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No Rio, Bilhete do metrô já está em R$ 3,10

domingo, 3 de abril de 2011

Subiu neste sábado (2), a tarifa unitária do metrô, assim como o metrô na superfície,que passou de R$ 2,80 para R$ 3,10, no Rio. Se mantidos os preços em outras capitais, este passará a ser o mais caro do Brasil.
O valor do ticket que integra metrô e trem também vai subir: de R$ 3,80 passará a valer R$ 4,20. Segundo a empresa, a tarifa não era reajustada há dois anos.
O Metrô Rio, concessionária do metrô, ressalta que até domingo (3) será debitada a tarifa antiga dos cartões unitários adquiridos até esta sexta e também dos cartões pré-pagos carregados até 1º de abril. A promoção de viagem unitária por R$ 1,50, nos dias úteis, das 5h as 6h, também se encerrará nesta sexta.


Fonte: G1.com.br

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Passagem de ônibus coletivo em Feira de Santana passa a custar R$ 2,35

Os usuários de ônibus coletivo de Feira de Santana, a 108 km de Salvador, pagarão 9,3% a mais pelas passagens a partir da próxima segunda-feira (4). A atual tarifa de R$ 2,15 passa custar R$ 2,35 na cidade e na zona rural.
Segundo o Acorda Cidade, as exceções são os distritos de Jaguara, Bonfim de Feira e Tiquaruçu, onde os usuários deverão pagar R$ 3,15. O aumento foi autorizado pela Prefeitura após avaliação de propostas apresentadas pelos integrantes do Conselho Municipal de Transportes (CMT).



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Em Florianópolis, Avenida Rio Branco terá um corredor de ônibus

No próximo fim de semana, a prefeitura deve começar a colocar em prática mais uma mudança que vai mexer com o trânsito no centro da cidade. Um corredor de ônibus será implantado ao longo da Avenida Rio Branco, a partir da Rua Vale Machado, no sentido bairro-Centro. Paralelamente, outras alterações passarão a valer na avenida, como a proibição de conversões à esquerda em três cruzamentos. A troca nos locais de estacionamento de carros-fortes também está sendo estudada.

A Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana ainda não definiu se a pista será exclusiva ou preferencial para o transporte coletivo. De qualquer forma, a área será separada das demais por tachões.

A sinalização será realizada em duas ou três etapas e deve começar no domingo, no primeiro trecho, entre a Vale Machado e a Silva Jardim. Será feita a pintura em tinta branca no asfalto, indicando o trânsito de ônibus e a velocidade máxima permitida de 30 km/h. A cor amarela será usada nas saídas de garagens (as chamadas “áreas de conflito”), onde não será permitida a parada dos veículos. Se houver tempo, ainda no domingo será feita a sinalização no trecho entre a Silva Jardim e a Rua dos Andradas. A terceira etapa entre Andradas e Venâncio Aires só será implantada após a conclusão da obra de revitalização do canteiro central, em andamento no local.

No entroncamento da avenida com a Andradas, a prefeitura colocará uma sinaleira exclusiva para ônibus. A expectativa é que isso ocorra também no domingo. O corredor será diferente do existente na Rua do Acampamento, que é de concreto. Segundo o secretário da pasta, Marcelo Bisogno, o asfalto na Rio Branco é bom é não precisará ser recuperado. O que está previsto para o futuro, conforme Bisogno, é a pintura total do corredor de ônibus (incluindo o da Acampamento) na cor vermelha. A tinta deve ser encomendada. A chegada está prevista para daqui a três meses, quando a pintura deve ser executada.

Conversões – Na prática, a criação do corredor de ônibus pretende organizar o fluxo na via histórica, mas não interferirá muito na vida dos motoristas de veículos menores que trafegam pelo local. Porém, outra medida que será implantada paralelamente vai mudar a rotina de quem transita pela avenida: serão proibidas as conversões à esquerda em três cruzamentos (veja mapa). Com isso, os condutores terão de mudar trajetos e percorrer caminhos alternativos para acessar algumas ruas.

A secretaria estuda ainda outra mudança: o reposicionamento dos locais de parada de carros-fortes ao longo da avenida. A ideia, de acordo com Bisogno, é que os veículos estacionem junto ao canteiro central da Rio Branco.

Fonte: Diário de Santa Catarina

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Usuários reclamam da estrutura de transporte coletivo em Uberaba

Usuários do transporte coletivo questionam a qualidade no atendimento do serviço e a atuação de duas empresas de ônibus na cidade.
Falta de abrigos nos pontos de ônibus e demora na implantação dos terminais na avenida Leopoldino de Oliveira são algumas da queixas.
A servidora pública Marilene da Lima reclama da demora de atendimento das linhas durante os fins de semana. Residente no Jardim Maracanã, Maria Lúcia Mendes contou que espera quase uma hora todos os dias pelo carro que atende a região onde mora.
Diretor de Operações do Transporte Coletivo de Uberaba, Claudinei Nunes, responde que Jardim Maracanã e região do Recreio dos Bandeirantes possuem pouca demanda. Por conta disso, a frequência de passagem das duas linhas que atendem as adjacências é de 40 minutos. Claudinei explica que as queixas sobre o itinerário no fim de semana são constantes, mas todas as cidades têm redução de frota, já que o número de passageiros nesse período cai em torno de 80%.
Quanto aos abrigos, Claudinei Nunes afirma que o grande problema enfrentado hoje é a falta de mão-de-obra para realizar a manutenção das estruturas. Por isso, é pensamento da administração pública transferir o serviço de manutenção permanente de abrigos do transporte coletivo para a iniciativa privada, adotando um processo de terceirização.
A gestão do processo de manutenção atualmente é feita pela Prefeitura, porém, há uma verba de 3% da arrecadação das empresas de transporte que vão para a Gestão Operacional. “Não são apenas os abrigos, tem o monitoramento, e outras ações”, completa o diretor de Operações. Com a terceirização, Claudinei alega que além da manutenção ser feita permanentemente, as empresas poderão explorar a publicidade dos abrigos, mas o projeto ainda está em fase de discussão.
Claudinei Nunes ressalta, no entanto, que somente no ano passado 100 novas guaritas foram implantadas e quase 200 recuperadas em diversos bairros. Mesmo assim, novas etapas para instalação de abrigos estão previstas também nos bairros Guanabara e Frei Eugênio. A Secretaria de Planejamento enfrenta dificuldades porque os moradores não querem instalação de abrigos por questões de segurança. Mais 80 estruturas devem passar por manutenção, inclusive na área central.
Questionado sobre a implantação de terminais e estações de ônibus do projeto Jaime Lerner, Claudinei reforçou que tudo está incluso no cronograma e o prefeito Anderson Adauto deve anunciar dentro de 60 dias, as implantações de duas ou três estações para que os uberabenses possam assimilar a situação de embarque. (JR)



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No Rio, Centro da cidade também terá corredor exclusivo para ônibus

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Será implantando no Centro do Rio um corredor exclusivo para ônibus, o BRS (Bus Rapid System), semelhante ao que já existe em Copacabana, na Zona Sul. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, o projeto envolve linahs de ônibus municipais e intermunicipais.

O funcionamento do segundo corredor exclusivo para ônibus do Rio, na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, foi adiado para o dia 9 de abril. A faixa seletiva entraria em funcionamento ainda em março, mas o mau tempo atrapalhou o trabalho de sinalização do corredor.

O corredor exclusivo para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana foi implantado no dia 19 de março. No corredor, os ônibus devem usar as duas faixas da direita da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e qualquer outro veículo deve circular pelo lado esquerdo da via.



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Governo do Mato Grosso reconhece monotrilho e VLT como melhores opções

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), destacou o reconhecimento do governador Silval Barbosa de que o monotrilho e o Veículo Leve sobre Trilhos são as melhores opções para a mobilidade urbana de Cuiabá. Riva também disse estar tranquilo quanto aos compromissos firmados com o Governo Federal, que investirá no Aeroporto Marechal Rondon. Os projetos da Arena Pantanal e seu entorno; mobilidade urbana e o sistema de transporte são de responsabilidade do Executivo estadual.

“O governador concorda plenamente que o monotrilho e VLT são as melhores opções. Se apontar a viabilidade, o monotrilho é o que mais nos interessa porque tem pouca desapropriação”, destacou Riva, que esteve reunido com o governador nesta terça-feira (29) junto com mais 20 deputados.

Ele também alertou sobre a implantação do BRT (ônibus de transporte rápido), já que estudos apontam 1,3 mil intervenções. “É possível executar um projeto em tão pouco tempo fazendo mil e trezentas desapropriações?”, questionou Riva, ao lembrar que o monotrilho utiliza apenas 2,5 metros de largura, o que provocaria poucas desapropriações.

“Quero que o governador decida pela melhor opção e que seja a mais viável não só em função da Copa do Mundo. Pois, não podemos focar somente no mundial”. Conforme Riva, os representantes do VLT, convidados por ele para realizar estudos de viabilidade, acabaram desestimulados por discursos de diretores que deixaram clara a defesa do sistema BRT. “Quem se sentiria seguro vindo aqui discutir VLT, se no mesmo dia o diretor Yênes baixou um procedimento para contratar empresas para fazer as desapropriações para o BRT? Foi uma falta de bom senso”, declarou.

Questionado pela Imprensa sobre as duras críticas que o presidente da Fifa, Joseph Blatter tem feito ao Brasil, sobre os riscos de perder a Copa do Mundo pela falta do cumprimento de prazos, Riva foi enfático ao lembrar que desde o início Blatter foi contra a realização do mundial no Brasil. “Quer dizer, é difícil contestar alguém que já tem a opinião formada para atrapalhar. Não vejo esse desastre”, explicou.

E citou como exemplo a Arena Pantanal, que ficará pronta em dezembro 2012, ou seja, um ano e meio antes dos jogos. Para ele, a maior preocupação é com o sistema de transporte urbano, que demanda obras demoradas e, ainda, provocará caos na cidade. “Mas, ninguém espera paz sem guerra. Não tem como ter a mobilidade construída sem entraves na vida das pessoas. É preciso buscar uma maneira de conviver com isso”.


Fonte: Agecopa 2014

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