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Em Porto Alegre, Falta verba para construir Aeromóvel na Zona Sul

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O projeto de criação de uma linha do aeromóvel do Centro Histórico até a avenida Juca Batista, na Zona Sul de Porto Alegre, voltou a ser debatido ontem na Câmara de Vereadores. Além da possibilidade de implantação e da discussão do projeto, entre os pontos levantados está a necessidade de definir uma fonte de recursos para a sua implantação e manutenção.

Em reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara, o coordenador dos projetos MetrôPoa e Sistema BRT na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Luís Cláudio Ribeiro, e o gerente de Desenvolvimento de Engenharia da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), Sidemar Francisco da Silva, apresentaram projetos referentes ao sistema de transporte e a única experiência vigente, de conexão entre a estação de trem e o aeroporto da Capital.

Segundo Ribeiro, tudo começou com o Plano Diretor, em 1999, quando foram criados os eixos principais para a instalação da infraestrutura de transportes da cidade. Depois, o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITMUrb), de 2008, estabeleceu a maneira como Porto Alegre poderia integrar seus sistemas de transporte e as tecnologias a serem utilizadas, como o metrô e o BRT.

"A prefeitura trabalha com priorizações. Na época da Copa do Mundo de 2014, realmente se priorizou a criação de projetos de transporte, mas, agora, estamos com dificuldades de financiamento para algumas obras", explica Ribeiro.

O projeto de construção de uma linha do aeromóvel até a Juca Batista foi iniciado em 2011, com a assinatura do protocolo de intenções para a realização de um estudo de viabilidade técnica de implantação desse trecho. Em 2012, foi contratada uma consultoria para fazer a pesquisa, que foi feita entre abril e dezembro de 2013.

Ficou definido que a Fase 1 da construção iria da Estação Mercado até a Praça Itália, próxima ao shopping Praia de Belas. A Fase 2 seria da Praça Itália até o bairro Cristal, no entorno do BarraShoppingSul. Por fim, a Fase 3 contemplaria o trecho entre o bairro Cristal e o final da avenida Juca Batista. No total, são 18 quilômetros de extensão previstos.

Para viabilizar o aeromóvel, seria necessário definir a fonte dos recursos para a sua implantação e manutenção. "Primeiramente, precisaríamos buscar recursos para o financiamento da obra e, após, para a manutenção do sistema. Hoje, nossos impostos municipais pagam os corredores de ônibus. Será que pagariam os aeromóveis?", questiona o coordenador da EPTC.

O gerente da Trensurb relata que a experiência com a primeira linha, de apenas 814 metros, que opera comercialmente desde maio de 2014, é positiva. "Apostamos na proposta do aeromóvel e está funcionando muito bem. O consumo de energia é muito baixo, custa cerca de R$ 0,10 por passageiro, enquanto o gasto com energia em um metrô pesado custa em média R$ 0,55 por passageiro. Mas, é claro, um projeto da envergadura desse, até a Zona Sul, é muito mais complexo", avalia.

Uma demonstração de como será a operação do aeromóvel em um trecho mais extenso será vista em Canoas, onde a prefeitura licitará, no ano que vem, a construção de uma linha de 4,6 quilômetros e sete estações, entre a avenida 17 de Abril, no bairro Guajuviras, e a estação Mathias Velho.

O presidente da Cuthab, vereador Engenheiro Comassetto (PT), se mostrou favorável ao uso do aeromóvel no lugar de ônibus. "Há possibilidade de substituir os ônibus que circulam na Capital nesse trecho da Zona Sul. Até o bairro Cristal, por exemplo, 75 mil pessoas circulam por dia com transporte público. Até a Juca Batista, são mais de 100 mil. O impacto ambiental de reduzir a quantidade de ônibus, logo de combustível fóssil queimado, seria positivo. Além disso, com o grande fluxo de usuários, viabilizaria economicamente a implantação", opina. O parlamentar sugeriu, ainda, criar um fundo para juntar recursos para a construção da linha.

O aeromóvel é um meio de transporte automatizado, sem necessidade da presença de condutor, pois não possui motor. O motor se dá na via, que dá a sustentação e faz a propulsão, através do ar que circula com um ventilador e quatro válvulas de controle, que puxam ou empurram o veículo.
No aeromóvel do aeroporto da Capital, a velocidade máxima é de 65 km/h, e a oferta atual é de capacidade de 1,8 mil passageiros por hora por sentido. Entretanto, a oferta pode ser ampliada para até 4,5 mil passageiros por hora por sentido.

Por Isabella Sander
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Governo Federal libera mais de R$ 220 milhões para construção do BRT em Palmas

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aprovou a liberação de R$ 226.550.00 para a construção do corredor do BRT (Bus Rapid Transit) Centro, em Palmas, nesta sexta-feira (11). De acordo com a Prefeitura da capital, o valor faz parte do total de quase R$ 500 milhões concedidos pelo Governo Federal ao município para a implantação do sistema.

Segundo a prefeitura, a próxima etapa é a assinatura junto à Caixa Econômica Federal e em seguida será aberto o processo licitatório para a parte central. Conforme a prefeitura, o recurso do BRT Sul, já está em licitação. O dinheiro vem do Orçamento Geral da União.

Ainda de acordo com a prefeitura, a obra foi dividida em duas etapas para dar maior celeridade ao processo de implantação. Segundo o órgão, o BRT é um modelo inspirado em outras obras de transporte coletivo e tem o objetivo de facilitar a mobilidade, além de contribuir com a organização dos espaços urbanos.

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No Rio, Mais linhas de ônibus que passam pela Zona Sul são modificadas

Os cariocas enfrentam a partir deste sábado mais mais mudanças nas linhas de ônibus que passam pela Zona Sul. Esta é a última etapa do processo de reestruturação dos itinerários prevista para este ano e vai eliminar seis linhas, criar duas novas e modificar uma.

Desde o início das mudanças, em outubro, foram extintas 29 linhas de ônibus, modificados os trajetos de outras 13 e criados 10 novos itinerários. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, estudos mostraram que já houve redução de cerca de 10% de ônibus circulando pelos corredores BRS de Copacabana, e 20%, nos do Centro. O objetivo da prefeitura é reduzir o número de coletivos nas ruas, acabando com as linhas sobrepostas e melhorando o trânsito. A implementação total do projeto deve ser concluída em março, reduzindo 35% da frota que circula na Zona Sul.

Para compensar as seis linhas eliminadas neste sábado, duas novas circulares começam a rodar pela Zona Sul. A Circular 1 (Leblon - Cosme Velho) passará por Ipanema, Copacabana, Urca, Largo do Machado, Laranjeiras, Cosme Velho, Rebouças e Gávea. Já a Circular 2 (Leblon - Urca) terá faz o trajeto no sentido inverso, passando por Jardim Botânico, Rebouças, Laranjeiras, Urca, Copacabana, Ipanema e Leblon. Enquanto isso, saem de circulação as linhas 511 e 512 (Leblon - Urca); 569 e 570 (Largo do Machado - Leblon); 573 e 574 (São Salvador - Leblon). A 513 (Metrô Botafogo - Urca) terá seu trajeto estendido até o Humaitá.

Os passageiros de trens também terão mudanças. Aos sábados, a partir das 9h, todos os trens dos ramais de Japeri e Santa Cruz serão paradores e com ar condicionado.

Por Amanda Raiter
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Plano de mobilidade para o Rio vai incorporar seis sugestões da população

Seis projetos que preveem a criação de novos sistemas de transporte no Rio, sugeridos pelos próprios cariocas, serão incorporados no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Pmus) da cidade. O objetivo do documento, em fase de redação final, é apontar os investimentos prioritários para o setor entre 2016 e 2026.

Das demandas populares, foram incluídas as que pedem a criação de BRTs na Linha Amarela (Alvorada-Linha Amarela-Fiocruz-Fundão) e na Avenida Dom Helder Câmara (Sulacap-Dom Helder-Leopoldina), além da extensão do Transbrasil (Deodoro-Centro) até Santa Cruz e do Transcarioca (Alvorada-Aeroporto do Galeão) até a Ilha do Governador pela Estrada do Galeão.

“O Pmus é uma oportunidade de pensar em como deixar nossa cidade mais sustentável, de começar a inverter valores em uma sociedade que cresceu dependente dos automóveis”, diz o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.

A elaboração do plano contou com a participação de 2.775 cariocas em 2015, que enviaram 400 propostas e contribuíram com 18.300 votos por meio de plataformas online e três oficinas presenciais. As sugestões foram submetidas a estudos de demanda e a levantamentos de dados por diversas áreas da prefeitura.

“Temos de garantir um plano com soluções para os deslocamentos do dia a dia, para a economia, os serviços, sem que haja ruptura na infraestrutura que já possuímos”, acrescenta Picciani.

Também foi considerada viável a implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Barra da Tijuca, entre o Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada, passando pela Avenida Lúcio Costa. A sexta ideia aprovada pelos técnicos sugere a criação de ligações hidroviárias na Lagoa da Tijuca (Península- Barra- Downtown- metrô Linha 4 e Rio das Pedras-Downtown-Metrô Linha 4).

Somando as propostas da população com as que partiram da Secretaria Municipal de Transportes, da CET-Rio e de outros órgãos, ao todo 17 projetos de infraestrutura serão inseridos no Pmus. O estudo foi contratado em dezembro de 2014 pela SMTR às consultorias Logit e Oficina e custou R$ 1,1 milhão.

“O documento do município está, em grande parte, compatível com o Plano Diretor de Transporte Urbano do estado (PDTU). A disponibilidade de recursos será preponderante na definição das prioridades e dos modais implantados”, avalia o engenheiro de Transportes Alexandre Rojas, da Uerj.

Plano atrasado desde abril

A elaboração do plano de mobilidade foi uma exigência da Lei Federal 12.587, de 2012, para que cidades com mais de 20 mil habitantes pudessem obter recursos da União para novos investimentos em infraestrutura de transporte.

O prazo para conclusão do plano era até abril deste ano. Como não cumpriu a meta, o Rio está impedido de contratar financiamento federal para novas obras de mobilidade até que o Pmus seja finalizado. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o projeto de lei que formalizará a criação do Pmus será elaborado a partir de janeiro de 2016. Em junho, o secretário Rafael Picciani explicou que a demora se deu por causa do atraso da atualização do PDTU (a primeira versão era de 2002), feito pelo governo estadual para a Região Metropolitana e que serve de base para o plano municipal.

PDTU: mais duas obras do metrô até 2021

Já a conclusão do plano metropolitano, inicialmente prevista para 2013, foi aprovada na última semana. Segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o atraso foi ocasionado por burocracia no financiamento do Banco Mundial.

Pelo PDTU, para 2016 são esperadas as conclusões das obras em curso, como a Linha 4 do metrô e o BRT Transolímpico. Para 2021, o estudo propõe o trecho metroviário Estácio-Carioca-Praça 15, a Linha 3 entre Niterói e São Gonçalo e BRT na RJ 104 ligando Niterói a São Gonçalo e Itaboraí.

Considerando o prazo de 30 anos, foram propostas as ligações de metrô Uruguai-Méier, Gávea-Uruguai, Jardim Oceânico-Terminal Alvorada e Alvorada-Ilha do Governador. No sistema ferroviário, está prevista a expansão Santa Cruz-Itaguaí e integração entre os ramais Japeri, Belford Roxo e Saracuruna.

Por Gustavo Ribeiro
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Usuários do Bilhete Único estão com dificuldade para fazer a recarga em 19 estações do Metrô de São Paulo

Usuários do Bilhete Único estão com dificuldade para fazer a recarga em 19 estações do Metrô de São Paulo porque as máquinas da Rede Ponto Certo não estão funcionando. A companhia disse nesta sexta-feira (11) que vai multar a empresa por abandono dos pontos de vendas.

De acordo com o Metrô, na primeira semana de dezembro, sem aviso prévio, a Rede Ponto Certo suspendeu a venda de créditos do Bilhete Único em todos os pontos de autoatendimento.

O Metrô realizou duas licitações para o recebimento de propostas de outras empresas interessadas na locação de espaços para a venda assistida do Bilhete Único nas estações. A última sessão foi em 4 de novembro, mas não houve empresas interessadas.

A Rede Ponto Certo disse ao G1 que foram vários motivos que levaram a companhia a optar pela paralisação, dentre eles que, entre 2011 e 2015, não houve reajuste de tarifas e que foram realizadas diversas reuniões com o Metrô mostrando que havia desiquilíbrio financeiro no contrato. Não houve acordo e as máquinas começaram a ser retiradas nesta quinta-feira (10).

O usuário ainda pode recarregar o Bilhete Único nos pontos de venda assistida de outras empresas credenciadas pela São Paulo Transporte (SPTrans) em 40 das 61 estações do Metrô. São elas: Jabaquara, Santa Cruz, Ana Rosa, São Bento, São Joaquim, Sé, Vergueiro, Luz, Tietê, Jardim São Paulo, Parada Inglesa, Armênia, Santana, Tucuruvi, Chácara Klabin, Clínicas, Consolação, Sumaré, Trianon-Masp, Vila Madalena, Anhangabaú, Belém, Bresser-Mooca, Carrão, Tatuapé, Palmeiras-Barra Funda, Santa Cecilia, Marechal Deodoro, Pedro II, República, Brás, Artur Alvim, Corinthians-Itaquera, Patriarca, Penha, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Adolfo Pinheiro, Oratório, Vila Prudente (Monotrilho).

Nas estações onde não há mais disponibilidade do serviço, há indicação dos pontos de venda mais próximos. Por causa do problema, passageiros enfrentaram filas enormes nesta sexta-feira para comprar bilhete na Estação Portuguesa-Tietê do Metrô.

Também é possível recarregar os bilhetes em postos de atendimento como banca de jornais, padarias, lojas de conveniências, supermercados ou pelo site http://bilheteunico.sptrans.com.br/lojaVirtual.aspx.

Por Karina Godoy
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No Senado, especialistas defendem a continuidade das obras do VLT de Cuiabá

Uma das mais complexas e emblemáticas obras projetadas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região metropolitana de Cuiabá precisa ser concluído. A defesa do modal, que tem gerado fortes debates, foi novamente discutida por especialistas nesta quarta-feira (9), na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, em audiência pública solicitada pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT).

A diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide de Faria, é uma das defensoras da continuidade da obra. Ela destacou que o VLT tem que ser implantado “até por tudo que já aconteceu ao longo desse período” e também pelos investimentos já realizados. “Há uma infraestrutura montada e preparada. Fora os trens que já foram adquiridos”- frisou, ao enfatizar os estudos que estão sendo realizados para dar uma solução a obra.

Mesmo com o modelo de modal questionado, Luiza Gomide defendeu a construção por meio de uma Parceria Público Privada, a chamada PPP, para conclusão integral do empreendimento e também para sua operacionalização. Ela desaconselhou a redução dos 22 quilômetros de trilhos previstos no projeto original, pela metade. “Isso significa que uma parte da população vai ficar desassistida” – frisou.

Em outubro, o urbanista Tom Rebello, da CIP/Intercon Consultoria Internacional, durante debate sobre “Cidades Sustentáveis” na Comissão Senado do Futuro, foi taxativo ao fazer a defesa do VLT. “Eu não tenho a menor dúvida de que é o transporte do futuro, porque é um transporte que valoriza espaço, que cresce junto com a cidade e que, sobretudo hoje – nós vamos poder ver mais na frente –, convive de maneira agradável com o meio ambiente” - disse.

Para Rabello, metrôs e trens de subúrbio e os próprios corredores de ônibus, os chamados BRTs, estão ultrapassados. “Nós não podemos mais pensar que as cidades vão evoluir para ter cada vez mais transporte de massa” – enfatizou, na ocasião. O especialista previu que as cidades vão organizar-se de maneira diferente e a população se deslocará muito menos. “Acho que o VLT, ou bonde, como alguns gostam de chamar, é a melhor tecnologia, porque ela associa boa qualidade de transporte com a valorização do espaço urbano, ao contrário de outras tecnologias que nem sempre proporcionam isso” – salientou.

Aeroporto – Está na região metropolitana de Cuiabá, o principal problema de obra da Copa relacionada à infraestrutura aeroportuária. O Aeroporto Marechal Rondon integra o rol de obras inacabadas. No período da Copa, o terminal conseguiu atender a demanda, mas, em seguida, as melhorias previstas não se concretizaram. Solucionados os impasses, os empreendimentos terão prosseguimento e devem estar concluídos dentro de oito meses, segundo previsão do assessor especial da diretoria da Infraero, Jaime Henrique Caldas Parreira.

Informações: Expresso MT

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Em Campo Grande, Passe do estudante para o ano letivo de 2016 já pode ser solicitado

Os estudantes de Campo Grande que utilizam o transporte público devem ficar atentos ao cadastramento ou recadastramento do passe do estudante, que garante a isenção da tarifa do transporte coletivo. A pessoa já pode solicitar o benefício para o ano letivo de 2016 acessando o site http://passe.capital.ms.gov.br/cadastropasse.zul

No caso de ser aluno e ter o cartão eletrônico, a pessoa deverá preencher apenas os campos a serem alterados, tendo em mãos: o número do cartão e o número do CPF. O aluno que não tiver do número do cartão do estudante pode solicitar pelo telefone 118 ou 3314-3447.

Tem direito ao benefício, estudantes do ensino fundamental, médio e superior e cursos técnicos profissionalizantes de nível médio subsequentes das redes públicas e particulares e que resida a uma distância igual ou superior a 2 km da escola em que estiver matriculado seguindo o traçado das vias públicas. Atualmente, utilizam o benefício 52.700 estudantes de escolas públicas e particulares.

Quanto mais rápido o aluno fizer o cadastro, mais cedo terá o benefício. A primeira remessa de solicitação do cartão será encaminhada à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) pelas escolas no dia 18 de dezembro e o cartão será encaminhado no dia 10 de fevereiro. A segunda remessa está prevista para 18 de janeiro com retorno do cartão em 29 de fevereiro. Já a terceira remessa será feita no dia 5 de fevereiro para ser entregue no dia 14 de março, e a última remessa acontecerá no dia 10 de março com retorno no dia 18 de abril.

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Passagem de ônibus em Petrópolis, RJ, vai custar R$ 3,50

A passagem de ônibus em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, vai custar R$ 3,50 a partir do dia 3 de janeiro, segundo a Prefeitura. O Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran) autorizou nesta sexta-feira (11) o reajuste das tarifas de transportes coletivos do município, que atualmente custam R$ 3,20. O prefeito Rubens Bomtempo confirmou que a decisão está respalda e um decreto fixando o reajuste será feito para validar o aumento.

As empresas de ônibus tinham pedido um reajuste das tarifas de transporte com uma planilha que apontava para o valor de R$ 3,75. Após estudos, a companhia indicou o valor de R$ 3,53.

O estudo técnico apresentado pelas empresas apontou como motivos a crise econômica, a alta dos combustíveis, os aumentos dos salários e a lei que impediu a circulação dos coletivos sem trocadores. As propostas foram avaliadas pelo Comutran, que é deliberativo e votou pelo menor valor, de R$ 3,50, que é um valor abaixo do pedido e também da inflação.

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Em SP, Ônibus iluminados abrem o tráfego para veículos na Avenida Paulista nos próximos domingos

domingo, 13 de dezembro de 2015

Nos dois domingos que antecedem o Natal, dias 13 e 20 de dezembro, os ônibus decorados com luzes natalinas transitarão pela Avenida Paulista em passeios gratuitos para a população. Os coletivos abrirão o tráfego para os veículos às 18h após a operação “Ruas Abertas”, que deixa livre a avenida mais charmosa da cidade para ciclistas, pedestres e atividades de lazer e cultura.

Os ônibus chegarão aos bolsões de espera às 17h. Serão dois itinerários, um com saída da Av. Bernardino de Campos e outro da Rua da Consolação, percorrendo toda a extensão da Paulista, quatro em cada sentido, indo até o Parque do Ibirapuera. Quem quiser aproveitar o passeio poderá utilizar o transporte público gratuitamente nesses veículos.

Outro passeio com os Ônibus Iluminados terá partida na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, com 30 ônibus. Eles chegarão ao local às 18h, com início da operação às 19h. Eles farão o trajeto Pacaembu, Av. Paulista, 23 de Maio, retornando ao Estádio. A entrada nos ônibus também será franca.

Os passageiros que quiserem aproveitar os coletivos gratuitos para desfrutar a cidade durante os domingos deverão embarcar e desembarcar nos pontos de parada habituais da cidade.

Os passeios são uma realização da SPTrans e da CET, com operação da SPUrbanuss.

Confira abaixo os itinerários:

Itinerário via Paulista, Rebouças, Brasil

Bolsão de espera: Rua Ramon Penharrubia (acesso a Av. Bernardino de Campos
Ponto Inicial: Av. Bernardino de Campos (esquina com rua do Paraíso)
Ida e volta: Av. Bernardino de Campos (esquina com a Rua do Paraíso), Av. Paulista, Túnel sob a Praça do Ciclista, av. Rebouças, Rua Henrique Schaumann, contorno, Rua Henrique Schaumann, Av. Brasil, contorno na Praça Armando de Sales Oliveira, Av. Pedro Álvares Cabral, contorno na Praça Escoteiro Aldo Chioratto (Árvore de Natal), Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Brasil, Av. Rebouças, Av. Paulista, R. Des. Eliseu Guilherme, R. Abílio Soares, Av. Bernardino de Campos (esquina com a Rua do Paraíso).

Itinerário via Paulista, Brigadeiro

Bolsão de Espera: Rua Mato Grosso (atrás do Cemitério da Consolação)
Ponto Inicial: Rua da Consolação (esquina com Av. Paulista)
Ida e Volta: Rua da Consolação (esquina com a Av. Paulista), R. da Consolação, Av. Paulista, Av. Brigadeiro Luis Antonio, Av. Brasil, contorno na Praça Armando de Sales Oliveira, Av. Pedro Álvares Cabral, contorno na Praça Escoteiro Aldo Chioratto (Árvore de Natal), Av. Pedro Álvares Cabral, Praça Pastor Rubens Lopes, acesso, Av. Brigadeiro Luis Antonio, Alameda Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, R. da Consolação.

Itinerário via Pacaembú, Paulista, 23 de Maio

Ponto Inicial: Praça Charles Miler (em frente ao Estádio do Pacaembú)
Ida e Volta: Praça Charles Miler, Av. Des. Paulo Passaláqua, Praça Fagundes Varela, Rua Major Natanael, Av. Dr. Arnaldo, Viaduto Okuhara Koei, Rua da Consolação, Av. Paulista, Av. Bernardino de Campos, Rua Correia Dias, Rua Cubatão, Rua Tomás Carvalhal, Rua Coronel Oscar Porto, Praça Marjayoun, Av. 23 de Maio, Av. Pedro Álvares Cabral, contorno na Praça Armando de Sales Oliveira, Av. Pedro Alvares Cabral, Viaduto General Marcondes Salgado, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. 23 de Maio, Rua Estela, Praça Dr. Afrodísio Vidigal, Av. Bernardino de Campos, Av. Paulista, Av. Dr. Arnaldo, Rua Major Natanael, Rua Rua Itajobí, Capivari, Rua Itápolis, Praça Charles Miler.  

Crédito obrigatório para fotos: Sidnei Santos/SPTrans

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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No Rio, Inflação pesará na passagem de ônibus e tarifa deve chegar a R$ 3,70

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A aceleração da inflação em 2015 deve resultar em um forte aumento das passagens de ônibus do Rio. Se a fórmula dos contratos de concessão do transporte for realmente usada para definir o percentual do reajuste, previsto para janeiro, a tarifa básica dos coletivos municipais deverá passar dos atuais R$ 3,40 para R$ 3,70 nos primeiros dias de 2016.

Com o índice de inflação INPC acumulado em 12 meses, até novembro, de 10,97%, divulgado ontem pelo IBGE, a fórmula contratual aponta para um reajuste de 8,33%, acima dos 6,23% do ano passado. Entretanto, como em dezembro de 2014, além dos 6,23% previstos no contrato, que dariam tarifa de R$ 3,18, a prefeitura incluiu mais R$ 0,13, para cobrir o custo de gratuidades, e R$ 0,06, para a instalação de ar-condicionado nos coletivos. Com isso, a passagem acabou passando de R$ 3,00 para R$ 3,40 (alta de 13,3%), em janeiro.

Perguntada se, para o reajuste de 2016, estuda incluir acréscimo ou redução de algum valor sobre o percentual definido pela fórmula, a Secretaria Municipal de Transportes informou que “não há definição sobre a tarifa de ônibus até o momento”. 

Para o especialista em mobilidade urbana da Uerj Alexandre Rojas, ainda é cedo para que eventuais reduções de custos das empresas, com a retirada dos ônibus das ruas proporcionada pelo projeto em curso de reestruturação das linhas, tenham impacto neste reajuste. Ele avalia, no entanto, que a prefeitura deveria transferir parte desses ganhos para o passageiro a partir do ano que vem. “Deveria aferir qual foi a efetiva redução de custos e estipular novos investimentos ou reduzir a tarifa”, disse ele, que calculou o aumento pela fórmula contratual, a pedido do DIA.

Já Aurélio Murta, especialista em Sistemas de Transporte da UFF, ressalta que a tarifa deveria ser discutida além da simples fórmula, que mede a variação de preços de mão de obra, ônibus, pneus e diesel. “Minha avaliação é que os governos deveriam discutir redução dos impostos que atingem o custo das empresas de transporte para evitar a alta de tarifas de um serviço tão essencial. Para isso, é preciso mudança na legislação, mas tem de ser feito”, avalia Murta.

Técnicos que acompanham as definições sobre o valor da passagem dizem que a prefeitura pode também decidir por uma revisão extraordinária das tarifas, alterando o valor da passagem após analisar as planilhas de custos dos consórcios.

Novas mudanças neste sábado

A última etapa das mudanças nos ônibus deste ano está prevista para este sábado. Serão eliminados seis itinerários, que serão substituídos por duas grandes linhas circulares, que praticamente darão a volta por toda a Zona Sul.

A Circular 1 (Leblon - Cosme Velho) passará por Ipanema, Copacabana, Urca, Largo do Machado, Laranjeiras, Cosme Velho, Rebouças e Gávea. Já a Circular 2 (Leblon - Urca) fará o trajeto no sentido inverso, passando por Jardim Botânico, Rebouças, Laranjeiras, Urca, Copacabana, Ipanema e Leblon.

No mesmo dia, serão eliminadas as linhas: 511, 512, 569, 570, 573 e 574. Já a 513 terá seu trajeto prolongado até o Humaitá. Desde o início das mudanças, em outubro, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, houve redução de cerca de 10% de ônibus circulando pelos corredores BRS de Copacabana, e 20%, nos do Centro. O objetivo é reduzir em até 35% o número de coletivos que cruzam a Zona Sul, acabando com as linhas sobrepostas e melhorando o trânsito.

Por Claudio Souza
Informações: O Dia
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EPTC planeja faixa preferencial para ônibus na Bento Gonçalves

Porto Alegre terá um novo corredor de ônibus a partir de quarta-feira (16). A faixa ficará localizada na avenida Bento Gonçalves, com início na divisa com Viamão até a estrada João de Oliveira Remião.

O horário de operação será das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira, somente no sentido bairro-Centro da avenida. As faixas horárias de operação foram definidas levando em conta a velocidade dos ônibus, demanda de passageiros e volumes de tráfego.

O corredor será implantado à direita da via, com sinalização horizontal específica na cor azul e placas regulamentares. Ao longo do trecho do novo corredor da Bento Gonçalves há quatro pontos de parada e circulam 72 linhas metropolitanas, oito urbanas e uma lotação. Somente as linhas urbanas realizam 113 viagens, transportando mais de 8 mil passageiros no pico da manhã.

“Com o novo corredor, nossa ideia é priorizar o transporte coletivo, como já fizemos com sucesso no eixo da Cavalhada. Lá, a redução média nos tempos de viagem dos passageiros foi de 15 minutos. É isso que buscamos na Bento”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Informações: Jornal do Comércio
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Em Fortaleza, Faixa exclusiva aumentou em 41% a velocidade dos ônibus, afirma Etufor

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) registrou um aumento de 41,63% na velocidade dos ônibus que utilizam a faixa exclusiva da avenida Padre Valdevino.

A velocidade média na avenida em um dia útil no horário de pico da manhã (entre 6h30min e 8h) era de 12,49km/h antes da implantação da faixa — realizada em 30 de novembro. Na segunda-feira, 7, a Etufor registrou que os ônibus possuíam velocidade média de 17,69km/h.

A faixa exclusiva de ônibus na Padre Valdevino tem 3,2km de extensão, começando na av. Virgílio Távora, no bairro Aldeota, e terminando na av. Dom Manuel, no Centro. De acordo com a Etufor, 60 mil passageiros de nove linhas de ônibus são beneficiados, por dia, pela faixa. Veículos particulares possuem um corredor alternativo, composto pelas vias Tertuliano Potiguara/Dom Expedito Lopes/João Brígido, a partir da R. Monsenhor Catão até a Av. Aguanambi.

Na segunda-feira, 7, a Autarquia Municipal de Transito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) iniciou fiscalização para assegurar a exclusividade nas faixas aos coletivos .

Por Chico Alencar
Informações: O Povo Online
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Máquina de autoatendimento do Salvador Card é instalada dentro da Uneb

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A partir de agora, os estudantes da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), campus do Cabula, passam a contar com uma máquina de autoatendimento do Salvador Card dentro da instituição de ensino. O equipamento foi instalado nesta quarta-feira (9) e estará disponível para uso a partir desta quinta-feira (10).
Foto: Bruno Concha/Agecom
A iniciativa faz parte de ações da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes (Setps), para estimular e agilizar o uso do transporte coletivo. Esta é a 33ª máquina de autoatendimento disponibilizada para facilitar a recarga dos cartões que dão acesso ao transporte público municipal.

O único local que ainda falta ser contemplado nesta primeira etapa do cronograma de instalações é a Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde o equipamento deverá ser instalado após autorização da instituição.

Os demais pontos onde as máquinas estão disponíveis são a Estação da Lapa (com 8 equipamentos), Iguatemi (5), Comércio (5), Cajazeiras (3), Periperi (1), Prefeitura-Bairro do Subúrbio (2), Prefeitura-Bairro do Centro (2), Prefeitura-Bairro de Pau da Lima (1), Prefeitura-Bairro do Cabula (1), Prefeitura-Bairro da Cidade Baixa (1), Universidade Unijorge (1), Universidade Católica do Salvador (Ucsal) no campus de Pituaçu (1) e Faculdade Área 1, campus Paralela (1).

As máquinas de autoatendimento do Salvador Card permitem a recarga dos cartões de estudantes, assim como do Bilhete Avulso, sem precisar pegar filas ou se deslocar para algum dos postos fixos do Setps. O pagamento pode ser feito com notas de R$ 5, R$ 10, R$ 20 ou R$ 50 e deve ser colocado o valor exato da recarga, pois o equipamento não gera troco.

Informações: Correio 24 Horas
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Ilhabela terá ônibus com tarifa a R$ 1,00 até 17 de janeiro

A tarifa do transporte público de Ilhabela será de R$ 1,00 para quem utiliza o “Bilhete Único” entre os dias 10 dezembro e 17 de janeiro. Isto já ocorre aos domingos e feriados e valerá excepcionalmente neste período, conforme decreto assinado pelo prefeito Toninho Colucci. “A ideia é incentivar o uso do transporte coletivo no período em que a cidade está cheia”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

A medida também abrange os dias do shows do Vem Verão, que começam nesta quinta (10/12) e prosseguem até o domingo (13/12), na Barra Velha, bem como Natal e Réveillon.

A tarifa é subsidiada pela Prefeitura de Ilhabela. Assim, os usuários que utilizam o “Bilhete Único”, que dá direito à integração entre linhas, pagarão R$ 1 durante um pouco mais de um mês. Para quem paga em dinheiro o valor é da tarifa cheia (R$ 3,40).

O sistema de bilhetagem eletrônica é similar ao adotado pelas empresas de transporte de São Paulo (capital), Brasília e também de países como Argentina e Colômbia. O sistema facilita o embarque, descomplicando a vida dos passageiros que não precisam mais aguardar pelo troco antes de passar pela catraca. A medida facilita a locomoção de moradores e turistas, via transporte público, durante as festas de fim de ano e período de férias escolares.

Informações: Portal R3
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CBTU assegura recursos para projetos de trens urbanos em Recife, Belo Horizonte, Maceió, Natal e João Pessoa

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) assegurou recursos para dar continuidade aos seus projetos para o ano de 2016, que consistem nas obras de expansão e modernização dos sistemas que operam em Recife e nas cidades de Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Natal (RN) e João Pessoa (PB).

A informação foi dada pelo diretor-presidente da empresa, Marco Fireman, que se reuniu esta semana no Ministério do Planejamento, em Brasília, com o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz. A CBTU é vinculada ao Ministério das Cidades e tem sede no Rio de Janeiro

Em Maceió, a CBTU tem dois projetos de expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vão custar R$ 110 milhões. O primeiro é o ramal que sai da estação central e vai até o bairro de Jaraguá, onde fica localizado o cais do porto. Toda a via, de 2,4 km de extensão, receberá novos trilhos e dormentes e a sinalização ficará a cargo da prefeitura da capital alagoana, numa parceria com a CBTU.

Os recursos aplicados nessa expansão ficarão em torno de R$ 4,2 milhões de reais, incluindo a aquisição de materiais de via necessários. O segundo projeto é a expansão do VLT até o Shopping Maceió, com 3,7 km de extensão, no qual serão investidos cerca de R$ 104 milhões

Também foram assegurados recursos em torno de R$ 80 milhões para a modernização dos sistemas de Natal, João Pessoa, Maceió e da linha sul diesel de Recife. Segundo a CBTU, esses recursos serão aplicados na conclusão dos projetos executivos, na continuidade dos serviços de melhoria da via permanente, com troca de dormentes e trilhos, e na recuperação e construção de novas estações, além da conclusão da duplicação da linha sul diesel de Recife.

Durante o encontro, a CBTU solicitou ainda recursos adicionais para investimentos considerados prioritários, mas ainda não contemplados no PAC da Mobilidade. São R$ 180 milhões para o metrô do Recife e R$ 1,5 bilhão para o metrô de Belo Horizonte, a serem destinados à linha 1 e à construção da linha 2, no trecho Calafate a Barreiro.

No encontro, o presidente da empresa vinculada ao Ministério das Cidades e que tem sede no Rio de Janeiro esteve acompanhado do diretor técnico Sergio Sessim e do assessor da presidência Flávio Mota. “A CBTU fez uma brilhante apresentação sobre os investimentos realizados no âmbito do PAC, garantindo recursos para continuidade dos nossos projetos no ano de 2016”.

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