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Projetos de mobilidade com baixa emissão de carbono no Brasil receberão US$ 6 milhões

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Um convênio assinado pelo Ministério das Cidades e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) prevê a destinação de seis milhões de dólares para projetos de mobilidade urbana com baixa emissão de carbono em grandes cidades. A parceria foi formalizada durante o III EMDS (Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável), em Brasília (DF), nessa quarta-feira (8).

O objetivo é estimular o desenvolvimento de ferramentas que possam avaliar a redução potencial de gases causadores de efeito estufa no transporte coletivo urbano e não-motorizado. Além disso, deve ajudar a custear a implementação de redes cicloviárias integradas com o sistema público já existente. Os projetos-pilotos serão implantados nas cidades de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, explicou que a escolha das cidades aconteceu por meio de avaliação multicritério dos maiores centros urbanos brasileiros, realizada pelo escritório técnico que vai desenvolver os trabalhos em conjunto com o Ministério das Cidades. "Esperamos em breve ampliar essa iniciativa para outras cidades”, disse.

De acordo com o BID, o setor de transporte é responsável por 43% das emissões de gases causadores do efeito estufa, segundo dados de um estudo realizado em 2005.  É necessária a implantação de medidas que reduzam esses índices nas maiores cidades brasileiras, uma vez que as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global já superam as previsões cientificas mais pessimistas. 

Segundo o presidente do Iema (Instituto de Energia e Meio Ambiente), que é um dos parceiros da iniciativa, André Luiz Ferreira, "as políticas de mobilidade urbana precisam incorporar objetivos de qualidade ambiental. Esse projeto quer desenvolver ferramentas, conhecimentos e instrumentos para que isso ocorra." Ele afirmou que a meta é criar soluções que atendam de forma mais eficiente a demanda por transporte urbano, com foco na preservação ambiental. 

O investimento será a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de contrapartida ou complementação do governo federal. Os recursos virão da empresa Global Environment Facility, responsável pelo Fundo Global para o Meio Ambiente das Nações Unidas.

Natália Pianegonda
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BRT Transoeste superlotado vira pesadelo para os usuários nos horários de pico

Concebido pela prefeitura como o projeto dos sonhos para garantir conforto e rapidez aos milhares de cariocas que se deslocam nos ônibus da Zona Oeste, o BRT Transoeste tem sido um pesadelo para quem depende dele todos os dias. Segundo o consórcio que opera o serviço, dos cerca de 180 mil passageiros transportados diariamente, 80% viajam nos horários de pico. As estações não dão conta de tanta gente. 
Imagem: Osvaldo Prado/O Dia

A Secretaria Municipal de Transportes admite: os problemas existem e só foram identificados depois que o sistema, contemplado com R$ 1 bilhão em investimentos, ficou pronto. O órgão agora promete corrigir as falhas com um pacote de melhorias, que prevê construção e ampliação de estações e terminais e a aquisição de mais veículos articulados e não articulados (padrons). 

Enquanto as medidas, sem custos informados, têm prazos desconhecidos para sair do papel, O DIA acompanhou, por dois dias seguidos, o sufoco dos passageiros que utilizam o Transoeste, de Santa Cruz e Campo Grande, rumo à Barra da Tijuca pela manhã. Nas estações Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende, a rotina é de empurrões, discussões e até desmaios devido à superlotação. A principal reclamação é o número insuficiente de ônibus para atender à demanda. 

Estudo recomenda reformulação dos terminais 
Em setembro, o ITDP Brasil (Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento) realizou um estudo sobre o BRT Transoeste e identificou aspectos que contribuem para a superlotação e que poderiam ser melhorados. 

Entre as medidas recomendadas à SMTR, constavam a revisão do tamanho da frota reserva de ônibus; garantia e fiscalização dos níveis de serviço, com indicadores amplamente divulgados, determinando para cada serviço do corredor a frequência adequada; reformulações completas do terminal de Santa Cruz e da estação Curral Falso; expansão do Terminal Alvorada e das estações de Mato Alto e Pingo d’Água. Outra sugestão foi a adaptação do novo terminal de Curral Falso para receber os serviços de ligação com Campo Grande. 

A Secretaria reconheceu, em nota, que “algumas estações apresentam capacidade operacional menor do que a demanda” e informou que os projetos de infraestrutura prometidos já foram encaminhados à Secretaria Municipal de Obras. Para aumentar a frota do Transoeste, anunciou a compra de 18 veículos articulados, com capacidade para 180 e 200 passageiros, para substituir os de 140 lugares, além de 15 não articulados (atualmente rodam 132 articulados e 29 padrons nos períodos de pico).

Por Marcelo Victor e Gustavo Ribeiro
Informações: O Dia

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VLT estreia no fim do mês em São Vicente

Os vicentinos vão poder, finalmente, viajar nos vagões do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no fim deste mês. A previsão é da EMTU, empresa responsável pela implantação deste modal de transporte na Baixada Santista.
Foto: Matheus Tagé/DL
No fim deste mês, a EMTU implantará a Operação Precursora, sem cobrança de tarifa, entre as estações Mascarenhas de Moraes e José Monteiro. Essa operação permanecerá, em horário ainda a ser definido, até o início da operação comercial do VLT, prevista para outubro de 2015.

A extensão entre as estações Mascarenhas de Moraes e José Monteiro é de aproximadamente seis quilômetros, atravessando os bairros de Cidade Náutica, Catiapoã, Centro e Itararé.
A EMTU acredita que até este mês serão concluídos os trabalhos de construção das estações Nossa Senhora de Lourdes (perto da Rua Santa Catarina, no José Menino), Pinheiro Machado (Canal 1) e Porto, em Santos.

As obras de implantação deste modal só não avançam mais por problemas judiciais. O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Estado de São Paulo questiona na Justiça o traçado do VLT em um trecho de dois quilômetros na Avenida Francisco Glicério, nas imediações do Mendes Convention Center.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) deferiu uma liminar paralisando os trabalhos desde o dia 13 do mês passado. Dez dias depois, a EMTU, responsável pela implantação do VLT, entrou com recurso para poder continuar os trabalhos — mas ainda aguarda resposta da Justiça.
Com a suspensão parcial da obra, 700 funcionários estão trabalhando nos canteiros. Os trabalhos estão 95% concluídos em São Vicente e 60% em Santos.

De acordo com a EMTU, neste momento está sendo montada a infraestrutura do Pátio Porto, a via permanente, além das  edificações do conjunto destinado à manutenção dos VLTs. No estacionamento, já há espaço para dez VLTs.

Veículos

Ainda segundo a EMTU, empresa ligada ao Governo do Estado, três VLTs importados já estão na Baixada Santista e a previsão é de que outros contratados sejam entregues até dezembro deste ano. A partir do quarto veículo, a fabricação é nacional.

Informações: Diário do Litoral

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Em Fortaleza, Abrigos das paradas de ônibus da Av. Bezerra de Menezes são transferidos para canteiro central

Os abrigos de ônibus instalados nas calçadas da Av. Bezerra de Menezes estão sendo transferidos para o canteiro central. Os trabalhos foram iniciados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), nesta quinta-feira (09/04), para dar início à 1ª etapa de operação do Corredor Expresso Fortaleza. A medida viabilizará a nova operação do corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Centro, que começa a funcionar a partir do próximo dia 18 de abril.

Serão transferidos 28 abrigos que estavam instalados nos pontos de parada dos atuais BRS 1, 2 e 3. No entanto, como a transferência será gradual, os pontos de paradas dos ônibus que circulam pela via permanecem os mesmos, ou seja, os passageiros devem aguardar os coletivos nos pontos atuais conforme as orientações antigas de BRS 1, 2 e 3.

No dia 18 de abril, todos os ônibus das dezessete linhas passam a utilizar as paradas no canteiro central. “A operação será realizada em duas fases. Primeiro, transferimos os abrigos para o canteiro sem alterar os pontos de parada. Depois, todos os coletivos municipais poderão parar somente no canteiro central”, explica Miguel Guimarães, chefe da Divisão de Planejamento da Etufor.

Com recursos oriundos de financiamento junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) de cerca de R$ 3 milhões, a implantação do corredor Antônio Bezerra/Centro permitirá a ligação do Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km, por meio um sistema com mais qualidade de serviços e que prioriza os usuários do transporte coletivo.

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Projeto de lei quer Wi-Fi gratuito nos ônibus de Goiânia

O vereador Tayrone Di Martino (sem partido) apresentou na Câmara de Goiânia um projeto de lei propondo a instalação de Wi-Fi em ônibus do transporte coletivo de Goiânia.

De acordo com a proposta do vereador, as empresas concessionárias do transporte público coletivo terão de disponibilizar internet móvel gratuita para celulares, tablets, notebooks e outros aparelhos que se conectem via Wi-Fi.

Segundo Tayrone, este “será um benefício que os usuários do transporte coletivo merecem para poder usar o tempo da viagem para se distraírem ou até mesmo trabalharem enquanto não chegam ao seu destino”.

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Em SP, Obras do Metrô interditam trecho da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello

Em continuidade às obras da Linha 15 do Metrô Monotrilho, será interditado um trecho da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, sentido Centro, da Rua Itamumbuca até 70 metros após a mesma.

Datas e Horários
Sexta-feira (10/04), a partir das 23h00, interdição de meia pista lado esquerdo.
Domingo (12/04), a partir das 23h00, interdição de meia pista lado direito. Esta interdição deve permanecer por 40 dias.

Desvios
Entre a sexta-feira (10/04) e o domingo (12/04), os veículos que trafegam pela Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, sentido Centro, serão deslocados para o lado direito da pista.
A partir do domingo (12/04), os veículos passarão a trafegar pelo lado esquerdo da pista, conforme folha informativa anexa.

Obras Do Metrô Interditam Trecho Da Avenida Professor Luiz Ignácio De Anhaia Mello

Recomendações ao público
- Respeite a sinalização;
- Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
- Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
- Procure conhecer previamente as vias de acesso;
- Caso não se dirija à região, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do bloqueio.

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar a interdição e orientar o tráfego na área, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança dos usuários da via.
Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões. 

Informações: CET

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Aberta licitação para tirar do papel a implantação de corredores de ônibus em Campo Grande

Mais uma licitação para tirar do papel a implantação dos corredores de ônibus e reordenamento viários de várias ruas e avenidas de Campo Grande foi lançada pela prefeitura. As novas concorrências escolherão empresas para as obras na Avenida Bandeirantes, Rua Brilhante e na Marechal Deodoro, vias carentes de recapeamento.

A primeira licitação das obras que usarão os R$ 180 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade foi licitada no último dia 17 de março, no entanto, apenas uma empresa, a Diferencial Engenharia, demonstrou interesse e fez proposta no valor de R$ 800 mil. O resultado final da concorrência ainda não foi divulgado pela prefeitura.


Nas três novas licitações publicadas hoje no Diário Oficial do Estado (DOE), o corredor Sudoeste, um dos principais do PAC Mobilidade, é o novo objeto de concorrência.

A primeira delas contempla a execução de obras para implantar infraestrutura de sistemas de transporte coletivo na Avenida Bandeirantes, no trecho entre o Terminal Bandeirante e a Avenida Afonso Pensa. Ao todo, serão 3,8 quilômetros de via.

No segundo lote, as obras abrangem a Rua Brilhante, entre a Rua Guia Lopes e o Terminal Bandeirantes, a extensão total da via é de 2,7 quilômetros. No terceiro e último lote, a implantação será na Avenida Marechal Deodoro, entre os terminais Aero Rancho e Bandeirantes. Esse trecho tem um total de 4,9 quilômetros.

ROTATÓRIA
Outra obra que também contará com os recursos do PAC Mobilidade e que já teve licitação lançada é a do reordenamento da rotatória da Via Parque, na Avenida Mato Grosso.

Lançada no mesmo dia da primeira licitação dos corredores de ônibus, a concorrência foi considerada deserta no último dia 1º de abril, em razão de nenhuma empresa ter se interessado pelas obras orçadas em R$ 244 mil.

Por Aliny Mary Dias
Informações: Correio do Estado
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Licitação do BRT de São José dos Campos é reaberta

Cinco meses após suspender a licitação para as obras do Bus Rapid Transport (BRT), a Prefeitura de São José dos Campos vai abrir nesta quinta-feira (9) um novo edital para as empresas interessadas na concorrência do modelo. As propostas devem ser entregues até o dia 20 de maio.

O projeto consiste na construção de corredores exclusivos para ônibus com um total de 51 quilômetros de extensão. A obra está orçada em R$ 842 milhões.

A expectativa é que a construção comece entre dezembro deste ano e janeiro de 2016 e sejam concluídas em 48 meses.

O novo edital, classificado de pré-qualificação, é uma etapa do processo de licitação, recomendada para concorrências de alta complexidade técnica. O processo será feito com base no projeto funcional já desenvolvido para o sistema.

O início das obras era previsto para o começo de 2015, mas foi adiado devido à suspensão da licitação no passado, depois que empresas fizeram questionamentos técnicos sobre a execução da obra. 

O edital a ser lançado prevê a divisão da obra em dois lotes, no valor aproximado de R$ 400 milhões cada, com possibilidade de participação de empresas ou consórcios para a construção. O edital estará disponível no site da prefeitura.

Segundo governo, as obras serão custeadas com recursos do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC 2) e R$ 42 milhões pelo município.


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No Rio, Rua Barão da Torre, em Ipanema, será liberada ao trânsito neste sábado

A Rua Barão da Torre, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, vai ser totalmente liberada ao trânsito no sábado (11) com a conclusão no local das obras da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema). O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pela implantação da Linha 4 entre Ipanema e Gávea, informou nesta quarta-feira (8) que concluiu os serviços de infraestrutura na via entre as ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo.

Com a abertura da via, terminam as inversões temporárias no fluxo de veículos nas ruas Teixeira de Melo e Jangadeiros, entre as ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre. A Rua Teixeira de Melo volta a operar em direção à Rua Barão da Torre e a Rua Jangadeiros, no sentido Praça General Osório/Praia de Ipanema, informou assessores da Linha 4 do Metrô.

Uma nova sinalização será implantada e orientadores de tráfego ajudarão motoristas e pedestres. As alterações de trânsito foram decididas em conjunto com a CET-Rio.

No dia 7 de março, o trecho da Barão da Torre entre as ruas Farme de Amoedo e Joana Angélica já havia sido liberado ao trânsito. Agora, com a liberação do trecho entre a Teixeira de Melo e Farme de Amoedo, não há mais obras de infraestrutura da Linha 4 do Metrô na Barão da Torre.

O consórcio continua executando as restaurações nos edifícios que foram afetados pela obra, bem como os reparos das pedras portuguesas nas calçadas do trecho entre às ruas Teixeira de Melo e Joana Angélica. Ao final destes serviços, a via será rearborizada, informou a Linha 4 do Metrô.

A Linha 4 do Metrô é uma obra do governo do estado que vai ligar Ipanema à Barra da Tijuca a partir de 2016, transportando mais de 300 mil pessoas por dia. Serão seis estações e 16 quilômetros de extensão.  Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna, no subúrbio, até a Barra, pagando apenas uma tarifa.

A estação do Metrô Jardim Oceânico, na Barra, tem previsão de ser entregue em junho de 2016 em fase de testes e, em julho, com funcionamento pleno. Mas quem passa pelo local já consegue enxergar alterações na paisagem que mostram como será o visual do local no futuro.

Na chegada ao Jardim Oceânico, a Linha 4 terá seu único trecho com o metrô acima da superfície, através de uma ponte estaiada. O projeto conta com um "telhado verde" que vai cobrir a estação e se oferece como opção sustentável da construção.

Informações: G1 Rio

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No Rio, Avenida Brasil terá nova restrição a partir de sábado

quinta-feira, 9 de abril de 2015

No próximo sábado (11) os motoristas que circulam pela Avenida Brasil vão encontrar mais uma série de restrições pelo caminho para a construção do BRT Transbrasil. A partir das 5h será interditado 1,6 km da pista central no sentido Zona Oeste, entre a passarela 3, na altura do Caju, na Zona Portuária, até as imediações da Avenida Paris, em Bonsucesso, no Subúrbio. A interdição é para a pavimentação da via.

Com a nova interdição, a Avenida Brasil passa a ter 3.750 metros de restrição de pista. Serão ocupadas duas faixas no sentido Zona Oeste e meia faixa no sentido Centro.

Por causa dessas novas interdições, as faixas exclusivas para ônibus sofrerão ajustes operacionais, priorizando o sentido com o maior volume de veículos no momento. Ou seja, no momento de maior movimento, ela será desativa e se transformará em faixa reversível. Por isso, a Secretaria Municipal de Transportes aconselha o uso o transporte público. O tráfego vai ficar ainda mais complicado na Avenida Brasil, principalmente nos dias úteis das 15h às 21h.

Para as novas mudanças, serão colocados na via 65 operadores de tráfego por turno, 45 painéis de mensagens variáveis, 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Avenida Brasil, na Linha vermelha e nas rotas alternativas para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidentes.

A Guarda Municipal também reforçará a fiscalização das faixas exclusivas na Avenida Brasil com apoio do Detro e da Polícia Militar. 

Obras de drenagem próximo à Ilha
Também haverá interrupção do tráfego de veículos próximo ao acesso à Ilha do Governador, para obras de drenagem. Serão interditados 500 metros no sentido Centro para reforço do solo, e 300 metros da faixa lateral, logo após a Avenida Brigadeiro Trompowski, sentido Zona Oeste. Essa obra tem duração prevista de 30 dias.

Por causa das obras, os motoristas terão como alternativas a Linha Vermelha, avenidas Lobo Júnior, Uranos, dos Democráticos, Teixeira de Castro e Leopoldo Bulhões. Os motoristas que costuma usar a Linha Amarela podem optar pela Avenida Dom Hélder Câmara, o corredor Avenida Marechal Rondon/ Rua Vinte e Quatro de Maio e Avenida Pastor Martin Luther King Júnior.

Por Alba Valéria Mendonça
Informações: G1 Rio

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Porto Alegre: Transporte público de qualidade é uma obrigação

Sempre que se fala em transporte coletivo em Porto Alegre complementa-se a frase com "de qualidade". Ora, transporte público sempre deve ter qualidade, portanto, esse reforço bem que poderia ser um pleonasmo. Ou se tem qualidade ou o transporte coletivo deve ser aprimorado.

Quando Porto Alegre completou 100 anos, em 1872, tinha 44 mil habitantes. Uma viagem de ida e volta dos arraiais mais distantes até o Centro poderia levar um dia inteiro. Um tipo de gôndola apelidada de maxambomba circulou por volta de 1865, mas não teve muito sucesso e logo caiu em desuso.

No dia 19 de junho de 1872, porém, um decreto assinado por Dom Pedro II alteraria, significativamente, o cotidiano da cidade. É que foi concedida à Companhia Carris de Ferro Porto-Alegrense autorização para funcionar, por meio do Decreto nº 4.985.

A partir daí, o transporte coletivo da cidade foi evoluindo, dinamizando o contexto urbano e alterando o aspecto das ruas e dos futuros bairros. Em 4 de janeiro de 1873, a inauguração da primeira linha, a Menino Deus, foi motivo de festa com muita pompa e uma parelha de cavalos brancos no lugar das mulas. No dia seguinte, as mulas já pegaram no pesado, segundo dados da Carris.

Em 1895, ocorreram as primeiras experiências com a eletricidade, com a inauguração da usina termelétrica da Companhia Fiat Lux. Em 1906, as duas empresas de transporte de bondes - a Carris de Ferro e Carris Urbanos, fundada em 15 de janeiro de 1893 - se unem e formam a Companhia Força e Luz Porto-Alegrense, responsável pelo transporte elétrico e também pelo fornecimento de energia para a Capital.

Em 10 de março de 1908 circularam os primeiros bondes elétricos. Vieram da Inglaterra 35 veículos de quatro rodas e dois bondes modelo Imperial, com dois andares, conhecidos como Chopp Duplo. Os primeiros bondes elétricos trafegaram nas linhas Menino Deus, Glória, Teresópolis e Partenon.

Até 1970, os bondes levaram os porto-alegrenses para o trabalho, para as escolas, para a diversão, para os cinemas no Centro e nos bairros. Comprar ou alugar um imóvel "só se tivesse bonde na porta", expressão muito usada. O prefeito Telmo Thompson Flores, nomeado para governar a cidade entre 1969 e 1975, desativou os bondes, para tristeza de muitos.

Realmente, pelo menos uma linha histórica e circular, a do bonde Duque, poderia ter ficado como lembrança e atração turística. Há quase duas décadas que se fala em reativar um trecho de linha de bonde, mas nada é feito. Depois, o prefeito Guilherme Socias Villela implantou os corredores de ônibus.

Décadas após, a prefeitura está preparando os corredores para neles instalar o sistema de veículos rápidos e articulados. Mas a discussão sobre o transporte coletivo não acaba, pois a tarifa seria mais cara nos ônibus com ar-condicionado, alertam os técnicos, e as licitações feitas pela prefeitura não atraíram interessados. Gradativamente, após a década de 1950, surgiram empresas de ônibus que foram assumindo o serviço dos bondes.

Mas a tentativa de implantar ônibus elétricos, no final dos anos de 1950 e início de 1960, fracassou. Hoje, a Companhia Carris Porto Alegrense tem 383 ônibus nos quais foram instaladas três câmeras e uma na parte externa. As imagens são monitoradas por 13 servidores em cada turno. Transporte coletivo de qualidade, é isso que os porto-alegrenses sempre quiseram. Portanto, que se unam prefeitura e empresários em prol de um superior modelo.

Informações: Jornal do Comércio


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WhatsApp do Detran já está ativo para denúncias do trânsito em Manaus

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) lançou, nesta terça-feira (7), a campanha de sensibilização ‘Se beber, escolha viver, não dirija’ e novas ferramentas de comunicação para a população ajudar a combater infrações no trânsito, entre elas o WhatsApp (98802-5246) para permitir que os internautas possam enviar fotos e vídeos com o registro da placa do veículo que apresentar condutas irregulares no trânsito.
Foto: Sandro Pereira
No primeiro trimestre deste ano, o órgão registrou no Amazonas um aumento de 26,15% no número de vítimas fatais em acidentes, em comparação com o mesmo período do ano passado. A campanha aborda os malefícios da mistura de álcool e direção e será publicada nos diversos veículos de comunicação, bem como deve ser tema de audiências públicas nas casas legislativas estadual e municipal.

“Essa campanha será massificada devido ao grande número de assassinatos no trânsito por pessoas alcoolizadas no período do Carnaval. Muitas famílias tiveram entes queridos mortos devido à irresponsabilidade de motoristas que teimam em dirigir embriagados”, disse o diretor-presidente do Detran, Leonel Feitoza.

 “Com esse WhatsApp não queremos aumentar o número de multas, mas queremos que a população esteja do nosso lado e que todos saibam que estão sendo vigiados, ou seja, que aquele motorista que está lado dele e que não concorda com o ato praticado, vai ser denunciado. As pessoas não aguentam mais ver notícias de crimes no trânsito e temos certeza que a população será nossa aliada”.

O outro canal criado é o aplicativo ‘Detran na Mão’ que vai servir para enviar sugestões para melhorar o atendimento do órgão, caso o cidadão encontre alguma irregularidade nos postos de atendimento do Detran-AM. Para ter acesso, os usuários de internet podem baixar o aplicativo pelo Google Play ou pelo site do Detran.

Parceria  
Para intensificar as blitzes e fiscalizações, o Detran-AM vai trabalhar de maneira integrada com os órgãos da Prefeitura de Manaus. Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique, a fiscalização será mais rígida.

“Temos de aprimorar os nossos mecanismos de fiscalização para tirar da rua aquele motorista infrator”, afirmou Feitoza.

Conversão à direita causa confusão na Faixa Azul

A Faixa Azul  na Avenida Mario Ypiranga Monteiro, zona centro-sul, como corredor preferencial para ônibus ainda confundiu os motoristas, no segundo dia de funcionamento, ontem.  Com medo das multas, muitos condutores optam por fazer a troca abruptamente, sob o risco de colisões ou atropelamentos.

Por se tratar de uma via com ruas que convertem à direita,   com condomínios residenciais,  clínicas e o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, também à direita, o corredor preferencial pode ser utilizado por outros veículos para acessar garagens ou fazer conversões.

O bancário Jefférson Moraes, 32, reclama que, na altura do Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, os motoristas optam por entrar na Faixa Azul muito “em cima”, por medo da multa. “A mudança abrupta de faixas é um perigo, pode causar  colisões e atropelamentos”, disse.

Quando o fluxo está intenso, quem precisa dobrar à direita e não quer andar na Faixa Azul precisa parar, causando retenção dos veículos atrás, afirma a dona de casa Lucas Guimarães.

Sinalizado
O  Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito  (Manaustrans) informou que a  via foi sinalizada com placas verticais, que orientam os condutores quanto à exclusividade da pista e sinalização horizontal na própria Faixa Azul. O corredor preferencial pode ser utilizado por outros veículos para acessar garagens ou fazer conversões nas esquinas à direita, nos trechos sinalizados com faixas ‘brancas interrompidas’.

O veículo pode trafegar na Faixa Azul, com a seta ligada por até 30 metros e será multado somente se prosseguir pelo corredor preferencial por mais de um cruzamento.

A fiscalização na  Faixa Azul da Avenida Mário Ypiranga Monteiro começou na última segunda-feira, no  trecho entre o viaduto Miguel Arraes e o cruzamento com o Boulevard Álvaro Maia. Há uma placa indicando o início do corredor preferencial e outra informa as vias onde devem trafegar os ônibus e os carros.

De acordo com o Artigo 184, inciso primeiro do Código de Trânsito Brasileiro, “transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros (vizinhos) ou conversões à direita” é infração leve (três pontos na carteira de habilitação) e a multa é de R$ 53,20.

Informações: Portal D24.am

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