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Maceioense gasta 12,5% do salário mínimo com transporte público

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Quem utiliza o transporte público em Maceió gasta o menor percentual do salário mínimo desde 1999. Segundo levantamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), os maceioenses gastam em média R$ 147,40, considerando duas passagens por dia, no trajeto ida e volta. O gasto com transporte é 12,5% do salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.212,00.

De acordo com a análise, esse índice é o menor em 23 anos. Em 1999, o índice registrado foi de 24,3%. Uma diferença de 12,1% , mais que o dobro do comprometimento do salário dos usuários dos coletivos de Maceió, em comparação com o momento atual.

O gasto mensal foi reduzido devido a uma política de governo da atual gestão municipal que arca com o subsídio ao transporte público, uma medida que ocorre em diversos países e também no Brasil, a citar Brasília, São Paulo, Curitiba e Recife.

A Prefeitura de Maceió paga R$ 4,5 milhões de subsídio para as empresas concessionárias do transporte público do município mensalmente. Além do subsídio o valor pago mensal correspondente as patologias (algumas doenças têm passe livre), que é em média de R$ 185.244,11, totalizando de repasse da Prefeitura o valor médio de R$ 4.685.244,11.

Quanto ao subsídio, esse tem um papel importante pois ajuda a manutenção da tarifa em patamares mais baixos diferentemente do que acontecia anteriormente. Sem esse repasse, a tarifa custaria em média R$ 6,55, ocasionando um maior desembolso para o usuário.

O superintendente municipal de transportes e trânsito, André Costa, integrou a comissão que realizou os estudos para redução da passagem. À frente da pasta, coordena o monitoramento da operação, custos e investimentos para o funcionamento dos coletivos que circulam na cidade.

“O sistema precisa encontrar meios de buscar equilíbrio econômico-financeiro. Para isso, técnicos fazem um monitoramento constante, para que a população tenha um transporte público de qualidade, mas também que as concessionárias não entrem em colapso, em virtude dos elevados custos de operação “, explicou Costa.

Vale destacar que o subsídio é um instrumento legal para compensar o sistema de transporte público, com a análise da tarifa técnica, que considera o custo de operação das empresas concessionárias de transporte, e avalia o aumento dos preços dos insumos, como o diesel, pneus, peças dos veículos, etc,. E a tarifa social, essa praticada e custeada pelos usuários.

O técnico em enfermagem, José Rodrigo, utiliza o transporte público para o deslocamento diário. Trajetos cheios histórias de vida. O enfermeiro pontua o quanto o olhar da gestão municipal para os usuários dos ônibus da Capital reflete também na utilização do dinheiro para outras finalidades. “Hoje, tem que fazer milagre com o salário mínimo. Então, se a passagem baixou para muita gente é um benefício, pode gastar esse trocado que vai sobrar da passagem com alimento, ou qualquer outra coisa que esteja necessitando. É bem melhor a passagem manter esse foco, pra gente tentar se reerguer dessa pandemia “, pontuou trabalhador.

“A Prefeitura de Maceió não paga para as empresas. O que nossa gestão faz é subsidiar o direito à gratuidade nos transportes coletivos urbanos para maiores de 65 anos, pessoas com deficiência asseguradas por lei. Além de garantir tarifa baixa para os demais usuários, assim como os programas Passe Livre Estudantil e Domingo é Livre”, pontuou o prefeito JHC

. Dona Josefa da Silva sempre precisava destinar parte do orçamento familiar para custear as passagens dos dois filhos para irem estudar. Agora é diferente. Com a garantia do Passe Livre Estudantil, um gasto a menos para a renda doméstica. “Foi bom, porque já ajudou a economizar o dinheiro da gente. Tirava até de fazer alguma coisa em casa, a exemplo, de comprar comida e tudo mais, para pagar a passagem deles e com o vale transporte ficou bem melhor, com certeza. É uma ajuda muito boa”, contou a merendeira

Informações: Gazeta Web
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Belo Horizonte registra 245 reclamações por dia sobre as linhas de ônibus

A rotina de quem depende do transporte público em Belo Horizonte continua com atrasos, poucos ônibus e superlotação. Apesar do subsídio repassado as empresas, que, em contrapartida, prevê o aumento do número de viagens e o congelamento do preço das passagens até março de 2023, o serviço oferecido ainda deixa a desejar. Por dia, a capital tem uma média de 245 reclamações. São 3.191 registros desde o dia 12 de junho, data em que as empresas deveriam aumentar o número de viagens na capital. Entre os principais questionamentos estão o descumprimento do quadro de horários, superlotação e questionamento quanto ao quadro de horários das viagens.

"Os ônibus demoram muito e quando passam estão todos cheios, lotados", relata a auxiliar de serviços gerais, Anália de Araújo, de 35 anos. Moradora do Conjunto Paulo VI, na região Nordeste da capital, ela utiliza várias linhas dos coletivos. "Todo dia eu pego um ônibus diferente, depende de onde tem serviço", conta.  Anália relata que ainda não percebeu melhorias no transporte público nos últimos 15 dias, período em que as empresas de ônibus da capital deveriam aumentar o número de viagens na cidade. "Não reparei e ainda tem ônibus estragado. Demora muito e, quando vem, estraga no meio do caminho", reclama. 

Desde o dia 12 de julho, as empresas do transporte coletivo da capital são obrigadas a oferecer um maior número de viagens, chegando a 19.203 diárias nos dias úteis típicos e 528 no período noturno, entre 0h e 3h59. O acordo prevê ainda que, na próxima quarta-feira (27), as empresas coloquem ainda mais ônibus nas ruas, chegando a 21.708 no horário diurno. A obrigatoriedade é decorrente do pagamento de subsídio de R$ 237 milhões. 
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Sumob), o acordo está sendo cumprido pelas empresas que fazem o transporte público na capital. Na primeira semana, foram cerca de 19.300 viagens diurnas e 544 no período noturno. Ao todo, foram transportados cerca de 923 mil passageiros por dia, com uma média de 46 pessoas por viagem. A Sumob aponta uma redução de 8 pessoas por veículo em relação ao número de passageiros anterior a determinação. 

Uma volta pelo Centro da capital e o cenário é diferente aos números, com pontos de ônibus cheios e muitas reclamações entre os usuários. "Ele está sempre lotado. É assim durante a manhã e também a noite", desabafa a vendedora Amanda Dávila, usuária da linha 9101, que faz o itinerário Santa Lúcia/Alto Vera Cruz. "Geralmente, a noite, passam três ônibus juntos. Então demora mais, e mesmo assim continua continua lotado", explica.

Para o mestre de obras José Maria Barreto, usuário da linha 2102 Serra/Gameleira, o tempo de espera pelos ônibus parece ter aumentado. "Tem quase 30 minutos que estou aqui e ainda faltam 12 minutos", relata Barreto enquanto aponta o dedo para o painel em um ponto de ônibus da Avenida Amazonas que indica o tempo de espera pelo coletivo.

Veja as 10 linhas com mais reclamações

Linha 806 (Estação São Gabriel / Vista do Sol) - 73
Linha 823 (Estação São Gabriel / Vitória) - 72
Linha 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) - 65
Linha 51 (Estação Pampulha / Centro / Hospitais) - 60
Linha 808 (Estação São Gabriel / Paulo VI) - 57
Linha 815 (Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI) - 57
Linha 5250 (Estação Pampulha / Betânia) - 54
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 50
Linha 5201 (Dona Clara / Buritis) - 47
Linha 9032 (Granja de Freitas) - 40

Veja as principais reclamações e em quais linhas elas ocorrem

1. Descumprimento de quadro de horários - 28%
Linha 806 (Estação São Gabriel / Vista do Sol) - 43
Linha 823 (Estação São Gabriel / Vitória) - 40
Linha 8150 (União / Serra) - 28
Linha 808 (Estação São Gabriel / Paulo VI) - 20
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 20

2. Superlotação - 21%
Linha 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) - 32
Linha 815 (Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI) - 24
Linha 5250 (Estação Pampulha / Betânia) - 24
Linha 5107 (Estação Pampulha / Savassi ) - 22
Linha 5201 (Dona Clara / Buritis) - 17

3. Reclamação do quadro de horários - 14%
Linha 808 (Estação São Gabriel / Paulo VI) - 10
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 10
Linha 51 (Estação Pampulha / Centro / Hospitais) - 9
Linha 823 (Estação São Gabriel / Vitória) - 8
Linha 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) - 7
Linha 9032 (Granja de Freitas) - 7

4. Descumprimento do ponto de embarque - 7%
Linha 4110 (Dom Cabral / Belvedere) - 11
Linha 9250 (Caetano Furquim / Nova Cintra via Savassi) - 10
Linha 5106 (Bandeirantes / BH Shopping) - 8
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 8
Linha 30 (Estação Diamante / Centro) - 6

5. Estado de Conservação do Veículo - 5%
Linha 815 (Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI)  - 11
Linha 51 (Estação Pampulha / Centro / Hospitais) - 10
Linha 3029 (Regina / Centro) - 7
Linha 5250 (Estação Pampulha / Betânia) - 5
Linha 6350 (Estação Vilarinho / Estação Barreiro via Anel Rodoviário) - 5
Linha 5503A (Goiânia A) - 5

Onde reclamar
As reclamações podem ser feitas pelos usuários pelo aplicativo PBH APP, internet, whatsapp e email. É importante encaminhar o número da linha, número do veículo, dia e horário do acontecido, além de um breve relato.

Aplicativo gratuito PBH APP onde é possível registrar reclamação e realizar a avaliação com vários critérios. 
Portal de Serviços da PBH por meio do serviço Reclamação de ônibus (transporte coletivo)
Whatsapp: (31) 98472-5715
E-mail: subsidio@pbh.gov.br

Informações: O Tempo
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Grande Recife: Empresa recebe da Caio 20 ônibus Apache Vip geração V

A Itamaracá Transportes, tradicional cliente da marca Caio, atua há mais de 50 anos no transporte coletivo de passageiros. Neste mês de julho a empresa está recebendo 20 ônibus modelo Apache Vip geração cinco para operar pelo Conorte – Consórcio Norte, gerido pelo GRCT – Grande Recife Consórcio de Transportes.

Os ônibus zero km começam a rodar nos próximos dias na RMR – Região Metropolitana do Recife, que engloba as cidades de Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e Itamaracá.

Os ônibus Apache Vip produzidos para a Itamaracá possuem 12.700 mm, 3 portas com acesso dianteiro e capacidade para transportar até 81 passageiros.

O amplo salão interno abrange poltronas ergonômicas, além de janelas com vidros na cor fumê e limitação de abertura, que proporcionam conforto térmico e segurança durante os trajetos. Também são equipados com portas tipo fole, com acionamento pneumático e bloqueadores, os quais evitam abertura inesperada durante o trajeto.
Todos os ônibus são 100% acessíveis, compostas por elevadores e assentos reservados, que trazem o diferencial de possuírem uma gravação especial no próprio revestimento, informando que elas são preferenciais para pessoa idosa, com deficiência, com autismo e gestante. Box para cadeirantes e pessoas com cão-guia e os elevadores, completam os itens de acessibilidade.

Os ônibus têm itinerários eletrônicos instalados em diferentes pontos da carroceria para facilitar a visualização das linhas. Contam também com preparação para microcâmeras, rádio, catracas e validadores eletrônicos. A planta de pintura segue o padrão Conorte, evidenciando ainda mais o design do Apache Vip.

Além disso a marca Caio volta a compor a frota de ônibus de Jaraguá do Sul. Adquiridos pela Senhora dos Campos Concessionária, os usuários do transporte público receberão toda segurança, conforto e praticidade do modelo urbano mais vendido do país: o Apache Vip quinta geração.

A empresa de transportes é responsável pelo transporte público em toda a cidade de Jaraguá do Sul, município na região Norte/Nordeste do estado de Santa Catarina, com cerca de 180 mil habitantes.

Informações: Caio
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Em Fortaleza, 35 linhas de ônibus que passam pelo Centro têm a nomenclatura alterada


A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) alterou, no sábado (23), a nomenclatura de 35 linhas de ônibus com o Centro da capital entre os destinos.

Com a mudança, tanto as linhas provenientes dos bairros, como também aquelas oriundas dos terminais, receberam o acréscimo do nome "Centro", para facilitar a identificação do destino.

Outra mudança realizada pela Etufor foi a alteração do percurso da linha 913 - Papicu/Serviluz/Varjota. Os ônibus dessa linha tiveram seu itinerário alterado, acessando a Rua Prof. Silas Ribeiro e retornando para o bairro Serviluz pela Avenida Almirante Henrique Saboia (Via Expressa).

Veja as linhas que tiveram os nomes alterados:

101 - Beira Rio/Centro
102 - Vila Santo Antônio/Nossa Senhora Graças/Centro
108 - Santa Maria/Bairro Ellery/Centro
302 - Rodolfo Teófilo/José Bastos/Centro
303 - Igreja São Raimundo/Centro
307 - Itaóca/Jardim América/Centro
308 - Lagoa/Demócrito Rocha/Centro
310 - Campus Universitário/Panamericano/Centro
314 - Henrique Jorge/Centro
350 - Lagoa/José Bastos/Centro
355 - Siqueira/José Bastos/Centro
360 - Siqueira/João Pessoa/Centro
389 - Antônio Bezerra/Jovita Feitosa/Centro
390 - Parangaba/João Pessoa/Centro
403 - Parangaba/Expedicionários/Centro
404 - Aeroporto/Benfica/Rodoviária/Centro
407 - José Walter/Expedicionários/Centro
501 - Bairro de Fátima/Rodoviária/Centro
502 - Vila União/Centro
600 - Messejana/Frei Cirilo/Expresso/Centro
601 - Aerolândia/Centro
602 - Parque Pio XII/Ana Gonçalves/Centro
605 - José Walter/BR-116/Av. I/Centro
606 - José Walter/BR-116/Av. N/Centro
609 - Cidade dos Funcionários/Sítio São José/Centro
610 - Cidade dos Funcionários/Cj. Alvorada/Centro
611 - Cidade dos Funcionários/Cofeco/Lago Jacarey/Centro
612 - Cj. Tancredo Neves/Centro
613 - Barroso/Jardim Viôleta/Centro
625 - Parque Manibura/Centro
649 - Cidade dos Funcionários/Sítio São José/CMR/Centro
666 - Jardim Castelão/Centro
701 - Parque Americano/Centro
702 - Antônio Sales/Dionísio Torres/Centro
901 - Dom Luís/Papicu/Centro

Informações: G1 CE
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Prefeitura do Rio inicia obras do Terminal Intermodal Gentileza

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acompanhou o início das obras do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), no antigo terreno do Gasômetro, na Região Portuária, nesta quinta-feira (21/7). As edificações que restavam na parte desapropriada do terreno começaram a ser demolidas. As obras da plataforma do BRT avançam do lado de fora do terreno e, agora, se juntam à construção do terminal. Todo o sistema será finalizado até o fim de 2023 com a entrega das plataformas do VLT e dos ônibus municipais regulares.


– Aqui vai ser o verdadeiro terminal de integração da Transbrasil. Teremos a integração total com o VLT. O passageiro chega de BRT e, se for para o Centro, pode pegar o VLT. Se for para a Zona Sul ou Tijuca, pega um ônibus. A Transbrasil vai se encontrar com a Transolímpica em Deodoro, com a Transcarioca na altura de Ramos e com o VLT no Terminal Gentileza. Estes modais de transporte não só foram destruídos nos últimos quatro anos como também não foram integrados. Com eles, as pessoas terão suas vidas facilitadas, com bilhete integrado. Quem pegar um BRT não vai precisar pagar um novo bilhete para o VLT. Com o novo modelo de bilhetagem e subsídio, a Prefeitura vai conseguir fazer essa integração – afirmou Eduardo Paes.

A entrega está prevista para acontecer em etapas. O primeiro modal a entrar em operação será o BRT. Em seguida, os ônibus municipais passarão a fazer ponto final no local. Por último, será entregue a extensão do VLT, toda a estrutura do terminal e entorno no último trimestre de 2023. Circularão por hora no local até 95 ônibus do BRT, 21 composições do VLT e 137 ônibus municipais.

O Terminal Intermodal Gentileza vai integrar o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que será estendido por cerca de 700 metros até a área do antigo Gasômetro. A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias integrando com o BRT, ônibus convencional e VLT.
As obras vão custar R$ 250 milhões e a estrutura metálica será de material reaproveitado do Centro Internacional de Transmissão (IBC), localizado no Parque Olímpico e utilizado durante a Rio 2016. A desmontagem das colunas segue o cronograma e deve ser finalizada até setembro.

– Das 130 mil pessoas previstas para passarem pelo terminal diariamente, metade deve pegar o VLT e a outra metade nos ônibus municipais. Queremos fazer uma integração de qualidade e conforto num terminal bastante amplo, em que os passageiros vão subir uma plataforma e escolher o modal em que vão integrar – disse o presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante.

O nome e o projeto do Terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase Gentileza gera Gentileza que hoje estampa camisetas, adesivos e, com a inauguração do TIG, também suas paredes.

BRT Transbrasil

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, retomou a obra do BRT Transbrasil em agosto do ano passado. A obra ficou paralisada ao longo da última gestão e, atualmente, segue o cronograma previsto. A obra termina no final deste ano e o investimento total é de R$ 1,89 bilhão.

No total, serão 18 estações, quatro terminais – Deodoro, Margaridas, Missões e o intermodal Gentileza – e mais 22 intervenções como viadutos e alargamentos de pistas ao longo de 25 km de via. As estações já estão tomando forma, várias passarelas da Avenida Brasil foram substituídas e algumas estão na fase de fundação e fabricação para posterior colocação.

Os terminais Margaridas e Missões já estão em fase avançada e o de Deodoro teve a concretagem da laje da primeira etapa finalizada e agora segue com a execução da segunda etapa da superestrutura, onde estão sendo lançadas 15 vigas, variando entre 58 e 90 toneladas, comprimento entre 17 e 24m, com o apoio do guindaste com capacidade de 450 toneladas.

Informações: Prefeitura do Rio
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No DF, Mais 121 ônibus vão circular nas regiões administrativas neste mês

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) liberou 121 novos ônibus para circularem nas linhas que atendem 13 regiões administrativas do Distrito Federal. Os usuários do transporte público coletivo da capital contam com os veículos, que fazem parte da renovação da frota das empresas Urbi e São José, a partir deste mês de julho.

Operada pela Urbi, 55 ônibus já circulam na área 3 do transporte coletivo em diversas linhas do Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Samambaia. A empresa está em processo de liberação de 23 midiônibus, que têm capacidade para 40 passageiros, e outros 10 ônibus básicos.

As linhas operadas na área 5 são de responsabilidade da empresa São José, que está em processo de liberação de 33 ônibus básicos que vão circular nas regiões administrativas do SAI, SAAN, SOF Norte, Estrutural, Vicente Pires, Taguatinga, Ceilândia Norte e Brazlândia.

“Estamos acompanhando o processo de renovação dos ônibus com base no cronograma que as empresas apresentaram para cumprir o acordo feito com a Câmara Legislativa. A renovação da frota é uma obrigação contratual e a Secretaria tem exigido o cumprimento dessa importante medida para a melhoria do transporte coletivo do DF”, destacou o secretário da Semob, Valter Casimiro.

Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade
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Metrô SP: Tatuzão deve retomar operação em agosto

domingo, 24 de julho de 2022


Metrô que abriu uma cratera no canteiro da Marginal do Tietê, o governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 21, que a máquina tuneladora, popularmente conhecida como tatuzão, deve retomar escavações no sentido sul em agosto. Quanto ao inquérito das causas do incidente, ainda não há previsão de conclusão. O cronograma de entrega da obra completa foi mantido para final de 2025.  

O acidente ocorreu nas imediações da Ponte do Piqueri, zona oeste de São Paulo. De acordo com o governo, o problema foi causado pelo rompimento de uma coletora de esgoto. O motivo da ruptura não foi esclarecido. Não houve vítimas.

A linha terá 15,3 km de extensão e é fruto de uma parceria público-privada (PPP) do Estado com a concessionária Linha Universidade. Conectando Brasilândia, na zona norte, até a região da Liberdade, no centro, terá 15 estações. A estimativa é de transportar mais de 600 mil pessoas por dia.

“Fiz também uma visita ao túnel que passa embaixo do Rio Tietê, onde no mês de agosto teremos o reinício da perferução do tatuzão no sentido centro e, até o início de novembro, o início da perfuração da obra da Linha-6 no sentido norte”, disse o governador Rodrigo Garcia (PSDB), no canteiro da futura estação Santa Marina, na Água Branca, a mais adiantada. No local, cerca de 40% das obras já estão concluídas. Ele destacou que, apesar do incidente, “a obra não parou” e outras frentes de obras foram fortalecidas para que o cronograma seja cumprido. 

Nos seis meses que se passaram, o foco da construtora foi em realizar o esgotamento da água e recuperar as estruturas no local do acidente, para poder retirar o tatuzão e iniciar a reparação, conforme destacou Lucio Mateucci, diretor adjunto do grupo espanhol Acciona responsável pela obra. “A máquina segue em reparação e a previsão é de que ao final de agosto, chegando todos os materiais que ainda faltam serem importados, a gente retome a escavação da máquina que vai sentido sul e vai escavar 10 km.”

Quanto ao inquérito sobre o que de fato causou o acidente, Garcia destacou que ainda não há previsão para conclusão do levantamento que depende de “engenharia sofisticada”. Segundo ele, os laudos estão sendo feitos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e as investigações, acompanhadas por “todos os órgãos de Estado e de controle”.
Em relação ao impacto financeiro, o governador destacou que, por ora, a concessionária tem arcado com todos os valores – que não foram informados durante a coletiva. “Ao final da investigação, se houver alguma responsabilização por parte do Estado ou por parte da concessionária, os gatilhos do contrato serão acionados com objetivo de reparação de dano.”

Informações: Estadão e Revista Ferroviária
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Ponto de ônibus ganha teto verde em Salvador


Mais uma parada de ônibus da capital baiana está abrigando jardim suspenso. A obra integra a requalificação da Colina Sagrada, local onde fica a famosa igreja do Bonfim em Salvador. Quem passar pelo local, vai se deparar com um ponto de ônibus com 125m² de teto verde.

A cobertura verde é composta por grama e plantas de paisagismo. Samambaias, peperômias, lambaris, capelinhas e jiboias são algumas das espécies que podem ser encontradas. Segundo a prefeitura, as plantinhas serão mantidas por meio de irrigação automatizada.

Informações: ASDB Notícias
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Em Porto Alegre, Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados em outubro

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Encerrou-se nesta semana o período de teste do novo abrigo de ônibus, instalado pela concessionária Eletromidia, na avenida Ipiranga em frente à sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Durante 15 dias, técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da EPTC conversaram com os usuários do transporte coletivo e fizeram análises no local com o objetivo de promover ajustes para melhor atendimento à população. A partir de outubro, a concessionária começa a instalação dos equipamentos definitivos em dez pontos da Capital. (fotos)

“Os novos abrigos de ônibus irão nos ajudar a qualificar 1.507 pontos entregando mais conforto, tecnologia e segurança aos usuários do transporte coletivo, mediante parceria com o setor privado”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Os novos abrigos deverão ter alteração na comunicação visual (as informações sobre as linhas ficarão no lado direito, não mais no esquerdo), haverá uma mudança no painel de próxima chegada e nos assentos com a demarcação para idosos, gestantes e obesos. “Durante o período de teste ouvimos os usuários e fizemos vistorias técnicas para verificar questões estruturais e a funcionalidade. Identificamos os pontos que precisam ser ajustados e já repassamos à equipe da Eletromidia para providenciar as melhorias” afirma a fiscal do contrato, arquiteta Simone Caberlon.

“As informações que vêm dos próprios usuários são muito importantes para que os abrigos cumpram seu papel fundamental de atender as necessidades do público e da cidade. Agora, a partir dessa avaliação preliminar, vamos iniciar definitivamente a operação e transformar o mobiliário urbano da cidade”, comenta José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia.

Modelos - Serão instalados dois modelos ao longo dos próximos cinco anos, sendo 57% com medida de 4m x 2m, quatro assentos e três tomadas USB, e 43% de 3m x 2m e três assentos. Todos terão piso podotátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre as linhas, além de três faces publicitárias. Além disso, haverá 100 pontos com câmera e 180 com painel de próxima chegada. A concessão é por 20 anos e o investimento de instalação e manutenção é 100% privado.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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SPTrans disponibiliza 119 vans do Atende+ para eventos no fim de semana


A SPTrans informa que neste fim de semana, 23 e 24 de julho, 119 vans do Serviço Atende+ serão disponibilizadas para realizar o transporte dos usuários para 19 eventos.

O Atende é a categoria de transporte porta a porta gratuito, para locomoção dos usuários em atividades relacionadas à saúde, culturais, de lazer e integração. O serviço é destinado a pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física com alto grau de severidade e dependência. Para mais informações sobre o serviço Atende + acesse http://sptrans.com.br/passageiros_especiais/atende.aspx ou ligue 156.

Confira abaixo a programação do fim de semana:

Sábado (23/07) - 75 vans:

Abraça, 2 vans
ABSW - Associação Brasileira de Síndrome de Willians, 15 vans
Capoeira e Arte, 3 vans
Casa do Sol, 1 van
Clube dos Paraplégicos, 16 vans
FCD Estadual, 2 vans
FCD Itaquera, 12 vans
FCD Jardim Brasilândia, 3 vans
FCD Santa Marina, 1 van
Pastoral, 8 vans
Roda Viva, 4 vans
Rosário de Maria, 3 vans
Solidariedança, 5 vans

Domingo (24/07) - 44 vans:

Abraça, 8 vans
FCD Brasilândia, 2 vans
FCD Mitsutani, 5 vans
Icel , 7 vans
Igreja Batista Esperança, 9 vans
Pastoral, 13 vans

Informações: SPTrans
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Mais de 200 linhas de ônibus de Curitiba só aceitam apenas pagamento da tarifa com cartão

A partir de sábado (23), mais sete linhas de ônibus de Curitiba passarão a ter pagamento exclusivo com cartão. A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que as linhas circulam em bairros das regionais Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo, Portão, CIC, Santa Felicidade e Tatuquara.

São elas: 371-Higienópolis; 374-Hugo Lange; 532-Jd.Paranaense; 534-Parigot de Souza; 548-Osternack/S.Cercado; 658-C.Raso/Caiuá; 812-Montana. Essas linhas transportam 13,5 mil pessoas por dia e 78% das passagens já são pagas com cartão.

A tarifa poderá ser paga por cartão-transporte e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade, desde meados de abril.

A prefeitura considera mais prático e seguro o pagamento com cartão, que também ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. Com essa etapa de migração, vai para 202 o número das linhas que só aceitam cartão como pagamento. Curitiba tem 254 linhas de ônibus.

Agendamento
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs  e depois comparecer nas unidades na Rua da Cidadania ou na Rodoferroviária. O Urbs Móvel, ônibus itinerante que oferece alguns serviços da Urbs, como a confecção da primeira via do cartão, terá reforço de operações nas regionais em que circulam essas linhas.

Como fazer o cartão
Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações: URBS
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Prefeitura de Curitiba lança editais para instalação de painéis solares em três terminais de ônibus

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Foram lançados nesta semana os três editais de licitação para instalação de sistemas de geração de energia fotovoltaica nos telhados dos terminais de ônibus do Santa Cândida, Boqueirão e Pinheirinho. Os serviços fazem parte do programa Curitiba Mais Energia e devem ter investimento máximo total de R$ 20,6 milhões.

As propostas devem ser encaminhadas até o dia 2 de agosto de 2022 pela internet, pelo Portal de Compras da Prefeitura Municipal de Curitiba - sistema e-Compras Curitiba (e-compras.curitiba.pr.gov.br).

A cidade vem implantando sistemas fotovoltaicos desde 2019, pelo Curitiba Mais Energia, que tem como objetivo reduzir as emissões de gases do efeito estufa, com o incentivo e a divulgação do uso de energias renováveis. “Queremos acordar o Brasil para a importância das novas energias”, destaca o prefeito Rafael Greca.
O valor da licitação inclui a elaboração de projeto executivo, preparação das estruturas dos telhados, instalação dos painéis, teste de desempenho e garantia de funcionamento e eficiência dos sistemas fotovoltaicos. Nos terminais do Pinheirinho e Boqueirão, as empresas contratadas precisam, ainda, fazer o reparo dos telhados. 

Os novos painéis nos terminais devem ampliar a capacidade de geração dos sistemas fotovoltaicos da cidade. A expectativa é de que eles gerem, juntos, 2,4 milhões kWh/ano.

Os contratos terão a duração de 22 meses - prazo que inclui os testes de desempenho pós-instalação. A geração de energia deve começar oito meses após a emissão da ordem de serviço. 

Publicados em veículos de grande circulação e no Diário Oficial do Município, os editais completos podem ser conferidos pelo site e-compras.curitiba.pr.gov.br. Basta procurar pelos pregões eletrônicos 206/2022, 207/2022 e 208/2022. 

Menos emissões e economia
A primeira usina da cidade é a do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba. Há painéis solares, ainda, no Complexo Imap e Salão de Atos, no Parque Barigui, e na Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico. 

Estão em andamento as obras da Pirâmide Solar do Caximba, que está sendo construída no antigo aterro sanitário. E devem ser licitados, em breve, os trabalhos no telhado da Rodoferroviária de Curitiba.

O programa ainda conta com a Central Geradora Hidrelétrica Nicolau Klüppel, na queda d’água do Parque Barigui.

“Com todas essas plantas em funcionamento, teremos 60% dos próprios municipais abastecidos com energia renovável e produzida pelo município”, destaca a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias. 

Mobilidade sustentável
Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, a Prefeitura vem desenvolvendo, por meio de vários órgãos do município, um trabalho para estimular a produção da energia limpa, que vem ao encontro do movimento do transporte coletivo.

“Considerando que o futuro do transporte deve ser movido a eletricidade, nada mais interessante que os terminais de ônibus sejam fontes de energia limpa”, diz. “Além disso, a economia de energia também deve ser revertida ao sistema, reduzindo custos”, ressalta Maia Neto.

Informações: URBS
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Prefeitura irá suspender recargas do cartões de transporte em Cuiabá


A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que a Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos (MTU) irá suspender na próxima sexta-feira (22), às 12 horas, as recargas dos Cartões TEM Transporte, utilizados pelos usuários do transporte público da capital. A Associação do Transporte Público informa ainda, que o sistema de bilhetagem  terá uma migração de dados e por isso será necessária a interrupção do serviço. 

A  interrupção temporária de recargas pode durar até o dia 24 (domingo), porém, estando concluída a migração, antes do prazo, os serviços voltam ao normal.

A suspensão valerá também para Várzea Grande e intermunicipal com característica  urbana Cuiabá x Várzea Grande.

Informações: Isso é Notícia
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Prefeitura de Goiânia inaugura novo Terminal Isidória na segunda-feira (25/07)

Em função da presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, o Terminal Isidória, localizado no Setor Pedro Ludovico, será reaberto na próxima segunda-feira (25/07), às 09h, pela Prefeitura de Goiânia. A solenidade, que terá ainda a presença da secretária nacional de Mobilidades, Sandra Holanda, marca a entrega da reestruturação completa do terminal que, no futuro, receberá os ônibus do BRT Norte-Sul. As operações no local já começam na terça-feira (26/07).

Com as adequações, a área construída passou de 2,1 mil para 7,9 mil metros quadrados, ou seja, três vezes maior do que o antigo. As obras começaram em fevereiro de 2020 e o investimento total foi de R$ 19,5 milhões. Cerca de 1,5 milhão de passageiros deve passar pelo local todo mês.

“As obras de modernização e de adequação do Terminal Isidória são resgate do nosso compromisso de investir em melhorias no transporte coletivo, e de cuidar das pessoas”, afirma o prefeito Rogério Cruz. “É um projeto de alta qualidade. A nova estrutura é inovadora, oferece conforto, acessibilidade e conectividade aos passageiros de ônibus”, destaca.
São quatro plataformas comuns para embarque e desembarque de passageiros e uma específica para o BRT, além de banheiros, lanchonetes, área de apoio administrativo e elevador. A cobertura de 8 mil metros quadrados é metálica, o que propiciará temperaturas mais amenas no ambiente interno. São 35 pilares de 11 metros cada e 7,1 mil metros quadrados de pavimento de concreto. Em média, 80 operários trabalharam no dia a dia da obra. O projeto demandou 290 toneladas de aço. A nova rede de drenagem tem 1,6 mil metros.

Os passageiros que utilizarem o Isidória terão acesso a rede de Wi-Fi (com limite de tempo). Cinco roteadores funcionarão para garantir a qualidade do sinal de internet. Eles usufruirão de uma rede diferente daquela a ser usada pela prefeitura na gestão do terminal, com projeto elaborado na mesma premissa do BRT de terminais inteligentes e tecnológicos.

Tecnologia avançada
A Central de Controle e Operação (CCO) vai cuidar da segurança no local com auxílio de 32 câmeras de vigilância, das quais 30 são fixas (instaladas nas entradas e nas plataformas de embarque) e duas com capacidade para se movimentar em 360°, com resolução e poder de alcance ampliados (são as chamadas ‘Speed Dome’). O acompanhamento das imagens será feito pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), 24 horas por dia.

O terminal conta ainda com duas câmeras de leitura, que foram instaladas para capturar placa e hora de cada ônibus que passar pelo local. Serão dados úteis principalmente para CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos), órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da planilha de horários. Além, é claro, dos monitores que informam aos passageiros a previsão de chegada e saída dos veículos (chamados de pontos de RMTV).

Funcionamento do terminal
A partir de terça-feira (26/07), os passageiros das linhas 2, 6, 7, 9, 14, 15, 20, 25, 183, 185, 198, 203, 565, 568, 612, 616, 650, 651, 660, 919, 920 e 934 já poderão embarcar e desembarcar no novo terminal, cujo horário de funcionamento será sempre das 5h às 23h30.

De acordo com a CMTC, cerca de 60 mil usuários por dia devem passar pelo Isidória de segunda-feira a sexta-feira, 21 mil aos sábados e 8 mil aos domingos. Cruzarão o terminal 22 linhas.

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) – Prefeitura de Goiânia

Informações: Governo de Goiás
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BRT de Salvador deve entrar em funcionamento em setembro

Nos últimos meses, o trânsito de Salvador tem sofrido mudanças para dar continuidade as obras do BRT. Com os trechos 1 e 3 concluídos, a expectativa é de que o modal comece a funcionar no mês de setembro, segundo o Secretário de Mobilidade Urbana, Fabrizzio Muller.

“A primeira etapa, que é o BRT trecho 1 e 3, que vai da região do Shopping da Bahia até a região da Pituba, deve ficar pronta já no mês de agosto, e tem previsão de início já para setembro.”, contou o secretário.

Segundo o gestor, já o trecho 2, que vai do Parque da Cidade até a região da Lapa, deve ficar pronto até meados do próximo ano. Para dar seguimento as obras do trecho, a partir desta terça-feira (19), o trânsito na Rua Lucaia, no Rio Vermelho, vai ser alterado.

“Essas obras agora mais intensas, ali na região da Lucaia, um trecho mais apertado, com menor possibilidade de desvios, o que acaba trazendo um pouco mais de comprometimento ao trânsito, mas é uma etapa que deve ficar pronta já no início do próximo ano. E de forma total, até meados do próximo ano essa obra deve estar conclusa e aí nós teremos todo o circuito do BRT pronto e operando.”, explicou.
Ainda segundo o secretário, após a finalização das obras na região da Rua Lucaia, mudanças serão feitas também na Avenida Vasco da Gama, onde atualmente existe uma via exclusiva para ônibus urbanos.

“Os motoristas da Vasco utilizam hoje a faixa de ônibus existente, claro que ela vai ser toda reformulada, estações vão ser construídas, até porque a bilhetagem do BRT é diferente dos ônibus. Ela é feita dentro das estações, o que permite o embarque mais rápido nas estações e ele chega até a região da Lapa, também via exclusiva. Haverá ali também um complexo de elevados ali na altura dos Barris, permitindo o acesso exclusivo para a Lapa”, contou.

A previsão da prefeitura é que, quando estiver em total operação, cerca de 300 mil passageiros sejam beneficiados diariamente.

Informações: iBahia.com
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Em Campinas, Trajeto da linha 342 muda para atender a residenciais na região do Jardim Samambaia

A partir da próxima quinta-feira, 21 de julho, o itinerário praticado pela linha 342 (Jardim Aliança) será alterado na região do Jardim Samambaia, nos dois sentidos de circulação. A ação realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) visa atender aos condomínios residenciais Colinas de Roma, Colinas de Nápoles e Colinas de Mônaco. 

Pelo novo trajeto, no sentido bairro – Centro, a linha segue da Rua Marinês Caricchio Boseli de Souza para as vias Alberto Bueno Ladeira, Ana Teles Moreira, Edmundo Vignatti e Vitor Meirelles, retomando o itinerário habitual pela Rua Professora Alayde Toledo Garlipp. No sentido oposto, ela segue da Rua Vitor Meirelles para as vias Edmundo Vignatti, Ana Teles Moreira e Alberto Bueno Ladeira, retomando o trajeto convencional pela Rua Marinês Caricchio Boseli de Souza. 
Dois novos pontos de parada (um por sentido) serão atendidos na Rua Ana Teles Moreira, em frente ao residencial. Confira o novo trajeto e pontos de parada: 

Linhas 132 e 213 passam a atender ao Hospital do Amor
Também a partir desta quinta-feira, 21 de julho, as linhas 132 (Terminal Vida Nova) e 213 (Terminal Itajaí) passam a atender ao ponto de parada localizado na altura do Hospital de Amor, na Avenida das Amoreiras, em dias úteis e finais de semana. A medida favorece o acesso da população destas regiões ao hospital especializado na prevenção e no tratamento de câncer. 
 
Informações aos usuários  
Para consultar horários e itinerários das linhas, os usuários contam com os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit”, que informam, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto e estão disponíveis para sistemas operacionais Android e iOS. A Emdec também disponibiliza a consulta aos itinerários, horários de partida referência nos pontos iniciais e finais, no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.     

Informações: EMDEC
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Taubaté passa a ter faixa preferencial para ônibus

O objetivo da faixa, que na região já tem o modelo implementado em São José dos Campos, é reduzir o tempo das viagens do transporte coletivo de Taubaté e facilitar o acesso até a rodoviária intermunicipal.

O primeiro corredor preferencial para a circulação de ônibus foi implantado na Avenida Bandeirantes, entre a Avenida Santa Luzia de Marillac e a Avenida Brigadeiro José Vicente de Faria Lima. A faixa especial para ônibus está sinalizada no lado direito da pista.

A Avenida Bandeirantes foi escolhida para implantação da primeira faixa preferencial por estar localizada em um dos principais acessos à região central da cidade.

Segundo a prefeitura, há previsão para implantação de uma faixa preferencial para o transporte coletivo também na Av. Nove de Julho. No trecho, a faixa será implantada com a alteração viária, que está prevista para janeiro de 2023.
Ainda segundo a administração municipal, a circulação de outros veículos na faixa preferencial não caracteriza infração de trânsito e não acarreta multa, mas explica que fará ações educativas para que os motoristas entendam que a pista é preferencial para o transporte coletivo e deem prioridade para esses veículos.

Informações: CBN
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Estação de metrô mais profunda do Brasil começa a ser escavada em São Paulo

A estação de metrô mais profunda do Brasil e da América Latina começou a ser escavada. A parada Higienópolis-Mackenzie, que fará a ligação da Linha 6 Laranja com a Linha 4 Amarela, teve seus trabalhos iniciados após quase quatro anos de atraso. Quando finalizada, ela deve ter uma profundidade de 69 metros.

Segundo o site Metro-CPTM, que obteve acesso a uma arte de como será a estação, o local terá oito níveis até que se chegue à plataforma de embarque. Nesses níveis, como é comum nas paradas do metrô paulistano, serão colocadas lojas, lanchonetes e outros comércios para atender ao público.

As obras de escavação e construção estão sob o comando da Acciona, empresa que substitui o antigo consórcio Move São Paulo. A previsão é que, se o cronograma dar certo, a estação seja inaugurada em 2025, se transformando em uma importante conexão para a linha 4-Amarela, que também dividirá a estação Higienópolis-Mackenzie.
O túnel de acesso entre as duas estações, aliás, também será enorme. A previsão é de que ele tenha 300 metros de comprimento, o dobro do que acontece entre as estações Paulista (Linha 4 Amarela) e Consolação (Linha 2 Verde). Após a escavação, o próximo passo é de fortalecer as fundações e esperar pela chegada do Tatuzão, veículo que escava os túneis por onde passarão os trens do metrô no futuro.

A estação Higienópolis-Mackenzie não será a única com esse nível de profundidade na Linha 6 Laranja. Outras duas, no mesmo percurso, terão medidas similares, como a São Joaquim, que fará a ligação com a Linha 1 Azul e terá 45 metros, e a Cardoso de Almeida, com 58m.

Informações: Canaltech
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Prefeito de Salvador afirma que obras do BRT estão avançadas

O prefeito Bruno Reis (UB) comentou o andamento das obras do BRT em Salvador, em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (20), durante entrega da Unidade de Saúde da Família Sussuarana I.  Segundo o gestor municipal, ‘as obras estão avançadas’ e 1/3 da frota de ônibus do modal será elétrica.

“Nós vamos concluir a terceira etapa. A primeira já está pronta, a terceira, nós vamos concluir ainda agora no início do mês de agosto. E no início do mês de setembro, os ônibus, que já foram comprados, são vinte e quatro ônibus, esse ônibus com a capacidade maior de transportar passageiros. Inclusive, desses vinte e quatro, um terço da frota é elétrica, oito ônibus elétricos,  vão estar em funcionamento até o dia dez de setembro”, disse o prefeito.
“Então as obras a gente entrega no mês de agosto e o BRT a gente coloca em funcionamento, a primeira e a terceira etapa, no mês de setembro, até o dia dez de setembro”, continuou. “A segunda etapa, que é a maior delas, que vai do Candeal à Estação da Lapa, está em plena execução, com previsão de conclusão em maio do ano que vem.”, finalizou.

Informações: Bahia.ba
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Consórcio francês-colombiano vence licitação para operar o Metrô de Quito

O consórcio formado pela empresa francesa Transdev associada à Metro de Medellín foi escolhido para operar o metrô de Quito, no Equador. A obra está pronta desde o final de 2021, mas seu funcionamento dependia da escolha de uma operadora. A decisão foi divulgada no dia 15 de julho pela  Empresa Metropolitana Metro de Quito (EPMMQ), após a análise das duas propostas recebidas, a do consórcio Transdev e a da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

A ausência de outras propostas no certame causou alguma polêmica na imprensa local porque no início de 2020, quando as obras haviam chegado a 98% da conclusão, havia doze empresas interessadas em operar o metrô, entre elas Benito Roggio Transporte (Argentina); Consorcio Ferrocarril Metropolia de Barcelona-Ayesa Ingeniería y Arquitectura (Espanha); Deutsche Bahn Internacional Operations GmbH (Alemanha); Empresa de Transporte de Pasajeros Metro (Chile); Entidad Pública Empresarial Renfe - Operadora (Espanha), Hitachi Rail STS (Itália); Metro de Lima (Peru), Transdev Group (França), além de duas empresas brasileiras, o Metrô e a CCR Metrô Bahia.

O processo de seleção para a empresa operadora do Metrô de Quito começou em março de 2022, com a publicação das especificações do processo e o convite oficial às empresas ferroviárias internacionais que haviam manifestado interesse em participar. Mas em junho passado, a EPMMQ recebeu somente duas ofertas para o processo seletivo: a do consórcio entre Metrô de Medellín (Colômbia) e Grupo Transdev (França) e, por outro lado, a do Metrô de São Paulo.

Transparência no processo
Conforme nota divulgada pela empresa equatoriana com a prefeitura de Quito, todo o processo de seleção contou com o acompanhamento da organização "Quito Honesto", da CoST Transparency Initiative, de organismos multilaterais de financiamento e de outros observadores. A comissão de avaliação qualificou as ofertas recebidas para validar o cumprimento dos parâmetros técnicos e legais estabelecidos nas especificações e estabeleceu a ordem de prioridade do processo com base na oferta econômica. Concluída a habilitação, iniciou-se a fase de negociação, que durou três dias, em que os detalhes finais foram afinados para a elaboração do edital da licitante selecionada.

Informações: Mobilize
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