Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Fortaleza, Motoristas de ônibus ameaçam entrar em greve a qualquer momento por tempo indeterminado

sábado, 9 de julho de 2011

Desde ontem, sexta-feira, motoristas, cobradores e fiscais do transporte público de Fortaleza ameaçam entrar em greve a qualquer momento por tempo indeterminado.

Com o adiamento da reunião de conciliação entre Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado (Sintro) e Sindiônibus para a próxima quarta-feira, às 8 da manhã, a categoria argumenta que a possibilidade de paralisação das atividades pode ser tomada a qualquer momento, mesmo sem a realização do encontro com os empresários do setor.

A rodada de negociação aconteceria na Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRT-CE), mas foi adiada para o próximo dia 15.

De acordo com Antônio Oliveira, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado (Sintro), o encontro foi adiado por problemas de saúde de um dos mediadores.
Estado de greve
Em estado de greve desde o último sábado, os motoristas do transporte coletivo de Fortaleza reivindicam reajuste salarial de 25%, cesta básica, vale alimentação e plano de saúde.

A direção do sindicato pretende visitar todos os terminais de integração de Fortaleza e distribuir uma carta aberta aos passageiros, onde explicam os motivos de uma possível paralisação, com o objetivo de conseguir o apoio deles. No final da tarde de ontem, o entra e sai de ônibus no Terminal do Papicu transcorreu normalmente.
 


READ MORE - Em Fortaleza, Motoristas de ônibus ameaçam entrar em greve a qualquer momento por tempo indeterminado

Cidades-sede que não tiverem projeto de mobilidade até o fim do ano ficarão fora da Copa

O ministro do Esporte, Orlando Silva, reuniu nesta quinta-feira (7) representantes das cidades-sede da Copa do Mundo para cobrar agilidade nas obras de transporte urbano. Quem não tiver contrato assinado até o fim deste ano poderá ser excluído do mundial.

O ministro fez um “forte alerta” quanto à necessidade de se cumprir o prazo estipulado pela presidente da República Dilma Rousseff. O limite para a contratação das obras de mobilidade urbana é dezembro de 2011. Além disso, um cronograma de execução dos projetos deverá ser apresentado até o fim de 2013.

- As obras de mobilidade urbana que não estiverem com contratos assinados até dezembro desse ano poderão ser excluídas do projeto da Copa do mundo de 2014.

Segundo o ministro, os projetos que não conseguirem cumprir o prazo não serão descartados, mas deixarão de ser prioritários para o governo.

- Os projeto que ultrapassarem esse prazo entrarão em outra programação. Deixarão de ser projetos da Copa e entrarão na rotina de debate com o governo federal.

Esse não é o primeiro puxão de orelha que as cidades-sede levam do ministro Orlando Silva. Em reuniões anteriores, ele vem cobrando mais agilidade na reforma ou construção de estádios.

Nenhum dos estádios das 12 cidades-sede está pronto. Os casos mais preocupantes são de São Paulo, cuja arena ainda está na fase de terraplanagem, e de Natal, que ainda não começou a obra.

- Nós comunicamos detalhadamente nossas preocupações para os responsáveis nos Estados e nos municípios porque o prazo é muito curto.

Em abril, o próprio presidente da Fifa, Joseph Blatter, fez um alerta sobre os problemas nos preparativos para o mundial e chegou a dizer que o Brasil está mais atrasado que a África do Sul, sede do torneio em 2010.

As cidades-sede, porém, acreditam que a Fifa está “exagerando”, segundo relatou o ministro.

- As cidades vão apresentar suas demandas para a Fifa de modo que haja um equilíbrio na relações. Por vezes as cidades acreditam que a Fifa está exagerando em um tema ou em outro então eles querem compactuar com a Fifa o relacionamento da preparação do mundial.

Na reunião, os representantes comemoraram a aprovação pelo Congresso Nacional do RDC (Regime Diferenciado de Contratações), modalidade de contratação que vai acelerar o processo de licitação de obras e serviços destinados ao mundial.

- Eles ficaram satisfeitos com o RDC, que pode criar uma oportunidade de simplificar ritos, acelerar as contratações e se comprometeram a cumprir esses prazos.

Fonte: R7.com

READ MORE - Cidades-sede que não tiverem projeto de mobilidade até o fim do ano ficarão fora da Copa

Sinduscon apoia projeto do metrô curitibano

O projeto do metrô de Curitiba tem o apoio dos empresários da construção civil do Paraná. O suporte às obras da primeira linha do metrô foi manifestado ao prefeito Luciano Ducci em reunião na noite desta terça-feira (5) na sede do Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná). “Curitiba tem o melhor e mais adiantado projeto e também temos pouquíssimos casos para desapropriação de terrenos. Tudo isso nos coloca em vantagem em relação às demais cidades que disputam recursos do governo federal. Temos, pela primeira vez uma possibilidade concreta de ter metrô funcionando em Curitiba”, disse Luciano Ducci.

No encontro, o prefeito detalhou a primeira fase da Linha Azul, que liga a CIC ao centro da cidade, e fez um panorama das obras prioritárias de sua gestão. “A cidade merece ver um projeto como esse sair do papel, e pode contar conosco no que for preciso para ver o metrô de Curitiba acontecer”, afirmou o presidente do Sinduscon, Normando Antônio Baú.

O governo federal deve anunciar em 26 agosto os projetos aptos a receber os recursos do PAC da Mobilidade das Grandes Cidades, no qual está inscrito o metrô curitibano.

Primeira fase - Com 14,2 quilômetros de extensão, e 13 estações, desde a CIC-Sul a Rua das Flores, a primeira fase do metrô curitibano, chamada Linha Azul, está orçada em R$ 2,25 bilhões. A frota terá 18 trens, compostos de cinco carros cada, com capacidade para 1450 passageiros. Cada trem tem capacidade equivale a um ônibus biarticulado.

“No mesmo trecho, o atual sistema público integrado transporta hoje cerca de 400 mil passageiros por dia. O metrô terá condições de transportar 700 mil pessoas por dia num sistema rápido, seguro, não poluente e com menos ruído”, observou o presidente do Ippuc, Cléver Almeida.

Norte-Sul - O custo total do metrô curitibano é estimado em R$ 3,25 bilhões para 22,4 quilômetros em toda a sua extensão, desde o Terminal CIC Sul (no cruzamento do Contorno Sul com a BR 116) ao Terminal Santa Cândida, no Norte da cidade. Serão 21 estações para veículos compostos por cinco carros e capacidade para 1.450 passageiros.

A única desapropriação prevista será para a construção do complexo CIC-Sul, perto do contorno sul, perto da estação. No local ficará o pátio de manobra dos trens, as salas de controle e também áreas de manutenção.

O trajeto do metrô será por baixo da canaleta do ônibus expresso que liga o Sul ao Norte da cidade. E este é o grande diferencial do projeto de Curitiba, pois a canaleta desativada e transformada num grande corredor para pedestres e numa ciclovia, tendo ainda outro modal de transporte. “Vamos devolver essa área para as pessoas, não para os carros”, completou Almeida.

Linha Verde Norte - Na audiência que contou com a participação de secretários municipais, o prefeito afirmou que em 20 dias devem começar as obras da Linha Verde Norte, entre o bairro Jardim Botânico e a avenida Victor Ferreira do Amaral. Os recursos para essa obra foram liberados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Outro trecho da Linha Verde Sul, entre a churrascaria Gaúcha e a rua Isaac Ferreira da Cruz foi licitada no mês passado. Foi a primeira licitação do PC da Copa. O trecho terá 1,7 quilômetro. “Também estamos negociando com o Ministério das Cidades recursos para chegar com a Linha Verde até o Atuba, finalizando em Curitiba esse novo eixo de transporte”, disse Luciano Ducci.
Os vereadores Jonny Stika, Serginho do Posto e Professor Galdino também participaram da audiência no Sinduscon.

Metrô de Curitiba em números

Extensão: terá 22 km (3 Km em via elevada e 19 Km subterrâneos)
Ligação: do Terminal CIC Sul ao Terminal Santa Cândida
Estações: 21 estações, espaçadas em média a uma distância de 1 quilômetro
Itinerário: A partir da BR, será sob a Rua André Ferreira Barbosa, numa extensão de 2Km até a Av. Winston Churchill, e por ela, sob a canaleta do ônibus expresso, até o Terminal Capão Raso; sempre sob a via, seguirá pela Av. República Argentina e Av. Sete de Setembro, até a Praça Eufrásio Correia. A partir da Praça, seguirá pela Rua Barão do Rio Branco e Riachuelo até a Av. João Gualberto e Av. Paraná, até o Terminal Santa Cândida.
Investimentos: Total: R 3,25 bilhões
Primeira fase - R$ 2,25 bilhões (do Pinheirinho a Rua das Flores / 13 estações, 14,2 Km). 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

READ MORE - Sinduscon apoia projeto do metrô curitibano

Metrô do Rio de Janeiro estará de roupa nova

Durante o mês de Julho quatro vagões do Metrô Rio que são destinados às mulheres estarão de roupa nova. Os franqueados de uma empresa de cosméticos no Rio de Janeiro investiram na ação, que inclui a envelopagem dos vagões com imagens dos novos produtos de Cuide-se Bem. A atividade também inclui a distribuição, em cinco estações, de amostras de produtos aos usuários do Metrô, que somam um contingente de mais de 645 mil pessoas/dia.



READ MORE - Metrô do Rio de Janeiro estará de roupa nova

No Rio, Menos ônibus no Leblon e em Ipanema, a partir de 20 de agosto

O número de ônibus no Leblon e em Ipanema terá que ser reduzido em 10% a partir do dia 20 de agosto, quando será implantado o sistema de corredores expressos (BRS) nas avenidas Ataulfo de Paiva e Visconde de Pirajá. A decisão será anunciada pelo secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

A circulação de ônibus nos dois bairros já havia sofrido uma diminuição de até 25% com o início do BRS de Copacabana. Outra novidade é o começo da operação, no novo corredor, de ônibus mais confortáveis, de piso baixo e motor traseiro.

Cartão amarelo
Os consórcios que operam ônibus no Rio — Transcarioca, Intersul, Santa Cruz e Internorte — foram autuados pela prefeitura. Não cumpriram prazos para instalar câmeras de vídeo e aparelhos de GPS e deixaram de adaptar terminais para deficientes.



READ MORE - No Rio, Menos ônibus no Leblon e em Ipanema, a partir de 20 de agosto

Ônibus de Ribeirão Preto terão sinalização eletrônica para deficientes visuais

Sistema já foi aprovado em Catanduva e Jaú
Os ônibus de Ribeirão terão sinalização eletrônica para deficientes visuais. A medida, proposta pela vereadora Silva Resende (PSDB), foi aprovada na sessão da Câmara desta quinta-feira (7). A próxima licitação para o transporte urbano coletivo deve adotar o sistema.

Vai ser implantado o dispositivo eletrônico “DPS 2000”, desenvolvido pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Esse sistema permite que pessoas com deficiência visual solicitem o embarque ao ônibus sem a ajuda de terceiros.

A identificação é possível devido a um aparelho receptor instalado no ônibus. O deficiente visual vai ter um transmissor, onde deve gravar o código da linha que precisa pegar. Assim, o transmissor emite ondas de baixa frequência e o motorista recebe um sinal luminoso e sonoro indicando que deve parar. Quando o ônibus chega ao ponto, o passageiro ouve uma gravação com o número da linha.



READ MORE - Ônibus de Ribeirão Preto terão sinalização eletrônica para deficientes visuais

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960