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Frustação pela não inclusão do metrô de Porto Alegre entre os projetos a serem implementados para a Copa de 2014

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


A não inclusão do metrô de Porto Alegre entre os projetos a serem implementados para a Copa de 2014 representa mais uma frustração para a cidade. O transporte coletivo é inegavelmente um dos mais importantes desafios para a viabilidade da capital gaúcha e, nesse contexto, sempre se vê o metrô como uma alternativa, talvez a única, verdadeiramente eficaz. Recentemente, algumas vozes contestam a necessidade de tal solução que é cara e de difícil execução, mas a maioria das grandes cidades brasileiras está investindo em metrôs.

O próprio governo federal, a fonte dos recursos, faz restrições ao traçado que o metrô porto-alegrense teria em função da Copa, já que contemplaria regiões urbanas que não seriam as mais necessitadas desse transporte. Além disso, não haveria condições de concluir uma obra tão grande dentro de um cronograma que tem 2014 como data final. O projeto, no entanto, não é descartado, podendo ser incluído entre as obras do chamado PAC 2, a ser anunciado no ano que vem.

A água fria sobre a prioridade do metrô, que ocorreu na reunião de terça-feira em Brasília, não pode retirar a importância dos outros investimentos que a cidade conquistou e que precisa encaminhar para melhorar sua infraestrutura de transporte. Neste sentido, as verbas da Copa possibilitarão que o projeto dos portais seja implementado, a Avenida Tronco esteja viabilizada, possam ser erguidos viadutos sobre a Terceira Perimetral e aperfeiçoados os acessos à zona sul da Capital. Mesmo com essa qualificação, Porto Alegre continuará necessitando de uma obra definitiva, como a de um metrô subterrâneo e/ou de superfície, capaz de desafogar o trânsito e facilitar o transporte de passageiros de uma cidade que o automóvel ameaça paralisar.

Em meio ao debate sobre o metrô e os recursos da Copa de 2014, com partidos e políticos trocando acusações e tentando excluir-se de qualquer culpa ou responsabilidade por mais esse adiamento de uma obra básica para o futuro de Porto Alegre, torna-se evidente que, no Rio Grande do Sul, como disse um dos protagonistas, “as eleições nunca terminam”. O acirramento eleitoral se estende ao longo dos mandatos e funciona como um obstáculo que se sobrepõe ao interesse público, mesmo em questões em que há quase unanimidade, como a da necessidade de um sistema de transporte de massa rápido e moderno. Provavelmente, essa incapacidade de confluir para consensos seja uma das explicações para as dificuldades gaúchas em áreas tão fundamentais quanto a de projetos de desenvolvimento, qualificação da educação, ajuste da máquina pública e até melhorias de uma cidade escolhida como uma das sedes brasileiras da Copa do Mundo.
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População não se conforma com a falta de respeito da Prefeitura de Taubaté e das empresas de Ônibus


Foi um aumento acelerado. Decreto assinado pelo prefeito na sexta(13), no fim do tarde. E uma surpresa logo no primeiro dia da semana. "Um absurdo. Minha sobrinha pegou o ônibus ontem(15) e pra ela era R$2. Na hora que ela viu que era R$2,40. Daí a vizinha dela que deu R$,40 para ela inteirar a passagem", conta a dona de casa, Joseana Domiciano.

A prefeitura, que autorizou o reajuste, diz que ele estava previsto em contrato e que virá acompanhado de melhorias nos serviço. "A empresa, dentro dos custos que ela apresentou, alguns ônibus novos já estão preparados para entrarem em operação e também ônibus para necessidades especiais já vão entrar alguns", afirma Jacir Cunha, gerente de Planejamento do município. Segundo a prefeitura, a lei que obrigava que a população fosse avisada com três dias de antecedência foi revogada há 12 anos. Por isso, o transporte complementar já deve operar com a nova tarifa. Ou seja, como pode uma Lei que protege o cidadão ser revogada, será que não poderia haver um bom censo do prefeito que foi eleito pelo povo? Impossível não protestar quanto essa falta de respeito na cidade, e quanto ao ministério público, porque ainda não se pronunciou?
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Novos ônibus suspendem greve em Sorocaba


O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região anunciou a suspensão da greve prevista para segunda-feira que vem, dos motoristas da Transporte Coletivo Sorocaba (TCS). A paralisação foi evitada após a contratação de 150 do total de 800 trabalhadores da TCS, e a perspectiva de melhorias, com a substituição dos ônibus sucateados. Hoje (19), 48 de 180 novos ônibus começaram a rodar em dez linhas da zona norte, por meio de quatro empresas contratadas em caráter emergencial. Os demais 132 veículos estariam previstos para começar a circular em “lotes”, a partir da próxima semana, mas a informação não foi confirmada pela Urbes Trânsito e Transportes.
As quatro empresas que assumiram o serviço de transporte em caráter emergencial são: Auto Ônibus São João, Jundiá Transportadora Turística, Empresa de ônibus Rosa e Empresa Reunidas Paulista de Transportes. A assessoria de comunicação do Sindicato dos Rodoviários informou que toda a operação é acompanhada pela direção, desde a madrugada de hoje, a fim de confirmar o cumprimento do acordo. Entre as condições está a contratação dos empregados da TCS e a troca dos carros. O setor afirmou que 150 trabalhadores (motoristas e funcionários da manutenção) incorporaram o quadro das novas empresas.

A partir da semana que vem, com as substituições de outros carros, a direção do sindicato espera que os cerca de 650 trabalhadores (condutores, mecânicos, agentes de bordo, entre outros) também sejam absorvidos pelas empresas, como teria sido acordado. A assessoria de comunicação da Urbes informou que a frota total hoje - das empresas contratadas - era de 48 veículos: 40 deles destacados para a operação e 8 reserva, sendo 12 ônibus de cada empresa. No início do dia teria havido ajustes, mas nada que afetasse a operação e o atendimento aos usuários, afirmou o setor.

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Curitiba: Lei Antifumo vale também para terminais de ônibus


A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A está alertando operadores e usuários do transporte coletivo de que a partir da zero hora desta quinta-feira (19) será proibido fumar em toda e qualquer dependência da estrutura do sistema.
Mais de mil cartazes já foram colocados nos ônibus e todas as estações tubo trazem adesivos indicando ambiente 100% livre do cigarro. Cartazes e placas implantadas nos terminais de transporte também indicam a proibição.
A medida atende a nova Lei Municipal Antifumo (Lei 13.254) que entrará em vigor nesta quinta-feira. O uso do cigarro já era proibido em ônibus, estações tubo e em vários espaços dos terminais mas a partir de agora fica proibido em todo e qualquer espaço do sistema de transporte.
Motoristas, cobradores, vigilantes e fiscais da Urbs estão orientados a alertar fumantes para a entrada da lei em vigor.
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Recife: À espera do colapso


Como em outras áreas, na de transporte e trânsito, também, o poder público no Recife coleciona promessas, e a maior delas sempre foi a de tornar menos caótica a circulação de veículos na região central da cidade. A prefeitura, na verdade, nunca conseguiu nem mesmo evitar o agigantamento do problema a ponto de fazer a procura por uma vaga em certos trechos, sobretudo com a chegada de dezembro, tarefa para motorista que precisa ser reavaliado urgentemente por um psicólogo. O mundo inteiro enxerga que a saída para transformar o centro das grandes cidades em área aprazível e atraente é oferecer transporte público de qualidade e associado a modais indispensáveis para um deslocamento rápido e seguro.

No entanto, não havendo infraestrutura adequada e investimentos em metrôs e ciclovias, o que sobram são ônibus desconfortáveis, táxis e automóveis disputando um espaço estrangulado por natureza e pela falta de visão e/ou determinação política. Deixando de fazer o que o futuro cobra sem cansaço, o Recife então folheia olivro das velhas fórmulas na tentativa apenas de empurrar o pior para depois e o pior é um colapso, fácil de ser imaginado a partir do movimento de fim de ano.

Se a requalificação da Avenida Conde da Boa Vista foi um tiro que saiu pela culatra, de pouco ou nada adianta, por exemplo, a prefeitura se debater para, enfim, apresentar projetos de construção de edifícios-garagem. Todos os bons (e sérios) especialistas em trânsito sabem que eles não resolvem, são apenas parte do repertório de desculpas crônicas usadas com o propósito de deixar para depois medidas que já deveriam ter sido tomadas há pelo menos 20 anos. Por falta de aviso e de diagnóstico é que não foi.
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João Pessoa: Coletivos circulam este ano com 54 novos ônibus


O empresariado do setor de transporte coletivo de João Pessoa renova a frota de ônibus que circula na capital todos os anos. Para as seis empresas de ônibus, Transnacional, Reunidas, Marcos da Silva, Mandacaruense, Boa Viagem e São Jorge, que integram o sistema de transporte, a renovação periódica é uma providência que busca contribuir com a melhoria do transporte público local. E foi pensando assim, que as empresas firmaram, este ano, um Termo de Compromisso com a Prefeitura para colocar em circulação, até dezembro, 70 novos ônibus, dos quais 54 já foram entregues e já estão em circulação e os 16 que restam para completar a cota deverão entrar em circulação em dezembro.

De acordo com o Termo, cabe a empresa Transnacional colocar em circulação 28 novos ônibus zero quilômetro ainda neste ano, sendo que 26 já foram incorporados à frota, restando apenas dois que serão entregues em dezembro. A Reunidas deve incorporar à sua frota 14 novos veículos e isso já foi cumprido integralmente. As empresas Marcos da Silva, Mandacaruense, Boa Viagem e São Jorge também estão finalizando as suas renovações, e devem entregar em dezembro seus novos ônibus. A Marcos da Silva e a Mandacaruense entregarão, cada uma, três novos veículos, enquanto que a Boa Viagem e São Jorge renovarão suas frotas em mais quatro ônibus, cada uma, totalizando com os dois ônibus da Transnacional, os 16 veículos que faltam para cumprir integralmente o compromisso assumido com a Prefeitura
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