Trolebus em SP
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SPTrans mudará temporariamente dois itinerários na região da Brasilândia
segunda-feira, 13 de junho de 2022A SPTrans informa que a partir das 8h de 28 de junho, terça-feira, duas linhas de ônibus terão seus itinerários alterados enquanto durarem as obras na Rua Muniz Barreto com a Rua do Outono, na região da Brasilândia, Zona Norte.
Nesse período, no sentido centro os passageiros deverão utilizar os pontos localizados na Rua do Outono, nº 171, ou na Rua Benedito Egídio Barbosa nº 88, e no sentido bairro os pontos de parada da Rua Benedito Egídio Barbosa nº 45 e Rua do Outono, nº 706.
Linhas envolvidas:
8528-10 Jd. Guarani – Pça. do Correio
Ida: normal até a Rua João Pinto de Oliveira, Rua do Outono, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Benedito Egídio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Benedito Egídio, Rua Muniz Barreto, Rua Marcelino José de Freitas, Rua Ruan de Borgona, Rua Itambé do Mato Dentro, Rua do Outono, prosseguindo normal.
978T-10 Jd. Guarani – Metrô Barra Funda
Ida: normal até a Rua João Pinto de Oliveira, Rua do Outono, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Benedito Egídio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Benedito Egídio, Rua Muniz Barreto, Rua Marcelino José de Freitas, Rua Ruan de Borgona, Rua Itambé do Mato Dentro, Rua do Outono, prosseguindo normal.
No período, serão desatendidos os seguintes pontos de passagem:
• Sentido Centro
Rua Muniz Barreto, altura do 27
Rua Alfredo Lúcio, nº 170
Rua Paulo Limoeiro, nº 8
Rua Rodolfo Pereira Lima, nº 215
Os passageiros deverão se deslocar para os pontos localizados na Rua do Outono, nº 171, ou na Rua Benedito Egídio Barbosa nº 88.
Postado por Meu Transporte às 17:53 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Rio, Avenida Passos ganha corredor BRS para agilizar o transporte público
A Avenida Passos, no Centro do Rio, vai ganhar um corredor BRS (Bus Rapid System). A faixa seletiva, implantada pela Secretaria Municipal de Transportes e pela CET-Rio, começa a funcionar na segunda-feira (13/06) para agilizar o deslocamento de passageiros que utilizam transporte público.
Com esta inauguração, a cidade passará a ter 22 corredores BRS, que somam cerca de 57 quilômetros de extensão. A Passos é uma importante via do Centro, liga a Avenida Presidente Vargas à Praça Tiradentes. Além da implantação da faixa, foram feitas melhorias na região como a criação de uma travessia com sinal de trânsito no cruzamento com a Rua Luís de Camões e a instalação de sinalização para a proteção de pedestres, pois as calçadas dessa rua são estreitas.
Além de encurtar o tempo de viagem dos ônibus, o BRS colabora com a organização do tráfego e contribui para a redução da emissão de gases poluentes. O corredor da Passos funcionará em dias úteis, das 6h às 21h, e a utilização será restrita a ônibus e micro-ônibus de linhas regulamentadas, táxis com passageiros e veículos que prestam serviço de socorro, fiscalização e preservação da ordem pública. Quem não respeita a faixa comete infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.
Informações: Prefeitura do Rio
Postado por Meu Transporte às 07:11 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Projeto pode deixar passagem de ônibus mais barata na Região Metropolitana de Curitiba
Uma proposta pode deixar as passagens de ônibus mais baratas em toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) passou em primeira discussão, nesta quarta-feira (08), pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O projeto de lei estabelece diretrizes para a exploração comercial de espaços destinados à publicidade em veículos e mobiliários utilizados no serviço de transporte coletivo de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
De acordo com o projeto, a receita da exploração publicitária terá caráter alternativo, complementar e acessório para baratear a tarifa. Segundo o Governo, a medida pode constituir fonte permanente de receita extra tarifária, transformando-se em ativo importante para o sistema de transportes da RMC.
Ainda segundo a matéria, a contratação de espaço publicitário será efetuada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), precedida de licitação. Com isso, os valores da venda de espaço publicitário, deduzidos os respectivos custos, será revertido no barateamento da tarifária ou para financiar investimentos necessários para melhoria do próprio serviço.
Neste caso, o órgão público gestor do serviço de transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba deverá regulamentar o padrão e a forma de veiculação das peças publicitarias.
Já na capital do Paraná, algo semelhante passou pela Câmara Municipal no ano passado. Os vereadores enviaram uma sugestão à Prefeitura para que o executivo explore espaços publicitários, justamente para arrecadar fundos e reduzir o custo da tarifa.
Apresentada pelo vereador Pier Petruzziello, a sugestão é para que a Urbs recorra à exploração publicitária como alternativa de financiamento parcial do transporte público coletivo. Segundo Pier, o sistema de transporte da capital requer outras fontes de receitas, sobretudo para minimizar o impacto da tarifa na vida dos usuários.
Informações: CBN Curitiba
Postado por Meu Transporte às 07:04 0 comentários
Marcadores: Paraná
Campinas adia novamente a licitação do transporte coletivo
A Prefeitura adiou novamente a licitação do transporte coletivo de Campinas. Agora, o certame que definirá o funcionamento do transporte público municipal pelos próximos 20 anos e que estava previsto para se iniciar no fim deste mês só deve ser lançado em outubro. A nova concessão é esperada desde 2016.
A quantidade de audiências públicas realizadas, no total de 11, e a necessidade de ajustes no edital a partir dos apontamentos colhidos pela Administração Municipal são os motivos que levaram ao novo adiamento. A recomendação por maior prazo de consulta pública foi feitas pelo Ministério Público. A Prefeitura informou que mudou o prazo de 30 para 90 dias, e a alteração contribuiu para que a licitação tivesse a data novamente estendida. As audiências públicas realizadas tiveram a participação total de mais de 600 pessoas.
É grande a expectativa pelo novo sistema de transporte público coletivo porque, com a nova licitação, deverão ser oferecidos à população viagens mais confortáveis, ônibus silenciosos e menos poluentes, informações mais confiáveis e em tempo real, menor tempo de espera nos pontos, estações e terminais mais adequados, e maior facilidade para o pagamento da tarifa, além do fim da expiração de créditos.
A empresa que vencer a licitação terá concessão do transporte na cidade por 15 anos, prorrogáveis por mais cinco. O projeto inclui ainda a implantação de 85 ônibus elétricos já no primeiro ano, além da queda gradual de veículos movidos a diesel que, no início, totalizarão 546. Depois, após quatro anos, a expectativa é que Campinas tenha 309 ônibus elétricos e 306 a diesel.
Diante do adiamento da publicação do edital, a Prefeitura definiu um novo cronograma para a mudança no sistema de transporte público. O edital e anexos para consulta pública serão publicados a partir da próxima semana nos sites da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Prefeitura. Também são previstas a revisão e a consolidação das contribuições da consulta pública nas minutas do edital e anexos até a segunda semana de outubro. Em seguida, vem a etapa de publicação do aviso de licitação e do edital até o fim de outubro. A licitação é fundamental para que o BRT passe a operar, já que inclui a entrega dos novos ônibus adaptados ao sistema.
O projeto abrange também a criação de uma estação central de recarga e de uma unidade de geração elétrica solar, além do incentivo à adoção de energia limpa. Os investimentos serão de R$ 500 milhões no primeiro ano de contrato e o subsídio da Administração Municipal está sendo estimado em mais de R$ 70 milhões no ano.
As linhas de BRT previstas atenderão o Terminal Campo Grande / Terminal Metropolitano; Terminal Campo Grande / Terminal Central (via Perimetral); Terminal Ouro Verde / Terminal Central; Terminal Ouro Verde / Terminal Metropolitano (via Perimetral).
A frota do BRT será 100% elétrica, integrada ao sistema, e os ônibus terão ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo.
Em Campinas, o sistema de transporte atende mais de 200 mil usuários por dia.
Auditoria
Em paralelo ao cronograma, prosseguem os trabalhos da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), contratada para realizar uma auditoria do contrato do transporte público, além de ajudar na elaboração do novo edital para a modalidade. O contrato firmado com a Fundação estabelece pagamento de mais de R$ 1,6 milhão. A medida é tratada pela Administração como requisito para a Prefeitura finalizar o processo da nova licitação.
A Administração informa que o aditamento não causa nenhum ônus ao município, uma vez que apenas foi estendido o prazo, mas o objeto da contratação é o mesmo.
Informações: Correio
Postado por Meu Transporte às 06:59 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Florianópolis, Compra de passagens e recarga do cartão via PIX são atrativos para os usuários
sábado, 11 de junho de 2022
A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, disponibiliza meios alternativos para a compra de passagens do transporte coletivo municipal. Além da recarga do cartão por dinheiro nos terminais, atualmente, usuários podem realizar a compra de ticket QR Code (para passagem unitária) e fazer a recarga do cartão do transporte coletivo via PIX. Tudo é realizado através do aplicativo de celulares SI.GO, disponível para os sistemas Android e IOS. Os benefícios estão em funcionamento desde março deste ano e são atrativos para a utilização dos ônibus municipais.
Ticket QR Code – Passagem unitária
Para a compra da passagem unitária tanto para linha convencional quanto para executiva, o usuário do transporte, vai até o aplicativo, seleciona a opção de ticket, segue os passos indicados e realiza o pagamento PIX através de aplicativo de banco. Após confirmado o pagamento – que dura em média alguns minutos – será gerado um QR Code unitário, que ficará disponível durante uma hora para leitura tanto nos ônibus quanto nos terminais. Após a sua utilização, o QR Code automaticamente é cancelado.
Recarga de cartão
Para a recarga de cartão do transporte coletivo municipal, o usuário irá entrar no aplicativo SI.GO, e selecionar a opção de recarga de cartão. É necessário fazer o cadastro do cartão – cidadão, vale transporte, turista, social ou estudante – colocando os números que aparecem na frente ou no verso do cartão. Após cadastrar, selecione o cartão desejado para realizar a recarga. O valor mínimo de recarga é de uma passagem e valor máximo de 60 passagens. Após escolher o número de passagens, é só realizar o pagamento via PIX através do aplicativo de banco.
“O aplicativo traz mais facilidade para comprar passagens e fazer recargas do cartão do transporte coletivo municipal. O pagamento via PIX é rápido, fácil e pode ser realizado alguns minutos antes de pegar o ônibus. Estamos trazendo mais tecnologia e modernidade para facilitar ainda mais a utilização dos ônibus por parte dos usuários aqui de Florianópolis”, explica o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittmann.
Informações: Jornal Conexão
Postado por Meu Transporte às 18:48 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Rio vai criar ciclofaixa ligando Tijuca ao Centro
Bairro da Zona Norte do Rio com o maior número de estações do Bike Rio, a Tijuca deve ganhar mais um atrativo para quem anda de bicicleta. A CET-Rio vai iniciar, ainda este ano, uma conexão cicloviária ligando o bairro ao Centro. Com uma extensão de cerca de seis quilômetros distribuídos por 13 vias, o projeto inicial prevê que a ciclofaixa se estenda da Rua Haddock Lobo até a Avenida Almirante Barroso. A promessa é de que ela seja entregue no ano que vem.
Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a CET-Rio implantou, de forma experimental, uma ciclofaixa conectando a Praça da República à Avenida Rio Branco, no Centro: o último trecho do projeto. A operação ocorreu da última segunda-feira até ontem, de 7h às 19h, em ruas largas como Avenida República do Chile, mas também em vias estreitas como Rua do Senado. Os espaços reservados aos ciclistas eram improvisados com cones e havia o auxílio de operadores de trânsito.
Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio, avalia que o projeto será benéfico para todos, uma vez que, apesar dos carros perderem uma parte da faixa de rolamento, a fluidez do trânsito será otimizada com menos carros nas ruas.
— A gente reduz os problemas de congestionamento na cidade investindo no sistema de transporte e dando alternativas às pessoas. Com uma opção de deslocamento segura e confortável, muitas pessoas que residem relativamente perto do trabalho, como quem mora na Tijuca e trabalha no Centro, vão querer trocar o carro pela bicicleta. Além de, é claro, ser um hábito saudável e sustentável — afirma Dinis.
A rota Tijuca-Centro está prevista para passar nos seguintes logradouros: Rua Haddock Lobo, Rua Ulisses Guimarães, Rua Visconde de Duprat, Rua Júlio do Carmo, Rua Laura de Araújo, Rua Benedito Hipólito, Rua Marquês de Pombal, Rua Frei Caneca, Rua General Caldwell, Rua do Senado, Rua do Lavradio, Avenida República do Chile e Avenida Almirante Barroso.
Alegria para os ciclistas e desagrado para os motoristas que reclamam por perder uma faixa em ruas já engarrafadas do Centro. Morador do Catumbi, Felipe Nascimento é entregador de comida por aplicativo e usa uma bicicleta alugada, das laranjinhas, para trabalhar. A sua área preferida é o Centro.
— Hoje, temos ligações cicloviárias importantes, como a do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e em pontos movimentados do Centro. Até o fim do ano, chegaremos a 35% da nossa rede cicloviária conectada à rede de transporte de média e alta capacidade. Até 2023, chegaremos a 75%. E a meta é que essa integração seja universalizada em 2024. Paralelamente, estamos revitalizando a rede cicloviária existente.
Para José Eugenio Leal, especialista em Transportes e professor da PUC, a ciclofaixa proposta aparenta ser uma boa alternativa para os tijucanos, mas é importante que a prefeitura antes de realizar a obra, mensure a demanda.
— Quando já há uma ciclofaixa, a tendência é de que ela vá sendo cada vez mais usada ao longo do tempo. Após sair da (Rua) Haddock Lobo, é ideal mesmo que a ciclovia siga por essas ruas coletoras para evitar um conflito com a pista dos ônibus — alerta o engenheiro.
Fase experimental
Como parte da análise do impacto da implantação da ciclofaixa experimental no Centro em homenagem à semana do Meio Ambiente, a CET-Rio realizou contagem de bicicletas que circularam nas vias identificando o horário de maior movimento e o tipo de usuário: bicicletas comuns, bicicletas de entrega e triciclos. O horário de pico foi de 17h às 18h na Avenida República do Chile, em frente à Catedral, onde foram contadas 94 bicicletas: uma alta de quase 10% em relação à contagem feita em 2018 pela prefeitura no local.
— Analisamos a viabilidade, vantagens e desvantagens, e o resultado dessa semana foi muito positivo, mas isso não quer dizer que não sejam necessários ajustes dependendo da demanda e de outras secretarias. A nossa ideia é que, ainda este ano, esses trechos já estejam pintados e sinalizados como uma ciclofaixa. Nosso segundo passo é fazer um teste ligando a Tijuca até a Praça da República — concluiu o presidente da CET-Rio.
Em abril, a prefeitura iniciou um projeto de implantação de moderadores de tráfego em alguns pontos da Tijuca. A sinalização é uma faixa verde exclusiva para a circulação a pé, que vem sendo instalada em esquinas onde foram identificados constantes conflitos entre veículos e pedestres. A primeira entrega foi na esquina das ruas Conde de Bonfim com Marechal Trompowsky, e a segunda, no encontro das ruas Andrade Neves e Uruguai. Segundo Wagner Coe, subprefeito da Grande Tijuca, o próximo ponto será entre as ruas Senador Furtado e Pará, na Praça da Bandeira.
Informações: Yahoo
Postado por Meu Transporte às 18:33 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Rio de Janeiro
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