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Manaus: Prefeitura aprova projeto que fixa horário de ônibus

sexta-feira, 30 de julho de 2010


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, ontem, o Projeto de Lei (PL) nº 006/2009, de autoria do vereador Hissa Abrahão (PPS), que obriga a instalação de placas indicativas do itinerário e horário das linhas do transporte coletivo nos abrigos onde os veículos são aguardados pelos usuários. A proposta altera a Lei nº 038 de 2 de maio de 2000. Na antiga lei, a divulgação dessas informações eram restritas, somente, aos terminais de ônibus. Agora, o projeto vai para a sanção do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes.

De acordo com o vereador Hissa, que também é ouvidor-geral da CMM, a nova legislação vai beneficiar cerca de 900 mil pessoas em Manaus, que equivale ao número de usuários do transporte coletivo na cidade. O parlamentar, também, explicou a importância da alteração na lei. “Espero que essa legislação possa pelo menos amenizar o sofrimento que muitos usuários de transporte passam nos pontos de ônibus. Agora, as empresas de ônibus são obrigadas a informar os horários das linhas de ônibus nos locais onde os usuários aguardam o serviço. E quero deixar claro que eu, mesmo, vou fiscalizar o cumprimento dessa lei”, declarou o parlamentar.

Pela nova legislação, os empresários do sistema de transporte coletivo, também, deverão divulgar nos pontos de ônibus dados como o número da linha de ônibus que passa pelo local; os principais logradouros que integram o itinerário da linha; o logradouro e o bairro de destino; o tempo médio da rota nas respectivas paradas de ônibus, com ressalvas para horários de tráfego intenso, bem como de congestionamento de veículos, e em casos eventuais como chuvas, temporais ou calamidades.

Ainda na proposta de Hissa Abrahão, a empresa de ônibus deverá informar o número do telefone para que a população denuncie ao órgão fiscalizador do município de Manaus, os problemas de atraso de linha ou ônibus superlotados. O parlamentar, também, lembra no projeto que a execução da lei deverá contar com a participação Instituto Municipal de Transportes Urbanos no que diz respeito a fiscalização dos seus dispositivos.

Fonte: Camara Municipal de Manaus


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Transporte, um desafio no Distrito Federal


O caos no transporte público do Distrito Federal está entre os principais temas de debate dos candidatos que disputam as eleições deste ano. As propostas preveem ampliação da linha de metrô, implantação de ciclovias, melhorias no sistema rodoviário e até mesmo a expansão das áreas de estacionamento — inclusive na parte subterrânea da Esplanada dos Ministérios. Lado a lado com saúde, educação e segurança, a questão do transporte tem interferência direta na vida da população. Muitas pessoas moram nas regiões administrativas que cercam a capital federal e dependem de ônibus, trem ou carro para chegar ao trabalho. As reclamações diárias dos passageiros tratam da má condição dos veículos, do valor elevado das passagens e dos congestionamentos. Em ano eleitoral, os usuários do transporte coletivo enfrentaram paralisações dos rodoviários e panes no sistema metroviário.

Além de incrementar o transporte coletivo, o futuro governante deverá pensar em soluções voltadas à grande quantidade de carros que circulam nas ruas da cidade — são mais de 2 milhões. Segundo levantamento do Departamento de Trânsito (Detran), a cada ano, cerca de 100 mil veículos a mais tomam conta das ruas do DF. Esta realidade se reflete nos constantes engarrafamentos e na quantidade insuficiente de estacionamento para tantos veículos. Para amenizar os atuais problemas, o candidato a governador Agnelo Queiroz (PT) promete dar prioridade ao transporte coletivo, caso assuma o Palácio do Buriti em 1º de janeiro de 2011. No seu plano de governo, o petista garante a regularização da prestação de serviços de transporte é uma forma de tentar coibir a clandestinidade no setor. E ainda “romper o atual monopólio empresarial” com a renovação de concessões públicas e licitações.

Entre as propostas de Agnelo está a implantação do Plano Diretor de Transporte Público Coletivo. Segundo o ex-secretário nacional de Transportes Urbanos do Ministério dos Transportes e um dos responsáveis pelo setor na campanha petista, José Luiz Valente, a ideia é montar um fórum para pensar nas questões relacionadas à área a longo prazo. “A ideia é fazer um fórum para discutir ideias e elaborar um plano diretor. Algumas questões são óbvias: a necessidade de ampliar a abrangência do metrô e o funcionamento integrado das linhas de ônibus”, explicou. Ele aposta ainda na possível implantação do Veículo Leve sobre Pneus, seguindo os moldes do transporte público de Curitiba. “Mais na frente podemos chegar ao ponto de ter um bilhete único que dure até duas horas e meia nas mãos do passageiro. Além de ciclovias decentes para o DF”, disse.

Fonte: Correio Braziliense



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Centro de Fortaleza ganha linha de ônibus


A partir do próximo dia 2, os usuários do Centro terão mais uma opção de linha de ônibus para chegar e sair do bairro. Isso porque, na segunda-feira, começará a operar a 061, chamada de Linha Central. Implantada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a linha poderá ser utilizada, nos dias úteis, até as 20h e, aos sábados, até as 16h.

Só terão acesso aos veículos da 061, os usuários que disponham de vale transporte eletrônico, pagamento avulso ou carteira estudantil com crédito. Conforme detalhou o presidente da Etufor, Ademar Gondim, a Linha Central funcionará de duas formas. Aqueles que chegarem ao Centro terão até 30 minutos para entrar em outro veículo, sem pagar nada. Por outro lado, os que forem sair do bairro poderão pegar outra linha do Centro e pagar a quantia de R$ 0,40 (inteira) e R$ 0,20 (para meia passagem).

Além disso, os usuários que pagarem essa quantia poderão, em até 30 minutos, pegar outro ônibus urbano e terão de apenas completar a passagem com R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia passagem).

De acordo com o presidente da Etufor, a Linha Central terá, basicamente, o objetivo de possibilitar o acesso ao bairro, já que a Avenida do Imperador foi bloqueada devido às obras do Metrô de Fortaleza (Metrofor), além de funcionar como projeto-piloto para que passageiros treinem o uso da complementação tarifária, que será utilizada nos metrôs. "Será o primeiro momento do projeto-piloto que, daqui a 90 dias, terá seu desempenho avaliado", disse.

Fonte: Diário do Nordeste


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Ônibus da Falcão voltam a circular em Itatiaia


Por causa de uma decisão judicial, moradores da Vila Flórida, em Itatiaia, levaram um susto na noite da última terça-feira, dia 20, quando foram comunicados, às 20h, que os ônibus da Viação Falcão estavam proibidos de circular no município. Homens, mulheres, crianças e idosos tiveram de ir de Itatiaia à Vila Flórida à pé, e ainda atravessar a Rodovia Presidente Dutra no escuro porque na entrada do bairro não há nenhuma passarela para pedestres. O ônibus voltou a circular normalmente no dia seguinte após nova decisão judicial dada pela juíza da 2ª Vara Cível.

A decisão de proibir a circulação dos ônibus da Falcão foi tomada pelo juiz substituto Hindenburg Brasil Pinto da Silva durante a licença da juíza titular 2ª Vara Cível da Comarca de Resende, Isabel Teresa Pinto Coelho, no último dia 16 de julho, mas os moradores só foram avisados na noite de terça-feira, quando os ônibus pararam de circular. No dia seguinte (21) a advogada, que está assessorando a Associação de Moradores da Vila Flórida (Amaflor), Rebecca Lavrador, entrou com uma ação pedindo a revogação da decisão. A juíza deu decisão favorável e os ônibus voltaram a circular.

Para sensibilizar o prefeito Luis Carlos Ypê (PP) e os vereadores de Itatiaia a Amaflor colheu assinaturas numa manifestação de repúdio à decisão judicial no processo, e entregou o abaixo assinado, na última semana, ao ex-vereador João Batista Paiva Pereira para que ele o encaminhasse ao prefeito. Pereira afirma que entregou o abaixo-assinado no gabinete do prefeito, mas não sabe o que aconteceu com o documento, por isso os moradores tiveram que recolher novas assinaturas esta semana. Desta vez constam nas listas os nomes dos moradores, identidade e título eleitoral, o que comprova que o cidadão reside no bairro Vila Flórida e circunvizinhos.

- Acho que a prefeitura deveria entrar com uma ação pedindo a nulidade desta decisão contra a Viação Falcão porque todos precisam de transporte - afirmou Pereira, assinando a manifestação de repúdio logo em seguida.O vice-presidente da Amaflor, Fábio Alves Ferreira, ressaltou que a Falcão atende melhor os moradores e não deveria ser impedida de circular.

- A São Miguel deveria atender melhor a nossa comunidade. Eles pegam o passageiro em Resende, e só depois que a pessoa passa pela roleta é que eles avisam que só vão parar ou em Engenheiro Passos ou no São Caetano. Isso já aconteceu algumas vezes, sendo que a Falcão atende bem melhor. Os motoristas e trocadores são educados, esperam as mulheres grávidas e os idosos entrarem com calma.

Os motoristas da São Miguel estão sempre com pressa e os ônibus superlotados. No final do ano passado nós fechamos a Dutra para reclamar esse descaso que estamos sofrendo e não veio ninguém da prefeitura, e nem da Câmara de Vereadores para apoiar a comunidade - desabafou o vice-presidente da Amaflor.

Fonte: Diário do Vale


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Porto Alegre: EPTC gasta R$ 90 mil por mês no conserto de paradas de ônibus


O presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capelari, afirmou, em entrevista ao programa Balanço da Tarde, da Rádio Guaíba, que o gasto com o conserto de paradas de ônibus em Porto Alegre chega a R$ 90 mil mensais. Nesta segunda-feira, foi assinado pedido de orçamento para a reforma das 15 paradas de ônibus da avenida Bento Gonçalves, entre a Cristiano Fischer e a João de Oliveira Remião. A licitação para os trabalhos de recuperação e manutenção desses abrigos deverá ser aberta em 60 dias.

"Já fizemos todo o levantamento necessário desses 15 abrigos. O custo que a prefeitura terá será de R$ 300 mil", disse o presidente. Ele revelou ainda que a EPTC fará uma parceria com o DMLU para a instalação de lixeiras nos pontos de ônibus e lembrou que foram consertadas paradas na avenida Ary Tarragô nos últimos dias.

População pode ajudar Capelari destacou a importância do apoio da população no combate ao vandalismo, denunciando casos de depredação por meio dos telefones 190 (Brigada Militar) e 118 (EPTC). "É importante que a população tenha consciência que pode nos ajudar."

Fonte: Correio do Povo


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São Paulo: Prefeito anuncia pacote de medidas que visam a melhorar o trânsito na cidade, como a restrição de grandes caminhões


Os motoristas que enfrentam horas no trânsito da capital deverão ter um alívio a partir de agosto. Quatro meses depois da abertura do trecho Sul do Rodoanel e da nova pista da Marginal Tietê, a Prefeitura decidiu proibir o tráfego de caminhões de grande porte, entre 5h e 21h, nas avenidas dos Bandeirantes e Roberto Marinho e em parte da Marginal Pinheiros, três das principais vias da cidade.

Com a medida, a expectativa é reduzir em 20% a lentidão nessas importantes artérias da capital nos horários de pico. O tráfego de motos também estará proibido na pista expressa da Marginal Tietê, também durante a semana. As medidas foram anunciadas ontem pelo prefeito Gilberto Kassab e entrarão em vigor a partir de 2 de agosto.

Ao justificar a decisão, o prefeito falou sobre a importância do transporte de carga para abastecer a cidade, mas ressaltou que, com a conclusão do trecho Sul do Rodoanel e a ampliação na Marginal Tietê, era necessário fazer um "aperfeiçoamento" na restrição dos caminhões.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Marcelo Branco, a fiscalização com multas só será feita depois que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) terminar a sinalização nas novas vias com restrição de caminhões. "A restrição é uma forma de coibir a utilização dessas vias por veículos que têm a possibilidade de utilizar o Rodoanel", disse.

O Rodoanel foi construído para retirar os caminhões das ruas e avenidas da cidade. Porém, estima-se que 30% desses veículos voltaram para a Av. dos Bandeirantes, principal via de ligação das rodovias Anchieta e Imigrantes à Marginal Pinheiros. O que se espera agora é que eles voltem a utilizar o Rodoanel durante o dia e, como alternativa, usem Avenida dos Bandeirantes durante a noite.

Já na Marginal Tietê, foi investido R$ 1,3 bilhão para ampliação. A medida aliviou o trânsito nas primeiras semanas, mas a Marginal Pinheiros seguia sobrecarregada. Com as restrições dos caminhões, a previsão é o trânsito melhore.

A medida anunciada ontem amplia a restrição de caminhões na capital iniciada em 2008. Na ocasião, foi proibida a circulação de caminhões de grande porte entre 5h e 21h. A Av. dos Bandeirantes e as marginais foram as exceções. Agora, só a Tietê está totalmente liberada ao tráfego de carga.

Empresas de carga criticam a restrição aos caminhõesO presidente em exercício do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Setcesp), Manoel Sousa Lima Jr, criticou a iniciativa da administração municipal de ampliar a restrição dos caminhões na capital."Foi péssimo, porque há de se oferecer alternativas além do Rodoanel. Nem todo caminhão que passa pela Avenida dos Bandeirantes está atravessando São Paulo. Existem aqueles que abastecem a cidade", disse.

Segundo Lima Jr, o Rodoanel não é uma alternativa segura, pois não tem policiamento, e é mais caro por causa do pedágio. "Apesar de ser uma obra linda, nem tudo é perfeito lá", afirmou.



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