Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Licitação do transporte de Piracicaba tem vencedora definida

quarta-feira, 19 de abril de 2023


A Prefeitura de Piracicaba publicou nesta segunda-feira (17), em Diário Oficial, a empresa vencedora da licitação do transporte público.

É a Rápido Sumaré, que venceu a concorrência de outras duas empresas na última etapa do processo, em andamento há cerca de um ano e quatro meses.

A classificação final foi divulgada após a abertura dos últimos envelopes, na semana passada, e aprovação da Comissão Permanente de Abertura e Julgamento de Licitações.

Agora, as empresas perdedoras têm até cinco dias úteis para apresentação de recursos.

Caso não haja manifestações, o contrato com a Rápido Sumaré, que propôs tarifa de R$ 4,77, será homologado.
O edital prevê a execução dos serviços por cinco anos e o critério de escolha da empresa foi a que ofereceu a menor tarifa.

O valor estimado do investimento anual é de R$ 110.807.577,08.

Atualmente, a tarifa integral – cobrada em bilheterias e dentro do ônibus – custa R$ 5,60. Já quem tem o cartão do transporte municipal paga R$ 4,90.

Finalizado o processo licitatório, a prefeitura e a empresa vencedora do certame assinam o contrato e é emitida a ordem de serviço, que determina o prazo para início da operação.

Informações: CBN Campinas
READ MORE - Licitação do transporte de Piracicaba tem vencedora definida

GDF define novos prazos de validade de créditos dos cartões de transporte

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou nesta terça-feira (18), no Diário Oficial do DF (DODF), o Decreto n° 44.432, de 17 de abril de 2023, que prevê prazos para a validade dos créditos armazenados nos cartões utilizados no Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal. Os créditos terão validade a contar da data da aquisição, de acordo com o tipo de cartão no sistema.

Os créditos transferidos ao cartão mobilidade adquiridos a partir de abril de 2022 terão validade de cinco anos. Já os créditos transferidos ao cartão vale-transporte terão validade de dois anos. Para evitar a prescrição dos créditos, o titular do cartão deve utilizá-lo para pagar viagens de ônibus, BRT ou metrô. Não há possibilidade de saque.

Entenda as recargas

Os créditos transferidos a todos os tipos de cartão e adquiridos até março de 2019 serão expirados imediatamente. Já os créditos transferidos aos cartões mobilidade e vale-transporte adquiridos entre abril de 2019 e março de 2022 são passíveis de expiração a partir de abril de 2024.

Os créditos que não foram transferidos para os cartões, como no caso do vale-transporte que o titular não passou o cartão no validador para completar a recarga, terão validade de dois anos.

É importante que o usuário lembre que os cartões do transporte público coletivo do DF são de uso pessoal e intransferível. Em caso de falecimento do titular de qualquer cartão, os créditos perderão a validade de imediato. Nesse caso, não importa o tipo de cartão e o prazo de validade dos créditos.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Flávio Murilo Prates, o GDF revogou o Decreto nº 43.899/2022 modificando os prazos para o recolhimento dos créditos vencidos. “As medidas agora apresentadas vão ao encontro dos anseios da população, que solicitava mais esclarecimentos”, explica o chefe da pasta.

Os valores referentes aos créditos que venceram serão disponibilizados pelo Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), por meio do BRB Mobilidade, para uso do GDF na manutenção do equilíbrio econômico financeiro do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC/DF). A manutenção é destinada à modicidade tarifária, contribuindo para que as passagens sejam acessíveis à população.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade 
READ MORE - GDF define novos prazos de validade de créditos dos cartões de transporte

Busão da Pérola passa a ter novos trajetos em Guarapuava

A Prefeitura de Guarapuava informa que, a partir do dia 24 de abril, o transporte coletivo passa a atender a uma nova linha. Inicialmente em caráter experimental pelo prazo de 30 dias, o novo percurso visa melhorar o atendimento dos usuários das linhas Jardim Pinheirinho e Vila Bela.

“Vai entrar em funcionamento mais uma linha do transporte coletivo municipal para atender a região do Jardim Pinheirinho. Com isso, a intenção é desafogar os trechos do Jardim das Américas e do Aeroporto. A nova linha deve operar por 30 dias de forma experimental. Depois, os ônibus circularão de forma permanente nesta região. Com mais este coletivo à disposição da população, outras linhas que passam por ali também serão desafogadas. Isto beneficiará os passageiros”, contou o secretário da SETRAN, Adalberto Campos.
Para orientar a população, a SETRAN e a Pérola do Oeste estão disponibilizando avisos em todos os pontos de ônibus, informando sobre a nova linha. “Os avisos são para orientar as pessoas sobre a nova linha. A partir do dia 24, elas já podem utilizar o transporte público neste novo trajeto”, reforçou o secretário.

Trecho

O novo trajeto Fonte x Jardim Pinheirinho, em princípio, terá seis horários. Com isso, os passageiros da região dos bairros Jardim Pinheirinho e Vila Bela, poderão utilizar a nova opção.

Com a mudança, as linhas Aeroporto e Jardim das Américas deixarão de atender o Jardim Pinheirinho nos horários em que a nova linha passará por esta região.

Informações: Extra Guarapuava
READ MORE - Busão da Pérola passa a ter novos trajetos em Guarapuava

Prefeitura de Porto Alegre mantém passagem de ônibus em R$ 4,80

sábado, 15 de abril de 2023

Neste ano, a tarifa de ônibus na Capital terá o mesmo valor de 2021 e de 2022: R$ 4,80. A medida foi anunciada pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, durante coletiva de imprensa realizada no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), nesta sexta-feira, 14. A decisão ocorre em um cenário desafiador em termos de inflação e de aumento no preço do diesel, e integra um conjunto de medidas do Mais Transporte. Lançado há um ano, o programa tem como objetivo qualificar o serviço prestado na Capital e teve os primeiros resultados apresentados nesta manhã.

Conforme o prefeito, o esforço da prefeitura nos últimos anos, viabilizado com aval da Câmara Municipal, e os aportes dos cofres municipais para subsidiar parcela significativa das gratuidades/isenções do sistema, tornaram possível a manutenção do valor da passagem.

“Desde 2021, estamos fazendo um conjunto de esforços para entregar um serviço melhor e uma tarifa justa ao cidadão. Mas o transporte não pode ser um compromisso apenas dos prefeitos. Vamos seguir batalhando para defender nacionalmente um ‘SUS’ para o transporte público, trazendo para a divisão de responsabilidades os Estados e a União”, afirma Melo, que também é vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Na atual composição da tarifa, 24% dos usuários possuem gratuidade ou isenção, somando custo de R$ 192 milhões. A prefeitura custeia o correspondente a R$ 104 milhões deste valor, o que permite manter a tarifa em R$ 4,80. Segundo o prefeito, se o governo federal subsidiar os cerca de R$ 80 milhões referentes à isenção para idosos acima de 65 anos, definida por lei federal, a passagem poderia cair para cerca de R$ 4,00 na Capital.

Movimento - O sistema de transporte já contabiliza dados positivos de retomada em relação ao número de passageiros. Na comparação entre os meses de março de 2021 e de 2022, por exemplo, o crescimento foi de 74,6%, ainda que sobre uma base impactada pela pandemia. Entre o terceiro mês de 2022 e março deste ano, também houve crescimento: 8,4%. Veja aqui a apresentação completa.

Na coletiva, Melo e o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, demonstraram números de reativação de linhas e de aumento no número de viagens em dias úteis, sábados e domingos. As medidas têm como objetivo gerar maior conforto e reduzir o tempo de espera para os passageiros. No período de abril a dezembro de 2022, houve saldo positivo de ampliação de 25 linhas.

“Nossas equipes trabalham diariamente na análise da oferta e da demanda, sempre com o foco em melhorar o atendimento para o passageiro e atrair cada vez mais pessoas para o transporte coletivo. Nossos esforços vão além do incremento de viagens e passam, também, pela qualificação da infraestrutura que atende o transporte”, destaca o secretário.

Renovação de frota - Entre os avanços, o Mais Transporte trouxe novos veículos para a frota. Foram entregues 70 em 2022, 50 de janeiro a abril de 2023 e outros 80 ônibus serão agregados ao sistema até o fim deste ano. Todos os 200 veículos têm ar-condicionado.

Obras - O conjunto de medidas também contempla investimento na revitalização de terminais de grande circulação. Já foram entregues as obras no Princesa Isabel, Antônio de Carvalho e Jayme Caetano Braun. O terminal Nilo Wulff está em execução. Até 2024, a prefeitura deve concluir melhorias no Mendes Ribeiro, no Triângulo, no Parobé e no Utzig. Cerca de 250 mil pessoas circulam por esses pontos em dias úteis.
Conforto - Também foi destacada a instalação de cerca de 250 novos abrigos em pontos de ônibus até abril deste ano, sendo que até dezembro se chegará a 450 entregues. A parceria com a iniciativa privada, sem custo para a prefeitura, prevê 1,5 mil novas paradas até 2027. Parte desses equipamentos conta com tomadas USB, internet Wi-Fi, acessibilidade, entre outros serviços gratuitos.

Projeção - Sobre novas metas de qualificação até o fim de 2023, o secretário informou a ampliação de 500 viagens nos dias úteis e mais 300 por sábado e 200 por domingo. Entre os principais bairros beneficiados estão Lomba do Pinheiro, Restinga, Hípica, Belém Novo, Rubem Berta, Vila São José, Vila Jardim, Glória, Jardim Itu, Santa Rosa de Lima e Campo Novo.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
READ MORE - Prefeitura de Porto Alegre mantém passagem de ônibus em R$ 4,80

Pesquisa mostra que transporte público da Região de Campinas é insuficiente

O transporte público da Região Metropolitana de Campinas (RMC) é insuficiente para atender as demandas existentes na região. Esta é a conclusão de uma pesquisa apresentada no no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) da Unicamp.

O estudo constata no universo acadêmico o que os usuários dos ônibus que circulam pela região já sabiam. Pontos e ônibus lotados, atrasos e falta de veículos. Essa é a realidade de muita gente que depende do transporte público intermucipal.

A auxiliar de limpeza Sueli Pereira mora em Monte Mor e vem todos os dias trabalhar em Campinas. Ela conta que leva meia hora no trajeto e está cansada de viajar em pé.

Quem também já chega no trabalho cansada é a estagiária Kátia Camilo. Moradora em Sumaré, ela diz que, além dos R$ 5,40 que paga todos os dias na passagem, acaba tendo que desembolsar um valor a mais de transporte chamando um carro de aplicativo, já que o ônibus sempre atrasa.
Produtora da pesquisa, a mestranda Janini Dias da Silva explica que viveu na pela a realidade dos dados demostrados pela pesquisa por morar em Holambra. Ela afirma que as alternativas para a resolução desse problema passam pelo planejamento de obras funcionais.

Em nota a EMTU, responsável pelo transporte coletivo intermunicpal, afirmou que as linhas 708 e 709 têm partidas a cada 15 minutos, em média, nos horários de pico. Os dois serviços trafegam, em 60% do itinerário, pela rodovia SP 101 e também passam pelo trevo da Bosch, pontos críticos do trânsito da região e que podem causar atrasos no cumprimento dos horários programados.

Disse também que as linhas são monitoradas sistematicamente e, caso sejam constatadas irregularidades na operação, a empresa está sujeita a sanções contratuais.

Por Guilherme Leal
Informações: CBN Campinas
READ MORE - Pesquisa mostra que transporte público da Região de Campinas é insuficiente

Reforma tributária poderá impactar custos do setor de transporte público por ônibus em até 20%

Em audiência pública para ouvir o setor de transportes e de serviços, realizada esta semana, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) reforçou a importância do transporte público coletivo urbano no país, definido pela Constituição Federal como direito social e serviço público de caráter essencial. Na ocasião, a Associação defendeu tratamento tributário diferenciado para o setor e alertou para o risco de aumento dos custos do serviço. Os atributos do transporte público coletivo urbano também foram realçados pela Associação, ao destacar que o ônibus urbano atende, em média, 40 milhões de viagens diárias e é utilizado, principalmente, pela camada mais necessitada da população brasileira.

O diretor de Gestão da NTU, Marcos Bicalho, informou que, historicamente, o impacto dos tributos no setor era da ordem de 32,3%, incidindo sobre as empresas, a atividade, os veículos, insumos veiculares e sobre a folha de pagamentos. A partir de 2013 o setor experimentou uma desoneração muito significativa na sua carga tributária, em função das manifestações sociais contra o reajuste das tarifas do transporte público.

Além disso, ele apresentou estudo realizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), considerando cinco cidades brasileiras, para mostrar que o impacto da atual reforma tributária sobre o transporte público urbano recairá sobre as empresas prestadoras do serviço. O peso seria entre 18,25% e 20,52%, conforme revelou na apresentação.

O diretor explicou que o estudo levou em conta a alíquota de 25%, divulgada pela mídia como possível alíquota única da PEC 45/2019, em discussão pelo GT da reforma tributária. "O resultado desse estudo é muito impactante, porque ele mostra que para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, o peso final recai sobre o concessionário do serviço e pode ser de até 20,52% nessas cidades", destacou e acrescentou que a folha de pagamentos contribui com até 12% desse total. Marcos Bicalho também fez questão de explicar que o levantamento feito pela ANTP, a pedido da NTU, teve como base a avaliação de planilhas de custos oficiais adotadas pelas cidades pesquisadas.

Ele ainda fez uma avaliação do quanto a desoneração tributária tem sido relevante para o setor, que desde 1999 já era beneficiado com o valor zerado do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para aquisição dos veículos. Citou ainda, desonerações ocorridas em outros impostos do setor, como as do PIS/COFINS, ISS e do ICMS sobre o diesel, combustível utilizado por praticamente toda a frota brasileira de ônibus coletivo urbano, estimada em 107 mil veículos.

Diesel

O risco de aumento nos custos dos combustíveis, com a atual proposta de reforma tributária, foi outra preocupação do setor de transportes, bastante comentada pelas entidades que representam outros modais. No caso da NTU, ainda durante a exposição, Bicalho esclareceu que o gasto com mão de obra (pessoal) hoje, é o grande custo do setor (44%) e que o segundo recai sobre os combustíveis e lubrificantes (33%). "São dois grandes custos do setor e aí reside nosso receio de sermos impactados por essa reforma, de uma forma bastante negativa", frisou.

Marcos Bicalho também lembrou que o setor tem consciência de que é um repassador de custos, referindo-se aos passageiros, que seriam diretamente afetados com aumentos de tarifas. "Agradeço a oportunidade de estar debatendo com esse Grupo de Trabalho que assim como nós, também se preocupa com o consumidor, especialmente no nosso caso, em que a maior parte daqueles que utilizam o coletivo urbano é constituída pelo passageiro de baixa renda", afirmou.

A mesma apreensão foi trazida por Alessandra Brandão, consultora tributária da CNT (Confederação Nacional do Transporte). "A tributação do setor de transportes é baseada no consumo", alertou e citou como exemplo o ônibus coletivo urbano. Informou que a CNT é favorável à qualquer reforma que crie um ambiente de negócios, mas destacou que qualquer aumento no valor dos produtos comercializados pelo setor, como os combustíveis, por exemplo, será repassado ao quem utiliza os serviços. "Se a tributação do transporte público aumenta, o preço das passagens vai subir e o mesmo acontecerá, caso haja aumento no valor do frete", alertou e entregou ao GT um documento com 10 pilares que a CNT aponta como fundamentais para a reforma tributária do setor de transportes.

Quanto ao setor de transportes, o relator da atual proposta de reforma tributária, deputado Aguinaldo Riberito (PP-PB), minimizou a preocupação com o aumento de tributação e eventual repasse de custos aos consumidores. "Vivi o período de desoneração de folhas de pagamentos e nosso desafio é construirmos juntos um sistema tributário que seja justo", informou e assegurou que tudo que foi exposto pelos representantes dos setores de transporte e de serviços será levado em consideração e prometeu apresentar um novo texto contendo as principais observações levantadas na audiência.

Na mesma linha, o deputado Jonas Donizette (PSB-SP), integrante do GT da reforma tributária, ex-prefeito de Campinas e também ex-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), afirmou que tem total conhecimento da situação do setor de transporte público. "Não tenham dúvidas de que nós sabemos da importância do setor de transportes. Vamos fazer contas para que não haja aumento da carga tributária e para que o consumidor não pague a conta dessa reforma", assegurou.

Também participaram da audiência representantes do setor de serviços, como Luigi Nese, presidente da Confederação Nacional de Serviços (CNS); Fernando Garcia de Freitas, assessor CNS; Letícia Pimentel, representante da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear); Fábio Barros, vice-presidente da Azul Linhas Aéreas; Tácio Lacerda Gama, presidente do Instituto de Aplicação do Tributo, especialista em direito tributarista e outros convidados.

Informações: NTU
READ MORE - Reforma tributária poderá impactar custos do setor de transporte público por ônibus em até 20%

Tarifa zero: as lições das 67 cidades do Brasil com ônibus de graça

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Em março de 2023, uma greve paralisou o metrô de São Paulo. Em meio às negociações, os metroviários propuseram uma forma de protesto diferente: eles voltariam ao trabalho, mas o metrô operaria sem cobrança de tarifa da população até as partes chegarem a um acordo.

A ideia acabou barrada pela Justiça, impedindo o que teria sido o segundo maior experimento de tarifa zero no país em menos de um ano.

A tarifa zero ou passe livre é uma política pública que prevê o uso do transporte público sem cobrança de tarifa do usuário final. Nesse modelo, o sistema é financiado pelo orçamento do município, com fontes de recursos que variam, a partir do desenho adotado por cada cidade.

O primeiro teste em grande escala da proposta no país aconteceu no segundo turno das eleições presidenciais, em outubro de 2022. Naquele dia, centenas de cidades brasileiras deixaram de cobrar passagem nos ônibus e trens, para facilitar o acesso dos eleitores às urnas.

Na Grande Recife, a demanda aumentou 115% em relação aos domingos comuns e 59% na comparação com o primeiro turno. Em Belo Horizonte, o aumento foi de 60% e 23% nas mesmas bases de comparação, conforme balanços divulgados à época.

Os números revelam a imensa demanda reprimida pelo transporte urbano e o fato de que, atualmente, milhões de brasileiros não usam ônibus, metrôs e trens por falta de dinheiro.

Mas essa realidade está mudando em um número crescente de cidades e projetos em discussão na Câmara dos Deputados querem tornar a tarifa zero uma política nacional – embora financiá-la em grandes centros urbanos ainda seja um imenso desafio.

67 cidades brasileiras com tarifa zero
Ao menos 67 cidades brasileiras já adotam a tarifa zero em todo o seu sistema de transporte, durante todos os dias da semana, conforme levantamento da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), atualizado em março de 2023.

São cidades pequenas e médias, com populações que variam de 3 mil a mais de 300 mil habitantes.

Outros sete municípios adotam a política de forma parcial: em dias específicos da semana, em parte do sistema ou apenas para um grupo limitado de usuários, segundo os dados da NTU.

E ao menos quatro capitais estudam neste momento a possibilidade de adotar a tarifa zero em seus sistemas de transporte: São Paulo, Cuiabá, Fortaleza e Palmas, de acordo com levantamento da área de mobilidade urbana do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

No Brasil, a tarifa zero foi proposta pela primeira vez durante o mandato da então petista Luiza Erundina à frente da Prefeitura de São Paulo (1989-1992). Mas, naquela ocasião, a proposta não avançou.

A política voltou ao debate público nos anos 2000, com o surgimento do Movimento Passe Livre (MPL).

O movimento social ganhou notoriedade em junho de 2013, ao liderar a maior onda de protestos da história recente, deflagrada por um aumento das tarifas de ônibus em São Paulo.

Os números da NTU mostram que junho de 2013 teve efeitos concretos: das 67 cidades com tarifa zero no país, 51 adotaram a política após aquele ano.

A pandemia deu impulso adicional ao avanço do modelo no Brasil: desde 2021, foram 37 cidades a adotar a tarifa zero – 13 em 2021, 16 em 2022 e outras oito só neste início de 2023.

O tema foi discutido pela equipe de transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e está no centro de um projeto de lei e uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) na Câmara, o primeiro da autoria de Jilmar Tatto (PT-SP) e a segunda, de Luiza Erundina (Psol-SP).

A PEC de Erundina pretende criar um Sistema Único de Mobilidade (SUM), a exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é garantir a gratuidade nos transportes, por meio de um modelo de responsabilidade compartilhada entre governo federal, Estados e municípios.

A seguir, conheça a experiência de cidades que já adotam a tarifa zero e os desafios para implementação da política em municípios de grande porte, como São Paulo.

Maricá (RJ): demanda aumentou mais de 6 vezes
Maricá, no Rio de Janeiro, iniciou seu projeto de tarifa zero ainda em 2014, durante o mandato de Washington Quaquá (PT) na prefeitura do município.

Com uma população de 167 mil habitantes, a cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, conta com um orçamento turbinado por royalties do petróleo – uma espécie de compensação recebida por municípios pela exploração do óleo em suas águas.

Foi com esse dinheiro em caixa que Maricá viabilizou uma política de renda básica que atualmente beneficia 42,5 mil moradores e também os ônibus gratuitos para a população.

Para dar início à política de tarifa zero, a prefeitura de Maricá criou uma autarquia, a EPT.

Com frota e motoristas próprios, a empresa operava a princípio um número reduzido de ônibus gratuitos, que circulavam ao mesmo tempo que linhas pagas, operadas por duas empresas privadas que tinham o direito de concessão no município. Essa operação concomitante levou a embates na Justiça, encerrados apenas com o fim das concessões.

Foi apenas em março de 2021 que a EPT passou a operar todas as linhas do município com tarifa zero, por meio de ônibus próprios e outros alugados de empresas privadas através de processos de licitação.

Atualmente com 120 ônibus e 3,5 milhões de passageiros por mês, o custo mensal do sistema varia de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões.

"Em 2022, foram R$ 160 milhões que as famílias deixaram de gastar com transporte, o que é injetado diretamente na economia da cidade", diz Celso Haddad, presidente da EPT de Maricá.

O município enfrentou, no entanto, um desafio comum a todas as cidades que implantam a tarifa zero: explosão de demanda e, consequentemente, dos custos de operação.

"Aqui em Maricá, [a demanda] cresceu mais de seis vezes. Tínhamos em torno de 15 mil a 20 mil pessoas transportadas diariamente e hoje transportamos mais de 120 mil. A tarifa zero é um propulsor do direito de ir e vir, é muito avassaladora a diferença", afirma o gestor.

Vargem Grande Paulista (SP): taxa paga por empresas locais
O avanço da tarifa zero no período recente deixou de ser identificado com um espectro político específico. Prefeitos de esquerda e direita têm implementado o modelo em seus municípios.

Josué Ramos, prefeito de Vargem Grande Paulista, por exemplo, é filiado ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O prefeito conta que a motivação que o levou a implementar em 2019 a tarifa zero no município foi a necessidade crescente de subsídios – a remuneração do serviço de transporte público é geralmente composta por uma parcela financiada via tarifa e outra via subsídio, com recursos que vêm do orçamento da prefeitura, a partir da arrecadação de impostos.

"Assim que eu assumi, em 2017, a empresa de ônibus veio pressionar para aumentar a tarifa ou ampliar o subsídio ao transporte da cidade, e eu não tinha previsão orçamentária para isso", diz Ramos.

"Eles, do dia para a noite, retiraram todos os ônibus das linhas e eu tive que, em 12 horas, buscar um transporte alternativo, e coloquei vans operando de forma gratuita. Isso me despertou o interesse em estudar melhor o caso [da tarifa zero]."

Ramos conta que estudou exemplos europeus, como Luxemburgo – país que adota a gratuidade em todo seu sistema de transporte, incluindo ônibus, trens e metrôs –, e brasileiros, como os de Maricá e Agudos, no interior de São Paulo.

Assim, a prefeitura chegou a um modelo em que a gratuidade é financiada através de um fundo de transporte, cujas principais receitas são uma taxa paga pelas empresas locais no lugar do vale-transporte (de R$ 39,20 mensais por funcionário), além de publicidade nos ônibus, locação de lojas nos terminais e 30% do valor das multas de trânsito.

Empresas locais chegaram a ir à Justiça contra a cobrança da taxa, mas Ramos afirma que algumas desistiram após entenderem melhor a proposta, restando uma ação pendente.

Com a tarifa zero, a demanda aumentou de 40 mil para 110 mil usuários mensais, exigindo a ampliação da frota de ônibus. Atualmente, são 15 ônibus, em sete linhas, e o custo do sistema é de R$ 600 mil mensais.

"É uma questão muito maior do que a de mobilidade. Existe a questão social, a de geração de recursos, porque na hora que eu implantei a tarifa zero, aumentou o gasto no comércio, a arrecadação de ICMS, de ISS", relata Ramos.

"Existe também a questão da saúde: tínhamos 30% de pessoas que faltavam à consulta médica e esse índice reduziu, porque as pessoas não tinham dinheiro para ir à consulta. Então ajudou em todas as áreas. A tarifa zero, ao ser debatida, precisa levar em conta tudo isso."

Caucaia (CE): tarifa zero no segundo maior município do Ceará
Caucaia, segundo município mais populoso do Ceará, com 369 mil habitantes, é um exemplo do avanço da tarifa zero nos municípios após a pandemia.

Com a crise sanitária, os sistemas de transportes públicos perderam passageiros e os custos aumentaram com a alta do diesel e da mão de obra.

Isso fez crescer a pressão por subsídios, num momento em que as famílias, com a renda pressionada, teriam dificuldade para arcar com um aumento da tarifa.

"Tínhamos que fazer alguma coisa para diminuir a perda [de renda] das famílias, elas precisavam ser socorridas de alguma forma na esfera municipal, para além do auxílio emergencial", diz Vitor Valim, prefeito de Caucaia, eleito pelo PROS e atualmente sem partido.

Diferentemente de Maricá, que conta com royalties do petróleo, e de Vargem Grande Paulista, que criou uma taxa sobre as empresas locais, Caucaia decidiu arcar com a tarifa zero com recursos do orçamento regular da prefeitura.

O programa, que recebeu o nome de Bora de Graça, foi implementado em setembro de 2021.

A iniciativa consome atualmente cerca de 3% do orçamento municipal e a remuneração à empresa prestadora do serviço é por quilômetro rodado, não por passagem.

"É tão exequível que o modelo de Caucaia será estendido para toda a região metropolitana", diz Valim.

A gratuidade no transporte público intermunicipal na Região Metropolitana de Fortaleza foi promessa de campanha do governador Elmano de Freitas (PT) e um projeto sobre o tema tramita na Assembleia Legislativa do Ceará.

Além de Caucaia, já adotam a tarifa zero na Região Metropolitana de Fortaleza os municípios de Eusébio, Aquiraz e Maracanaú. A capital estuda adotar a gratuidade para estudantes.

A repercussão local é outra característica do avanço recente da tarifa zero: a adoção da política por um município influencia as cidades do entorno.

Em Caucaia, com a tarifa zero, a demanda passou de 505 mil passageiros por mês para 2,2 milhões.

"Tivemos um aumento de custo de mais 30% com reforço da frota, o que era previsível", relata o prefeito. "Esse foi um desafio em termos de gestão, mas a dificuldade maior foi vencer a descrença da população, que temia ser taxada. Teve uma desconfiança muito grande do povo."

Informações: BBC
READ MORE - Tarifa zero: as lições das 67 cidades do Brasil com ônibus de graça

Procon-PR notifica Urbs sobre tarifa de ônibus paga com cartão em Curitiba

Após receber várias reclamações de usuários do transporte coletivo de Curitiba, no início de março, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon do Paraná, fez uma reunião com representantes da Urbs para que a empresa explique aos usuários do transporte público como funciona a cobrança de passagens que são pagas com cartões de débito e crédito.

A diretora do Procon, Claudia Silvano, contou o que foi abordado na reunião, já que o sistema não faz o desconto de forma imediata.

Claudia Silvano explicou que muitos usuários do transporte coletivo têm dúvidas sobre esse sistema de cobrança, que pode gerar débito posteriormente à data em que a pessoa utilizou o cartão, seja de débito ou de crédito.
Segundo o Procon, a Urbs informou que está em fase de elaboração de um material que deve ser distribuído aos usuários do transporte coletivo, em formato de perguntas e respostas, de fácil compreensão.

Lembrando que a utilização exclusiva de cartões em várias linhas de ônibus da cidade acontece de forma progressiva. Em julho de 2022, 202 linhas que circulam por Curitiba, de um total de 254, só aceitam o pagamento de passagem por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Conforme a Urbs, até a metade deste ano, todos os ônibus que circulam pela capital devem aceitar somente cartões.

Existem várias formas de pagar passagem no transporte coletivo de Curitiba, uma delas é pagar a passagem em dinheiro nas estações tubos e terminais. No entanto, vale salientar que muitas linhas de ônibus não aceitam pagamento em dinheiro, apenas com cartão. Outra forma de pagar passagem, é adquirir o cartão avulso, que é destinado aos usuários que não são cadastrados na Urbs.

Esses cartões são vendidos em postos credenciados pela instituição, como bancas do centro da cidade e nos principais terminais de ônibus. O cartão custa R$ 7 e pode ser carregado com até 25 passagens. Além disso, há o cartão usuário, indicado para utiliza o transporte público com frequência e tem endereço fixo.

A emissão da primeira via é feita de forma gratuita, após cadastro em um dos postos de atendimento da Urbs. Contudo, a confecção desse cartão precisa de agendamento no site da empresa. O usuário deve levar documento original e comprovante de residência.

Por: Scheila Pessoa
Informações: CBN
READ MORE - Procon-PR notifica Urbs sobre tarifa de ônibus paga com cartão em Curitiba

Nova tarifa de ônibus de Porto Alegre e detalhes sobre privatização da Carris serão anunciados

A nova tarifa de ônibus de Porto Alegre será anunciada na manhã da próxima sexta-feira, em coletiva de imprensa a ser realizada na Prefeitura. Os detalhes do valor ainda não são conhecidos, mas o anúncio será feito dentro de mais uma etapa do Programa Mais Transporte. O prefeito Sebastião Melo sinalizou nesta terça-feira que a decisão do valor ainda não havia sido tomada. Durante a coletiva, também serão anunciados os detalhes do leilão da Carris, que deve ocorrer ainda neste ano, extensões de linhas e a prestação de contas do ano que passou. 

Após sair de reunião com a gerência do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), no bairro Floresta, Melo disse que “os dados da tarifa estão sendo trabalhados há dias”, por meio de conversas entre as secretarias do Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), Fazenda (SMF) e Mobilidade Urbana (SMMU). Nesta terça-feira, deve haver duas reuniões sobre o transporte público e amanhã ocorre mais uma. “Ainda temos até quinta-feira, porque na sexta temos que apresentar. Nem todas as isenções serão cobertas, mas será o que for possível para termos uma modicidade”, afirmou ele.

“Hoje, o público de mais de 65 anos representa [um custo de] R$ 84 milhões por ano. É nossa maior isenção. Somando todas as isenções, nosso total hoje é de R$ 180 milhões, por cima. Então você imagina isto no cálculo da tarifa, tem um impacto enorme. Quando você anuncia uma medida, negocia com o setor, e no dia 5, o dinheiro tem que ser depositado.” Melo disse também estar com expectativas de que o governo federal ainda possa sinalizar novos valores de subsídios para os municípios. Segundo ele, o subsídio vai continuar, porém ainda não há certeza de quanto será.
No ano passado, o governo federal encaminhou R$ 25 milhões para custear a gratuidade aos idosos. O valor foi menor do que os R$ 70 milhões previstos inicialmente pela Prefeitura. “Acho que não haverá mais um tempo em que não terá subsídios. A pergunta é: os governos estaduais e o governo central vai dividir com os municípios este subsídio? Se a operação é a mesma e se perdeu passageiro, a conta não fecha”, salientou. Outra medida relacionada é a continuidade das linhas sem cobradores, que Melo estima chegar a 50% do total da cidade até o final do ano.

O chefe do Executivo ainda cutucou a oposição, que, segundo ele, tem “cobrado muito sobre transporte”. “Queria convidar a bancada do PT na Câmara Municipal a ser nossa embaixadora perante o presidente Lula para ajudar o transporte coletivo, porque, realmente, o que eles querem é o que nós queremos, que é uma passagem mais módica, mas o governo federal tem um papel nisto, e eu espero que ele possa ajudar o Brasil”, finalizou.

Informações: Correio do Povo
READ MORE - Nova tarifa de ônibus de Porto Alegre e detalhes sobre privatização da Carris serão anunciados

Novo aplicativo "Floripa no Ponto" tem opção de recarga do cartão de ônibus via Pix

Usuários do transporte coletivo de Florianópolis podem contar com mais um serviço digital. O Floripa no Ponto 2.0 permite ao usuário a utilização de serviços e consultas do transporte coletivo da Capital, entre outras funcionalidades.

A iniciativa possibilita ao passageiro acessar dados de informações sobre a rota do ônibus e o tempo de previsão de deslocamento das linhas convencionais e executivas.

Além disso, o aplicativo conta com uma nova funcionalidade nesta versão. Os usuários poderão fazer a recarga dos cartões através do próprio smartphone para as modalidades cidadão, turista, estudante e social.

O login na plataforma deve ser feito com o mesmo cadastro do aplicativo Si.GO e o pagamento realizado via Pix. O passageiro também pode consultar o saldo disponível, criar uma conta (caso nunca tenha utilizado o app Si.GO) e emitir recibos de suas recargas.

O aplicativo Floripa no Ponto 2.0 já está disponível para download nos sistemas Android e iOS. Cabe ressaltar, que se trata de um novo aplicativo, e que a versão anterior será descontinuada nas próximas semanas. Já o app Si.GO seguirá funcionando normalmente.

Para o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a nova plataforma reúne funcionalidades dos antigos aplicativos de forma mais didática e rápida. “Vamos ter um período de transição para o Floripa no Ponto 2.0. Assim, todos poderão se acostumar com o aplicativo e sua operação”, completa.

Veja como funciona

O usuário baixa o aplicativo Floripa no Ponto 2.0, pela App Store ou Google Play;
Com a localização ativada, o usuário poderá consultar as paradas de ônibus mais próximas e as linhas que estão disponíveis;
O usuário pode clicar sobre uma linha e o aplicativo irá informar o tempo de espera e trajeto;
Para realizar a recarga do cartão, deve clicar na aba MAIS e selecionar RECARGA ONLINE;
O usuário deverá utilizar o cadastro do app Si.GO no login e realizar pagamento via Pix.

Informações: NDMais
READ MORE - Novo aplicativo "Floripa no Ponto" tem opção de recarga do cartão de ônibus via Pix

Novo terminal em Goiânia inicia operação com 19 linhas de ônibus

Foi inaugurado nesta terça-feira (11/4), um novo terminal em Goiânia, que leva o nome do ex-prefeito da capital Paulo Garcia, que faleceu em 2017. O local inicia operação recebendo 19 linhas de ônibus.

O governador Ronaldo Caiado esteve presente no evento de inauguração, juntamente com o ministro das Cidades, Jader Filho; o vice-governador, Daniel Vilela, e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Durante o evento, Caiado falou sobre os programas lançados para os usuários do transporte coletivo, como Bilhete Único, que permite até cinco viagens de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa; Passe Livre do Trabalhador, que conta com até oito viagens por dia; e Cartão Família, que abrange até seis integrantes do mesmo núcleo familiar ao custo de uma única passagem aos finais de semana.

Novo Terminal em Goiânia
O Terminal Paulo Garcia está localizado na Avenida Goiás, situado entre a Estação Goiânia e o Araguaia Shopping.
Com capacidade para atender até 12 mil usuários por dia, o terminal abrigará ônibus de 19 linhas, marcando o início da operação de transporte coletivo de passageiros entre o novo espaço e o Terminal Isidória.

A plataforma recebeu o nome do ex-prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que foi o gestor responsável pelo lançamento das obras do BRT na capital e faleceu em 2017.

De acordo com a prefeitura, o Terminal Paulo Garcia é uma das intervenções necessárias para a conclusão do Trecho II do BRT Norte-Sul, que conecta os terminais Recanto do Bosque e Isidória, e tem previsão de entrega para junho.

Em coletiva de imprensa, o ministro afirmou que iniciou um diálogo junto ao governador de Goiás e ao prefeito de Goiânia para falar sobre os investimentos na área de mobilidade no território goiano.

Sobre o projeto do BRT no Entorno do Distrito Federal, o ministro sinalizou disposição “para, de fato, fazer com que a obra saia do papel. É uma obra importante não só para Goiás, mas para o Distrito Federal”. “Trago a mensagem do presidente Lula: vamos fazer parcerias em diversos ambientes”, ressaltou.

A obra do BRT teve início em 2015, com previsão de conclusão em 20 meses, mas já se arrasta por cerca de oito anos. O prefeito Rogério Cruz afirmou que a entrega da obra é um compromisso de gestão. “Isso para que possamos dar condições ao cidadão de fazer o uso do transporte público.”.

Informações: Dia Online
READ MORE - Novo terminal em Goiânia inicia operação com 19 linhas de ônibus

Parada de ônibus na zona Norte de Manaus ganha cara nova

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), iniciou, nesta quarta-feira, 12/4, uma ação de limpeza e pintura na parada de ônibus e na avenida Max Teixeira, localizada na zona Norte da cidade. A medida tem como objetivo garantir mais conforto e segurança para os usuários do transporte público e para os moradores da região.

A equipe responsável pela ação utilizou equipamentos específicos para a limpeza da parada de ônibus, removendo sujeira e pichações. Além disso, a estrutura recebeu uma nova pintura, deixando o local mais agradável e aconchegante para os usuários.

Segundo o secretário da pasta, Sabá Reis, a ação faz parte de um conjunto de medidas que visam melhorar a qualidade de vida da população. “Estamos trabalhando para garantir uma cidade mais limpa, segura e confortável para todos os nossos cidadãos. Ações como essa, que envolvem limpeza e manutenção das áreas públicas, são fundamentais para alcançarmos esse objetivo. É isso que o prefeito David Almeida, espera, que façamos sempre o melhor pela cidade”, afirmou.
A população da região recebeu a ação com satisfação. “Estávamos precisando de uma ação como essa, que valoriza o nosso bairro e garante mais conforto e segurança para a população. Agradeço a Prefeitura de Manaus por essa iniciativa”, destacou a usuária de transporte coletivo, Maria da Silva.

A avenida também recebeu ação de limpeza em suas calçadas e meio-fio. A equipe responsável também retirou entulhos e outros materiais que estavam obstruindo o trânsito na área.

Informações: Prefeitura de Manaus
READ MORE - Parada de ônibus na zona Norte de Manaus ganha cara nova

Câmara de Joinville aprova regulamentação do transporte coletivo e permite licitação

A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei Ordinária nº 6/2023, que regulamenta o transporte coletivo. O texto define uma série de obrigações e direitos da Prefeitura, prestadora do serviço e dos passageiros, possibilitando assim a realização do edital de licitação do transporte na cidade do Norte de Santa Catarina. O executivo municipal deve lançar o edital até junho.

Entre as regulamentações do projeto está a definição das gratuidades e descontos na tarifa. Uma emenda protocolada em plenário durante a sessão pelo vereador Nado (PROS) foi incorporada ao texto final e prevê a isenção de tarifas para pessoas com deficiência, com câncer e com doença renal. A isenção poderá ser obtida mediante comprovação por laudo médico de instituição pública ou privada, e não apenas de instituição pública, como previa o texto original.

O projeto foi aprovado na Câmara e agora segue para sanção ou veto do prefeito Adriano Silva.

Além do PLO 6/2023, tramita ainda na CVJ o Projeto de Lei Ordinária nº 5/2023, que deve se tornar uma “lei mãe” ou “lei troncal”, nomes utilizados pelos representantes do Poder Executivo, a partir da qual cada modal de transporte deve ter uma lei própria.


Esse projeto tem caráter mais geral, listando todas as formas de transporte coletivo que estão sob gestão, em alguma medida, da Secretaria de Infraestrutura. Entre essas modalidades estão os ônibus, os transportes escolar, turístico e de fretamento, táxis e mototáxis e aplicativos. Cada uma, no entanto, deve ser regulada por lei própria.

Informações: NDmais
READ MORE - Câmara de Joinville aprova regulamentação do transporte coletivo e permite licitação

Passagem do Metrô do Rio sobe para R$ 6,90 a partir desta quarta-feira

quarta-feira, 12 de abril de 2023

A passagem do metrô passará a custar R$ 6,90 a partir desta quarta-feira (12). O reajuste de R$ 0,40 na tarifa foi regulamentado pela Agência Reguladora dos Transportes (Agetransp) no início do mês de março, quando também ficou determinada a data de início da cobrança.

De acordo com o órgão, o reajuste considera o índice de 5,77% referente à variação de preços do IPCA. O cálculo feito pelo IBGE tem como base a inflação. 

Apesar do reajuste, o usuário ainda pode pagar um valor inferior se aderir à Tarifa Social criada pelo Governo do Estado. O cadastro pode ser feito a qualquer momento e garante o bilhete a um preço de R$ 5. Até segunda-feira (10), 180 mil pessoas já haviam se inscrito para ter o benefício. 
Para ter direito ao benefício, é preciso ter idade entre 5 e 64 anos, com renda mensal até R$ 7 mil e estar com seu documento vinculado a um Bilhete Único Intermunicipal. Aderindo à Tarifa Social, o usuário do transporte poderá economizar R$ 83,60 por mês, considerando ida e volta em 22 dias úteis. A economia equivale a 16 viagens mensais. 
Segundo o Governo do Estado, quem já tem o BUI ativo e vinculado ao seu CPF não precisa fazer nada para ativar a Tarifa Social. No caso dos usuários que tem Vale-Transporte feito pelo empregador, é preciso solicitar o cadastro para a própria empresa. As informações detalhadas sobre o cadastro podem ser confirmadas no site da Riocard. 

Confira a lista das unidades:

Carioca (7h às 19h)
Maracanã - (7h às 19h)
Siqueira Campos - (10h às 19h)
Jardim Oceânico - (10h às 19h)
Pavuna - (10h às 19h)
Coelho Neto - (10h às 19h)
Irajá - (10h às 19h)
Saens Peña - (10h às 19h)
São Conrado - (10h às 19h)
Botafogo - (10h às 19h)

Informações: O Dia
READ MORE - Passagem do Metrô do Rio sobe para R$ 6,90 a partir desta quarta-feira

Em Curitiba, Linhas Interbairros II e III terão pagamento exclusivo por cartão a partir de sábado

A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que as linhas 020-Interbairros II (horário), 021-Interbairros II (anti-horário) e 030-Interbairros III passarão a ter pagamento exclusivo por cartão a partir do próximo sábado (15/4).

A tarifa pode ser paga por cartão-transporte da Urbs e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade, desde abril de 2022.

O cartão já é opção de pagamento da maioria 80 mil dos passageiros/dia destas linhas. Somente 5,22% pagam com dinheiro. 

Praticidade
Desde março de 2020, a Urbs vem ampliando o número de linhas que aceitam exclusivamente cartão como pagamento, processo que foi acelerado em 2022. Hoje, das 242 linhas de Curitiba, 239 só aceitam pagamento com cartão (já incluindo as três que vão migrar no próximo sábado).
Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que o pagamento por meio eletrônico vem ajudando a reduzir o número de assaltos no transporte coletivo. Entre 2019 e 2022, o número de ocorrências caiu 87%.

"Até a segunda quinzena de maio, terminamos o projeto. As últimas linhas a migrarem serão as Interbairros IV, V e VI”, acrescentou Maia Neto.

A exclusividade do cartão vale quando a passagem é paga dentro do veículo. Nas estações-tubo e terminais, o pagamento continuará a ser realizado por dinheiro e cartões. 

Agendamento
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania.

Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações: URBS
READ MORE - Em Curitiba, Linhas Interbairros II e III terão pagamento exclusivo por cartão a partir de sábado

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960