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sábado, 15 de janeiro de 2011Postado por Meu Transporte às 14:58 0 comentários
Governo paulista deve continuar ampliação do metrô mas reavalia prazos dos projetos
TAV e trens rápidos regionais. Nas matérias, informa-se que Jurandir Fernandes, que recentemente assumiu a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, apoia o Trem de Alta Velocidade (TAV) e planeja implantar trens regionais rápidos, com velocidade de 180 km/h. Haveria sintonia entre os trens rápidos e o TAV, com o objetivo de ligar a Região Metropolitana de São Paulo com as cidades paulistas de São José dos Campos, Campinas, Sorocaba e Santos.
Reavaliações. Jurandir Fernandes disse ainda que irá reavaliar decisões do governo anterior, incluindo a introdução de sistema de direção automático em trens antigos, o cartão fidelidade exclusivo para Metrô-SP e CPTM, e o aluguel de bicicletas junto às estações.
Ele pretende analisar a escala de implantação das portas de plataforma (portas de vidro que separam a plataforma da via e são sincronizadas com os trens) e de adoção de escadas rolantes, que poderão destinadas apenas a estações nas quais não cabem rampas, mantidos os elevadores para portadores de deficiência.
Qualidade de metrô? O secretário contesta que os ganhos operacionais da CPTM signifiquem que o sistema tenha alcançado em certos segmentos “qualidade de metrô”, como afirmava a divulgação no período de seu antecessor. “O metrô é para pequenas distâncias, alta potência, intervalos de segundos. Se tenho um deslocamento até Mogi, não tenho nem preciso de metrô. Ele sai mais devagar, tem menos potência de arranque. A distância média entre estações de metrô é 1 km. Em trens, 3 km. Ao pensar na CPTM como um todo, ela é metropolitana. Sempre terá certa diferença. Não é demérito. Há confusão conceitual achar que tudo tem que ser metrô. O trem também é fantástico", disse ao jornal.
Postado por Meu Transporte às 14:39 1 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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Postado por Meu Transporte às 14:24 0 comentários
Marcadores: Brasil
Consórcio Grande Recife de Transportes tem novo Presidente
Postado por Meu Transporte às 14:15 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Mais confusão no segundo dia de mudanças no transporte coletivo em Foz do Iguaçu
Postado por Meu Transporte às 13:50 0 comentários
Felicidade em duas rodas em Nova York: nos últimos quatro anos, cidade ganhou 400 km de ciclovias
Postado por Meu Transporte às 13:24 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, M u n d o, Reportagem especial, Videos
Faltam abrigos nas paradas de ônibus de Manaus
Quem utiliza uma das linhas de ônibus que passam pela Avenida das Torres é obrigado a procurar sombra embaixo de árvores, telhados de casas e postes de iluminação. “É assim desde que inauguraram a avenida”, afirmou Cláudio, “quando chove a gente tem que voltar pra casa ou esperar na chuva”.
O problema se repete em vários pontos da cidade. Na Avenida Cosme Ferreira, zona Leste da capital, desde que inauguraram o Complexo Viário do Coroado o ponto de ônibus foi deslocado cerca de 100 metros. Sem abrigo, várias pessoas se amontoam embaixo do telhado de um comércio abandonado. “No horário de pico as pessoas ficam em pé no meio da rua. Falta iluminação e ainda ocorrem muitos assaltos”, afirma Dores Castro, de 44 anos.
Em outro ponto da avenida, em frente ao Terminal 5, também na zona Leste, o abrigo existente foi construído por uma empresa de moto táxi que utiliza o local. Além da falta de sinalização, a construção de um viaduto próximo encheu de lama a rua e a calçada, dificultando ainda mais a situação de quem utiliza o ponto de ônibus.
Segundo a Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU), foi iniciado esta semana um levantamento em toda a cidade dos locais em que faltam abrigos para os passageiros de ônibus. O órgão afirmou que planeja construir 400 novos abrigos onde for verificada a necessidade, como nos pontos da Avenida das Torres e Cosme Ferreira.
Fonte: Portal Amazonia
Postado por Meu Transporte às 13:13 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Transporte coletivo terá esquema especial para vestibular da Universidade Federal de Uberlândia
Campi Santa Mônica e Educação Física
- T101 – Morumbi / Terminal Central - 5 veículos
- T103 – Morumbi / Terminal Santa Luzia – 4 veículos
- T131 – Terminal Sta Luzia / Terminal Central – 5 veículos
- T132 - Terminal Sta Luzia / Terminal Central – 5 veículos
Postado por Meu Transporte às 13:09 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Blumenau: Corredor de ônibus da Rua 7 de Setembro será inaugurado
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Postado por Meu Transporte às 18:15 1 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Santa Catarina
Em Curitiba, Operação fiscaliza motoristas do transporte coletivo, Acreditem!!!
Postado por Meu Transporte às 18:04 0 comentários
Marcadores: Paraná
Em BH, Será que o Projeto Corta Caminho prioriza o transporte coletivo?
A abertura de novas vias, o alargamento de outras já existentes, os ajustes viários e a construção de túneis, trincheiras e viadutos, possibilitando ligações transversais independentes da articulação central, se configuram como soluções estruturais para o tráfego, equilibrando a circulação de veículos na cidade, com amplos reflexos na melhoria da qualidade de vida de seus moradores.
Conceitualmente, o Corta Caminho enfatiza o planejamento para médio e longo prazos, com intervenções previstas para um período de cerca de dez anos. Na prática, os seus efeitos começarão antes, pois as prioridades estabelecidas pelo programa serviram de referência para que a Prefeitura de Belo Horizonte fizesse a indicação das obras oferecidas à escolha da população por meio do Orçamento Participativo Digital em 2008.
A otimização do transporte coletivo é um dos destaques do Corta Caminhos. O planejamento viário não pode ficar centrado nos automóveis, mas em todas as formas de deslocamento, inclusive de pedestres. O que está sendo previsto é uma matriz, um modelo viário que permita a inclusão de qualquer nova tecnologia de transporte coletivo. Como exemplo, tomemos a Avenida Antônio Carlos, com quatro pistas exclusivas para esse tipo de transporte, assim como outras intervenções previstas no Corta Caminho.
A priorização do planejamento da cidade de forma organizada e sustentável resgata a concepção da Belo Horizonte dos primeiros anos, planejada pela comissão de Aarão Reis. Nos anos seguintes à inauguração, a cidade viveu períodos de ausência absoluta de preocupação com o futuro, sem nenhuma preocupação com o que viria nos anos subseqüentes. As propostas apresentadas no Corta Caminho, ao mesmo tempo que retomam a importância do planejamento da cidade, não são rígidas. Sua metodologia é dinâmica, propondo acompanhar a evolução da cidade, um organismo urbano que se transforma e evolui.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte/BHTRANS
Postado por Meu Transporte às 17:56 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
DF: Passageiros não conseguem consultar informações sobre linhas de ônibus a mais de 02 meses
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Outra opção seria conseguir as informações no site do DFTrans, mas o portal está desativado desde outubro. Sem saber as opções de horários, os passageiros acabam esperando mais tempo nas paradas. “Já não basta ter um serviço precário a pessoa ainda tem que ficar de uma a duas horas na parada esperando no fim de semana sem saber dos horários. Como a zebrinha, por exemplo, a gente não sabe os horários e linhas que funcionam. Além de ter que pagar um transporte caro, a gente tem que ficar esperando e aguardando por uma coisa que a gente deveria, no mínimo, saber quais os horários e itinerário pra gente não precisar aguardar porque é muito incômodo”, opina o estudante.
A promessa do novo diretor do DFTrans, Marco Antônio Campanella, é melhorar o sistema de comunicação pela internet e por telefone. Outra proposta é que as informações estejam também em todas as paradas de ônibus. “Nós vamos reativar imediatamente, no mais breve prazo possível o portal de informações para que os usuários que têm acesso à internet possam identificar a linha de ônibus que lhe é necessária e o horário. Vamos também providenciar informações precisas nas paradas e terminais de ônibus e buscar uma solução para o problema da comunicação telefônica”, explica.
O diretor do DFTrans também disse que pediu um levantamento do número de paradas que precisam ser construídas e revitalizadas em todo o DF. (Lívia Veiga / Lázaro Aluísio)
Postado por Meu Transporte às 22:23 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, Videos