Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Governo e prefeituras da Baixada Santista assinam convênio para o Sistema Integrado Metropolitano

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O governador Alberto Goldman participou nesta quinta-feira, 14, da assinatura de acordo entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e as prefeituras de Santos e São Vicente para a implantação do SIM - Sistema Integrado Metropolitano. O projeto consiste na concessão de todo o transporte intermunicipal da Região da Baixada Santista. O vencedor da licitação irá modernizar a frota atual de 352 ônibus e reestruturar as linhas metropolitanas, incluindo a implantação de um tronco estruturador operado em Metrô Leve (VLT). As linhas metropolitanas transportam a média de 220 mil passageiros/dia.

Os acordos terão prazo de cinco anos, com possibilidade de renovação e definem obrigações para ambas as partes. À EMTU/SP cabe elaborar, com o município, o plano integrado de transporte coletivo, adotando as providências necessárias para propiciar a integração física e tarifária entre a rede de transporte local e o Sistema Integrado Metropolitano - SIM. É também responsabilidade da Empresa disponibilizar ao município os projetos básicos de obras civis e de funcionalidade da rede de transportes metropolitanos.

Às prefeituras cabe assumir as obras complementares e de reurbanização decorrentes da implantação da infraestrutura do novo modelo, conforme detalhamento em programas de trabalho a serem firmados entre as partes - entre elas, pavimentação, drenagem, paisagismo e sinalização vertical e horizontal. Além disso, devem elaborar, juntamente com a EMTU, o plano integrado de transporte coletivo, adotando as providências necessárias para propiciar a integração física e tarifária entre a rede de transporte local e o Sistema Integrado Metropolitano - SIM.

Até o final deste ano, será publicado o edital de licitação que escolherá a empresa responsável pela construção e operação da primeira etapa do Metrô Leve e pela concessão do sistema de ônibus metropolitano na Baixada Santista. A assinatura do contrato com a empresa vencedora está prevista para o primeiro semestre de 2011, e o início da operação da primeira fase em 2013.

A modelagem econômico-financeira do SIM já havia sido aprovada em março de 2010 pelo Conselho Gestor das PPPs (Parcerias Público-Privadas). Sua implantação será viabilizada por meio de uma concessão patrocinada pelo prazo de 25 anos, com investimento estimado em R$ 688 milhões.

Objetivos do SIM

O SIM - Sistema Integrado Metropolitano tem como objetivo reestruturar o sistema de transporte público na Baixada Santista, que será operado por meio de concessão patrocinada. A EMTU/SP realizará licitação e o vencedor terá que reorganizar as linhas de ônibus intermunicipais, modernizar a frota e implantar um tronco estruturador em Metrô Leve (VLT), que será integrado às linhas de ônibus intermunicipais e municipais, proporcionando mobilidade à população de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe, Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Itanhaém).

O SIM foi desenvolvido para atender ao crescimento projetado da demanda na RMBS, em função do conjunto de investimentos previstos para a região, que se constitui em polo turístico e de negócios portuários e petrolíferos.

Para modernizar a frota de ônibus, o SIM contará com investimento de R$ 286 milhões. Já para construir o Metrô Leve, o valor é de R$ 402 milhões, totalizando o montante de R$ 688 milhões para implantação de todo o projeto.

Primeira etapa do VLT

O trecho da primeira etapa do Metrô Leve (VLT), entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos (Estuário), terá uma extensão de 11 quilômetros e transportará cerca de 45 mil passageiros/dia útil, dos 220 mil passageiros/dia útil previstos para o SIM como um todo. A frota prevista para atendimento do trecho é de 12 veículos de 44 m de comprimento. Cada veículo tem capacidade para 400 passageiros.

Benefícios

O transporte de média capacidade do tipo Metrô Leve (VLT) oferece inúmeros benefícios às cidades, como:
- Transporte moderno, com melhores condições de conforto
- Redução das poluições sonora e do ar
- Redução dos congestionamentos
- Redução dos tempos de viagem
- Requalificação do entorno da faixa ferroviária
- Maior atratividade para os usuários
- Investimento com alta rentabilidade socioeconômica
- Impacto energético: 2,6 vezes menos energia que os ônibus e 5,4 vezes menos que o automóvel
- Maior eficiência no uso do espaço urbano
- Eliminação da barreira física representada pela faixa ferroviária

Operação

O Metrô Leve (VLT) opera de forma integrada à cidade e elimina os obstáculos oferecidos pelo sistema das linhas férreas tradicionais. Ele não requer muros para segregar suas vias e seu tempo de interrupção do tráfego urbano durante a passagem de um veículo (entre 9 e 10 segundos) é bem menor em relação ao sistema anterior de trens de carga.

Os semáforos das vias do Metrô Leve serão controlados eletronicamente. Permanecerão abertos para o trânsito, fechando apenas quando o VLT se aproxima do cruzamento, reduzindo congestionamentos em horários de pico. O tempo de parada do VLT nas estações é de 20 segundos, suficiente para o embarque e desembarque, considerando a demanda estimada.

READ MORE - São Paulo: Governo e prefeituras da Baixada Santista assinam convênio para o Sistema Integrado Metropolitano

Recife: Moradores do Bairro da UR-02(Ibura) reclamam da demora dos ônibus

O NETV acompanhou a viagem dos moradores da UR-2, no bairro do Ibura, no Recife. Quando eles precisam ir de ônibus até o Centro da cidade, levam pelo menos uma hora e 20 minutos.

Para se ter uma ideia, em uma 1h20 dá para ir de carro do Recife a Caruaru, no Agreste. Os passageiros dizem que a demora é provocada pelo pequeno número de ônibus que atende à comunidade.

Às 6h, no terminal de ônibus UR-2/ Ibura/Conde da Boa Vista, já é possível ver a recepcionista Cristiane Muniz estressada – isso porque o dia mal começou. “Não tem ônibus para gente. Fica todo mundo esperando. O fiscal sai atrás do motorista, que está tomando café na padaria”, disse.

Vinte e cinco minutos depois, às 6h20, a viagem começa. O ônibus segue para o terminal de Três Carneiros. Parada da estudante Carolina Ferreira. “Vou em pé todo dia. Quando vem ônibus, sempre está lotado”, afirmou.

Às 6h45, o ônibus está lotado. Dona Maria Joana da Silva, 66 anos, tem dificuldade para conseguir este lugar na parte de trás do coletivo. “Às vezes a gente vai em pé. Mas ainda tem muita gente que dá lugar para gente”, contou.

Às 7h, o ônibus passa pela avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, e se aproxima do bairro de Afogados. “Eu só desço na cidade. A chefe pensa que eu fico conversando demais”, contou a diarista Severina Belarmino de Souza.

Às 7h20, depois de uma hora e 20 minutos de espera e viagem, o ônibus chega ao Cais de Santa Rita, local onde Severina vai descer.

A equipe desembarca com Cristiane na parada da avenida Guararapes, no Centro do Recife. A viagem dela, de 16 quilômetros, durou 1h20. Quase o mesmo tempo de uma viagem de carro do Recife para Caruaru. O detalhe é que Caruaru fica a 35  quilômetros de distância da capital pernambucana.

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que a linha 132-UR-2 tem 14 ônibus e faz 101 viagens por dia. O consórcio admite que há atrasos na linha por causa dos engarrafamentos que os ônibus enfrentam nas avenidas. Por isso, o consórcio de transporte prometeu acompanhar operação dessa linha para descobrir como melhorar o atendimento aos passageiros. No entanto, não deu prazo para haver uma mudança.
READ MORE - Recife: Moradores do Bairro da UR-02(Ibura) reclamam da demora dos ônibus

Brasil garante R$ 8 bi para o transporte coletivo, com a construção de corredores de ônibus e veículos leves sobre trilho


O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (14) Instrução Normativa do Ministério das Cidades que estabelece a liberação de financiamento para obras de infraestrutura nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Até R$ 8 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foram destinados a empreendimentos que deverão agilizar a circulação de pessoas e veículos nas capitais, facilitando o acesso a estádios, aeroportos e portos. Uma das prioridades é o transporte coletivo, com a construção de corredores de ônibus e veículos leves sobre trilhos (VLTs).

Outros R$ 3 bilhões foram alocados para propostas de operação de crédito referentes à execução das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

As obras de transporte público prioritárias para a realização do mundial foram definidas no início do ano entre o governo federal, prefeitos e governadores das 12 cidades-sede da Copa de 2014. Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o governo priorizou obras de transporte público que pudessem ser concluídas antes do Mundial e que já tivessem projetos finalizados ou licenças ambientais liberadas.

Dessa maneira, os metrôs de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador não receberão recursos. Entre os projetos aprovados estão os veículos leves sobre trilhos (VLTs) de Brasília e Fortaleza, os monotrilhos de São Paulo e Manaus, 20 sistemas de bus rapid transit (BRT) e dez corredores expressos de ônibus. As capitais têm até o meio do ano para enviar os projetos ao ministério e até dezembro para iniciar as obras.

As capitais contempladas com a maior quantia foram o Rio de Janeiro e São Paulo. Os cariocas receberão R$ 1,19 bilhão para a linha de BRT ligando o Aeroporto Tom Jobim aos bairros da Penha e da Barra da Tijuca. A capital paulista terá R$ 1,08 bilhão para a linha de monotrilho entre o Aeroporto de Congonhas e o Estádio do Morumbi.

Em seguida vêm Belo Horizonte e Manaus. Os mineiros poderão financiar até R$ 1,02 bilhão da construção de seis BRTs, entre outras obras. A capital amazonense poderá captar R$ 800 milhões, dos quais 75% financiarão o Monotrilho Norte-Centro, orçado em R$ 1,3 bilhão.

Fonte: Hoje em Dia
READ MORE - Brasil garante R$ 8 bi para o transporte coletivo, com a construção de corredores de ônibus e veículos leves sobre trilho

Prefeitura de Santa Maria quer aumentar tarifa para R$ 2,30

Se prevalecer o cálculo feito pela prefeitura, o preço da passagem do transporte coletivo em Santa Maria vai aumentar 15%. Isso porque o valor proposto ontem, na reunião do Conselho Municipal de Transportes, ficou em R$ 2,31. Mas ele só entrará em vigor se for aprovado pelo conselho na próxima segunda-feira e se tiver ainda o aval do prefeito Cezar Schirmer, que tem liberdade total para fixar o preço da tarifa, inclusive podendo modificar o valor proposto.

O cálculo do preço da passagem foi apresentado pelo secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Sérgio Medeiros. Ontem, não houve debate sobre o valor, pois foi concedido prazo de 72 horas para que três entidades façam uma análise detalhada. Com isso, a votação ficou para segunda-feira.

Falta de licitação – A hora mais tensa da reunião foi quando Tiago Aires, membro do diretório municipal do PSOL, pediu que fosse adiada a votação, pois considera que os valores da tarifa poderiam estar “superestimados”, já que “parte dos dados para o cálculo seria repassada pelas empresas de ônibus”. Aires falou sobre o contrato de concessão das empresas de transporte coletivo ter sido renovado pela prefeitura, em janeiro, por mais 10 anos, e sem licitação.

O representante do PSOL ressaltou ainda que o poder público deve ter cuidado ao analisar a situação do transporte coletivo e alertou como exemplo que, em outras cidades, há casos de suspeita de corrupção envolvendo empresas de transporte. Aires falou do caso da prefeitura de Dourados (MS), onde prefeito e secretários foram presos em setembro por suspeita de terem recebido propina de empresas de vários setores. Entre elas, está a empresa de transporte coletivo Medianeira Dourados, que tem um diretor e um gerente como réus na ação judicial por suspeita de envolvimento no caso.

– Não estamos querendo fazer uma acusação em relação ao relacionamento da Medianeira aqui de Santa Maria com o conselho ou com o prefeito, mas alertando da necessidade de que seja tomado muito cuidado na hora de aumentar a passagem aqui em Santa Maria – disse Aires.

– Fazem essas acusações infundadas só para desviar o foco do debate – retrucou Luiz Fernando Maffini, presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU).

Fonte: Diário de Santa Maria
READ MORE - Prefeitura de Santa Maria quer aumentar tarifa para R$ 2,30

População ganhará um novo sistema de transporte coletivo em Foz do Iguaçu

O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi e os responsáveis pelo Consórcio Sorriso, vencedor do processo licitatório para a concessão de operação do serviço de transporte coletivo em Foz do Iguaçu, assinaram na última sexta-feira o contrato que irá modernizar todo o sistema de transporte público no município. A partir da assinatura do contrato, a previsão é que os trabalhos desta etapa sejam concluídos em no máximo 75 dias.

Entre as novidades previstas a partir do novo sistema está a mudança na idade média da frota dos ônibus em circulação, que deverá ser inferior a um ano, menor que a prevista no edital de licitação que é de quatro anos. Já o prazo para a renovação da frota não deverá ser superior a quatro anos. Também será implantado um novo projeto de linhas que irá otimizar todo o sistema, diminuindo o tempo de espera dos passageiros nos pontos de ônibus. Outro problema a ser sanado, segundo os gestores, é a superlotação.

De acordo com o diretor-superintendente do Foztrans, Ailton José de Farias a modernização conta ainda com implantação de aparelhos de GPS nos ônibus para ajudar na fiscalização do instituto. "Com isso, por meio de um programa de computação, a gente pode verificar o horário da passagem dos ônibus em cada ponto", afirmou.

De acordo com Farias estão previstas ainda melhorias nos pontos de ônibus, com o intuito de se proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários. Os ônibus, além de integrarem uma frota nova em cerca de 80%, deverão ser dotados de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.

Mais investimentos
Nas próximas semanas o município vai priorizar a construção de novos terminais de ônibus. No total, serão quatro disponibilizados à população nas principais regiões da cidade. "Além do TTU no centro, será construído o Terminal de Integração Leste, na Avenida João Ricieri Maran com Avenida Araucária, em Três Lagoas; o Terminal Norte, na Avenida Tancredo Neves, região da Vila C e Terminal Sul, na Avenida das Cataratas, próximo ao trevo que dá acesso à Argentina", conclui. Farias explica que a construção dos terminais deve ser rápida, em torno de 30 dias. "Já temos o projeto pronto, só iremos executá-lo", afirma.

O diretor-superintendente destaca que a operação do sistema de bilhetagem eletrônica atualmente em curso continua por ser um modelo moderno. "Neste sentido, tudo deve permanecer como está".

Fonte: Aquiagora
READ MORE - População ganhará um novo sistema de transporte coletivo em Foz do Iguaçu

Em Palmas, Nova tarifa do transporte coletivo passa a vigorar nesta sexta-feira

A prorrogação do aumento da tarifa do transporte coletivo de Palmas termina nesta sexta, 15, quando o novo valor da passagem de R$ 2,20 passa a vigorar. A decisão de prorrogar foi tomada pelo prefeito Raul filho, após receber uma solicitação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores, no último dia seis de setembro.

O valor pretendido pelo Seturb era de R$ 2,30, o Conselho Municipal de Trânsito sugeriu o preço de R$ 2,25, entretanto o prefeito Raul Filho baixou-o para R$ 2,20.

Segundo Sílvio Cunha, presidente da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, o reajuste está em conformidade com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Estadual, firmado em 24 de junho de 2009, que determina o reajuste anual da tarifa do transporte público de Palmas.
READ MORE - Em Palmas, Nova tarifa do transporte coletivo passa a vigorar nesta sexta-feira

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960