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Funcionários do Metrô e da CPTM decretam greve em São Paulo

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos decidiram que realizarão uma paralisação geral em São Paulo na próxima quarta-feira (27). A greve foi definida durante assembleias realizadas nas sedes dos sindicatos dos trabalhadores das duas empresas. 

Apesar de já estar marcada, a paralisação pode ser suspensa caso os governos estadual e municipal atendam às reivindicações dos sindicatos. Na véspera do dia marcado para ela, terça-feira (26), ocorrerão novas assembleias para organizar as greves e definir se elas realmente serão realizadas.

Entre as exigências do Sindicato dos Metroviários estão aumento salarial real de 9,49%, reajuste nos vales-refeição e alimentação, equiparação salarial, plano de carreira, plano de saúde aos aposentados e reintegração dos profissionais demitidos em 2007 e 2014, que somam 42. A organização, que promete engrossar os protestos contra o ajuste fiscal marcados para 29 de maio, também pede o "fim da terceirização e da privatização no Estado e no País".

Já os três sindicatos ligados a funcionários da CPTM – Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, Sindicato dos Ferroviários da Zona de Sorocabana e Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil – exige reajuste salarial real acima dos 6,65% propostos pela empresa nas negociações mais recentes. As organizações também exigem renovação no Programa de Participação de Resultados (PPR) na mesma proporção salarial. Os funcionários estão locados em todas as linhas da companhia na Grande São Paulo.

Único dos sindicatos ligados à CPTM que ainda não declarou greve, o Sindicato dos Engenheiros de São Paulo se reúne nesta quinta-feira (21) para definir se também irá aderir à paralisação. 

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos lamentou a decisão dos profissionais, que classificou como "arbitrária". "Embora a STM respeite o direito de greve, a paralisação do sistema metroferroviário prejudicará mais de 7,5 milhões de usuários que utilizam diariamente a rede de trilhos paulista para chegar ao trabalho, à escola, ao médico, à rede hospitalar, entre outros inúmeros compromissos assumidos", afirmou. 

A empresa ainda se defendeu dizendo que o reajuste oferecido aos funcionários da CPTM e do Metrô recentemente foi baseado no IPC-Fipe, de acordo com a data-base de cada categoria. "A STM confia na responsabilidade dos empregados para garantir a prestação de serviço aos seus usuários", resume a nota.

Informações: Último Segundo

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Corredor Metropolitano do ABD é referência de transporte que satisfaz os usuários

O Corredor Metropolitano do ABD, operado pela concessionária Metra, possuí altos índices de satisfação dos usuários. Pesquisas recentes mostram que 75% dos entrevistados consideram como excelente e bom a operação dos ônibus. Em 2012, esse índice era de 67%. 

Mas em todos os 45 km de vias do corredor, dividido em dois segmentos sendo 33 km providos de rede elétrica para trólebus entre São Mateus e o Jabaquara, e outros 12 km entre Diadema e Brooklin, não possuem embarques com pagamentos antecipados. Esta é uma das principais caraterísticas que constitui o modelo “Bus Rapid Transit (BRT)”, que somado a outros fatores, poderiam aumentar a velocidade dos veículos.

Em 2012, a medida de instalação de bloqueios nas paradas chegou a ser anunciada, porém até agora não foi de fato implantada. (relembre aqui).

De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, a EMTU, o projeto das paradas com embarque esta sendo desenvolvido pela Metra. No entanto, a EMTU não deu prazos para a instalação das estruturas.

Outra característica inexistente esta relacionado a prioridade de ônibus nos cruzamentos (para evitar a atraso em intersecções rodoviárias). A funcionalidade é presente no sistema de BRts de Curitiba. O corredor de trólebus do ABD opera desde 1988.

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No Rio, Pistas BRS terão faixa anti-invasores

A Prefeitura do Rio vai testar uma nova sinalização nos corredores BRS. A tinta azul que delimita a faixa preferencial para ônibus será marcada por segmentos em alto-relevo que farão os volantes trepidarem quando os carros passarem por cima. O objetivo é permitir que o motorista identifique o espaço cuja ultrapassagem é proibida.

A técnica já foi aplicada com equipamento especial no futuro BRS da Rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel. "Normalmente, uma sinalização comum fica com quatro milímetros de altura, mas a nova pintura atinge 1,5 cm e tem essa capacidade alertar os motoristas. Todo o processo é feito graças à programação do equipamento", explicou a Secretaria Municipal de Conservação em nota.

Ainda de acordo com a secretaria, após essa fase de testes, será feito um planejamento para estender o serviço a outros BRS da cidade. A previsão é que o planejamento de serviços seja feito a partir do mês de junho. A novidade foi antecipada pelo jornal "O Globo".

Vila Isabel terá BRS até o fim de maio

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que o BRS Teodoro da Silva está previsto para entrar em operação entre os dias 25 e 30 de maio. Como O DIA NO COLETIVO publicou na última semana, com informações do Rio Ônibus, a faixa preferencial para ônibus em Vila Isabel terá 2,1 km de extensão. Os pontos de ônibus serão divididos em dois grupos: o primeiro vai reunir as linhas dos BRS 2, 6 e 7. O segundo grupo terá os coletivos dos BRS 4, 5 e intermunicipais.

Para facilitar a identificação, os ônibus terão adesivos no vidro da frente, que vão informar a qual BRS a linha pertence. Os novos abrigos dos pontos já foram instalados. Eles vão apresentar as seguintes informações: nome e número das linhas que param naquele ponto, trajeto bairro a bairro e pontos turísticos próximos.

Quarenta linhas vão passar pelo BRS Teodoro da Silva, sendo 29 convencionais, três executivas e oito intermunicipais. A faixa azul, que indica a existência do BRS, já foi pintada entre as ruas Alexandre Calaza e Gonzaga Bastos. O BRS tem reduzido em 20% o tempo de viagem dos ônibus, segundo a SMTR. Atualmente, a cidade tem 15 BRS, que somam 50,8 quilômetros. "Detalhes finais ainda estão sendo ajustados de modo que a comunicação oficial da inauguração será feita no momento oportuno", explicou a pasta em nota.

Regras

Podem acessar a faixa azul do BRS e efetuar o embarque e desembarque os seguintes veículos:

- Ônibus ou micro-ônibus de linhas regulamentadas nos respectivos pontos de parada sinalizados;

- Veículos regulamentados e devidamente identificados para transporte escolar;

- Táxis regulamentados com passageiros, não sendo permitido o embarque e desembarque no lado direito da faixa azul;

- Táxis regulamentados e identificados para o transporte de portador de necessidades especiais.

Os demais veículos estão autorizados a efetuar o embarque e desembarque no lado esquerdo das vias com BRS, mas poderão utilizar a faixa para efetuar giro à direita e acessar estacionamentos.

Horários de funcionamento: de 6h às 21h (dias úteis) e de 6h às 14h (sábados). A circulação é livre aos domingos e feriados

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Em Fortaleza, 14 mil pessoas com deficiência têm direito à gratuidade no transporte coletivo

Respaldadas pela Lei nº 57/2008, as pessoas com deficiência do município de Fortaleza contam com o benefício da gratuidade no transporte público coletivo. A Lei beneficia mais de 14 mil pessoas com deficiência e, mensalmente, são atendidas pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) em torno de 1.300 pessoas. Entre os cartões emitidos até hoje, 70% contam com acompanhante, benefício que é disponível desde que seja comprovada em laudo médico a necessidade permanente de acompanhamento.

Para ter direito ao cartão, é necessário residir em Fortaleza, comprovar o tipo deficiência (conforme Decreto Federal 5296/2004) por meio do laudo médico padrão emitido pela Rede Pública de Saúde dos níveis Municipal, Estadual, Federal ou pela rede conveniada ao SUS, estar fora do mercado formal de trabalho e atender a um dos critérios socioeconômicos: ser beneficiário do Benefício da Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS); fazer parte de família beneficiária do programa Bolsa Família, estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal ou dispor de renda per capita familiar de até um salário mínimo.

A Diretoria de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social (Diasis) da Etufor é responsável pelo processo de inscrição, avaliação do requerimento, cadastro de beneficiários, expedição e entrega dos cartões, bem como revalidação do benefício. Tudo isso pode ser feito no posto de atendimento da gratuidade na sede da Etufor. O cartão da gratuidade tem validade de um ano, após esse período o usuário deve dirigir-se à Etufor para revalidá-lo, portando os documentos atualizados que comprovem a condição da pessoa com deficiência (laudo médico padrão) e de seu perfil socioeconômico atualizado.

Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, as pessoas com deficiência em Fortaleza somam 660 mil. “É importante assegurar esse direito às pessoas com deficiência do município de Fortaleza que estejam nos critérios estabelecidos pela Lei, visando fortalecer cada dia mais essa política pública de inclusão social”, afirma Renata Flávia, Diretora da DIASIS.

Documentação necessária:
• Laudo médico padrão (complementado de informações adicionais/exames relacionados à deficiência como audiometria, acuidade visual, quesitos psiquiátricos etc).
• Declaração emitida pelo CRAS ou Regional que ateste o perfil sócio econômico exigido;
• No caso de beneficiário (a) do BPC: apresentar o histórico do benefício ou o Demonstrativo de Crédito de Benefício;
• RG (identidade) e CPF do requerente e de seu representante legal (original e cópia);
• Certidão de Nascimento, quando se tratar de criança, seguida do RG e CPF do responsável (original e cópia);
• Comprovante de residência atual do município de Fortaleza, com CEP;
• 2 (duas) fotos 3x4 originais e recentes;
• Carteira de Trabalho (CTPS) para pessoas com idade superior a 16 anos e inferior a 60 anos ou Extrato Previdenciário (Emitido pelo INSS) ou, em caso de afastamento do trabalho, o histórico do INSS.

Serviço:
Endereço: Av. dos Expedicionários, 5677, Vila União.
Atendimento: Segunda às sexta-feira, das 8h às 16h30, sem intervalo para o almoço.
Informações: 3105.3245 ou 3131.7834

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Transporte coletivo da Grande Florianópolis poderá paralisar a partir deste sábado

quarta-feira, 20 de maio de 2015

O Sintraturb informou que os trabalhadores do transporte coletivo de Florianópolis podem paralisar os serviços a partir da 0h do próximo sábado, dia 23 . Se efetuada, a paralisação deve deve atingir 22 cidades da região da Grande Florianópolis. 

Até a manhã desta quarta-feira, o Sindicato das empresas de transporte urbano de passageiros da Grande Florianópolis (Setuf) e Sindicato das empresas de transporte de passageiros no estado de Santa Catarina (Setpesc) não foram notificados.

Na última terça-feira, três assembleias foram realizadas na capital  pelo Sintraturb e resultaram na aprovação do estado de greve, porém, as ações e a forma como ocorrerá a paralisação não foram definidas.

Os múnicípios de Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro Alcântara e Tijucas serão afetados.  

Informações: Band SC

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Mais um dia de problemas no Metrô do Recife

Passageiros da Linha Sul do Metrô do Recife encontraram estações cheias na manhã desta quarta-feira (20). O problema é rotineiro, mas uma falha técnica ocorrida por volta das 5h provocou uma redução no número de trens até as 6h10. Com isso, houve um aumento na demanda.

De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o defeito foi em uma máquina de chave, o que não permitiu injetar todos os nove trens que circulam no horário de pico na linha.

Sete trens atenderam aos passageiros por uma hora. Cada um transporta, em média, 1,2 mil pessoas por viagem, gerando uma defasagem de milhares de passageiros. 

A Linha Sul leva aproximadamente 40% da demanda de todo o dia apenas das 6h às 8h, o que equivale a cerca de 60 mil pessoas. Além disso, nas terças, quartas e quintas-feiras tem um crescimento de 10% da demanda, um aumento de 10 mil pessoas no horário de pico.

A CBTU reconhece que a superlotação é um problema comum no metrô. "Plataforma cheia é normal nesse horário", afirmou o assessor de imprensa da Companhia, Salvino Gomes.

Informações: NE 10

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