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EPTC e Metroplan estimam catamarã para zona sul de Porto Alegre até o Natal

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Atrasada há mais de um ano, a extensão do catamarã até a zona sul de Porto Alegre ainda não deslanchou. A burocracia em obter licenças para a operação da hidrovia é apontada como entrave, mas a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) apostam que o serviço sairá do papel até o Natal.

Em menos de 20 dias, o barco deve ganhar as águas do Guaíba em frente ao BarraShoppingSul.

Após a apresentação de estudos técnicos que não foram aceitos pela Marinha, os órgãos envolvidos se viram obrigados a contratar uma empresa credenciada junto à autoridade marítima.

Agora, são aguardadas as análises de batimetria – medição e verificação da profundidade do Guaíba – e o projeto de sinalização para obter a liberação da linha.

– Estamos na fase de contratação da empresa que fará o serviço. As definições técnicas já estão consolidadas, mas os ritos de contratação impostos pelo Estado acabaram implicando atraso. O que precisamos é comprovar que não haverá riscos ao usuário – explica o superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

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Em SP, Mais faixas de ônibus entram em operação nesta segunda-feira

A partir de segunda-feira, a faixa da direita da Avenida Perimetral e de circuito formado por outras seis vias do Centro de Santo André ficarão restritas para o transporte público de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, entre 8h e 14h. Na primeira semana de funcionamento, não serão aplicadas multas aos motoristas de veículos particulares que invadirem os corredores exclusivos.

Juntos, os dois eixos terão 4,9 quilômetros e deverão ser utilizados por 283 ônibus a cada hora. A previsão é que cerca de 322,1 mil passageiros utilizem os corredores diariamente. O circuito do Centro será formado pelas avenidas Queirós dos Santos, Artur de Queirós e Firestone, além das ruas General Glicério, Siqueira Campos e Luís Pinto Flaquer.

O diretor da SPTrans, Leandro Petrin, avalia que o modelo do sistema viário na região central não irá prejudicar a fluidez dos automóveis. “Para os carros, o trecho é pequeno e servido por outras vias de acesso. Mas para o transporte coletivo, fará grande diferença, pois essas vias registram as maiores taxas de ônibus por hora na cidade.”

O gestor afirma que a data para início da aplicação de multas aos infratores será definida após análise dos primeiros dias de operação. “A ideia inicial é fazer trabalho de orientação, sem lógica arrecadatória. Se em uma semana a cidade absorver bem o projeto e ninguém estiver invadindo, podemos iniciar as autuações. Do contrário, esperamos um pouco mais.” Quem desrespeitar os horários de restrição terá de pagar R$ 53,20 e receberá três pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

No início de janeiro deverão entrar em vigor as faixas exclusivas na Rua Carijós e Avenida Dom Pedro I. Em ambas, os coletivos terão exclusividade apenas nos dias úteis, entre 6h e 10h, e somente na pista sentido Centro. Para dar mais fluidez aos ônibus na direção contrária, a Prefeitura irá proibir estacionamentos ao longo dos trechos.

MAUÁ

Ainda neste mês, também deverá ser implantada faixa para ônibus na Avenida Barão de Mauá. Serão cinco quilômetros reservados para o transporte coletivo, ligando os terminais do Centro e do Jardim Itapeva. Os veículos particulares deverão ficar proibidos de utilizar a faixa da direita nos dias úteis, entre 5h e 8h e das 17h às 20h. Se a operação for bem-sucedida, a Prefeitura pode levar o modelo à Avenida Presidente Castelo Branco. 

Por Fábio Munhoz 
Do Diário do Grande ABC


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Túnel da Linha 4 do metrô do Rio será concluído nesta segunda

domingo, 8 de dezembro de 2013

Na próxima segunda-feira (09/12), o Consórcio Construtor Rio Barra concluirá a construção do primeiro túnel da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro: Barra da Tijuca - São Conrado. Segundo o Rio Barra, este será o maior túnel entre estações metroviárias do mundo, com 5 km de extensão.

A Linha 4 terá 16 quilômetros de extensão, contará com seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz, ligando Ipanema a Barra da Tijuca. A linha tem pretensão de transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico.

De acordo com o consórcio, até 2016, o sistema metroviário do Rio de Janeiro contará com 66 trens em operação. Desde 2012, 19 novos trens vêm sendo entregues para operação nas linhas 1 e 2. Em dezembro de 2015, com a inauguração da Linha 4 do metrô, o sistema terá mais 15 trens.

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CAF testa VLT em Cuiabá

A CAF está realizando os testes estáticos do primeiro VLT que irá operar entre Cuiabá e Várzea Grande, no Mato Grosso.  Os testes que estão sendo realizado compreendem funcionamento de portas, sistemas elétricos e de telecomunicações, entre outros. Os testes de via devem começar no início de 2014.

O primeiro VLT, com sete carros, chegou ao Brasil no final de outubro. Ele faz parte de um pacote de 40 VLTs que a CAF produzirá na Espanha. A produção foi dividida em três unidades fabris da empresa na Espanha.

Os VLTs estão sendo produzidos na Espanha para dar tempo de atender o contrato para entrega dos VLTs em dois anos.  A ideia da companhia era produzir os veículos no Brasil, mas isso não foi possível por conta do prazo de entrega e das adaptações que seriam necessárias na fábrica da empresa em Hortolândia, no interior de São Paulo. Como o edital não exigia a produção nacional, os VLTs estão sendo produzidos na Espanha.

Cada VLT tem capacidade para transportar 400 passageiros. Os 40 veículos serão utilizados nos 22 quilômetros de linha férrea em dois trechos: CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro. Ao todos serão 33 estações.

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CBTU participa de Fórum Nacional de Transporte Urbano e Trânsito

sábado, 7 de dezembro de 2013

Executivos, dirigentes, autoridades, e gestores de todo Brasil, se encontram em Maceió, para a realização da 82° reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, organizado pela Associação Nacional de Transporte Público  (ANTP). 
FOTO:Antônio/Secom Maceió

O evento, que é realizado por etapas durante calendário anual, tem a finalidade de discutir e analisar os desafios do transporte urbano brasileiro. De acordo com o Superintendente da CBTU, Marcelo Aguiar, a reunião ao mesmo tempo serve para partilhar experiências, recomendar projetos e sugerir mudanças no tocante a mobilidade urbana.

A CBTU Maceió, como instituição diretamente ligada aos assuntos que permeiam o transporte público, também participa do referido Fórum. Nesta sexta-feira (6), os participantes do encontro embarcam, às 15h20, na estação Maceió rumo à cidade de Fernão Velho. O objetivo da viagem é conhecer o funcionamento do sistema do VLT administrado pela Companhia na capital alagoana.  

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Consórcio RMTC recebe visita técnica da ANTT para estudo de implantação do Trem Goiânia-Brasília

Na manhã da última quarta-feira, 04, o Consórcio Rmtc recebeu o Comitê Técnico da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para estudos de viabilidade técnica, econômica e socioambiental para a implantação do trem de passageiros e cargas entre Brasília-Anápolis-Goiânia. A visita teve como foco a apresentação de dados da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (RMTC).
O Comitê visitou todo o aparato tecnológico na sede do Consórcio, como a Central de Controle Operacional (CCO) e o Controle da Operação e Terminais (COT), tendo acesso a uma série de informações sobre o funcionamento dos processos ligados à gestão da operação, dos terminais e do serviço de informação do transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, considerados como referência para outras regiões metropolitanas.

Informações: RMTC
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