Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Transporte coletivo de Blumenau recebe ajustes a partir de segunda-feira

domingo, 11 de junho de 2023


Os itinerários contemplados pertencem às linhas troncais 10, 80 e 81, assim como as linhas alimentadoras 123, 308, 802 e 902.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), responsável por determinar as mudanças, a ação possui o objetivo de assegurar o atendimento à comunidade conforme a demanda de passageiros cresce. Também visa atender as informações repassadas através do telefone 156 (opção 3), e aos estudos e necessidades apontados pelos fiscais da operação.

O diretor de transportes da SMTT, Lairto Leite, ressalta que duas inclusões ocorrem no período da madrugada, horário em que a linha troncal 10 registra um aumento no número de usuários nos terminais Garcia e Fonte. “Agora teremos dois carros de ajuda nestes horários para atender a demanda da população”, destacou.
As mudanças também podem ser conferidas no site da BluMob ou no aplicativo de mesmo nome. As tabelas com os horários também estão disponíveis nos terminais de ônibus.

Confira os ajustes
Dias úteis (a partir de 12/06)

Linha Troncal 10 (Via Rua São Paulo)
Nova viagem às 4h01 no sentido Terminal Garcia / Terminal Fonte
Nova viagem às 4h15 no sentido Terminal Fonte / Terminal Garcia
Linha Troncal 80 (Via Pedro Zimmermann)
Ajuste de viagem das 13h45 para 13h52 no sentido Terminal Itoupava / Rua Pedro Zimmermann / Terminal Aterro

Linha Troncal 81 (Via Gustavo Zimmermann)
Ajuste de viagem das 22h20 para 22h22 no sentido Terminal Aterro / Rua Gustavo Zimmermann / Terminal Itoupava

Linha 123 (Itoupavazinha)
Nova viagem às 16h30 no sentido Terminal Aterro / Rua Ari Barroso / Loteamento Libertadores sem entrar na Rua Antônio Sestrem / Rua Ari Barroso /Terminal Aterro
Ajuste de trajeto na viagem das 16h10 para o sentido Terminal Aterro / Itoupavazinha / Terminal Itoupava

Linha 308 (Bernardo Reiter)
Ajuste de viagem das 18h45 para 18h40 no sentido Terminal Água Verde / Loteamento Pamplona / Rua Johann G. H. Hadlich / Rua Matias Bornhofen / Terminal Velha

Linha 802 (Margem Esquerda)
Ajuste de viagem das 22h43 para 22h47 no sentido Terminal Itoupava / Salão Carolina até a Margem Esquerda

Linha 902 (Loteamento Primavera)
Ajuste de viagem das 18h40 para 18h42 no sentido Terminal Água Verde / Loteamento Imigrantes / Loteamento Primavera / Terminal Água Verde

Informações: Prefeitura de Blumenau
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BRT Salvador é finalista em premiação nacional de iniciativas de mobilidade

O BRT de Salvador é um dos finalistas do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, que concede o reconhecimento a iniciativas públicas e privadas e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva no país. O modal concorre na categoria “Iniciativas públicas em favor da mobilidade sustentável” e disputa com projetos de mais quatro estados brasileiros.

São consideradas pelo Prêmio Parque da Mobilidade Urbana questões relativas a transporte público e logística urbana, trânsito, mobilidade ativa e segurança viária. A apresentação dos ganhadores está prevista para ocorrer no dia 23 de junho, em São Paulo.

O diretor de Planejamento de Transportes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, destacou que a Prefeitura tem primado por ofertar serviços de qualidade aos cidadãos e a indicação ao prêmio é resultado deste esforço coletivo da gestão com um conjunto de práticas adotadas. 

“Havia muita desconfiança com o BRT, mas estivemos em algumas praças aprendendo e trouxemos para Salvador o que havia de melhores práticas. É um reconhecimento de um trabalho cuidadosamente estruturado, que envolve práticas internacionais e tem a liderança da Semob, mas tem uma transversalidade muito grande com diversas secretarias da Prefeitura”, afirmou.
Souza salientou que o modal de transporte se destaca em diversos quesitos, inclusive sustentabilidade e inovação, já que é a primeira vez na história que os cidadãos contam com ônibus elétricos no formato atual. “Estamos construindo o primeiro eletroterminal público do Norte e Nordeste e o maior do país. Temos 20% da frota do BRT de ônibus elétricos e até o final do ano que vem pretendemos alcançar 30%”, acrescentou.

Os ônibus do BRT Salvador têm zero emissão de gases poluentes e, para contribuir ainda mais com a sustentabilidade, o sistema de transporte também conta com teto verde na estação do Parque da Cidade. A Semob também está estabelecendo com a Coelba um convênio para instalação de painéis solares nas estações Hiper e Cidadela.

Demais categorias - A capital baiana também está concorrendo à premiação em mais duas categorias, sendo representada por gestores municipais. O titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, e o diretor de Planejamento, Pablo Souza, participam na categoria "Carreira inspiradora em mobilidade urbana". Já a gerente de Educação para o Trânsito da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), Mirian Bastos, está disputando a premiação na categoria “Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana”.

O Parque da Mobilidade Urbana é o maior evento de mobilidade urbana da América Latina e tem o objetivo de reunir organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva. O prêmio é dividido em seis categorias. O evento vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2023 , em São Paulo.

Informações: Correio 24 Horas
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Maceió recebe 21 novos Geladões e reforça frota do transporte público

Maceió ganhou, na última quarta-feira (31), mais 21 novos ônibus com ar-condicionado para reforçar a frota do transporte público urbano. Os chamados 'Geladões' vão circular no Benedito Bentes, Clima Bom, Colina e Chã da Jaqueira.

Os novos coletivos possuem a tecnologia BlueTec 5, que reduz a emissão de gases poluentes, e entradas USB. Com a novidade, 21.600 usuários serão beneficiados em dias úteis.

Durante a entrega, o prefeito JHC destacou as contrapartidas que a gestão precisou executar para garantir melhorias no transporte público da capital e beneficiar a população que utiliza o transporte público diariamente.

“As melhorias no transporte público da capital iniciaram com o equilíbrio financeiro. Começamos a fazer intervenções para melhorar a qualidade do transporte e nos comprometemos em ajudar o setor, e claro, provocando contrapartidas. E os Geladões são a prova dessas contrapartidas. Nesses ônibus temos ar-condicionado, cabo usb e acessibilidade. A experiência do usuário é outra quando ele utiliza o Geladão”, disse JHC.

“Tínhamos perdido muitos usuários pela falta de qualidade no transporte. Para recuperar, foi preciso fazer um pacto com as empresas para mudar a qualidade dos serviços oferecidos na capital. Fizemos capacitação, regularização do pagamento e depois aprovamos um projeto para estabelecer legalmente quais as premissas para melhorar o transporte”, afirmou JHC.
O prefeito também informou que foi preciso recuperar os usuários do transporte que haviam parado de utilizar os ônibus pela falta de qualidade nos serviços.

Saiba quais são as linhas beneficiadas pelos novos Geladões:

Além dos ônibus com ar-condicionado, o sistema de transporte público de Maceió conta com Passe Livre Estudantil, Domingo é Livre e passagem gratuita para quem está desempregado.

053 Graciliano Ramos/ Centro
046. Village Campestre/ Centro
802- Colina / Benedito Bentes (via Climabom)
601. Rota do Mar/ Jatiúca
058- Fernão Velho/ Centro
056- João Sampaio/ Centro

Informações: Prefeitura de Maceió
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Prefeitura de Ponta Grossa prorroga contrato com a VCG

Conforme discutido em março, a prefeitura de Ponta Grossa prorrogou o contrato com a Viação Campos Gerais (VCG) para a prestação do serviço de transporte público coletivo da cidade. O aditivo foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira (7).

Inicialmente o contrato foi assinado em 11 de junho de 2003. Ele tinha o prazo de 10 anos, ou seja, venceria em 11 de junho de 2013; porém, seis meses e meio antes do vencimento, em 20 de dezembro de 2012, o então prefeito Pedro Wosgrau, dias antes de “passar a cadeira” para Marcelo Rangel, assinou um aditivo que prorrogou a vigência do contrato até 11 de junho de 2023 – fechando um prazo de 20 anos até este domingo (11).

Agora, a prefeita Elizabeth Schmidt prorrogou o prazo por mais um ano, até 11 de junho de 2024, e também abriu brecha para mais um aditivo de igual período, ou seja, podendo ser estendido até 11 de junho de 2025. Porém, como determina o aditivo, o contrato com a VCG “poderá ser rescindido quando iniciada a operação da nova concessão do transporte coletivo”.

Subsídio

Neste ano a prefeitura decidiu começar a subsidiar parcialmente o serviço. Com isso, a tarifa pública, paga pelos usuários, caiu para R$ 4.
Isso acontece mesmo com a atual tarifa técnica ser atualizada a R$ 6,11. Devido ao subsídio, os R$ 2,11 de diferença são pagos pelos cofres municipais – valor que tende a mudar mês a mês devido à condição de reajuste mensal da tarifa técnica.

Neste ano, conforme aprovado pela Câmara de Vereadores, o aporte dos cofres municipais será de R$ 26 milhões, em 2024 de R$ 28 milhões e em R$ 2025, de R$ 30 milhões.

Informações: DC Mais
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Governo confirma que o Metrô de SP passará a atuar na gestão de projetos de expansão e empreendimentos

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou nesta quinta-feira (8) que o Metrô de São Paulo terá um novo papel nos próximos anos. Segundo ele, será uma “revocação”, em suas palavras um redireciomento das funções da companhia.

“A gente está vendo qual vai ser o novo papel do Metrô no sentido de fazer gestão, empreendimentos, projetos”, disse ele durante coletiva de imprensa na cerimônia de início de serviço do trem Série 8900 na Linha 9-Esmeralda (ViaMobilidade).

Embora não tenha confirmado que a companhia deixará de operar os quatro ramais hoje sob sua responsabilidade, o governador afirmou que os funcionários serão “reaproveitados”, porém, sem trazer mais detalhes.
Defensor das concessões, Tarcísio já havia sinalizado que as linhas da CPTM serão oferecidas a operadores privados durante sua gestão.

Sobre o Metrô, há planos concretos de licitar os novos ramais em projeto como a Linha 19-Celeste e a Linha 20-Rosa, mas não estava claro se as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata entrariam nesse pacote de concessões.

O atual governo começou com uma greve dos metroviários em abril motivada pelo pagamento de um bônus aos funcionários. A paralisação acabou estendida por quase dois dias após um impasse com a categoria, quando o Metrô concordou com uma operação ‘catraca livre’ a pedido do Sindicato dos Metroviários, mas que não ocorreu sob a alegação que nem todos os funcionários haviam voltado aos postos.

Os metroviários farão uma assembleia na segunda-feira (12) para decidir se haverá uma nova greve na terça-feira (13). Além de reajustes e benefícios, o sindicato da categoria pleiteia a realização de concurso para recuperar o quadro de funcionários, considerado deficiente.

Informações: Metrô CPTM
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No Rio, BRT Seguro completa dois anos com mais de duas mil prisões

terça-feira, 6 de junho de 2023

O programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), completa dois anos, nesta terça-feira (6/6), com resultados expressivos. Desde o início do programa já foram realizadas 2.132 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Além de atuar para garantir a segurança dos passageiros e combater o dano às estações, as equipes também são responsáveis por coibir os calotes em todo o sistema. Nessas ações, já foram aplicadas 8.312 multas por evasão. A atuação do BRT Seguro, juntamente com as reformas das estações e a entrega de novos ônibus feita pela Prefeitura do Rio, ocasionou uma redução de 90% nos casos de vandalismo, comparando o primeiro trimestre de 2022 ao mesmo período de 2023.

– O BRT Seguro é um programa que traz a lógica de tolerância zero para ilegalidades no sistema do BRT. Isso é muito importante e é feito através de prisões, de aplicação de multas para toda e qualquer irregularidade constatada pelos agentes. Dessa forma, conseguimos ter um BRT mais seguro, mais ordenado e também trazemos a cultura da sociedade se empenhar em denunciar o que está irregular e apoiar as forças de segurança e ordenamento – avalia o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Para a presidente da Mobi-Rio, Cláudia Secin, com a ação dos agentes do BRT Seguro, aliada à tecnologia implementada na reforma das estações, foi possível diminuir em 90% o vandalismo no sistema BRT.

– Essa parceria com a Seop trouxe mais segurança para os nossos passageiros. Com uma ação integrada entre o nosso monitoramento do Centro de Controle Operacional e os agentes que ficam nas ruas e estações é possível combater de forma rápida e eficiente os calotes, furtos e vandalismo – afirma a gestora.

As equipes também auxiliam outros órgãos da Secretaria de Ordem Pública e a GM-Rio em operações para coibir o trânsito de veículos na pista exclusiva do BRT. Somente em 2023 foram aplicadas 3.081 multas e 106 veículos foram removidos por essa infração.
Em parceria com o Centro de Controle e Monitoramento da Mobi-Rio, os agentes atuam 24 horas por dia, realizam patrulhamento em viaturas, nas estações e embarcados nas composições e também fazem operações de ordenamento urbano nas estações e ações para coibir pessoas em situação de rua nos terminais.

– Realizamos ações preventivas a qualquer tipo de delito, promovendo dessa maneira a sensação de segurança, por intermédio da aplicação diuturna de policiais militares e guardas municipais habilitados, distribuídos na Transoeste, Transolímpica, Transcarioca e Transbrasil – complementa Eider Figueiredo, gerente do programa BRT Seguro.

Informações: Prefeitura do Rio
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Vinhedo dá gratuidade nos ônibus para pessoas entre 60 e 64 anos


Desde a última quinta-feira (1), pessoas com idades entre 60 e 64 anos vão poder usar os ônibus municipais de Vinhedo gratuitamente.

O anúncio foi feito pela prefeitura, e só é válido para quem tem o cartão da empresa MoV, concessionária do transporte coletivo da cidade.

Para ter acesso ao bilhete de uso do transporte público municipal, é preciso fazer um cadastro nos terminais da Rodoviária ou no da Capela.

Os documentos necessários para o cadastro são: RG, CPF e um comprovante de residência.

Segundo a prefeitura, o Executivo vai cobrir o pagamento das tarifas que seriam feitas pelos idosos, beneficiários da isenção.

O Estatuto da Pessoa Idosa determina que todos os cidadãos com mais de 65 anos estão isentos do pagamento para uso do transporte público.

Informações: CBN Campinas
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BRT Sorocaba reforça cultura da sustentabilidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a BRT Sorocaba reforça a importância de um transporte coletivo eficiente, inteligente, mas também, que seja projetado para as próximas gerações. Dentro do sistema BRT, a sustentabilidade faz parte da estrutura global e trabalha em sinergia com toda operação.

Em 2023, quase 500 colaboradores foram treinados e capacitados na abordagem do consumo consciente, redução de emissão de CO2 e reciclagem de resíduos. No dia-a-dia, a rotina foi impactada positivamente com a adesão de novos comportamentos e a implementação de medidas para a redução de danos ao meio ambiente, com uma diminuição de 90% no uso de copos plásticos e 100% na geração de resíduos de higiene (papel toalha foi substituído por secadores elétricos).

Outro ponto importante é que todo material descartado pela BRT Sorocaba é enviado para a reciclagem, por meio de parceria com cooperativas de catadores localizadas em regiões próximas à garagem e aos terminais Vitória Régia e São Bento.
Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, explica que para ser uma operação amiga do meio ambiente é necessário ter uma equipe consciente e envolvida nos processos. ”A cultura da sustentabilidade é como reflorestar uma área. Temos que plantar sementes com novas ideias, adubar, regar, deixar tomar um sol, ter paciência e com o tempo, veremos germinar. Assim também funciona quando precisamos criar uma nova mentalidade. Todos os dias, plantamos uma mensagem de conscientização e valorização sobre o meio ambiente. Aos poucos e com o tempo, um novo comportamento é produzido e assim nos tornamos agentes de transformação na palavra e na ação”, ressalta.

Além da cultura da sustentabilidade, Ferreira ressalta as soluções verdes que tornam o projeto BRT Sorocaba um exemplo nacional de sistema de transporte coletivo moderno que também investe em tecnologias a favor do meio ambiente. Dentre as soluções, estão: o uso de energia fotovoltaica, reuso de água da chuva, iluminação em LED, conforto térmico com brises nas estações, frota com redutor de ruídos e poluentes.

As placas fotovoltaicas merecem um destaque, pois é um recurso que auxilia na economia de energia. Elas estão instaladas no Centro de Controle Operacional (CCO), nos terminais Vitória Régia e São Bento, e em 22 estações.

Informações para Imprensa
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Passageiros aprovam comodidades e silêncio do ônibus elétrico em teste em Curitiba

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Os passageiros que já tiveram oportunidade de se deslocar em um ônibus 100% elétrico em teste em Curitiba são unânimes: o veículo é mais confortável e silencioso que o movido a diesel.

Além de não poluente, com zero emissões, o ônibus elétrico vem caindo no gosto dos usuários, que estão tendo uma amostra de como será a tecnologia que começa a ser integrada à frota da cidade a partir de 2024. Até 2030, 33% da frota será elétrica, percentual que subirá para 100% em 2050.

No momento, está em teste o modelo padron da fabricante brasileira Eletra, que está trafegando na linha Interbairros II, com passageiros. Os testes começaram na última segunda-feira (22/5) e devem durar de 20 a 30 dias.
A linha Interbairros II, uma das mais importantes de Curitiba, transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto. Até o fim de outubro, pelo menos oito ônibus elétricos, de diferentes fabricantes, devem ser testados na capital paranaense. 

A diarista Jussara dos Santos Alves, de 44 anos, pega o Interbairros II toda semana para ir trabalhar e não sabia que andaria no ônibus elétrico nesta quarta-feira (24/5).

"É um privilégio pegar um ônibus assim, ele é lindo e muito chique, além de ser uma delícia andar em um ônibus tão silencioso", contou Jussara.

Ar condicionado
Sueli Ribas de Taun, manicure de 61 anos, utiliza a linha diariamente para se deslocar e comentou que o ônibus elétrico é esperança de maior conforto.

"Adorei o ônibus novo, é silencioso e com o ar condicionado eu espero que o perrengue de passar calor no ônibus no verão fique no passado", avaliou Sueli.

Para quem gosta de aproveitar o tempo de locomoção no transporte público de Curitiba para utilizar o celular, o elétrico também agradou.

"O que eu mais gostei é o carregador para a bateria do celular, vai ser muito útil pra mim, porque passo o dia todo fora de casa. O ônibus também é muito bonito e agradável, espero que seja bem cuidado pelo povo", comentou Célia Belmo de Lima, de 53 anos, que trabalha com serviços gerais.

Cronograma de testes
A Eletra integra o cronograma de testes que servirão de base para o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos da capital em 2024.

Além da Eletra, a chinesa BYD também vem executando testes em Curitiba desde fim de abril.  O ônibus BYD, do tipo articulado, no entanto, circula sem passageiros porque o posicionamento das suas portas de embarque é do lado esquerdo e não direito, como pede a operação no transporte coletivo. O veículo já passou pela linha Interbairros II e nesta semana iniciou testes no eixo leste-oeste, na linha Centenário/Campo Comprido.  Até outubro,, além da BYD e da Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo farão testes em Curitiba.

Aquisição
A Prefeitura já anunciou que serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus – 42 tipo padron e 28 articulados - que devem ser integrados à frota do município até o fim de junho do próximo ano.

Os ônibus elétricos comprados vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Leste-Oeste, que transportam, juntas, cerca de 370 mil pessoas por dia.

"A nossa expectativa é que os primeiros veículos elétricos comprados estejam na linha Interbairros II em meados do próximo ano. Na sequência serão usados nos Ligeirinhos", disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Segundo ele, além da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental e do conforto para os passageiros, o ônibus elétrico traz vantagens econômicas, com reflexo na tarifa no médio prazo. "O custo de aquisição é maior, mas se dilui ao longo do tempo e o custo de manutenção é menor. Nossos estudos mostram que, dentro de cinco anos, os custos já serão mais vantajosos que os do diesel", afirmou Maia Neto. 

Informações: URBS
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Novas linhas de ônibus dão mais agilidade ao transporte público de Maceió

A implantação de novas linhas de ônibus é uma das medidas da Prefeitura de Maceió para proporcionar mais qualidade ao serviço de transporte público do maceioense e daqueles que precisam se deslocar pela cidade. No total, entre 2021 e 2022, já foram criados 28 novos itinerários.

A estudante de Administração, Maria Clara, é uma das pessoas beneficiadas pela criação de novas linhas. Ela é usuária da 900-Cruz das Almas/UFAL e destaca que com a opção, passou a se deslocar de forma mais rápida para assistir as aulas e para retornar à sua casa. "Estou achando maravilhoso, porque eu consigo pegar o ônibus dentro da UFAL e antes eu tinha que me deslocar até a avenida. Eu utilizava a linha 706 e era mais difícil. Com a linha nova eu chego mais rápido em casa", revela.

Os novos trajetos são definidos a partir de estudos feitos pela equipe do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e também da avaliação de informações passadas pela população através dos canais de comunicação.

"É feita uma análise de itinerário e demanda. Com essas informações, somadas a outros pontos, como a geografia da região que está em vias de receber os ônibus, elaboramos o plano para a criação das linhas. É um trabalho cuidadoso e que busque tender a todos", ressaltou o diretor do DMTT, Constantino Assis.
Para a estudante de jornalismo da UFAL, Gabrielle Barros, a criação de novas opções de itinerários facilita o deslocamento da população a determinados locais de estudo e trabalho.

"Antes, eu precisava caminhar uns 20 minutos para pegar o ônibus. Pode parecer pouco, mas é cansativo para quem precisa de toda a atenção para as aulas. Com a criação da linha 900, caminho bem menos", assinala.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, explica que é fundamental levar o transporte a outros pontos da cidade e garantir às pessoas o direito de ir e vir, com qualidade.

"Criar opções para a população ter como se deslocar e fazer isso proporcionando o máximo conforto tem sido o nosso plano para o transporte. Daí temos benefícios como as gratuidades para estudantes, o Domingo é Livre, ônibus Geladão e também o Madrugadão. Tudo isso nos dá a chance de planejar mais e melhor e a implantação das linhas novas faz parte desse planejamento. Outras ainda estão por vir", imforma André.

Das 28 linhas, 22 fazem a programação normal e outras seis são as que atuam no Madrugadão, que circulam entre às 23h40 e 04h20, com o objetivo de garantir o transporte para aqueles que precisam de ônibus no horário da madrugada.

Linhas criadas

101 - Chã da Jaqueira/Trapiche da Barra (via Parque Municipal - Bom Parto);
102 - João Sampaio/Trapiche da Barra (via Jacintinho);
111 - Forene/Pontal da Barra;
113 - Eustáquio Gomes/Trapiche da Barra;
114 - Cruz das Almas/Trapiche da Barra;
115 - Chã da Jaqueira/Trapiche da Barra (via Farol - Prado);
401 - Circular bairros 1;
402 - Circular bairros 2;
403 - Trapiche/Ouro Preto(via Jacintinho);
404 - Trapiche/Novo mundo(via Farol);
501 - Vergel/São Jorge(via Jacintinho);
502 - Vergel/São Jorge(via Farol);
504 - Pontal/São Jorge(via Ponta Verde);
613 - Vergel/Guaxuma (via Santo Eduardo);
614 - Trapiche/Mangabeiras (via Joaquim Leão - Ponta da Terra);
601 - Benedito Bentes/Jatiúca(via Rota do Mar);
612 - Forene/Jatiúca(via Centro - Ponta Verde);
727 - Eustáquio Gomes/Ponta Verde(via Av. Marília Mendonça);
4004 - Benedito Bentes/Eustáquio Gomes(via Av. Marília Mendonça);
714 - Rio Novo/Ponta Verde(via Farol/Jacintinho);
723 - Rosane Collor/Ponta Verde (via Farol - Bom Parto);
900 - Cruz das Almas/UFAL.

Madrugadão

M 001 - Village II/Ponta Verde (Graciliano Ramos/Cidade Universitária);
M 002 - Benedito Bentes/Ponta Verde (Trapiche da Barra);
M 003 - Eustáquio Gomes/Ponta Verde (Trapiche da Barra);
M 004 - Ouro Preto/Ponta Verde (Feitosa);
M 005 - Ipioca/Pontal (Ponta Verde);
M 006 - Clima Bom/Ponta Verde (Fernão Velho).

Informações: Prefeitura de Maceió
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Senado fará diligência para acompanhar situação do Metrô do Recife

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o senador Humberto Costa (PT), presidente do colegiado, anunciou uma diligência para acompanhar in loco os problemas do metrô do Recife. Além de visitar as instalações do metrô, os parlamentares pretendem realizar uma série de ações para debater soluções para recuperar o sistema. Também está prevista uma nova audiência pública, desta vez na Capital, para debater o tema com lideranças políticas locais. A CAS também planeja um encontro com a governadora Raquel Lyra (PSDB).

"O metrô do Recife é um dos principais modais do transporte público da região metropolitana e já foi referência para todo o Brasil. Infelizmente, hoje nos deparamos com um sistema abandonado e sucateado, que não atende às necessidades da população. O sucateamento da estrutura afeta também os trabalhadores que se dedicam a manter o sistema funcionando. Buscamos, de maneira efetiva, garantir a recuperação da rede e restabelecer a segurança e o conforto dos passageiros e dos trabalhadores", afirmou Humberto.

Presente à reunião, o senador Fernando Dueire (MDB) reforçou a necessidade de mobilização em torno da pauta do metrô do Recife. "O sistema do metrô está desatualizado e a situação degradada. A verdade nua e crua é que o metrô do Recife vem funcionando graças ao empenho e à dedicação dos seus funcionários", afirmou.


O presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), Luiz Soares, falou sobre a importância do metrô para o Recife e para toda a região metropolitana.  A recuperação e a expansão do sistema é um compromisso da nossa categoria e do sindicato. O governo Lula assumiu o compromisso conosco de recuperar o metrô do Recife, que vinha sofrendo um processo de sucateamento nos últimos seis anos", afirmou. O metrô do Recife atende cerca de 400 mil pessoas por dia.
Diretor de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano no Ministério das Cidades, Antônio Maria Espósito Neto reafirmou o compromisso do governo Lula em trabalhar pela melhoria do sistema. "O Brasil vive um momento de união e reconstrução. A recriação do Ministério das Cidades e da Secretaria de Mobilidade Urbana mostra que esta é uma pauta prioritária do governo. É o momento de voltar a olhar para este setor com o carinho e a atenção de que precisa", afirmou. 

Também participaram da audiência pública o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE),  Adriano Lucena, o gerente operacional de Recursos Humanos da CBTU/Recife, José Inocêncio Andrade, o chefe do Departamento de Estruturação e Projetos do BNDES, Arian Bechara Ferreira, a presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Eloisa Basto Amorim de Moraes, e o procurador do Estado de Pernambuco, Sérgio Augusto.

Informações: FolhaPE
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Volkswagen lança novos ônibus com suspensão pneumática para maior conforto

A Volkswagen Caminhões e Ônibus ampliou seu portfólio e está com a mais completa linha de suspensões pneumáticas do país para o transporte de passageiros. Dos Volksbus de 9 a 18 toneladas, todos os chassis dispõem dessa configuração para escolha dos clientes que busquem um conforto ainda maior, bem como a redução de custos operacionais com as manutenções.

As melhorias, no entanto, não param por aí. A experiência a bordo da melhor família Volksbus de todos os tempos fica ainda mais agradável com diversas configurações. O novo volante multifuncional vem com coluna com multirregulagem de série para contemplar as mais variadas alturas de condutor.

A alavanca do câmbio foi reposicionada no painel para tornar a direção muito mais fácil e ergonômica. Nas versões de 18 toneladas, ela vem integrada à coluna de direção. O novo sistema de direção reduz em até 30% o esforço nas manobras, estando também mais preciso.

Já o painel completa essa composição de forma a favorecer o melhor ângulo de visão para o motorista. Agrega também mais 70 funcionalidades de forma a facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam seu dia a dia.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus lança mão da digitalização para incrementar essa experiência. As opções vão desde informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos. E tudo pode ser personalizável.

O pacote tecnológico da VWCO para seus chassis também inclui o avanço das transmissões automáticas, que ganham espaço no portfólio e conferem ainda mais conforto e segurança. Para a família Volksbus com motor dianteiro está disponível a versão de oito velocidades. Já para os modelos com motores traseiros, são duas opções: seis velocidades para o veículo piso baixo e oito velocidades para o piso alto.

Informações: Volkswagen
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Prefeitura do Rio reabre estação Pedra de Itaúna após reforma

segunda-feira, 29 de maio de 2023


A Mobi-Rio informa a reabertura, na tarde deste domingo (28/5), da estação Pedra Itaúna, na Barra da Tijuca. É a 114ª reformada desde março de 2021, quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão do sistema BRT. Além da revitalização da estação, foram feitas obras de substituição do pavimento da pista exclusiva do BRT naquele trecho do corredor Transoeste.

A reforma da estação Pedra de Itaúna seguiu o padrão adotado anteriormente nas demais do sistema, com substituição de portas de vidro por chapas de aço vazadas, fiação embutida e portas com trava automática e mecanismos blindados.

Informações: Prefeitura do Rio
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Transporte coletivo em BH tem redução de 40% dos usuários

Enquanto o número de carros só aumenta nas ruas, com aumento de 51% na frota só nos últimos nove anos, a quantidade de passageiros no transporte público cai. É o que mostram os dados da BHTrans no período entre 2014 e 2022, quando houve uma queda de 40% no total de pessoas transportadas por ano pelos ônibus da capital mineira -- foram 448,3 milhões, contra 269,3 milhões no ano passado.

Os índices foram ainda mais impactados por conta da Covid-19 e o sistema ainda não conseguiu recuperar o valor pré-pandemia, em 2019, que foi de 353,1 milhões de passageiros no ano.

O especialista em trânsito Frederico Rodrigues ressalta que esse é um problema crônico que acompanha o transporte público há muito tempo, fenômeno que foi ainda mais potencializado por apps como Uber e 99.

“A cultura brasileira, aliada à qualidade do transporte coletivo, por mais que tenham sido feitos esforços, leva as pessoas a migrarem para um modo individual. E, sem dúvida, a Uber é mais um ponto que tirou várias pessoas do transporte coletivo, devido ao barateamento desses deslocamentos quando comparados aos táxis”, argumenta.

Insatisfação😞

Um estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no fim do ano passado apontou que 63,2% da população considera o transporte público urbano como ruim ou péssimo. Para Lorena Freitas, esse descontentamento é um reflexo de anos da falta de políticas públicas para o setor, aliado à facilidade trazida pelos aplicativos de mobilidade.
“As plataformas se tornaram uma alternativa de transporte mais barata que comprar um carro, e é acessível para uma parcela da população. Com isso, acaba cobrindo a falta que os coletivos deixam, seja pelo valor da tarifa ou pela falta de capilaridade para atender as demanda”, explica.

A especialista finaliza que são poucos os municípios brasileiros que conseguem subsidiar o transporte público em algum nível e, por isso, defende a criação de fundos geridos pela União para que o setor tenha repasses para investimentos.

“Sempre que a gente tem essa redução da demanda, que é uma tendência, temos uma série de problemas que estão ligados a precarização do serviço, da qualidade, a redução ou extinção de linhas, o aumento da tarifa, que vai fazendo com que ela fique cada vez mais inacessível”.

Informações: O Tempo
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Greve dos ônibus em SP atrasam saída nesta segunda-feira

Passageiros que utilizam transporte coletivo na capita paulista foram surpreendidos nesta manhã de segunda-feira, 29, com a falta de ônibus em diversos bairros da cidade. De acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), o início da operação apresentou atraso em nove concessionárias do sistema e a circulação já foi normalizada.

A SPTrans afirma que solicitou apoio do policiamento nas garagens e irá registrar um boletim de ocorrência para que os envolvidos na interrupção de serviço essencial à população sejam responsabilizados, além de estar aplicando, de forma automática, as autuações pelas viagens não realizadas às concessionárias.

"A SPTrans lamenta os atrasos praticados, sem respeitar o prazo legal de 72 horas para comunicação oficial antecipada à população e ao órgão gestor de paralisação de serviço essencial e prejudicando a população desde as 3h desta segunda-feira”, afirmou em nota.

Qual o motivo da greve dos motoristas em São Paulo?

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) a paralisação foi decidida em assembleias após ausência de uma nova proposta patronal contendo a valorização das cláusulas econômicas. Os trabalhadores afirmam que o sindicato não sinalizou qualquer intenção de contribuir para um acordo.

Quais frotas já foram normalizadas?
- Grajaú - Zona Sul
- MobiBrasil - Zona Sul
- Transppass - Zona Oeste
- Viação Campo Belo - Zona Sul
- KBPX - Zona Sul
- Metrópole 3 - Zona Leste
- Santa Brígida - Zona Norte
- Gato Preto - Zona Oeste
- Sambaíba - Zona Norte

Informações: Exame
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Terminal de ônibus de Curitiba (PR) terá energia solar

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Na última quarta-feira (24/05) o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, assinou a ordem de serviço para início das obras de implantação do sistema de energia solar fotovoltaica no Terminal Pinherinho. A iniciativa faz parte do programa Curitiba mais Energia, que já está acontecendo nos terminais de transporte coletivo Boqueirão e Santa Cândida.

Serão instalados 2.156 painéis fotovoltaicos no telhado do terminal Pinheirinho e as obras devem durar cerca de nove meses. Agora, todo o projeto executivo da obra do terminal será detalhado e os trabalhos devem começar em 45 dias.

Iniciativa no Terminal Boqueirão e Santa Cândida
No Terminal Boqueirão as obras já estão com 30% de execução. No local, todas as telhas estão sendo trocadas para receber a estrutura onde serão instalados os painéis fotovoltaicos. São 10.945 metros quadrados e cerca de 2,6 mil telhas que estão sendo substituídas.
Já no Terminal Santa cândida, atualmente estão sendo feitos os ajustes necessários na cobertura para a instalação de 900 módulos fotovoltaicos para geração de energia elétrica.

Programa Curitiba mais Energia
O programa Curitiba Mais Energia possui diversas iniciativas em locais públicos de Curitiba. Além dos terminais de transporte público, fazem parte do programa a Pirâmide Solar do Caximba, os painéis instalados no Palácio 29 de Março (sede da Prefeitura), no Complexo Imap e no Salão de Atos, ambos no Parque Barigui, e na Galeria Quatro Estações do Jardim Botânico. 

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, pontua que os terminais de ônibus terão cerca de 3,5 mil placas solares e destaca que a iniciativa será capaz de gerar quase metade da energia consumida pelos prédios municipais de Curitiba:

“Eles terão uma capacidade máxima instalada para gerar 1,5 megawatts de energia. Ao somá-la à energia gerada pela Pirâmide Solar do Caximba e pelos outros projetos do programa Curitiba mais Energia, vamos conseguir gerar cerca de 45% do consumo dos prédios municipais”. 
 
Informações: Portal Solar
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Em Campinas, Atendimento das linhas BRT Campo Grande e Ouro Verde será ampliado

Como parte do plano de operação gradativa dos Corredores BRT, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) amplia o atendimento das linhas BRT Campo Grande e Ouro Verde, a partir desta sexta-feira, 26 de maio. A linha BRT Campo Grande (BRT20) passa a operar o dia todo, com opções de horários entre os picos. E a linha BRT Ouro Verde (BRT10) agora vai e volta, atendendo as nove estações e terminais entre o Ouro Verde e o Centro também no contrafluxo. Ambas circulam em dias úteis.  

A linha BRT20 terá intervalos de 20 minutos e frota de quatro veículos nos horários de entrepico. As partidas do Terminal Campo Grande (sentido Centro) irão ocorrer entre 8h50 e 15h30; e as partidas do Terminal BRT Mercado (sentido bairro), entre 9h30 e 16h10. O tempo de percurso entre os terminais Campo Grande e Mercado fica mantido em cerca de 40 minutos. O número de viagens diárias passa de 96 para 130, sendo 65 por sentido.  

Nos horários de pico, os intervalos de 10 minutos e a frota de oito veículos serão mantidos. Nas partidas do Terminal Campo Grande, permanece a operação entre 4h40 e 8h30; à tarde, as partidas passam a ocorrer entre 15h40 e 18h50. Nas partidas do Terminal Mercado, fica mantida a operação entre 5h20 e 9h10 pela manhã; à tarde, as saídas passam a ocorrer entre 16h20 e 19h30.  

“Gradativamente, o atendimento das linhas BRT está sendo ampliado, dando mais opções de acesso aos usuários do transporte público coletivo. O intuito é que cada vez mais usuários que se deslocam entre o Campo Grande, o Ouro Verde e o Centro sejam beneficiados com o menor tempo de viagem proporcionado pelos corredores e com a estrutura das estações e terminais”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

A linha BRT20 conecta os terminais Campo Grande e Mercado. São 16 opções para embarque e desembarque: três terminais (Campo Grande, Satélite Íris e Mercado) e 13 estações (Nova Esperança, Rossin, Florence, Bela Aliança, Bandeirantes, Roseira/PUCC, Londres, Garcia, Aurélia, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária).  

Para incentivar a migração dos usuários que utilizam o eixo Campo Grande para a linha BRT20, haverá ajustes operacionais nas linhas 212 (Terminal Itajaí) e 220 (Terminal Campo Grande). A linha 212 terá ajustes na programação horária, nos dias úteis, nas partidas do Terminal Itajaí e da Avenida Dr. Moraes Sales. E a linha 220 deixa de operar no período de entrepico, em dias úteis. 
 
Linha BRT10 passa a operar no contrafluxo  
 
A operação da linha BRT10 nos dois sentidos de circulação oferece mais opções de deslocamento aos usuários. Ela passa a atender as nove estações e terminais também no contrafluxo, nos horários de pico, em dias úteis. 

Até então, a linha vinha realizando retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. Agora, os usuários poderão utilizar a linha para acessar o sentido Ouro Verde no pico da manhã, com partidas entre 5h30 e 9h06; e o Centro no pico da tarde, com partidas entre 14h54 e 18h30.  

Serão mantidos os intervalos de 18 minutos e a frota de quatro veículos. O tempo de percurso será de, aproximadamente, 36 minutos. No total, serão realizadas 52 viagens, sendo 26 por sentido.
Não haverá alteração nos horários de partida já praticados atualmente nos sentidos de maior fluxo. Pela manhã, os horários de saída do Terminal Ouro Verde (sentido Centro) têm início às 4h54 e seguem até as 8h30. À tarde, a linha tem partidas do Terminal Central (sentido Ouro Verde) entre 15h30 e 19h06. 

A linha BRT10 opera de forma semiexpressa entre os terminais Ouro Verde e Central. São nove opções para embarque e desembarque. Além dos terminais, ela atende as estações Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge; além de passar pelo Santa Lúcia.  

Para informar os usuários, a Emdec instalou faixas informativas nas estações. Cartazes foram inseridos nos ônibus das linhas BRT e, também, nas linhas que circulam nos eixos Campo Grande e Ouro Verde. Agentes da Mobilidade Urbana também orientam os passageiros nas estações e terminais.  

Histórico  
 
A operação gradativa da linha BRT20 (Campo Grande) foi iniciada em novembro de 2022, atendendo a três terminais (Campo Grande, Terminal Satélite Íris e Mercado) e duas estações (Londres e Rodoviária), nos horários de pico. Foi a primeira linha com características BRT a entrar em operação em Campinas.  

Em janeiro de 2023, o atendimento foi ampliado para 10 estações e terminais no total, incluindo no trajeto as estações BRT Rossin, Florence, Roseira/PUCC, Garcia e Aurélia. Em março, a linha passou a realizar o percurso de ida e volta, atendendo aos usuários também no contrafluxo (sentido Campo Grande no pico da manhã e Centro no pico da tarde).  

E em abril, a linha passou a atender seis novas estações, tornando operacionais 100% das estações entregues do Corredor BRT Campo Grande – Nova Esperança, Bela Aliança, Bandeirantes, Vila Teixeira, Alberto Sarmento e Bonfim. A linha BRT20 atende, em média, 2,7 mil passageiros diariamente. 

Já a linha BRT10 (Ouro Verde), a segunda com características BRT, entrou em operação no dia 31 de março, conectando o Ouro Verde ao Centro, com nove opções de embarque e desembarque.  Ela atende, em média, 850 passageiros diariamente. 

Com a operação gradativa dos Corredores BRT, os usuários já usufruem de estações e terminais mais modernos, com portas automáticas, acessibilidade, iluminação em LED e catracas eletrônicas. O pagamento da tarifa deve ser feito por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone.
 
Informações: Prefeitura de Campinas
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