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Comil apresenta suas novidades na linha rodoviária

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

A Comil traz novidades na linha de ônibus rodoviário Double Decker e expõe na Lat.Bus 2022 dois modelos Campione Invictus DD com motorização Scania Euro5 na configuração 15 metros (8×2) e Volvo Euro 6 na configuração 14 metros (6×2). Os veículos são equipados com poltronas leito no salão inferior e semileito no salão superior, sistema de multimídia touchscreen de áudio e vídeo, monitores em ambos os salões, bares, geladeiras, conectores USB individuais, sistema de climatização com ar condicionado, elevador de acessibilidade e sanitário.

Com novo design, a linha Invictus DD 2023 ganha nova roupagem externa e acabamentos internos. Na parte externa, as mudanças estão nos espelhos e nas novas tampas de acesso de manutenção para motor, o qual a equipe de engenheiros e designers da Comil priorizou facilitar a operação dos frotistas no dia a dia.

No interior, as mudanças não se restringiram apenas nas cores e materiais, mas no design atualizado, sempre pensando em funcionalidade e ergonomia. Itens como escadas, cabine do motorista, poltronas e acabamento merecem destaque.

Segundo a Comil, a empresa priorizou no desenvolvimento dos seus produtos no melhor custo-benefício para operação dos seus clientes, mantendo assim algumas características como faróis, lanternas e vidros do já consagrado design da linha Invictus, pois são itens de reposição frequente.

Outro destaque da empresa é o lançamento da poltrona leito 2×1, com formato envolvente e anatômico. O novo modelo foi projetado para o máximo conforto do passageiro, com novos conjuntos de espumas, apoio de cabeça ergonômico e sistema de reclinação mais acessível, leve e suave, permitindo diversas posições, de acordo com o biotipo do usuário.

Segundo a Comil, este lançamento vem ao encontro com o momento do mercado, em que as empresas de linhas rodoviárias, turismo e fretamento, vem cada vez mais optando pela aquisição dos veículos Double Decker. “As perspectivas para linha do novo modelo DD Invictus 2023, são extremamente positivas, pois é um produto pensado na operação diária das empresas de pequeno a grande porte”, destaca a empresa.

Mesmo antes do lançamento, já foram comercializadas mais de 100 unidades do novo DD Invictus 2023, para clientes do mercado nacional e também do exterior. Os primeiros veículos começam a ser entregues em setembro.

Informações: Technibus
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Prefeitura de Curitiba pretende regulamentar acesso de pessoas com 'Cão Guia' aos ônibus

Representantes da Urbanização de Curitiba (Urbs) e do Departamento  dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Governo Municipal, realizaram reunião nesta segunda-feira (8/8) para tratar do projeto de regulamentação que assegura às pessoas com deficiência o direito de ingressar com cão de assistência no transporte coletivo. 

Hoje, de acordo com o decreto 1.356/2008, é proibido transporte de animais nos ônibus, com exceção do cão-guia, reconhecido por lei como acompanhante apenas de pessoas cegas ou com baixa visao.

A figura do cão assistente ou de serviço é considerada um recurso de tecnologia assistiva pela Lei Brasileira de Inclusão  da Pessoa com Deficiência (13.146/2015), mas se trata de um tema recente e ainda falta regulamentação federal. Com isso, a maior parte dos municípios ainda não possui regras sobre o assunto, sendo proibido o ingresso do cão nos ônibus do transporte público.
O diretor de operações da Urbs, Aldemar Venâncio Martins Neto, lembra que ainda não foi votado, no Congresso Nacional, o projeto de lei federal 10.289/2018 que estende o direito, já garantido aos deficientes visuais pela Lei 11.126/05 (Lei do Cão-Guia), às demais pessoas com deficiência e seus cães de assistência. A proposta é permitir o acesso a todos os meios de transporte e em locais públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. 

“Por isso, estamos iniciando os trabalhos para criarmos uma regulamentação municipal sobre o assunto, com regras claras como temos atualmente com o cão-guia. Trata-se de um assunto novo, mas importante e sensível para as pessoas com deficiência e que precisa ser tratado de forma a respeitar também as regras e a segurança dos usuários no transporte público”, afirma.

Denise Moraes, diretora do Departamento de Direitos da Pessoa com Deficiência, explica que o cão de serviço, assim com o cão-guia, é treinado para auxiliar indivíduos com alguma deficiência ou quadros de saúde específicos.  “O cão assistente representa um suporte para o tutor. Por exemplo, no caso de uma pessoa autista, o cão pode auxiliar durante as crises, intervindo para que ela se acalme”, lembra. 

Segundo ela, a regulamentação deve prever uma série de requisitos para que o cão assistente possa acompanhar seu tutor no transporte coletivo, como laudo do profissional de saúde, carteira de vacinação atualizada, uso de colete de identificação, microchipagem; dados do adestrador, identificação gerada pela Prefeitura e ainda informação do condutor com foto. “Entendemos a importância do cão assistente para as pessoas com deficiência e a ideia é seguir a lei, mas estabelecendo uma forma de conduta que possa ser seguida", diz. 

Informações: Prefeitura de Curitiba
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Usuários de ônibus do Recife sofrem com queima de parada

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Se já não bastasse os problemas que os usuários passam ao usar o transporte coletivo no dia a dia, desde a oferta de ônibus, intervalos e muitas vezes com superlotação, no Recife e Região Metropolitana os usuários enfrentam um novo desafio que é pegar os ônibus dentre o altíssimo número de queima de paradas que sofrem com os maus motoristas das empresas operadoras. Isso também se soma a muitas paradas sem estrutura, abrigos e passiveis de falta de seguranças nas vias da cidade.

Segundo dados oficiais do Grande Recife Consórcio de Transporte, mais de 4mil reclamações de queimas de paradas foram notificadas pelos meios de comunicação através de ZAP oficial e o 0800, ou seja, se levarmos em conta que menos da metade dos usuários reclamam seus direitos por falta de atenção, confiança e até informação, leva a entender que esse número elevado seja 10 vezes mais e isso leva também em conta o baixo número de fiscais em campo que poderia ao mesmo tempo coibir esses abusos praticados pelos maus motoristas.

Também caberia as empresas operadoras criar mecanismos internos visando capacitar seus operadores para que os mesmos melhorassem seus atendimentos aos usuários. 

Veja o ranking de reclamações referentes aos 07 meses de 2022.

Queima de parada - 4.042
Não cumprimento de horário - 2.117
Deficiência na manutenção - 774
Falta de urbanidade - 688
Dirigir perigosamente - 234
Alteração de itinerário - 204
Deficiência na manutenção (PEV) - 174 
Queima parada (idoso) - 160
Falta de urbanidade (idoso) - 129
Cobrança indevida - 69
Queima de parada (PCD) - 68
Falar ao celular ao dirigir - 25  

A Urbana-PE esclarece que o setor tem investido significativamente no monitoramento e em novas tecnologias embarcadas que permitem maior controle e acompanhamento da operação. Atualmente, toda a frota é monitorada remotamente e é possível identificar quando uma solicitação de embarque não é atendida. Assim, essas ocorrências são apuradas e, quando comprovadas, direcionam as constantes ações de capacitação e treinamento das empresas, que também contemplam temas como direção defensiva, convívio com ciclistas e qualidade no atendimento. A Urbana-PE reconhece a necessidade de permanente  vigilância para que as solicitações  de  embarque sejam sempre respeitadas, e reforça à população pedido para que sempre relate as ocorrências por meio dos canais de comunicação com as empresas divulgados no interior dos veículos.
 
Canais de Atendimento ao Cliente:

Central de Atendimento ao Cliente - 0800 081 0158
WhatsApp - 9.9488.3999
Ouvidoria - ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br 

Blog Meu Transporte
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Em Porto Alegre, Oito linhas de ônibus têm mudança de terminais no Centro Histórico

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), divulga a alteração do terminal de oito linhas do transporte coletivo localizadas no Centro Histórico. 

As linhas haviam sido deslocadas para a Praça Farroupilha, mas foram necessários ajustes para qualificar o atendimento.

As mudanças serão realizadas na próxima segunda-feira, 15. Os locais serão sinalizados e agentes vão orientar a população nos primeiros dias após as alterações.

Linhas que alteram o local do Terminal:

-  Linhas 621 (621 Nova Gleba/Santa Rosa), 627 (Agostinho): terminal alterado da Praça Farroupilha para Plataforma C do Terminal do Centro Popular de Compras (CPC)

- Linhas SD 72 (Santa Rosa/Anchieta Semi-direta) e SD 73 (Fernando Ferrari/Anchieta Semi-direta): saem da avenida Júlio de Castilhos, quase esquina Dr. Flores, para a Plataforma C do Terminal do Centro Popular de Compras (CPC)

- Linhas 705.2 (Aeroporto/Ceasa) e 432.1 (Petrópolis/Carlos Gomes): saem da Plataforma C do Terminal do CPC para a avenida Júlio de Castilhos, junto ao CPC

- Linhas 617 (Iguatemi)/620 (Iguatemi Vila Jardim): também trocam de box, mas permanecem na plataforma C do CPC.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Meia-Tarifa no transporte coletivo da grande Goiânia deve ser lançada ainda em agosto

Dando sequência nos serviços como Bilhete Único e Passe Livre do Trabalhador, os usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana, logo passam a contar também com a Meia-Tarifa. A previsão de lançamento do serviço é ainda para este mês.

Ao Diário de Goiás, o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu, disse que este será o próximo produto que será lançado. ”Estamos trabalhando para que ele seja lançado ainda em agosto, no modelo de projeto piloto para que a gente possa realmente tornar o transporte público mais competitivo em relação aos aplicativos e dar mais comodidade aos usuários”, destaca.
Tarcísio explica que com o Meia-Tarifa, em um raio de até 5 quilômetros, o usuário vai pagar apenas metade da passagem, ou seja, R$ 2,15. Além do Meia-Tarifa, também virão para complementar os pacotes de serviços do transporte coletivo de Goiânia, como o cartão de um dia, cartão de uma semana, o pós-pago e o cartão família que pode ser usado por até cinco pessoas do mesmo grupo familiar. Porém, ainda não ha data de lançamento.

Todos os serviços que estão sendo implantados, e benefícios para os usuários do transporte coletivo, fazem parte de melhorias anunciadas pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) que foi reestruturada pelo governo do estado em lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), no fim do ano passado, para começar a colocar em prática o formato do novo sistema de transporte coletivo que a Região Metropolitana adotará para os próximos anos.

Informações: Diário de Goiás
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Tarifa do VLT no Rio aumenta para R$ 4,05

domingo, 7 de agosto de 2022


A tarifa do Veículo Leve sobre Trilhos da cidade do Rio de Janeiro sofreu reajuste nessa sexta-feira. A passagem foi reajustada em 25 centavos, subindo dos atuais R$ 3,80  para R$ 4,05. Essa é a primeira alteração no valor desde o início da operação do sistema em 2016.

A nova tarifa, que é a mesma dos ônibus municipais, mantém a possibilidade de integração sem nova cobrança. O reajuste preserva também as integrações, via bilhete único intermunicipal, que garantem as conexões com trens, barcas e ônibus vindos de outros municípios pelo valor máximo de R$ 8,55 . A transferência entre linhas do VLT ou nova viagem no mesmo sentido em até 1 hora seguem gratuitas, sempre com a validação do cartão de passagem no ato do embarque.

O VLT corta a região do centro da cidade, passando ao lado de estações do metrô, além da Rodoviária Novo Rio, Aeroporto Santos Dumont e o Museu do Amanhã.

Informações: Agência Brasil
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Tecnologia 5G vai tornar a mobilidade urbana mais inteligente

A implementação do 5G está cada vez mais próxima, e as inúmeras possibilidades de utilização, cada vez mais visíveis. Uma das aplicações mais aguardadas para essa tecnologia está no setor de transportes e logística e vai transformar a mobilidade urbana.

Enquanto as expectativas são gigantes e abrangem diversas novas soluções, como carros autônomos, transporte público mais inteligente e estradas mais seguras, os desafios também serão muitos, por isso, é essencial fazer um planejamento adequado para que decisões corretas sejam tomadas.

A tecnologia 5G, também chamada de quinta geração de conectividade móvel, tem três características que a diferenciam do 4G. A principal delas é sua baixa latência, ou seja, o tempo que leva para um pacote de dados ser transmitido, que pode ser de até 1 milissegundo (no 4G é de aproximadamente 100 milissegundos). Em seguida, temos a velocidade de dados do 5G, que pode atingir 10 Gbps, contra 100 Mbps do 4G. E a terceira é a capacidade da rede, que no caso do 5G suporta até 1 milhão de aparelhos móveis por quilômetro quadrado.

Esses aprimoramentos vão fazer com que o Brasil e o mundo invistam mais ainda em produtos e serviços que utilizem essa tecnologia, como internet das coisas, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, entre outros. Segundo estudo do IDC (International Data Corporation) encomendado pelo Movimento Brasil Digital, há uma expectativa de que a rede 5G movimente em torno de R$ 22,5 bilhões em negócios até 2024. Desse total, até R$ 2,5 bilhões devem provir de investimentos de empresas brasileiras.

Impactos positivos na mobilidade urbana
A mobilidade urbana começou a se tornar mais inteligente quando foi lançado o 3G. Pouco tempo depois, o 4G proporcionou mudanças importantes e possibilitou antever melhorias ainda maiores. Exatamente por isso a tecnologia 5G vem para ser protagonista na disrupção da mobilidade urbana, e mudar radicalmente o trânsito nas cidades, gerando mobilidade autônoma e compartilhada, segurança do trânsito, logística, eficiência energética e outros.

Analisando o cotidiano das grandes cidades, com trânsito carregado, a adoção do 5G poderá trazer um alívio ao problema, já que a infraestrutura viária tende a ser melhorada com uma coleta de dados em tempo real mais eficaz, que facilita a gestão pública. Além disso, veículos autônomos poderão ganhar as ruas e, conectados uns aos outros, tornarão o trânsito mais inteligente e mais seguro.

5G pode revolucionar o trânsito nas cidades(Imagem: Robin Pierre/Unsplash)
Outra grande contribuição que pode ser dada pelo 5G está no ganho em eficiência energética, já que os veículos capacitados com inteligência artificial poderão utilizar os dados para melhorar a performance na hora de rodar. Nesse cenário, a venda de carros elétricos e híbridos deve crescer significativamente, movimento que aos poucos vem ocorrendo no país. O mercado para esse tipo de veículo no Brasil está próximo de alcançar 100.000 veículos vendidos (segundo dados do Denatran).


O transporte compartilhado ganhará força
Além dos benefícios para a mobilidade individual, o 5G deve transformar e melhorar consideravelmente o transporte público e o compartilhado. A inteligência artificial e o cloud computing serão os principais atores dessa mudança.

Os passageiros que dependem de transportes públicos, como metrô, trens e ônibus, vão poder adquirir facilmente informações de trajeto, tempo de espera, lotação. Por outro lado, as concessionárias que administram esses modais também poderão gerenciá-los com maior inteligência, conseguindo atender melhor em momentos de pico e reduzir custos.

Já o transporte compartilhado poderá se difundir por diversas regiões, reduzindo ainda mais a necessidade de se ter um veículo próprio. Atualmente, o aluguel de carros é utilizado como opção mais em conta para quem atua como motorista de aplicativo. Com os veículos autônomos ganhando tração, as empresas donas desses aplicativos tendem a migrar para esses veículos, fazendo exatamente como é feito hoje, só que sem um motorista levando o passageiro.

Planejamento para superar os desafios
Diante das expectativas com relação às melhorias que podem ser proporcionadas pelo 5G, é preciso frisar que a tecnologia por si só não vai reconfigurar a mobilidade das cidades. A infraestrutura atual de transporte urbano tem alguns problemas que não serão resolvidos só com a chegada de uma nova geração de conectividade móvel. Para a resolução desses problemas, será necessário que governos, associações e organizações planejem adequadamente o caminho a ser seguido.

Os benefícios apresentados só vão existir com planejamento e diálogo entre esses grupos e as empresas que desenvolvem soluções tecnológicas que farão parte da transformação da mobilidade urbana, sejam elas de comunicação e segurança, como a Intelbras, sejam de software para inteligência artificial, cloud computing e realidade virtual e aumentada, ou mesmo as montadoras de veículos (carros, motos ou caminhões).

O mais importante é entender que o 5G vem para mostrar que há inúmeras possibilidades para melhorar a mobilidade urbana, ampliando a capacidade de adquirirmos dados para desenvolvermos ainda mais soluções e melhorias que tragam benefícios para a qualidade de vida das sociedades. Porém, as melhorias na infraestrutura devem ocorrer em paralelo, abrindo espaço para que o 5G funcione da melhor forma possível. Se nada for feito a esse respeito, corremos o risco de perder a oportunidade da década.

Informações: Canaltech
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Em SP, Obras no corredor Ibirapuera alteram, temporariamente, 25 linhas de ônibus

A SPTrans informa que a partir de segunda-feira, 8 de agosto, iniciará as obras de restauração do pavimento rígido do corredor Ibirapuera  no trecho da Av. Ver. José Diniz entre Av. Adolfo Pinheiro e Rua Américo Brasiliense, no sentido centro.

Durante a realização dos trabalhos será necessário alterar, temporariamente, o itinerário de 25 linhas de ônibus que circulam pela via.

Mudanças de itinerários:

5318-10 Chác. Santana – Pça. da Sé
Ida: normal até a Rua Verbo Divino, Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

5317/10 SESC/Orion – Praça do Correio
5362/10 Pq. Res. Cocaia – Pça. da Sé
5362/21 Grajaú - Pça. da Sé
5362/22 Jd. Eliana – Pça. da Sé
5370/10 Term. Varginha – Lgo. São Francisco
5370/21 Term. Varginha – Pq. Ibirapuera
5632/10 Vl. São José – Lgo. São Francisco
5632/21 Jd. Iporanga – Lgo. São Francisco
5632/51 Jd. Alpino – Lgo. São Francisco
675X/10 Term. Grajaú – AACD Servidor
695Y/10 Term. Parelheiros – Metrô Vl. Mariana

Ida: normal até a Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

5300/10 Term. Sto. Amaro – Term. Pq. D. Pedro II
N702/11 Term. Sto. Amaro – Term. Pq. D. Pedro II

Ida: normal até a Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

5391/10 Jd. Ângela – Lgo. São Francisco
5391/21 Term. Guarapiranga / Lgo. São Francisco
675K/10 Term. Jd. Ângela – Metrô Sta. Cruz
675K/23 Vl. Remo – Moema
675L/10 Term. Sto. Amaro – Metrô Sta. Cruz
707A/10 Jd. Ângela – Metrô Pça. da Árvore
707A/23 Piraporinha / Moema

Ida: normal até a Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

6455/10 Term. Capelinha / Lgo. São Francisco

Ida: normal até a Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

695T/10 Term. Capelinha – Metrô Vl. Mariana
695T/51 Term. Capelinha – Metrô Vl. Mariana
695V/10 Term. Capelinha – Metrô Ana Rosa

Ida: normal até a Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

Informações: SPTrans
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Em BH, Projeto de faixas exclusivas para ônibus está em atraso

O Plano de Mobilidade Urbana apresentado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) em setembro do ano passado e que pevia adicionar 78,7 km de faixas exclusivas para ônibus, mais pontos e ampliação das ciclovias na capital está em atraso. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, somente a primeira etapa do projeto deverá ser concluída este ano. No anúncio, feito em 2021, a expectativa é de que a primeira e a segunda fase fossem concluídas em setembro deste ano.

"Atualmente, estão em implantação mais sete quilômetros de faixas exclusivas nas avenidas do Contorno e Andradas. Os projetos estão sendo finalizados", disse a prefeitura em nota. O Executivo não justifica o motivo dos atrasos, mas aponta que oito vias da capital receberam faixas exclusivas no ano passado. Em agosto foram implatadas nas ruas Espírito Santo, Itajubá e São Paulo. No mês de setembro, foram nas ruas Niquelina e Domingos Vieiras. Já em outubro, as ruas Rio Pomba e Três Pontas tiveram as faixas implantadas.

Para o Sindicato das Empresas de Belo Horizonte (Setra-BH), que representa as empresas do transporte público da capital, a falta de faixas exclusivas e prioritárias compromete serviço na  cidade. "O maior problema do transporte público não é a lotação e sim o de ter agilidade e eficiência no transitar nas ruas sempre congestionadas da cidade", disse. Segundo o Setra-BH, as vias lotadas, principalmente nos horários de pico, afeta a pontualidade das viagens e causa insatisfação aos usuários.
O projeto, anunciado no último ano, foi desenvolvido com o objetivo de implantar 24 km de faixa exclusiva das seis horas da manhã às 19h30, 7,5 km durante os horários de pico da manhã e tarde (6h às 9h e 16h30 às 19h30), 14 km de faixa exclusiva somente no pico da manhã (6h às 9h), 0,8 km de faixa exclusiva somente no pico da tarde (16h30 às 19h30), 12,5 km de faixa preferencial, além de 24 km de ciclovias ou ciclorrotas e 18 km de vias com melhorias nos cruzamentos, semáforos, acessibilidade e outros. A expectativa era conseguir aumentar em média de 20% a velocidade operacional dos coletivos, além de reduzir o tempo de viagem e de espera dos passageiros. A medida ainda acarretaria benefícios como a pontualidade no quadro de horários, a redução de custos operacionais e na emissão de gases poluentes.

O investimento para a primeira e a segunda fase do projeto seria de  R$ 42 milhões. Ao todo, estavam previstas 47 intervenções em praticamente todas as regionais da cidade. Uma delas na avenida Afonso Pena, que, além de faixa exclusiva das seis horas da manhã às 19h30 nos dois sentidos, ganharia ciclovia de cada lado do canteiro central. Para o Superintendente da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOBH), André Dantas, a capital possui um conjunto de projetos de estruturação do transporte público e que alguns têm sido implantados.

"Eu vejo que estamos avançando dentro das nossas possibilidades", disse o superintendente em relação aos atrasos do projeto. A justificativa ocorreu em entrevista ao O Tempo durante o anúncio de investimentos para a implantão de mais calçadas, faixas exclusivas e ciclovia na Avenida Afonso Pena, na última terça-feira (2).

Para o engenheiro civil e mestre na área de transportes, Silvestre de Andrade Puty Filho, as faixas exclusivas são importantes alternativas para melhorar o trânsito da capital no período de curto prazo. "Elas são importantes, bem vindas, mas não podem ser definitivas. Elas devem ser pensadas como alternativas para a execução de alguns projetos que demandam um longo prazo", explica.

O especialista destaca que as medidas possuem baixo investimento, mas que a capital precisa priorizar recursos para o transporte público. "É inegável que Belo Horizonte precisa de investimentos em transporte público, o último, mais expressivo, foi no Move, na época da Copa do Mundo. Tínhamos que pensar em uma rede, com ônibus, metrô, VLT e trens", sugere.

Conheça as obras que foram anunciadas em setembro do ano passado e que deveriam ser implementadas na capital:

1. AVENIDA AFONSO PENA (CENTRO-SUL) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre a praça da Rodoviária e a av. Getúlio Vargas 
- Ciclovia de cada lado do canteiro central e sobre o canteiro após a av. Carandaí 
- Criação de cinco novos pontos de ônibus com redistribuição das linhas e pontos 
- Manutenção da maior parte dos pontos de táxi e de táxi-lotação 
Objetivo: aumento da velocidade dos ônibus em 37% no sentido bairro-centro e 21% no sentido centro-bairro 

2. RUA PADRE PEDRO PINTO (VENDA NOVA) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre a rua Menezes e a estação Venda Nova 
- Novos semáforos de pedestres 
Objetivo: aumento da velocidade operacional no pico tarde em 18% (bairro-centro) e 25% (centro-bairro) 

3. AV. PORTUGAL (PAMPULHA) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 sentido bairro-centro entre a estação Pampulha e a rua Arvoredo 
- Pista passará a ter três faixas direcionais no sentido bairro-centro sendo uma exclusiva para ônibus 
- A rua das Canárias funcionará com mão direcional no sentido centro-bairro, com duas faixas de tráfego e estacionamento à direita 
- Novos semáforos 
Objetivo: Aumento da velocidade operacional no pico tarde em 4% (bairro-centro) e 9 (centro-bairro) 

4. AV. JOSÉ CÂNDIDO DA SILVEIRA (NORDESTE) 
- Faixa preferencial em toda a avenida das 6h às 19h30 nos dois sentidos 
- Novos semáforos de pedestres 
- Tratamento de acessibilidade nas interseções e pontos de ônibus 
Objetivo: Aumento da velocidade operacional no pico tarde em 20%  

5. AV. ABÍLIO MACHADO (NOROESTE) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre av. Heráclito Mourão e Anel Rodoviário 
- Correções na largura da pista para comportar quatro faixas de tráfego 
-  A partir da rua Itobi do Oeste, apenas ônibus e caminhões poderão seguir; os carros e motos terão que convergir à direita na rua Itobi do Oeste e virar à esquerda na av. Ivaí 
Objetivo: Aumento da velocidade operacional pico tarde em 11% (bairro-centro) e 55% (centro-bairro) 

6. RUA POUSO ALEGRE (LESTE) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 entre a rua Flávio dos Santos e a rua Itajubá sentido bairro-centro 
-  Uma faixa de ônibus, uma faixa de uso misto e estacionamento permitido à esquerda 
- Entre a rua Salinas e a rua Itajubá, o estacionamento será proibido, e a pista passa a ter três faixas de tráfego 
- Melhoria nos pontos de ônibus 
Objetivo: Aumento da velocidade dos ônibus em 43% 

7. AV. RAJA GABAGLIA (CENTRO-SUL/OESTE) 
- Faixa exclusiva das 6h às 21h no sentido centro-bairro, entre a av. do Contorno e a av. Barão Homem de Melo 
- Nova forma de conversão à esquerda para o bairro Gutierrez dos veículos que estão em circulação no sentido Belvedere-centro na rua Américo Macedo 
- A conversão para o bairro Cidade Jardim, dos veículos que estão no sentido centro-Belvedere, será transferida para a semirrotatória da entrada do Exército (4ª Região) 
- Acréscimo de mais uma faixa de tráfego no acesso à av. Barão Homem de Melo e entre a av. Raja Gabaglia e a rotatória da av. Mário Werneck 
Objetivo: Aumento da velocidade dos ônibus em 8% 

Por Rayllan Oliveira
Informações: O Tempo
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Obras do VLT alteram trânsito e transporte no Centro de Santos a partir desta segunda


Um novo trecho da rua Amador Bueno, no Centro de Santos será interditado a partir desta segunda-feira (8) para a sequência das obras da segunda linha do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O bloqueio será entre as ruas Frei Gaspar e Dom Pedro II, a partir das 9h.

A rota alternativa para os motoristas é a avenida São Francisco. Desde o início da última semana, está fechado para veículos o trecho inicial da via, desde a praça dos Andradas até a rua Frei Gaspar.

Transporte público
O ponto de ônibus na rua Amador Bueno, que fica em frente ao número 96, está desativado para as linhas 29, 118 e 197. Os usuários do transporte coletivo deverão utilizar o ponto de parada na av. São Francisco, 100. As três linhas estão fazendo o seguinte itinerário: Terminal Valongo, Elevado Aristides Bastos Machado, av. São Francisco, ruas Martim Afonso e  Amador Bueno.

A partir de segunda (8), também as linhas 4 e 20 passarão a utilizar o novo ponto da av. São Francisco. Também farão a seguinte rota: rua Frei Gaspar, av. São Francisco, ruas Martim Afonso e  Amador Bueno.

Informações: Prefeitura de Santos e Costa Norte
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Inaugurado o novo terminal de ônibus no Largo do Taboão da Serra

A Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou na noite de quarta-feira, 03/08, as obras do novo terminal de ônibus da cidade. Instalado na rua João Santucci, no Largo do Taboão, o terminal foi projetado para receber os passageiros do transporte coletivo público com mais dignidade, além de abrigar as linhas de ônibus que passam pela cidade, como a recém-instalada linha Vai e Vem, que interliga Taboão da Serra a Estação Vila Sônia (Linha 4-Amarela).

O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, José Vanderlei dos Santos afirmou que em pouco mais de um ano de administração, o Governo Municipal tem mostrado a que veio. “Ganhar esse espaço, em termos de mobilidade urbana, é muito importante, porque através desse terminal os demais municípios, São Paulo, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Loureço da Serra e Juquitiba se beneficiarão desse espaço que, apesar de ser reduzido em dimensão, tem significado importante porque possibilita o acesso dessas cidades ao metrô”, destacou.

A área que recebeu o terminal passou por uma grande obra e ganhou sete novos abrigos, reforço na sinalização, além da construção de um novo acesso para os ônibus articulados da Linha Vai e Vem. O terminal também abriga os ônibus de 10 linhas Circulares municipais (02, 03, 04, 05, 06, 7.1, 7.2, 08, 09 e 9.1) e ainda é utilizado para o embarque e desembarque de passageiros de 11 linhas intermunicipais (347, 412, 241, 191, 356, 079, 300, 089, 841, 511 e 033).

Os novos abrigos também estão sendo utilizados pela Prefeitura como espaço de comunicação institucional entre o município e a população.
Vai e Vem
A linha Vai e Vem começou a operar em 10/05 e, desde então, funciona sem custo adicional aos usuários do Metrô que precisam acessar a Linha 4-Amarela.  Ao todo, 13 veículos saem diariamente, a cada três minutos, da Rua João Santucci e levam, em média, 15 minutos para chegar à Estação Vila Sônia, em um percurso sem paradas. A expectativa da concessionária é que serão transportados até 3 mil passageiros por hora quando a Operação Vai e Vem estiver em pleno funcionamento.

Informações: Prefeitura de Taboão da Serra
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Tarifa de ônibus fica mais cara em Feira de Santana


Entrou em vigor os novos valores das tarifas do transporte público urbano em Feira de Santana. Segundo a prefeitura, o valor da passagem na sede do município e nos distritos de Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval Carneiro e Humildes passa a ser R$ 3,60 para o usuário do sistema de cartão – Via Feira. Quem optar por pagar em dinheiro, a passagem agora é R$ 3,95, antes era  R$ 3,80. Nos distritos de Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu a passagem agora é R$ 4,44.

Os estudantes portadores do passe estudantil pagam a partir de hoje R$ 1,80 na sede e nos distritos de Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval Carneiro e Humildes. Em Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu os estudantes pagam R$ 2,22.

Os vales transportes em uso terão validade de 30 dias a contar na data de vigência da nova tarifa. A partir do 31º dia os créditos tarifários serão transferidos em reais e transformados em novos créditos de acordo com os novos valores.

Informações: Acorda Cidade
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Alstom inicia produção de trens para as linhas 8 e 9 de São Paulo

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, iniciou a produção dos trens que prestarão serviço nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, em São Paulo (SP). As primeiras caixas, que dão origem aos primeiros carros, já foram concluídas. Ao todo, 36 trens de oito carros cada serão produzidos na unidade industrial da Alstom na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Eles fazem parte do pacote de melhorias e obrigações assumido pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção por 30 anos de ambas as linhas de trens metropolitanos.

Com design moderno, as novas composições em produção na Alstom são mais leves, com menor consumo de energia elétrica, janelas amplas e corredores que oferecem liberdade de movimento entre os carros, o que proporciona mais conforto aos passageiros. Cada trem terá capacidade para transportar até 2.500 passageiros.

“É de extrema importância e satisfação para a Alstom poder continuar impactando positivamente a vida das pessoas. Projetos como esse de renovação das Linhas 8 e 9 nos orgulha e a reafirma a missão da Alstom em investir no país e saber que a empresa contribui para o fornecimento de um transporte público seguro, confiável e eficiente para os passageiros de São Paulo e seu entorno”, diz Pierre Bercaire, Diretor Geral da Alstom Brasil.

“A renovação da frota será um legado da concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9 para milhares de paulistanos, contribuindo de fato para a mobilidade humana, melhorando a qualidade de vida e ampliando caminhos e escolhas”, completa Adriana Martins, Diretora de Engenharia da CCR Mobilidade.
As linhas 8 e 9 de trens metropolitanos transportam mais de um milhão de passageiros por dia, segundo dados de antes da pandemia do coronavírus. A Linha 8, que liga Júlio Prestes a Amador Bueno, tem 41,6 quilômetros de extensão e 22 estações, atendendo aos municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Já a Linha 9 interliga Osasco ao Grajaú, tem 32 quilômetros de extensão e 18 estações, atendendo às cidades de São Paulo e Osasco.

Geração de empregos

Em outubro de 2021, a Alstom assinou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Taubaté para capacitar os futuros profissionais que atuarão na produção de mais de 170 trens, sendo mais de 930 carros, na fábrica de Taubaté (SP). Cerca de 700 postos de trabalho na unidade serão preenchidos gradativamente até o primeiro trimestre de 2023.

Ao todo, 600 profissionais estão sendo capacitados pelo SENAI Taubaté – 500 deles serão contratados de forma gradual pela Alstom Taubaté ou por empresas parceiras para atuarem nos projetos que serão produzidos na unidade industrial. Os demais profissionais (os outros 100) poderão ser contratados posteriormente pela própria companhia ou por qualquer outra empresa da região. Até agora, 230 pessoas já passaram pelo curso.

Para atender aos projetos, a Alstom está investindo cerca de R$ 76 milhões em modernizações e adaptações da sua fábrica. A produção dos novos projetos iniciou no primeiro semestre de 2022.

Trens Metropolis para Linhas Diamante e Esmeralda

As Linhas 8 e 9 da ViaMobilidade contarão com 36 trens Metropolis da Alstom. Fabricados em aço inoxidável, um dos principais ganhos é a durabilidade: as caixas duram mais de 40 anos, além de apresentarem menor peso se comparados com os modelos fabricados em aço carbono. Além disso, consomem menos energia e, consequentemente, são mais eficientes em termos energéticos.

Os trens contarão com portas e corredores que oferecerão excelente intercâmbio de passageiros e liberdade de movimento, além de espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. As grandes janelas e portas proporcionarão uma visão clara do exterior, garantindo ao passageiro uma viagem tranquila, segura e confortável. Os trens também contarão com tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de detectores e extintores de incêndio e extintores.

A nova frota operará com a solução de Controle Automático de Trem (ATC) da Alstom, que é responsável por garantir que a condução do trem se faça dentro dos limites de velocidade seguros estabelecidos pelos equipamentos de sinalização instalados ao longo da via. Além disso, o sistema controla de forma automática o movimento dos trens, abrangendo a partida automática das estações, a manutenção automática de velocidade durante o percurso, a parada automática nas plataformas de passageiros, a abertura e fechamento automáticos das portas e a modificação automática da performance da viagem de acordo com parâmetros recebidos do centro de controle.

Alstom Taubaté

A unidade industrial da Alstom em Taubaté (SP), foi inaugurada em 2015 para a produção dos carros para o VLT carioca, que foram fabricados em tempo recorde para as Olimpíadas de Verão no Brasil. O projeto foi o segundo no mundo a ter um sistema 100% livre de catenária.

Após a conclusão do contrato do VLT, a unidade foi responsável pela produção dos carros do NS16 para o Metrô de Santiago, no Chile. Agora, com os atuais investimentos e após a transferência das atividades e de boa parte da instalação da antiga unidade da Alstom Lapa, que foi a primeira fábrica de trens da história do setor ferroviário da América Latina, a Alstom Taubaté passa a ter a infraestrutura para se tornar referência no mercado latino-americano, se preparando para um futuro próspero e repleto de oportunidades, tanto nacional como internacionalmente.

Atualmente, a Alstom Taubaté está responsável pelos seguintes projetos:
• Linhas 8 e 9 da ViaMobilidade: fornecimento de 36 trens Metropolis, com 8 carros cada.
• Linha Universidades 6-Laranja de São Paulo: fornecimento de 22 trens Metropolis, com 6 carros cada (contrato com Acciona).
• Linha 7 Metrô de Santiago, Chile: fornecimento de 37 trens Metropolis, com 5 carros cada
• Linha 5, Metrô de Bucareste, na Romênia: fornecimento de 13 trens Metropolis, sendo 78 carros ao todo.
• Wanda ZS Line, metrô de Taipei, em Taiwan: fornecimento de 35 trens Metropolis, com 4 carros cada.
• Segunda Fase da Linha 2 Circular de Taipei, em Taiwan: fornecimento de 29 trens Metropolis, com 4 carros cada.

Informações: ANPTrilhos
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Grande Recife: Mais duas linhas começam a fazer integração temporal

As linhas 1968 - Ilha de Itamaracá/ TI Igarassu e 1969 - Itapissuma/TI Igarassu passam a operar no sistema de integração temporal a partir do próximo sábado (06) no TI Igarassu. Até o momento, são seis linhas com integração temporal, que permite circular pagando apenas uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). Também é possível alternar entre os modais ônibus e metrô.  

É importante os usuários estarem atentos, pois esse sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), pois o embarque é feito pela porta da frente dos ônibus por meio da validação do cartão na catraca. Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração temporal. Quem ainda não tem o cartão pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no TI Igarassu. Basta procurar a equipe de distribuição apresentando um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão e, no mesmo momento, pode realizar a recarga sem o pagamento de taxa.  
O sistema de bilhetagem eletrônica permite a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio no melhor planejamento das linhas de ônibus. Outra vantagem é a otimização do embarque principalmente nos horários de maior movimento nos terminais. 
 
O sistema de integração temporal está implantado em 20 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Somente em 2021, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.
 
DESCONTO INDEVIDO - Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem direito ao ressarcimento, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.
 
Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT
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Em SP, Obras no Terminal Jd. Britânia alteram seis linhas de ônibus


A SPTrans informa que em razão de reforma no pavimento rígido no Term. Jd. Britânia, a partir de segunda-feira, 22 de agosto, serão alterados os itinerários de seis linhas de ônibus.

Itinerários alternativos:
8013/10 Term. Jd. Britânia – Lapa
Ida: Av. Pierre Renoir, Rua Leopoldo de Passos Lima, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Domênico Aspari, Av. Pierre Renoir.

1012/10 Term. Jd. Britânia – Jd. Monte Belo
Sentido único: Rua Lagoa do Morro, Rua Francisco Peraza, prosseguindo normal até a Av. Pierre Renoir, Rua Leopoldo de Passos Lima, Rod. Anhanguera, Rua Delsuc Alves de Magalhães, prosseguindo normal até a Rua Lagoa do Morro.

1012/21 Jd. Rosinha - Term. Jd. Britânia 
Desembarque –  Av. Pierre Renoir.

1015/10 Term. Jd. Britânia – Chác. Maria Trindade
Sentido único:  Av. Pierre Renoir, prosseguindo normal até a Rua Domênico Aspari, Av. Pierre Renoir.

8013/41 Term. Jd. Britânia – Jd. Paineiras
Sentido único: Rua Recife, Estrada de Pirapora, prosseguindo normal até a Av. Pierre Renoir, Rua Leopoldo de Passos Lima, prosseguindo normal até a Rua Recife.

8014/10 Morro Doce – Perus
Ponto móvel – Av. Pierre Renoir.

Informações: SPTrans
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Ônibus de 15 metros é uma das principais apostas da Scania para o segmento urbano

Diretamente impactado pela pandemia de Covid-19 (Coronavírus) e pela rápida expansão dos aplicativos de corridas de carros, o transporte público de passageiros no Brasil vem passando por uma série desafios e mudanças nos últimos anos, como por exemplo, redução na demanda, aumento de custos e ociosidade da frota. Atenta a nova realidade do segmento, bem como as novas demandas dos operadores, a Scania revelou ao mercado brasileiro uma Nova Geração de Ônibus. 

“Nosso lançamento vai atender as normas de redução de emissões, aumentar a segurança e o conforto e ainda economizar mais combustível colocando mais dinheiro no bolso do operador, tanto do segmento rodoviário quanto do urbano. A nova linha chegará com soluções completas de produtos e serviços para resolver as diferentes necessidades dos clientes. Aliando a correta especificação do produto, conectividade,  treinamento dos motoristas e manutenção adequada. Ou seja, a Nova Geração de ônibus vai oferecer um custo total de operação imbatível”, explica Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania no Brasil.

O novo portfólio da montadora sueca para o segmento urbano estreia contando com seis exemplares divididos em três importantes categorias e com potências que variam de 280 a 340 cv, sendo: 

Convencionais
K 280 4x2 (280 cv de potência @ 1.900rpm / torque: 1.400Nm @1.000-1.400)
K 280 4x2 (280 cv de potência @ 1.900rpm / torque: 1.350Nm @1.050-1.400) - versão a gás

Disponíveis em versões com piso normal ou baixo e com opções padrón de 12,5/13,2 metros, com capacidade para até 115 passageiros, a nova linha convencional Scania conta com Motor de cinco cilindros em linha com quatro válvulas em cada uma, se consagrando como uma ótima solução para o transporte eficiente nos grandes centros urbanos.

15 metros
K 320 IB/UB 6x2*4 (320 cv de pot. @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.050-1.400)
K 340 IB/UB 6x2*4 (340 cv de pot. @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.100-1.400)

Também ofertados em versões com piso normal ou baixo, os novos ônibus de 15 metros são uma das principais apostas da Scania para as operações em grandes centros urbanos, especialmente em corredores especiais, podendo inclusive ser uma alternativa aos tradicionais modelos articulados. A gama se destaca pela presença de um motor que gera um alto torque já em baixas rotações, garantindo melhores resultados operacionais através da robustez do conjunto e do menor consumo de combustível.

Os modelos de 15 metros Euro 6 também contam um novo eixo direcional com sistema eletro-hidráulico e de menor número de componentes, atributos que asseguram peso reduzido, ganho de espaço e menor desgaste de pneus.

Articulados
K 320 IB 6X2/2 (320 cv de pot. @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.050-1.400)
K 340 IB 6X2/2 (340 cv de pot. @ 1.900rpm / torque: 1.600Nm @1.100-1.400) - versão a gás

Robustez e economia de combustível são duas características fundamentais para operações em linhas troncais dentro dos corredores exclusivos. Para isso, a Scania aposta nos exemplares articulados equipados com suspensão eletrônica pré-ajustável, que facilita a adequação às plataformas, e sistema de articulação seguro com monitoração. Um dos principais diferenciais dos modelos é a presença de redutores de cubo que contam com engrenagens helicoidais, que minimizam ruídos durante a operação.

Linha F e biarticulado
Os tradicionais exemplares com motor dianteiro que compõem a Linha F, bem como o modelo biarticulado, seguem disponíveis no portfólio da marca para atender demandas específicas, ou seja, serão produzidos e comercializados somente por encomenda.

Ônibus urbanos 10% mais econômicos
Além do atendimento da norma de emissões que entrará em vigor no Brasil a partir de 2023, o Proconve P8, popularmente conhecida como Euro 6, a Nova Geração de Ônibus Urbanos Scania também se destaca por uma significativa redução no consumo de combustível, mais precisamente, 10% em relação aos modelos anteriores.

O percentual expressivo é resultado da combinação de duas importantes novidades. A primeira delas é a introdução do sistema de injeção múltipla XPI nos motores, tecnologia que estreou nos caminhões da marca e agora chega aos ônibus, assegurando uma redução de 7% no consumo de diesel. 

“Esse superior desempenho ocorre em virtude da introdução do sistema XPI, que possibilita melhor eficiência da combustão com pontos múltiplos de injeção, independentemente da rotação do motor, e garante menor emissão de poluentes e de ruídos”, salienta Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.

Já os 3% de economia adicionais são assegurados pela caixa automática ZF EcoLife 2. Com melhorias significativas, o novo câmbio tem a função “Start/Stop” (Liga/Desliga) e desgaste reduzido devido ao aperfeiçoamento do sistema de refrigeração. Além de mais leve e adaptada aos motores de alto torque da Scania, conta com maior conforto, trocas mais rápidas e suaves. Destaca-se ainda a presença de três modos de condução: econômico, padrão e potência, responsáveis por auxiliarem o motorista em diversos tipos de situações do percurso e com possibilidade de serem acionados de acordo com a necessidade.

Vendas
Segundo a montadora de origem sueca, a produção e entrega dos primeiros exemplares da Nova Geração de Ônibus Scania está prevista para começar a partir de janeiro de 2023.

Informações: Caminhões e Carretas
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