Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Tarifa de ônibus em Fortaleza vai a R$ 4,50

segunda-feira, 20 de março de 2023


O aumento de 15% na tarifa inteira da passagem de ônibus em Fortaleza começa a valer a partir deste domingo (19). Com isso, o valor da inteira cobrado nas catracas dos coletivos passa de R$ 3,90 para R$ 4,50.

No entanto, como aos domingos vigora a Tarifa Social, o preço da inteira hoje é de R$ 3,90 - R$ 0,60 centavos a mais do que era praticado até então na modalidade.

Já a meia-entrada estudantil baixou de R$ 1,80 para R$ 1,50 há 10 dias na Capital, quando os novos valores das tarifas do transporte coletivo foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM). 
No decreto que estabelecia os novos valores, a elevação da inteira seria aplicada após 10 dias, bem como os reajustes nas tarifas sociais e horário socail, enquanto o revisão da meia valeria a partir da data de publicação do decreto (9 de março).

Os reajustes na preço das passagens de ônibus da Capital surpreenderam vários fortalezenses, tendo em vista que, no fim do ano passado, o prefeito José Sarto (PDT) havia dito em entrevista ao Sistema Verdes Mares que não teria nenhum aumento em 2023. No dia 7 deste mês, todavia, o gestor voltou atrás e anunciou os novos valores.

Ônibus de Fortaleza estão há quase 3 anos sem ar-condicionado: 'longa espera, lotação e calor'
Na ocasião, ele alegou o aumento era necessário diante do aumento nos custos da operação dos coletivos e que o Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) reivindicava a inteira a R$ 5,40. 

Após negociação, o prefeito fechou a inteira a R$ 4,50 (R$ 0,60 centavos a mais) e a meia a R$ 1,50 - R$ 0,30 centavos a menos. Com isso, novos ônibus devem ser adicionados à frota e os ares-condicionados de todos os veículos serem religados até agosto.

VEJA OS VALORES DAS NOVAS TARIFAS
Inteira: R$ 4,50;
Meia estudantil: R$ 1,50;
Tarifa social: R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (meia) - medida válida aos domingos, no dia 13 de abril, 31 de dezembro e 1º de janeiro;
Horário social: R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (meia) - medida válida de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h;
Linha Central: R$ 0,50 (inteira) e R$ 0,25 (meia)

Informações: Diario do Nordeste
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Metrofor amplia integração com bicicletas e libera acesso de bikes no VLT Parangaba-Mucuripe

Está liberado o transporte de bicicletas dentro dos trens do VLT Parangaba-Mucuripe a partir desta semana. A novidade amplia a integração das linhas metroviárias com o transporte por bicicleta em Fortaleza. Com isso, chega a 43 o número de estações do Metrofor – distribuídas em Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Sobral – que já aceitam o embarque de passageiros com suas bicicletas, permitindo a integração dos transportes.

“Quem quiser se deslocar na Região Metropolitana por bicicleta, tem o transporte sobre trilhos como aliado, com as duas maiores linhas em carregamento já liberadas, possibilitando aos ciclistas chegar a destinos mais distantes e com mais conforto. O mesmo benefício está disponível em Sobral, que foi a primeira a linha a ter essa integração”, explica Plínio Saboya, diretor-presidente do Metrofor.

Na Linha Sul, o embarque com bicicletas é liberado desde agosto de 2022. Neste percurso – que vai de Fortaleza a Pacatuba – mais de 3 mil embarques de ciclistas foram registrados até o mês de fevereiro. No VLT de Sobral, o embarque com bikes é permitido desde fevereiro de 2020.
A integração do VLT Parangaba-Mucuripe com as bicicletas aumenta as possibilidades de deslocamentos dos passageiros, que agora podem utilizar metrô (Linha Sul), VLT e bicicleta, de forma integrada. Essa integração permite que áreas como Centro de Maracanaú, Centro de Fortaleza, litoral da capital, e bairros populosos como Montese, Aldeota, Parangaba e muitos outros sejam acessados pelos por metrô ou VLT e percorridos e explorados por meio da bicicleta.

“Com isso, o passageiro que possui uma bicicleta não necessita pegar um ônibus ou carro de aplicativo após desembarcar na estação de destino. Se ele estiver de bike, ele tem autonomia para complementar a sua viagem”, completa Saboya.

Regulamento de bikes
Para garantir segurança e bem estar entre passageiros com e sem bicicletas, o Metrofor fixou faixas de horários em que é possível o embarque de bikes, além de um regulamento para os ciclistas.

Os horários permitidos são de 9h às 15h e de 20h até o final do dia, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o embarque de bikes é permitido a partir das 15h até o final do expediente operacional. Estão preservados os horários de pico do transporte público, nos quais os trens já operam em sua capacidade máxima de transporte.

Não é permitido andar de bicicleta dentro dos trens e estações, nem transportar bike nos elevadores e escadas rolantes. Nas plataformas, está sinalizada a porta de embarque específica para as bicicletas. O limite máximo é de quatro bikes por viagem.

SERVIÇO:
Integração bike + metrô + VLT
De segunda a sexta-feira, de 9h às 15h e de 20h até o encerramento. Aos sábados, de 15h até o encerramento. 4 bicicletas por viagem. Tarifas: Linha Sul: R$ 3,60 (inteira) e R$ 1,80 (meia). VLT: gratuito. Não é cobrado valor adicional pelo embarque com bicicleta.

Informações: Metrofor
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Transporte público de Campinas recebe 20 novos ônibus da Expresso Campibus

Mais de 9,7 mil usuários do transporte público coletivo de Campinas serão beneficiados por novos ônibus a partir desta quinta-feira, dia 16 de março. Em ação de renovação da frota, 20 novos veículos da empresa Expresso Campibus passarão a circular em itinerários que atendem aos terminais Ouro Verde, Padre Anchieta e Barão Geraldo, além dos bairros Parque Fazendinha e Nova Aparecida. O investimento é de aproximadamente R$ 14 milhões. 

“A Administração municipal está empenhada em oferecer à população um transporte público com mais qualidade, pontualidade, modernidade e dignidade”, afirma Vinícius Riverete, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).  

Além dos 20 veículos, desde janeiro de 2021, outros 47 novos ônibus foram integrados à frota do transporte público. Tal medida faz parte da renovação da frota, que não foi realizada antes devido à pandemia e à redução no número de passageiros. 

Em versão midiônibus, os veículos têm capacidade de transportar 60 passageiros. Os carros têm chassis Volkswagen 15.190, carroceria Marcopolo Torino e aproximadamente 11,5 metros. Eles substituirão ônibus mais antigos da empresa. 
Os 20 ônibus circularão pelas seguintes linhas: 239 – Terminal Ouro Verde (4 veículos), 251 – Parque Fazendinha (5 veículos), 260 – Nova Aparecida/Shopping Iguatemi (8 veículos) e 269 – Terminal Padre Anchieta/Terminal Barão Geraldo (3 veículos). 
 
A Expresso Campibus integra o Consórcio Cidade de Campinas (Concicamp), também formado pela Itajaí Transportes Coletivos. O Consórcio atua na Área 2 (Vermelha) do atual sistema. 

Linhas 251 e 260 terão alteração no itinerário 

As linhas 251 e 260 terão alteração em pontos de parada em seus itinerários, para o embarque e o desembarque serem realizados pela porta direita.  

Na chegada ao Centro, as linhas farão o mesmo trajeto. Ambas seguem sem alterações até a Avenida Lix da Cunha, onde o atendimento à Estação BRT Anhanguera será com parada à direita da via. 

Depois, seguem pelo bairro, pela Rua Santa Margarida Maria Alacoque, Av. Marechal Rondon, Rua Reinaldo Laubenstein, Rua Clodomiro Ferreira de Camargo, Rua Dr. Arnaldo de Carvalho, Rua Luiz Gama, Rua Dr. Joaquim de Sousa Campos Junior, Rua Salustiano Penteado, Av. Barão de Itapura, Rua Saldanha Marinho, Rua Onze de Agosto, Av. Dr. Campos Sales (faixa exclusiva à direita), Av. Francisco Glicério, Rua Conceição, até a Rua Irmã Serafina. 

A partir deste ponto, a 251 segue pela Av. Benjamin Constant e, depois, sem alterações no itinerário. 

Já a 260 segue pela pista interna da Rua Irmã Serafina e continua o trajeto pela Av. Anchieta, sem alterações após este trajeto. No novo itinerário, haverá novos pontos de parada. 

Como as informações sobre as mudanças de itinerário podem não constar de imediato nos aplicativos CittaMobi e Moovit, a Emdec reforçará a orientação aos usuários do transporte público, com cartazes nos pontos de ônibus e terminais. 

Informações: Prefeitura de Campinas
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Estudo avalia integração entre ônibus e metrô na zona Sudeste de Teresina

Representantes da Companhia Ferroviária do Piauí (CMTP) e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) discutiram a elaboração de um estudo com o intuito de integrar a frota de ônibus ao metrô na zona Sudeste da capital. Sem custos ao sistema público, a ideia é transportar os passageiros às estações ferroviárias da região mais populosa do município com destino ao Centro Comercial.

A elaboração do estudo de integração entre as modalidades de transporte coletivo está sob responsabilidade do Setut, que prevê finalizar o levantamento até o final deste mês. Está sendo avaliado, por exemplo, quais estações de passageiros da região serão pontos de embarque e desembarque.

Técnicos do Setut e CMTP reunidos

Os técnicos da Companhia Ferroviária do Piauí ressaltaram que a intervenção deve evitar impactos ao bolso do cidadão. “Após a entidade executar o levantamento e apresentar a proposta, iremos avaliá-la e também envolver a Prefeitura de Teresina. Será mais uma alternativa ao cidadão que não pode faltar aos seus compromissos diários, pagando apenas R$ 1 pela passagem do metrô, que é o valor atual”, explica José Augusto Nunes, presidente do órgão.
Caso o modelo seja implantado, o gestor destaca que o metrô tem capacidade de absorver a demanda do sistema de transporte coletivo. “Temos estrutura e equipamentos para contemplar os passageiros dos ônibus. Cada Veículo Leve Sob Trilhos (VLT) pode transportar até 500 pessoas por viagem e, esse número, hoje, é cinco vezes menor”, informa José Augusto Nunes.

Atualmente, o Setut estima que 70% dos passageiros do transporte coletivo têm como destino o Centro de Teresina. Segundo a entidade, o trajeto, que inicia no Grande Dirceu, pode durar até duas horas. Por meio do metrô, essa viagem será mais rápida e econômica aos usuários do sistema.

Por dia, o metrô de Teresina realiza 18 viagens e transporta 5 mil passageiros distribuídos em 11 estações. De segunda a sexta, a população tem acesso ao serviço das 6h às 19h20.

Ampliação da linha no Grande Dirceu

O Governo do Estado, por meio da Companhia Ferroviária do Piauí, vai iniciar, no segundo semestre, a ampliação da linha do metrô e construção de nova estação de passageiros na zona Sudeste de Teresina. A intervenção deve proporcionar um acréscimo de 4 mil usuários por dia ao sistema ferroviário.

O projeto prevê a reforma do trecho de 2,5 km da linha que liga a estação Boa Esperança, no bairro Dirceu, ao bairro Colorado, que ganhará um moderno ponto de embarque e desembarque. No local, serão implantados bancos, rampas com acessibilidade, banheiros, parque infantil, lixeiras, áreas de convivência, além de passagens de nível, dispositivos de drenagem e sinalização.

Informações: Governo do Piauí
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Desativação dos trens em Salvador completa 2 anos com obras do VLT paradas

A desativação dos trens do subúrbio de Salvador completou dois anos em fevereiro deste ano, com as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sistema que deve ficar no lugar dos trens, paradas. O consórcio chinês responsável pelo projeto diz que o cronograma está sendo rediscutido com o Governo do Estado.

Enquanto isso, moradores da região, que gastavam R$ 0,50 pelo serviço nos trens, sentem falta de uma alternativa mais barata de transporte público, já que a passagem do ônibus custa R$ 4,90, um custo que representa 880% a mais em cada passagem no bolso do consumidor.

Antes da parada, a operação, que acontecia há 160 anos, transportava cerca de seis mil pessoas por dia. Os trens ligavam o Subúrbio Ferroviário pela orla da Baía de Todos-os-Santos, em 10 estações, da Calçada a Paripe.

"Sem esse trem, caiu o movimento e as vendas ficaram muito fracas", contou o pescador Valdemir Santos, que trabalha na região.

A queda nas vendas de pescado no Porto das Sardinhas, no bairro São João do Cabrito, também foi ressaltada pelo líder comunitário Joceval Tibúrcio.
"Essa conexão entre o peixe barato e a tarifa acessível do trem era o que permitia que as pessoas de baixa renda trabalhassem e levassem o sustento para casa", explicou.

Os trens saíram de cena em fevereiro de 2021, depois de 160 anos de operação para dar lugar às obras do VLT. A concessionária chinesa Skyrail é responsável pela obra por meio de uma parceria público-privada com o Governo da Bahia.

A primeira fase do projeto prevê a construção de 21 estações em 19 km entre o Comércio, a Calçada, passando pelo subúrbio até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

A segunda fase vai expandir o projeto até a Estação Acesso Norte do metrô de Salvador, com mais cinco estações em pouco mais de 4 km.

Imagens aéreas gravadas em fevereiro de 2022 mostram que, na época, as obras estavam no que será o pátio de manutenção dos veículos na antiga Estação da Calçada. A área estava terraplanada e prédios estavam em construção.

No entanto, imagens feitas na semana passada, mostram que pouco coisa mudou no local. As obras do VLT estão paradas e o valor total do projeto foi atualizado.

Segundo o consórcio, o valor do contrato agora é de R$ 5,2 bilhões. Em nota, a Skyrail informou que o edital inicial correspondente à fase um previa investimento de R$ 1,5 bilhão. Com a inclusão da fase dois, o investimento passou para R$ 2,5 bilhões. O valor atual inclui custos de implantação e operacionais.

A empresa informou ainda que o cronograma está sendo rediscutido com o governo para que as obras sejam retomadas.

O morador Sílvio Santos é dono de um estabelecimento comercial às margens dos trilhos do trem. Ele contou que foi comunicado pela empresa, que deveria deixar o local, mas que seria indenizado.

"Pediram documentação e conta bancária. Tiraram fotos, está tudo assinado, mas não falaram sobre valores", afirmou.

A produção da TV Bahia pediu esclarecimentos sobre as desapropriações para o Governo do Estado, mas não recebeu respostas até a última atualização desta reportagem.

Linhas alternativas ao trem
Após a avaliação das linhas do Sistema Integrado de Transporte Coletivo que atendem a região do Subúrbio Ferroviário com percurso coincidente, integral ou parcialmente, ao trajeto realizado pelo trem foram definidas as linhas abaixo como principais alternativas:

1614 - Itaigara X Mirantes de Periperi Via Brotas;
1607 - Barra X Paripe Cocisa;
1550 - Vista Alegre/Alto de Coutos/Estação Pirajá;
1633 - Ondina X Mirantes de Periperi;
1606-01 – Base Naval Barroquinha;
1606-00 – Paripe X Barroquinha;
1651 - Lapa X Base Naval Via Estrada Velha;
1637 - Mirantes de Periperi - Imbuí/Boca do Rio;
0706-00 - Nordeste - Joanes / Lobato;
1642 - Lapa X Boa v. Lobato;
1615 - Lapa X Plataforma;
1568 - Barra X Faz. Coutos/vista Alegre;
L111 - Baixa Do Fiscal / Lobato – Brasilgás.
1567 - Vista Alegre - Barra
1608 – Paripe X Ribeira
1635 – Joanes X Lobato X Rodoviária

Informações: g1 Bahia
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Em Cuiabá, BRT vai atender melhor às necessidades de quem usa o transporte público, afirma especialista

sexta-feira, 17 de março de 2023

A implantação do corredor do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) vai permitir um melhor atendimento às necessidades daqueles que utilizam diariamente o transporte público de Cuiabá e Várzea Grande. Além de passar por ruas que não seriam acessadas pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o modal também permite a implantação das chamadas linhas expressas, que proporcionam viagens mais rápidas entre os terminais.

Originalmente, o projeto do VLT iniciava suas operações em Várzea Grande saindo do terminal construído atrás do Aeroporto Marechal Rondon. 

No entanto, conforme explica o secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rafael Detoni, as pesquisas de Origem e Destino realizadas para a elaboração do projeto mostram que o Aeroporto não é um ponto comum para o início das viagens dos várzea-grandense.

“O projeto do VLT buscava atender, principalmente, as pessoas que chegariam pelo aeroporto para a Copa do Mundo, não necessariamente o transporte do dia-a-dia do cidadão”, explica. “Com o BRT, as viagens terão início e terminarão no Terminal André Maggi, que concentra passageiros vindos de todos os bairros da cidade, atendendo ainda melhor às necessidades de quem usa o transporte público”, afirma o especialista.

Da mesma forma, o BRT vai acessar as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas em Cuiabá, dois dos principais destinos dos passageiros do transporte público da região metropolitana e que hoje já são atendidas pelo transporte coletivo da capital.

“O que isso significa? Significa ganho de tempo para o cidadão. Ele não precisará descer no Morro da Luz e caminhar até a Getúlio Vargas para pegar outro ônibus, porque o próprio BRT vai subir a Getúlio, contornar a Praça 8 de Abril e retornar pela Isaac Póvoas”, seja para quem vem de Várzea Grande, do CPA ou do Coxipó, explicou Detoni.

O BRT de Cuiabá e Várzea Grande também vai permitir a implantação de linhas expressas, com poucas paradas entre o terminal de início até o Centro de Cuiabá. Isso significa que, apesar de serem dois eixos do BRT em Cuiabá e Várzea Grande, haverá cinco serviços diferentes: três expressos e dois deles parando em todas as estações ao longo do trajeto.

A linha 1, chamada de paradora, vai sair do terminal André Maggi e seguir até o Terminal do CPA, e vice-e-versa, parando em todas as estações no meio do caminho. Da mesma forma, a linha 4 irá parar em todas as estações entre o Terminal do Coxipó até o Centro de Cuiabá.
Já a linha expressa 2, vai sair do Terminal do CPA e fazer uma parada na Av. Rubens de Mendonça, imediações do Centro Político, até chegar ao centro de Cuiabá. Já a Linha 3, também expressa, saí do Terminal André Maggi e para apenas nas estações Dom Bosco e Bispo Dom José, antes de acessar a Avenida Getúlio Vargas. Por fim, a linha 5 sairá do Terminal do Coxipó e fará paradas apenas na UFMT e Morro da Luz, antes de chegar até a Avenida Getúlio Vargas.

“As pesquisas realizadas mostram que na Avenida Fernando Corrêa, por exemplo, há poucos desembarques no caminho, exceção feita à UFMT. O destino final dos usuários é o Centro de Cuiabá. Como todas as estações do BRT terão uma faixa de ultrapassagem, podemos implantar as linhas expressas junto com as linhas paradoras, tornando a viagem mais rápida e aumentando o leque de possibilidades aos usuários”, conclui Detoni.

Informações a imprensa
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BYD figura entre as 100 empresas mais influentes em Mobilidade 2023

Todo o investimento em tecnologias sustentáveis e o lançamento de produtos inovadores no crescente mercado de eletrificação vem colhendo ótimos resultados. A BYD Brasil aparece entre as “100 empresas mais influentes em mobilidade” no país, como comprova o levantamento realizado pela plataforma Connected Smart Cities em parceria com o caderno Mobilidade Estadão.

A marca esteve entre 339 avaliadas por um júri composto por 33 dos mais importantes nomes que atuam no setor de mobilidade. Essa é a segunda edição do estudo que analisa temas como o comprometimento com o meio ambiente, eficiência energética, ética, transparência e inovação.

A BYD Brasil se destacou na categoria “Fabricantes e Operadores de Transportes Públicos”. O estudo enfatizou que não adianta apenas vender carros elétricos sem contribuir com a infraestrutura.

“Figurar entre as empresas mais influentes em mobilidade indica que estamos no caminho certo. A BYD reforça seu compromisso de investir em mobilidade elétrica no Brasil, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e desenvolvendo soluções para um transporte público não poluente, confortável, silencioso e econômico”, finaliza Marcello Schneider, Diretor Institucional e Head de ônibus elétricos da BYD no Brasil.

Sobre a BYD

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). 

A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação.

Informações à Imprensa
BYD do Brasil
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Mais seis linhas de Curitiba passam a aceitar pagamento exclusivo por cartão a partir de sábado

A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que mais seis linhas passarão a ter pagamento exclusivo por cartão a partir do próximo sábado (18/3). São as linhas 338-Centenário/Hauer; 650-Sta Rita/Pinheirinho; 684-Rio Bonito; 685-Rio Bonito/CIC; 772-Tupy/Juliana; e 703-Caiuá.

São cinco linhas do tipo alimentador, que ligam o interior dos bairros a terminais, e uma troncal, que liga o Terminal Caiuá ao Centro de Curitiba. Juntas, as seis linhas transportam 44,2 mil pessoas por dia.

A tarifa pode ser paga por cartão-transporte da Urbs e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade, desde abril de 2022.

O cartão já é opção de pagamento da maioria (91,5%) dos passageiros destas seis linhas. Somente 8,5% pagam com dinheiro. 
 
Praticidade
Desde março de 2020, a Urbs vem ampliando o número de linhas que aceitam exclusivamente cartão como pagamento, processo que foi acelerado em 2022. Hoje, das 242 linhas de Curitiba, 237 só aceitam pagamento com cartão (já incluindo as seis que vão migrar no próximo sábado).

Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que o pagamento por meio eletrônico vem ajudando a reduzir o número de assaltos no transporte coletivo. Entre 2019 e 2022, o número de ocorrências caiu 87%.

"Até o fim de abril, terminamos o projeto. As últimas linhas a fazer a migração serão as Interbairros II, III, IV, V e VI”, acrescentou Maia Neto.

A exclusividade do cartão vale quando a passagem é paga dentro do veículo. Nas estações-tubo e terminais, o pagamento continuará a ser realizado por meio de dinheiro e cartões. 

Agendamento
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania.

Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações: URBS
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BYD vai implantar VLT 100% elétrico na Bahia

quarta-feira, 15 de março de 2023

O acordo entre a gigante chinesa BYD e o governo da Bahia vai além da instalação de fábricas para produção de veículos. A empresa, referência no mercado global de carros híbridos e elétricos, também atua em outros ramos, como o de energia limpa e de VLTs (os Veículos Leves sobre Trilhos).
Imagem: Divulgação/Skyrail

Tirando proveito disso, a Skyrail Bahia, um dos braços da BYD, também será responsável por aposentar a frota de trens a combustão do Subúrbio Ferroviário de Salvador e implementar VLTs totalmente elétricos.

O projeto é fruto de um contrato firmado em 2019 entre a BYD e o Governo do Estado da Bahia e prevê gastos avaliados atualmente na ordem de R$ 5,2 bilhões para a implantação, operação e manutenção do VLT.
A primeira fase depende da construção de um percurso que terá 21 estações e 19,2 km de extensão. Já a segunda, inclui outras cinco estações e mais 4,08 km de trilhos — o sistema de trens do subúrbio da capital é da década de 70 e cobre atualmente 13,6 km. As informações são da Colunista do Uol, Paula Gama.

Mais detalhes sobre o VLT

O VLT transportará cerca de 172 mil pessoas por dia quando estiver operando.
Segundo as informações da Skyrail Bahia, o veículo usará baterias com vida útil de 10 anos. 

A estrutura do trem, desenhada com foco em aerodinâmica, será feita de alumínio, reduzindo o peso e o arrasto.

A primeira fase de implantação VLT interligará o bairro do Comércio até Simões Filho.

Já a segunda etapa vai integrar o VLT com o metrô de Salvador, levando até a estação Acesso Norte. 

Obras em atraso

Segundo o governo da Bahia, o prazo inicial de conclusão das obras era de dois anos e três meses, com início previsto para fevereiro de 2021. Em tese, tudo deveria estar pronto até maio deste ano. Até o momento, apesar de assumir o atraso, ainda não foi apresentado um novo prazo de conclusão.

Informações: Uol
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Rede de Transporte Municipal de Jaboatão contará com bilhetagem eletrônica e integração temporal com metrô


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes-PE assinou um contrato para implantar o Sistema de Bilhetagem Eletrônica Municipal no serviço de transporte da cidade, operado por micro-ônibus. O objetivo é otimizar a oferta de transporte público para deslocar a população. A assinatura aconteceu no Complexo Administrativo da gestão do município, com a presença do prefeito Mano Medeiros, representantes das cooperativas, Tacom e CBTU/Metrorec. Segundo a Prefeitura, a mesma tarifa utilizada nos ônibus complementares será usada no Metrô, por meio da integração temporal no período de duas horas. 

Com a implantação da bilhetagem eletrônica, cerca de 2,5 milhões de passageiros serão beneficiados mensalmente. A primeira etapa contemplará inicialmente 212 micro-ônibus do Sistema Complementar Municipal, com previsão de início do funcionamento em seis meses. Após 12 meses de utilização, está prevista a renovação da frota. 

Informações: CBN Recife
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Prefeito do Rio negocia com o Governo Federal investimento de mais R$ 1,9 bi para revitalização do BRT

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, está negociando com o Ministério da Fazenda dois empréstimos no valor acumulado de R$ 1,9 bilhão para compras de ônibus e restaurações de terminais do sistema BRT da capital fluminense. A proposta da Prefeitura carioca é que a União seja fiadora de R$ 700 milhões em empréstimos com o Banco Mundial e de R$ 1,2 bilhão com a Caixa Econômica Federal.

— O Rio, como todas as grandes cidades brasileiras, passou por uma crise grande no setor de transporte. Nós encampamos o sistema de BRTs e isso exigiu de nós investimento muito grande. São quase R$ 2,5 bilhões de investimentos comprando ônibus e recuperando estações. Então tem dois pleitos [de empréstimo] aqui [levado à Fazenda] — disse Paes após encontro desta segunda-feira com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília.

A União pode ser garantidora de empréstimos tomados por estados e municípios, desde que sejam cumpridos requisitos pelo tomador, como a capacidade de pagar dívida no prazo estabelecido. Quando o estado ou município não paga as parcelas, o governo federal quita os valores devidos aos bancos e busca a recuperação do crédito.
O prefeito do Rio acredita que, com a “situação muito organizada” nas suas contas públicas do município, a formalização do acordo com o Ministério da Fazenda será viabilizada. Na semana passada, Haddad já havia permitido que a União fosse garantidora (fiadora) na operação de crédito de R$ 1,2 bilhão entre o município do Rio e o Banco do Brasil, também com vista à reestruturação do sistema de BRT da cidade.

Em nota, a prefeitura do Rio diz que as melhorias previstas no sistema de transporte público da cidade incluem reformas de estações e pista, além da compra de ônibus. A estimativa é um gasto de R$ 1,2 bilhão só com as compras de novos ônibus, segundo o prefeito.

— São financiamentos [empréstimos] ainda não no padrão PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. A gente espera que em breve tenhamos a reabertura de linhas de crédito que permitam condições, com juros menores, voltar a investir nas cidades — avaliou Paes.

Informações: O Globo
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Em Maceió, SMTT amplia fiscalização em corredores exclusivos de ônibus

Para garantir mais agilidade nos deslocamentos dos usuários do transporte público de passageiros, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió tem intensificado a fiscalização de condutores que insistem em utilizar o espaço destinado aos coletivos que trafegam nos corredores de ônibus.

Nos dois primeiros meses de 2023, foram registradas 3.351 infrações por condutores que utilizaram o espaço de modo indevido, quase três vezes mais que o mesmo período do ano passado; quando foram contabilizadas 1.224 ocorrências desse tipo. Já em 2022, durante todo ano, foram realizadas 12.980 autuações deste tipo.

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, destaca o quanto os dados demonstram o descumprimento da legislação.

"O aumento nos registros comprova o quanto os condutores insistem em desrespeitar a área que tem a principal missão de oferecer mais celeridade nos deslocamentos. Nosso trabalho além de fiscalizar a qualidade nos ônibus, também deve garantir que os dispositivos, como a faixa exclusiva, sejam respeitados", destacou o titular da pasta.

O uso indevido da faixa nos horários e dias proibidos é considerada uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, perdendo três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O motorista de ônibus, Alexsandro Sousa, vivencia diariamente os desafios para desenvolver sua função. "Essa fiscalização é benéfica e também garante mais segurança para a gente. Os condutores usam bastante e não respeitam. É uma situação prejudicial para nós motoristas, que não conseguimos cumprir o horário das viagens e para os passageiros, que chegam atrasados no trabalho, na faculdade. Com a fiscalização, a faixa fica mais livre e as viagens mais rápidas", contou o profissional.

Todos os dias o transporte público de Maceió transporta em média 240 mil passageiros nos coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). Inajara Soares utiliza os coletivos e discorda das pessoas que descumprem as normas de circulação. "Eu acho muito errado quem usa esse espaço, porque é um espaço para os ônibus. Mas aí vem motos, vem carros e atrapalha o trajeto. Daí demoramos horas e horas parados no trânsito", pontuou a empregada doméstica.

Conforme levantamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) a redução de tempo com ampliação de medidas fiscalizatórias diminuiu, em média, 30 minutos no percurso de ida de volta, para quem faz o trajeto de ônibus.

A fiscalização é realizada através de rondas, efetuadas pelos agentes de trânsito da SMTT de Maceió, e também por equipamentos eletrônicos. O trabalho conta também com a presença de equipes formadas por agentes e fiscais de transportes no interior dos ônibus, sempre com o objetivo de garantir o cumprimento das leis.

Serviço

Os dias e horários de proibição da circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora desses dias e horários, é livre a circulação de automóveis nos corredores prioritários de ônibus. Aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos trafegando pelas vias de Maceió é menor, é autorizado o tráfego.

Informações: Prefeitura de Maceió
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Ônibus da Região Metropolitana do Recife voltam a circular com refrigeração

Os ônibus que operam na Região Metropolitana do Recife voltam a circular com ar-condicionado, após algumas determinações que restringiram o uso dos equipamentos devido à pandemia da Covid-19. Ao longo da pandemia, para evitar a proliferação do vírus no transporte público, os ônibus circularam sem refrigeração. 

A Resolução nº 10/2022, de 6 de dezembro de 2022, do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), desobrigou a utilização dos veículos refrigerados por um período de 60 dias. A norma seguiu recomendação da Nota Técnica nº 43/2022 da  Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Estado para “manter as janelas abertas a fim de proporcionar a circulação do ar ambiente e reduzir o risco de disseminação do vírus da Covid-19”.
Passado esse período, os ônibus equipados com ar-condicionado retornam a circular com os aparelhos ligados. O Consórcio tem fiscalizado e autuado as empresas que descumprem a recomendação. A frota atual com ar-condicionado possui 445 veículos do total de 2.230 ônibus em operação no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR).

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.

Informações: GRCT
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Em Curitiba, Faixa exclusiva da João Negrão vai reduzir em 50% o tempo de deslocamento

A faixa exclusiva para o transporte coletivo na Rua João Negrão, que será implantada nesta terça-feira (14/3) no Centro, vai beneficiar 29 linhas que seguem no sentido bairro, sendo 18 linhas urbanas e 11 metropolitanas.

Ao todo, 65.872 passageiros por dia são transportados nessas linhas. A redução de tempo de deslocamento no trecho da faixa exclusiva, de 1,4 km, deve chegar a de 50%, segundo as projeções da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Implantada ao lado direito da via, a faixa fica entre as ruas André de Barros, que já conta com faixa exclusiva, e Almirante Gonçalves.

As linhas urbanas beneficiadas são a 385-Cristo Rei; 461-Sta Bárbara; 462-Petrópolis; 463-Solitude; 464-A.Munhoz/Jd.Botânico; 465-Erasto Gaertner; 471-Vila São Paulo; 472-Uberaba; 475-Canal Belém; 979-Turismo; 505-Boqueirão/Centro Cívico; 507-Sitio Cercado (Horário); 508-Sitio Cercado (Anti-horário); 518-Puc/Rodoferroviária; 700-Pinheirinho/Cabral; 702-Caiuá/Cachoeira; X35-Pinheirinho/Prefeitura; e X36-Ref.Guadalupe/Fazendinha.
As linhas metropolitanas beneficiadas são: E03-Afonso Pena/Guadalupe; E71-Jardim Ipê/Guadalupe; E72-Jardim Izaura/Guadalupe; E73-Ctba/Jd.Cruzeiro; E76-Posto Paris/Guadalupe; E77-Ctba/Guadalupe; E78- Ctba/Roseira; E79- Izaura/Guadalupe (Via J.Ipê); F02- Fazenda/Guadalupe; F71 Fazenda/Guadalupe, H01-Araucária/Guadalupe

Adaptação
Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) farão por 15 dias a orientação aos motoristas que trafegam pela via.

Nesse período de adaptação, os condutores que circularem pela faixa serão orientados, mas não multados. Na sequência, veículos que não forem ônibus e insistirem em trafegar pela faixa exclusiva poderão ser autuados pela fiscalização de trânsito.

Taxistas também podem circular pela faixa exclusiva do transporte coletivo, desde que estejam transportando passageiros, conforme prevê decreto municipal 472/2016. No entanto, os táxis são proibidos de parar nas faixas exclusivas, inclusive para embarque e desembarque.

Informações: URBS
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Prefeitura de São Paulo envia documento às concessionárias exigindo maior segurança no transporte

A Prefeitura de São Paulo  por meio da SPTrans, empresa que gerencia o sistema de transporte público municipal por ônibus na cidade, enviou carta na noite de terça-feira (14) a todas as concessionárias solicitando aprimoramento na segurança dos passageiros.

O documento solicita às operadoras que instalem lacres ou etiquetas a fim de evitar a violação do bloqueador de portas, evitando que ele seja avariado ou alterado.

A carta reforça a todas as concessionárias que o uso do bloqueador, conhecido como "Anjo da Guarda" é obrigatório e deve impedir o ônibus de fazer qualquer movimento enquanto as portas não estiverem completamente fechadas. O funcionamento deste equipamento é fiscalizado de forma permanente pela SPTrans e quando encontradas irregularidades, o veículo é lacrado e impedido de operar até que tenha sido providenciado conserto. Além disso, a concessionária responsável é autuada em R$ 792, valor que dobra em caso de reincidência.

Além dos itens de segurança fiscalizados na rua, a SPTrans está fiscalizando o cumprimento dos cronogramas de treinamento apresentados pelas operadoras, também com objetivo de aprimorar a segurança viária no transporte público.

Informações: SPTrans
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Curitiba terá táxis exclusivos para passageiros com deficiência e mobilidade reduzida

A capital paranaense, já conhecida por seu planejamento urbano, sai na frente novamente ao adotar uma nova categoria de táxis com acessibilidade. Ela atenderá exclusivamente passageiros com algum tipo de mobilidade reduzida ou deficiência, seja ela temporária ou permanente.

A medida está prevista no decreto 69/23, que institui o chamado TPCD – Transporte Individual de Passageiros com Deficiência. A previsão é que os valores das corridas dos táxis acessíveis no município de Curitiba sejam os mesmos dos táxis convencionais.

Alta demanda por táxis com acessibilidade
De acordo com dados do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na capital paranaense, cerca de 24% da população é de pessoas com deficiência, seja física, auditiva, visual ou intelectual. Isso equivale a aproximadamente 450 mil pessoas, segundo dados da projeção do Censo de 2022.

Para atender a essa população, a cidade já dispõe de 11 táxis compartilhados. São veículos adaptados que circulam tanto no modelo convencional quanto no TPCD, o correspondente a 13% da frota de 85 táxis, ultrapassando os 10% exigidos pela legislação.

De acordo com a prefeitura, a estimativa de sucesso na iniciativa é grande, devido ao número de corridas de táxi para esse público ainda ser baixo no comparativo ao número de pessoas com deficiência. Em 2022, por exemplo, os 11 táxis compartilhados fizeram por mês, 123 corridas para pessoas com deficiência.

Quem pode se cadastrar como taxista
Os autônomos e Microempreendedores Individuais (MEIs) interessados em se cadastrar deverão seguir uma série de requisitos, além de terem de fazer adaptações nos veículos.

De acordo com o gestor da área de mobilidade comercial da Urbs, César de Souza Alves, os veículos precisarão ter uma comunicação visual específica com adesivos com o símbolo universal de acessibilidade da ONU e também com o de cadeirante. “Toda a padronização do veículo é de responsabilidade do interessado. Este deve ter cadastro na Urbs para operar o modal assim como submeter o veículo com o qual vai trabalhar à vistoria da empresa para receber o termo de autorização”, detalha.
Dentre os privilégios, Alves esclarece que a categoria terá os mesmos benefícios fiscais concedidos aos taxistas. Como por exemplo, a possibilidade de uso dos pontos já existentes na cidade, além de poder entrar nesse mercado por meio do processo simplificado, já que não precisarão passar por um processo licitatório, como é exigido para liberar outorgas do serviço tradicional de táxi no município.

Transporte por aplicativos
Alves acrescenta ainda, que a expectativa é que os táxis PCD também possam atender a demanda por meio de transporte por aplicativos.

“O Decreto 1.302/17, que trata dos veículos por aplicativo, segue a legislação federal, que os reconhece como transporte privado, e, pela característica, não os obriga a manter um serviço dedicado a públicos distintos como a grande parcela de pessoas com deficiências”, explica.

De acordo com informações do site da Prefeitura, ainda não há estimativa de quantos taxistas poderão aderir ao modelo, mas o cadastro ficará permanentemente aberto.

Para obter outras informações, os interessados devem acessar o link https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/taxis 

Informações: Portal do Trânsito
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Reclamações sobre ônibus de Campinas quase dobra em 5 anos, veja piores linhas

Aumentou 93,6% o número de reclamações sobre o transporte público urbano de Campinas (SP) nos últimos cinco anos. Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) mostram uma piora no serviço prestados nos ônibus. Em 2018 foram registradas 3.334 queixas, contra 6.456 no ano passado, uma média de ao menos 17 pedidos de melhorias por dia.

O levantamento feito pela produção da EPTV, afiliada da TV Globo, junto à Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec) aponta também as linhas que mais figuram entre as piores da metrópole. Três delas estão neste ranking há pelo menos três anos sem solução para os problemas: 173 Jardim São Vicente / Parque Itália, 224 Residencial Sirius / Corredor Central e 253 Swift / Parque Via Norte - confira a lista e as principais reclamações abaixo.

Ano após ano, as reclamações são praticamente as mesmas em Campinas. A Emdec disse, em nota, que fiscaliza e trabalha em ações de ajustes do transporte público diariamente, mas isso não reflete na realidade que os passageiros enfrentam.

Principais problemas apontados
O não cumprimento de horário é o assunto que aparece em primeiro lugar desde 2018. No ano passado, ele foi responsável por 1.932 queixas. Em seguida, os mais frequentes em 2022 foram: não atender embarque/desembarque e motorista imprudente.

"Saio 5h30, 6h e esse horário ele nunca passa. É muito difícil pegar o ônibus nesse horário", contou a atendente de laboratório Juscimara Tonon, que depende da linha 173 e aguardava cerca de 40 minutos quando foi entrevistada pela reportagem. "Não é normal. Eles informam que a cada 13 minutos estão passando, mas isso não acontece", relatou.

Outras pontos que motivaram registros de reclamações foram: veículo em mau estado de conservação, ampliação de carro/alteração da frota e maus tratos aos usuários. Veja o que dizem os passageiros no vídeo abaixo:
A Empresa ressaltou que realizou "1.336 ajustes de linhas e mais de 18 mil autuações emitidas para o transporte público" só no ano passado.

Disse também que solicitou às empresas que façam a aquisição de novos veículos. Nesta terça (14), saiu um "decreto no Diário Oficial para que seja pago às cooperativas o subsídio de 16 veículos reservas, eliminando assim o problema das faltas de veículos".

Ranking das piores linhas
Entre as dez linhas com mais problemas relatados pelos usuários do transporte em todo o ano de 2022, nove foram citadas porque não cumprem os horários estabelecidos pela própria Emdec. A linha restante - 213 Terminal Itajaí/Terminal Metropolitano - entrou na lista por não atender embarque e desembarque.

173 Jardim São Vicente / Parque Itália: 77
222 Terminal Central / Residencial Cosmos: 71
244 Jardim Aurélia / Shopping Parque Dom Pedro: 67
213 Terminal Itajaí / Terminal Metropolitano: 60
224 Residencial Sirius / Corredor Central: 58
260 Nova Aparecida / Shopping Iguatemi: 49
221 Terminal Central / Jardim Rossin: 47
161 Residencial Souza Queiróz / Corredor Central: 45
240 Jardim Garcia / Shopping Parque Dom Pedro: 44
253 Swift / Parque Via Norte: 40

Informações: EMDEC e G1 Campinas

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SPTrans altera horários de três linhas na Zona Leste a partir de sábado, 18


A SPTrans informa que aos sábados, a partir de 18 de março, as linhas 273D/10 Pq. D. João Nery – Metrô Artur Alvim, 273V/10 Parada XV de Novembro – Metrô Penha e 2780/10 Jd. Camargo Novo – Metrô Itaquera terão ajustes em seus horários de partidas.

Veja os novos horários:

273D/10 Pq. D. João Nery – Metrô Artur Alvim

Última partida no Pq. D. João Nery: da 1h15 para 0h10.

Última partida no Metrô Artur Alvim: das 2h para 1h.

273V/10 Parada XV de Novembro – Metrô Penha

Última partida na Parada XV de Novembro: da 1h04 para 23h52.

Última partida no Metrô Penha: da 1h49 para 0h52.

2780/10 Jd. Camargo Novo – Metrô Itaquera

Última partida no Jd. Camargo Novo: da 1h20 para 0h05.

Última partida no Metrô Itaquera: das 2h10 para 1h05.
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Prefeitura de Salvador já admite que tarifa do ônibus deve ser reajustada a partir de abril

terça-feira, 14 de março de 2023


Integrantes da prefeitura de Salvador já admitem, reservadamente, que a tarifa do ônibus deve ser reajustada a partir de abril. O valor atual é de R$ 4,90.

Segundo fontes da prefeitura ouvidas pelo Metro1, o contrato com as empresas que operam os ônibus está em revisão, porque o atual já tem 10 anos. E a "tendência" após a conclusão desta revisão é que ocorra um aumento da tarifa, mas ainda sem valor definido.
Para compensar o acréscimo na passagem, a gestão soteropolitana quer que as empresas entreguem mais veículos novos para rodar na cidade. Mas o acordo ainda está sendo alinhavado.

Pedido

Nesta semana, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), se reuniu com o presidente Lula (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), em encontros separados, para pedir a ajuda na aprovação do projeto que pode garantir R$ 62 milhões ao transporte público da capital baiana.

Informações: Metro1
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