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Motoristas encerram greve e os ônibus voltaram a circular em Marília

quarta-feira, 26 de maio de 2010


Terminou, na madrugada desta quarta-feira (26), a greve de motoristas e cobradores da Empresa Circular de Marília. Categorias decidiram encerrar a paralisação, mas manter o estado de greve, mesmo sem ter conseguido uma nova rodada de negociação.

O movimento durou dois dias.Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Urbanos, funcionários decidiram que, como a empresa está irredutível, não é justo prejudicar a população. “Não é justo manter uma greve tão desgastante. A empresa não enviou representantes para negociar e também não compareceu à reunião na prefeitura. Todos estão sofrendo com a situação”, diz o presidente do sindicato, Milton Benedito.

O aumento salarial de motoristas e cobradores pode ser decidido em audiência de conciliação hoje, às 16h, no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em Campinas (366 km de Marília). Motoristas e cobradores reivindicam aumento salarial de 15% mais o INPC do período, fixado em 5,49%, além de tíquete-alimentação. Segundo eles, índices representariam a equiparação salarial com cidades da região. Já a proposta da Circular fixa 7% como aumento máximo.

A empresa também sinalizou com um possível refeitório para os trabalhadores. A retomada dos serviços, com 100% dos ônibus em operação, acontece depois de o prefeito Mario Bulgareli (PDT) sinalizar, na noite de terça-feira, aumento de R$ 2,10 para R$ 2,30 no preço das passagens. A decisão sobre o preço da tarifa deve sair nesta sexta-feira.

Fonte: Rede Bom Dia
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Transporte coletivo mais barato na Grande BH

O transporte coletivo vai ficar mais barato na região metropolitana de Belo Horizonte. O preço das passagens não vai diminuir, mas a Secretaria de Transportes recebeu autorização do governo para integrar as tarifas.

Mais detalhes nas próximas postagens:



Fonte: TV Alterosa
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BHTrans descarta ampliação do metrô para a Copa de 2014


O gerente da Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTrans, Rogério Carvalho Silva, descartou nesta quarta-feira a possibilidade de ampliação do metrô de Belo Horizonte para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. Ele foi ouvido pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em audiência para debater futuras intervenções viárias na capital.Segundo o representante da BHTrans, a aposta será no Bus Rapid Transit (BRT), sistema de corredores expressos de ônibus articulados em vias consideradas estratégicas da cidade – uma das sedes do Mundial. O curto tempo disponível para as obras e o alto custo da operação são os principais fatores que inviabilizam a ampliação do metrô. "Não adianta esperarmos mais 10 anos pelo metrô. Precisamos de uma solução urgente, e o BRT é uma alternativa concreta", afirmou.
Rogério Carvalho alegou ainda que o BRT ficará 90% mais barato que o metrô, e o sistema será capaz de transportar grande volume de passageiros com eficiência e conforto. "Haverá monitoramento eletrônico, que permitirá, por exemplo, o controle de tráfego de cada veículo. Assim, o passageiro saberá exatamente o tempo que falta para que sua condução chegue à estação, de onde o embarque será feito em nível", explicou. A intenção da Prefeitura é implantar o BRT nas Avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Carlos Luz.
Além do BRT, o diretor-operacional da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Roger Gama Veloso, explicou na audiência que outras obras viárias serão feitas em Belo Horizonte para o Mundial, entre elas a Via 710, o alargamento da Avenida Pedro I, que exigirá a desapropriação de imóveis residenciais e comerciais ao longo da via, e o complexo da Avenida Abrahão Caram.

Fonte: Uai Minas
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Passageiros sofrem com superlotação em ônibus metropolitano em Maringá


Diariamente, milhares de pessoas usam o transporte coletivo metropolitano para chegar a Maringá. Uma das linhas que mais apresenta problema de superlotação é a de Iguaraçu.

De acordo com os passageiros, a situação vai piorando ao longo da viagem, já que em todos os pontos o ônibus para para pegar mais pessoas.

“Todo dia é lotado, principalmente da segunda-feira. Cada dia tem mais gente entrando para ir trabalhar e não tem espaço dentro da circular. Dá uma média de 120 a 130 pessoas todos os dias nesse horário”, disse o passageiro Sérgio, que utiliza o transporte diariamente. “Tem dias que vai gente pendurada aqui na porta. Tenho medo, mas tenho que ir trabalhar”, relatou outra senhora.
O ônibus superlotado ainda passa pelo posto do Polícia Rodoviária, mas não é parado. O preço do bilhete também deixa os cidadãos indignados. “É R$2,50. Não acho justo porque não tem conforto nenhum. A maioria dos passageiros vai em pé”, disse um rapaz. Já os idosos contam com a generosidade dos mais jovens para que não precisem viajar em pé.
De acordo com o gerente da Garcia, empresa responsável pela linha que sai de Astorga, passa por Iguaraçu e segue até Maringá, não é verdade que os ônibus fiquem lotados em todos os horários. Mesmo assim, a empresa deve fazer uma pesquisa para identificar as demandas, mas já descartou a implantação de uma linha exclusiva entre Iguaraçu e Maringá.

Fonte: Jornal de Maringá
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CTB AM denuncia o caos do sistema de transporte coletivo em Manaus


Ônibus fora de seus horários habituais, lotados, falta de respeito aos direitos dos idosos, portadores de necessidades especiais, gestantes e pessoas com criança de colo, veículos velhos e constantemente em pane. Essa é a realidade enfrentada pelos manauaras diariamente em seus deslocamentos de casa para o trabalho e vice-versa. Segundo declarações feitas por usuários, desde a greve dos motoristas e cobradores, a quase um mês, que o sistema não opera normalmente.

Segundo denúncias de funcionários das empresas, já há mais de cento e cinquenta carros parados nas garagens sob alegação de problemas mecânicos. Esse número de veículos fora do sistema prejudica substancialmente os usuários, que padecem nas paradas esperando por mais de uma hora, em alguns casos, determinadas linhas que contam somente com um carro no trajeto.

Os dirigentes da CTB AM lembram que durante a entrevista em que anunciou a redução da passagem de R$ 2,25 para R$ 2,10, o prefeito de Manaus declarou que "agora Manaus tinha prefeitura e agora tinha IMTT". Entretanto, a população ainda não sentiu os efeitos dessa presença, visto que os ônibus andam velhos, lotados e por vezes em altíssima velocidade, razão pela qual não raramente ocasionam acidentes.

A falta de atuação do IMTT, além de prejudicar os usuários de transporte coletivo, prejudicam também os demais usuários do sistema viário de Manaus, pois a prefeitura retirou os semáforos de alguns locais em que a necessidade era premente e não refez uma sinalização adequada, nem conta esses locais com a presença dos agentes de trânsito, o que causa transtornos indescritíveis nos horários de pico do tráfego.

O IMTT também não está presente na Zona Leste, onde as lotações mandam no trânsito, principalmente da Avenida Grande Circular, sem respeitar leis, nem a vida humana, razão pela qual constantemente as mesmas se envolvem em acidentes, muitos deles com vítimas fatais.

Perguntamos quantas vidas serão perdidas antes que a prefeitura tome as medidas necessárias para coibir as ações daqueles motoristas despreparados e organize finalmente o trânsito na Zona Leste de Manaus?Essa é situação do sistema de transporte coletivo e do trânsito em Manaus.

Esperamos que com o pacote de obras anunciado para daqui a alguns dias, essa situação mude e possamos ter, finalmente, uma cidade realmente pronta para receber um evento tão importante como a Copa do Mundo.

Fonte: Blog da CTB AM

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Tarifa de ônibus pode chegar a R$ 2,75 em Rio Branco


No segundo dia de paralisação, motoristas e cobradores do serviço municipal de transporte coletivo estiveram reunidos na sede esportiva do sindicato para aguardar o resultado das negociações. Para o grupo, a greve não tem foco principal no reajuste de salário - eles buscam o fim da intrajornada, que estabelece descanso obrigatório.
O motorista e representante da Central dos Trabalhadores do Brasil, Clodoaldo Cristian, alega que o interesse dos empresários é de que a passagem chegue ao valor de R$ 2,75. Ele considera o aumento abusivo, tendo em vista o número da frota e o itinerário percorrido pelos carros.
“Não há necessidade para aumentar a tarifa, as vias em que os coletivos correm estão em bom estado, o que diminui o custo da manutenção, sem falar que o trecho percorrido, pelo valor que é cobrado na tarifa, garante lucro alto para os empresários. Queremos apenas nosso direito e a sensibilidade do poder público, para que, a exemplo de outros Estados, a intrajornada seja extinta”, argumenta.
Os empresários alegaram ilegitimidade da greve, afirmando que os manifestantes não estariam colocando a cota mínima da frota em circulação como garante a lei. Os trabalhadores rebateram e acusam os donos das empresas de forçar a greve para ter argumento para pressionar o município a conceder o aumento na tarifa.
O gerente administrativo do Sindicol, Sérgio Pessoa, relata que a greve foi uma surpresa, pois o sindicato ainda aguardava uma contra proposta do Sinttpac com relação à proposta de 2,75% de aumento no salário, mais a revisão no auxilio-alimentação.
“O sindicato resolveu radicalizar. A proposta foi apresentada e a diretoria ficou de mostrar à categoria para ser aprovada ou não. Em nenhum momento encerramos a negociação e ainda estamos abertos a discussão. Porém, vamos entrar com um pedido de ilegalidade de greve tendo em vista que eles não estão mantendo a frota em 100% nos horários de pico”, pontua.
A presidente do Sinttpac, Celina Ferreira, afirma que o sindicato está aberto a negociações e que todas as atitudes tomadas são no sentindo de reter os trabalhadores para que a situação não saia do controle. Ela diz que a categoria está revoltada e clama pelo fim da intrajornada.
“Na ultima reunião eu argumentei que o pagamento de apenas 2,75% das perdas salariais a categoria não ia aceitar e mesmo assim eles mantiveram a oferta. Eles vão usar nossa reivindicação para pleitear o aumento no preço da passagem. Tivemos cinco reuniões para negociar e não chegamos a lugar nenhum”, disse. (NS)

Fonte: Portal Amazonas
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