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Rio começa a testar ônibus elétrico na semana que vem

sábado, 4 de dezembro de 2010

A Fetranspor inicia nesta segunda-feira (6) os testes com um ônibus híbrido movido a biodiesel e a energia elétrica financiado pela Fundação Clinton, do ex-presidente dos EUA Bill Clinton, com recursos de US$ 1,5 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Produzido pela Volvo, o veículo possui motor com bateria de lítio. A expectativa é que a economia de combustível chegue a, pelo menos, 30%, com redução de mais da metade da emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Segundo a Volvo, testes na Europa revelaram economia de 35% no consumo e corte de 80% a 90% no lançamento de gases poluentes no ar. As negociações entre a Fetranspor e a Fundação Clinton duraram cerca de um ano. O ônibus será testado na linha 172 (Rodoviária-Leblon), do Consórcio Intersul.
Segundo o diretor de operações da Fetranspor, Guilherme Wilson, o teste deve durar, no mínimo, dez semanas, período em que serão avaliados emissão de gases poluentes, consumo e performance do veículo.

- Queremos saber o custo-benefício para, se for viável, implantar esse motor em toda a frota visando aos Jogos Olímpicos, em 2016. O objetivo dessa parceria com a Fundação Clinton é trazer outras montadoras para testar esse motor e montar esses ônibus no país. Aqui, vamos usar diesel e biodiesel, com a energia elétrica gerada pelo motor usada para mover o ônibus - explica Guilherme Wilson.


Motor desliga quando estiver parado

Segundo a Volvo, para economizar combustível, o ônibus tem o motor desligado quando parado. Ao arrancar, o propulsor se vale da energia elétrica, passando a funcionar a diesel ou biodiesel a partir dos 20km/h. Cidades como Londres e Nova York já operam ônibus semelhantes. Na capital inglesa, aliás, o que mais se vê nas ruas são os famosos double-deckers, como são chamados os ônibus vermelhos de dois andares, com pouca emissão de gases. 
Aqui, Curitiba e São Paulo já testaram o modelo híbrido e agora é a vez de Rio e Bogotá, na Colômbia.

- Essa tecnologia é vista hoje como uma das maiores oportunidades para sustentabilidade econômica na operação de ônibus. Na Europa e nos EUA, as empresas já têm essa opção. A média de consumo desse motor é 30% menor, com emissão de gases reduzida em mais de 50% - completa o diretor de operações da Fetranspor.

Outra vantagem do ônibus é ter o seu piso rebaixado, na altura da calçada, facilitando embarque e desembarque de passageiros. O veículo será apresentado no Aterro do Flamengo. No evento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fetranspor assinarão um convênio para promover experiências com combustíveis alternativos e tecnologias ecologicamente mais limpas.

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São Paulo tem 37,5 km de vias para bicicletas

Em contraste com os 868 quilômetros de ruas e avenidas que são monitoradas pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), a capital paulista dispõe atualmente de apenas 37,5 quilômetros de vias destinadas ao trânsito de bicicletas, de acordo com a própria CET-SP, que é responsável pela implantação das ciclovias.

Os corredores exclusivos estão distribuídos por seis locais da cidade, sendo que os mais extensos se localizam na Radial Leste e às margens do Rio Pinheiros, com respectivamente 12 e 14 quilômetros. Em outras vias, os percursos são menores: na Avenida Brigadeiro Faria Lima (com 1,3 km), na Avenida Sumaré (1,4 km), na Estrada da Colônia (1,8 km) e na adutora Rio Claro (7 km).

Há ainda, dentro da extensão total de ciclovias, a Ciclofaixa de Lazer, que faz ligação entre os parques do Ibirapuera, das Bicicletas e do Povo. Atualmente com 10 quilômetros de extensão, a via deve ser ampliada pela Secretaria Municipal de Transportes, para alcançar o Parque Villa-Lobos.

"As ciclovias cresceram muito nos últimos anos, mas ainda falta muito para um ideal. A maioria dos ciclistas as usa para ir trabalhar, mas elas ainda são vistas como um espaço de lazer. Deveriam ser vistas como meio de transporte", defendeu o consultor de mercado Álvaro Perazzoli.

Além de prestar consultoria para produtores e consumidores de bicicletas, Perazzoli é representante de vendas das marcas Kaulf, que fabrica peças, e Cars & Bikes Brunete, uma importadora de bicicletas especializadas. Além disso, ele é cicloativista e colabora com a comunicação de movimentos em prol do esporte sobre duas rodas, como a Bicicletada.

"Toda última sexta-feira do mês tem muita gente em todas cidades do Brasil que pedalam como forma de protesto. Depois da Bicicletada, a causa começou a ser discutida", contou Perazzoli. O movimento, com origem nos Estados Unidos da década de 1990, reúne mensalmente dezenas de ciclistas na Avenida Paulista. Segundo o colaborador, a Bicicletada teve grande influência na criação de bicicletários em algumas estações do Metrô de São Paulo.

Metropolitano

Em janeiro de 2009, sete pontos destinados aos ciclistas foram inaugurados nas unidades da Liberdade, Armênia e Santana (Linha 1-Azul), Vila Madalena (Linha 2-Verde), Brás, Palmeiras-Barra Funda e Santa Cecília (Linha 3-Vermelha) do Metrô. Para cada local, há dez bicicletas disponíveis para aluguel e dez vagas de estacionamento.

Realizada a cada década pelo Metrô, com apoio da CET-SP e da SPTrans, a pesquisa Origem-Destino revelou em 2007 que, naquele ano, 156 mil viagens de bicicleta eram feitas diariamente em São Paulo. O número representa um aumento de 183% sobre a pesquisa anterior, de 1997, enquanto o total de viagens realizadas na capital, considerando todos os meios de transporte, tivera aumento de apenas 20%.

Copa do Mundo

A exemplo do que aconteceu em outros países que sediaram o evento, a Copa do Mundo trará para o Brasil a conscientização das cidades sobre a importância do uso da bicicleta, levando os poderes públicos a investir em vias especiais, em formas de integração entre a bicicleta e outros meios de transporte e em campanhas que valorizem o veículo.

Essa é a opinião de um dos vice-presidentes do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), Eduardo Musa, que é responsável pelo Departamento de Duas Rodas (Bicicletas) da entidade.

"Com o problema de mobilidade urbana que nós temos, está sendo colocada em todas as cidades-sedes uma preocupação muito grande, em gerar mobilidade para se chegar nos estádios de bicicleta ou integrando a bicicleta com outros meios de transporte", afirmou Musa.

De acordo com ele, a bicicleta passará efetivamente de um meio de transporte tipicamente rural para uma solução da mobilidade urbana. O veículo, continuou Musa, apresenta uma característica que, se explorada, pode ser muito útil para o trânsito em grandes centros urbanos: o last mile (última milha).

O termo last mile é uma solução em que o motorista de carro estaciona seu automóvel e percorre o fim do caminho utilizando uma bicicleta - por exemplo, em um estádio de futebol, cujos arredores ficam congestionados em dia de jogo. "Isso é comum na Europa. Você cria bolsões externos para estacionar e tira o congestionamento de carros do entorno do evento", conta Musa.

O Brasil é o terceiro maior polo produtor de bicicletas do mundo, atrás da Índia e da China, como reforçou o vice-presidente do Simefre. "Talvez a Copa do Mundo seja o que a gente precise para que os governos municipais, estaduais e até federais comecem a colocar dinheiro, orientação e educação na infraestrutura cicloviária do País."

Fonte: DCI
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DF: Paradas de ônibus não tem informações para usuários

O DFTV  apresentou em sua edição da noite uma matéria sobre a falta de sinalização e itinerário das linhas de ônibus nas paradas do Distrito Federal. Segundo a reportagem, a pessoa pode procurar no Plano Piloto, Taguatinga ou Samambaia – nenhum desses lugares tem informação sobre as linhas de ônibus.

“Fica difícil saber o ônibus vai para o lugar de que você precisa”, acredita uma mulher que esperava o transporte coletivo. Se não tem linha, quem dirá horários. O Tribunal de Contas vistoriou mais de 2,5 mil paradas do DF - todas sem informação.

“Com certeza tinha de ter uma placa com informações”, defende uma mulher. Na década de 90, essa sinalização existiu; continha apenas informações das linhas, mas, hoje, nem isso está disponível.

O DFTtrans informou que é impossível colocar as tabelas de horários nas paradas porque existem muitas linhas; em alguns casos, até 60 por ponto. A recomendação do órgão é pegar as informações pela internet ou telefone, mas o site do DFTrans fica fora do ar com frequência.

No 156, uma gravação avisou que a página está em manutenção. E atendente também não ajudou muito, apenas avisou que o site estava fora do ar e que não havia previsão de retorno.

“A gente precisa sair com bastante antecedência dos compromissos que a gente tem para poder tentar a sorte de passar um ônibus”, fala o estudante Marcelo Aron. Só com sorte mesmo, uma vez que é difícil cobrar pontualidade das empresas.

 O jeito é contar com a boa vontade dos outros. “É preciso perguntar às pessoas quais ônibus passam no local”, diz uma mulher. Assim, é preciso torcer para que a informação esteja certa. “Cheguei no ponto final e voltei para pegar o ônibus correto. Perdi tempo por causa de informação errada”, conta a dona de casa Maria Júlia.

Fonte: Maiscomunidade
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Campo Grande: Linha de ônibus executiva atenderá mais quatro bairros

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) implantou mais uma linha executiva (ônibus com ar condicionado) do transporte coletivo, que atenderá os bairros: Zé Pereira, Jardim Aeroporto, Santo Amaro, Vila Palmira, em direção ao Shopping Campo Grande.
Segundo o diretor de Departamento Operacional da Agetran, Luiz Carlos de Alencar, a linha 492 é uma antiga reivindicação da população. “Esta linha é uma opção a mais para os usuários, com mais conforto e qualidade nos serviços”, enfatizou.
 
Plano funcional (percurso):
 
Bairro/Shopping: Avenida Por do Sol, rua Itapeva, rua Wanderley Pavão, avenida Tupaciguara, rua Cel. Zelito Ribeiro, rua José Garcia Veloso, rua Edmundo de Almeida, avenida Amélio Bais, rua Nipoã, rua Antônio Carlos, rua Fluminense, avenida Amélio Carvalho Bais, avenida Pres.Vargas, avenida Júlio de Castilho, avenida Duque de Caxias, rua Visconde de Taunay, avenida Afonso Pena.
 
Shopping/Bairro
Avenida. Afonso Pena, avenida Dr João Rosa Pires, rua Sargento Yule, rua Dom Aquino, avenida Duque de Caxias, avenida Júlio de Castilho, avenida Presidente Vargas, avenida Amélio Carvalho Bais, rua Fluminense, rua Antônio Carlos, rua Nipoã, avenida Amélio Carvalho Bais, rua EdmundoAlmeida, rua Cel. Zelito Ribeiro, avenida Tupaciguara, ruaWanderley Pavão, rua Itapeva, rua Viradouro, rua Rio Galheiro e avenida Por do Sol.
 
Fonte: A Critica
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Decreto acaba com o transporte alternativo em São Gonçalo

A partir deste sábado, está proibida a circulação de vans municipais em São Gonçalo, município que tem a segunda maior população do Estado do Rio. A prefeita da cidade, Aparecida Panisset, assinou o decreto 310/2010 determinando que o transporte de passageiros no município só pode ser feito por ônibus e microônibus.
No mesmo decreto, a prefeita revoga um antigo decreto que criava o sistema de transporte alternativo no município. Ela justifica a medida alegando que o objetivo é dar segurança, economia e conforto para os usuários.
Segundo o coordenador operacional da Secretaria municipal de Transportes, major Marcello Guimarães, agentes do município e do estado, inclusive com auxílio de força policial, vão começar a reprimir as vans neste sábado. Estima-se que a cidade tenha cerca de mil vans, metade delas circulando com liminares da Justiça. Só vão poder circular as vans intermunicipais que participaram a licitação promovida pelo Detro.
- O decreto chegou num momento oportuno porque o transporte alternativo em São Gonçalo sempre esteve ligado a grupos criminosos, sobretudo ao narcotráfico. Há registros de dezenas de homicídios ligados à máfia das vans - disse o major.

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Grande Recife reforça 59 linhas para Vestibular UFPE 2011

Pensando nos candidatos que irão realizar as provas do Vestibular 2011 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou uma programação especial de ônibus para atuar no domingo (05/12) e na segunda (06/12). No total, 1.360 veículos realizarão 11.298 viagens nos dois dias. Além disso, 12 ônibus estarão estocados em três terminais de integração.

Para os feras chegarem aos locais de prova no domingo, 124 coletivos extras estarão em operação, realizando 801 viagens a mais que nos domingos normais, totalizando 529 ônibus e 4.634 atendimentos. Outro reforço na operação foi a ativação de cinco linhas que geralmente não operam no domingo e a reativação de itinerário de três outras linhas para atender ao interior do campus (veja lista completa abaixo).

Além desta programação, também no domingo, 12 ônibus estarão estocados em três terminais de integração, sendo sete no TI da Macaxeira, quatro no da PE-15 e mais um no TI de Igarassu. A estocagem funciona como uma reserva especial de coletivos em um local fixo, geralmente terminal de integração (TI), preparados para atuar nas linhas (qualquer linha do terminal) que apresentarem maior demanda de passageiros.
Já para as provas que serão realizadas na segunda (06/12), o Grande Recife acrescentou três veículos e 32 viagens no quadro de operação das linhas reforçadas. Assim, 831 ônibus realizarão 6.664 atendimentos aos diversos locais de prova. Para saber mais sobre os horários que os ônibus saem do seu terminal e os itinerários das linhas, o usuário pode acessar o site http://www.granderecife.pe.gov.br/.

Fonte: CGRT
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