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Rodoviários de Belém, Ananindeua e Marituba encerram paralisação
quinta-feira, 7 de maio de 2015
Os rodoviários de Belém, Ananindeua e Marituba encerraram nesta quinta-feira (7) a paralisação que havia começado na meia-noite de terça-feira (5). O sindicato do município aceitou a proposta de reajuste com ganho real de 1% acima da inflação medida pelo IPCM (índice de preços ao consumidor), que deve ficar em torno de 8,5%. Os rodoviários de Belém também conseguiram reajustes no auxílio da clínica e 10% de adicional em tickets alimentação.
A proposta acatada pelos sindicatos foi mediada pelo Ministério Público e Tribunal Regional do Trabalho.
Segundo o sindicato dos rodoviários, os ônibus de Belém já voltaram a circular. Os coletivos de Ananindeua e Marituba voltam a circular às 3 horas da manhã de sexta-feira (8).
Informações: G1 PA
Postado por Meu Transporte às 22:03 0 comentários
Marcadores: Pará
Campinas recebe 41 articulados e acessibilidade vai a 81%
O sistema de transporte coletivo de Campinas recebe uma nova frota de 41 ônibus articulados nesta quarta-feira (6). O investimento da VB Transportes e Turismo – concessionária do transporte coletivo urbano da cidade – é de R$ 34 milhões e foi feito por meio de uma linha de financiamento do Banco Volvo e do Finame do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os 41 novos ônibus serão entregues à cidade hoje (6), às 10h30, pelo diretor da VB Transporte e Turismo, Belarmino da Ascenção Marta Júnior. A cerimônia acontecerá na Pedreira do Chapadão, com as presenças confirmadas do prefeito Jonas Donizete e do secretário de Transportes, Carlos José Barreiro.
“Com os novos veículos, a idade média cai para 3,8 anos. Serão beneficiados cerca de 1 milhão de passageiros por mês nas linhas de cor azul clara do Sistema InterCamp, que compreende a região do Ouro Verde, Vila União, Corredor Amoreiras, Campo Belo e Aeroporto de Viracopos”, diz Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), à qual a VB é associada.
Acessibilidade chega a 81%
Os 41 veículos são acessíveis. Com os novos ônibus, sobe para 81% o índice de acessibilidade na frota. Os ônibus são dotados de piso rebaixado ou elevador, para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e balaústres emborrachados para direcionamento ao botão de parada.
Além disso, têm botão de parada com indicação em braile; espaço para cadeirantes; bancos para idosos, obesos e gestantes e encostos dos bancos mais altos, oferecendo maior conforto e comodidade aos usuários.
“Os ônibus articulados incorporam tecnologia de ponta no transporte coletivo. Eles têm capacidade para 159 passageiros, contra 70 nos ônibus convencionais. Isso representa ganhos significativos para a melhoria do sistema”, afirma Belarmino da Ascenção Marta Júnior, diretor da VB.
De acordo com Paulo Bradal, outra vantagem dos articulados é sua vida útil, bem mais longa que os ônibus convencionais, por terem suspensão mais reforçada. Com a entrada em operação dos novos veículos, a acessibilidade na frota da VB chega aos 81%. As linhas que receberão os novos ônibus são a 1.17 - DIC VI – Corredor Central, 1.31 - Terminal Vida Nova e 1.90 - Jardim São Domingos.
Também serão beneficiadas com o investimento as linhas 1.54 - Terminal Vila União, 1.64 - Parque Tropical, 1.16 - Terminal Ouro Verde, pois os ônibus que operavam nos trechos que receberão os novos articulados serão remanejados. A mudança irá permitir que as linhas 1.54, 1.64 e 1.16 passem a operar com 100% da frota com veículos articulados nos dias úteis. Até agora, a 1.54 e a 1.64 operavam com ônibus articulados e convencionais enquanto a linha 1.16 contava apenas com ônibus convencionais.
Os novos ônibus, modelo Volvo B 340, que, segundo Bardal é um dos mais modernos da categoria. Contam com motor eletrônico, computador de bordo com diagnóstico de falhas e suspensão pneumática com controle eletrônico. Dispõem ainda de freios a disco com ABS e controle de tração e caixas de câmbio automáticas. Emitem menos poluentes, são mais confortáveis e geram menos ruídos.
Informações: Correio RAC
Postado por Meu Transporte às 00:55 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Rio, BRT Transoeste cheio de remendos aumentam risco de acidentes
Lombadas, rampas, quebra-molas, limitadores de velocidade ou operações tapa-buracos mal feitas? Motoristas do BRT Transoeste observaram uma multiplicação de calombos no corredor nas últimas semanas e alertam que o desconforto das viagens é o de menos. Para eles, mais grave é o risco de acidentes.
Na Alvorada — na descida paralela à Avenida das Américas —, um remendo executado pela Secretaria Municipal de Conservação criou lombadas onde o BRT precisa frear para entrar no terminal. Segundo os condutores, além de provocar avarias nos ônibus, os desníveis no asfalto prejudicam a frenagem.
“Quando o ônibus salta na lombada, perde a aderência para parar e, ao aterrissar com todo aquele peso, sua velocidade aumenta em vez de diminuir”, explicou um motorista, que preferiu não se identificar.
Os condutores dizem que o pior trecho, de três quilômetros, fica entre as estações Magarça e Mato Alto, no sentido Alvorada. “Entre as duas pontes dos rios Piraquê e Valão das Cinzas, até chegar ao Mato Alto, temos que andar a menos de 40 km/h. Quem corre coloca em risco as peças do BRT”, relata um deles.
O motorista contou que dois bolsões de ar (tipo de suspensão) de um ônibus estouraram quando o veículo bateu com força em uma uma lombada feita na semana passada no Túnel da Grota Funda.
“Na terça feira, a equipe da Secretaria de Conservação voltou lá e ainda colocou mais uma camada de asfalto.” Há ainda lombadas nas proximidades do Américas Shopping e das estações Embrapa e Mato Alto.
“A pista tem que ser o mais livre possível para que a segurança seja máxima”, diz Luis Antônio Lindau, especialista em BRT da Embarq Brasil.
A Secretaria de Conservação afirmou que vai solicitar vistorias aos técnicos e, caso fiquem comprovados problemas, serão programados serviços pontuais. Afirmou ainda que duas mil toneladas de massa asfáltica devem ser utilizadas até setembro para pavimentar trechos inteiros entre as estações Pingo D’Água e Magarça.
O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento recomenda pavimentação em concreto (o Transoeste foi feito em asfalto) para reduzir desgaste dos veículos. A secretraria explica que a pista foi feita com um pavimento resistente e adequado para cargas pesadas.
O produto tem muitos benefícios, como por exemplo permitir a rápida liberação da via — fundamental no sistema de BRT para que os ônibus possam continuar operando na pista exclusiva. “Foi uma opção técnica”, diz em nota.
Informações: O Dia Online
Postado por Meu Transporte às 00:55 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Estação do metrô em Pirajá já tem mais de 70% de suas obras concluídas
O local vai funcionar como o centro operacional das Linhas 1 e 2. Já na área do complexo de manutenção dos trens, o índice é de 58%.
“As obras nessa região tem uma complexidade muito grande, sobretudo nesse período de chuvas, mas estão andando num ritmo acelerado”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, nesta quarta-feira (6/5).
As intervenções na área serão concluídas em junho, com a inauguração da estação prevista para julho.
Na região, que vai funcionar como ‘cérebro operacional’ do metrô, vão ficar instaladas a oficina para reparo nos trens e também uma área para realização de manutenções mais simples, como limpeza, além do Centro de Controle Operacional (CCO) e toda a parte administrativa do metrô.
A área total de intervenções em Pirajá é de mais de 150 mil metros quadrados.
Desde que o sistema metroviário de Salvador foi transferido para o Governo da Bahia, em abril de 2013, a obra do metrô ganhou um ritmo acelerado e, pouco mais de um ano depois, em junho de 2014, os trens começaram a rodar em operação assistida.
Desde o período até agora, o metrô já transportou cinco milhões de passageiros. O trecho em operação da Linha 1 compreende as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá.
Com investimento de R$ 3,6 bilhões para a conclusão da Linha 1 e implantação da Linha 2, o metrô chegará ao Aeroporto Internacional de Salvador em 2017.
Está previsto ainda o investimento em um novo trecho de Pirajá à Águas Claras, com extensão de 5,5 quilômetros. Desta forma, em 2017, a linha completa do metrô terá 41 quilômetros.
Informações: Tribuna da Bahia
Postado por Meu Transporte às 00:55 0 comentários
Marcadores: Bahia
Google Maps agora mostra ciclovias de cidades brasileiras
Disponível desde 2010 nos EUA e 2012 na Europa, o recurso do Google Maps que mostra as ciclovias e rotas para ciclistas disponíveis nas cidades agora foi liberado para usuários brasileiros.
A visualização das ciclovias e ciclofaixas está disponível no menu de opções principal, na lateral esquerda. A opção "De Bicicleta" agora revela os trajetos disponíveis para tráfego seguro.
Entretanto, funcionalidade não será capaz de traçar a melhor rota que pode ser percorrida de bike para chegar a determinado local (como faz com as outras opções de meio de transporte), nem integrar seus trajetos com transportes coletivos que podem abrigar as bicicletas.
O recurso se propõe a revelar todas as vias destinadas ao tráfego de ciclistas. Os mapas das cidades de São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Salvador no aplicativo já revelam as rotas especiais.
Postado por Meu Transporte às 00:55 0 comentários
Marcadores: Bahia, Bicicletas, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Reportagem especial, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo
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