Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Frota de Salvador ganha mais de 30 novos ônibus climatizados

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A frota de ônibus de Salvador ganhou 39 novos veículos climatizados nesta sexta-feira (3). Os novos veículos fazem parte da renovação anual da frota da cidade. A cerimônia de entrega aconteceu no Jardim de Alah e contou com a participação do prefeito Bruno Reis e do secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Ao todo, 169 veículos foram comprados pelas concessionárias. Além destes, mais nove micro-ônibus já estão em circulação desde o final do ano passado. Os demais veículos chegarão à cidade no decorrer do ano. Com a entrega realizada hoje, Salvador chega a 430 ônibus climatizados na frota da cidade.

Os novos ônibus são da empresa OTTrans, e irão circular nas linhas 1007 – Lapa x Terminal Aeroporto/Jardim das Margaridas, 1026 – Estação Mussurunga x Boca da Mata e 0136 – Lapa x Centenário, escolhidas priorizando o atendimento a localidades onde há registros de usuários cadeirantes, especialmente crianças. Isso porque os novos ônibus têm maior espaço reservado para transportar até três cadeirantes ao mesmo tempo.

Dos 39 ônibus novos, 22 serão alocados na linha 1007, dez na linha 1026 e sete na 1036. 

Informações: iBahia
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Em Curitiba, Obras do Complexo do Tarumã começam na quarta e terá faixa exclusiva para ônibus e duas estações

Duas novas estações de ônibus e o alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral serão as principais intervenções previstas no Complexo do Tarumã pela Prefeitura de Curitiba. A primeira fase da obra começa na quarta-feira (25/1) com o bloqueio total da parte norte do Viaduto do Tarumã, que cruza a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Parte da rotatória sob a estrutura viária, ao lado do Colégio Militar do Paraná e da Concessionária CCV, será totalmente bloqueada.

Pelo serviço de whatsapp da Prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.

Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, o viaduto será alargado. Na parte inferior, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara. É a Prefeitura de Curitiba trabalhando para a melhoria da mobilidade na cidade, com mais eficiência nos deslocamentos pelo transporte coletivo e trânsito mais organizado.
Além do alargamento do viaduto e das duas novas estações de ônibus, o projeto prevê novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além da revitalização de praças públicas – Cova da Iria e Mauro Ferreira -, novo paisagismo e iluminação no local.

Pelo serviço de whatsapp da prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.

A Prefeitura realizou a licitação dos lotes em 2022 e a Trail Engenharia foi a vencedora da concorrência, no valor de R$ 92 milhões e prazo de 18 meses para conclusão.

“Cada vez mais, Curitiba avança na execução de um planejamento estratégico que atende aos desafios das cidades do futuro, com atenção à mobilidade e resiliência às questões climáticas, como o impacto da poluição gerada pelo trânsito. O Complexo do Tarumã vai permitir integrações de transporte coletivo inéditas, melhorando a qualidade do serviço”, diz o prefeito Rafael Greca.

Histórico
O Complexo do Tarumã, assim como toda a Linha Verde, integram o eixo de 22 km de transporte que liga Curitiba de norte a sul. Desde 2017, quando assumiu o segundo mandato, o prefeito Rafael Greca está comprometido em concluir todo o projeto. A gestão retomou licitações que estavam paradas e conseguiu publicar os editais dos lotes 3.1, 3.2, 4.1 e 2.1.

A TCE Triunfo Engenharia venceu a primeira licitação do Lote 2.1, que incluía o alargamento do viaduto da Victor Ferreira do Amaral e uma trincheira, em 2019, que foi cancelada em 2021. A licitação do lote 2.2, que previa os novos acessos, foi concluída, mas a empresa vencedora declinou do contrato.

Sem os recursos do governo federal, previstos para a execução original do projeto, foi feita uma alteração que permitiu que os lotes 2.1 e 2.2 fossem unificados em apenas um edital, com o alargamento do viaduto, a construção das estações e os novos acessos, para serem implantados com recursos do Tesouro Municipal.
Esse novo edital, publicado em setembro de 2022, teve a Trial Engenharia, de São Paulo, como vencedora. O contrato, no valor de R$ 92,8 milhões, foi assinado em novembro de 2022 e a empresa tem 18 meses para concluir a obra.  

Informações: URBS
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Usuários do Recife estão deixando de usar o metrô devido as quebras cotidianas

Quem depende todos os dias usarem o Metrô do Recife não sabe mais se vai chegar aos seus destinos como programado, isso porque o modal passou a ser uma dor de cabeça cotidiana na vida dos pernambucanos e sem previsão para acabar. É preciso que as pessoas possam traçar novos planos para não ficarem mais dependentes de um serviço caótico que atrapalham suas vidas trazendo prejuízos imensuráveis. Os relatos de usuários que já abandonaram o Metrô devido a quebras, mesmo que a viagem esteja sendo maior em termos de viagem e percursos maiores, mas mesmo assim previsíveis. Guilherme é morador de Camaragibe e hoje não vai mais de metrô, ele relata que não compensa mais depender de um sistema que não garante sua ida como programado e se adaptou ao BRT para chegar ao centro da cidade.

Outros usuários que trabalham no centro, antes usavam também o metrô para voltarem para suas casas, mas hoje, preferem chegar aos terminais integrados por ônibus por terem receio de quebras, a vendedora Cassia Lins, moradora do Ibura relata que não pega mais o metrô não somente devido a quebras, mas pelo motivo de sujeira e insegurança dentro dos vagões.

Essa mudança de ir e vir de muitos usuários deixa os orgãos de transito e transportes em alerta, isto porque é preciso repensar e planejar junto à malha do sistema de ônibus e também do transito da cidade onde esses usuários estão se deslocam do, seja de ônibus ou de carro, o fato é que se nada for feito pelo metrô do Recife ainda esse ano, o mesmo corre risco de parar por completo.

No que diz respeito à linha centro do metrô, muitos usuários ainda vão certamente sair com a triplicação da BR 232 já na fase final de obras e sobre a linha Sul, é preciso repensar tais baldeações fazendo com que algumas comunidades possam ter meios alternativos de linhas que não se submetam apenas ao modal sobre trilho defasado.

Blog Meu Transporte
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Prefeitura do Rio avança com as obras da Transbrasil


Com o avanço das obras da Transbrasil, a Prefeitura do Rio entregou para a população, nesta quarta-feira (1/2), a nova passarela 3, na altura do Caju. O trecho que vai do Into até Benfica também está com as obras finalizadas. Para dar maior fluidez ao trânsito, a Prefeitura liberou o viaduto de Coelho Neto, sentido Zona Oeste, no horário de maior fluxo, das 14h às 21h. No horário do contrafluxo, o local será fechado para finalização das obras no entorno.

Na manhã do dia 19 de janeiro, foi liberado o alargamento da pista lateral (duas faixas) na Avenida Brasil, sentido centro, antes do acesso para estrada João Paulo até a altura do Rio Acari.

A Prefeitura reforça que o sistema BRT Transbrasil estará em pleno funcionamento em dezembro de 2023. O trabalho está sendo realizado de forma integrada para entregar um serviço de qualidade para a população.

Informações: Prefeitura do Rio
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Volvo exporta novos ônibus para BRT da Guatemala

São 69 veículos do modelo Volvo B8RLE para o novo sistema denominado Tu Bus, que pretende integrar rotas de alimentação com o sistema Transmetro, a moderna estrutura de transporte público da Cidade da Guatemala, primeiro BRT (Bus Rapid Transport) da América Central. O início da operação dos novos ônibus está previsto para maio.

“A Volvo é líder mundial em soluções estruturadas para esse tipo de sistema de transporte. Nossos ônibus rodam na Cidade da Guatemala desde o começo dos anos 2000 e somos a marca com maior presença neste BRT”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America. Hoje, há 116 ônibus articulados e biarticulados Volvo em operação naquela metrópole, mais de 50% da frota.

Alimentadores e Integração

O BRT da Cidade da Guatemala (Transmetro) e o sistema Tu Bus são operados pela EMT (Empresa Municipal de Transporte), empresa pública que gerencia o sistema de transporte da capital. Com as novas aquisições, amplia-se a integração de ônibus alimentadores para os troncais, os eixos exclusivos para articulados e biarticulados do BRT. Os novos Volvo vão atender a demanda de passageiros em regiões diversas da cidade, transportando-os até as estações de embarque para os eixos do sistema exclusivo para ônibus de grande capacidade.

Menos emissões

Os novos veículos são todos Euro 6, norma de emissões adotada na Europa e no Brasil. “São os primeiros ônibus da Cidade da Guatemala a adotar esse padrão. O Transmetro tem uma estratégia de longo prazo de investir em tecnologias menos poluentes e a aquisição de modelos Euro 6 está em linha com esse direcionamento”, assegura Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses no continente. Os novos Volvo são todos de piso-baixo e também serão os primeiros ônibus de motor traseiro a operar como alimentadores no sistema de transporte público da cidade.

Para fornecer os 69 veículos a Volvo venceu uma licitação em conjunto com a Tecun, o importador da marca para a Guatemala. “Um processo licitatório como esse vai além da qualidade dos veículos. É um conjunto que começa nas opções financeiras e se estende até o pós-venda”, explica Carlos Elkan, gerente regional de vendas da Volvo Buses. “E a Tecun é vital para a robustez do processo e a solução integrada que oferecemos.”

O chassi

Equipado com motor Volvo de oito litros, o modelo B8RLE tem excelente desempenho, com alta disponibilidade e elevada segurança. Tem o menor consumo de combustível e baixo custo por quilômetro rodado. É o mais leve da categoria, com quase 400 quilos a menos que modelos semelhantes.

Os chassis congregam ainda pacote completo de conectividade, eletrônica embarcada e de segurança dos modelos da marca, como freio a disco, suspensão a ar e caixa de marchas automática. Trazem ainda o Volvo Connect, interface de serviços digitais que concentra num só lugar todas as informações monitoradas por conectividade nos veículos em tempo real, elevando a produtividade da operação. Os novos ônibus embarcados para a Guatemala têm carroceria Marcopolo.

O Transmetro

O BRT da Cidade da Guatemala foi inaugurado em 2007 e tem sete linhas, duas delas exclusivas para ônibus de grande porte, que cortam a capital em todas as direções. Possui 79 estações e oito terminais de transferência. Segundo o portal BRT Data, o Transmetro movimenta mais de 210 mil passageiros por dia e 63 milhões por ano, em um sistema de tarifa integrada.

Informações: Volvo
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BYD fornecerá mais de mil ônibus elétricos para capital da Colômbia

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

A BYD recebeu pedidos cumulativos para fornecer 1.002 ônibus elétricos para a capital da Colômbia, Bogotá. De acordo com a companhia, a Autoridade de Transporte Público da Cidade de Bogotá (TRANSMILENIO S.A.) lançou uma licitação pública para 1.295 ônibus à diesel, GNV e tecnologias elétricas em agosto de 2020. Três dos parceiros estratégicos globais da BYD venceram a licitação, totalizando 1.002 veículos elétricos. A BYD fará parceria com os fabricantes locais de ônibus Superpolo e BUSSCAR, para as peças da carroceria.

“A licitação foi aberta a todas as tecnologias de ônibus, mas a BYD conquistou a confiança e a cooperação de seus parceiros no competitivo processo de licitação, graças à sua tecnologia de ponta, produtos e serviços. Este é o maior pedido de ônibus 100% elétricos fora da China até hoje, o que estabelece um novo recorde em volume de vendas para a indústria de ônibus 100% elétricos no exterior”, destacou a fabricante.

O lote de ônibus está programado para ser entregue durante o ano de 2021 e no primeiro semestre de 2022, e será colocado em operação em 34 rotas de ônibus em cinco regiões de Bogotá. Além da capital da Colômbia, os ônibus da BYD já operam em Medellín, Cali e em outras cidades. Atualmente, a BYD acumula 1.550 pedidos de ônibus elétricos no país.

“Este pedido de mais de 1.000 ônibus marca um novo começo, o que promoverá efetivamente o rápido desenvolvimento do transporte verde na América Latina e a próxima era da eletrificação global de ônibus”, disse a presidente da BYD Motors, Stella Li.

“A montagem das carrocerias dos ônibus na Colômbia não só ajudará a impulsionar a economia nacional, criando empregos qualificados para a comunidade local, mas também melhorará a qualidade dos serviços de transporte, reduzirá as emissões de carbono e melhorará o meio ambiente”, disse a diretora da TRANSMILENIO SA, Maria Fernanda Ortiz.

Informações: Portsolar
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Espera média por transporte público em BH foi de 24 minutos em 2022

O Relatório Global sobre Transporte Público produzido pelo Moovit, popular aplicativo de mobilidade urbana, divulgado na última terça-feira (24/1), revelou que em 2022 o belo-horizontino esperou em média 24 minutos em pontos e paradas durante uma viagem em dias úteis. Só ficou atrás apenas de Recife onde o usuário esperou 27 minutos. Também foram  levantados dados sobre o Tempo de Viagem, Distância Percorrida, Incentivos ao Uso de Transporte Público e etc.

Comparando com outras cidades brasileiras, o usuário de transporte público em BH ainda precisou esperar mais do que o Paulista, que aguarda em média 18 minutos, e o Carioca - 21 minutos. Na capital mineira, 47,5% das pessoas ficam em esperas longas de 20 minutos ou mais durante uma viagem, o que é considerado uma experiência ruim, e apenas 9,2% esperam menos do que cinco minutos.
No quesito, BH ainda ocupa a oitava posição em um ranking internacional, “ganhando” de cidades como Aguascalientes (37 minutos), no México, Palermo e Trapani (29min cada), na Itália. O levantamento inclui dados sobre o uso de ônibus, metrô, trem e outros modais de transporte.

A pesquisa da Moovit foi feita utilizando os dados dos usuários, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sendo complementada por um questionário respondido por 33 mil usuários de dez cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

No Brasil o aplicativo já foi baixado mais de 100 milhões de vezes na PlayStore (Android) e ocupa a 3ª colocação na categoria “navegação” na Apple Store (iOS).

Tempo de Viagem

Para Marcelo Amaral, especialista em mobilidade urbana e coordenador de projetos do movimento NossaBH - grupo que faz pesquisas em políticas públicas da capital -, esse tipo de levantamento do Moovit é fundamental para pensar e refletir sobre o transporte. “Não necessariamente a gente precisa deles para dizer se o transporte está ruim ou bom, mas são importantes para o planejamento da Gestão Pública”, comentou.

Fundamental para a integração da cidade, o transporte público de Belo Horizonte tem sido alvo de constantes debates que, nos últimos meses, levaram a greves no metrô e greves nos ônibus.

O usuário que precisa enfrentar os problemas dos modais, no entanto, tem gastado em média 1 hora em deslocamento, tempo que inclui o tempo de caminhada, espera e no transporte.

A Capital Mineira é a quarta cidade no quesito, atrás de Rio de Janeiro (67 min), Recife (64 min) e São Paulo (62 min). Em BH 30,27% dos usuários fazem trajetos de 1 a 2 horas em viagens consideradas de média duração e quase 7% fazem viagens de 2 horas ou mais

Marcelo destaca toda a infraestrutura como fator determinante para reduzir os tempos de espera e viagem, comparando com outras cidades, principalmente aquelas que possuem mais de um milhão de habitantes. 

“A gente fala muito de metrô que é nosso sonho de consumo a décadas e que é uma solução rica, mas não dá para esperar só ele como solução. Os corredores de ônibus BRT (Move) é uma solução que BH começou a implantar, mas parou. Os corredores são um grande ganho para quem faz longas distâncias para reduzir, tanto o tempo de espera, quanto o tempo de viagem. É uma infraestrutura que tende a melhorar muitos fatores”, explicou Marcelo Amaral.

O especialista ainda destaca o BRT da Avenida Amazonas, como algo que a gestão pública deveria se ater em implantar. Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) firmou um acordo com o Banco Mundial para melhorias na Avenida, onde serão investidos mais de US$ 100 milhões. A expectativa é que a fase de elaboração dos projetos seja concluída em dois anos, após esse prazo as obras devem ser iniciadas.

Distância Percorrida

O levantamento do Moovit também demonstra que o belo-horizontino percorreu uma distância média de 7,82 Km por viagem. A cidade ocupa a sétima colocação entre as participantes brasileiras da pesquisa. Brasília aparece como a primeira colocada com a distância média sendo 12,41 Km, seguida por Rio de Janeiro com 11,42 Km, e Recife com 8,22 Km.

O Moovit ainda considera trajetos que percorrem mais de 12 Km como viagens longas. Nesse sentido, em BH apenas 17,8% dos usuários percorrem essa distância em uma viagem. No Distrito Federal, 39,4% das pessoas fazem viagens de percurso longo, e no Rio de Janeiro 33,5%.

“A cidade vai se alastrando e as oportunidades não se alastram na mesma velocidade das pessoas que vão morar muito longe. O primeiro passo da cidade é o planejamento urbano, o Plano Diretor. Sendo um plano bem feito, que adensa ao longo dos corredores, tende a diminuir o tempo de viagem e as distâncias percorridas”, disse Marcelo, que destacou a política urbana como um primeiro fator a ser melhorado.
“O segundo fator é o transporte de qualidade. A velocidade depende da prioridade ao longo do corredor. Por que as faixas exclusivas são tão importantes nas grandes avenidas? pois assim os ônibus andam mais rápido do que os carros”, ressaltou Marcelo Amaral.

Incentivo ao uso do Transporte Público

Outro destaque da pesquisa promovida pelo aplicativo é a pergunta feita aos usuários: "O que faria você usar transporte público com mais frequência?". Em BH 29% dos usuários responderam que mais veículos e um tempo menor de espera seria um bom incentivo, 19,5% reivindicam passagens mais baratas e outros 15,3% horários confiáveis.

Para Marcelo, a pergunta ajuda a entender o porquê as pessoas deixam de usar o transporte público e usam outros modos. O especialista destaca a ascensão social como um dos fatores que possibilita a compra de motos e carros, no entanto, não existe solução para as cidades que seja baseado em automóveis individuais.

“A ideia de que o transporte público precisa ser atraente é fundamental. O que faria você usar? O ideal é sempre a pessoa esperar um pouco, ser barato e rápido até o destino dela. Não necessariamente dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Não dá para tornar a passagem mais barata, por exemplo, se você não tiver outra fonte de financiamento, que é o que BH faz com subsídio”, completou Marcelo Amaral.

Em nota a Prefeitura de Belo Horizonte informou que tem trabalhado para aprimorar o acesso da população ao transporte coletivo, e ainda reforça que são realizadas ações de fiscalização para melhorar o tempo de espera e garantir o cumprimento do quadro de horários.

Informações: Estado de Minas
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Em SP, Linha 8548/10 terá mudança do ponto inicial a partir de sábado, 4

A SPTrans informa que a partir de sábado, 4 de fevereiro, a linha 8548/10 Parada de Taipas – Term. Lapa terá seu ponto inicial remanejado da Rua Nova Guataporanga para a Rua Lucinda Simões e voltará a operar aos sábados, domingos e feriados,  em substituição ao atendimento 8548/21 Parada de Taipas - Term. Lapa.

Para os passageiros que utilizam a linha 8548/10 no trecho entre a Rua Nova Guataporanga e Av. Elísio Teixeira Leite, a opção será utilizar as linhas 9023/10 Pq. Taipas - Term. Pirituba e 938C/10 COHAB Taipas - Term. Princesa Isabel e realizar transferência para a linha 8548/10 na Rua João Amado Coutinho, números 121 e 158, como realizado atualmente nos fins de semana.

O novo local oferece uma melhor infraestrutura para a acomodação dos coletivos.

Confira as alterações:

8548/10 Parada de Taipas – Term. Lapa
Ponto inicial: Rua Lucinda Simões
Ponto final: Terminal Lapa - Plataforma 4
Funcionamento: dias úteis, sábados, domingos e feriados.
Horário:
Dias úteis: das 4h20 às 23h25 (ponto inicial) e das 5h05 à 1h (ponto final)
Sábados:  das 4h30 às 23h30 (ponto inicial) e das 5h15 à 1h (ponto final)
Domingos e feriados: das 4h30 às 23h15 (ponto inicial) e das 5h20 à 0h20h (ponto final)

Itinerário

Ida: Rua Lucinda Simões, Rua Egídio Feline, Rua João Amado Coutinho, Av. Elísio Teixeira Leite, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Elísio Teixeira Leite, Rua Egídio Feline e Rua Lucinda Simões.

Informações: SPTrans
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Moovit apresenta relatório sobre transporte público em 2022

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Moovit, uma empresa da Mobileye e o aplicativo de mobilidade urbana mais utilizado no mundo, lança a versão atualizada do seu Relatório Global sobre Transporte Público. O levantamento foi feito com a análise de milhões de viagens por transporte público planejadas com o Moovit ao longo de 2022 em cem grandes metrópoles – dez delas no Brasil. Além da avaliação dos dados, o relatório traz também uma pesquisa de opinião com os usuários do app. 

A pesquisa quis saber o que incentivaria passageiros a usarem mais o transporte público. Para 24%, a maior demanda é o aumento na frota para reduzir o tempo de espera. Em seguida aparecem passagens mais baratas com 21%, e cronogramas mais confiáveis com 16%.

Esta edição do relatório também mostra como os passageiros passaram a usar transporte público após a fase mais aguda da pandemia de COVID 19. A pesquisa mostra que 17% dos passageiros diminuíram o uso de usar ônibus, trens e metrôs nos últimos dois anos. E 9% passaram a se locomover de outra forma, sem usar transporte público.  

Dez regiões metropolitanas brasileiras fazem parte do relatório: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa foi respondida por 33 mil usuários dessas cidades em novembro de 2022. Todos os dados são anônimos.

Confira algumas das conclusões do relatório, que pode ser visualizado na íntegra aqui:

Três cidades brasileiras ficam entre as dez com o maior tempo médio de viagem: Rio de Janeiro (67 min); Recife (64 min) e São Paulo (62 min);
Recife tem o maior tempo médio de espera no país

Recife tem o maior tempo médio de espera no país, com 27 min, seguido por Belo Horizonte, com 24 min, e Brasília e Salvador empatadas, com 23 min;

39% das viagens em Brasília percorrem mais de 12 km, o que é considerado uma longa distância;

Porto Alegre é a única cidade brasileira em que mais da metade das viagens (53%) são diretas;

O uso combinado de bicicletas compartilhadas com transporte público cresceu 7% em relação ao último relatório. 

“Há 3 anos, a COVID impactou fortemente o uso de transporte público. Nosso relatório mostra que as pessoas voltaram a se locomover em 2022, trazendo novos desafios para quem opera e administra os sistemas de transporte. Esperamos que o Relatório Global sobre Transporte Público seja uma ferramenta que ajude operadores e governos na tomada de decisões para ter uma operação eficiente que atenda às necessidades dos passageiros”, afirma Yovav Meydad, vice-presidente de marketing e expansão do Moovit.

O Relatório Global sobre Transporte Público está disponível para qualquer pessoa que deseje utilizar assim como comparar dados das cidades analisadas. As informações são distribuídas sob licença Creative Commons e podem ser utilizadas em artigos, reportagens, estudos bem como trabalhos acadêmicos, com crédito para o Moovit e link para www.moovit.com. 

Dados do Relatório Global sobre Transporte Público

Tempo de Viagem
– O Rio de Janeiro é a quarta cidade no mundo em tempo médio de viagem, com 67 minutos;

– Três cidades brasileiras ficam entre as dez com o maior tempo médio de viagem: Rio de Janeiro (67 min); Recife (64 min) e São Paulo (62 min);

– 12% das viagens no Rio têm pelo menos 2h de duração;

– As viagens curtas, com menos de 30 min, cresceram em todo o país em relação a 2020.

Distância Percorrida

– Brasília tem a maior distância média no Brasil, com 12,41km. É também a sexta maior em todo o relatório;

– 39% das viagens em Brasília percorrem pelo menos 12 km;

– Rio de Janeiro tem a segunda maior distância média no país, com 11,42km; 33% das viagens passam por pelo menos 12km.

Tempo de Espera

– Recife tem o maior tempo médio de espera no país, com 27 min, seguido por Belo Horizonte, com 24 min, e Brasília e Salvador empatadas, com 23 min;

– 55% dos passageiros em Recife esperam mais de 20 min pelo transporte; 

– Curitiba é a cidade com a maior porcentagem de esperas curtas (menos de 30 min): 17%;

– Tempo médio de espera diminuiu em seis cidades das dez cidades do levantamento.

Baldeações

– 27% das viagens em Curitiba têm três baldeações ou mais. É terceira cidade no mundo, atrás da Cidade do México (29%) e Paris (28%); 

– Porto Alegre é a única cidade em que mais da metade das viagens são diretas (53%);

– Recife tem o maior tempo média de espera de todas as cidades – 27 min.

Informações: Portal do Transito
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Mobi-Rio vai contratar 80 motoristas de articulados no sistema BRT


A Mobi-Rio vai contratar 80 motoristas de articulados. O edital 003/2023 foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (27/1) e está disponível no site da Mobi-Rio. As inscrições começam nesta sexta-feira e vão até a próxima quarta-feira (1/2). Elas  devem ser feitas online neste site.

No edital, encontram-se as informações para participar do processo seletivo. Um dos requisitos é ter experiência como condutor de veículos de grande porte e no transporte coletivo de passageiros. O salário é de R$ 3.382,14, além de vale-alimentação no valor de R$ 500,00. As vagas são para preenchimento imediato.
A necessidade de aumentar o quadro de motoristas decorre das melhorias realizadas pela Prefeitura do Rio no sistema BRT, entre elas a compra de novos ônibus que estão chegando gradativamente ao sistema.

Informações: Prefeitura do Rio
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Bogotá lançará licitação de corredor verde de US$ 540 mi em março

Bogotá lançará em março a licitação para construir um corredor verde na avenida Carrera Séptima, um projeto avaliado em 2,5 trilhões de pesos (US$ 540 milhões).

A terceira rodada de consulta cidadã começará no final de fevereiro e se estenderá até março, quando será convocado um leilão para a realização das obras e modificações necessárias na via, disse a prefeita da capital colombiana, Claudia López, em um discurso transmitido ao vivo pela conta da Prefeitura no Twitter.

“É o corredor com o maior investimento ambiental da história de Bogotá”, destacou López.

A avenida, que atravessa a zona leste da cidade de norte a sul, contará com uma via exclusiva para o sistema de ônibus Transmilenio e se conectará com o metrô, o VLT de Bogotá e a ciclovia Alameda del Medio Milenio, entre outras obras de infraestrutura.

Os trabalhos consistem na construção de infraestrutura para ônibus elétricos, incluindo estações, vias para veículos, áreas para pedestres, ciclovias e bicicletários, bem como zonas verdes e conexões com duas linhas de teleférico. O transporte público ao longo dos 22 km do corredor será 100% elétrico.

Ainda não foram divulgados os prazos definitivos para o início da licitação, a concessão do contrato e as datas estimadas de início e conclusão das obras. O cronograma será publicado junto com a lista de documentos.

Informações: Bamericas
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Prefeitura autoriza mais 42 linhas de ônibus a circular sem cobrador

A prefeitura publicou nesta terça-feira, 31, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), a resolução que autoriza a operação de mais 42 linhas de ônibus sem cobrador a partir de sexta-feira, 3. Em relação ao percentual de profissionais, a retirada totaliza 34% do quadro. A previsão é chegar a 50% até o fim deste ano. A prefeitura começou a retirada gradual dos cobradores do sistema em fevereiro de 2022.


A medida segue o critério de escolher as linhas que transportam menos passageiros por viagem. Os usuários do transporte público podem emitir seu cartão TRI sem custo, o que proporciona agilidade no embarque.

Linhas que estão autorizadas: 

436 – Jardim Ipê
497 –  Mario Quintana
4971 – Mario Quintana/ Safira
671 – Carlos Gomes/Salso
346 – São José
3462 – São José/ Santa Catarina
375 – Agronomia
394 – Mapa
3942 – Mapa/ Quinta do Portal/ Terminal Azenha
3943 – Mapa via Ipiranga
3944 – Mapa via Parada 4
3945 – Mapa/ Quinta do Portal via Ipiranga
3946 – Quinta do Portal/Mapa até Salgado Filho
3947 – Quinta do Portal/Mapa/PDA 6
395 – Quinta do Portal
3951 – Quinta do Portal/ Salg. Filho/ Parada 6
3953 – Quinta do Portal via Ipiranga
1716 – Ponta Grossa/ Serraria
2601 – Belém Velho/ Cascatinha
2602 – Belém Velho/ J. Pessoa
262 – Jardim V. Nova

R1 – Rápida/ Jardim Vila Nova
266 – Vila Nova
272 – Moradas da Hípica
1112 – Hípica/ Tristeza
R9 – Rápida Hípica

280 – Otto/ HPS
2801 – Otto/ HPS/ Sábados/ Domingos e Feriados
2802 – Otto/ HPS/ 3ª Perimetral

A1 – Alimentadora Escolar A1

A28 – Escolar
A67 – Escolar Lami
A671 Escolar Lami 2
A70 – Alimentadora Extrema
A81 – Alimentadora Campo Novo/ Cavalhada
A876 – Escolar/ Gedeon Leite
2632 – Orfanotrófio/ Azenha
6135 - Elizabeth
659 - Ingá
861 – Leopoldina/ Cairu
703 – Vila Farrapos
6102 – Minuano/ Lindoia/ Sarandi

Informações: EPTC
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Novo terminal de ônibus em Blumenau será inaugurado em março

As obras de construção do novo terminal de ônibus de Blumenau, localizado no bairro Água Verde estão quase concluídas. O objetivo da prefeitura é entregar o empreendimento ainda no primeiro trimestre do ano, em março.

Além disso, a praça anexa ao terminal, que contemplará playground, pet place, pista de skate  e duas quadras esportivas também está na fase de acabamentos. A expectativa é que o espaço também seja inaugurado em março.

“Desde a concepção o local foi projetado para ser um novo modelo de equipamento público, atendendo a mobilidade, o transporte público, o convívio social e de lazer, para que a população usufrua integralmente da estrutura que está sendo instalada”, apontou o secretário de planejamento urbano, Éder Boron.
De acordo com a secretaria de Obras, os trabalhos nesta semana estavam focados na concretagem do pavimento rígido, nas instalações de vidros, alambrado, também na parte elétrica, além da aplicação de revestimentos.

O investimento da Prefeitura de Blumenau na construção do Terminal Oeste e na praça é de R$ 13 milhões, com recurso viabilizado por meio de operação de crédito junto ao Banco do Brasil.

“Uma grande parcela da nossa população depende do transporte coletivo e quanto maior for o nosso investimento na área, mais atrativo será o serviço. Igualmente a praça que está em implantação, que também se tornará mais uma opção para lazer e entretenimento de nossas famílias”, concluiu a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar.

Informações: O Municipio Blumenau
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Linha BRT20 amplia operação e passa a atender dez estações em Campinas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) iniciou na sexta-feira (27) a segunda fase da operação piloto da linha semiexpressa BRT20, e com isso ampliou o número de estações de 5 para 10. A linha, que liga a região do Campo Grande e o Centro, passa, assim, a atender as estações Rossin, Florence, Roseira (PUCC), Garcia e Aurélia, localizadas na Avenida John Boyd Dunlop.

Segundo a Emdec, não há um levantamento fechado sobre quantos passageiros utilizam o sistema para se locomover nos dois sentidos. No entanto, só na quinta-feira, dia 26, antes da implantação da segunda fase, foram registrados 574 passageiros de manhã e 810 na parte da tarde, totalizando 1.384. Já na manhã de sexta-feira, primeiro dia da incorporação das novas estações, foram transportadas 672 pessoas, 17% a mais em relação ao dia anterior.

A linha semiexpressa BRT20 liga a região do Campo Grande ao Centro circula em dias úteis e nos horários de pico da manhã e da tarde, com tempo de viagem de 40 minutos. Com a novidade, o intervalo cai em 4 minutos, passando de 20 para 16 e a frota ampliada de quatro para cinco veículos. Com isso, a programação horária da linha foi ajustada.

Além das cinco novas paradas, a BRT20 atende ao Terminal Campo Grande, Terminal Satélite Íris, Estação Londres, Estação Rodoviária e Terminal BRT Mercado. A primeira linha com características BRT começou a circular em novembro do ano passado. A operação piloto envolve o monitoramento da linha em campo pelos agentes da Mobilidade Urbana nas estações e terminais, além do acompanhamento remoto do Núcleo de Monitoramento de Transporte (NUMT), que vem recebendo as demandas e acionando as áreas envolvidas para correção das ocorrências registradas.
“A operação piloto está colocando em uso, gradativamente, os equipamentos públicos do Corredor BRT Campo Grande. Os usuários são beneficiados com mais agilidade no deslocamento, estações mais modernas e confortáveis", destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

No sentido Centro, a linha BRT20 parte do Terminal Campo Grande, transitando pelas faixas exclusivas da Avenida JBD e atendendo à Estação Rossin, Estação Florence, Terminal Satélite Íris, Estação Roseira (PUCC), Estação Londres, Estação Garcia e Estação Aurélia. Na altura do Jardim Aurélia e Shopping Unimart, acessa a alça que liga os Corredores Campo Grande e Perimetral, passando pelo Viaduto Estaiado e Estação BRT Rodoviária. Na sequência, circula pelas vias Dr. Mascarenhas e João Penido Burnier; e atende ao Terminal BRT Mercado. 

No sentido bairro, parte do Terminal BRT Mercado, passando pelas vias Saldanha Marinho e Marquês de Três Rios em direção à Estação BRT Rodoviária, passando pelo Viaduto Estaiado e acessando a faixa exclusiva da Avenida JBD pela alça de ligação, realizando paradas na Estação Aurélia, Garcia, Londres, Roseira (PUCC), Terminal Satélite Íris, Estação Florence, Estação Rossin e Terminal Campo Grande. O retorno pelo sentido oposto ao da circulação é reservado, ou seja, sem paradas, para agilizar as viagens no sentido de maior fluxo de passageiros.

O pagamento da tarifa deve ser feito nas catracas eletrônicas, por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. Para acessar o Terminal Satélite Íris, é necessário ter créditos válidos no Bilhete Único ou QR Code. O Terminal Campo Grande conta com bilheteria e terminal de autoatendimento.

Nos primeiros dias da nova operação, educadores e agentes da Emdec estão orientando os usuários e distribuindo materiais informativos nas cinco novas estações atendidas e, também, no Terminal Campo Grande. As ações de orientação da população envolvem ainda fixação de faixas, cartazes em ônibus e publicações em redes sociais.

A operação piloto envolve o monitoramento da linha em campo pelos agentes da Mobilidade Urbana nas estações e terminais, além do acompanhamento remoto do Núcleo de Monitoramento de Transporte (NUMT), que vem recebendo as demandas e acionando as áreas envolvidas para correção das ocorrências registradas. 

Novidades

Em agosto do ano passado, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) anunciou novidades para o lote 2 envolvendo a construção de dois viadutos na Avenida John Boyd Dunlop, com investimento de R$ 16,5 milhões e prazo de execução de 10 meses. As obras tiveram inicio no último dia 3 na altura do Jardim Garcia.

Os viadutos estarão localizados na Avenida: um na altura da Avenida Transamazônica (55 metros de extensão); e outro na altura da Rodovia dos Bandeirantes (150 metros de extensão). 

As obras do BRT estão 96% concluídas, com 35,6 km entregues. Três terminais e uma estação estão ativos e sendo utilizados pelo sistema convencional de transporte público. São eles: Terminais Santa Lúcia, Satélite Íris e Campo Grande e Estação João Jorge. O investimento total no BRT Campinas é de R$ 490 milhões, incluindo ajustes. 

Informações: Correio
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Tarifa do transporte coletivo de Uberaba aumenta R$ 0,50

A tarifa do transporte coletivo de Uberaba vai aumentar R$ 0,50 a partir da próxima quarta-feira, 1º de fevereiro. O novo valor passa a ser R$ 4,75 para pagamento exclusivamente via cartão pré-pago, e R$ 5 para pagamento em dinheiro.

No dia 6 de janeiro, o Conselho Municipal de Transporte Público de Uberaba havia aprovado o reajuste de 11% no preço da passagem. Em seguida, a mudança foi avaliada pela prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), que sancionou o aumento.

Segundo a Prefeitura, a manutenção do degrau tarifário, a renovação da frota, a melhoria da qualidade do serviço e o reajuste salarial dos profissionais da categoria fazem parte das negociações para concessão do reajuste.

O último aumento no preço das passagens do transporte coletivo em Uberaba ocorreu em 2019, quando o valor subiu de R$ 4 para R$ 4,25. Em dezembro de 2020, a Transube chegou a pedir o reajuste da tarifa para R$ 7,86, mas a solicitação foi negada.

Informações: G1
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Airbus Commercial seleciona Altair SimSolid na iniciativa ZEROe de aeronaves sustentáveis


Altair SimSolid tornará mais ágil para as equipes da Airbus o desenvolvimento da primeira aeronave comercial de emissão zero do mundo

A Altair (Nasdaq: ALTR), líder global em ciência computacional e inteligência artificial (IA), anunciou que a Airbus Commercial selecionou o Altair SimSolid -- a revolucionária tecnologia de simulação que realiza análises estruturais em montagens CAD completas em minutos -- em sua iniciativa global ZEROe, que visa criar a primeira aeronave comercial de emissão zero do mundo.

“O Altair SimSolid é a principal tecnologia de simulação para engenheiros, designers, analistas e fabricantes. Ele elimina a preparação de geometria e a criação de malhas, que são as duas tarefas mais demoradas, que demandam extenso conhecimento e propensas a erros em simulações estruturais convencionais”, disse Sam Mahalingam, diretor de tecnologia da Altair. “A escolha da Airbus pelo Altair SimSolid solidifica ainda mais a Altair como líder em iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo e dá continuidade à longa e bem-sucedida parceria entre as duas empresas.”

O Altair SimSolid economizará tempo, dinheiro e trabalho das equipes de projeto e engenharia da Airbus. O Altair SimSolid foi selecionado porque mostrou que reduzirá os tempos de entrega de análises de peças elementares de dias para minutos e reduzirá os tempos de entrega de montagens complexas de vários meses para menos de uma semana em alguns casos. Além disso, as operações e a interface intuitivas e fáceis de implementar do Altair SimSolid permitem que os usuários trabalhem sem a necessidade de limpar a geometria ou preparar os modelos antecipadamente. O Altair SimSolid também permite que as equipes de design e engenharia da Airbus explorem mais repetições de design em prazos mais curtos, o que agilizará os cronogramas do projeto e fornecerá inovações sustentáveis mais rapidamente.

“Usando o Altair SimSolid, nossas equipes podem explorar mais possibilidades de design em um ambiente simples e fácil de implementar”, disse Christophe Brand, chefe de métodos e ferramentas de fuselagem da Airbus Commercial. “Ao não exigir que nossas equipes limpem as geometrias antecipadamente, o Altair SimSolid nos ajuda a reduzir significativamente os prazos de entrega e a criar produtos melhores. Com ele, esperamos construir o futuro da tecnologia aeronáutica de emissão zero”.

O projeto ZEROe visa criar a primeira frota aérea comercial movida a propulsão a hidrogênio do mundo e permite que a Airbus explore uma variedade de configurações e tecnologias de hidrogênio que moldarão o desenvolvimento de futuras aeronaves de emissão zero. A Airbus está trabalhando na evolução da tecnologia para, até 2025, ter um sistema de propulsão por combustão a hidrogênio

Para saber mais sobre a iniciativa global ZEROe da Airbus, visite o site clicando aqui. E para saber mais sobre o Altair SimSolid e a experiência aeroespacial da Altair, clique aqui e aqui.

Sobre Altair

A Altair é líder global em ciência computacional e inteligência artificial (IA) que fornece soluções de software e nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. O Altair permite que organizações de todos os setores concorram com mais eficiência e tomem decisões mais inteligentes em um mundo cada vez mais conectado -- ao mesmo tempo em que criam um futuro mais verde e sustentável. Para obter mais informações, visite o site.

Informações: Airbus Commercial
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Gratuidade nos ônibus para pessoas entre 60 e 64 anos será liberada no Bilhete Único

A partir de amanhã (01/02), as pessoas com idade entre 60 e 64 anos que utilizam os ônibus municipais da cidade de São Paulo de forma gratuita, desde dezembro, passarão a contar com uma comodidade maior: os passageiros dessa faixa etária poderão recarregar a gratuidade, todo início de mês, no mesmo cartão Bilhete Único que utilizavam anteriormente.

Para ter acesso à novidade, o passageiro deverá levar seu cartão do Bilhete Único comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga dos terminais, estações ou nos ônibus. O procedimento de recarga deve ser feito todo mês.

Decreto de dezembro de 2022 estabeleceu gratuidade para faixa etária

A gratuidade a pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida pelo Decreto nº 62.057, de 14 de dezembro de 2022. Desde então, o passageiro nessa faixa etária pode apresentar um documento oficial com foto ao motorista no momento de desembarque. O Bilhete Único traz maior comodidade e conforto, permitindo que os passageiros passem a catraca e acessem a parte traseira do ônibus, onde há mais oferta de assentos. Passageiros que preferem desembarcar pela frente devem continuar apresentando seu documento ao motorista, como prevê o Estatuto do Idoso.

Cartão

Para saber se seu cartão está ativo, basta digitar seu CPF no site https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaCartao/.

Os créditos gratuitos serão concedidos a qualquer pessoa entre 60 e 64 anos que já possui o Bilhete Único cadastrado. Quem ainda não possui deve solicitar no site http://bilheteunico.sptrans.com.br.

Quem já teve um cartão, mas o perdeu ou ele está danificado, pode pedir uma segunda via gratuitamente no site http://www.sptrans.com.br/atendimento.

Atenção

O Bilhete Único Comum é de uso pessoal e intransferível, portanto deve ser utilizado somente por seu proprietário, inclusive no caso de passageiros com idades entre 60 e 64 anos, que passaram a ter direito à gratuidade no transporte. A fiscalização será realizada por meio das câmeras instaladas no interior dos ônibus. A utilização do bilhete destas pessoas por terceiros levará à suspensão do benefício.

Informações: SPTrans
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