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Em Santos, Motoristas e passageiros aprovam faixa de ônibus na Av. Bernardino de Campos

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um mês após ser criada, a faixa preferencial de ônibus na Av. Bernardino de Campos (canal 2) tem boa aceitação entre motoristas e usuários do transporte coletivo, segundo pesquisa da CET (Companhia de Engenharia de tráfego).

Dos 100 entrevistados, 89% aprovaram a faixa e 11% não. A consulta foi feita entre os dias 28 e 29 de novembro, com 50 motoristas e mesmo número de passageiros de ônibus. Entre os motoristas, 80% foram favoráveis à faixa. A maioria dos passageiros aprovou o corredor (98%).

Desde 31 de outubro, das 17h às 20h, fica proibido o estacionamento em toda a extensão da Av. Bernardino de Campos (sentido Centro/praia). Nos demais horários, os veículos podem ficar estacionados junto ao canal. A faixa prioriza a circulação dos ônibus, mas não restringe a movimentação de outros veículos.

O objetivo é incentivar o uso do transporte coletivo e melhorar a fluidez do trânsito nos horários de pico em uma das principais vias da cidade.

A multa para os motoristas que estacionarem no trecho do corredor durante o período de funcionamento da faixa é de R$ 85,13 (média), com acréscimo de quatro pontos na carteira de habilitação.


Informações da Prefeitura de Santos

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Aproximadamente 600 novos coletivos estão circulando em Manaus

Ao todo 87 novos ônibus chegaram à Manaus nas últimas duas semanas para compor a nova frota de transporte coletivo da cidade. Atualmente a cidade conta com 597 coletivos.

Dentre os novos ônibus dez são do tipo articulados e 77 do tipo convencional, todos desembarcaram em portos da Zona Oeste.

A previsão da Prefeitura é de que na próxima semana cheguem mais oito ônibus articulados à cidade.

Segundo a Prefeitura a meta é atingir até março do próximo ano, 907 coletivos, superando ao número indicado no edital de licitação que determinava a renovação de 858 ônibus.

Microônibus
Aproximadamente 15 microônibus do serviço Transporta para atender pessoas com deficiência física que entram em circulação na primeira semana de dezembro. A meta é obter 78 veículos desse tipo em Manaus.

 

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Fórum prepara manifesto contra aumento da passagem de ônibus em Pelotas

A população de Pelotas, principalmente os usuários de ônibus, ainda não “digeriu” o aumento de R$ 0,20 na passagem dos ônibus autorizado pela prefeitura desde a meia-noite de sábado. O valor, que era de R$ 2,35, teve aumento de 8,51% e passou para R$ 2,55.
Foto: Moizes Vasconcellos
Diante da “surpresa” de final de semana, o Fórum de Lutas Sociais de Pelotas, que reúne entidades representativas de trabalhadores e estudantes, deliberou pela realização de ato público, na quinta-feira (1º), a partir das 17h, com concentração no chafariz do Calçadão. Desde terça, eles realizam panfletagem no centro, especialmente nas paradas de ônibus para convidar a população a se juntar ao protesto.

De acordo com o representante do Instituto de Estudos Políticos Mário Alves (IMA), Lauro Borges, além de protestar contra mais este aumento, decidido no gabinete do prefeito junto com os empresários, o ato denuncia as péssimas condições do transporte coletivo no município e exige que seja colocado em funcionamento o Conselho Municipal dos Transportes.

Outro ato é organizado para a próxima semana, na quarta-feira, desta vez apenas com estudantes, principalmente de escolas públicas. A concentração ocorre a partir das 10h, na praça Coronel Pedro Osório.

Segundo a prefeitura, a nova tarifa foi fixada com base na composição da planilha de cálculos de custos repassada pelas empresas e após acordo entre patrões e trabalhadores sobre o dissídio anual da categoria, que concedeu reajuste de 9% aos trabalhadores. Os dois reajustes ocorrem anualmente no mês de novembro.



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No Recife, Cartão VEM Comum já se encontra à venda

Uma grande iniciativa para os usuários comuns do sistema de transporte do Recife e Região Metropolitana, o Cartão VEM Comum já é comercializado nos postos de recarga do VEM, este cartão visa primeiramente acabar ou diminuir o fluxo de dinheiro dentro dos ônibus, na qual diminuiria e muito os assaltos aos coletivos, além de melhorar o embarque, pois com o cartão o usuário não ficaria preso na catraca esperando o troco por exemplo, sem falar que em muitas vezes nem troco tem, isso é visto com freqüência nas linhas de anel B, onde as tarifas custam R$ 3,10 e haja moedas para os operadores, o cobrador Josenildo Rodrigues, relata que não tem moeda suficiente, e que em muitas situações o usuário desce pela frente por falta de troco.
Ponto Negativo
Ainda em testes, porém com uma baixa procura, o Cartão VEM Comum não oferece nenhuma vantagem a mais além de não precisar pagar a tarifa em dinheiro, ou seja, não existe nenhum desconto para quem paga as tarifas por antecedência.
Especialistas de transporte ouvidos pelo Blog Meu Transporte relataram que se tivesse algum desconto, a procura seria maior, para eles quem ganha mais com o VEM Comum são as empresas, que teriam renda antecipada, diminuição nos assaltos, embarques mais rápidos e mais controle nas demandas.
Se não tiver nenhum desconto, o Cartão VEM Comum não terá muito sucesso, sem falar que nos pontos de ônibus, ainda é possível encontrar cambistas vendendo vale-transportes à R$ 1,90 e não dá pra quem quer, ou seja, é preciso incentivar o usuário a adquirir o cartão, porém com descontos e vários pontos de recargas.
Como adquirir
No Posto de Carregamento do Vem situado à Praça Maciel Pinheiro, 342 – Boa Vista de segunda a sexta-feira das 07:30hs às 19:00hs.
A aquisição será feita com a compra mínima de R$ 25,00 em créditos.
O Cartão tem algum Custo?
Não, porém só poderá ser adquirido através de uma carga igual ou maior que R$ 25,00
O Cartão é recarregával?
Sim, e o carregamento só poderá ser realizado no Posto de Atendimento situado a Praça Maciel Pinheiro, 342- Boa Vista
É Possível acompanhar o Saldo do Cartão?
Sim. O saldo pode ser acompanhado nos validadores dos ônibus ou nos validadores do Posto de Atendimento do Vem na Praça Maciel Pinheiro, 342 – Boa Vista.
O VEM Comum tem garantia?
A garantia deste cartão é de 90 (noventa) dias, a contar da data da primeira carga, observado os cuidados específicos listados no item abaixo. Confirmado a existência de problemas, o cartão será trocado gratuitamente e os créditos eletrônicos remanescentes serão transferidos para o novo cartão dentro do prazo de 04(quatro) dias desde que o cartão esteja com os dados da sua numeração legível possibilitando sua identificação no sistema.
O VEM Comum pode ser utilizado mais de uma na mesma viagem?
Sim, pois é um cartão que não está vinculado a qualquer benefício social, por isso não tem restrição de uso. Podendo ser usado quantas vezes forem necessárias até o limite do saldo de crédito existente no mesmo, inclusive por mais de uma pessoa na mesma viagem.
Blog Meu Transporte 
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SPTrans unifica as linhas 637A/22 e 637A/23 na Zona Sul

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Com o intuito de aumentar a quantidade de partidas para os usuários do bairro Itaim Bibi e Term. Jd. Ângela, a SPTrans informa a unificação das linhas 637A/22 Term. Jd Ângela – Itaim Bibi e 637A/23 Term. Jd Ângela – Extra Marginal. A nova linha, que entrará em circulação a partir do dia 3 de dezembro, passará a ser denominada 637A/22 Itaim Bibi – Term. Jd Ângela.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.
Linha e itinerário:

637A/22 Itaim Bibi – Term. Jd Ângela
Ponto inicial:
Av. Henrique Chamma.
Ponto final: Term. Jd. Ângela.
Horário de operação: das 17h às 19h.
Volta: Av. Henrique Chamma, retorno, Av. Henrique Chamma, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, Avenida das Nações Unidas, Acesso à Pte. Eng. Roberto Rossi Zuccolo, Pca. Dep. Afrânio De Oliveira, Rua São Bonifacio, Av. Alcides Sangirardi, Av. Magalhães De Castro (Marginal Pinheiros), Av. Mj. Sylvio De Magalhães Padilha, Ac. Acesso A, Av. Marginal do Rio Pinheiros (Marginal Pinheiros), Av. Mj. Sylvio de Magalhães Padilha, Av. Marginal do Rio Pinheiros (Marginal Pinheiros), Av. Guido Caloi, Av. Guarapiranga, Estr. do M' Boi Mirim e Term. Jardim Ângela.
  

Informações da SPTrans

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Greve no transporte coletivo de Blumenau é aprovada e pode ter catraca livre

Em três assembleias ocorridas nesta terça-feira, cerca de 600 motoristas e cobradores rejeitaram a proposta de acordo do Consórcio Siga e aprovaram o estado de greve. Nesta quarta, será protocolado o resultado das assembleias na prefeitura, no Consórcio Siga e no Ministério Público do Trabalho para começar a contar o prazo de 72 horas previsto em lei federal para o início das paralisações.

O diretor do Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo de Blumenau e Gaspar (Sindetranscol), Marciano Arcanjo, diz que o resultado das assembleias já era esperado e garante que a partir desta quarta-feira uma comissão vai se reunir para organizar como será a greve no transporte público.

— Com o resultado da negativa à proposta, agora vamos oficializar nossa decisão e começar a organizar novas ações — explicou.
O diretor do Sindicato comentou também a possibilidade de realizar a greve de uma maneira diferente, sem a paralisação dos ônibus:
— O estado de greve será oficializado nesta quarta-feira, a partir de sábado podemos parar. Estamos analisando fazer greve com a catraca livre, ainda não sabemos se é possível, mas é uma ideia para não prejudicar a população — explica.

O Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo de Blumenau e Gaspar (Sindetranscol) tem 72 horas para avisar o início da greve (até sábado dia 03/12/11), mas lembrando que eles tem até 30 dias para entrar com a greve, portanto a greve poderá acontecer dentro do mês de dezembro sem data certa.de Jaime Batista da Silva
 
Nesta terça-feira dia 29/11/11 aconteceram 3 assembleias no Sindicato na rua Érico Hoffmann, 70 bairro Garcia. Mais de 600 motoristas e cobradores estiveram presentes nestas assembleias. E agora a noite às 19h foi realizada a última assembleia.


Informações: portal.radiobailao.com

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Tarifa de metrô no Brasil é a mais cara do mundo

Usar metrô no Brasil pesa mais no bolso do que em qualquer outro lugar no mundo, segundo estudo do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Foi pesquisado o impacto das tarifas de metrô em 19 grandes cidades em relação ao salário mínimo local, sempre considerando a menor tarifa disponível.
Foto: Rafael Mulinari

As quatro primeiras cidades do ranking são brasileiras. A capital federal lidera, com a tarifa de adulto por R$ 3. Ao final do mês, o trabalhador que ganha salário mínimo desembolsa 22% da sua renda com o transporte.

Em seguida aparece o Rio de Janeiro, onde a tarifa é de R$ 3,10, mas o salário é um pouco maior, e esse gasto representa 20,4% no fim do mês. Em São Paulo a proporção é de 19% da renda e, em Belo Horizonte, 13%.

A avaliação é ainda pior quando considerado o tamanho da malha. A capital paulista, por exemplo, tem 74,3 km de metrô, muito menos do que Paris, que tem 213 km e onde o gasto é de 4,82%.

O balanço que o Idec faz é que os preços de metrô pagos no Brasil são muito elevados, considerando o poder aquisitivo e a baixa extensão das linhas. "É caro e ineficiente se comparado a outras cidades", disse a "O Estado de S.Paulo" Adriana Charoux, coordenadora do estudo.


Informações: O Estado de S.Paulo

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Bilhete Único no transporte coletivo de Diadema será implementado em março

O usuário do transporte coletivo de Diadema precisará de sorte para conseguir fazer transferência gratuita nos ônibus municipais dentro do tempo limite. O sistema de Bilhete Único, que está previsto para ser implementado em março, prevê que o usuário faça a baldeação dentro de 45 minutos. Porém, a equipe do Diário percorreu algumas linhas, ontem, e constatou que esse tempo pode não ser suficiente para completar a viagem.

No primeiro dia de operação das empresas Benfica e MobiBrasil, o veículo da linha 30DP, que vai do Centro até Eldorado, realizou tempo de viagem equivalente a 40 minutos. A equipe do Diário só conseguiu pegar outro ônibus no ponto final dentro do tempo limite porque havia veículo em processo de saída.

Já no trajeto de volta, com a linha 34ED, também da Benfica, o itinerário foi feito em 45 minutos. Com isso, o usuário não conseguiria realizar a transferência dentro do tempo limite, e só seria possível a baldeação gratuita dentro do Terminal Diadema.

Caso semelhante aconteceu na linha 25DP, da MobiBrasil, que vai do Centro até o Terminal Piraporinha, trajeto também completado em 45 minutos.

A Benfica comunicou que em decorrência de a frota ser inteiramente zero-quilômetro e possuir alguns avanços tecnológicos, como freios de porta e câmbio automatizado, alguns problemas técnicos causaram atrasos na programação da manhã. Durante a tarde, o número de ocorrências caiu e o serviço já apresentou melhora na frequência. Informou ainda que tudo estará normalizado dentro dos próximos dias.

Já a MobiBrasil, por meio de seu diretor executivo, Manoel Marinho, informou que teve problemas no sistema de bilhetagem eletrônica no período da manhã, e isso ocasionou atraso na saída de alguns veículos. Porém, o serviço foi normalizado durante o dia. "O usuário não sofrerá mais com esse problema nos próximos dias", afirmou Marinho.

A Secretaria de Transportes de Diadema avaliou como positivo o primeiro dia útil de operação dos novos ônibus. Segundo a Pasta, estão em circulação 120 dos 194 veículos. A baldeação gratuita não deverá trazer acréscimo no preço da passagem, que atualmente custa R$ 2,80.


Informações: Diário do Grande ABC

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