrar a demanda dos usuários de ônibus da cidade e aumentar a receita em horários fora do pico. Os horários em que a tarifa continuará R$ 1,80 foram definidos a partir de um estudo, segundo o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
A partir de 6 de março, nos horários chamados “entre pico” (das 9 às 10 horas e das 15 às 16 horas), a passagem continuará em R$ 1,80 (inteira) e R$ 0,90 (meia) para os portadores de vale-transporte eletrônico e de carteira de estudante carregada com créditos. Mais de um milhão de passageiros utiliza ônibus por dia na capital cearense.
Segundo a Etufor, Fortaleza possui uma frota operante de 1.755 veículos, variando de mês para mês, em função da flutuação esperada do número de passageiros.
“Nós temos um estudo para procurar mudar um pouco a quantidade de pessoas do horário de pico para esses horários”, destacou Ademar Gondim, presidente da Etufor. O público será principalmente o das pessoas que podem pegar o transporte público em qualquer horário.
Frota
Apesar de existirem horários de pico, em geral as maiores movimentações em cada terminal acontecem em horários diferentes. No Siqueira, por exemplo, o maior movimento acontece às 5h30min. No Papicu, o horário é às 6h30min.
Entre os terminais, segundo o anuário do transporte público de Fortaleza 2009, documento produzido pela Etufor, Parangaba e Antônio Bezerra são os mais movimentados. Naquele ano, foram 2,16 milhões de pessoas no terminal do Antônio Bezerra e 2,24 milhões na Parangaba
Sistema de transporte na capital cearense
O sistema de transporte de Fortaleza possui sete terminais fechados integrados e dois abertos não integrados. São 240 linhas de ônibus regulares, incluindo 22 “corujões”, que operam a partir das 0 hora.
Na cidade, a idade média dos veículos é de 4,6 anos, sofrendo alteração conforme a entrada e saída de ônibus do sistema. Há linhas convencionais e complementares de transporte para o tráfego entre terminais e para o centro da cidade.
Como
ENTENDA A NOTÍCIA
Os horários de pico em geral são os que a população mais reclama da demora dos ônibus e da lotação. Se a medida funcionar como pretende, vai equilibrar a demanda entre os horários do dia, evitando as tradicionais filas de espera.
Fonte: O Povo Online
Postado por Meu Transporte às 15:02 0 comentários
Marcadores: Ceára
No Rio de Janeiro, Ônibus e metrô (des)integrados
Há duas semanas, circula uma nova integração entre ônibus e metrô, do Riocentro à estação de Del Castilho. A linha, 268, é operada pela Viação Redentor, do consórcio Transcarioca, e serve principalmente a moradores de condomínios nas avenidas Embaixador Abelardo Bueno, em Jacarepaguá, e Olof Palme e dos Bandeirantes, no Camorim. Apesar de tanta visibilidade, a Metrô Rio diz desconhecer a novidade.
Entretanto, o passageiro não paga R$ 3,80 — tarifa cobrada pela integração em toda a cidade. O serviço é feito à parte e custa R$ 2,70. Ou seja, os usuários são obrigados a desembolsar R$ 5,50, somando-se os R$ 2,80 do metrô — ou 44,73% a mais.
De fato, o site da concessionária não informa sobre o serviço e tampouco o Diário Oficial. Procurada, a Metrô Rio informou que não foi avisada da conexão. Já a Transcarioca afirmou ter autorização da Secretaria Municipal de Transportes para circular durante período de testes, sem embarque de passageiros.
Mas não é isso o que acontece e nem o que informam os funcionários da Redentor.
— Durante a semana, Os $ônibus saem a cada 15 minutos. Nos fins de semana, o intervalo é de meia hora — explica um rodoviário.
Os veículos também têm a mesma pintura de outros que já realizam esse serviço. Os ônibus são todos refrigerados e trazem no letreiro luminoso informações sobre o itinerário, como paradas em frente à Arena HSBC e ao condomínio Rio 2, até o ponto final, no shopping Nova América
Fonte: Extra Online
Postado por Meu Transporte às 01:35 1 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
No Recife, Todos os ônibus estarão com a tecnologia de GPS neste ano
Um novo modelo operacional para o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) promete minimizar o turbulento cenário de atrasos e problemas que marcam os pontos de ônibus e atormentam os quase dois milhões de usuários do sistema. Até o final de agosto deverá ser implantado em 2.980 coletivos da RMR aparelhos GPS que permitem ao usuário ter acesso, através do próprio aparelho celular, a localização do seu ônibus. A mudança foi anunciada ontem, pelo governador do Estado, Eduardo Campos, durante a assinatura da ordem de serviço do terminal do Largo da Paz, no bairro de Afogados, no Recife e o lançamento do edital de licitação para as obras do Terminal de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O primeiro passo para a implantação desse serviço é a instalação de uma central de monitoramento que deve ser instalada até o final de agosto.
Quando a central estiver ligada aos aparelhos de rastreamento via satélite, os usuários do sistema de transporte urbano poderão receber no seu celular uma mensagem com o horário que o ônibus estará chegando em sua parada. “Hoje em dia quase todo mundo tem celular, mesmo um pré-pago. Na hora que o ônibus usar o GPS, o sistema avisa a central e nós avisamos aos usuários que estiverem cadastrados. Isso traz maior comodidade e segurança evitando que você fique exposto ou exposta durante muito tempo em uma parada ou um terminal de ônibus”, destacou o governador.
A expectativa do Poder Executivo é de que o monitoramento via GPS, a instalação de novos terminais de integração e a criação de um grande corredor de transporte público resolvam o problema de trafegabilidade enfrentado no Recife e Região Metropolitana. “Só no ano passado tivemos 106 mil carros novos, fora Vans e microônibus. São 106 mil carros a mais com praticamente as mesmas ruas. Nós sabemos que o único caminho não é inventar a roda, é ter a roda que já foi inventada adaptada a nossa realidade, expandindo a linha do metrô, duplicando o número de passageiros e fazendo os corredores de ônibus exclusivos”, observou Campos.
O governador afirmou ainda que, com os novos terminais de integração, o número de usuários de transporte público deve passar de 800 mil para 1,6 milhão de passageiros. “Estamos nos articulando para que o sistema de transporte possa dar um salto. Ao longo dos últimos anos nós fizemos três terminais de integração. Este ano vamos fazer mais sete e estes terminais vão possibilitar um melhor conforto para as pessoas que usam ônibus e metrô, fazendo com que 800 mil passageiros deixem de pagar duas ou três passagens e possam pagar uma só. Por outro lado, com os corredores exclusivos, a velocidade média dos ônibus em horário de pico deve passar de quatro quilômetros por hora para 20 quilômetros, permitindo que 700 ônibus sejam tirados de circulação e nos dando condição de manter o crescimento das passagens abaixo da inflação e sem prejuízo na qualidade do serviço”, afirmou.
Fonte: Folha de Pernambuco
Postado por Meu Transporte às 01:31 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Confusão em novos números de ônibus no corredor de ônibus de Copacabana
- Confira as linhas clicando AQUI.
Distância entre pontos
Já o funcionário de supermercado Paulo Roberto Gama, 52 anos, diz que está perdendo mais tempo para descer no ponto certo. “Antes, podia pegar cinco linhas diferentes. Agora só sobrou uma perto do trabalho”, reclama o morador de Abolição.
Fonte: O Dia Online
Postado por Meu Transporte às 01:20 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Em São Paulo, Protesto contra aumento de ônibus reúne 2.500 no centro
Cerca de 2.500 pessoas participam de protesto contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo na noite desta quinta-feira.
A estimativa é da Polícia Militar, que acompanha o protesto pelas ruas do centro de São Paulo. Homens da tropa de choque também foram acionados.
Os estudantes reivindicam a revogação do decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM) que aumentou a tarifa de R$ 2,70 para R$ 3 em janeiro.
A manifestação começou por volta das 17h em frente ao Teatro Municipal e seguiu em direção à praça da Sé até chegar ao terminal de ônibus do parque D. Pedro 2º.
No local, a polícia havia montado um cordão de isolamento para impedir que os manifestantes. Após uma discussão, os manifestantes foram liberados para entrar e fizeram panfletagem com pessoas que aguardavam ônibus no terminal.
Os manifestantes pedem a revogação do aumento da tarifa de ônibus de R$ 2,70 para R$ 3, anunciado em janeiro. Outros seis protestos já foram realizados na cidade --no último, houve confronto entre manifestantes e PMs, e um servidor público chegou a ter que passar por uma cirurgia por conta de uma fratura no nariz.
Ontem, a prefeitura anunciou uma reunião no dia 4 de março, às 16h, entre integrantes do Comitê Contra o Aumento da Passagem e a Secretaria Municipal de Transportes. Ainda de acordo com a prefeitura, a reunião foi marcada após solicitação do comitê-- em três reuniões anteriores, segundo a prefeitura, foi feito um esclarecimento sobre os custos do sistema de transporte público da cidade.
Para Oliveira, a reunião é uma boa notícia, mas o objetivo do movimento é negociar diretamente com o prefeito Gilberto Kassab (DEM).
Postado por Meu Transporte às 01:19 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Cuiabá: BRT ou VLT, eis a questão!
Volta à tona a questão da Mobilidade Urbana, tendo como vertente o sistema modal a ser implantado, o BRT (Bus Transit Rapid) ou o VLT ( Veículos Leves sobre Trilhos). O impasse continua de um lado a (Agecopa) Agência Estadual Executora dos Projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, responsável legal pela execução das obras, favorável a implantação do sistema (BRT), que já se encontra em estado avançado de negociação; por outro lado alguns Deputados são favoráveis ao sistema (VLT).
Essa questão é extremamente polêmica e complicada, uma vez que representa um dos maiores gargalos da nossa cidade, a questão da mobilidade urbana, que há tempos se arrasta e, até então, não se encontrava uma solução plausível e aceitável, visando minimizar os problemas de deslocamento.
Cuiabá por ter nascido de forma natural ou espontânea apresenta principalmente na área central, uma série de irregularidades em suas edificações, representando um dos complicadores no deslocamento, obrigando assim, a criação de um novo sistema modal de locomoção.
A Agecopa representante legal da Copa do Mundo 2014, tendo como Presidente Yênes Magalhães, defende com veemência a instalação do modelo BRT (Bus Transit Rapid) e, diga-se de passagem, já se encontra em avançado estado de viabilização.
O Governador Silval Barbosa entregou formalmente, nesta segunda feira 21 de fevereiro, o primeiro projeto de mobilidade urbana do BRT (Bus Transit Rapid) Aeroporto Marechal Rondon até o CPA (Morada da Serra) à Caixa Economica Federal de Mato Grosso. Ele foi enfático ao dizer que os recursos para o projeto de mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande, na ordem de R$ 485 milhões, já estão assegurados.
A viabilidade desse modelo chamado BRT, pode ter sido pesquisado através de estudos feitos em países vizinhos, a exemplo, Bogotá, capital da Colômbia, que já faz uso desse modelo, reduzindo o tempo de espera média dos ônibus em 83%, caindo de 18 para apenas 3 minutos, este modelo reduz: tempo de espera, de embarque, de percurso e aumenta a velocidade, entre outros benefícios. Na visão de alguns parlamentares do Estado, a utilização mais viável seria o sistema modal conhecido como VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), sistema de média capacidade comum em vários países europeus. A preocupação maior recai sobre a especificidade da nossa cidade, que é considerada ainda bastante modesta se comparada com cidades européias.
Outra questão emblemática recai sobre o alto custo para a implantação desse sistema chamado VLT, nas cidades a ser instalada, dependerá das condições de infraestrutura e demandas apresentadas. Num primeiro momento, com a realização da copa do mundo, o sistema seria extremamente eficaz em função da vinda de muitos turistas, e como ficará esse mesmo transporte pós-Copa.
Obviamente é bastante salutar esse leque de alternativas, visando diminuir esse entrave que acontece em nossa capital, com relação à mobilidade urbana. Atrelado a isso, independentemente do modelo a ser implantado, vai estar á capacidade de entendimento e compreensão da população cuiabana e mato-grossense, de que, todo tipo de melhoria ou mudança requer sacrifícios, para que possamos efetivamente propiciar uma copa do mundo a altura.
Fonte: O Documento
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Postado por Meu Transporte às 01:18 0 comentários
Marcadores: B R T, Mato Grosso, VLT
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